Conferência da ILC

Page 1

24ª Conferência do Concílio Luterano Internacional Niagara Falls, Canada – 16 a 21 de Setembro, 2012

O que dizem as Confissões? Entre os dias 16 a 21 de Setembro, 2012, em Niagara Falls – Canadá, aconteceu a 24ª Conferência da ILC (Concílio Luterano Internacional). Líderes das Igrejas da África, Europa, América do Norte, América Latina e Ásia estiveram reunidos no Mont Carmel Spiritual Centre. A abertura oficial do encontro aconteceu em culto realizado na capela do Seminário Concórdia em Saint Catharin, durante a tarde do dia 16 de Setembro. O pregador do culto foi o presidente da Igreja Luterana do Canadá, Rev. Robert Bugbee e o liturgista, Rev. Dr. Ralph Mayan, secretário executivo interino da ILC. A conferência propriamente dita começou no dia 17 de Setembro, com devoção dirigida pelo Bispo da Igreja Luterana da Nigéria, Christian Ekong. Diariamente, após o momento devocional, aconteciam Estudos Bíblicos, que foram dirigidos pelo Rev. Dr. Dieter Reinstorf, presidente da FELSISA (Free Evangelical Lutheran Synod in South Africa). Esses Estudos tinham como base algumas parábolas de Jesus (Parábola dos Talentos, do semeador e do servo/mordomo infiel). Logo após estes estudos, que eram seguidos de pequenos debates em grupos menores, acontecia um intervalo de 15 minutos (precisamente). No segundo momento da manhã, aconteciam as apresentações propriamente ditas da conferência. O enfoque era: “O que as Confissões apontam que a Bíblia diz, sobre as crises em nossos dias”, os assuntos abordados foram: Pregação do Evangelho em nossos dias - Rev. James Cerdeñola, presidente da Igreja das Filipinas; Rev. Cerdeñola partilhou com o plenário crises teológicas que afectam a Igreja das Filipinas, onde dois grupos Luteranos “lutam” uns contra os outros, e acabam por atrapalhar o Evangelho de Jesus. Entretanto, os problemas desse tipo estão presentes também em outros grupos cristãos daquele país. E apesar de tantos problemas e ameaças que o cristianismo enfrenta nas Filipinas e em outros países, no final o que deve permanecer é a mensagem da Cruz de Cristo. Pregar a mensagem da salvação em um mundo que não quer muito ouvir falar dessa salvação, é um desafio enfrentado por praticamente todas as Igrejas cristãs do mundo.


