3 minute read

GIROLANDO ETERNIZADO EM JOIAS

MERCADO

Alexandre Cardoso, Coordenador do Programa de Assistência Técnica Alvoar Lácteos

Advertisement

Qualidade e rentabilidade no campo

A atuação da Alvoar Lácteos na melhoria contínua dos produtores

A qualidade do leite é um quesito de preocupação nacional e tema prioritário na Alvoar Lácteos, atualmente detentora das marcas Betânia, Camponesa e Embaré. A Alvoar conta com mais de 4.000 colaboradores diretos, cerca de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas, abastecendo 9 fábricas e 13 centros de distribuição, com atuação em todo o Brasil e em mais 45 países.

A empresa tem focado em sua política de melhoramento contínuo da qualidade do leite, valorizando o trabalho no campo e seus produtores rurais por meio de treinamento, qualifi cação, incentivos e facilidades de compra de insumos nos estados nos quais está presente.

Entre outras iniciativas, a Alvoar Lácteos conta com os projetos Embaré Assist, um programa de consultoria técnica e gerencial que busca a máxima efi ciência econômica para o produtor de leite; Educampo, desenvolvido em parceria com o Sebrae/MG, com o objetivo de levar capacitação técnica e gerencial para os produtores da Embaré; Fazenda Modelo, que tem como objetivo disponibilizar ferramentas e treinamentos para garantir segurança alimentar, bem estar e saúde para os animais, e responsabilidade socioambiental, que conduzem a bons resultados econômicos; Compra de Insumos, que apoia seus produtores rurais buscando no mercado as melhores oportunidades para compra de alimentos para a produção; Mais Genética, que busca incentivar o melhoramento genético do rebanho por meio da técnica de Transferência de Embriões de FIV em Tempo Fixo; e o Aplicativo Embaré Fomento, um sistema inteligente de gestão da produção leiteira disponibilizado gratuitamente pela Alvoar Lácteos para seus produtores parceiros.

Esses programas, garantiram que a Alvoar Lácteos conseguisse um aumento global na qualidade do leite, atingindo os parâmetros exigidos por lei, conforme o artigo 7 da Instrução Normativa n° 76/2018, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que determina que “o leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário deve apresentar médias geométricas trimestrais de Contagem Padrão em Placas (CPP) de, no máximo, 300.000 UFC/ml (trezentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas (CCS) de, no máximo, 500.000 CS/ml (quinhentas mil células por mililitro)”.

Por exemplo: uma das fazendas parceiras trabalha com um leite que possui uma Contagem Bacteriana Total (CBT) muito baixa. Enquanto a CBT da legislação brasileira é de 300, essa fazenda tem cerca de dois. A Contagem de Células Somáticas (CCS) também é muito baixa - a legislação do País indica uma CCS de no máximo 500 e a fazenda trabalha com 90. Ou seja, é um leite muito acima da média na questão de qualidade.

É nessa melhoria que a Alvoar Lácteos vem investindo. Só nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$5,5 milhões em mais de 12 mil visitas técnicas e execução dos programas. O foco da implementação desses projetos é estimular o desenvolvimento e crescimento dos parceiros da Alvoar Lácteos, para que eles possam crescer junto com a empresa e cumprir os desafi os impostos pela lei que trata sobre a qualidade do leite. Desta forma, a Alvoar Lácteos ajuda no crescimento sustentável dos parceiros, aumentando sua produtividade e lucratividade na produção leiteira.

A Alvoar Lácteos acredita que todo o trabalho de qualidade tem que partir do princípio de que estão sendo produzidos alimentos de acordo com segurança, assepsia, além do bem-estar e saúde dos animais. A correlação é direta: o produtor que tem qualidade tem mais rentabilidade.

This article is from: