Jornal Grande Porto 148

Page 1

GRANDE PORTO

TRÂNSITO

Motoristas que dirigem usando celular fazem crescer acidentes PÁGINA 6

Ano 3 - número 148 - 19 a 25 de maio de 2016

JORNAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Pessoa revela leucemia DRAMA E SURPRESA

O EX-PRESIDENTE da Câmara Municipal de Caucaia e pré-candidato do PSDB à Prefeitura, Eduardo Pessoa, revelou, em vídeo veiculado pela internet, que o câncer voltou a atingí-lo e, dessa vez, em forma de leucemia. Pessoa está internado, começou o tratamento e relata, em sua mensagem a amigos e correligionários políticos, que entrou no hospital com a suspeita de dengue e foi surpreendido com o diagnóstico de leucemia. O presidente regional do PSDB, Luiz Pontes, destacou, em conversa com o Grande Porto, o poder de articulação e o desempenho de Eduardo Pessoa nas pesquisas de intenção de votos na corrida pela Prefeitura PÁGINA 3 ECONOMIA

Defesa do consumidor questiona reajuste de energia

SÃO GONÇALO

PÁGINA 7

CIDADE

Vacinação contra aftosa irá até o final do mês PÁGINA 6

Prefeitura entrega areninha no Novo Croatá

PÁGINA 8


2

Debate&Ideias

Cotas nas universidades públicas

A

s cotas raciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por “raça” ou “etnia”, na maioria das vezes, negros e indígenas. Surgidas na Índia na década de 1930, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnico/raciais. Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países. A validade de tais reservas para estudantes negros no Brasil foi votada peloSupremo Tribunal Federal em 2012. O STF decidiu por unanimidade que as cotas são constitucionais. O QUE É A LEI DE COTAS? A Lei nº 12.711/2012, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência. A lei já foi regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, que define as condições gerais de reservas de vagas, estabelece a sistemática de acompanhamento das reservas de vagas e a regra de transição para as instituições federais de educação superior. Há, também, a Portaria Normativa nº 18/2012, do Ministério da Educação, que estabelece os conceitos básicos para aplicação da lei, prevê as modalidades das reservas de vagas e as fórmulas para cálculo, fixa as condições para concorrer às vagas reservadas e estabelece a sistemática de preenchimento

das vagas reservadas. COMO É FEITA A DISTRIBUIÇÃO DAS COTAS? As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de negros, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A LEI VALE PARA QUEM ESTUDOU EM COLÉGIOS MILITARES TAMBÉM? Sim, vale para todas as escolas públicas de ensino médio. O conceito de escola pública se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, art. 19, inciso I: “Art. 19. As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam–se nas seguintes categorias administrativas: I – públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público” Quem obteve certificação do ensino médio pelo Enem poderá entrar pela reserva de vagas? Para ser considerado egresso de escola pública, o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter obtido certificação do Enem e demais realizadas pelos sistemas estaduais, tendo cursado o ensino fundamental em estabelecimento público. O estudante não pode ter cursado escola particular em nenhum momento.

GRANDE [PORTO]

POR VICTOR RIGUETI

QUEM CONCORRER PELAS COTAS TAMBÉM PODERÁ ENTRAR PELA AMPLA CONCORRÊNCIA? Nos primeiros quatro anos de implementação da lei, os estudantes cotistas devem disputar vagas tanto pelo critério de cotas quanto pelo de ampla concorrência, já que as vagas serão oferecidas gradativamente. A partir de quatro anos, a permanência desse modelo ficará a critério de cada instituição de ensino. AS COTAS VALERÃO PARA VESTIBULARES TRADICIONAIS E PARA O SISU? Sim, a lei já valerá para os vestibulares das instituições e também para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As instituições federais de ensino que adotarem diferentes processos seletivos precisam observar as reservas de vagas em cada um destes processos. COMO SERÁ COMPROVADA COR E RENDA DECLARADOS PELOS CANDIDATOS? O critério da raça será auto declaratório, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Já a renda familiar per capita terá de ser comprovada por documentação, com regras estabelecidas pela instituição e recomendação de documentos mínimos pelo MEC. NO CRITÉRIO RACIAL, HAVERÁ SEPARAÇÃO ENTRE NEGROS, PARDOS E ÍNDIOS? Não. No entanto o MEC incentiva que universidades e institutos federais localizados em estados com grande concentração de indígenas, adotem critérios adicionais específicos para esses povos, dentro do critério da raça, no âmbito da autonomia das instituições.

