Monumentos de Curitiba - 1° edição

Page 1


© 2014 Edições Guairacá - Divisão de Publicações da Guairacá Cultural Gehad Ismail Hajar - Produção Editorial Joslei Terezinha Silveira - Pesquisadora Maria Emília Rodrigues - Pesquisadora Adriane Baldini - Editoração, Tratamento de Imagens e Arte-Final Sirlei Bassan (In Memoriam) - Projeto Gráfico Dayenne Correia - Revisão e Preparação de Originais Mariane Ribeiro Zwierzikowski - Catalogação e Registro Nani Góis e Adriane Baldini - Fotografias Capa: Representação antropomórfica de Curitiba, presente no torreão do Paço da Liberdade. Foto: Fabio Antunes www.guairacacultural.com Todos os direitos reservados. Autorizada a cópia de parte ou totalidade da obra desde que citada a fonte. Impresso no Brasil.

H154s Hajar, Gehad Ismail Monumentos de Curitiba. 1.ed – Curitiba: Edições Guairacá, 2014. 164p. il. 16x23 cm

ISBN: 978-85-67060-02-6 1. Monumentos. 2. Patrimônio Material. 3. Arte em Logradouros. 4. Inventário de Artes Visuais. 5. Arte em Curitiba I. Hajar, Gehad Ismail. II. Título.

CDD: 730 CDU: 730

Índice para catálogo sistemático: 1. Planejamento urbano e paisagismo: 710 2. Artes: 700 3. Sociologia da arte: 306.489 4. História da arte – Brasil: 709.81


Incentivo

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba

Realização


Detalhes da escultura do Barão do Rio Branco, situada na Praça Generoso Marques — Centro


SUMÁRIO Árvores

10

bustos

18

edificações

51

esculturas

63

estÁtuas

69

fontes

82

hermas

98

murais, painéis e vitrais

113

demais monumentos

123

monumentos desaparecidos

143

placas

149

endereços

155

referências

159


Detalhe do centenário Relógio da Osório, situado na Rua Luiz Xavier — Centro


prefácio

Não existia até agora um inventário desta natureza na Prefeitura Municipal de Curitiba, grave dificuldade a todos que quisessem se dedicar à manutenção, substituição e levantamento acerca dos monumentos e obras de arte em exposição nos nossos parques e praças. A obra chega em boa hora pela editora Guairacá Cultural, sob os auspícios da Lei de Incentivo à Cultura com mecenato da Caixa Econômica Federal. Aqui há a referência ao primeiro monumento de Curitiba, o marco de posse da Terra, com a Cruz de Malta, símbolo da Ordem de Cristo, e o nome “REY”, preservado no marco zero da Praça Tiradentes, sobre o solo sagrada da primeira igreja da cidade, exato local onde se deu a instalação da Câmara Municipal da antiga Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, a 29 de março de 1693. Aqui a notícia de que nossa amada cidade tem o primeiro monumento no mundo em honra à Santos Dumont, na praça Santos Andrade. O chamado “pai da aviação” viu a homenagem em vida quando aqui esteve em prolongada visita. Santos Dumont veio em maio de 1916. A Associação Paranaense de Esportes Atléticos ofereceu-lhe um banquete nos salões do Grande Hotel, onde discursou o professor Dario Vellozzo. Dumont visitou o Colégio que tinha seu nome, dirigido por dona Mariana Coelho, mereceu recepção no Palácio do Governo, acolhido pelo presidente do Estado. Assistiu uma partida de futebol no campo do Atlético, então denominado Internacional Foot Ball Clube. Anotou tudo em seu diário de viagem, conforme informou o cronista do jornal curitibano “A República”. O inventário minucioso de Gehad Hajar aponta a média de 180 placas comemorativas; 12 árvores tombadas, entre elas a imbuia de mil anos do Capão da Imbuia e sua vizinha, uma venerável Canela Preta de 500 anos. E mais 83 bustos; 47 edificações monumentais — quais o Paço da Liberdade, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba, o Palácio Garibaldi, nosso Memorial da Cidade, os Memoriais da Imigração.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Este livro oferece à bibliografia nacional singular inventário dos patrimônios materiais e culturais em logradouros públicos de Curitiba.

7


MONUMENTOS DE CURITIBA

E ainda 29 esculturas; 27 estátuas; 19 hermas; 102 monumentos diversos, entre os quais aeronaves históricas, portais, repuxos, relógios, e os preciosos murais de Poty Lazarotto, Franco Giglio, Lycio Esmanhotto, Rogério Dias, Ida Hanemann de Campos.

8

Quinze fontes, entre elas o bebedouro do Largo da Ordem, o Chafariz do Engenheiro Rebouças, instalado desde 8 de setembro de 1871 na atual na praça Zacarias, já Largo da Fonte do Ivo; a Fonte da Memória, de Ricardo Tod, que comissionei em homenagem ao último cavalo da última carroceira de Santa Felicidade, dona Ermínia, trabalho que o povo chamou de “Cavalo Babão”. A base bibliográfica, do acervo Casa da Memória – que criamos em 1981, contempla o trabalho dos monumentos do centro, do saudoso João Jorge Cordeiro – original por mim então acervado; além de outras pesquisas e títulos. O fotógrafo Nani Góis e o pesquisador incansável Gehad Hajar percorreram nossa cidade catalogando nosso patrimônio cultural, durante 11 anos, desde 2003 até 2014. Com alegria de ter contribuído para enriquecer nossa paisagem, na condição de engenheiro urbanista, já prefeito municipal, cheio de esperança de poder contribuir muito mais. Só a Imaginação no Poder é capaz de compreender a possibilidade de legarmos aos que ainda vão nascer uma Cidade melhor e mais bela do que a que recebemos dos que aqui viveram antes de nós. Reafirmo minha certeza de que a Beleza é uma função urbana. Rafael Greca de Macedo Prefeito de Curitiba (1993-1996)


apresentação

Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade. No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro monumento do mundo em honra à Santos Dumont, na praça Santos Andrade; a milenar Imbuia do capão que leva seu nome; além dos prédios monumentais, em especial o Palácio da Luz, prédio histórico da UFPR, primeira Universidade do Brasil. A história e a tradição imposta, através dos monumentos expostos na paisagem urbana, passam por discussão mundo a fora. Não raro são transladados ou retirados, substituídos ou destruídos por novas interpretações, regimes ou ignorância. Alguns de nossos bens já foram perdidos, a começar por calçadas paranistas de petit-pavè; bustos, placas e elementos artísticos - antigos e recentes - roubados, além de prédios demolidos. A falta de registro formal e fotográfico dificulta a reposição e o estudo, que cremos diminuir com a presente obra. Esperamos que este nosso esforço possa contribuir a fim de dar significados aos significantes estáticos e monumentais, que decoram e formam a memória histórica e afetiva de Curitiba. Gehad Ismail Hajar Autor

MONUMENTOS DE CURITIBA

Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.

9


10

รกrvores

MONUMENTOS DE CURITIBA


Árvore Angico Branco Obra: Árvore-Monumento Localização: Praça da França, Seminário Placa:

DADOS TÉCNICOS

O nome científico é Piptadenia Colubrina, pertence a família Leguminosae filo Minosoideade. Árvore robusta de crescimento rápido, tem seu período de frutilação de julho a novembro e o de floração de novembro a janeiro, período em que é visitado pelas abelhas por serem melífelas suas flores. Árvore nativa na região do Primeiro Planalto do Paraná, há possibilidade deste exemplar ser nativo do local onde se encontra.

MONUMENTOS DE CURITIBA

"ESTA ÁRVORE FOI TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO ESTADO SETEMBRO 1974 AJUDE A PROTEGER AS ÁRVORES"

11


Paineira Obra: Árvore-Monumento Localização: Praça General Werner Gross — Bom Retiro

MONUMENTOS DE CURITIBA

DADOS TÉCNICOS

12

A Paineira (Chorisia speciosa) é uma árvore de até 30 metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos, muito afiados nos ramos mais jovens. Foi descrita e catalogada por Auguste de Saint-Hilaire em 1828. Este exemplar foi plantado em 2 de maio de 1721, a mando do Ouvidor Raphael Pires Pardinho (1670-1741), que designou a medição do quadro urbano da cidade, marcado por paus de Uvarana. Havia, à época, discussão sobre a posse portuguesa sobre o território curitibano, que foi resolvido décadas mais tarde com tratados entre as coroas portuguesa e espanhola. Esta árvore é o único marco remanescente do empossamento lusitano, que contribuiu para a revogação do Tratado der Tordesilhas e para a expansão territorial luso-brasileira. O perímetro foi marcado, segundo os anais da Câmara de Curitiba, “usando-se corda de embira velha que media 25 braças craveiras medidas por uma Vara afilada. No primeiro dia (1 de maio) levou-se a medição pelo rumo de Nordeste por um agulhão (bússola), medindo-se 1500 braças, que fez a meia légua de terra e mandaram fincar para padrão dois paus de Uvaranas Verdes para que nascessem e brotassem, e ao fincarem dois ditos paus botaram terra para o ar tomando posse, ficando confrontando este padrão para a parte de Noroeste com as nascenças do rio Juvevê e o Capão de Buya (Capão da Imbuia) e para a parte de Sueste ficava confrontando com a casa e sítio de João Rodrigues Side. No dia seguinte (2 de maio) estando todos ao pé do Pelourinho da Vila, para dar princípio e botar outra linha para a parte de Sudoeste, que era o travessão, botaram e mediram a outra meia légua de terra pela rumo que acima disseram, e mediram mil e quinhentas braças, chegando a medição às aguadas da primeira tapera do defunto doutor Riz. da Cunha, chamada Canara Coguera, onde fincaram no meio do campo, um pau de Uvarana verde para que brotasse e nascesse o dito pau por padrão”. É tombada como monumento estadual desde 1974, com inscrição Tombo n. 08-I.


