Geo em revista 4ª Edição

Page 1

Deus sempre tem prazer em m ex xplicar tudo - e em m partticular r - ao os que sãão seus s!

tire u tempo estar a com de

Foi o que Je esu sus fez e se egue fazzenddo hoje....

“Portanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos,, pelo sangue g de Jesus, peloo novo e vivo caminhho que Ele nos consagrou pe elo véu, isto é, pela suua carne,...” (Hb. 10: 19,20).

AS SUAS OB BRAS AS NÃO PODE PODEM LEVAR VOCÊ A DEUS! • Se fez coisas reprováve eis e sabe que falhou, não tenhha medo de entrar na presença de e Deus. Ele está lá para o perdoaar.

• Se fez coisas dignas, g não tenha a presunção de se achegar a Ele, como se suas próprias obras o habilitassem m.

E isso quer dizer... d

converse com Ele e medite na Sua Palavra! Deus tem surpppresas incríveis a todo aqu quele q que se dispõe a fazerr isso...

“E sem em m pparáb ráb rá ááb bola olaas não lhe olas h s faala alllaava; mas em particul ul r exp ul ula xpplicava tudo a seus discípulos” (Marcos 4:34) “Quandoo vier, pporé rré ém m,, o Espírit p to da verd errdade e, Ele vos guiará a toda a verda dade ade de,...” (Jo (J Joã Jo o o 16 6:13) Invocaa-me, e Te re esponderei; p anunciarr-te--ei coisas grande d s e ocullltttas, qu de q e não sabes. ”(Je erem mias 33:3)

O que você aprende na igreja, pode ser apliicado à sua vida, com mais forrçça, em particular - entre você e Deus!

sabe porq quê?

MEU PAI DE MISERICCÓRDIA! OBRIGADO POR ME E ACEITARES. POR EU PODER CHEG GAR A TI, NÃO PELA MINHA PERFOR RMANCE, MAS COM INTEIRA CERTEZ ZA DE FÉ FIRMADA NA GRAÇA, QUE FAZ DE JESUS MEU LIVRE AC CESSO À TUA CESSO PRESENÇA. POR JESUS, AMÉM!!!

• 11 •

• 15 •

• 20 •

- O BIFE MAIOR R É M MEU EU!

“O ventoo sopra ond o e quer, e ouves ves ess a sua e ua voz, mas não sabes b dde onde d vem, nem m paar ara rraa oonndde e va vai. Ass vai sssi s m é ttooddoo aquele que é nasci cido d do d Espírito.”(J ”( o 3:8) ”(J :8) 8))

VOCÊ É U UM MISSIONÁRIO DE TEMPO INTEGRAL! MAIS DE

“Não será assim entre vocês. Pelo elo e el lloo co cont nntr t ár áári r o, o, quem quis iser tornar-se importante ent ntre nt re vvo voc oc ocê êss dev dde e evverá e ser servo, e quue uem e quiser ser o prime eiir iro rroo de dever ve erá ser esccrraavo; com om mo o Fiilho lhhhoo do homem, que não ããoo vei ve eioo par a a sse ara er serv err idddoo, ma e mas as ppa par aarra serv e virr e dar a sua vida em res essgga gat ate poorr m at muu tos mui oss””.. ((M (Mt Mtt 20 M 20::26 :2 26 2 26-28 6--28 -2 28 8)

Dieta ap para ara s ser er guiado g gui pe elo Es spíírito: Nós não n o sabe sabe be emos moooss m por onde e o Esp sspí ppíírrit riiitto de De euus quuer noss guiaar, mas pode de em mos mo os os ouuvirr a suua vvoz ozz. O seg s grredoo enntã ttão ããoo, é nos n s manntermos mos ooss levves para acoomppaanhaarmos o se euu moover!

Noo rrei N re eiinnoo de D e De Deu euus, e s, o maior é aq aqu aq quuele elle eq quue nããoo b bus uusscaa pa paarra si as mel me m e ellhor lho hoorres es ccoi oiissas oisas saaass.

O maior é aq aque uuel ele que aprendeu que eq quuaan ant n o menos elle le pode, mais Cristo ttoo pod pod ode dentroo de si.

Ao invéss de correr aatrááss de se euus interesses, e aprend end e en ndeu nd eu a confiar e a esperra rar em Deus. Por isso tem mu muito mais, sempre. Porque e afinal, os mansos e não oss e esp es sspper ert e r inhos herdarãããoo a Terr Terr rra! rr a!

PAI

f

d

- Le eve ev v s como plumass, para moovve ver errmoe oo--nos com uum m ssiim mpl mp pplles soprrroo...

“Porta Port t

i

100 mil cópias vendidas

Criist is ão foi chamadoo a um m compromisso p innteggrraal (24 horas pporr diaa!!). A dedicaçãoo sim m pode não ser exclusivaa!

- Quer dizer r qu uee tenho de mud dar rd de emprego o? Não. Mas pprre recisaa mudar de paat atrãão. Se antes você trabalhava parra si, agora g pprrecissa trabalhar paraa Jesus! (E prrepaare ese atentamennte pparraa o que Ele maandar!)

- Ou pessaddõões à espera de um u fu furacãão!!!

t

Patrão Pat at trã ã Amado do d o

d

Se você faz um esforço enorme toda vez que precisa lembrar onde deixou sua Bíblia? Você sente que as suas orações estão frias e curtas, que não consegue se concentrar nelas, ou que Deus saiu de férias para não ouvi-lo? Se tem notado na sua vida alguma facilidade em recordar ofensas? Ou se não tem mais cultivado o seu tempo devocional? Todas as respostas para essas e outras dúvidas você encontrará nas páginas desse livro, que tem como base a Bíblia Sagrada, e que sem dúvida falará muito ao coração de quem ler.

...Você vai ao cinema!!!!

- Vocês pintam p as unhas?! - Você é muito frio. Acho que não ama

- Vocês cortam b l ?!!!

associa louvor à força contra o innim migo go. go Por isso, a Bíblia condena tant t to a maledicência, ou a lamúria, que é o contrario de louvor, fruto de coração grato. E isso não ajuda nada a nossa vida do dia a dia...

levantam as mãos para louvar?!!!

Quando confessamos: Á

Na verdade isto quer dizer: OK CARA

Geo em revista - 04-02 indd 1

29/10/14 14:16


LANÇAMENTO

Estudos Bíblicos em Esquema ! Lançamento

Os Líderes que marcaram o tempo cód. 129.03 Informações Importantes da Bíblia Sagrada cód. 130.03 Conceitualização da Fé Cristã cód. 131.03 Fto. de cada estudo: 13,3 x 20,7 cm

O livro de orações da Turma do Lumy! Agora conversar com Deus com a ajuda da Turma do Lumy será uma diversão para a criançada! São cerca de 90 temas que ajudarão os pequeninos a aprender a orar, agradecendo ou pedindo a ajuda do Pai, tudo isso através de uma linguagem simples e lúdica. Essa turma é formada por cinco personagens o Lumy, Lamparino, Lumyanda, Mel Maria e o Nelo. Eles tornam o aprendizado

Os Estudos Bíblicos em Esquema vem de uma forma dinâmica, colorida, usando os mais diversos tipos de ferramentas ilustrativas e em um formato prático, sem deixar de ser completo e estimulante. Os Estudos são divididos em três temas, e quinze subtemas. Cada um possui uma ferramenta específica que ajudará o leitor a compreender melhor o assunto a ser tratado, como o uso de linhas do tempo, tabelas, aplicações dos ensinamentos, referências bíblicas, entre outros.

Cole Co leçã ççãão

Estudos Bíblicos em Esquema CONHEÇA MAIS SOBRE

OS LÍDERES que marcaram o tempo

Cole Co leççãão

Estudos Bíblicos em Esquema CONHEÇA MAIS SOBRE Informações Importantes da

BÍBLIA SAGRADA Co ole l çãão

Estudos Bíblicos em Esquema CONHEÇA MAIS SOBRE Conceitualização da

FÉ CRISTÃ

bem mais divertido e interessante. O livro inteiro é recheado de muitos desenhos coloridos e um conteúdo que ensinará muito aos pequenos. Os temas variam entre: amigos, carinho, brinquedos, escolhas, tristeza, esperança, dúvidas.

Coleção CRESCER O Dicionário Bíblico Crescer proporciona diversas informações sobre conceitos teológicos, fatos, lugares, plantas, animais, costumes, entre outros elementos, além de possuir diversas ilustrações e fotos coloridas que ajudam a esclarecer temas bíblicos importantes. A Concordância Bíblica Crescer auxilia na localização das principais passagens relacionadas com os mais significativos temas, o leitor tem à mão versículos que comprovam e complementam o texto lido. Dicionário Bíblico - capa dura cód. 74.01 - Fto. 13,8 x 21 cm Concordância Bíblica - capa dura cód. 75.01 - Fto. 13,8 x 21 cm Box com coleção completa cód. 76.01


Editorial primeira vistade Deus em AFé àPalavra Quem faz quadrinhos 1—10.21 em João 9. Baseado

a do go à port lica mendigo ce liva e o ap contra um própria sa Jesus en a e, m rd co ta m. Mais e home , faz lodo br or po am do m tes Templo. Co hos doen te nos ol suavemen

Editor

Maria Fernanda Vigon

us Vá lavar se á ar olhos e fic ie nf Co . curado em mim!

Jornalista responsável Marcos Simas (MTB 35185 RJ)

Redator Carlos Fernandes (MTB 17336 RJ)

Diretor de arte Well Carvalho (zaghaz.com)

C

Revisão

Alzeli Simas onhecer a Bíblia Sagrada é uma necessidade de todo cristão e mesmo damesmo o, mas Esse é o É parecid que e. imeira homem quelas pessoas que não possuem filiação religiosa, mas encontram nas la pr pe de ser el e, po Angela Baptista s o a su nã av Je costum edece a mem é ver! O cego ob Aquele ho a na porta re sabedoria conseguepalavras ar a, ag ig Sagradas Escrituras de e conselhos preciosos para uma vid mil nd ! a o me cego mando la vez em su ? oc lo s pr oa mp i , sa do Te e a pess ravilhado inclusiv Ma ra, isso nã vida melhor. Por mesmo, a oPalavra de Deus é o livro mais lido, amado e e encont cego. Elas todos qu iam quando seja o mesmo e e o conhec qu qu ar disseminado do a.mundo. Contudo, novos tempos e novos tipos de público m acredit Consultoria e produção consegue mendigav mem que demandam ho versões e edições bíblicas cada vez mais adaptadas e segmentadas. A Bíblia Editorial em ação não é apenas mais uma delas; trata-se de um marco, um divisor de águas na hisMsimas Editora Ltda. tória da produção da Bíblia. Totalmente narrada no estilo história em quadrinhos (HQs), com mais de 750 páginas magnificamente ilustradas pelo quadrinista brasileiro Sergio Cariello – um dos mais respeitados artistas do gênero no mundo –, a Bíblia em ação foi Fotos lançada em 2010 e logo conquistou leitores e admiradores em todo o mundo. Publicada no Brasil pela GEOGRáFiCA, a Bíblia em ação repete aqui o sucesso que fez dela uma verdadeira obra de arte e uma das mais magníficas versões bíblicas já lançaIngImage das. São centenas de relatos bíblicos, com diálogos adaptados ao público infantojuvenil Well Carvalho e uma qualidade gráfica e editorial que encanta leitores de todas as idades. Por isso, esta edição da Geo em revista é dedicada à Bíblia em ação. Você vai conhecer tudo sobre o processo de produção da obra, o trabalho de Cariello e outros produtos lançados pela Impressão GEOGRáFiCA na esteira do sucesso da obra – como o Devocional da Bíblia em ação e o Manual da Bíblia em ação. Agora, ficou muito mais agradável, divertido e fascinante coCapa com aplicação de Verniz UV nas nhecer as Sagradas Escrituras. imagens, Verniz High Print nos logos Outro 59 lançamento de grande impacto da GEOGRáFiCA também é apresentado da “GEO em Revista” e “Bíblia em Ação” 2 e laminação soft touch total. nesta edição. Os Estudos bíblicos em esquema são uma coleção de 15 volumes em formato diferenciado, fartamente ilustrados e com conteúdo organizado na medida para transmitir o máximo em informação, cultura bíblica e edificação espiritual. Dividido em três grandes temas, os Estudos bíblicos em esquema tratam dos principais personagens bíblicos, as doutrinas essenciais da Palavra de Deus e sua aplicabilidade na vida prática, descortinando novos horizontes das eternas Escrituras. Com a proximidade do fim do ano, tanto os produtos da Bíblia em ação como os Estudos bíblicos em esquema são uma excelente opção para presentear amigos e parentes na certeza de estar oferecendo algo que tem valor eterno. Caixa Postal 763 Mas a quarta edição da Geo em revista tem mais, muito mais para você. Nós, da CEP 09380-340 GEOGRáFiCA EDiTORA, estamos cada vez mais empenhados em trazer ao público brasileiro o que de melhor existe na literatura cristã. Boa leitura! geograficaeditora.com.br Maria Fernanda Vigon

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

3


Sumário Capa

Do rascunho à página impressa Pág 6

Sucesso mundial dos quadrinhos, a Bíblia em ação passou por um longo e elaborado processo de produção

Biografia

Literatura

Pág 5

Pág 9

Talento com preparo Desde a infância, Sergio Cariello já demonstrava a habilidade que o levaria a se tornar referência na arte em quadrinhos

Produto em destaque

Pág 14

Pág 16

Nunca antes na história da humanidade a leitura da Palavra de Deus foi tão necessária como hoje (por Antonio Cabrera)

Devocional da Bíblia em ação traz atividades divertidas e edificantes para o ano todo

Cultura bíblica

Pág 18

Pág 20

Com o Manual da Bíblia em ação, ficou muito mais divertido ler e aprender sobre a Palavra de Deus

A Bíblia como você nunca viu Coleção Estudos bíblicos em esquema oferece ao leitor uma maneira nova e deslumbrante de estudar a Palavra de Deus

Produto em destaque

História

Pág 24

Pág 26

De Gênesis a Malaquias

Pág 11

Aventuras na Palavra de Deus

Produto em destaque

Desbravando as Escrituras

Mestre dos quadrinhos

Obras como a Bíblia em ação mostram a importância do gênero HQ para transmitir valores cristãos (por Flávia Cavalcanti)

Mundo da Bíblia

Bíblia, o livro essencial

Entrevista

Fé em quadrinhos

Panorama do Antigo Testamento leva o leitor a um mergulho profundo na primeira parte da Bíblia

Arte que diverte e educa Rica e diversificada, a linguagem dos quadrinhos pode ser utilizada com os mais variados objetivos (por Nataniel Gomes)

Artista consagrado no gênero, Sergio Cariello usou todo seu talento para fazer da Bíblia em ação uma obra magnífica