EDITORIAL QUEM PAGA A CONTA DO DESEQUILÍBRIO? EM BOA HORA, os órgãos de defesa do consumidor reagiram a mais um reajuste da tarifa de energia e entraram com ações na Justiça Federal contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Companhia Energética do Ceará (Coelce). De forma pragmática, o Procon Fortaleza – um dos que assinam ação civil pública – e também o Decon. Defensoria Pública e OAB classificam como abusivo o aumento aplicado aos usuários desde o dia 22 de abril. O reajuste, que gerou espanto em muitas famílias, subiu bem acima da inflação. O que poucos sabem é que estão pagando pelo aumento dos custos das empresas de energia, pelos erros do governo ao definir uma política para o setor. É notório que os consumidores vêm arcando com a inconsequência de atos do governo federal que, em 2013, ignorou os alertas dos especialistas que chamavam a atenção para o perigo que se corria com a redução do preço de energia, de modo artificial. Através de Medida Provisória o governo antecipou o fim de contratos de concessão, impôs preços irreais às estatais federais de geração. Depois deixou as distribuidoras expostas ao mercado de energia de curto prazo. Aí veio a escassez de chuvas e tudo se agravou, chegando ao quadro atual. Já se sabia que todos estes desmandos iriam estourar no bolso dos consumidores. O desconto na conta de luz lá atrás pode ter sido bom naquele momento para o consumidor, mas foi um desastre para as empresas distribuidoras de energia e para o cenário previsível que vivenciamos hoje. A conta está sendo paga e, pior, sem critérios transparentes. Como falta clareza nos insumos que levaram à definição do último reajuste na conta de energia, ficamos aqui com os mesmos argumentos dos órgãos de defesa do consumidor: a Coelce tem elementos que justifiquem esse reajuste nos índices propostos? Nunca é demais lembrar que a Coelce é uma das empresas mais reclamadas nos órgãos de defesa dos consumidores e há a desconfiança, não de todo infundada, de que a empresa atua de forma a prejudicar a parte mais frágil nessa relação comercial. Chama a atenção também o pouco caso da Aneel em fazer a defesa do consumidor, a parte mais frágil dessa relação de consumo. Não bastasse isso, recentemente a Aneel suspendeu o contrato de fiscalização que tinha com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce). A ação se deve ao corte do orçamento aprovado em março para o órgão federal. Assim, a fiscalização do desempenho da Coelce fica comprometida. Ou seja, ao fim de tudo, sobra para o consumidor a conta e a má prestação de serviço.

FRASES DA SEMANA

“A extinção do Minc é só a primeira demonstração de obscurantismo e ignorância dada por esse Governo ilegítimo” Do ator Wagner Moura sobre a extinção do Ministério da Cultura.

“Esta medida é um verdadeiro escândalo. Traduz o espírito autoritário e antidemocrático com o qual o governo interino pretende se guiar. É uma decisão inoportuna e indiscutivelmente ilegal”

Do advogado Marco Aurélio de Carvalho ao comentar a demissão do jornalista Ricardo Melo da EBC.

Expediente O Jornal GRANDE PORTO é uma publicação semanal do Sistema Ceará Agora de Comunicação e da Editora Assaré. www.cearaagora.com.br Redação: Waldery Uchôa 567A, Benfica, Fortaleza, Ceará - CEP 60020-110. Telefone: (85) 3254.4469 Escritório comercial: Desembargador Moreira, 2800, 16º andar, Dionísio Torres, Fortaleza, Ceará Telefone: (85) 3194.4150 Diretor-presidente: Luzenor de Oliveira - luzeno@uol.com.br Diretor de Relações Institucionais Francisco Bezerra - presidenteassare@gmail.com Assessoria Jurídica Mário Baratta / OAB-CE 6427 - mariobaratta@gmail.com Editor Chefe: Francisco Bezerra - falecombezerra@gmail.com Editor de Economia: Beto Almeida - almeidabeto85@gmail.com Editor de Arte: Claudemir Gazzoni - claudemirgazzoni@gmail.com Tiragem 6.000 exemplares Para elogiar, criticar, opinar ou sugerir: assare@editoraassare.com.br - Os textos, incluindo opiniões e conceitos emitidos, são de responsabilidade exclusiva de seus autores. É livre a reprodução não comercial, desde que citada a fonte. Para anunciar, ligue (85) 3194.4150


Política

GRANDE [PORTO]

Eduardo relata volta do câncer, mas reafirma pré-candidatura

ELEIÇÕES 2016] Filiado ao PSDB, vereador Eduardo Pessoa foi internado com suspeita de dengue, mas se surpreendeu com o diagnóstico de leucemia.

Luiz Pontes torce pela recuperação de Eduardo Pessoa e acredita na vitória em Caucaia

O

vereador e pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Caucaia, Eduardo Pessoa, recorreu às redes sociais para comunicar aos amigos, correligionários políticos e eleitorais que um câncer o levou de volta à internação hospitalar e, no vídeo disponibilizado na internet, pede orações, dá uma demonstração de fé e reafirma o projeto de concorrer às eleições ao Executivo.

Eduardo Pessoa, que dirigiu a Câmara Municipal em 2014, havia sido diagnosticado com um câncer, fez tratamento, recuperou-se, retomou à normalidade na vida pública, mas, no início do mês de maio, surpreendeu-se com a doença. Dessa vez, o diagnóstico: leucemia. A grande maioria dos casos de câncer tem cura e, no caso da leucemia, o transplante de medula é um dos caminhos para as vítimas da

doença se recuperarem. No vídeo, Pessoa relata que chegou ao hospital com suspeita de dengue e, com os exames realizados, surgiu o diagnóstico da leucemia. ‘’Estou me tratando, sendo acompanhado por uma equipe de médicos muito competentes e vou, também, precisar passar por um transplante de medula óssea’’, disse Eduardo Pessoa, para, em seguida acrescentar: ‘’Enquanto estou aqui, gostaria que você

me representasse nessa pré-candidatura em cada rua, em cada bairro, em cada localidade, em cada família e cada pessoa de Caucaia. Que o meu aperto de mão fosse o seu aperto de mão, que o seu abraço fosse o seu abraço. Que a confiança que eu tenho na Caucaia diferente e melhor, fosse a sua confiança’’. O presidente da Executiva Regional do PSDB, Luiz Pontes, disse, ao ser abordado pela reportagem do Grande Porto, que, como pré-candidato a prefeito, ‘’Eduardo Pessoa engrandece o PSDB pela liderança política, aceitação eleitoral e pela postura de correção como cidadão e homem público’’. Pontes destacou, ainda, que Eduardo irá se recuperar da doença, como aconteceu com a então presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães. Ambos enfrentaram um câncer, concorreram à eleição, ganharam a disputa e cumpriram os seus mandatos.