MONUMENTOS DE CURITIBA

Paineira (Continuação)

13


MONUMENTOS DE CURITIBA

outras árvores

14

Imbuia Milenar Bosque Capão da Imbuia A Imbuia (Ocotea porosa) é uma frondosa árvore da família da Lauraceae (louros), que ocorre tipicamente em florestas ombrófilas mistas da região dos Campos Gerais do Paraná, hoje ameaçada de extinção. A Imbuia tem flores pequenas, folhas pequenas e lusidias, tronco grosso, curto até as primeiras inserções dos galhos, razoavelmente retilíneo e por vezes retorcido. Seu fruto se constitui numa pequena cúpula basal. Este exemplar é ser vivo mais antigo de Curitiba, com idade entre 1.000 e 1.500 anos. Desde o final do século XIX, a região do Capão da Imbuia sofreu forte extração madeireira, a fim de alimentar a industria moveleira que se iniciava. Com o declínio das reservas, o remanescente de 39 mil metros quadrados de mata nativa foi doado à municipalidade pela família Reginato, que a transformou em bosque público em 1955, salvando a preciosa imbuia e, mais tarde, lá implantando o Museu de História Natural. Canela Preta Bosque Capão da Imbuia A Canela-Preta (Ocotea catharinensis Mez.; Lauraceae) é uma espécie da flora brasileira ameaçada de extinção do ecossistema da Mata Atlântica. De crescimento lento, a casca possui cheiro agradável e de folhas verde escuras, alternas e lanceoladas de tamanho médio de dez centímetros, formando copas densas. Este exemplar no Bosque Capão da Imbuia possui mais de 500 anos, e é vizinha da milenar Imbuia que dá nome ao bairro. Árvore Ceboleira Rua Professor Assis Gonçalves, 644 — Água Verde Árvore Corticeira Rua Carmelo Rangel, 886 — Batel Árvore Oliveira de Portugal Praça Dezenove de Dezembro — Centro Árvore Paineira Centenária Rua Valentim Trevisan esquina com Rua Cláudio Manoel da Costa — Vista Alegre


outras árvores Árvore Carvalho Visconde de Taunay

MONUMENTOS DE CURITIBA

Passeio Público — Centro

15

Árvore Pinheiro do Centenário Praça Santos Andrade — Centro Árvore Tipuana Jardim Interno do Colégio Nossa Senhora de Sion Rua D. Pedro II — Batel Árvores Tipuanas Praça Santos Dumont — Centro


MONUMENTOS DE CURITIBA

RELAÇÃO DAS ÁRVORES IMUNES DE CORTE

16

N.º

Quant.

01

03

Nome Vulgar

Endereço

Chorisia speciosa St. Hill.

Paineira

Rua Emílio Alexandrino da Silva Rua Bom Jesus, 669

Nome Científico

02

04

Castanea sativa Mill.

Castanhaportuguesa

03

01

Chorisia speciosa St. Hill.

Paineira

Rua Bom Jesus, 669

Araucaria bidwillii Hook.

Araucáriaaustraliana

Rua da Paz x Rua Comendador Macedo, 566

04

01

05

01

Tipuana tipu (Benth.) Kuntze

Tipuana

Rua Padre Antônio, 125

06

01

Schizolobium parahyba (Vell.) Blake

Guapuruvu

Praça Santos Andrade

07

01

Olea europaea Linn.

Oliveira

Praça Santos Andrade

08

01

Carya illinoensis (Wangenh.) K. Koch

Nogueira

Praça Didi Caillet Rua Heitor S. França

09

01

Caesalpinia echinata Lam.

Pau-brasil

Rua Cândido de Abreu - Prefeitura

10

01

Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze

Pinheiro-doparaná

Avenida Manoel Ribas,2727 Pátio SMMA

11

01

Cedrela fissilis Vell.

Cedro-rosa

Praça Eufrásio Corrêa

12

02

Phoenix canariensis Haut. Ex Chaband.

Tamareira

Praça Eufrásio Corrêa

13

01

Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo

Ipê-roxo

Rua Pe.Germano Mayer x Rua XV de Novembro

14

01

Quercus suber Linn.

Carvalho-dacortiça

Rua Bom Jesus, 665

15

01

Araucaria columnaris Hook.

Araucária

Praça Tiradentes

16

01

Caesalpinia leiostachya (Bent.) Ducke

Pau-ferro

Praça Tiradentes

17

01

Tabebuia alba (Cham.) Sandwith

Ipê-amarelo

Praça Tiradentes

18

01

Schizolobium parahyba (Vell.) Blake

Guapuruvu

Rua Amintas de Barros Teatro Guaíra

19

01

Tipuana tipu (Benth.) Kuntze

Tipuana

Rua Vicente Machado, 2356

20

01

Holocalyx balansae Micheli

Alecrim

Rua Cel. Joaquim Sarmento x Rua Teffé

21

01

Myrcianthes gigantea (Legr) Legr

Araçá gigante

R:Orlando Peruci,1472- APAE Boitiatuvinha

22

01

Myrcianthes gigantea (Legr) Legr

Araçá gigante

Rua Holanda, 177 Bosque da Boa Vista

23

01

Centrolobium tomentosum Guillemin ex Benth

Araribá

Parque Barigüi

24

01

Peltophorum dubium (Spreg.) Taub

Canafístula

Av. Presidente Washington Luiz c/ Av. Re pública da Síria - Praça Villa Lobos

25

01

Vochysia tucanorum Mart.

Cinzeira

Rua Domingos Nascimento, 65

Corticeira

Rua Felício Lakoski, 777

26

01

Erthrina falcata Benth.

27

01

Ficus gomelleira Kunt et Bouche Figueira

Praça Tiradentes


N.º

Quant.

Nome Vulgar

Endereço

28

01

Lamanonia ternata Vell.

Guaperê

Rua Mariano da Luz c/ Rua Abóbora

29

01

Tabebuia umbellata Sond. (Sandwith)

Ipê amarelo

Av. Presidente Afonso Camargo Rodoferroviária

30

01

Tabebuia alba Chamb. (Sandwitj)

Ipê amarelo

Av. Manoel Ribas, 4751

31

01

Hymenaea courbaril(Hayne) Y. T. Lee & Langenh

Jatobá

Rua Martim Afonso Praça 29 de Março

32

01

Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan

Monjoleiro

Av. Manoel Ribas, 228

Nome Científico

33

01

Eugenia uniflora L.

Pitangueira

Rua Emílio de Menezes, 377

34

01

Bougainvillea glabra Cheisy

Primavera

Rua Ubaldino do Amaral, 1045

35

01

Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Moro

Timbaúva

Rua Professor Euro Brandão Praça Hafez Al Assad

36

01

Cinnamomum camphora (L.) J. Presl.

Canforeira

Av. João Gualberto - Passeio Público

37

01

Quercus robur L.

Carvalho europeu

Rua Dep. José Carlos Ribeiro Ribas, 303

38

01

Cupressus lusitanica Mill.

Cipreste

Rua Colomba Merlin, 831 -Parque Lago Azul

39

01

Ficus benjamina L.

Figueira

Rua Fernando Amaro, 60

40

01

Ginkgo biloba L.

Ginko

Rua Capitão Leonidas Marques, 137

41

01

Livistona sp

Palmeira Leque

Rua Voluntários da Pátria Praça General Osório

42

03

Cunninghamia (Lamb.) Hookerf.

Pinheiro chinês

Rua Presidente Carlos Cavalcanti Clube Concórdia

43

01

Cinnamomum burmanni (Nees Canela de Java & T. Nees) Blume

lanceolata

Rua Theodoro Schneider, 685

São 8 as árvores declaradas monumentos estaduais em Curitiba e 43 árvores imunes de corte. O poder estadual elencou um anjico-branco, uma corticeira, uma tipuana e uma paineira como bens históricos em 10 de setembro de 1974. Na Rua Ébano Pereira, em frente ao prédio da Secretaria Estadual da Cultura, existem quatro tipuanas de grande porte, espécie comum na arborização urbana de Curitiba. Esse conjunto de árvores foi declarado patrimônio histórico estadual em 1977. Em 1990, foi declara como patrimônio histórico uma ceboleira, que fica em terreno particular no bairro Água Verde. A ma­­nutenção ou intervenção nessas árvores tombadas só é feita pela prefeitura quando solicitada pela curadoria dos bens estaduais tombados. Outro bem ambiental tombado pelo Patrimônio His­tórico é o bosque Capão da Im­­buia, onde fica o Museu de Histó­ria Natural de Curitiba.

MONUMENTOS DE CURITIBA

RELAÇÃO DAS ÁRVORES IMUNES DE CORTE

17


18

BustoS

MONUMENTOS DE CURITIBA


Busto do Barão do Rio Branco Obra: Barão do Rio Branco Localização: Rua Barão do Rio Branco, 720 – Praça Eufrásio Correia, Centro

"HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA AO BARÃO DO RIO BRANCO. 16.05.1975" DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Data de Implantação: 16 de maio de 1975 Placa:

19


BUSTO DO BARÃO DO SERRO AZUL

MONUMENTOS DE CURITIBA

BUSTO 1: Ildefonso Pereira Correia, o barão do Serro Azul Localização: Praça Miguel Couto, Batel Data de Implantação: 20 de maio de 1944 Placa: em bronze, com a seguinte inscrição: "HOMENAGEM DO POVO AO BARÃO DO CERRO AZUL, GRANDE VIDA DEVOTADA AO BEM PÚBLICO, AO PROGRESSO E À ORDEM DO PARANÁ, NO CINQUENTENÁRIO DE SEU FALECIMENTO. 1894 – 20 DE MAIO – 1944".