4

Geo em revista


Biografia

Talento com

preparo

O

pernambucano Sergio Cariello, autor da Bíblia em ação, é um daqueles artistas natos. Antes mesmo de chegar à adolescência, teve seu primeiro personagem de quadrinhos publicado em um jornal. Dali em diante, sua genialidade foi treinada e aperfeiçoada em uma das prestigiadas escolas de arte do mundo, a Joe Kubert. Radicado nos Estados Unidos há quase 30 anos, Cariello é um dos quadrinistas mais requisitados do mercado. Conheça sua trajetória

1964 – Sergio Cariello nasce em Recife (PE) 1969 – Com apenas cinco anos de idade, faz seus primeiros desenhos e sonha ser, no futuro, um desenhista de história em quadrinhos 1975 – Aos 11 anos, publica seu primeiro personagem – Frederico, o detetive – em tirinhas no suplemento infantil do Diário de Pernambuco. Mais tarde, o jornal publicaria suas primeiras caricaturas de políticos e outras personalidades 1979 – Cariello faz sua decisão por Cristo na igreja Presbiteriana Boa Vista, em Recife, onde foi criado 1982 – Encontra uma propaganda da prestigiada escola de arte e design americana Joe Kubert. Paga um curso de inglês com desenhos e consegue uma bolsa do Seminário Bíblico Palavra da Vida no Nordeste para estudar nos EUA 1984 – ingressa na Joe Kubert School 1990 – Publica seu primeiro trabalho nos EUA, Dagon, uma adaptação de HP Lovercraft para a Caliber Press. Mais tarde, é contratado pela Marvel Comics, onde desenha por muitos anos super-heróis como Homem-Aranha, Demolidor e Conan. Seu talento o leva também à DC Comics, onde desenha histórias do Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha e Arqueiro Verde 1996 – Retorna para a Kubert, agora como professor, onde daria aulas por sete anos 2004 – Transfere-se para a Flórida, para trabalhar na Crossgen 2006 – É convidado pela David C.Cook para desenhar a Action Bible, trabalho ao qual se dedica por três anos, paralelamente a outras atividades 2007 – Cariello fica entre os finalistas do Eisner Award, o “Oscar” dos quadrinhos, com a série Lone ranger 2010 – É lançada nos EUA a Action Bible, com sucesso absoluto de público e da crônica especializada 2012 – A GEOGRáFiCA lança a Bíblia em ação no Brasil. No mesmo ano a Bíblia ganha três prêmios Areté: Melhor Bíblia juvenil, Melhor Projeto Gráfico e inovação Literária 2014 – Cariello continua seu profícuo trabalho em histórias em quadrinhos. Um dos projetos é a continuação de a Bíblia em ação, contando mais detalhes de várias histórias da Palavra de Deus, e também trabalhos voltados para outras organizações evangélicas e agências especializadas Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

5


Arte

Do rascunho à página impressa Sucesso mundial dos quadrinhos, a Bíblia em ação passou por um longo e elaborado processo de produção

A

ntes que a Bíblia em ação estivesse à disposição de leitores de todas as idades, muitas etapas foram desenvolvidas. Desde 2006, quando o artista Sergio Cariello foi convidado pela editora David C.Cook para dar forma e cor aos textos, foram três

A

anos de trabalho praticamente ininterrupto sobre as pranchetas. Ao final, 752 páginas lindamente ilustradas e milhares de desenhos ilustram a Bíblia em ação. Contudo, os desenhos que os leitores admiram passaram por vários processos artísticos, como os esboços, os rascunhos e as artefinais:

À ba se de lápi s, o fa z os pr imei ro arti st a s es boço s, se gu in do o ro te iro es ta be le cido

primeira etapa do processo é a elaboração dos rascunhos de cada página, no formato de 10 x 15 cm. Cada um desses rascunhos foram desenhados com base no roteiro apresentado – embora seja dada ao artista a liberdade de propor mudanças e acréscimos, se for o caso, o que deverá ser aprovado pelo editor e pelo diretor de arte. Assim, as cenas são ambientadas de acordo com o que se pede, levando-se em conta o momento da história e o clima envolvendo os personagens – amor, ira, tensão etc. No rascunho, o autor indica os espaços a serem ocupados pelos balões (onde são colocadas as falas dos personagens) e outras informações ao leitor.

6

Geo em revista


Os de se nh os ga nh ex pres são e de ta am lh es: é o lápi s em pa pe l

U

ma vez que os rascunhos são aprovados, é feito o chamado lápis em papel maior, nas medidas de 25 x 28 cm. A esta altura, o desenho é mais elaborado, já sendo possível identificar detalhes que estarão na arte final, como as expressões dos personagens e detalhes de suas roupas e utensílios, bem como o cenário onde os eventos se desenrolam.

ce n a A arte fi n al da ar M do a si da traves et ap a a m ti Ve rmelh o: úl são an te s da im pres

A

etapa final é a arte finalização, quando são eliminados os vestígios dos esboços e são aplicados os requadros – as molduras que contornam os desenhos, os quadrinhos, que dão nome às HQs. Depois, são aplicadas as cores e as letras dos textos. A partir daí, os desenhos seguem para o processo de impressão.

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

7


Pa ss o a pa ss o

A luta de Dav i e Goli as, uma das história mai s conhec idas da Bíbl ia: do lápi s às pág inas da Bíbl ia em ação

s

Heróis de Deus

Os desenhos de Sergio Cariello dão vida aos personagens bíblicos 8

Geo em revista


Literatura

Fé em quadrinhos

Obras como a Bíblia em ação mostram a importância do gênero HQ para transmitir valores cristãos Por Flávia Cavalcanti

A

história em quadrinhos (HQ) é um gênero textual que agrada diferentes faixas etárias. Existem publicações nos mais diversos formatos, direcionados a diferentes públicos. Quem é fã deste gênero nem sempre sabe, mas as histórias em quadrinhos, tal como as conhecemos hoje, com falas incorporadas ao desenho e o uso de balões, inicia-se no final do século 19. Antes das tirinhas e das histórias em quadrinhos, as charges já circulavam durante a Revolução Francesa, em fins dos anos 1700, como um meio pelo qual os opositores faziam ácidas críticas à monarquia absolutista. Com um teor político e sarcástico, o público-alvo não eram, evidentemente, as crianças. É importante conhecer os diferentes estilos e formas dos quadrinhos. A charge, por exemplo – geralmente, as obras desse gênero se apresentam em um único quadro e são temporais, ironizando um fato ou situação em determinado momento histórico. Nos tempos da ditadura militar brasileira (1964-1985), foi através das charges que diversos artistas, alguns deles, perseguidos pelo regime, combatiam o Estado de exceção e os governos dos generais. No Brasil é costumeira a publicação de charges políticas, em meio impresso e digital para realizar críticas aos ocupantes dos cargos das três esferas políticas: executivo, legislativo e judiciário. Já os cartuns apresentam similaridades gráficas com as charges e também utilizam da comicidade para tratar de diversos temas; entretanto, são atemporais. As tirinhas e as HQs são produtos de entretenimento, mas, também, elementos culturais e artísticos, nos quais estão presentes filosofias, ideologias, críticas e diversas temáticas da sociedade e inerentes ao ser humano. Por isso mesmo, a leitura de tirinhas e HQs requer que o leitor interprete tanto a linguagem visual como a expressão verbal, além das características especificas do gênero: o tipo de balões utilizados, o traço e a diagramação. É possível, pelos quadrinhos, estudar os principais conceitos das artes plásticas, como explica Alexandre Barbosa em sua obra. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula – perspectiva, luz e sombra, geometrias, cores, composição e anatomia. Com tamanha riqueza de gêneros e estilos, é natural que o uso das HQs na educação tem sido estudado nas mais diversas

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

9


áreas, e não apenas como estímulo à leitura. História, geografia, física, português, literatura, língua estrangeira, sociologia, humor, arte, filosofia – em toda a educação básica, é possível utilizar o gênero quadrinhos como um recurso pedagógico. Nas universidades, as histórias em quadrinhos têm sido estudadas em cursos de graduação e pós-graduação, e várias publicações acadêmicas, em diferentes áreas, tratam desse rico gênero literário.

INSTIGANTE E ATRAENTE Mas não é apenas na área educacional que as histórias em quadrinhos podem – e devem – ser utilizadas. Há muito que têm sido utilizadas ilustrações como meio para comunicar mensagens religiosas. De fato, o imagético é um recurso de comunicação tanto no Antigo como no Novo Testamento. No texto bíblico, nos é informado que as pessoas recebiam mensagens e revelações divinas por sonhos e visões. José, quando jovem, vivia com seu pai, Jacó, e seus irmãos. Um belo dia, ele sonha com um futuro no qual seria reverenciado, sem saber que, um dia, seria governante da nação mais rica e importante de sua época. Já no Egito, foi através de sonhos que ele previu os sete anos de fartura e os sete anos de seca, e assim pôde armazenar as boas colheitas e administrar os víveres para que não houvesse falta de alimentos nos tempos ruins. Os profetas, por sua vez, geralmente tinham sonhos e visões. Ezequiel, Daniel e Joel foram alguns profetas que o Senhor usou para ministrar ao seu povo. E foi através de uma imagem iconográfica – o lençol que descia dos céus, repleto de animais então considerados imundos pelos judeus – que o apóstolo Pedro compreendeu que devia anunciar o Evangelho de Cristo também aos gentios. No Novo Testamento, Jesus usava as ilustrações e as parábolas para ensinar os conceitos divinos. O Salvador entendeu que, daquela maneira – usando uma linguagem alegórica –, seria mais fácil para o povo simples da época compreender sua mensagem, já que ele falava usando elementos da vida cotidiana como sementes ou moedas. A pesquisadora Gêisa Fernandes D’Oliveira, ao estudar Flávia Cavalcanti HQs, registra o seguinte: “Os primórdios Gonçalves é pedagoga e mestre das histórias em quadrinhos remontam às origens da comunicação visual, baseada na em Educação. Atualmente é semelhança entre a representação e a coiprofessora efetiva sa representada. Retrocedendo às origens na Universidade do Cristianismo, percebe-se um resgate da Estadual de Mato maneira de contar histórias, com a união Grosso do Sul de imagens e palavras. Painéis da via sacra, (UEMS) e pesquisa vitrais, alto-relevos, retábulos decorados novas tecnologias e toda sorte de composições que se dedide informação cavam a contar uma história por meio de e comunicação, requadros”. histórias em No meio cristão, é bastante comum quadrinhos e educação de jovens presentear crianças com literatura direcioe adultos. nada à sua faixa etária. São bíblias ilustra-

10

Há muito têm sido utilizadas ilustrações como meio para comunicar mensagens religiosas das ou, mais recentemente, em quadrinhos, incentivando a leitura das histórias bíblicas. Realizar uma adaptação da Bíblia é uma tarefa árdua: é necessário escrever o texto com a preocupação de não fugir das referências originais; utilizar uma linguagem acessível ao público alvo; selecionar as histórias e textos; escolher a espessura do traço e definir as linhas de expressão das figuras; estudar como se irá representar as paisagens, o vestuário, as construções; definir a cor mais apropriada – ou seja, ser cuidadoso nos aspectos literários e teológicos, usando linguagens visuais e verbais que possibilitem o alcance dos objetivos propostos na obra. Sergio Cariello, quadrinista brasileiro radicado nos Estados Unidos desde 1985 e autor da Bíblia em ação, vem obtendo muito sucesso. Originalmente publicada em inglês, a obra já foi traduzida para várias línguas, tendo sido lançada, no Brasil, pela GEOGRáFiCA. Para tanto, foi realizada uma seleção de histórias contidas no conjunto de livros da Bíblia que foram adaptadas e reagrupadas em unidades, com títulos que anunciam cada relato e chamam a atenção do público infantojuvenil. Desde a chamada da obra – “os verdadeiros heróis” – , em contraponto aos super-heróis das HQs, Cariello segue a narrativa bíblica ilustrando os heróis com todas as características apontadas nos textos bíblicos, com suas limitações e potencialidades. A obra procura demonstrar a linha que une o Antigo e o Novo Testamento, iniciando na promessa, registrada no Gênesis, de que o Senhor, um dia, salvará seu povo. A criação, a história do povo hebreu e de seus patriarcas, as profecias e o nascimento, ministério, morte e ressurreição do Messias Jesus, tudo é ilustrado sinteticamente. A Bíblia em ação, entretanto, cumpre seu objetivo inicial, que é contar a história da salvação do mundo pela visão cristã. Em um formato HQ, com a utilização de vários recursos utilizados no gênero quadrinhos e totalmente colorida, as 752 páginas da Bíblia em ação não são um entrave para a leitura da obra. Pelo contrário – ricamente ilustrada, instigante e atraente, ela agrada leitores de todas as idades. Por isso, mesmo leitores que não são cristãos e não conhecem nada sobre as Sagradas Escrituras irão se surpreender – e vão descobrir que muitos dos heróis de HQ foram criados com inspiração nas histórias bíblicas.

Para saber mais: D’Oliveira, Gêisa Fernandes – Saberes enquadrados: História em quadrinhos e (re)construções identitárias. São Paulo: USP, 2009. Barbosa, Alexandre – Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula – São Paulo: Contexto, 2006.

Geo em revista


Entrevista

Mestre dos quadrinhos Artista consagrado no gênero, Sergio Cariello usou todo seu talento para fazer da Bíblia em ação uma obra magnífica

P

Por Carlos Fernandes

ublicada nos Estados Unidos em 2010 pela editora David C. Cook, a Action Bible (Bíblia em ação, lançada no Brasil pela GEOGRáFiCA) chamou a atenção não apenas pelo conteúdo, cuidadosamente adaptado para não fugir nem um milímetro da inspiração espiritual dos autores bíblicos. A obra, sucesso de vendas, destaca-se pela qualidade, riqueza de detalhes e estilo das ilustrações. Não poderia ser diferente: a Bíblia em ação, que logo se tornaria uma referência no gênero história em quadrinhos (HQs), é fruto do trabalho de um expert, o brasileiro Sergio Cariello, artista premiado e requisitado pelos mais prestigiados produtores de HQs do mundo, como a Marvel e a DC Comics. Dono de um estilo desenvolvido à custa de muito talento e preparo, o pernambucano Cariello, radicado nos EUA há quase 30 anos, vê o resultado do trabalho com grande satisfação. “Quando comecei minha carreira, fazer quadrinhos evangélicos não estava fora dos meus planos e sonhos, porque entendi que,

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

além de trabalho, aquilo seria ainda melhor, por poder participar de algo com valores eternos”. Tendo no currículo trabalhos com heróis das HQs como Homem-Aranha, Demolidor, Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha, o artista considera um privilégio dar forma artística a ninguém menos que Jesus Cristo. “Este projeto foi muito importante para mim. Representei o meu Senhor e Salvador como achei que deveria ser feito: cem por cento homem e cem por cento Deus.” GEO EM REVISTA – Como foi a reação do público e do mercado à Bíblia em ação? Sergio Cariello – Muito boa! O suficiente pra torná-la um best seller. Muitos cristãos a compram, mas sei também de pessoas de outras crenças, inclusive budistas, que a apreciam. Até mesmo os ateus a compram. No meio artístico, ela também tem sido muito bem recebida. Todos parecem gostar, pelo que ouço falarem e pelos comentários que vejo publicados.