ÍNDICE

Cura da doença chega a 83% dos casos

EM 2016, SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INC), SERÃO 10.070 CASOS DE LEUCEMIA NO BRASIL, SENDO 5.540 HOMENS E 4.530 MULHERES Os estudos apontam que a leucemia, tumor que afeta os glóbulos brancos, tem altas chances de cura e chegam a 83% quando a doença é descoberta cedo e o paciente recebe o tratamento adequado. A leucemia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguí neas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. O paciente acometido com leucemia pode apresentar gânglios linfáticos inchados, mas sem dor, principalmente na região do pescoço e das axilas; febre ou suores noturnos; perda de peso sem motivo aparente; desconforto abdominal (provocado pelo inchaço do baço ou fígado); dores nos ossos e nas articulações. Caso a doença afete o Sistema Nervoso Central (SNC), podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação. Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classifi cação da leucemia. Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INC)

3

CEARÁ AGORA Por Luzenor de Oliveira luzeno@uol.com.br

TEMER E O CEARÁ O GOVERNO TEMER começou e, nesta semana, o presidente interino sentiu de perto as esperadas reações do empresariado à proposta de recriação da CPMF e das centrais sindicais contrárias a quaisquer mudanças no sistema previdenciário brasileiro. A situação financeira do Governo Federal é de extrema gravidade e, se não estamos no fundo do poço, faltam alguns milímetros para chegarmos lá. Michel Temer tem uma missão espinhosa e, na descoberta dos esqueletos herdados da antecessora Dilma, que está afastada do cargo por um período de 180 dias, poderá adota r medidas duras, cáusticas e antipáticas, mas necessárias para o equilíbrio das contas públicas e retomada do crescimento econômico. Quanto ao Ceará, o governador Camilo Santana recebeu boas notícias do Governo Federal na última quinzena que antecedeu o impeachment da presidente Dilma Rousseff e, agora, cabe as bancadas de deputados federais e senadores serem vigilantes para os compromissos da União com o Ceará serem mantidos. E, nesse cenário, os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissti (PSDB) - bem próximos a Michel Temer, cumprirão papel importante e, pelo perfil político, jamais irão se movimentar para evitar que o Estado mantenha um bom relacionamento com a União.

Nada de candidatura

CITADO como possível pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, o empresário Dalton Guimarães (Empresa Vitória) descarta a hipótese de entrar na política. Considera que a sua vocação é a vida empresarial e, com competência, zelo e dedicação, faz da sua empresa Vitória uma das mais bem conceituadas no transporte de passageiros da Grande Fortaleza.

Nada de candidatura I

ESSA NÃO É A PRIMEIRA VEZ que o nome de Dalton Guimarães entra no campo das especulações sobre a política de Caucaia. Dalton desconversa sobre candidatura, mas, se aceitasse o desafio de concorrer à Prefeitura, seria, pelo respeito que adquiriu como cidadão e empresário, um dos maiores avanços na vida política do município. Dalton carrega em sua trajetória de vida a marca da seriedade, da ética e da competência.

Sem Ministério

O LÍDER DO PMDB no Senado, Eunício Oliveira, tentou emplacar um correligionário do Ceará no Ministério da Integração Nacional. Eunício perdeu a queda de braço para o senador Jáder Barbalho, que indicou o filho Hélder. O líder peemedebista terá, porém, outros cargos no Governo Federal, além de manter o BNB e garantir, em janeiro de 2017, a Presidência do Senado.

Profissionalismo

O DEPUTADO ESTADUAL e pré-candidato do PMB à Prefeitura de Caucaia, Naumi Amorim, não quer meio termo e abriu conversações para contratar o publicitário Einhart Jácome, da Paz Comunicação, para a sua campanha. Einhart conhece bem os meandros da política de Caucaia. Coube ao jornalista Fernando Nascimento, assessor de imprensa da administração Washington Gois, a construção dos canais para as primeiras conversas.


4

Cidade

GRANDE GRANDE [PORTO] [PORTO]

Potim faz caminhada pelo centro de Caucaia ELEIÇÕES 2016] Acompanhado de apoiadores, o pré-candidato circulou pelas principais ruas do centro da cidade em conversas com populares. o aperto de mão e palavras de incentivo dos que transitavam pelo local. Ele estava acompanhado por pré-candidatos à Câmara de Vereadores, que engrossaram o coro de Potim prefeito. “Nós sentimos o calor humano e a solidariedade dos que querem uma Caucaia diferente, com mais desenvolvimento social e econômico, com mais emprego, saúde e educação,” assinalou o pré-candidato. Além da caminhada deste sábado, a agenda

do pré-candidato do PTC tem reservado tempo para reuniões nos bairros, conjuntos habitacionais e distritos da grande Caucaia. De acordo ainda com Potim, o corpo a corpo é uma estratégia que o partido definiu para dar mais popularidade ao seu nome que deve ganhar mais densidade com os encontros marcados. O PTC tem trabalhado também a chapa de pré-candidatos a vereador que é marcada por ser homogênea.