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

20

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

BUSTO 2:

Barão do Serro Azul

Localização: Prédio da ACP

Turin modelando busto do Barão do Serro Azul. Acervo Casa da Memória/FCC


Busto DE Claudino dos Santos Obra: Claudino dos Santos AUTORIA: P. Peçanha Localização: Praça João Cândido – Av. Jaime Reis esquina com Des. Ermelino de Leão, Centro

Placa n.º 1 "A CLAUDINO DOS SANTOS, OS SEUS DISCÍPULOS. 4 – 1 – 1963". Placa nº 2 "O MESTRE QUE NÃO SABE EDUCAR É PORQUE NÃO SABE AMAR. CLAUDINO DOS SANTOS".

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Data de Implantação: 4 de janeiro de 1963 Placa: há duas com as seguintes inscrições:

21


Busto DE Coronel David Carneiro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Coronel David Carneiro AUTORIA: Erbo Stenzel Localização: Largo Dr. Theodoro Bayma, Batel Data de Implantação: 8 de outubro de 1940 Placa: no pedestal, onde se lê em baixo relevo:

22

"AO CORONEL DAVID CARNEIRO, PRECURSOR DA JUSTIÇA SOCIAL, OS OPERÁRIOS DE CURITIBA. VIII-X-MCMLX"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Busto de Domingos Nascimento

"EU SOU DA TERRA DOS LIRIOS BRAVOS QUE PENDEM HASTE POR SOBRE O MAR... DOMINGOS NASCIMENTO 1863-1915"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Domingos Nascimento AUTORIA: João Turin Localização: Praça Osório, Centro Data de Implantação: 1922 Placa: conta logo abaixo do símbolo da Universidade:

23


Busto de Edmundo Sebastião Wos Saporski

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Edmundo Sebastião Wos Saporski AUTORIA: A. David Localização: Praça Irmã Tereza, Abranches Data de Implantação: 1971 Placa: em bronze, com a seguinte inscrição

24

"PAI DA COLONIZAÇÃO POLONESA NO PARANÁ – HOMENAGEM DO POVO CURITIBANO NO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO – 1871 – 1971 EDMUNDO SEBASTIÃO SAPORSKI"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Pedra cinzenta


Busto de Emiliano Pernetta Obra: Emiliano Pernetta AUTORIA: João Turin e Zaco Paraná Localização: Praça Osório, Centro Data de Implantação: 1962 Placa: em frente do pedestal, no centro:

Em torno, há a inscrição: "SONHEI, PUDE SONHAR, NÃO HÁ NADA NO MUNDO QUE SEJA PARA MIM UM GOZO MAIS PROFUNDO"

Outros elementos decorativos:

Encontra-se incrustado no pedestal, em forma de livro aberto, o seu poema "Hércules". Homenagem da comissão de festejos de seu centenário em 1966.

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

"EMILIANO PERNETTA 1866-1921"

25


Busto DE Dario Velozzo Obra: Professor Dario Persiano de Castro Vellozo (1869-1937) AUTORIA: João Turin Localização: Colégio Estadual do Paraná – Av. João Gualberto, 250,

MONUMENTOS DE CURITIBA

Alto da Glória Placa: São quatro no pedestal, com as seguintes inscrições:

26

Placa n.º 1 "AO INSIGNE MESTRE DARIO VELLOZO, HOMENAGEM DOS GINASIANOS DE 1932. 4 DE DEZEMBRO DE 1972" Placa nº 2 "AO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ E A CIDADE DE CURITIBA, O POVO PARANAENSE EM RECORDAÇÃO DO MESTRE. 28-11-1898 / XII – 1932" Placa n.º 3 "IN MEMORIAN PROFESSOR DARIO PERCIANO DE CASTRO VELLOZO, NO PRIMEIRO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO 1868 – 26 / XII / 1968" Placa nº 4 traz versos do homenageado sobre a missão sublime do mestre: "O MESTRE ORIENTA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE HONRA A FAMÍLIA, ENOBRECE A ALMA EMBLEZA A EXISTÊNCIA DA FAMÍLIA E DO MESTRE IRRADIAM OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HUMANIDADE NO CULTO DA VERDADE NÃO REDOBRA O CARÁTER QUE A TÊMPERA FORMOU NÃO SE DEIXA MORRER A LIBERDADE QUE A INTELIGÊNCIA CONQUISTOU"


Busto DE Dario Velozzo (cont.) DADOS TÉCNICOS

MONUMENTOS DE CURITIBA

MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

27


BUSTO de EmÍlio de Menezes

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Emílio de Menezes AUTORIA: João Turin e Zaco Paraná Localização: Praça Osório, Centro Data de Implantação: 1922 Placa: em frente do pedestal, no centro:

28

"DO BEM QUE SEMPRE FIZ, NUNCA BUSQUEI O PREÇO. DO MAL QUE NUNCA FIZ SOFRO A CONDENAÇÃO. 1867-1918"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Busto de João Zaco Paraná Obra: João Zaco Paraná (Jankac) Localização: Praça Eufrásio Correia - Rua Barão do Rio Branco

"JOÃO ZACO PARANÁ (JANZAK) 1884 - 1984 GLÓRIA DA ESCULTURA NACIONAL NO TRANSCURSO DO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO, A GRATIDÃO E AS HOMENAGENS DA POSTERIDADE ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

esquina com Avenida 7 de Setembro, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) Data de Implantação: 1984 Placa: a parte frontal do pedestal, traz a inscrição:

29


Busto de Júlia Wanderley

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Júlia Wanderley AUTORIA: João Turin Localização: Praça Santos Andrade, Centro EXECUÇÃO: Fundição Cavina, Rio de Janeiro ORIGEM DA INICIATIVA: Professores de Curitiba Data de Implantação: 13 de maio de 1927 Placa: no pedestal: "JÚLIA WANDERLEY 1874-1918"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito com baixo relevo “Infância”,

autoria de João Turin

30

Inauguração do busto da professora Julia Wanderley em 13 de maio de 1927. Escultura de João Turin. Praça Santos Andrade. Acervo Casa da Memória/FCC


BUSTO de Lala Schneider

Obra: Rosto de Lala Schneider AUTORIA: Alfi Vivern e Maria Inés Di Bella Localização: Praça Santos Andrade, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura de Curitiba Data de Implantação: 31 de março de 2012 que forma o pedestal transforma-se em estrela na parte superior

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Outros elementos decorativos: O bloco de granito

31


Busto de Leôncio Correia

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Leôncio Correia AUTORIA: Hermes Gonçalves Localização: Praça Osório, Centro Data de Implantação: 12 de março de 1960 Placa: em frente ao pedestal:

32

"O MEU DESEJO SEMPRE FOI DIARIAMENTE OUVIR O NOME DO PARANÁ FALADO, CRITICADO, CALUNIADO, ELOGIADO, COMBATIDO, DEFENDIDO, MOTEJADO, ENGRANDECIDO, MALSINADO, MAS NUNCA ESQUECIDO. LEÔNCIO CORREIA. 1-9-1865/ 19-06-1950. INAUGURADA EM 12-03-1960"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Busto de Madre Maria dos Anjos

"À MADRE MARIA DOS ANJOS da Congregação das irmãs de São José homenagem do povo paranaense". Abaixo, há a inscrição: “As gerações futuras ao ver o nome de Madre Maria dos Anjos gravado neste bronze, cuja efígie está aqui separada de seus gestos venerados poderão dizer com profundo e religioso respeito: trabalho – humildade – igualdade por Cristo e para Cristo. Curitiba 11/1/1961 3 DE SETEMBRO DE 1867 – 15 DE JUNHO DE 1959"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Madre Maria dos Anjos AUTORIA: Hermes Gonçalves Localização: Praça Rui Barbosa, Centro Data de Implantação: 11 de janeiro 1961 Placa: em frente ao pedestal:

33


Busto de Nilo Cairo

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Busto de Nilo Cairo da Silva AUTORIA: Alfredo Andersen Localização: Praça Santos Andrade, Centro EXECUÇÃO: Raphael Francisco Greca ORIGEM DA INICIATIVA: Corpo docente da Universidade do Paraná Data de Implantação: 15 de novembro de 1933 Placa: há duas no pedestal:

34

Placa n.º 1 "HOMENAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE SEU ILUSTRE FUNDADOR PROF. NILO CAIRO CTBA 12 DE NOVEMBRO DE 1974" Placa n.º 2 acima e símbolo da Universidade, abaixo: "HOMENAGEM DA UNIVERSIDADE DO PARANÁ, O CORPO DOCENTE DA MESMA MANDOU ERIGIR ESTE MONUMENTO EM 19-VII-1921 SENDO TRANSPORTADO PARA ESSA PRAÇA EM 15-XI-1933"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Busto de Prof. Flávio Suplicy de Lacerda Obra: Prof. Flávio Suplicy de Lacerda AUTORIA: Castelani de Carli Localização: Reitoria da Universidade Federal do Paraná - Rua XV de Novembro, 1299, Centro

"AO REITOR MAGNÍFICO FLÁVIO SUPLICY DE LACERDA, HOMENAGEM DA FACULDADE DE FILOSOFIA, PELA CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE. MCMLVIII"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito bruto

MONUMENTOS DE CURITIBA

ORIGEM DA INICIATIVA: Faculdade de Filosofia da UFPR Placa: No pedestal consta a seguinte inscrição:

35


Busto DE Santos Andrade Obra: José Pereira dos Santos Andrade AUTORIA: Erbo Stenzel Localização: Praça Santos Andrade, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Sociedade Operária Beneficente Santos Andrade