União entre pessoas do mesmo sexo – Rev. Dr. Mike Semmler, presidente da Igreja da Austrália; Pregar o evangelho do perdão e da mudança de Jesus Cristo em um mundo que está cada vez mais em pecado e perdido foi a comissão que Jesus Cristo deu aos seus discípulos em Mateus 28.18-20. A Igreja da Austrália encaminhou uma declaração ao governo, onde afirma que: “Mesmo que a igreja Luterana da Austrália ensina que o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo é imoral e rejeitado por Deus, não significa que esse ato seja considerado algo ilegal entre dois adultos (ou motivo de perseguição), e que o governo deve providenciar reconhecimento e proteção para pessoas que se encontram nessa situação.” É função dos cristãos ir ao encontro de pessoas que se encontram nessa situação, não querendo isso dizer que concordam com o modo de vida que pessoas que vivam em um relacionamento homossexual levam. Afinal, acaba por ser, diante dos olhos de Deus, um pecado como tantos outros. Ministério e Ordenação Feminina – Rev. Dr. John Pless, professor do Seminário em Fort Wayne e Rev. Dr. Matthew Harrison, presidente da LCMS; A LC-MS a cada sínodo tem firmado e reafirmado a sua posição com respeito ao ministério feminino, mantendo-se firme na sua convicção e na prática que tem seguido até agora, que segundo as escrituras, apenas homens qualificados devem ser admitidos como ministros da Igreja. Isso é óbvio, não significa que as mulheres devem ser ignoradas no trabalho de evangelização e diaconia na Igreja. Igrejas da LWF (Federação Luterana Mundial), que é a favor e pratica a ordenação feminina (e mesmo de homossexuais), tem inclusive ameaçado igrejas em países africanos e da Ásia, para que passem a adotar a ordenação feminina também como norma em suas igrejas locais. Daí a importância de nós, Igrejas Confessionais, membros da ILC, mantermo-nos firmes em nossa doutrina e teologia, pois em breve, seremos os poucos que ainda mantêm a pura e clara doutrina das Escrituras Sagradas, e expostas no Livro de Concórdia. Vivendo essa Palavra (de Deus) – Rev. Egon Kopereck, presidente da IELB. A apresentação do Rev. Kopereck foi a última da conferência. Ressaltou a importância da Bíblia na Vida da Igreja, já desde os primórdios. Estudar as confissões luteranas e perceber como os reformadores defenderam com muito afinco que a centralidade da Bíblia na vida da Igreja e dos cristãos, não pode jamais ser deixada de lado. Ter sempre em mente que as confissões não estão a trazer algo novo, mas simplesmente reafirmam o que a Bíblia já nos mostra desde o Antigo Testamento, perpassando até o Novo Testamento e chegando em nossos dias. E as mais diversas traduções da Bíblia têm ajudado para que pessoas de todos os lugares possam entrar em contacto com a Palavra Salvadora de Cristo. Bíblia e confissões devem sempre estar lado a lado, tendo sempre a Bíblia como fundamento.


Foi também eleito o novo comité executivo da entidade para os próximos 3 anos. Apenas o presidente e o secretário são votações nominais. Os demais cargos são ocupados pelas Igrejas, e estas representadas pelos seus presidentes e/ou bispos. Presidente – Bispo da SELK, Jans-Jorg Voigt Secretário - Bélgica - Gjisbertus van Hattem África - Nigéria – Bishop Cristian Ekong Ásia - Filipinas – Rev. James Cerdenola Europa - Inglaterra – Rev. Jon Elhers América Latina - Brasil – Rev. Egon Kopereck América do Norte - Canadá – Rev. Robert Bugbee. O cargo de Secretário executivo será agora escolhido/nomeado por aqueles que foram eleitos. Até agora tem sido ocupado pelo Rev. Dr. Ralph Mayan, em tempo parcial. Para o futuro, está em estudo ter alguém em tempo inteiro, com escritório em Wittenberg, Alemanha. O pastor Genivaldo participou da conferência em representação à IELP. Teve a oportunidade de dirigir a devoção do dia 18 de Setembro. O texto Bíblico escolhido foi o de 1 Reis 19.1-7, com base no versículo 7: caminho ainda é muito longo também o privilégio de falar alegrias e dos desafios do apresentação, leu para o Adalberto, presidente da IELP, mudanças no trabalho da IELP que foi muito bem-feita, oportuna e muito bem recebida pelos presentes.

“Levanta-te e come, pois o para ti”. Além da devoção, teve por mais 30 minutos das trabalho da IELP. No final da plenário a carta do pastor falando dos nossos desafios e nos últimos meses. Carta essa

Para a IELP, e para os pastores, poder participar dessa e de outras conferências sempre é um momento importante. Poder conviver e dividir conhecimentos e experiências com representantes de Igrejas dos 4 cantos do mundo é algo que nos enche de alegria e nos concede redobradas forças. A igreja deve sempre incentivar e facilitar a participação dos pastores nessas conferências, pois é muito importante que nós possamos nos reciclar e trocar ideias e experiências com pastores e líderes dos mais diversos locais e realidades. Participando destes encontros, temos a certeza que não estamos sós, e que muitos, nos mais diversos lugares do mundo, estão a orar pelo nosso trabalho e Igreja. Os estudos apresentados estão a ser traduzidos para o português, e assim que possível serão disponibilizados para todos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.