Potim percorreu as ruas do Centro de Caucaia e foi cercado por populares

O

centro de Caucaia fervilhou neste sábado (14/05). O pré-candidato do PTC a prefeito do município Hipólito Guimarães, o Potim, reuniu correligionários e foi ao encontro do povo. A caminhada denominada de Encon-

tro de Cidadania percorreu as ruas principais da sede da cidade, adentrou pelo mercado e desembocou nas proximidades da igreja matriz. Segundo Potim, a caminhada faz parte de uma estratégia definida pelo partido para auscultar e conversar com

os populares que acorrem ao núcleo urbano maior de Caucaia, onde se concentram comerciantes, comerciários, autônomos, empresários, trabalhadores e o povo em geral. Potim diz ter gostado da receptividade à sua pré-candidatura ao receber

ELEIÇÃO EM FORTALEZA

Candidato do PSB vê tucanos longe de sua pré-candidatura O DEPUTADO ESTADUAL HEITOR FÉRRER CONCEDEU ENTREVISTA ESTA SEMANA A UMA EMISSORA DE FORTALEZA E PRATICAMENTE DESCARTOU O APOIO DO PSDB À SUA CANDIDATURA O parlamentar chegou a acreditar que sua boa relação com o senador Tasso Jereissati poderia fazer os tucanos apostarem em sua postulação. Férrer está consciente hoje que a possibilidade maior do PSDB é apoiar a candidatura do Capitão

Wagner. Sem os tucanos, o pré-candidato do PSB sai em busca de outros apoios. Heitor Férrer acredita que siglas menores como PPS poderão fazer parte do seu arco de alianças para a disputa majoritária na capital. Outra ex-

pectativa do socialista é quanto a Rede, o partido de Marina Silva. Segundo ele, conversas têm sido mantidas e uma aliança não está descartada. “A Marina, na última campanha, esteve em Fortaleza pedindo votos para o meu nome e a possi-

blidade da Rede fechar com a nossa candidatura não está descartada”, sublinhou Heitor. Fontes da Rede, no entanto, garantem que a agremiação marchará com candidato próprio. O nome para a disputa é o do advogado Dimas de Oliveira, que é

membro da executiva nacional da agremiação de Marina Silva. Por sua vez, o pré-candidato do PR, Capitão Wagner, assinala que as conversações com os tucanos estão bem adiantada e aliança poderá ser selada. O deputado do

PR acredita ainda que a possibilidade do apoio do PMDB, já no primeiro turno, é algo factível. Wagner diz que se os apoios vierem o PR montará uma estrutura de campanha com tempo de televisão invejável.


Economia

GRANDE [PORTO] “Devagar, que tenho pressa” Alguns acham que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deveria evitar “assuntos polêmicos” nos primeiros atos e entrevistas. O problema é que o governo Temer ainda é interino (no máximo 180 dias). Assim, não há tempo a perder. “Devagar, que eu tenho pressa.” - brincou Meirelles. Polêmicos ou não, os assuntos são sérios e urgentes. Pode, mas está difícil Claro que não pega bem falar em CPMF, que o governo Dilma defendia. Ninguém aguenta mais impostos; o momento é péssimo para ideias do tipo. Por outro lado, Meirelles não podia exterminar a chance de CPMF antes de tirar os esqueletos do armário. O ministro disse então que a CPMF “não está descartada”. E foi interpretado como “admite a possibilidade” da volta do imposto do cheque. Quem diria? Olha só, a volta da CPMF é defendida pelo comunista João Ananias, ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde do Ceará. E ele não esconde que seu partido (PCdoB) é oposição ao governo Temer. Mas considera que a CPMF é muito importante, “mas desde que a arrecadação do imposto seja exclusivamente para a saúde pública”. Tem mais: Ananias enfatiza que sem esse imposto, não há como melhorar saúde. Bom para todos Ele observa que a CPMF não vai afetar os assalariados brasileiros, porque é um imposto que vai incidir apenas em cima de quem já paga muito imposto. O imposto, explica ainda, isenta as pessoas que ganham até o teto do INSS e faz uma gradação dos recursos caírem nos fundos tanto federal, como estadual e municipal, cada um tendo a sua parte. Sem imposição A reunião do presidente Temer

Carlos

Alberto Alencar Rombo

Fantasmas Chegou a hora de o Governo Temer tirar os esqueletos do armário. Enquanto isso não for feito, não dá pra anunciar meta alguma. Óbvio que todo mundo tem medo de tirar os esqueletos. O mercado vai se assustar com o real tamanho do déficit nominal, por exemplo. Mas, é melhor tratar de um risco conhecido do que de uma ameaça oculta.