MONUMENTOS DE CURITIBA

Data de Implantação: 25 de junho de 1950 Placa: em frente ao pedestal: "DR. JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS ANDRADE SENADOR PELO PARANÁ NO CONGRESSO CONSTITUINTE DA REPÚBLICA EM 1890-91 GOVERNADOR DO PARANÁ DE 1896 A 1900 HOMENAGEM DE SEUS AMIGOS E ADMIRADORES EM 15-6-1950/CINQUENTENÁRIO DE SUA MORTE"

36

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Busto de Teixeira Soares Obra: Teixeira Soares, engenheiro responsável pela construção da estrada

"TEIXEIRA SOARES"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Busto em bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

de ferro Curitiba – Paranaguá AUTORIA: Cifariello, escultor napolitano Localização: Praça Eufrásio Correia - Rua Barão do Rio Branco esquina com Avenida 7 de Setembro, Centro Placa: em bronze, traz a seguinte inscrição:

37


BUSTOS e monumento à Santos Dumont

MONUMENTOS DE CURITIBA

BUSTO 1 : Alberto Santos Dumont – Patrono da Aeronáutica Localização: Praça Conselheiro Thomás Coelho, Tarumã ORIGEM DA INICIATIVA: Colégio Militar do Paraná Data de Implantação: 20 de novembro de 1972 Placa: há duas no pedestal com os dizeres:

38

Placa n.º 1 "AO PAI DA AVIAÇÃO, A HOMENAGEM DO C. M. C. – 20 DE NOVEMBRO DE 1972" Placa n.º 2 "TENENTE BRIGADEIRO ALBERTO SANTOS DUMONT, PAI DA AVIAÇÃO, 20 DE JULHO DE 1873 – 23 DE JULHO DE 1932"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

BUSTO 2 : Alberto Santos Dumont

Localização:

Praça Santos Dumont


MONUMENTOS DE CURITIBA

BUSTOS e monumento à Santos Dumont (cont.)

39

Monumento à Santos Dumont Praça Santos Andrade — Centro Considerado o primeiro monumento do mundo em honra à Santos Dumont.


Busto DE Thomaz Coelho

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Conselheiro Thomaz José Coelho de Almeida Localização: Praça Conselheiro Thomas Coelho, Tarumã Data de Implantação: 28 de novembro de 1970 Placa: há duas no pedestal com as inscrições: Placa n.º 1 "CONSELHEIRO THOMAZ JOSÉ COELHO DE ALMEIDA, FUNDADOR DO IMPERIAL COLÉGIO MILITAR, PRIMEIRO DO BRASIL, A HOMENAGEM DA MUNICIPALIDADE DE CURITIBA, 28 – XI – 1970" Placa nº 2 "CONSELHEIRO THOMAZ COELHO HOMENAGEM DA ETNIA POLONESA AO SEU BENFEITOR NO PARANÁ 28 – XI – 1970"

40

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Concreto armado


Busto de Victor Ferreira do Amaral

"AO PROF. VICTOR DO AMARAL HOMENAGEM DAS FACULDADES SUPERIORES DO PARANÁ/1912 19-XII-1937"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Dr. Victor Ferreira do Amaral AUTORIA: João Turin Localização: Praça Santos Andrade, Centro EXECUÇÃO: Fundição Roque de Mingo, São Paulo ORIGEM DA INICIATIVA: Universidade do Paraná Data de Implantação: 19 de dezembro de 1937 Placa: consta logo abaixo do símbolo da Universidade:

41


Busto de Visconde de Guarapuava Obra: Visconde de Guarapuava Localização: Rua Barão do Rio Branco, 720 – Praça Eufrásio Correia, Centro

Data de Implantação: 7 de novembro de 1947 Placa: foi subtraída a placa que havia na parte frontal do pedestal com a

MONUMENTOS DE CURITIBA

seguinte inscrição:

42

"A MEMÓRIA DE ANTONIO DE SÁ CAMARGO VISCONDE DE GUARAPUAVA 25-IV-1806/7-XI-1896 HOMENAGEM DOS SEUS COESTADANOS INAUGURADO A 07-XI-1947"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Busto de Zacarias de Góes e Vasconcelos

Placa n.º 1 "À Zacharias de Góes e Vanconsellos A cidade de Coritiba 1853 – 19 -12 – 1915" Placa n.º 2 "ESTE MONUMENTO FOI RESTAURADO POR INICIATIVA DA MUNICIPALIDADE E ASSOCIAÇÕES LITERÁRIAS PARA MARCAR O CENTENÁRIO DA MORTE DO PRESIDENTE ZACARIAS, SENDO GOVERNADOR DO ESTADO – JAYME CANET JUNIOR PREFEITO MUNICIPAL - SAUL RAIZ CURITIBA, 26 DE DEZEMBRO DE 1977"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Mármore

com base em granito oriundo da Serra do Mar.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Zacarias de Góes e Vasconcelos AUTORIA: Lacombe Localização: Praça Zacarias, Centro EXECUÇÃO: Fundação Indígena do Rio de Janeiro ORIGEM DA INICIATIVA: Cândido de Abreu Data de Implantação: 19 de dezembro de 1915 Placa: há duas na parte frontal do pedestal:

43


outros bustos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Busto de Marechal Castelo Branco

44

Obra: Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco AUTORIA: Luiz Morrone Localização: ALEP - Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico ORIGEM DA INICIATIVA: Assembleia Legislativa do Paraná Data de Implantação: 29 de março de 1972 Placa: "AO MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, A HOMENAGEM DO POVO E DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ, CURITIBA, 29 DE MARÇO DE 1972"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Pedra esculpida nas oficinas

de Raphael Greca & Filhos Ltda.

Busto DE Antonio Bordin Obra: Busto de Antonio Bordin AUTORIA: Fernando Canalli Localização: Largo Antonio Bordin, Campina do Siqueira EXECUÇÃO: Grupo empresarial Barigüi ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura de Curitiba Data de Implantação: 4 de julho de 2008 Placa: em bronze afizada no pedestal, traz a inscrição: "Empresário, vereador, ativista das causas do bem e desbravador do Oeste. A região guarda suas marcas na colonização, na política, na ajuda à igreja e à comunidade. Pai oito vezes, legou ao Paraná e a Curitiba a força de uma família unidade e empreendedora, que faz do trabalho a ponte para o sucesso. À sua memória, a homenagem dos curitibanos".


outros bustos Busto "O Escoteiro", de Modestino Kanto Sede Regional da União dos Escoteiros do Brasil - Rua Des. Ermelino de Leão, 492 — Centro Busto "O Filósofo", de João Zaco Paraná Memorial de Curitiba — Centro MONUMENTOS DE CURITIBA

Busto de Alfredo Andersen Praça Alfredo Andersen — Bigorrilho Busto de Algacyr Munhoz Mader Reitoria da UFPR — Centro

Busto de Aníbal Cury Assembléia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico

Busto de Antoine Frédéric Ozanam Largo Frederico Ozanam — Campina do Siqueira Busto de Baden-Powell Largo Baden-Powell — Centro Busto de Barão dos Campos Gerais Instituto Histórico e Geográfico do Paraná Rua José Loureiro, 43 — Centro

45


outros bustos Busto de Bento Munhoz da Rocha Neto Rua XV de Novembro, 971 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Busto de Chloris Casagrande Justen Centro Paranaense Feminino de Cultura Rua Visconde do Rio Branco, 1717 — Centro

46

Busto de Coronel Cândido Dulcídio Pereira Rua Konrad Adenauer, 1166 - Tarumã Busto de Comendador Francisco Fasce Fontana Passeio Público - Centro

Busto de D. Pedro I Palácio Iguaçu — Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico

Busto de Dante Alighieri Biblioteca Pública do Paraná — Rua Cândido Lopes, 133 — Centro

Busto de Ernesto Niemeyer (19/12/1953) Biblioteca Pública do Paraná — Rua Cândido Lopes, 133 — Centro Busto de Frei Miguel Inaugurado em 14 de agosto de 2004, homenageia o religioso italiano Miguel Bottacin (1921-1997). Santuário São Leopoldo - Cidade Industrial de Curitiba


outros bustos

Busto de Hideo Noguchi (19/12/1953) Biblioteca Pública do Paraná — Rua Cândido Lopes, 133 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Busto de Getúlio Vargas Palácio Iguaçu Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico

47

Busto de Hafez Al Assad Praça Des. Armando Carneiro — Portão Busto de Hermínia Lupion Casa do Estudante Universitário do Paraná Rua Luíz Leão, 01 — Centro Busto de João Gualberto Gomes de Sá Filho 1º Comando Regional de Polícia Militar Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 — Rebouças Busto de Joaquim Antônio de Moraes Sarmento 1º Comando Regional de Polícia Militar Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 — Rebouças Busto de José Marello Fundador da Congregação dos Oblatos de São José Colégio Bagozzi — Rua João Bettega — Portão


outros bustos Busto de Luiz Vás de Camões (19/12/1954) Biblioteca Pública do Paraná — Rua Cândido Lopes, 133 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Busto de Manoel Ribas (João Turin, 1946) Praça Odilon Mader — Centro Busto de Moysés Lupion PUCPR — Rua Imaculada Conceição, 1.155 — Prado Velho Busto de Simon Bolívar Jardinete República Oriental do Uruguai — Bigorrilho Busto de Maria Trevisan Tortato "Maria Polenta" Praça Maria Polenta – Água Verde

48

Busto do Padre Santi Capriotti Praça Itália — Jardim Botânico Busto do Tenente-Coronel Pedro Plocharski 13º Batalhão da Polícia Militar Rua Sebastião Malucelli, nº 54 — Novo Mundo Busto Duque de Caxias Círculo Militar do Paraná - Largo Bittencourt, 187 — Centro Busto General José Francisco de San Martin Praça San Martín — Juvevê Busto Gibran Kalil Gibran Praça Gibran Kalil Gibran — Centro Cívico Busto Henrique Chesneau Lenz César Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico


outros bustos Busto Moreira Garcez Hospital Pequeno Príncipe — Rua Desembargador Motta, 1070 — Água Verde

