Ler e escrever: atos de cidadania

Page 64

Ler e escrever: atos de cidadania

anos! 30 anos pagaria a vida de uma pessoa? E o tempo passou. Nenhuma visita daquela mulher marcada pelo filho. A pena cumprida. Seu filho foi libertado. Sua mãe não sabia e cruelmente foi apunhalada pelas costas. Traída, morta. Seu filho a matara. Jamais aceitou o que sua mãe fez. Ajudou a justiça a colocá-lo na cadeia, sem visitas. Esqueceu-o simplesmente. Esse filho que um dia foi muito amado por essa mulher, volta para a cadeia. Simplesmente volta e lá se mata pedindo perdão. O restante da família nunca mais foi a mesma. *** Olá! Eu sou a Naihany Costa Nascimento, aluna do 8º ano do ensino fundamental. Gosto de escrever e este projeto foi muito gostoso. Todos participaram. Escrevi sobre os “Conflitos da adolescência”, pois acho um tema fabuloso. É o nosso dia-a-dia dentro de uma escola. Estou feliz!

Conflitos da Adolescência Na adolescência conflitos são muito comuns. Ana era apaixonada e queria muito curtir a vida e não era compreendida pelos seus pais. Achava que era como o tempo, uma hora chovia ou fazia sol. Os conflitos amorosos de Ana eram principalmente quando ela descobre que uma das suas amigas gostava do mesmo garoto. Então ela tinha que escolher entre a amizade e o sentimento que a corroía por dentro. E sem saber como agir, encarando sozinha todas essas descobertas da adolescência, ignora a amizade de anos e entra numa disputa desenfreada pelo amor de Fred. E acaba ele namorando sua melhor amiga. Tudo isso acontecia na escola, um cenário perfeito para os conflitos dessa juventude. Então o assunto já é conhecido como “CAE” Conflitos de Amizade Escolar. Dramas e paixonites fazem com que Ana não consiga se concentrar nos estudos. Se tornando alvo dos professores impiedosos, enchendo-a de notas vermelhas, outro “CAE”. Ana, na maioria das vezes se arrepende, e se machuca também e outras vezes caí pelas tentações e começa a chorar. E nessa pouca vida Ana não consegue encontrar equilíbrio e não sabe driblar essas emoções todas. O que Ana quer realmente e encontrar alegria e felicidade ao lado de quem ela ama. *** Meu nome é Valéria Gomes de Souza, estudante do ensino fundamental, já concluindo. Pretendo me formar em Comunicação e me aprofundar em Músicas. Escrever colunas sociais, me especializar e quem sabe concorrer a um cargo na MTV, não como VJ, mas na produção, fazendo roteiros. Este projeto foi diferenciado, achei muito interessante produzir esses textos “Corações na tempestade”, ”Hora de dizer não” e “Saudade”. Muito bom.

Corações na tempestade A noite era fria e o céu era um mar negro. O vento gelado machucava sua pele delicada e fazia seus longos cabelos negros esvoaçarem ao redor de sua cabeça, os fios lhe fazendo cócegas. Ela olhava pela janela, imaginando onde ele estaria nesta vasta escuridão. Ele estava sentado no telhado, cravando os dedos no cimento frio, sentindo as gotas de chuva descer pelo seu rosto, junto com suas lágri64 | Contos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.