com as quatro principais centrais sindicais do País não tratou apenas da reforma da Previdência. No encontro, foi também discutida a reforma trabalhista, e ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, garantiu que o governo quer chegar a um acordo com as centrais sindicais sobre a necessidade ou não de se propor mudanças na legislação trabalhista brasileira. O ministro revelou que a orientação de Temer é preservar direitos adquiridos e buscar um consenso. Capital de risco A expectativa e a consolidação do afastamento da presidente Dilma Rousseff e a perspectiva de melhora econômica assumida pelo mercado financeiro têm provocado uma melhora da bolsa nos últimos meses, com valorização da ordem de 20% do Ibovespa no ano. O Tesouro Direto também tem sido pressionado. Redução dos riscos projetados para o país, expectativa de desaceleração da inflação e maior espaço para um movimento de queda dos juros por um novo Banco Central têm se refletido na queda dos prêmios de risco, ou seja, as taxas pagas para o investidor emprestar dinheiro ao país estão menores. E tudo indica que essa trajetória deve continuar. Baixo risco No ano do cinquentenário da inauguração do primeiro shopping da América Latina, em São Paulo, o Grupo Iguatemi decidiu que

5

quer investir em empreendimentos de menor risco, como a expansão dos estabelecimentos que administra, a construção de outlets ou a compra de participação em concorrentes. O presidente do grupo, Carlos Jereissati Filho, irmão do senador Tasso Jereissati, disse que o foco para os próximos dez anos é consolidar as operações atuais. “Diante de toda incerteza do país, por enquanto, não vamos investir em empreendimentos greenfield (que começam do zero). Nosso foco é o investimento de baixo risco.” – anuncia. E os juros? Dá para trabalhar com taxas em torno de 10%, talvez 12% num primeiro momento. O governo tem até o fim do ano, que é bastante tempo, para mostrar serviço e provar que vai fazer mesmo o que prometeu. Talvez destrave algumas concessões e gere crescimento, o que resultará em aumento de receita e em melhora fiscal. Então, até esse ponto, há bastante tempo para ver se o governo vai conseguir aprovar ou não as medidas no Congresso. Se aprovar, será possível continuar o ciclo de queda dos juros, de repente de 400 pontos, levando a Selic para 10,25%.

Oportunidade O Decon-Ceará e a Secretaria Nacional do Consumidor realizam, até 30 de maio, um mutirão online de renegociação de dívidas. A iniciativa marca a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. Para participar, o consumidores e microempresas individuais devem acessar o site www.consumidor.gov. br e fazer o registro para receber um login e senha. A partir daí, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o credor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.


6

Cidade

GRANDE [PORTO]

Vacinação contra febre aftosa no Ceará se encerra no fim do mês

SAÚDE ANIMAL] Criadores cearenses têm até dia 31 de maio para vacinar o rebanho contra a febre aftosa.

Vacinação contra febre aftosa se estende até o final do mês

A

não vacinação trará aos criadores a inadimplência, acarretando assim nas sanções legais como multa e a não autorização da emissão da guia de trânsito animal (GTA). A multa para quem não vacinar dentro do prazo será de

aproximadamente R$ 18, por cabeça não vacinada. Para registrar a vacinação é preciso ir até os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Ematerce ou Secretarias de Agricultura dos municípios, levando a

nota da compra da vacina e a relação dos animais vacinados por faixa e sexo. A expectativa para este ano no Ceará é que a imunização ultrapasse 95%. A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, porém há diferenças de suscetividade de espécie. No Brasil, o processo mais aconselhável é a vacinação periódica dos rebanhos, assim como a vacinação de todos os bovinos antes de qualquer viagem. Em geral a vacina contra a febre aftosa é aplicada, de 6 em 6 meses, a partir do 3º mês de idade. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem, tempo de validade, método de conservação e outros pormenores.

TRÂNSITO

Cresce número de acidentes com motoristas que dirigem e usam celular

AS PESQUISAS APONTAM QUE A FALTA DE ATENÇÃO CONTRIBUI PARA 10% DOS ACIDENTES COM MORTE E 17% DAS OCORRÊNCIAS COM DANOS MATERIAIS Os motoristas e motociclistas estão abusando cada vez mais do uso do celular ao volante. O hábito deixa rastro de tragédia, mortes, vítimas feridas e prejuízos materiais no trânsito das rodovias e das avenidas de cidades brasileiras. O problema se torna mais grave com o uso do aparelho de celular para conversa, envio e leitura de mensagens. O abuso com o uso do telefone celular ao volante se tornou tão preocupante que, há pouco tempo, a presidente afastada Dilma Rousseff sancionou uma lei que torna mais rigorosa a punição para quem ignora a legislação. A infração, para quem, dirige e uso o celular, ao mesmo tempo, passará a gravíssima a partir do mês de novembro deste ano. Dados mais recentes, extraídos de uma pesquisa realizada por uma estudante de engenharia da Universidade de Brasília, aponta que os jovens entre 18 e 25 anos estão no grupo que mais fala e manda mensagens na direção. A distração, ao celular, deixa, também, pedestres como vítimas de acidentes de trânsito. Muitos vão caminhando e, concentrados ao celular, acabam sendo atropelados. Os dados da pesquisa divulgada pela Universidade de Brasília revelam que de 11 motoristas envolvidos em acidentes, 10 enviavam textos na hora da colisão. Os números se referem ao trânsito de Brasília, mas é a realidade enfrentada, diariamente, nas rodovias e no trânsito das cidades cearenses, como acontece na Região Metropolitana de Fortaleza. A pesquisa é de iniciativa da estudante de engenharia Bianca Fonseca , foi orientada pelo professor Pastor Willy Taco e coorientada pela doutoranda do Programa de Pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília, Zuleide Oliveira Feitosa.

CIDADANIA Por Francisco Bezerra

presidenteassare@gmail.com

O que esperar de uma conspirata que redundou no impedimento de uma presidente “ETalvez eu e meu corpo formemos uma conspiração pelas costas de minha própria mente” Friedrich Nietzsche 24 anos depois o Brasil tem um presidente afastado de suas funções para julgamento por parte do Senado. Primeiro foi Collor em 1992. Agora Dilma Rousseff está afastada do cargo por pelo menos 180 dias. O país está entre atônito e inseguro com o soçobro da mandatária reeleita em 2014 com mais de 54 milhões de votos. Pode o Congresso, através de suas duas Casas, eliminar a vontade majoritária das urnas? A nosso juízo sem crime de responsabilidade fica inverossímil fazer um presidente desocupar a cadeira que lhe foi entregue pelo povo através do voto. A imprensa mundial tem condenado o processo que, segunda ela, se constitui em golpe contra a democracia. Um golpe parlamentar com ares de legalidade como ocorreu no Paraguai. O presidente interino não tem nenhuma legitimidade e montou um ministério conservador, a cara do Congresso de hoje. O mais espetacular é que no time da Esplanada tem sete titulares de pastas envolvidos na operação Lava Jato. O que por si só já é um escárnio com o distinto contribuinte que assiste a tudo entre estupefato e inseguro. O mais estranho ainda é que a classe média alta que bateu tantas panelas contra Dilma e o PT não tenha usado do mesmo artifício para condenar parte do time de Temer.

GLOBO É PORTA-VOZ OFICIAL A Globo usou toda a sua parafernália de comunicação como ponta de lança do ardil para derrubar Dilma. Agora o império dos Marinho se transformou em veículo oficial do poder Temer. A entrevista no Fantástico e as opiniões em editoriais e colunistas do maior sistema de comunicação do Brasil confirmam esta posição. A mesma Globo que incensou o poder Militar e escondeu os crimes da ditadura vai agora comandar a formação de opinião pró Temer. ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS O prefeito Washington Gois, segundo pesquisas de opinião que tivemos acesso, tem uma rejeição que ultrapassa os 80%. Ainda assim o gestor mantem-se inerte sem mexer um só músculo para mudar a situação de indigência na popularidade. A única ambição de Gois é ter, no futuro, as contas aprovadas. Neste sentido, ele tem flertado com todas as candidaturas. Já conversou com Sílvio, escalou o português Marcos Correa para tentar alavancar a candidatura do vereador Eduardo Pessoa e abriu diálogo com o deputado Naumi Amorim. ESTRATÉGIA A preocupação do prefeito com a aprovação das contas é sinalização que ele não deseja fechar a porta para a política. Mesmo sem apetite algum para o exercício do cargo que ocupa no momento, Gois não descarta a possibilidade de vir a disputar mandato de deputado estadual. Caucaia, raciocínia prefeito, é um colégio eleitoral muito grande, o segundo maior do estado, e pode sozinho lhe dar os votos para mais um mandato estadual. Tem só que combinar com os eleitores que hoje lhe viram as costas. As pesquisas não mentem. POTIM EM ALTA Quem mostra muita animação com o quadro pré-eleitoral é o pré-candidato Hipólito Guimarães, o Potim. Ele mostra otimismo com o desempenho e diz que há espaço para crescer politicamente. Potim tem feito encontros e reuniões em toda a Caucaia levando a mensagem da renovação. O discurso é o da mudança com segurança. Segundo ele, Caucaia não tem mais espaço para aventuras ou apostas no escuro. Experiência na vida pública, garante Potim, vai pesar muito na hora do voto.


Economia

GRANDE [PORTO]

Órgãos de defesa do consumidor questionam reajuste de energia

SEU BOLSO] Ações na Justiça Federal querem barrar aumento e pedem ressarcimento aos que já pagaram as faturas.

A

reação dos órgãos de defesa do consumidor com atuação no Ceará ao reajuste na tarifa de energia elétrica é um dos fatos marcantes da semana. O Procon Fortaleza ingressou na segunda-feira (16), com ação civil pública na Justiça Federal contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também em desfavor da Coelce. Por sua vez, outro grupo de entidades – representado pelo Decon, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) – também decidiram até o final da semana outra ação civil junto à Justiça Federal. Para o Procon, o reajuste de 13,64% aplicado aos consumidores de baixa tensão desde o dia 22 de abril pela Concessionária, é abusivo. O órgão de defesa do consumidor pede ainda que a Justiça

determine o ressarcimento nas contas que sofreram o reajuste e já foram pagas. As informações encaminhadas pela Coelce, após notificação do Procon no dia 20 de abril, não foram acompanhadas de elementos que justifiquem a elevação da tarifa. Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia

Santos, o reajuste supera em 4,3% a inflação dos últimos doze meses, fixada em 9,34% pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). “O consumidor é a parte mais frágil e vulnerável na relação de consumo. É por isso que estamos recorrendo ao Poder Judiciário para garantir os direitos conquistados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, defendeu. Na ação civil pública, o Procon também citou a Aneel, por entender que a agência reguladora é a responsável por autorizar e determinar os índices praticados pelas concessionárias de energia elétrica. Cláudia Santos também criticou a atuação da Agência. “A Aneel sequer teve a cautela de realizar debate com os consumidores ou apresentar argumentos que pudessem justificar tão elevados índices, limitando-se a dizer

que se tratava de revisão tarifária”. Ranking A Coelce é a terceira empresa mais reclamada no Procon Fortaleza, contabilizando 762 atendimentos em 2015, um aumento de 107% em relação a 2014. Em dezembro de 2015, o Procon Fortaleza multou a Companhia Energética do Ceará (Coelce) em R$ 5,8 milhões pelos sucessivos apagões registrados na capital. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que é responsável pela transmissão de energia aos consumidores da Coelce, também foi multada, em R$ 534 mil. Na época, o Procon considerou que houve falha na prestação do serviço, o que ficou evidente nos quatro apagões apenas no ano de 2015.