Busto Poty Lazzarotto, de Erbo Stenzel (1948) Caixa Cultural Curitiba Rua Conselheiro Laurindo, 280 — Centro

Bustos da Galeria dos Patronos do Colégio Militar de Curitiba Brigadeiro Antônio de Sampaio Patrono da Arma de Infantaria Tenente Antônio João Ribeiro Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon Patrono da Arma de Comunicações General Carlos Antônio Napion Patrono do Quadro de Material Bélico Marechal Carlos Machado Bittencourt Patrono do Serviço de Intendência Marechal-do-Ar Eduardo Gomes Patrono da Força Aérea

MONUMENTOS DE CURITIBA

Busto Leonardo da Vinci (Poty Lazzarotto) Memorial de Curitiba — Centro

49


outros bustos Marechal Emílio Luiz Mallet, Barão de Itapevi Patrono da Arma de Artilharia Tenente-Coronel João Carlos Villagran Cabrita Patrono da Arma de Engenharia

MONUMENTOS DE CURITIBA

Coronel João Muniz Barreto de Aragão Patrono do Serviço de Veterinária

50

General João Severiano da Fonseca Patrono do Serviço de Saúde Joaquim Marques Lisboa, Almirante Tamandaré Patrono da Marinha Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias Patrono do Exército Marechal Manuel Luís Osório Patrono da Arma de Cavalaria Maria Quitéria de Jesus Patrona do Quadro Complementar de Oficiais Olavo Bilac Patrono do Serviço Militar Frei Orlando (Antônio Álvares da Silva) Patrono do Serviço de Assistência Religiosa Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra Patrono do Quadro de Engenheiros Militares Marechal Roberto Trompowski Leitão de Almeida Patrono do Magistério Militar Santos Dumont Patrono da Aeronáutica Brasileira


51

EdificaçÕES MONUMENTOS DE CURITIBA


BelvÉdÈre do São Francisco Obra: Belvedere AUTORIA: Cândido de Abreu Localização: Praça João Cândido – Av. Jaime Reis esquina com Des. Ermelino de Leão, Centro

ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura de Curitiba Placa: Em ocasião dos 300 anos de Curitiba, recebeu uma placa em sua

MONUMENTOS DE CURITIBA

fachada com a seguinte inscrição:

52

"BELVEDÈRE Mirante construído em 1915. Sediou a PRB-2, primeira rádio do Estado, em 1922. Foi observatório, em 1931"

Alterações:

Em 1922, abrigou a primeira emissora de rádio do Paraná, a PRB-2. Em 1931, tornou-se observatório astronômico e meteorológico e, a partir de 1962, passou a ser sede da União Cívica Feminina. Em 20 de janeiro de 1966 foi tombado como patrimônio do Estado do Paraná – Processo nº 14/66. Inscrição nº 14. Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Data: 20/01/66.

DADOS TÉCNICOS:

Arquitetura em estilo art nouveau. Edificação em dois pavimentos, de alvenaria de tijolo, com cobertura de telhas francesas, implantada na extremidade leste da praça.

Praça João Cândido com o projeto paisagístico concluído, 1950. Foto: Arthur Wischral. Acervo Casa da Memória/FCC


PALÁCIO RIO BRANCO

Originalmente “Palácio do Congresso” passou a ser denominado “Palácio Rio Branco” em 1963 com a criação da Câmara Municipal de Curitiba. AUTORIA E EXECUÇÃO: Engenheiro Ernesto Guaita Localização: Rua Barão do Rio Branco, 720 – Praça Eufrásio Correia, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Governador Generoso Marques dos Santos data da implantação: O edifício foi inaugurado em1896, sendo ocupado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

ALTERAÇÕES:

As primeiras reformas foram realizadas já no início do Século XX. Em 1900 foi construída uma edícula para abrigar as latrinas que foram retiradas do interior do edifício. Em julho de 1913, após uma explosão ocorrida na estação da estrada de ferro, diversos reparos tiveram que ser realizados no edifício. Em 1978 foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná e passou por sua última reforma entre outubro de 2010 e abril de 2012. Nesta obra, telhado, forro, janelas e portas foram restaurados. Houve um reforço estrutural do prédio e o piso de madeira foi refeito. A escada de madeira que dá acesso ao balcão precisou ser recuperada e ganhou uma base presa por parafusos. A parte elétrica foi alterada para que o prédio possa receber cabos lógicos. Também foram instaladas luminárias nos corredores. A fachada externa recebeu nova pintura, luzes de led na parte superior e luzes cênicas que refletem do chão.

DADOS TÉCNICOS:

Por sua expressividade exemplar de arquitetura oitocentista da Capital, o Palácio Rio Branco assumiu lugar entre os mais importantes edifícios históricos do Estado do Paraná.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Palácio do Congresso

53


Reservatório do Alto São Francisco Obra: Primeiro reservatório de água potável do Paraná. AUTORIA: Álvaro de Menezes e Octaviano Augusto Machado de Oliveira Localização: Rua Jaime Reis esquina com a Rua dos Presbíteros, Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

ORIGEM DA INICIATIVA: Deputado Vicente Machado da Silva Lima EXECUÇÃO: Companhia de Melhoramentos de São Paulo DATA DA IMPLANTAÇÃO: 24 de agosto de 1908

54

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS:

O espaço, além das edificações compreende também os jardins, cercados por gradis de ferro e pilastras em alvenaria, com desenho de inspiração art nouveau

DADOS TÉCNICOS:

O reservatório compreende uma casa de manobras, feita em alvenaria de tijolos sobre base de pedras e um chafariz de composição tradicional – base oitavada de pedra; pedestal cônico e curvilíneo no qual se assenta uma grande bacia circular de alvenaria ornada com baixos-relevos sob a forma de pétalas; e uma pequena torre oitavada adornada com golfinhos em alto-relevo. Com capacidade para 6.881m³ de água, inicialmente o sistema contava com 34.838 metros de rede e 28 torneiras públicas. De propriedade da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, o espaço foi tombado como Patrimônio Histórico do Paraná em 1990.

Reservatório do Alto de São Francisco em obras em 1909. Acervo Casa da Memória/FCC


Ruínas de São Francisco Obra: Ruínas do Convento Franciscano Localização: Praça João Cândido entre as ruas Dr. Kellers e Jaime Reis, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Ordem Franciscana DATA DA IMPLANTAÇÃO: Século XVIII

Ruínas da jamais concluída Igreja de São Francisco de Paula, o espaço foi revitalizado em 1995 pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

DADOS TÉCNICOS:

Ruínas de parede de alvenaria de pedra.

MONUMENTOS DE CURITIBA

ALTERAÇÕES:

55

Aspecto da igreja inacabada de São Francisco de Paula. Década de 1910. Acervo Casa da Memória/FCC


Sociedade Beneficente Garibaldi Obra: Sociedade Beneficente Garibaldi Localização: Praça Garibaldi, 12, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Comunidade italiana DATA DA IMPLANTAÇÃO: 1904

MONUMENTOS DE CURITIBA

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS:

56

O espaço, além das edificações compreende também os jardins, cercados por gradis de ferro e pilastras em alvenaria, com desenho de inspiração art nouveau

DADOS TÉCNICOS:

Ornamentos neoclássicos executados em massa; muro adornado com balaústres e com aparelho a bossagem; portão artesanal em ferro.

Alterações:

Em 1932, para comemorar o cinqüentenário da sociedade – Societá Italiana di Mutuo Socorso Giuseppe Garibaldi – o edifício passou por algumas reformas no seu interior, conforme projeto do arquiteto João de Mio. A disposição do espaço interno, originalmente marcada pela simetria, não é seguida integralmente devido às alterações do projeto original. Externamente também houve alterações através de ampliações nos fundos do prédio original. O imóvel foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Paraná em 1988.

Dados técnicos:

Arquitetura eclética de expressão neoclássica. A simetria típica do classicismo é marcada pela centralização do edifício em relação ao terreno e pela marcação do eixo da fachada, materializado pelo frontão triangular sobreposto à seqüência de três vãos, repetida nos dois pavimentos.


outras edificações Edificação Antiga Estação Ferroviária Avenida Sete de Setembro, 2775 — Rebouças Edificação Antigo Gymnasio Paranaense Rua Ébano Pereira, 240 — Centro

Edificação Antigo Tesouro do Estado Al. Dr. Muricy, 915 — Centro Edificação Casa Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336 — Centro Edificação Casa de Cristiano Osternak Rua Solimões, 344 — Mercês Edificação Casa do Burro Brabo Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 2015 — Bacacheri Edificação Casa Emílio Romani Praça Eufrásio Correia, 498 — Centro Edificação Casa Goom Rua Bruno Filgueira, 850 — Batel Edificação Casa Kirchgässner Rua Treze de Maio, 1.224 — Mercês Edificação Casa Romário Martins Largo Coronel Enéas, 30 — Centro Edificação Casarão dos Parolin Rua Brigadeiro Franco esquina com Travessa Livorno — Parolin Edificação Castelo do Batel Avenida Batel, 1.323 — Batel

MONUMENTOS DE CURITIBA

Edificação Antigo Palácio do Governo Rua Barão do Rio Branco, 399 — Centro

57


outras edificações Edificação Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba Praça Tiradentes — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Edificação Colégio Estadual do Paraná Avenida João Gualberto, 250 — Centro