11


Explique como é o processo de produção de uma obra como a Bíblia em ação. O texto já vem pronto. A partir disso, eu faço rascunhos de cada página, no formato de10 X 15cm, baseados no roteiro. Às vezes, quando achei necessário, fiz algumas modificações, sempre com permissão do editor e do diretor de arte. Uma vez que cada rascunho era aprovado, fiz o chamado lápis em papel maior, com 25 X 28 cm, e a arte finalização de cada página.

varias atividades, inclusive com um caubói montado a cavalo entretendo o publico. Nunca assisti ao espetáculo, pois ficava bastante ocupado a caricaturar tantos quantos queriam meus serviços… Foram milhares de caricaturas! Essa foi minha ponte para migrar para os Estados Unidos, onde cursei um ano e meio no Palavra da Vida, e logo após preenchi o formulário da Kubert School, sendo avaliado pelo próprio Joe Kubert, fundador da escola, por telefone.

Como você definiria o estilo empregado nos quadrinhos da Bíblia em ação? Sinceramente, não sei. Fiz o que me pareceu certo, do mesmo jeito que em cada trabalho que faço para outras editoras. Esse negócio de categorizar estilos é muito subjetivo, depende de como cada um vê o seu trabalho. Nem sempre concordo com o que os outros denominam de estilo.

E como você conseguiu desenvolver uma carreira de sucesso nos EUA, em meio a tantos profissionais qualificados e tanta concorrência? Durante meu treinamento, meu irmão, o Octávio Cariello, me recomendou a uma editora, a Caliber. Fiz meu primeiro trabalho a ser publicado na América do Norte, o Dagon (adaptado do HP Lovecraft por Steve Jones). Pelo fato de estar fazendo este trabalho, tive três alunos e um professor da escola trabalhando pra mim sendo eu ainda estudante – assim, fui isento de vários deveres de casa, por estar fazendo algo profissional. Depois de um ano e meio na Kubert, fui contratado pela Marvel Comics. Comecei como letrista fantasma (fazia correções de letrinhas das revistas, sem receber crédito) no escritório da Marvel. Mas, como estava ainda fazendo Dagon, os editores viram que eu poderia desenhar e me deram trabalhos como desenhista. Tive que pedir as contas para me tornar desenhista independente, como todo artista da Marvel, desenhando na minha própria casa.

Como foi o processo da escolha de seu trabalho pela Cook? O grupo de artes da Cook procurava alguém para refazer a Picture Bible, lançada nos anos 1970 e que, no Brasil, recebeu o nome de A Bíblia em quadrinhos, lançada pela Editora Betânia. Quando viram um desenho meu mostrando Cristo carregando a cruz em um livro, eles me contataram. isso foi em 2006. A Bíblia em quadrinhos teve muita influência sobre a Bíblia em ação? Muita, examinei tudo o que o desenhista Andre Le Blanc fez na versão anterior, refazendo do meu jeito. Desde cedo, você demonstrou talento para o desenho. Fale sobre sua trajetória artística. Em 1975, criei meu primeiro personagem que foi publicado – Frederico, o detetive. Escrevi e desenhei tirinhas semanais que saíam no suplemento infantil do Diário de Pernambuco. Eu tinha apenas 11 anos, e já via meu sonho – que acalentava desde os cinco anos de idade – acontecer, de ver meu trabalho publicado juntamente com outros profissionais conhecidos no mercado. Logo em seguida, o mesmo jornal publicava minhas primeiras caricaturas políticas na coluna de Paulo Craveiro. Trabalhei para o Diário até aos 14 anos e parei por um tempo, devido às distrações de todo adolescente. Em 1982, quando eu tinha 18 anos, vi uma propaganda da Joe Kubert School numa revista do Batman. Tive uma convicção muito grande de que aquela era a escola que deveria cursar para realizar meu sonho de ser quadrinista em tempo integral nos Estados Unidos. Comecei a juntar dinheiro e iniciei um curso de inglês no Recife, pagando minhas aulas com desenhos. Então, o diretor do ministério Palavra da Vida no Nordeste, George Theis, foi transferido para assumir o cargo na direção da entidade em Nova York. Foi um pastor holandês chamado Frans Schalkwijk, que acompanhava minha caminhada e sabia do meu desejo de ir para a Kubert, que escreveu para George, e ele me deu meia bolsa de estudos no Palavra da Vida de lá. Paguei o restante de custo da escola com caricaturas que fazia no Rodeo Day, época em que o acampamento abria suas portas para visitantes participarem de

12

Que personagens famosos você já desenhou? Desenhei o Homem-Aranha, o Demolidor, o Conan, os Avengers. Logo, a DC Comics me deu trabalho também, e desenhei Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha, Arqueiro Verde, Azrael e outros. Por volta de 1996, retornei à Kubert como professor, ao mesmo tempo em que continuei como artista freelancer. Dei aula por sete anos, até que recebi um convite da Crossgen e me transferi para a Flórida. A Crossgen acabou falindo um ano após minha vinda, mas sempre permaneci ocupado como freelancer. De que maneira você, como cristão, encarou esse trabalho de transformar, por assim dizer, a Palavra de Deus em quadrinhos? Eu sempre gostei de desenhar e apreciava histórias em quadrinhos desde muito novo. Então, quando conheci a versão brasileira da Bíblia em quadrinhos, amei. O detalhe é que, quando comecei minha carreira, fazer quadrinhos evangélicos não estava fora dos meus planos e sonhos, porque entendi que, além de trabalho, aquilo seria ainda melhor, por poder participar de algo com valores eternos. Quando o pessoal da Cook entrou em contato comigo, fiquei deslumbrado e extremamente empolgado com o desafio. Por isso, aceitei de imediato, e falei para eles que aquilo seria um life time achievement, termo usado aqui nos Estados Unidos quando uma obra é muito digna de fazer na vida de alguém. Quanto tempo você levou para elaborar todas as ilustrações da Bíblia em ação? Três anos.

Geo em revista


E qual foi a maior dificuldade que você encontrou nesse trabalho? Justamente o tempo. Eu estava fazendo o Lone Ranger [Cavaleiro Solitário], um trabalho que me demandava 22 páginas por mês, para uma outra editora (lápis e arte final). Além disso, havia um outro trabalho evangélico na minha mesa. Muitos cristãos sentem certos pudores com representações artísticas de Jesus Cristo – isso, porque ainda persistem, entre os evangélicos, receios em relação à idolatria etc. Na Bíblia em ação, há centenas de representações artísticas de Jesus. Falando como artista e cristão, o que você diria sobre isso? Tenho muitos desenhos de Jesus e muitas estátuas de vários personagens de quadrinhos. Ora, eu não idolatro meus desenhos, e nem minhas estátuas, é claro. Cada um responda de acordo com sua consciência. A minha está limpa quanto a isso. Na Bíblia em ação, os desenhos de Jesus não fazem muitas concessões às clássicas representações de um Cristo com feições delicadas e modos comedidos. Essa, digamos, “humanização” da figura de Cristo foi orientada pela editora ou iniciativa sua? Representei o meu Senhor e Salvador como achei que deveria ser feito: cem por cento homem e cem por cento Deus. Não perguntei nada a ninguém sobre como deveria desenhá-lo. Fiz o que achei que seria correto para mim. Ora, um carpinteiro não é um homem delicado. Por outro lado, pelo fato de andar muitos quilômetros a pé em cada jornada, Jesus não poderia ser fisicamente fraco. Desde cedo, ele aprendeu a fazer tudo que um bom filho da época faria para colaborar no dia a dia da família. A editora simplesmente ia aprovando cada ilustração apresentada, e assim foi. A Bíblia em ação tem nítida influência dos quadrinhos de super-heróis, com expressões fortes e dramáticas, movimentos amplos e muita ação. Essa apropriação foi uma iniciativa deliberada? Bem, em todo novo trabalho que faço, incluo o que tenho aprendido nos anos de experiência em fazer quadrinhos. Apenas li o texto, e fiz o que faço para contar uma história de forma clara, dinâmica e acreditável. Cada página é feita a partir do que o roteiro propõe – assim, nem toda página é calma, cheia de ação ou como as demais. Cada cena e cada momento determinam como a história deve ser contada na forma dos quadrinhos que sei fazer. Vários personagens da Bíblia em ação, como Sansão e Saul, representam as contradições que todo cristão enfrenta em sua vida – como pecado e perdão, erros e acertos etc. Além destes, que outros personagens carregam em si maior carga de dramaticidade, em sua opinião, e qual o papel que você quis lhes dar ao longo da narrativa? O bom quadrinista, em minha opinião, se torna cada personagem que ele desenha. Portanto, se desenho um fariseu, sou fariseu; eu procuro pensar e sentir como tal, tento me colocar em seu lugar, no desenrolar da narrativa, para que o desenho saia correto, passando a expressão e os sentimentos do personagem.

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

Neste trabalho, eu me coloquei, por assim dizer, nos sapatos de cada um dos personagens que desenhei, sentindo a dor de Pedro, o pecado da prostituta, a fé do centurião e o poder de Cristo. Procurei imaginar como foram as dores que ele sentiu e até o desejo de se livrar da cruz. A Bíblia em ação mistura entretenimento e mensagem bíblica. É uma alquimia que dá certo, em sua opinião? Aparentemente, sim. A vendagem do livro comprova isso. Até Hollywood tem investido em produzir entretenimento e mensagem bíblica ao longo dos anos. As Escrituras estão repletas de material que enche a mente de imaginação. Acho que Deus fez de propósito [risos]. Quem não gosta de ouvir uma boa e interessante história verídica, cheia de personagens de vários tipos, vivida em locais diversos e com intrigas de todo tipo? É o livro da vida do homem no mundo, a história completa de Deus e de sua criação. A Bíblia em ação tem foco no público juvenil, mas certamente é uma obra que agrada a toda a família – até porque muitos pais e avós são fãs de quadrinhos. Esse lado, digamos, família, foi levado em conta no processo de produção do livro? Para dizer a verdade, não me lembro se foi. Apenas lembro que foi feito de uma maneira que pudesse ser atraente e aceitável às grandes massas, sem causar controvérsias. Como assim, evitar controvérsias? Refiro-me a determinados cuidados, como cobrir a nudez de Adão e Eva e não glorificar carnificinas, por exemplo. Sabemos que o relato bíblico é repleto de coisas chocantes e mostra cenários de violência e sangue, coisas que seriam normais em um filme ou produto voltado exclusivamente para adultos. Como foi sua trajetória na fé? Fui criado em um lar evangélico e frequentei a Escola Dominical na igreja Presbiteriana Boa Vista, em Recife [PE]. Em 1979, dediquei minha vida a Cristo. Na juventude, estive em diversos acampamentos cristãos, como o da organização Palavra da Vida no Nordeste. Hoje, você está vinculado a qual ministério? Hoje, estou vinculado a uma igreja americana não denominacional, perto de casa. Sou ministro de louvor, canto e toco violão. Também componho músicas que usamos nos cultos, durante o louvor, e de vez em quando, prego a Palavra. Aliás, sempre estive envolvido como líder de louvor, tanto em congregações brasileiras – como os dez anos que passei em Nova Jersey – como em igrejas americanas. No momento, você tem algum outro projeto com a GEOGRÁFICA em andamento? Sim. Estou fazendo uma série que é a continuação do que fizemos na Bíblia em ação, onde estamos contando mais detalhes de várias histórias da Palavra de Deus. A GEOGRáFiCA está aguardando terminar para iniciar a tradução da série.

13


Mundo da BĂ­blia

14

Geo em revista


Bíblia, o livro essencial

Nunca antes na história da humanidade a leitura da Palavra de Deus foi tão necessária como hoje

N

Por Antonio Cabrera Mano Filho os dias de hoje, a vida moderna impõe um ritmo alucinante de decisões e demandas por conhecimento ao ser humano. Parece que a tecnologia aproxima as pessoas – tanto faz se jovens ou idosos. Temos que reconhecer que este é o melhor e o pior dos mundos. isso porque, ao mesmo tempo em que nos aproximamos dos que estão longe, distanciamo-nos daqueles que nos são próximos, criando pontes de contato com quem nunca vimos face a face e levantamos muros entre nós e aqueles que moram conosco. Estes tempos desafiadores reforçam o conselho de que devemos andar com um jornal do dia em uma mão e uma Bíblia na outra. É o conhecimento amparado pelo corrimão dos valores cristãos, já que os analfabetos do século 21 não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não forem capazes de aprender, desaprender e reaprender. Sem medo de errar, nunca houve tanta importância na leitura bíblica como agora, nestes tempos de nova desordem mundial. A atual geração digital é uma das mais afastadas de Deus. É impressionante como, nos dias de hoje, dedicamos tanto tempo à leitura de material inútil ou nocivo na internet, que a cada instante oferece milhares de oportunidades diante de nossos olhos. Ao mesmo tempo, a necessidade de ler e meditar nas Sagradas Escrituras tem sido negligenciada. Contudo, quando praticamos a leitura diária da Palavra de Deus, podemos sentir como as decisões ficam mais fáceis, os obstáculos parecem mais baixos e as tribulações tornam-se mais mansas. Não custa lembrar que uma das heranças da Reforma Protestante foi a remoção dos altares e a substituição dos mesmos por um púlpito com uma Bíblia aberta. Era um forte simbolismo do destaque que a Palavra de Deus deve ter no centro de nossas vidas. Com efeito, a Bíblia deve ser a bússola dos nossos projetos, sonhos e intenções.

FIDEDIGNIDADE A Bíblia Sagrada – independentemente da versão utilizada e do tipo de edição, seja nos formatos mais simples ou nas

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

encadernações mais complexas – é um magnífico compêndio da história da humanidade e do plano de Deus para a salvação do ser humano. Melhor ainda: é uma fonte confiável de documentos históricos e de relatos feitos por testemunhas oculares dos fatos, conforme frisa o apóstolo Pedro: “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela glória excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo” (ii Pedro 1.16-18). Quantos livros você lê atualmente em que os autores foram testemunhas dos eventos narrados? Muitos podem argumentar que a Bíblia que temos hoje foi adulterada e adaptada ao longo dos séculos, perdendo a fidedignidade do seu conteúdo histórico e espiritual. Pois deixem-me dizer uma coisa: somente do Novo Testamento, temos cerca de 10 mil manuscritos antigos! Apenas a título de comparação, vale dizer que, do sábio Aristóteles, dispomos de apenas cinco textos preservados. De Heródoto e Homero, restaram menos de dez manuscritos – no entanto, ninguém contesta a fidedignidade dos escritos desses sábios nas universidades e nas instâncias acadêmicas. Muito mais do que qualquer outro livro, a Bíblia Sagrada merece toda a prioridade de nossa atenção, amor e dedicaAntonio Cabrera ção. A leitura das Escrituras é uma necesMano Filho é diretor sidade do homem moderno, já que uma da Sociedade ciência bem estabelecida e uma Bíblia Bíblica do Brasil, bem interpretada não entram em confliestudioso das to – ao contrário, serão pilares vigorosos Escrituras Sagradas de sustentação desta agitada existência e colecionador de bíblias humana no século 21.