POUCO CASO

Consumidores de Caucaia relatam descaso

EMPRESA NEGLIGENCIA NA MANUTENÇÃO DE MEDIDORES DE ENERGIA RESIDENCIAIS.

O consumidor que se sentir prejudicado não apenas pela elevação de preços da conta de luz, sem justificativa, como também pela ausência de manutenção adequada ou outro serviço de responsabilidade da Coelce pode registrar uma reclamação aos órgãos de defesa do consumidor. Moradores de Caucaia há muito vêm reclamando da Coelce a ausência de manutenção adequada dos medidores de energia da empresa, agora instalados do lado de fora das residências. Os usuários alegam que não tem permissão para mexer nos medidores, o que é compreensível, mas advertem os equipamentos estão com as tampas quebradas, levando perigo a crianças, uma vez que eles estão acessíveis ao alcance de qualquer pessoa nas calçadas. Ainda conforme os relatos dos moradores, a Coelce já teria sido notificada da situação e foram feitas solicitações para que a manutenção dos medidores fosse realizado, mas até agora nenhuma providência foi adotada. Para quem quiser formular uma reclamação contra a empresa, poderá se utilizar, inclusive, dos canais disponíveis na internet dos órgãos de defesa do consumidor. Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar por uma ferramenta específica.

7

PORTO S/A Por Beto Almeida

almeidabeto85@gmail.com

ZPE foca nas rochas ornamentais CERCA DE 26 EMPRESAS do sudeste exploram comercialmente a diversidade de rochas e quartzitos no solo cearenses. Estas rochas possuem dureza e aspectos estéticos decorativos diferenciados e são estas qualidades que tem atraído cada vez mais investidores. Mas essa atividade poderia nos render ainda mais, algo em torno de US$ 100 milhões acrescidos à pauta de exportações estadual, caso conseguíssemos criar as condições para que o processo de beneficiamento dessas rochas fosse feito aqui. Atualmente, o processo é feito no Espírito Santo e grande parte é exportada, principalmente para o mercado norte-americano. É por isso que o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, não tem economizado esforços para atrair empresas desse segmento a se instalarem na ZPE Ceará. O setor de rochas ornamentais foi incluído entre os beneficiados com áreas para instalação de indústrias na ZPE. A meta é assinar os protocolos de intenção durante a Fortaleza Brazil Stone Fair, que ocorre na Capital de 31 de maio a 3 de junho.

Cenário

NO ANO DE 2015, o Ceará exportou em torno de 20 milhões de dólares. A expectativa é que, em 2020, as exportações de rochas ornamentais pelos portos cearenses alcançassem US$ 120 milhões. Com a instalação de empresas de mármores e granitos na ZPE, espera-se agora que, em 2020, o Ceará passe a exportar US$ 200 milhões.

Fornecedores

ATÉ O FINAL DO MÊS DE MAIO, o Sebrae assina um protocolo de cooperação com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para formar uma cadeia de fornecedores. Os trabalhos terão foco na área de gestão e pretendem ajudar os micro e pequenos empresários a se formalizarem, capacitando-os a aproveitar as oportunidades que estão surgindo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Banco alemão I

O GOVERNO DO CEARÁ e o banco alemão MLW Intermed Handels assinaram, esta semana, no Palácio da Abolição, contrato de financiamento no valor de 57,6 milhões de euros, já aprovado pelo Senado Federal. Os recursos serão aplicados no Projeto de Modernização Tecnológica do Estado (Promotec II). De acordo com o governador Camilo Santana, o contrato vai trazer mais agilidade aos serviços prestados à população.

Banco alemão II

ESSE EMPRÉSTIMO do banco alemão será destinado à compra de equipamentos de tecnologia que serão voltados às áreas de educação superior, segurança pública, finanças públicas e meio ambiente.

Investimentos

REUNIÃO com representantes da empresa EDP Energias, multinacional portuguesa que atua na geração, distribuição e serviços de energia elétrica, deixou boa impressão ao governador Camilo Santana. “A companhia tem atuação em 11 estados e tem intenção de expandir seus negócios no Ceará. Ressalto que continuamos trabalhando duro para atrair investidores para nosso estado e, assim, aumentar a geração de empregos”, garante Camilo.


8

Cultura/Esporte

GRANDE [PORTO]

Prefeitura inaugura areninha no Novo Croatá SÃO GONÇALO] Mais incentivos para crianças, jovens e adolescentes praticarem esportes. O equipamento é o primeiro de seis areninhas a serem entregues pela prefeitura ainda este semestre.