58

Edificação Conjunto Formado Pelos Edifícios da Reitoria D. Pedro I e D. Pedro II da Universidade Federal do Paraná Reitoria da UFPR — Centro Edificação - Conjunto Urbano da Rua Comendador Araújo Rua Comendador Araújo entre a Rua Desembargador Mota e Rua Benjamin Lins — Centro Edificação Edifício da Biblioteca Pública do Paraná Rua Cândido Lopes, 133 — Centro Edificação Palário Rosado — Edifício do Ministério Público (Subsede) Avenida Mal. Floriano Peixoto, 1251 — Centro Edificação Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas Praça Coronel Enéas — Largo da Ordem, Centro Edificação Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Piloto Rua Emiliano Perneta, 92 — Centro

Edificação Instituto Neopitagórico — Templo das Musas Rua Prof. Dario Veloso, 460 — Vila Isabel

Templo das Musas. Homenagem à declamadora Angela Vargas em 1925. Foto Arthur Wischral. Acervo Casa da Memória/FCC


outras edificações Edificação Jockey Club do Paraná Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2299 — Tarumã Edificação Museu de Arte Contemporânea do Paraná Rua Desembargador Westphalen 16 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Edificação Paço da Liberdade Praça Generoso Marques, 189 — Centro

59

Paço da Liberdade, década de 1920. Acervo Casa da Memória/FCC

Edificação Palacete do Batel Avenida Batel, 1387 — Batel Edificação Palacete Leão Junior Avenida João Gualberto, 570 — Centro Edificação Palacete Wolf Praça Garibaldi — Centro Edificação Palácio São Francisco — Museu Paranaense Rua Rua Kellers, 289 — Centro Edificação Panteão do Cemitério Paroquial Santa Felicidade Avenida Manoel Ribas, 6621 — Santa Felicidade


outras edificações

MONUMENTOS DE CURITIBA

Edificação Palácio da Luz — Universidade Federal do Paraná Praça Santos Andrade — Centro

60

Palácio da Luz, segunda sede da Universidade do Paraná na Praça Santos Andrade, com torreão original, na década de 1930. Coleção Rodolfo Doubek Acervo Casa da Memória/FCC

Edificação Residência João Luiz Bettega Rua da Paz, 479 — Centro Edificação Sobrado na Rua Barão do Rio Branco Rua Barão do Rio Branco, 763 — Centro Edificação Sobrado na Rua Barão do Rio Branco Rua Barão do Rio Branco, 773 — Centro Edificação Sobrado na Rua Barão do Rio Branco Rua Barão do Rio Branco, 805 — Centro Edificação Sobrado na Rua Barão do Rio Branco Rua Barão do Rio Branco, 823 — Centro


outras edificações Edificação Sobrado Primeira Sede da Universidade Federal do Paraná Rua Comendador Araújo, 268 — Centro

Edificação Teatro 13 de Maio Rua Treze de Maio, 655 — Centro Edificação Solar do Rosário Rua Duque de Caxias, 4 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Edificação Sobrado Sede do Centro Acadêmico Hugo Simas Rua Marechal Floriano Peixoto, 524 — Centro Edificação Solar do Barão do Serro Azul Rua Carlos Cavalcanti, 533 — Centro

61

Procissão na Rua de São Francisco diante do atual Solar do Rosário. Final do século 19. Acervo Casa da Memória/FCC


outras edificações

MONUMENTOS DE CURITIBA

Edificação Teatro do Paiol Largo Guido Viaro — Prado Velho

Edificação Teatro Guaíra Rua XV de Novembro, 971 — Centro

62

Teatro Guaíra em construção. Acervo Casa da Memória/FCC


63

Esculturas MONUMENTOS DE CURITIBA


Escultura Luar do Sertão Obra: Luar do Sertão AUTORIA: João Turin Localização: Rotatória no final da Av. Cândido de Abreu, próxima

MONUMENTOS DE CURITIBA

ao Palácio 29 de Março, Centro Cívico ORIGEM DA INICIATIVA: Réplica da obra feita para a Praça General Osório, Rio de Janeiro, em 1944. Fora premiada no Salão Nacional de Belas Artes em 1947 com medalha de ouro.

64

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze em tamanho natural


outras esculturas Escultura Águia de Duas Cabeças – remanescente do Templo da Loja Fraternidade Paranaense nº 0.555 Edifício Acácia, Praça Zacarias, 46 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Escultura "Cavalo Marinho" de Ricardo Tod Memorial de Curitiba — Centro Escultura "Chama da Paixão" Praça Poeta Fernando Pessoa — Bom Retiro Escultura "O Bóia-fria em Curitiba", de Expedito Rocha Memorial de Curitiba — Centro

65

Escultura "O Sonho", de Ricardo Tod Memorial de Curitiba — Centro

Escultura "Pedra Furada" Banco do Brasil, Praça Tiradentes, 410 — Centro Escultura "Pedra furada" Praça Vivian Calopreso Braga — Juvevê


outras esculturas

MONUMENTOS DE CURITIBA

Escultura "Pietà" Praça Padre João Sotto-Maior — Centro

Escultura "Rio de Pinhões", de Elvo Benito Damo, Maria Helena Saparolli e Priscila Tramujas Memorial de Curitiba — Centro

Escultura "Tigre Esmagando a Cobra", de João Turin Av. Manoel Ribas, 2727 — Centro (em frente à Secretaria do Meio Ambiente)

66

Turin mostrando a escultura "Tigre Esmagando a Cobra" para o escultor Gaspar Velozzo e Valfrido Pilotto. Acervo Casa da Memória/FCC


outras esculturas Escultura "Tocadora de Guitarra", de Victor Brecheret Memorial de Curitiba — Centro Escultura "Torso do Trabalhador", de Erbo Stenzel Estufa do Jardim Botânico — Jardim Botânico

Escultura à São Marcelino Champagnat Pátio da PUCPR — Rua Imaculada Conceição, 1.155 — Prado Velho Escultura Araucária estilizada em ferro Largo Bittercourt — Centro Escultura Bíblia Sagrada Praça Alfredo Andersen — Bigorrilho Escultura de Nossa Senhora da Salette Rua Lange de Morretes, 691 — Jardim Social

Esculturas de Nossa Senhora de Salete, de Maximin Giraud e Melanie Calvat Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico

Escultura de pinhões Parque São Lourenço — São Lourenço Escultura do Rotary Internacional Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n°. — Centro Cívico, Curitiba

MONUMENTOS DE CURITIBA

Escultura à Ricardo Scremin Jardinete Ricardo Scremin — Centro Cívico

67


outras esculturas

MONUMENTOS DE CURITIBA

Escultura em alto relevo "A Ciência e a Arte Polonesa em homenagem ao Paraná" Biblioteca Pública do Paraná Cândido Lopes, 133 — Centro

Escultura em concreto "Jacaré do Barigüi" Parque Barigüi — Santo Inácio

68

Escultura em Concreto de Tomie Ohtake celebrando o centenário de amizade Brasil-Japão (1996) Portão Cultural — Av. República Argentina, 3430 — Portão Escultura em ferro "O Nadador" Praça Oswaldo Cruz — Centro Escultura em metal e madeira de Elvo Benito Damo Rua Marechal Deodoro, 711 — Centro Escultura pela Paz nº 30.31, de Baku Inoue Praça do Japão — Água Verde Pátio das Esculturas do Museu Oscar Niemeyer (mostra coletiva em caráter permanente) Centro Cívico Esculturas "Quatro Estações" de João Turin Memorial de Curitiba — Centro


69

Estรกtuas MONUMENTOS DE CURITIBA


Estátua Amor Materno

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Amor Materno AUTORIA: João Zacco Paraná (1884 – 1961) Localização: Junto à fonte do Jardim Botânico de Curitiba, na Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°., Jardim Botânico ORIGEM DA INICIATIVA: Braspol - Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil Data de Implantação: 9 de maio de 1993 Placa: no solo em frente à fonte, há a inscrição: "AMOR MATERNO -1907 ESCULTURA EM BRONZE DE JOÃO ZACO PARANÁ (1884-1961) HOMENAGEM DA COMUNIDADE POLONESA A TODAS AS MÃES PARANAENSES QUE, GERADORAS DA VIDA, DÃO ALMA À CURITIBA TRICENTENÁRIA. CURITIBA, 09 DE MAIO DE 1993 RAFAEL GRECA DE MACEDO – PREFEITO CURITIBA 300 ANOS"

70

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Bronze Obs.: A escultura original em

bronze, datada de 1907 e denominada “Maternidade” está instalada na Av. Rui Barbosa, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.


Estátuas Cacique Tindiqüera ESTÁTUA 1: Cacique Tindiqüera AUTORIA: Elvo Benito Damo Localização: Parque Tingüi - São João ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura Municipal de Curitiba Data de Implantação: 1994

Pinhões esculpidos no pedestal.

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL Do pedestal: Concreto

MONUMENTOS DE CURITIBA

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS:

71

ESTÁTUA 2: Cacique Tindiqüera Localização: Parque Histórico da Vilinha — Bairro Alto


Estátua do Barão do Rio Branco

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Monumento ao Barão do Rio Branco AUTORIA: Rodolfo Bernardelli Localização: Praça Generoso Marques, Centro EXECUÇÃO: Rio de Janeiro ORIGEM DA INICIATIVA: Rapazes do Tiro de Guerra Data de Implantação: 19 de agosto de 1914 Placa: "AO BARÃO DO RIO BRANCO A HOMENAGEM DO POVO PARANAENSE – MCMXIV. HOMENAGEM DO TIRO DE GUERRA N.º 19 RIO BRANCO DE CURITIBA, PARANÁ, AO ILUSTRE E INOLVIDÁVEL PATRONO, NO PRIMEIRO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO – MDLCCCXLV – MCXLV (1814-1914)" "LAGOA MIRIM" "ACRE" "AMAPA" "MISSIONES"

72

Na parte de trás: "UBIQUE PATRIAE MEMOR" "PRESIDENTE DA COMISSÃO: JOÃO GUALBERTO GOMES DE AS FILHO"

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS:

A mão esquerda do Barão está apoiada sobre um livro, que estão sobre um ângulo de uma mesa portátil contendo papéis, mapas etc.

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


MONUMENTOS DE CURITIBA

Estátua do Barão do Rio Branco (cont.)

73

Inauguração da estátua do Barão do Rio Branco, em 19 de dezembro de 1914, na Praça Generoso Marques. Acervo Casa da Memória/FCC


Estátua Corpo de Bombeiros Obra: Centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná (1912-2012) AUTORIA: Walmir Weber Localização: Praça Rui Barbosa, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Corpo de Bombeiros do Paraná Data de Implantação: 12 de dezembro de 2012

MONUMENTOS DE CURITIBA

DADOS TÉCNICOS

74

MATERIAL DA PEÇA: Bronze


Estátua de Getúlio Vargas

Souza e Naves, Julio Xavier, Ivo Leão, Edmundo Lemanski, Itiberê de Mattos, Divonsir Borba Cortes, Mário de Barros, Jacinto Cunha, Nilo Piazzeto, Aldo Schwind, João Wagner e Leo de Almeida Neves. Data de Implantação: 24 de fevereiro de 1957 Placa: Na frente do pedestal há a Carta-Testamento de Getúlio Vargas. No solo, em granito polido há uma placa de mármore com a inscrição: "AO MÁRTIR DO NACIONALISMO, DA JUSTIÇA SOCIAL E DA EMANCIPAÇÃO ECONÔMICA DA PÁTRIA, PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, HOMENAGEM DOS TRABALHADORES E DO POVO DE CURITIBA 24/02/1957"

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Getúlio Vargas AUTORIA: João Turin Localização: Praça Tiradentes, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Comissão formada dentro do PTB –

75

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL Do PEDESTAL: Granito


Estatua O Semeador Obra: O Semeador AUTORIA: João Zacco Paraná (1884 – 1961) Localização: Rua Barão do Rio Branco esquina com Avenida 7 de Setembro, Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

ORIGEM DA INICIATIVA: Presente da colônia polonesa à cidade de

76

Curitiba por ocasião do centenário da independência do Brasil Data de Implantação: 7 de setembro de 1922 Placa: em bronze, na parte frontal do pedestal traz a mesma inscrição em português e polonês: "AO BRAZIL EM COMEMORAÇÃO DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DA SUA INDEPENDÊNCIA A COLÔNIA POLACA 1822 - 1922" "BRAZYLJI KU UPAMIETNIENIU PIERWSZEGO STUIECIA NIEPODLEGLOCI KOLONJA POLSKA"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL:

Pedra talhada nas oficinas de Raphael Greca & Filhos Ltda.


Estátua Tiradentes

Monumento a Tiradentes, chefiado pelo cônsul geral, Sr. Amedeo Mamallela, formado para as comemorações dos 50 anos da imigração italiana no Paraná Data de Implantação: 21 de abril de 1927 Placa: No alto e na frente da primeira seção do tronco de pirâmide está escrito "Tiradentes" e logo abaixo, "1746-1792". Na placa propriamente há a frase "A Colônia italiana ao Povo Paranaense – abril MXMXXVII"

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS:

Elementos florais de inspiração paranista contornando a terceira seção do tronco de pirâmide.

alterações: Algumas fotos da década de 1930 mostram apenas quatro elementos no centro de cada lado do pedestal.

MATERIAL DA PEÇA: Latão MATERIAL Do pedestal: Granito, execução de Raphael Greca & Filhos Ltda.

Inauguração da estátua de Tiradentes em 21 de abril de 1927. Acervo Casa da Memória/FCC

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Estátua de Tiradentes AUTORIA: João Turin Localização: Praça Tiradentes, Centro EXECUÇÃO: Rio de Janeiro, 1925 ORIGEM DA INICIATIVA: Comitê da Colônia Italiana Pró

77


Estátua Mulher Nua “A Justiça”

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: A Justiça AUTORIA: Humberto Cozzo Localização ORIGINAL: Projetada para ficar em frente ao Tribunal

do Júri, a escultura não foi aceita e foi colocada atrás do Palácio Iguaçu, onde permaneceu até 1972, quando foi realocada na Praça 19 de Dezembro Localização ATUAL: Praça 19 de Dezembro, Centro Data de Implantação: Inaugurada em 15 de junho de 1955, a escultura só fora realocada na Praça 19 de Dezembro em 30 de agosto de 1972

ALTERAÇÕES:

A remoção da escultura para a Praça 19 de Dezembro gerou controvérsias. Tanto Erbo Stenzel quanto Bento Munhoz da Rocha Netto não concordaram com a remoção. Stenzel explicou sua contrariedade devido às razões estéticas, pois a mulher nua de três metros se mostra inferior ao homem nu de oito metros

DADOS TÉCNICOS

78

MATERIAL DA PEÇA: Escultura em concreto


Estátua Homem Nu Obra: Homem Nu AUTORIA: Erbo Stenzel Localização: Praça 19 de Dezembro, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Governo do Estado do Paraná, em

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Escultura em granito, com blocos provenientes de Petrópolis, RJ.

MONUMENTOS DE CURITIBA

homenagem ao Centenário da Emancipação Política do Paraná, a obra representa o Paraná emancipado e sem medo do futuro Data de Implantação: 19 de dezembro de 1953

79


Estátua dE Marechal Floriano

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Marechal Floriano AUTORIA: Paschoal de Chirico Localização: Praça Tiradentes, Centro EXECUÇÃO: Artística Fundição, São Paulo ORIGEM DA INICIATIVA: Associação Cívica Marechal Floriano Data de Implantação: 19 de dezembro de 1904 Placa:

80

Na frente do pedestal "AO MARECHAL DE FERRO, A ASSOCIAÇÃO CÍVICA E O POVO PARANAENSE" No lado direito da estátua "INAUGURADO A 19 DE DEZEMBRO DE 1904" Do lado esquerdo "Lei Municipal N. 82 de 27 de junho de 1902" Na parte de trás há duas placas de bronze. A primeira diz: "Diretoria da Associação Cívica Marechal Floriano: Presidente Honorário, General J. Bernardino Bormann, Presidente, Joaquim Cardoso, Vice-Presidente, Dr. Emílio Pinto, 1. Sec. João Dias Negrão, 2. Sec. José de Souza Miranda, 1. Tes. Raul Munhoz, 2. Tes. Clementino Paraná" Na segunda placa: "Comissão de Sindicância: Benjamin Lopes, Francisco de Sá, Joaquim Azevedo; suplentes, Antônio Ferreira, Augusto Barros, e Fabriciano Rego Barros”

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS: Emblema da República e frisas em bronze

alterações:

Inicialmente era cercada por gradil de ferro com quatro postes de iluminação em estilo art nouveau.


Estátua dE Marechal Floriano (Cont.) dados técnicos MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito. Autoria de Ricardo Honorato

MONUMENTOS DE CURITIBA

Pereira de Carvalho. Foi o primeiro pedestal de granito instalado em Curitiba.

81

Melhorias na praça Tiradentes nos anos 1920. Acervo Casa da Memória/FCC


Estátua Nicolau Copérnico Obra: Nicolau Copérnico AUTORIA: Brac Dekoracyjny Localização: Bosque do Papa - Rua Wellington Oliveira Vianna, s/

MONUMENTOS DE CURITIBA

n°., Centro Cívico EXECUÇÃO: Artística Fundição, São Paulo ORIGEM DA INICIATIVA: Doação do governo polonês à cidade Data de Implantação: 21 de fevereiro de 1995

82

Placa: "ESTA ESCULTURA DE NICOLAU COPÉRNICO (1473-1543) ASTRÔNOMO E HUMANISTA, EXPRESSÃO DO RENASCIMENTO E DO GÊNIO POLONÊS FOI COLOCADA NESTE PARQUE MEMORIAL AOS 21 DIAS DE FEVEREIRO DE 1995 QUANDO DA HONROSA VISITA DO PRESIDENTE LECH WALESA COMO SINAL DO APREÇO DA CIDADE DE CURITIBA, E DO ESTADO DO PARANÁ A CONTRIBUIÇÃO DOS IMIGRANTES DA POLÔNIA À NOSSA HISTÓRIA. JAIME LERNER GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ RAFAEL GRECA DE MACEDO PREFEITO DE CURITIBA"

alterações:

O monumento originalmente localizava-se na Praça da Polônia, no bairro Cristo Rei, sendo transferido em 1995 para o Bosque João Paulo II.

dados técnicos MATERIAL DA PEÇA: Bronze


MONUMENTOS DE CURITIBA

Estátua Nicolau Copérnico (cont.)

83


Estátua Papa João Paulo II Obra: Papa João Paulo II AUTORIA: Maria Helena Chaturni Localização: Bosque do Papa - Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n°., Centro Cívico

MONUMENTOS DE CURITIBA

ORIGEM DA INICIATIVA: Comissão executiva formada pela missão

84

católica Polonesa no Brasil e a comissão de honra formada pelo então Arcebispo D. Pedro Fedalto, o Governador Ney Braga e o Prefeito Jaime Lerner Data de Implantação: 16 de outubro de 1981

Placa: "COMO PEREGRINO DA PAZ E DO AMOR, FALOU-NOS DAS COISAS PERENES QUE CRISTO ENSINOU E SUAS PALAVRAS, QUAL BRISA QUE AVIVA AS CHAMAS FIZERAM REVIVESCER EM NÓS A MENSAGEM DE AMOR LEGADA POR ELE. O POVO, ENTÃO, CHAMOU-O DE JOÃO DE DEUS. ESSE MONUMENTO COMEMORATIVO DA VINDA DO PAPA JOÃO PAULO II A ESTE SOLO QUE A TODOS ACOLHE E IRMANA, ASSINALA AOS PÓSTEROS, A EMOÇÃO E AGRADECIMENTO DO POVO DO PARANÁ POR TÃO GRATA VISITA"

dados técnicos MATERIAL DA PEÇA: Bronze com olhos de acrílico e mãos de resina de poliéster.