15


Produto em destaque

16

Geo em revista


Aventuras na Palavra de Deus

Devocional da Bíblia em ação traz atividades divertidas e edificantes para o ano todo

Q

uem disse que a vida do cristão não é repleta de aventuras? Seguir a Cristo é o mais fascinante projeto de vida e requer força, disciplina, coragem e muita fé – tanto em Deus como em si mesmo. Pois o Devocional da Bíblia em ação combina uma seleção de histórias extraídas do grande sucesso de vendas da Bíblia em ação com lições espirituais e missões repletas de ação e aventura que vão estimular a fé de crianças e adolescentes. Com as espetaculares ilustrações de Sergio Cariello, um dos mais famosos quadrinistas contemporâneos, o Devocional da Bíblia em ação traz atividades baseadas em histórias bíblicas que podem ser realizadas individualmente ou em grupos. Todo o conteúdo foi desenvolvido pelo jornalista Jeremy V. Jones, autor de vários livros, incluindo Triple Dog Dare. Jones foi editor associado da revista Breakaway durante 10 anos e tem larga experiência em texto, usando uma linguagem simples e acessível. São, ao todo, 52 semanas acompanhando relatos bíblicos empolgantes, conhecendo verdades eternas e encontrando personagens que são heróis de verdade – gente que viveu neste mundo, como qualquer ser humano, mas realizou coisas notáveis ao lado de Deus. Davi, José, Moisés, Paulo, Daniel, entre muitos outros, vão se tornar companheiros de aventura. Através de seus exemplos, as mais profundas verdades bíblicas são transmitidas com dinamismo e a identificação do leitor com o texto é imediata.

RECURSOS VARIADOS Cada história semanal inclui diversos itens, que vão mobilizar, divertir e abençoar a garotada. Versículo-chave é um desses recursos, destacando um ponto importante de cada história e facilitando a memorização. Já a Visão de Raio-X traz uma série de pensamentos e pequenas reflexões que relacionam as histórias lidas com a vida do leitor. Para sair da teoria à prática, Sua missão oferece ideias interessantíssimas para que as verdades das Escrituras Sagradas sejam aplicadas no dia a dia. Por sua vez, a ferramenta Suas instruções consiste em três

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

perguntas que vão colocar as jovens cabeças para pensar; e Missão cumprida é um espaço reservado para anotações e registros das impressões pessoais e tarefas desenvolvidas. Com o Devocional da Bíblia em ação, a verdadeira aventura está para começar! Na Semana 33, por exemplo, o jovem leitor é estimulado a traçar um paralelo entre sua vida e a do menino Jesus, com base no texto de Lucas 2.49. É o célebre episódio em que, depois de discutir no templo de Jerusalém com os doutores da lei judaica, Cristo é dado como perdido por seus pais na jornada de volta. A certa altura, Maria o inquire acerca disso, ouvindo como resposta que ele tinha de estar na casa de seu Pai. Na seção Seu questionamento, o leitor tem de responder a perguntas como: “O que você acha que os pais de Jesus pensaram durante e depois desses acontecimentos?”; e “Se alguém examinasse a sua vida, o quanto pensaria que Deus é importante para você?” É hora de colocar a fé em ação e descobrir o maravilhoso mundo da Palavra de Deus. E isso vai acontecer da maneira mais divertida, com desenhos, brincadeiras, atividades diversas, além das leituras bíblicas e das sugestões de orações. Abordando temas comuns ao universo infantojuvenil – como amizade, vida familiar, dificuldades na escola, tentações para fazer coisas erradas, rivalidade entre irmãos, auto-estima e consumismo, entre outros –, o Devocional da Bíblia em ação oferece um ano inteiro de atividades, perguntas e ideias que vão manter os jovens leitores ligados na Palavra de Deus todos os dias.

Ficha técnica Devocional da Bíblia em ação

Páginas : 336 Formato: 15,5 x 22,8 cm (este formato pode variar em até 0,5 cm) Papel: Offset 75 g/m2 Código: 136.03

17


Produto em destaque

Desbravando as Escrituras

18

Geo em revista


Com o Manual da Bíblia em ação, ficou muito mais divertido ler e aprender sobre a Palavra de Deus

Q

uem foi Abraão? O que é uma aliança? Que animais são citados na Bíblia? Que tipo de dinheiro se usava naquela época? Como eram as casas das pessoas? E o maravilhoso Jardim do Éden, como era? Que tipo de profissões eram exercidas nos tempos bíblicos? Como eram a Arca de Noé e a Torre de Babel? O que Jesus comia quando viveu neste mundo? Como eram as roupas usadas naquele tempo? Perguntas como essas intrigam muita gente, e sobretudo as crianças e adolescentes. Com detalhadas ilustrações multicoloridas e farto material para esclarecer todas as dúvidas, o Manual da Bíblia em ação vai ajudar os jovens leitores a conhecer mais profundamente todo o conteúdo da Palavra de Deus. Organizado por ordem alfabética, o Manual da Bíblia em ação inclui importantes personagens, lugares destacados da geografia bíblica e expressões mencionadas na Bíblia em Ação, além de muitos outros termos e conceitos essenciais à formação da fé dos pequenos. Além disso, a obra traz um pequeno sumário de cada livro da Bíblia, tornando a leitura mais completa e proveitosa. Tudo, é claro, ricamente ilustra-

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

do pelo quadrinista Sergio Cariello, consagrado autor da Bíblia em ação.

PRATICIDADE A obra traz um conhecimento mais aprofundado sobre vários termos e nomes bíblicos, desde os mais conhecidos até detalhes curiosos e pouco conhecidos das Sagradas Escrituras. São mais de 700 verbetes, incluindo pessoas, locais, fatos, alimentos, espécies de animais e tudo mais que vai tornar a leitura da Bíblia em ação mais interessante e compreensível. A praticidade das referências indicadas por página faz deste livro o complemento perfeito para todos os que amaram ler a Bíblia em ação. A cada item, além das definições e explicações contextualizadas, é mencionado o número da página na Bíblia em Ação onde se pode encontrar o tema abordado. isso facilita tremendamente a compreensão dos conteúdos bíblicos e o encadeamento das histórias. Caso o leitor esteja usando outra versão das Escrituras, o Manual da Bíblia em ação fornece referências de versículos onde é possível encontrar a pessoa, o lugar, o fato. Referências cruzadas também trazem outras definições importantes.

19


Cultura bíblica

A Bíblia como você nunca viu

Coleção Estudos bíblicos em esquema oferece ao leitor uma maneira nova e deslumbrante de estudar a Palavra de Deus

20

Geo em revista


A

boa e tradicional Escola Bíblica Dominical é onde qualquer cristão pode conhecer a Palavra de Deus e edificar sua fé através do estudo das Escrituras. Contudo, é preciso que o cristão mantenha sua mente e seu espírito ligados na Palavra de Deus o tempo todo, e não apenas na igreja. Então, que tal estudar a Bíblia de maneira sistemática, organizada, produtiva e, ainda por cima, com muita informação gráfica e visual? Pois os Estudos bíblicos em esquema, magnífico lançamento da GEOGRáFiCA, chega para atender a todas as expectativas dos mais variados públicos. É uma coleção de 15 volumes ilustrados, repletos de informações bíblicas sobre os mais variados temas. Com os Estudos bíblicos em esquema, um novo panorama se abre para o leitor! Os volumes da coleção Estudos bíblicos em esquema vêm em um formato menor e diferente, tornando sua leitura muito mais prática, mas sem deixar de ser completo e estimulante. A obra é

dividida em três temas centrais e 15 subtemas, cada um com uma ferramenta específica que ajudará o leitor a compreender melhor o assunto tratado – como linhas do tempo, tabelas, significados, aplicações dos ensinamentos e referências bíblicas, entre muitos outros. Com muitas ilustrações, o tema é percorrido com facilidade de compreensão e didática. A coleção pode ser agrupada por tema, assuntos variados ou por quantidade de estudos. Entre os temas dos estudos, estão Os líderes que marcaram o tempo – retratando a vida e obra dos principais protagonistas do relato bíblico, como José, Moisés, Davi e Paulo; Informações importantes da Bíblia Sagrada, com um compêndio de dados, curiosidades e os principais acontecimentos registrados nas Escrituras; e Conceitualização da fé cristã, importante ferramenta de cinco pontos da Palavra de Deus que edificarão a vida do leitor, apontando as referências bíblicas e a aplicação dos ensinamentos de cada subtema aos dias de hoje.

Paulo, o maior autor do Novo Testamento

Paulo é um dos principais personagens da Bíblia. O fariseu empedernido que mudou de vida após um encontro espetacular com Cristo, escreveu boa parte do Novo Testamento e firmou as bases teológicas e doutrinárias da igreja. Por isso mesmo, conhecer este fascinante apóstolo é fundamental para quem deseja viver melhor a própria fé. Em A vida do apóstolo Paulo, a GEOGRáFiCA traz aos leitores brasileiros um dos mais completos estudos sobre a vida do apóstolo dos gentios. Sua rica trajetória, desde os tempos em que aprendeu com o mestre Gamaliel e o tempo em que perseguia os cristãos até os derradeiros momentos de sua vida, preso em Roma por seu testemunho de Cristo, tudo é descrito em detalhes, destacando pontos essenciais dos ensinos do apóstolo. Tudo é contextualizado no panorama histórico e cultural do primeiro século, de modo que o leitor vai poder entender e aproveitar muito mais o conteúdo das epístolas paulinas.

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

21


es de hoje

ado para os leitor

O salmo mais am

1-19;

15 caminhos do conhecimento • Vol.1: Os doze discípulos • Vol.2: 52 histórias bíblicas centrais • Vol.3: A vida de Davi • Vol.4: A Arca de Noé • Vol.5: Linha do tempo da Bíblia • Vol.6: Linha do tempo de Gênesis • Vol.7: Mulheres da Bíblia • Vol.8: Parábolas de Jesus • Vol.9: Nomes de Jesus • Vol.10: Nomes do Espírito Santo • Vol.11: Salmo 23 • Vol.12: Vida de José • Vol.13: Vida de Moisés • Vol.14: Vida do apóstolo Paulo • Vol.15: Visão Panorâmica

imagens vem a apaz e está ista eção de s. Ele é o manas de mente

por um gatou da sobre nós e um povo mente,

Nas águas de descanso

O salmo 23 é um dos textos mais conhecidos – e queridos – da Bíblia Sagrada. E o Estudo bíblico em esquema – Salmo 23 fala diretamente sobre o tema do amor e do cuidado de Deus por seus filhos. Cada um dos versículos é analisado detalhadamente em seu significado e aplicações. Ricamente ilustrado com gráficos, esquemas e quadros temáticos, a edição oferece ao leitor um panorama amplo de toda a riqueza espiritual e inspirativa deste pequeno capítulo da Palavra de Deus. A linguagem do salmo – mencionando pastagens e rebanhos – pode não ter tanta identificação com o leitor moderno; contudo, com Salmo 23, é possível descortinar conceitos e metáforas utilizadas por Davi. Ao explorar e contextualizar as palavras e imagens, a obra permite apreciar toda a beleza deste salmo, que é o favorito de muitos cristãos. Na Ficha técnica, técnica o leitor também encontra detalhes e textos correlatos, além de uma interessantíssima lista de pastores do Antigo e do Novo Testamento.

Histórias que Jesus contou

As parábolas de Jesus estão entre as mais lidas e amadas seções da Bíblia. Assim como nos tempos de Jesus, as parábolas são cheias de imagens vívidas e tocam os leitores de maneira poderosa. Em suma, elas têm sido uma importante fonte de sabedoria, instrução e consolo para os cristãos em toda parte. Nas páginas seguintes, vamos entender o que são as parábolas, o que fazem nos evangelhos, e porque são tão importantes para nós hoje. Também vamos aprender algumas sugestões gerais para a leitura proveitosa das parábolas.

O que são parábolas?

Figuras de linguagem Metáfora: Comparação de dois objetos, enfatizando uma similaridade específica ou algumas similaridades. Quando o salmista afirma que “Deus é a minha rocha” (Salmo 18.2,31; 42.9), não devemos entender que Deus é literalmente uma rocha. Em vez disso, o salmista está comparando uma característica específica da rocha com uma característica de Deus. Ou seja, assim como as rochas são sólidas e fortes, Deus também é. Símile: Tal como uma metáfora, uma símile é uma comparação entre dois objetos. No entanto, a comparação é mais evidente, o que a torna mais enfática e vívida. Símiles usam as palavras assim como e como para fazer a comparação entre os dois objetos óbvios. Quando o salmista escreve, “o homem é como um sopro” (Salmo 144.4) a comparação é direta e clara. As parábolas do Reino de Deus que começam com “o reino de Deus (ou céu)” são exemplos de símiles.

Parábolas são histórias que cumprem um propósito específico, de uma maneira específica. Parábolas são analogias Alegoria: Uma alegoria é a metáfora ampliada. Refere-se a histórias, poemas, imagens e ampliadas. Em outras palavras, são palavras que transmitem significados além do comparações ampliadas entre dois literal. Um exemplo de uma alegoria no Novo objetos. A comparação procura Testamento está em Gálatas 4.21-31, onde Sara identificar semelhanças ou destacar e Hagar, representam duas alianças. diferenças para explicar ou esclarecer algo sobre um dos objetos. Algumas parábolas são símiles ou metáforas ampliadas, outras são alegorias breves. Isso significa que, quando lermos as parábolas, devemos ter o cuidado para não interpretarmos as metáforas, símiles e alegorias para além do que a própria Bíblia permite. (Ver Interpretação de parábolas, p. 11).