Prefeitura de SGA investe para em areninhas para melhorar a vida de crianças, jovens e adolescentes

A

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante aposta na criação de espaços como um dos caminhos mais seguros para crianças, jovens e adolescentes terem uma vida mais saudável por meio de atividades esportivas. É com esse sentimento que o prefeito Cláudio Pinho (PDT) inaugura, nesse

sábado, dia 21, a partir das 17 horas, no distrito do Novo Croatá, a primeira de seis areninhas previstas para primeiro semestre. A miniarena do Novo Croatá, de acordo com a Secretaria de Esportes e Juventude do Município, conta com campo de gramado sintético em dimensões oficiais para o

futebol, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, dois vestiários, banheiros para deficientes, iluminação, pavimentação, depósito para materiais esportivos e rampa de acesso para cadeirantes. O paisagismo do projeto inclui uma praça anexada à areninha. As obras da areninha

do Novo Croatá foram concluídas com investimentos no valor de R$ 1.394.372,24. Outras cinco areninhas estão em construção nas comunidades de Taíba, Várzea Redonda, Siupé, Violete e Cágado. Serão mais de R$ 6 milhões em investimentos nesses cinco projetos. As areninhas, segundo o prefeito Cláudio Pinho, ‘’visam melhorar o engajamento de crianças, adolescentes e jovens no esporte e no lazer. “Quando investimos na construção de areninhas, estamos dizendo que esses projetos vieram para ficar. Essa é a nossa forma de fazer, mobilizando as pessoas e investindo de forma concreta no seu potencial”, comentou Cláudio, que comandará, no sábado, a inauguração da areninha do Novo Croatá.

CRÔNICAS DE CAUCAIA Tiago Feitosa Viana

Blitz GP

MEDIDORES QUEBRADOS

MORADORES relataram à coluna que a COELCE não faz a manutenção adequada dos medidores de energia, agora instalados no lado de fora das residências. Morador Antonio Bezerra, no Itambé, fala que o usuário não tem permissão para mexer nos medidores e muitos estão com as tampas quebradas, levando perigo a crianças que estão nas calçadas. Moradores relatam que já reclamaram a companhia, mas até agora nada foi feito. Estão esperando um acidente para poder intervir? pergunta o morador.

BEBEDOURO QUEBRADO DESCASO com estudantes da Escola Raimundo Jerônimo, no KM 14, Parque Potira. O bebedouro que serve aos alunos está quebrado desde o início do ano, fazendo com que os jovens e crianças tenham que consumir água quente no decorrer do período escolar. A Secretaria de Educação do Município ignorou o relato de diretores, professores e estudantes.

DIA DO VOLUNTARIADO A ESCOLA FUNDAÇÃO BRADESCO, na Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema, realizou, no último sábado, o Dia do Voluntariado. A mobilização reuniu 600 voluntários na prestação de variados serviços à comunidade. Na programação, atividades de esporte e lazer, emprego, renda e assistência social. Durante o evento, foram comemorados os 70 anos do projeto Fundação Bradesco, contando com a presença do vice-prefeito Paulo Guerra.

AÇAÍ NO ARATURI O CASAL Rivelino de Oliveira e Luciana Oliveira convida a todos para a inauguração, nesta quinta (19) para inauguração do Pega Bem Açaí, situado na Av. São Francisco de Paula, 1288, Araturi.

LEITORES GRANDE PORTO

@TiagoViana

TEMPOS DE ELEIÇÕES, TEMPOS DE FUXICOS. Da boca do plebeu vem o recado do rei da corte: ceguem os súditos e furem os olhos da princesa Jurema. De post em post a notícia vai ganhando cores, formatos, traços, encantos, e deslumbramentos. No Messenger inverte o sentido. No WhatsApp fura os olhos de quem espia. No facebook muda de linha e de sentido. E segue o recado cheio de ruídos e de língua quebrada. De clique em clique a mentira vem bonita, charmosa, esbelta, atraente,

vem danada, vem cheirosa. A menina pega e compartilha, o menino ver e já curte, o velho espia e acredita, a senhora fica horrorizada, mas curte e compartilha. Voando igual jato no céu azulado a mentira passa de celular em celular, de computador em computador, de grupo em grupo, de perfil em perfil. Mentira danosa que de clique em clique vai ganhando todos os bobos da corte espalhados em vários bairros da Caucaia. E aparece em fan page,

ressurge em comentários, nasce vinte vezes nas mensagens. A mentira cabeluda vai subindo na tela, descendo na timeline, surgindo em blogs de jornalistas bem pagos, arrodeando twitters, percorrendo em jornais, enfeitando Instagrans. Repercute em vídeos, textos, imagens, áudios, e o que mais tiver inventado. De ouvido e olhar em cada WhatsApp a mentira crescia. Seguia a todo tempo, e toda hora, a mentira arranjada passava por cima da soberania

da verdade. Passeando entre a política que atormenta a cidade e as perseguições que impulsionavam o ódio ainda maior que a mentira. Ouvido em ouvido, boca em boca, olho em olho. Do rei da corte que queria cegar o povo, a Jurema, já cega de tanta mentira, fofocada erroneamente, que chega ao dono da cidade, vindo dos mesmos súditos que já duvidavam de tanta inverdades digitada em caracteres.

O LEITOR DA SEMANA é o vereador Augostinho Ferreira, PT. Entre em contado com a coluna pelo e-mail laelsemente@ gmail.com e Whatsapp: 085 989 40 23 85.(JORNAL ALERTA GERAL). FOTOS LAEL SEMENTE.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.