Parábolas nos Evangelhos Parábola

Mateus 5.14-16 Mateus. 7.24–27 Mateus 9.16 Mateus 9.17 Mateus 13.3–9 Mateus 13.24–30 Mateus 13.31,32 Mateus 13.33 Mateus 13.44 Mateus 13.45,46 Mateus 13.47–50 Mateus 18.12–14 Mateus 18.23–35 Mateus 20.1–16 Mateus 21.28–32 Mateus 21.33–45 Mateus 22.2–14 Mateus 25.1–13 Mateus 25.14–30

Total de parábolas em cada evangelho

20 10

Parábolas únicas em cada evangelho

1

22

Mateus

1. A candeia no velador 2. O construtor sábio e o insensato 3. Pano novo em roupa velha 4. Vinho novo em odres velhos 5. O semeador 6. O joio 7. A semente de mostarda 8. O fermento 9. O tesouro escondido 10. A pérola 11. A rede 12. A ovelha perdida 13. O credor incompassivo 14. Os trabalhadores na vinha 15. Os dois filhos 16. Os lavradores maus 17. As bodas 18. As dez virgens 19. Os talentos 20. A semente que cresce 21. O dono de casa ausente 22. O credor e os dois devedores 23. O bom samaritano 24. O amigo importuno 25. O rico insensato 26. O servo vigilante 27. O mordomo fiel 28. A figueira estéril 29. O lugar de honra 30. O grande banquete 31. O custo de ser um discípulo 32. A dracma perdida 33. O filho pródigo 34. O administrador infiel 35. O rico e Lázaro 36. O servo obediente 37. A viúva persistente 38. O fariseu e o publicano 39. As dez minas

Marcos 2.21 Marcos 2.22 Marcos 4.2–9

Marcos 4.30–3

Marcos 12.1–1

Marcos 4.26–2 Marcos 13.34–3

Mateus 24.45–51

8 2 2

Geo em revista

Marcos

Marcos 4.21,22


A maior das aventuras

Uma das histórias mais fascinantes das Escrituras Sagradas é a de Noé, o homem escolhido por Deus para salvar a vida no planeta Terra. Arca de Noé é um estudo que traz todas as informações e verdades espirituais contidas em uma das maiores aventuras humanas de todos os tempos. Com muitas figuras ilustrativas e comparativas, fornecendo uma ideia clara de como era o gigantesco barco que abrigou a família de Noé e um casal de cada espécie animal, Arca de Noé vai agradar em cheio a leitores de todas as idades. Muito útil para leitura individual e também para classes de Escola Dominical, a obra traz, de maneira organizada, a cronologia dos fatos que precederam o Dilúvio; os detalhes da arca e da rotina dentro dela nos mais de 300 dias em que flutuou sobre as águas que cobriram o mundo; o perfil de Noé; e as lições espirituais que podem ser aprendidas com o episódio, sobretudo a importância de se obedecer à vontade de Deus e rejeitar o pecado.

As pérolas do Mestre

Coleção Estudos bíblicos em esquema

Versão: Nova Versão Internacional Formato fechado: 14 x 21 cm (este formato pode variar em até 0,5 cm) Papel: couché 150 g/m2 Acabamento: Verniz total

s

Título

s

32

12

Lucas Lucas 8.16,17; 11.33-36 Lucas 6.47–49 Lucas 5.36 Lucas 5.37,38 Lucas 8.4–8

1 Anocandeia velador

Mateus 5.14-16 Marcos 4.21,22 Lucas 8.16-18; 11.33-36

Síntese

Comentários

Jesus declarou que seus seguidores são a luz do mundo, e então lhes pede para não esconder a sua luz, mas usá-la de maneira eficaz.

Os cristãos são chamados para ser luz em um mundo escuro. Isto requer viver de acordo com os mandamentos de Cristo e permitir que a nossa vida reflita o amor de Jesus, a obediência, a humildade e o perdão.

Lucas 13.18,19 Lucas 13.20,21

Lucas 15.3–7

Lucas 20.9–18

constru2O tor sábio e

o insensato

Mateus 7.24-27 Lucas 6.47-49

29 37 Lucas 7.41–43 Lucas 10.30–37 Lucas 11.5–13 Lucas 12.16–21 Lucas 12.35–40 Lucas 12.42–48 Lucas 13.6–9 Lucas 14.7–11 Lucas 14.16–24 Lucas 14.25–35 Lucas 15.8–10 Lucas 15.11–32 Lucas 16.1–13 Lucas 16.19–31 Lucas 17.7–10 Lucas 18.1–8 Lucas 18.9–14 Lucas 19.11–27

Título

Síntese

Comentários

Um agricultor espalha as sementes que caíram em quatro tipos de solo. A que caiu no solo duro, foi comida pelas aves. A que caiu em solo rochoso brotou rapidamente, mas murchou devido à falta de raiz. A que caiu entre espinhos, foi sufocada. A que caiu em boa terra produziu muito fruto.

Esta parábola inclui uma explicação dos quatro tipos de solo, como símbolo das respostas dos que ouvem a mensagem do Reino de Deus. A parábola desafia os seus ouvintes a receber a palavra sobre o reino dos céus, focar nela, e crescer. Quem verdadeiramente ouve a mensagem do Reino de Deus, torna-se um discípulo cuja vida frutifica.

Um agricultor espalha uma semente boa, mas o seu inimigo vem à noite e planta o joio também. O agricultor decide permitir que cresçam juntos, planejando separá-los na hora da colheita.

Esta parábola explica a coexistência de crentes e descrentes até a volta do Senhor (Mateus 13.36-43).

O reino dos céus é semelhante a uma semente de mostarda. Esta semente, a menor entre todas conhecidas pelo público de Jesus, torna-se um arbusto tão grande, que as aves fazem os seus ninhos nela.

O reino não vem como uma poderosa árvore de mostarda, mas sim, chega como uma pequena semente que cresce e proporciona sombra e refúgio. O Reino de Deus já está presente no ministério de Jesus, mas a sua plenitude só acontecerá quando Jesus voltar.

8 O fermento

O reino dos céus é comparado ao fermento que quando é colocado na massa, se espalha e promove o seu crescimento.

O fermento é um símbolo da crescente influência do Reino de Deus no mundo (Mateus 28.19,20).

9 O tesouro

O reino dos céus é comparado a um tesouro que, quando é encontrado é tão desejável que um homem vende tudo que possui para adquiri-lo.

Jesus anuncia a presença do reino dos céus e convida o seu público a se alegrar por havê-lo encontrado.

O reino dos céus é comparado a um comprador de pérolas que encontra uma tão desejável que vende todas que tem para comprá-la.

Nesta parábola, Jesus exorta os seus ouvintes a reconhecer o valor do reino dos céus no meio deles.

O reino dos céus é comparado a uma rede que atrai tanto o que é bom (que é mantido) como o que é ruim (que é queimado).

Esta parábola ilustra a separação entre os crentes e os incrédulos quando Jesus voltar (Mateus 25.32-46).

Quando uma ovelha se perde, o pastor vai procurá-la e se alegra quando a encontra.

A parábola convida os seus leitores a participar da procura dos que estão perdidos e a celebrar quando são encontrados.

semeador 5O Mateus 13.3-9 Marcos 4.2-9 Lucas 8.4-8

6 O joio

Mateus 13.24-30

© photooiasson

2

novo 3 Pano em roupa velha Mateus 9.16 Marcos 2.21 Lucas 5.36

novo 4 Vinho em odres velhos

Mateus 9.17 Marcos 2.22 Lucas 5.37,38

Na conclusão do Sermão do Monte (Mateus 5.1–7.29), Jesus compara aqueles que entendem e praticam as suas palavras com aqueles que não o fazem. Uma pessoa sábia constrói sobre uma rocha e resiste às tempestades; uma pessoa insensata constrói sobre a areia e sofre as perdas.

Jesus reforça a importância de ter um alicerce seguro e estável. A Bíblia nos diz que somente Jesus é esta fundação digna (1Coríntios 3.11).

Jesus explica o perigo de remendar uma roupa velha com um pano novo. Quando for lavado, o pano novo vai encolher e o rasgado vai ficar pior.

A parábola desafia o seu público a entender a novidade da mensagem de Jesus. Ele não veio para nos livrar da lei, mas para cumpri-la, e, cumprindo-a, estende o seu significado (amai os vossos inimigos, por exemplo). Na fé dos rituais e sacrifícios do Antigo Testamento, não havia espaço para este tipo de mudança. O que Jesus oferece, então, é uma “roupa nova” completa.

Jesus afirma o fato de que o odre estica quando o vinho que ele contém fermenta. Se um odre for reutilizado, não esticará mais e quebrará.

27 17 3

Assim como na parábola do pano novo sobre a roupa velha, esta também desafia os que a ouvem a compreender a novidade da mensagem de Jesus. Ele não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la e, cumprindo-a, estende o seu significado (amai os vossos inimigos, por exemplo). A fé dos rituais – sacrifícios do Antigo Testamento, não dá espaço para este tipo de mudança. O que Jesus oferece, então, é um “odre novo” completo.

7 A semente

de mostarda Mateus 13.31,32 Marcos 4.30-32 Lucas 13.18,19

Mateus 13.33 Lucas 13.20,21

escondido

Mateus 13.44

10A pérola Mateus 13.45,46

A rede 11Mateus

13.47-50

12A ovelha perdida

Mateus 18.12-14 Lucas 15.3-7

Título

Síntese

Comentários

Um servo suplica ao rei que o perdoe de uma grande dívida, que nunca poderia pagar. Este mesmo servo aprisiona outro, seu companheiro, que não podia lhe pagar uma dívida muito menor. Em resposta, o rei mandou prender o primeiro servo.

Devemos perdoar os outros, considerando que fomos perdoados por Cristo de uma grande dívida (Efésios 2.13).

O dono de uma vinha contratou trabalhadores para a sua vinha às 6 da manhã, pelo salário de um dia de trabalho. Às 9 da manhã, ao meio-dia, as 15 e às 17 da tarde, ele contratou mais alguns trabalhadores. Às 18 horas, ele pagou a todos um dia inteiro de salário. Os primeiros trabalhadores se sentiram enganados, mas o proprietário os lembrou de que pagou exatamente o que havia combinado com eles.

A parábola desafia os que a ouvem a entender que a maneira como Deus trata as pessoas não se baseia no padrão humano de justiça. A parábola enfatiza a misericórdia de Deus como base para a salvação e obriga os ouvintes a confrontar questões como inveja, sentimento de superioridade e ciúme.

dois 15Os filhos

Um homem tem dois filhos, e os chama para trabalhar na sua vinha. O primeiro diz que não vai, mas depois se arrepende e vai trabalhar. O segundo diz que vai, mas não o faz. O primeiro filho é o que faz a vontade do pai.

Um contraste de pecadores que se arrependem e são salvos, versus os hipócritas que sabem o que devem fazer, mas não fazem (Ezequiel 33.31,32).

16Os lavradores

Um fazendeiro prepara uma vinha e aluga para agricultores, enquanto vai para longe. Na época da colheita, envia servos para recolher o “Aluguel” (os primeiros frutos), mas os agricultores tratam os servos vergonhosamente. Finalmente envia seu filho, a quem eles matam. Ele, portanto, destruirá os agricultores malvados e alugará o vinha para outros.

Esta é uma das parábolas mais difíceis de interpretar. A parábola não diz que Deus rejeitou o povo judeu como um todo. É uma acusação contra os líderes judeus que rejeitaram João Batista e Jesus. Ela demanda de seus ouvintes, que rejeitem por sua vez tais líderes, e sigam a Jesus.

Um rei prepara uma festa de casamento para seu filho e envia os seus servos aos convidados. Todos dão desculpas esfarrapadas para não comparecer e até mesmo matam os seus servos. O rei destrói tais pessoas e convida outros para a festa.

Uma acusação contra os líderes judeus e a maneira como trataram e rejeitaram os profetas e a Jesus. A oferta de salvação é agora para todos os que confiam em Cristo (Atos 28.28).

Dez damas de honra aguardam a chegada do noivo, mas apenas cinco foram sábias o suficiente para preparar o óleo extra para a sua lâmpada e estavam prontas quando ele chegou e foram com ele.

A parábola insiste para estarmos prontos e preparados para a iminente volta de Cristo.

credor 13O incompassivo

Mateus 18.23-35

14Os trabalhadores na vinha

Mateus 20.1-16

Mateus 21.28-32

maus

Mateus 21.33-45 Marcos 12.1-12 Lucas 20.9-19

17As bodas

Mateus 22.2-14

18As dez

virgens

4

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

Mateus 25.1-13

5

Síntese

Comentários

talentos 19Os Mateus

Título

Antes de sair para uma longa viagem, um homem entregou a cada um de seus três servos um valor diferente do seu dinheiro para investir. Dois, dobraram o que receberam e foram recompensados, o terceiro, enterrou o que recebeu, não ganhou nada e perdeu a recompensa.

No seu retorno, Cristo espera que os cristãos tenham usado os dons e oportunidades que lhes deu (Colossenses 1.10). A questão central da parábola é a fidelidade. A parábola exorta o seu público a permanecer fiel, como discípulos de Jesus, no tempo que antecede ao seu retorno.

20A semente

O Reino de Deus é comparado a sementes que crescem e amadurecem. Nós não entendemos o processo de crescimento que as sementes experimentam, no entanto, sabemos que quando o fruto está maduro, é colhido.

A parábola transmite confiança e conforto ao seu público, assegurando que o Reino de Deus vai chegar ao seu clímax no tempo de Deus. Também lembra-nos de que este momento é inevitável e não depende de esforços humanos.

Cristo é comparado a um

Esta breve comparação chama todos os crentes a estarem prontos para o retorno de Jesus. Estar pronto significa que os cristãos têm que estar ocupados com os assuntos e questões do reino dos céus. Cristo deixou os cristãos para fazer a sua obra no mundo como sal e luz. Nossa alegria é sermos encontrados fiéis em seu retorno (Mateus 5.13).

25.14-30

que cresce

Marcos 4.26-29

21O dono de

de casa que sai para uma casa ausente dono viagem e deixa os seus servos

Marcos 13.34-37 responsáveis. Os servos não podem ser encontrados ociosos no seu retorno.

credor e 22O os dois devedores

Lucas 7.41-43

bom 23O samaritano Lucas 10.30-37

Um credor perdoou dois devedores. Um é perdoado de um valor dez vezes maior do que o outro. Cristo afirma que o que foi perdoado dez vezes mais, vai amar mais o credor.

Quando entendermos mais e mais como era grande a nossa dívida e o tamanho do perdão que recebemos, vamos amar mais a Cristo (Marcos 12.30).

Um judeu viajou para Jericó e foi espancado, roubado e deixado para morrer. Um sacerdote e um levita passaram por ele, mas foi um samaritano (odiado pelos judeus) que resgatou o homem e garantiu a sua recuperação.

Como resposta a “quem é o meu próximo?”, Jesus mostra que a vida no Reino de Deus requer de nós amar nossos vizinhos e até os nossos inimigos. A parábola é uma chamada à ação. O amor não é apenas uma questão de sentimentos ou pensamentos, mas de ações.

Características das parábolas de Jesus As criativas histórias de Jesus eram: • Breves • Simples e repetitivas • Compostas de elementos, exemplos ou experiências diárias de seu público • Mais ou menos significativas em seus pontos • Destinadas a ouvintes de diferentes níveis • Chocantes, surpreendentes, desafiadoras, atraentes e relevantes • Frequentemente relacionadas ao Antigo Testamento e ao Reino de Deus

© Alexander Abolins

Função das parábolas no ministério de Jesus A mensagem-chave de Jesus foi a chegada do Reino de Deus no mundo. A vida de Jesus e o seu ministério, morte e ressurreição, testemunham a realidade e o poder do reino. As parábolas também dão testemunho desse reino vindouro. Embora fosse uma ferramenta de ensino importante para o ministério de Jesus, sua importância vai além da instrução. Como os profetas do Antigo Testamento, Jesus usou as parábolas como uma forma de confrontar as pessoas com a Palavra de Deus. Parábolas são histórias que exigem uma resposta. Mais do que simplesmente instruir, Jesus requer de seus ouvintes uma resposta para a vinda do Reino. Sendo assim, as parábolas são concebidas para provocar emoções, reações, arrependimento e reconhecimento de quem é Jesus, e o que a vinda do Reino significa. As parábolas são um convite àqueles que pertencem a Deus para fortalecer a sua fé e conhecimento. Quanto aos que rejeitaram a Deus, as parábolas confirmaram a sua incredulidade. Como Isaías, que veio antes dele, Jesus sabia que sua mensagem suscitaria oposição, ceticismo e hostilidade. Porque apelam às nossas emoções e vontade, a mensagem trazida pelas parábolas frequentemente produz uma forte reação em nós.

© 2010 Bristol Works, Inc. © 2013 Geografica Editora Ltda. Av. Presidente Costa e Silva, 2151 - Pq Capuava 09.270-000 - Santo André (SP) - Brasil Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste folheto, no seu todo ou em parte, sob qualquer forma. Não pode ser postado ou transmitido na Internet. © Joshua Blake

Ficha técnica

As parábolas de Jesus estão entre as mais lidas e amadas seções da Bíblia. Elas são cheias de imagens e tocam as pessoas de maneira poderosa – tanto aqueles que tiveram o privilégio de ouvi-las da boca do Mestre como nós, agora. Essas histórias contadas pelo Filho de Deus têm sido uma importante fonte de sabedoria, instrução e consolo para os cristãos ao longo dos tempos. Por isso, o estudo Parábolas de Jesus é uma poderosa ferramenta para alicerçar a fé e a esperança. Nele, o leitor encontra uma lista detalhada de todas as parábolas de Jesus, suas referências, sínteses e comentários, com aplicações práticas para a vida cotidiana. Chocantes, surpreendentes, desafiadoras, atraentes e reveladoras, as alegorias contadas pelo Salvador são descortinadas em sua plenitude em Parábolas de Jesus.

Todas as citações das Escrituras, a menos que indicada outra fonte, foram retiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®. Copyright ©1993, 2000 pela Bíblica Brasil. Usada com permissão. Todos os direitos reservados para www.biblicabrasil.org.br

ISBN-13: 978-159636-382-3 ISBN-10: 159636-382-7

Estoque #749X Folheto Parábolas de Jesus

90000

Distribuidores: Pacote de 5 panfletos = estoque # 750X

9 781596 363823

6

23


Produto em destaque

24

Geo em revista


De Gênesis a Malaquias Panorama do Antigo Testamento leva o leitor a um mergulho profundo na primeira parte da Bíblia

O

Antigo Testamento contém o relato da Criação, a história do povo hebreu, as profecias sobre a vinda do Messias e muito, mas muito mais. Trata-se de um vasto conteúdo que abrange milhares de anos e fatos essenciais da trajetória da humanidade, da natureza de Deus, da vida devocional e da espiritualidade. Por ser tão amplo e, muitas vezes, complexo, o Antigo Testamento costuma ser um desafio para o entendimento de muitos leitores. Contudo, a correta compreensão da primeira parte da Bíblia Sagrada é essencial para a fé do cristão. Com o Panorama do Antigo Testamento, minucioso trabalho desenvolvido pelo teólogo Angelo Gagliardi Junior, a GEOGRáFiCA traz importante contribuição para a cultura bíblica e a edificação do público brasileiro. Através de um texto agradável

e bem organizado, o leitor será apresentado a fatos, datas, personagens e histórias dos primeiros 39 livros da Bíblia. Abrangente, a obra inclui ainda uma cronologia completa da primeira parte das Sagradas Escrituras, os principais nomes e seus significados, datas em que viveram reis e profetas, tabelas de pesos, medidas e moedas e muito mais. Após 10 anos de estudos aprofundados, Gagliardi apresenta, de maneira aperfeiçoada, a análise de todos os livros – de Gênesis a Malaquias – com esclarecimentos sobre o autor, a época e o contexto em que foi escrito, os versos principais e a abordagem de seu conteúdo. Como um guia organizado e estimulante de leitura diária, Panorama do Antigo Testamento é uma obra que pode ser lida, estudada por pregadores, professores e alunos de Escola Dominical, grupos de estudo bíblico, seminaristas e qualquer pessoa que deseja um aprendizado substancial da Palavra de Deus.

“Paixão pelo Antigo Testamento” O escritor Angelo Gagliardi Jr conversou com GEO EM REViSTA: GEO EM REVISTA – Por que escrever sobre o Antigo Testamento (AT)? ANGELO GAGLIARDI JR – A maioria dos leitores da Bíblia se afasta do AT por ter dificuldade de entender tantos nomes, reis, tribos, povos, personagens e livros, e percebê-los cronologicamente. Além disso, não conseguem trazer para suas vidas, hoje, a significância e relevância do que ali está escrito. Escrevi o livro com estes objetivos. É importante ler o Novo Testamento sob a ótica explicativa do Antigo.

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

Não é muito comum um médico enveredar pela literatura cristã. Como foi esse processo? Desde a infância, sou fascinado pelas histórias e heróis do AT, e desde jovem, dou aulas sobre esse tema na Escola Dominical. Sou um leitor apaixonado pela Bíblia, e a Medicina aguçou ainda mais minha paixão pela leitura e pelo estudo. Em sua opinião, o que tem faltado na literatura evangélica brasileira? Temos muito material de autoajuda, mas pouca reflexão que esteja em linguagem acessível à maioria de nosso povo. Gostaria de ver mais teologia bíblica com ênfase no desafio de vida prática, em linguagem palatável e inteligível para todo leitor.

25


História

Arte que diverte e educa Rica e diversificada, a linguagem dos quadrinhos pode ser utilizada com os mais variados objetivos Por Nataniel dos Santos Gomes

A

s chamadas histórias em quadrinhos (HQs) ganharam vida a partir do século 19, embora, desde a idade da Pedra o homem já usasse os desenhos para perpetuar suas histórias. Ainda hoje podemos contemplar magníficos conjuntos de arte rupestre – alguns deles, feitos na aurora da humanidade – nos quais nossos antepassados registraram suas experiências e modo de vida. Muitos milênios depois, com a invenção da imprensa, por volta de 1450, o consequente avanço das artes gráficas e técnicas de impressão possibilitariam o desenvolvimento de inúmeras formas de expressão e comunicação. As primeiras tiras de quadrinhos saíram encartadas em jornais e revistas, mas logo ganharam espaço em publicações próprias. A partir dos anos 1930, as HQs se consolidaram. inicialmente, elas eram voltadas para a juventude, mas, com o tempo, conquistaram novos públicos. Ao contrário do que se pensa, quadrinhos não são coisas de crianças, apesar das centenas de títulos de gibis infantis que vemos nas bancas e lojas de revistas. As estatísticas mostram que o leitor médio dos quadrinhos está na faixa dos 30

26

anos. É uma faixa exigente, que já tem uma boa base de cultura e senso crítico – fato que colabora para o refinamento dos traços e o aprimoramento dos roteiros. Porém, as HQs ainda estão sendo utilizadas de forma muito restrita por educadores, escritores, profissionais dos livros e até mesmo por cristãos. infelizmente, são pouquíssimas as iniciativas para mudar esse quadro e, na maioria das vezes, com uso muito limitado e pouco criativo dos recursos das HQs, como nos livros didáticos. Por outro lado, elas ganham força através do cinema. Não por acaso, três entre as dez maiores bilheterias de Hollywood são justamente baseadas em personagens que vieram das revistas: Os vingadores, Homem de ferro e Batman – O cavaleiro das trevas ressurge são alguns exemplos do vigor e da potencialidade dos personagens criados para os quadrinhos. Não há dúvida de que os leitores de histórias em quadrinhos têm uma percepção da mensagem de maneira muito mais direta do que nos livros, independentemente da faixa etária. Afinal, as HQs possibilitam acesso ao texto e à imagem ao mesmo tempo, com as devidas características desta ferramenta. E, quanto mais

Geo em revista


jovens os leitores, isso parece ser ainda mais verdadeiro. Basta lembrar das antigas propagandas que saíam nas revistas e jornais. Procure na internet uma bem antiga e note que havia pouco texto. Atualmente o quadro é outro. Pegue uma revista, como a Veja, por exemplo, e olhe para os anúncios. Alguns ocupam duas páginas e trazem apenas uma frase quase no rodapé. Mas o segmento religioso, sobretudo os cristãos, parece ter descoberto esse caminho esquecido. O professor Waldomiro Vergueiro, da Universidade de São Paulo (USP), disse, em uma entrevista ao site Deus no gibi: Parece-me que os únicos materiais nessa linha que têm certa constância, sendo publicados há muitos anos, são as revistas do Smilinguido, lançada em bancas, e as cartilhas do Toinzinho, distribuídas, em geral de forma gratuita, em vários lugares. A primeira relaciona-se com uma religião protestante [...], e a segunda é produzida por uma associação espírita. Como instrumento de evangelização, existem diversas bíblias em quadrinhos. Na década de 1970, um artista haitiano que viveu no Brasil, André Le Blanc, famoso por desenhar Flash Gordon, Fantasma e outros, preparou uma versão do texto sagrado em quadrinhos para a igreja Anglicana, publicada em edições de bolso no Brasil pela editora Betânia. E, já que a distribuição de quadrinhos parece não compensar pequenas tiragens nas bancas de jornais, a melhor alternativa é criar os chamados graphic novels, um tipo de quadrinhos, que, normalmente, tem uma estética e uma história mais adulta, para distribuição em livrarias, que encontra mais aceitação entre outras faixas etárias. Além disso, para as livrarias, tem valor de livro e não de quadrinhos. Atualmente, o tipo de HQs que mais atrai novos leitores são os mangás, inclusive a despeito dos outros modelos, como os de linha clara, alternativos, cômicos etc. Seguindo essa tendência, recentemente, foi lançado no Brasil A Bíblia em mangá, de Siku, que tem tido uma boa aceitação no mercado. Ruben Pirola, o Rubinho, é um exemplo de artista que usa a estética dos quadrinhos para ensinar a Bíblia e a vida cristã. Ele é professor da Faculdade de Artes Plásticas e de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia (MG) e, em 1995, tornou-se conhecido, com a publicação do livro de cartuns Café com Deus, tendo recebido a premiação como autor revelação pela Associação Brasileira de Escritores Cristãos (ASEC). Seus quadrinhos usam do humor para dar “duras” nos religiosos, denunciando contradições e hipocrisias do segmento evangélico. Sua metodologia é baseada em fazer o leitor rir e se chocar com as imagens. Obviamente, ele não quer acabar com a fé cristã – afinal, o próprio Rubinho é um pastor –, mas chamar a atenção para uma maior coerência entre o falar e o agir, tão desgastada nos dias de hoje, inclusive nos círculos cristãos. Diferentemente dos

Outubro / Novembro / Dezembro de 2014

Não há dúvida de que os leitores de histórias em quadrinhos têm uma percepção da mensagem de maneira muito mais direta do que nos livros, independentemente da faixa etária. Afinal, as HQs possibilitam acesso ao texto e à imagem ao mesmo tempo pregadores atuais, que muitas vezes usam o humor apenas para divertir a plateia, Rubinho tem o desafio de usar seu tom jocoso para exemplificar um conteúdo sério. Em recente entrevista para o site Deus no gibi, ele disse: “[...] Prego e luto [...] para dar dor de cabeça, e não para anestesiar a alma que quer fugir de Deus”. Outra artista que tem usado os quadrinhos com intenção doutrinária e grande aceitação popular é Márcia d’Haese. Em uma época em que não existiam atrativos para as crianças e adolescentes na igreja, e os desenhos animados religiosos eram raros, ela criou o popular Smilinguido. A formiga cristã ganhou revistas, marcadores de páginas, cartões de aniversário e até desenhos animados, além de uma série de outros produtos, com muito bom humor e traços bem infantis – e, apesar disso, caiu no gosto de jovens e adultos por transmitir mensagens básicas da fé cristã, como o amor e a solidariedade, de maneira singela e atraente. A formiguinha chegou a ser tema de festas de aniversários de crianças que não tinham qualquer ligação com religião, mas se encantavam com o simpático Smi e sua turma. Mais tarde, a talentosa Márcia deu vida a outro grande sucesso dos quadrinhos, a Turminha de Mig & Meg. Em inglês, foi publicada com grande sucesso a série Kingdon come (“O Reino do amanhã”, publicada na edição brasileira pela Panini). Ela fazia referência à oração do Pai Nosso baseada em uma interpretação do livro bíblico do Apocalipse, só que ambientada no universo dos super-heróis, sendo eles mesmos os protagonistas. O Apocalipse descreve momentos de trevas para a humanidade, mas traz a esperança da volta de Jesus Cristo – o personagem mais messiânico dos quadrinhos – e a chegada de seu Reino. Em Kingdon come, não é Jesus que volta, mas sim, o Super-Homem. Toda história é narrada por um velho pastor que vive uma crise com a sua fé e com o mundo ao seu redor. Sua trajetória é uma adaptação da intervenção divina na história, trazendo esperança e fé. No final da história, o pastor observador Norman McCay está em uma igreja e recebe uma nova missão de Espectro. O herói diz: “Bem, Norman, você viu os titãs caminharem sobre a Terra e acompanhou o passo. Talvez você seja mais parecido com eles do que imagina. Você existe para dar esperança.”

27


A editora Panini tem publicado Preacher, que são histórias que seguem uma linha contrária de ministrar a doutrina cristã. No encadernado Preacher: A caminho do Texas, Deus é procurado por um pastor que perdeu a fé. Nessa jornada em busca de esclarecimento sobre o abandono divino da criação e o desaparecimento do Criador, ele tem a ajuda de um ser ambíguo, algo entre um anjo e um demônio. E mesmo autores que não se identificam como cristãos se aventuram nesta temática, como o cartunista Laerte, que lançou três encadernados divertidíssimos sobre Deus, com algumas percepções muito interessantes e até respeitosas, mas pouco doutrinárias, já que o autor se declara um ateu logo no prefácio.

“VERDADEIROS HERÓIS” Os escritores dos textos sagrados, muitas vezes, se deparavam com o desafio de transpor para o leitor objetos, seres e lugares nunca antes vistos. Para tentar cumprir tal desafio, eles usavam da linguagem visual em símbolos, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Tais signos foram utilizados para que alguns conceitos e fatos fossem relembrados, assimilados e disseminados. É por imagens, através de sonhos e/ou visões, que tantos judeus como cristãos receberam algumas das revelações divinas. A visualidade, o imagético, era, portanto um recurso de comunicação entre o Senhor e seu povo – e, posteriormente, um recurso educativo, coisa que as HQs fazem com frequência. Vale destacar que os quadrinistas podem escolher variados tipos de planos ou enquadramentos para ressaltar e selecionar determinados detalhes de uma cena – plano geral, plano total ou de conjunto, plano médio ou aproximado, plano americano, primeiro plano e plano de detalhe, pormenor ou close-up, entre outros. Posteriormente ao período em que a Bíblia foi escrita, a questão visual continuou muito forte, por meio de painéis da via sacra, vitrais, alto-relevos, retábulos decorados e outras expressões artísticas que serviam para contar uma história por meio de requadros. Os precursores dos balões indicadores da fala que as HQs utilizam largamente surgem na Europa do século 14, com os filactérios, pequenas faixas com palavras escritas posicionadas próximo à boca dos personagens. A religião judaica é muito marcada por um forte componente educacional, e o próprio Jesus Cristo ensinou utilizando uma variedade de recursos: ilustrações verbais, dramatizações e as inconfundíveis parábolas. A educação cristã utiliza o recurso imagético como forma de comunicação e educação, principalmente por meio da Escola Bíblica Dominical (EBD), sobretudo as classes voltadas ao público infantojuvenil. Antes da era digital, era através de recursos iconográficos – flanelógrafos, figuras, álbuns seriados, corinhos ilustrados, livros e demais recursos – que elas transmitiam aos pequenos as histórias bíblicas. Vale lembrar que existe certa similaridade entre os super-heróis das HQs e das histórias dos homens e mulheres da Bíblia. Sendo assim, lançamentos como a Bíblia em ação, publicada no Brasil pela GEOGRáFiCA, dão, de certa forma, o crédito devido a uma das fontes em que os profissionais da área bebem para dimensionar os personagens como nos exemplos citados acima. ilustradores e quadrinistas redescobriram a Bíblia em seus pro-

28

jetos de trabalho. Cada qual com seu traço, eles apresentam as histórias em formato imagens e linguagem escrita, para públicos e objetivos diversos. ilustradores internacionais como Robert Crumb e Alex Ross, ou os prestigiados brasileiros Maurício de Sousa e Sergio Cariello, são nomes conhecidos que possuem entre seus projetos edições da Bíblia ou livros de conteúdo cristão. Outro trabalho que merece destaque é Genesis, de Robert Crumb. Ele iniciou a proposta como um projeto pessoal em ilustrar o Éden. Ateu declarado, embora de origem judaica, ele realizou diversas pesquisas na intenção de aproximar textos e ilustrações o máximo possível do contexto histórico, social e religioso em que acredita-se que o livro bíblico do Gênesis foi pensado. Já Mauricio de Sousa possui dois projetos nessa área: Passagens da Bíblia com a turma da Mônica e Minha primeira Bíblia com a turma da Mônica. São obras voltadas para o público infantil, trazendo o encanto e a magia dos mais famosos personagens de HQ do Brasil para o panorama da Palavra de Deus. A Bíblia em ação, de Sergio Cariello, apresenta uma seleção de histórias dos livros da Bíblia, adaptadas e reagrupadas em unidades com títulos chamativos ao público juvenil em formato HQ. Quadrinista premiado, Cariello trabalha com HQs para editoras religiosas e seculares, dentre elas a famosa Marvel Comics. Ele optou em adaptar as histórias sem ilustrar cenas de nudez e de violência mais forte, visando à inserção da obra entre crianças e adolescentes. A própria chamada da Bíblia em ação, fazendo referência aos “verdadeiros heróis”, já traduz essa intenção. Seguindo a narrativa bíblica cronologicamente, Cariello ilustra os heróis com todas as características apontadas nos textos, com suas limitações e potencialidades. Assim, a obra demonstra a linha que une o Antigo ao Novo Testamento. Todo o conteúdo das Escrituras – a criação; a formação do povo hebreu; a eleição por parte de Deus; a história de israel; as profecias bíblicas; o advento do Messias; a obra redentora de Cristo; o surgimento da igreja; a evangelização promovida pelos apóstolos e as doutrinas sobre o fim do mundo e a salvação daqueles que creem no novo céu e na Nataniel dos Santos nova terra –, é ilustrado sinteticamente. Gomes é doutor Na obra, imagem e texto possuem em Linguística e uma relação de complementaridade, e professor universitário. Especialista ambas são essenciais para a construção em histórias em da mensagem. A imagem e a palavra esquadrinhos, ele é tão relacionadas nas formas de coexistênorganizador e autor cia, interferência e correferência, conforme a necessidade da narrativa. Através de de livros ligados ao universo das HQs, obras como a Bíblia em ação, a Palavra de como Quadrinhos Deus tem sido redescoberta como fonte e transdisciplinaripreciosa de conhecimento e sabedoria, dade, Para o alto e tanto para grupos religiosos como para avante e Grandes os mais diversos tipos de público, como poderes trazem forma de lazer, edificação e inspiração. E grandes responsabilidades quem ganha é o leitor!

Geo em revista



Revista e Corrigida

Turquesa Luxo c贸d. 67.72 Fto. 13,5 x 20,5 cm

30

Duotone Rosa e Rosa Luxo - c贸d. 67.41 Fto. 13,5 x 20,5 cm

Floral Luxo c贸d. 67.48

Fto. 13,5 x 20,5 cm


Esta Bíblia de Estudo traz um novo conceito às mulheres atuais, pois além de sua estética, há também um conteúdo rico em informações direcionadas á vida feminina, baseado em ensinamentos das Escrituras Sagradas. Por meio do aproveitamento desse conteúdo, a mulher caminhará ainda mais em direção ao Senhor sabendo como agir em seus relacionamentos e consigo mesma.

para presente Bíblia Horizontal

Em um design pensando na mulher, a Bíblia traz a versão João Ferreira de Almeida, com a edição Revista e Corrigida ida na grafia simplificada – Revisão 1997. Capa brochura com estojo Fto. 10 x 13 cm • cód. 43.43

31


Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Provérbios 22:6

Bíblia da Galerinha

Bíblia Ilustrada Infantil capa dura - cód. 70.01 Fto. 13,5 x19,5 cm

capa brochura - cód. 102.03 Fto. 12 x 16,5 cm

Traz uma linguagem fácil que faz com que as crianças se interessem pela Palavra de Deus, com imagens cheias de cor e linguagem simples.

Elaborada com uma linguagem clara e de fácil compreensão. Esta Bíblia já vendeu mais de 500 mil cópias se tornando assim, a maior referência do mercado editorial infantil cristão.

Ideal para conhecer as histórias mais emocionantes da Bíblia Sagrada através de ilustrações ricas em detalhes e realismo.

capa brochura - cód. 69.03 Fto. 12 x17 cm

32

Bíblia Infantil e seus heróis


! Lançamento

! Lançamento

Bíblia em Ação ã capa dura cód. 87.01 - Fto. 15,5 x 22,8 cm

Já imaginou ler as principais histórias bíblicas de uma maneira muito mais divertida, através de ilustrações? A “Bíblia em Ação” vem com esse propósito, atingindo aqueles que são fãs de histórias em quadrinhos. Através de uma linguagem de fácil compreensão e de imagens coloridas, este livro chama a atenção de diversas faixas etárias. Ele conta as 200 principais narrativas dos incríveis heróis em ação da Bíblia. Esses contos empolgantes do passado são descritos em 750 páginas.

Assista um trailler da Bíblia em Ação no nosso site.

Novo Novo Testamento Testamento em em Ação Ação

DEVOCIONAL DEVOCIONAL DA DA Bíblia Bíblia em em Ação Ação

capa brochura cód. 104.03 - Fto. 15,5 x 22,8 cm

capa brochura cód. 136.03 - Fto. 15,5 x 22,8 cm

Uma versão menor da Bíblia em Ação, começando no nascimento de Jesus e indo até o Apocalipse – Novo Testamento. Esta segunda parte da Bíblia está cheia de histórias de incríveis feitos heroicos de Jesus.

Uma seleção de histórias extraídas do grande sucesso de vendas A Bíblia em ação, com lições espirituais e missões repletas de ação e aventura que vão estimular a fé dos seus lhos no dia a dia.

O ilustrador Sérgio Carrielo já trabalhou para Marvel Comics e DC Comics. Ele estudou na Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art e também no Instituto Bíblico Palavra da Vida

33


Turma do Lumy

! Lançamento

Livro de Orações - conversando com Deus capa brochura cód. 132.03 - Fto. 17,5 x 17,5 cm

Conversar com Deus com a ajuda da Turma do Lumy será uma diversão para a criançada! São cerca de 90 temas que ajudarão os pequeninos a aprender a orar, agradecendo ou pedindo a ajuda do Pai, tudo isso através de uma linguagem simples. Os temas variam entre: Amigos; Carinho; Brinquedos; Escolhas; Tristeza, entre outos. ATITUDE Querido Deus, Entrego ao Senhor a minha vida. Ajuda-me a usá-la para ter as atitudes certas. Quando eu agir, quero deixar o Seu coração feliz!

Amém

O maior amor do mundo capa dura cód. 103.01 - Fto. 17,5 x 17,5 cm

O livro O Maior Amor do Mundo vem com o objetivo de mostrar as crianças desde o começo da vida que Deus é o verdadeiro e único amigo, e que Seu amor vai além do que imaginamos. Esta fascinante obra vêm com adoráveis ilustrações de animais, o que encanta as crianças. A história da criação deste livro é surpreendente, Matt, um cantor americano, descobriu em 2010 que sua mulher Sarah, estava esperando o terceiro lho, porém a criança nasceu com a síndrome Hipoplasia de Ventrículo Esquerdo – não desenvolvimento da metade do coração. Ainda recém-nascido Bowen – que signica pequeno vitorioso - passou por três cirurgias.

Turma Viva Panorama Bíblico Ilustrado capa dura cód. 97.01 - Fto 11,5 x 16,5 cm Bíblia Sagrada - Revista e Corrigida com Panorama Bíblico Ilustrado capa dura cód. 96.01 - Fto 11,5 x 16,5 cm

Talita Bíblia Sagrada - NVI capa brochura com capa de cristal cód. 72.49 - Fto 10 x 13 cm

34


! Lançamento

Vol.1 - A primeira fuga capa brochura cód. 106.01 Fto. 13,4 x 20,8 cm

Vol.2 - O segredo da Lua Índigo capa brochura cód. 107.01 Fto. 13,4 x 20,8 cm

As Crônicas de Dopple Ganger é uma série de livros que acompanha a vida de três crianças, Sadie e Saskia Dopple e Erik Morrissey Ganger, que vivem em um orfanato, a Escola Isambard Dunstan para Crianças Rebeldes, eles adoram se aventurar e se meter em enrascadas, mas existe Alguém que sempre está olhando por eles, e esse “Companheiro” enviou um anjo, que os guarda. O escritor, G. P. Taylor, cou conhecido através do livro Shadowmancer, o mais vendido de 2004, segundo o The New York Times e acabou traduzido para 48 idiomas. As vendas de seus livros totalizam mais de 3 milhões de cópias, e este grande autor volta agora com esta nova e cativante série de aventuras. 35


Gigante com dicionário e concordância Fto. 13,5 x 20,5 cm

Preta Luxo cód. 49.40 Bronze Luxo cód. 49.28

Gigante

Fto. 13,5 x 20,5 cm

Preta Luxo cód. 91.40 Preta Zíper cód. 91.36 Estamp. Femin. cód. 91.30 Estamp. Neutra cód. 91.31

Fto. 10 x 13 cm

Média

Boslo

Preta Luxo cód. 42.40 Preta Zíper cód. 42.36 Azul Luxo cód. 42.23 Azul Zíper cód. 42.26 Vinho Luxo cód. 42.22 Vinho Zíper cód. 42.25 Rosa Luxo cód. 42.71 Rosa Zíper cód. 42.68 Branca Luxo cód. 42.35

Média-Grande Fto. 12 x 16 cm

Preta Luxo cód. 40.40 Preta Zíper cód. 40.36 Estamp. Femin. cód. 40.30 Estamp. Neutra cód. 40.31

Mini

Fto. 7,5 x 10,5 cm

Preta Luxo cód. 39.40 Preta Zíper cód. 39.36 Azul Luxo cód. 39.23 Azul Zíper cód. 39.26 Vinho Luxo cód. 39.22 Vinho Zíper cód. 39.25 Rosa Luxo cód. 39.71 Rosa Zíper cód. 39.68 Estamp. Femin. cód. 39.30 Estamp. Neutra cód. 39.31

Fto. 8 x 16 cm

DISPONÍVEL NOS FORMATOS, CORES E CAPAS

Revista e Corrigida

Preta Luxo cód. 48.40 Preta Zíper cód. 48.36 Azul Luxo cód. 48.23 Azul Zíper cód. 48.26 Vinho Luxo cód. 48.22 Vinho Zíper cód. 48.25 Rosa Luxo cód. 48.71 Rosa Zíper cód. 48.68 Estamp. Femin. cód. 48.30 Estamp. Neutra cód. 48.31

Extra-Gigante Fto. 16,5 x 24 cm

Preta Luxo cód. 50.39 Bronze Luxo cód. 50.28

Vinho Luxo cód. 49.22 Azul Luxo cód. 49.72

Revisada e Atualizada na Nova Ortografia Gigante

Fto. 13,5 x 20,5 cm

36

Preto Luxo cód. 51.40 Rosa Luxo cód. 51.71


www.geograficaeditora.com.br

DISPONÍVEL NOS FORMATOS, CORES E CAPAS

Acesse nosso site e veja o comparativo de ffontes, com o formato real da letra para todos os re tamanhos de Bíblia.

Média

Fto. 10 x 13 cm

Grande

Fto. 13,5 x 20,5 cm

Gigante

Fto. 13,5 x 20,5 cm

Preta Luxo cód. 53.40 Turquesa Luxo cód. 53.72 Brochura cód. 53.02 Preta Luxo cód. 54.40 Preta Zíper cód. 54.36 Brochura cód. 54.03 Preta Luxo cód. 55.40 Preta Zíper cód. 55.36 Turquesa Luxo cód. 55.72 Duotone Floral Zíper cód. 55.73 Brochura cód. 55.03

37


Bíblia de Estudo do Discípulo Duotone Luxo cód. 52.54 Preto Luxo cód. 52.40 Fto 16,5 x 24 cm

A

Bíblia do Discípulo possui ênfase no estudo das doutrinas bíblicas e a estruturação de cada uma delas, além de ensinar como aplicar os ensinamentos cristãos nas necessidades da vida ajudando o leitor no bom discipulado. Ao estudar as principais doutrinas, ele será orientado na sua caminhada diária através de diferentes formas que ajudarão no estudo das Escrituras. Quem procura, encontra auxílio para estudo e conhecimento teológico, devoção pessoal e crescimento espiritual. Confira o vídeo da Bíblia do Discípulo no nosso site! www.geograficaeditora.com.br/site/videos

Bíblia de Estudo Apologética Preto Luxo cód. 62.40 - Fto 16,5 x 24 cm

A tradicional Bíblia Apololégica é conhecida pelo pioneirismo no segmento apologético e heresiológico, entre outros destaques, trazendo conhecimento sobre diversas doutrinas. Tornando-a uma obra com contribuições exclusivas.

Bíblia de Estudo Apologética com Apócrifos Marrom Luxo cód. 105.29 / Preto Luxo cód. 105.40 - Fto 16,5 x 24 cm

A Bíblia Apologética com Apócrifos traz mais uma ferramenta no estudo da Palavra: os livros apócrifos do Antigo Testamento. Auxiliando o cristão a entender melhor os problemas doutrinários constantes nesses livros. 38


Bíblia de Estudo Comparativa Nova Versão Internacional e Revista e Corrigida

Bege Luxo cód. 61.32 Preto Luxo cód. 61.40 Fto. 13,5 x 20,5 cm

Tem como objetivo levar aos leitores mais praticidade e um entendimento fácil e completo da Bíblia, pois traz numa única edição, a tradução Ferreira de Almeida e a Nova Versão Internacional. Confira o vídeo da Bíblia Comparativa no nosso site! www.geograficaeditora.com.br/site/videos

Bíblia Sagrada Edição Trílingue Inglês • Português • Espanhol Preto Luxo cód. 68.40 Estampada Neutra Luxo cód. 68.31 Brochura estampada Branca ou Verde sortidas - cód. 68.03 - Fto 16,5 x 24 cm Assista também, em nosso site ao vídeo da Bíblia Sagrada Trilíngue

Bíblia de Estudo Novo Viver Cinza Grafite Luxo cód. 109.27 Brochura cód. 109.03 Fto 16,5 x 24 cm

! Lançamento

E

sta Bíblia de estudo chega para auxiliar o leitor cristão na descoberta e entendimento da Palavra de Deus de forma simples. Para aqueles que tenham iniciado a vida cristã há pouco tempo, ou que nem conheçam os evangelhos, nesta Bíblia terão instruções de como manter o alicerce para a fé e entenderão o quão transformador e bom é ter um relacionamento próximo com Deus. Já para aqueles que estão a muitos anos firmes na fé, esta Bíblia fará com que relembrem os principais pontos da vida cristã. Ela traz textos e informações essenciais de forma simples que são importantes para a vida, servindo assim como um guia indispensável. Conheça mais sobre a Bíblia Novo Viver em nosso site

39


DISPONÍVEL NOS FORMATOS, CORES E CAPAS

Cantor Cristão com letra

Médio

Preto Flexível cód. 56.75 Branco Flexível cód. 56.76 Brochura cód. 56.03

Grande

Preta Flexível cód. 57.75 Brochura cód. 57.03

com Bíblia

Preta Luxo cód. 135.40 Preta Zíper cód. 135.36 Vinho Luxo cód. 135.22

Fto. 10 x 13 cm

Fto. 13,5 x 20,5 cm

(Média Grande) Fto. 12 x 16 cm

Cantor Cristão com música Preto Espiral cód. 58.46 - Fto. 14,5 x 22 cm

Hinário para o Culto Cristão

Preto ou Cinza Espiral cód. 59.46 Fto. 14,5 x 21 cm

40


Afinal o que é Saudade?

! Lançamento

Rubinho Pirola

capa brochura - cód. 128.01 - Fto. 17,5 x 17,5 cm

Sentimento único que só percebemos com pessoas especiais, ele não desgasta, não acaba e principalmente não tem cura, na verdade nunca sabemos explicar de maneira concreta tudo o que ele é capaz de causar dentro de nós.

Café com Deus Rubinho Pirola

! Lançamento

capa brochura - cód. 127.03 - Fto. 13,5 x 20,8 cm

Se você faz um esforço enorme toda vez que precisa lembrar onde deixou sua Bíblia? Você sente que as suas orações estão frias e curtas, que não consegue se concentrar nelas, ou que Deus saiu de férias para não ouvi-lo? Se tem notado na sua vida alguma facilidade em recordar ofensas? Ou se não tem mais cultivado o seu tempo devocional? Todas as respostas para essas e outras dúvidas você encontrará nas páginas desse livro, que tem como base a Bíblia Sagrada, e que sem dúvida falará muito ao coração de quem ler.

Como Entender a Bíblia A. Berkeley Mickelsen & Alvera M. Mickelsen capa brochura com orelha - cód. 84.02 - Fto. 13,5 x 20,8 cm

Este livro traz princípios que ajudam os leitores numa melhor interpretação da Bíblia, em vista da importância que é compreender da forma correta o que Deus quer nos passar. Tem como diferencial uma linguagem fácil e acessível, e está ao alcance de todos que tem interesse em se aprofundar nos conhecimentos bíblicos.

Histórias que a Bíblia não Contou

! Lançamento

Pr. Almir dos Santos Gonçalves Júnior

capa brochura com orelha - cód. 126.03 - Fto. 13,5 x 20,8 cm

Quem nunca se perguntou sobre o antes e o depois de muitas das histórias contadas na Bíblia? As respostas para essas perguntas estão na ficção do renomado autor batista Almir dos Santos Gonçalves Júnior, que já escreveu mais de 30 obras, o que o levou a ser vice-presidente da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB).

Bons Pensamentos

capa brochura com estojo - cód. 133.43 - Fto. 9,5 x 12,5 cm

“Uma boa frase na hora certa”, inspirado nos versos bíblicos o livro Bons Pensamentos traz uma frase para cada um dos 365 dias do ano. Acompanha estojo para presente. 41


Comentário Bíblico

Wiersbe

Comentário Bíblico

Expositivo

Box com 6 livros capa dura - cód. 85.01 Fto. 16 x 23 cm

Através da leitura, será possível adquirir uma compreensão mais profunda, variada e clara da Palavra de Deus, pois o autor incluiu comentários produzidos por centenas de especialistas. E em suas mais de 4000 páginas, os trechos são analisados por versículo que se confirmam na própria bíblia.

*Os livros não podem ser vendidos separadamente.

Comentário Bíblico

Outlines

Cinta com 2 livros capa dura - cód. 98.01 Fto. 16 x 23 cm

W

arren W. Wiersbe é Professor emérito de Homilética no Grand Rapids Baptist Seminary. Pastoreou igrejas em Indiana, Kentucky e Illinois (Chicago’s Historic Moody Memorial). Autor de centenas de livros, atualmente tem se dedicado a escrever, ensinar e ministrar conferências.

Esta obra destaca as principais histórias bíblicas sob os comentários e análises profundas do autor. Trazendo um compreensão panorâmica sobre a Palavra de Deus.

Confira o vídeo sobre a Coleção Wiersbe no nosso site! www.geograficaeditora.com.br/site/videos *Os livros não podem ser vendidos separadamente.

42


LANÇAMENTO

Estudos Bíblicos em Esquema ! Lançamento

Os Líderes que marcaram o tempo cód. 129.03 Informações Importantes da Bíblia Sagrada cód. 130.03 Conceitualização da Fé Cristã cód. 131.03 Fto. de cada estudo: 13,3 x 20,7 cm

O livro de orações da Turma do Lumy! Agora conversar com Deus com a ajuda da Turma do Lumy será uma diversão para a criançada! São cerca de 90 temas que ajudarão os pequeninos a aprender a orar, agradecendo ou pedindo a ajuda do Pai, tudo isso através de uma linguagem simples e lúdica. Essa turma é formada por cinco personagens o Lumy, Lamparino, Lumyanda, Mel Maria e o Nelo. Eles tornam o aprendizado

Os Estudos Bíblicos em Esquema vem de uma forma dinâmica, colorida, usando os mais diversos tipos de ferramentas ilustrativas e em um formato prático, sem deixar de ser completo e estimulante. Os Estudos são divididos em três temas, e quinze subtemas. Cada um possui uma ferramenta específica que ajudará o leitor a compreender melhor o assunto a ser tratado, como o uso de linhas do tempo, tabelas, aplicações dos ensinamentos, referências bíblicas, entre outros.

Cole Co leçã ççãão

Estudos Bíblicos em Esquema CONHEÇA MAIS SOBRE

OS LÍDERES que marcaram o tempo

Cole Co leççãão

Estudos Bíblicos em Esquema CONHEÇA MAIS SOBRE Informações Importantes da

BÍBLIA SAGRADA Co ole l çãão

Estudos Bíblicos em Esquema CONHEÇA MAIS SOBRE Conceitualização da

FÉ CRISTÃ

bem mais divertido e interessante. O livro inteiro é recheado de muitos desenhos coloridos e um conteúdo que ensinará muito aos pequenos. Os temas variam entre: amigos, carinho, brinquedos, escolhas, tristeza, esperança, dúvidas.

Coleção CRESCER O Dicionário Bíblico Crescer proporciona diversas informações sobre conceitos teológicos, fatos, lugares, plantas, animais, costumes, entre outros elementos, além de possuir diversas ilustrações e fotos coloridas que ajudam a esclarecer temas bíblicos importantes. A Concordância Bíblica Crescer auxilia na localização das principais passagens relacionadas com os mais significativos temas, o leitor tem à mão versículos que comprovam e complementam o texto lido. Dicionário Bíblico - capa dura cód. 74.01 - Fto. 13,8 x 21 cm Concordância Bíblica - capa dura cód. 75.01 - Fto. 13,8 x 21 cm Box com coleção completa cód. 76.01


Deus sempre tem prazer em m ex xplicar tudo - e em m partticular r - ao os que sãão seus s!

tire u tempo estar a com de

Foi o que Je esu sus fez e se egue fazzenddo hoje....

“Portanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos,, pelo sangue g de Jesus, peloo novo e vivo caminhho que Ele nos consagrou pe elo véu, isto é, pela suua carne,...” (Hb. 10: 19,20).

AS SUAS OB BRAS AS NÃO PODE PODEM LEVAR VOCÊ A DEUS! • Se fez coisas reprováve eis e sabe que falhou, não tenhha medo de entrar na presença de e Deus. Ele está lá para o perdoaar.

• Se fez coisas dignas, g não tenha a presunção de se achegar a Ele, como se suas próprias obras o habilitassem m.

E isso quer dizer... d

converse com Ele e medite na Sua Palavra! Deus tem surpppresas incríveis a todo aqu quele q que se dispõe a fazerr isso...

“E sem em m pparáb ráb rá ááb bola olaas não lhe olas h s faala alllaava; mas em particul ul r exp ul ula xpplicava tudo a seus discípulos” (Marcos 4:34) “Quandoo vier, pporé rré ém m,, o Espírit p to da verd errdade e, Ele vos guiará a toda a verda dade ade de,...” (Jo (J Joã Jo o o 16 6:13) Invocaa-me, e Te re esponderei; p anunciarr-te--ei coisas grande d s e ocullltttas, qu de q e não sabes. ”(Je erem mias 33:3)

O que você aprende na igreja, pode ser apliicado à sua vida, com mais forrçça, em particular - entre você e Deus!

sabe porq quê?

MEU PAI DE MISERICCÓRDIA! OBRIGADO POR ME E ACEITARES. POR EU PODER CHEG GAR A TI, NÃO PELA MINHA PERFOR RMANCE, MAS COM INTEIRA CERTEZ ZA DE FÉ FIRMADA NA GRAÇA, QUE FAZ DE JESUS MEU LIVRE AC CESSO À TUA CESSO PRESENÇA. POR JESUS, AMÉM!!!

• 11 •

• 15 •

• 20 •

- O BIFE MAIOR R É M MEU EU!

“O ventoo sopra ond o e quer, e ouves ves ess a sua e ua voz, mas não sabes b dde onde d vem, nem m paar ara rraa oonndde e va vai. Ass vai sssi s m é ttooddoo aquele que é nasci cido d do d Espírito.”(J ”( o 3:8) ”(J :8) 8))

VOCÊ É U UM MISSIONÁRIO DE TEMPO INTEGRAL! MAIS DE

“Não será assim entre vocês. Pelo elo e el lloo co cont nntr t ár áári r o, o, quem quis iser tornar-se importante ent ntre nt re vvo voc oc ocê êss dev dde e evverá e ser servo, e quue uem e quiser ser o prime eiir iro rroo de dever ve erá ser esccrraavo; com om mo o Fiilho lhhhoo do homem, que não ããoo vei ve eioo par a a sse ara er serv err idddoo, ma e mas as ppa par aarra serv e virr e dar a sua vida em res essgga gat ate poorr m at muu tos mui oss””.. ((M (Mt Mtt 20 M 20::26 :2 26 2 26-28 6--28 -2 28 8)

Dieta ap para ara s ser er guiado g gui pe elo Es spíírito: Nós não n o sabe sabe be emos moooss m por onde e o Esp sspí ppíírrit riiitto de De euus quuer noss guiaar, mas pode de em mos mo os os ouuvirr a suua vvoz ozz. O seg s grredoo enntã ttão ããoo, é nos n s manntermos mos ooss levves para acoomppaanhaarmos o se euu moover!

Noo rrei N re eiinnoo de D e De Deu euus, e s, o maior é aq aqu aq quuele elle eq quue nããoo b bus uusscaa pa paarra si as mel me m e ellhor lho hoorres es ccoi oiissas oisas saaass.

O maior é aq aque uuel ele que aprendeu que eq quuaan ant n o menos elle le pode, mais Cristo ttoo pod pod ode dentroo de si.

Ao invéss de correr aatrááss de se euus interesses, e aprend end e en ndeu nd eu a confiar e a esperra rar em Deus. Por isso tem mu muito mais, sempre. Porque e afinal, os mansos e não oss e esp es sspper ert e r inhos herdarãããoo a Terr Terr rra! rr a!

PAI

f

d

- Le eve ev v s como plumass, para moovve ver errmoe oo--nos com uum m ssiim mpl mp pplles soprrroo...

“Porta Port t

i

100 mil cópias vendidas

Criist is ão foi chamadoo a um m compromisso p innteggrraal (24 horas pporr diaa!!). A dedicaçãoo sim m pode não ser exclusivaa!

- Quer dizer r qu uee tenho de mud dar rd de emprego o? Não. Mas pprre recisaa mudar de paat atrãão. Se antes você trabalhava parra si, agora g pprrecissa trabalhar paraa Jesus! (E prrepaare ese atentamennte pparraa o que Ele maandar!)

- Ou pessaddõões à espera de um u fu furacãão!!!

t

Patrão Pat at trã ã Amado do d o

d

Se você faz um esforço enorme toda vez que precisa lembrar onde deixou sua Bíblia? Você sente que as suas orações estão frias e curtas, que não consegue se concentrar nelas, ou que Deus saiu de férias para não ouvi-lo? Se tem notado na sua vida alguma facilidade em recordar ofensas? Ou se não tem mais cultivado o seu tempo devocional? Todas as respostas para essas e outras dúvidas você encontrará nas páginas desse livro, que tem como base a Bíblia Sagrada, e que sem dúvida falará muito ao coração de quem ler.

...Você vai ao cinema!!!!

- Vocês pintam p as unhas?! - Você é muito frio. Acho que não ama

- Vocês cortam b l ?!!!

associa louvor à força contra o innim migo go. go Por isso, a Bíblia condena tant t to a maledicência, ou a lamúria, que é o contrario de louvor, fruto de coração grato. E isso não ajuda nada a nossa vida do dia a dia...

levantam as mãos para louvar?!!!

Quando confessamos: Á

Na verdade isto quer dizer: OK CARA

Geo em revista - 04-02 indd 1

29/10/14 14:16


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.