MONUMENTOS DE CURITIBA

Estรกtua Papa Joรฃo Paulo II (cont.)

85


outras estátuas Estátua de Balthazar Carrasco dos Reis Rua Baltazar Carrasco dos Reis — Prado Velho

MONUMENTOS DE CURITIBA

Estátua de Ébano Pereira, de Elvo Benito Damo Praça Santos Dumont — Centro

86

Estátua de Gabriel de Lara, de Elvo Benito Damo Largo Rego Almeida (término da Rua Gabriel de Lara) — Batel Estátua de Mateus Leme, de Elvo Benito Damo Parque São Lourenço — São Lourenço Estátua de mulher com jarro Jardim da Santa Casa de Misericórdia — Praça Rui Barbosa, 694 — Centro Estátua de Nossa Senhora da Glória Praça Nossa Senhora da Glória — Alto da Glória Estátua de Nossa Senhora de Fátima Rua Suécia, 197 — Tarumã Estátua de Nossa Senhora de Lourdes Santuário Nossa Senhora de Lourdes — Praça Itália, 183 — Jardim Botânico Estatua de Nossa Senhora de Salete Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Estátua de Santa Terezinha Conversando com seu Pai Adro da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus — Av. Visconde de Guarapuava, 4787 — Batel


outras estátuas (cont.) Estátua de São José com menino Jesus Adro da Paróquia São José Trabalhador Rua Major Heitor Guimarães, 1453 — Campina do Siqueira

Estátua não identificada Adro da Paróquia São José Trabalhador Rua Major Heitor Guimarães, 1453 — Campina do Siqueira

Estátua Sagrado Coração de Jesus Praça Sagrado Coração de Jesus — Água Verde

MONUMENTOS DE CURITIBA

Estátua do Ouvidor Raphael Pires Pardinho, de Elvo Benito Damo Praça Ouvidor Pardinho — Rebouças

87

Estátua Vênus Curitibana de Maria Inês Di Bella Praça Didi Caillet — Centro Cívico


88

FONTES

MONUMENTOS DE CURITIBA


Bebedouro da Ordem Terceira

Inicialmente chamava-se Carioca da Rua Fechada. Carioca por que assim se denominavam as fontes, da Rua Fechada por que era esse o antigo nome da Rua José Bonifácio. O original fora demolido e o atual inaugurado por Manoel Ribas.

DADOS TÉCNICOS

Tina de pedras poliédricas que dá forma a uma vertente natural e serve para dar de beber aos animais.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Título: Bebedouro da Ordem Terceira Localização: Largo Cel. Enéas, Centro Data de Implantação: 17 de setembro de 1855 alterações:

89


Fonte As Mocinhas da Cidade Obra: As Mocinhas da Cidade de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela AUTORIA: Fernando Canalli Localização: Cruzamento da Rua Cruz Machado, s/nº com Alameda Cabral, Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura Municipal de Curitiba Data de Implantação: Setembro de 1996 Placa: Identificação do monumento se lê:

90

"FONTE AS MOCINHAS DA CIDADE Homenagem de Curitiba à canção popular que já é clássica. Memória perpétua na alma do nosso povo da alegria de Salvador e Julia Graciano, os nossos encantados Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, glória da rádio Guairacá e da música popular local. Rafael Greca de Macedo – Prefeito setembro de 1996 – ano 303"

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS:

Pinhões nos capitéis que emolduram os quadros de azulejos.

MATERIAL DA PEÇA: Colunas em concreto e quadros em azulejo.


Fonte Maria Lata D’Água

"“MARIA LATA D’ÁGUA FONTE EDIFICADA PELA CIDADE DE CURITIBA EM MAIO DE 1996 PARA CELEBRAR A MEMÓRIA DO ESCULTOR LOCAL ERBO STENZEL 1911-1980 RAFAEL GRECA DE MACEDO - PREFEITO"

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS: Possui um espelho d’água de 60 cm de profundidade.

MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DA ESTRUTURA: Concreto

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Fonte Maria Lata D’Água, reprodução da escultura "Água pro Morro" esculpida em 1944 por Erbo Stenzel Localização: Praça José Borges de Macedo, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura Municipal de Curitiba Data de Implantação: 15 de maio de 1996 Placa: Identificação do monumento se lê:

91


Fonte de JerusalÉm Obra: Fonte de Jerusalém AUTORIA: Anjos de Lys Áurea Buzzi e pedestal de Fernando Canalli Localização: Av. Sete de Setembro, esquina com Av. Arthur Bernardes, Seminário

MONUMENTOS DE CURITIBA

ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura Municipal de Curitiba Data de Implantação: 22 de dezembro de 1995 Placa: em cada uma das quatro faces da base do pedestal há uma placa

92

em azulejos, com as seguintes inscrições:

Placa nº 1 "Erguida em dezembro de 1995 no limiar dos 3 mil anos da Cidade Santa para Judeus, Cristãos e Muçulmanos. Inaugurada à 22 de dezembro com a presença honrosa de Ehud Olmert, prefeito de Jerusalém e Jaime Lerner Governador do Paraná. Construída pela Prefeitura como tributo à Antiga Cidade do Rei David, cenário da Bíblia, dos Evangelhos e do Corão. Rafael Greca de Macedo Prefeito da Cidade de Curitiba 22 de dezembro de 1995" Placa nº 2 "Cidade de David, Local do templo de Salomão, sítio do túmulo de Adão e dos Patriarcas, cidade da Paixão, e Ressurreição de Jesus, cidade da ascensão de Maomé aos céus. Jerusalém reúne num mesmo espaço urbano todas as tradições culturais monoteístas" Placa nº 3 "Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz dentro de ti. Por causa da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem. Salmo 122"


Placa nº 4 "Se o Senhor não edificar a Casa em vão trabalham os que a constróem. Se o Senhor não guardar a Cidade em vão vigiam as sentinelas. Salmo 137, atribuído ao Rei Salomão"

MATERIAL DA PEÇA:

Anjos em bronze

MATERIAL DA PEdestal: Concreto armado com 14,5 m de altura

A escultora informa que desde a inauguração há impressão errada do salmo na face norte do pedestal, que embora tenha requerido reparo, o erro persiste.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Fonte de JerusalÉm (CONT.)

93


fonte da memória

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Fonte da Memória AUTORIA: Escultura de Ricardo Tod e fonte de Rodolfo Dubek Localização: Praça Garibaldi, Centro ORIGEM DA INICIATIVA:

A Prefeitura de Curitiba quis homenagear os antigos colonos imigrantes, que com suas carroças vinham desde suas chácaras nos arrabaldes da cidade para vender seus produtos hortifrutigranjeiros no Centro. Data de Implantação: 1995

MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL da fonte: Granito

94

Rafael Greca assim explica este monumento: perpétua lembrança do cavalo da última carroceira de Santa Felicidade, atropelado por um ônibus da empresa Gulim. No Largo da Ordem, onde antes os cavalos iam beber água, agora deitam água pela boca. Dona Ermínia Perusso, nascida em 1901, filha de Zenilda e José Perusso (este nascido em 1888, em Enego, Itália) a última carroceira de Curitiba, inspiração à Fonte da Memória, ou Cavalo Babão, como foi batizada esta fonte pelo povo. Foto oferecida por Rafael Greca de Macedo.


outras fontes Espelho d'água Praça Gibran Khalil Gibran — Centro Cívico Fonte da Biodiversidade Avenida Comendador Franco (Av. das Torres) — Uberaba

MONUMENTOS DE CURITIBA

Repuxo da Praça da Espanha Praça da Espanha — Bigorrilho Repuxo da Praça Dezenove de Dezembro Praça Dezenove de Dezembro — Centro Repuxo da Praça Eufrásio Correia Praça Eufrásio Correia — Centro Ao fundo, à direita, a estação ferroviária, e à esquerda, o Hotel Tassi. Década de 1930. Obra atribuída à Charles-Auguste Lebourg (1829-1906), produzida na Fundição Val d'Osne, França. Foto Amin Henkel. Acervo Casa da Memória/FCC

95

Repuxo da Praça General Osório Praça General Osório — Centro Estátuas de nereidas e de cisne, em bronze, encomendadas na França, pelo prefeito Cândido de Abreu, para ornamentar o repuxo da Praça Osório. Década de 1920. Obra atribuída à Charles-Auguste Lebourg (1829-1906), produzida na saudosa Fundição Val d'Osne. Foto: João Baptista Groff. Acervo Casa da Memória/FCC.


OUTRAS fontes

MONUMENTOS DE CURITIBA

Repuxo "Chafariz de Curitiba" Praça Zacarias — Centro

96

Chafariz da Praça Zacarias, inaugurado em 8 de dezembro de 1871, projeto do engenheiro Antonio Pereira Rebouças (1839-1874). Ao lado, carroça com barricas onde os pipeiros armazenavam água para comercializá-la pelas ruas da cidade. Acervo Casa da Memória/FCC

Repuxo da Praça Carlos Gomes Praça Carlos Gomes — Centro

Praça Carlos Gomes, dezembro de 1914. Ao fundo, entre a praça e o casarão, a Rua José Loureiro. Coleção Júlia Wanderley. Acervo Casa da Memória/FCC


OUTRAS FONTES Repuxo da Praça José Borges de Macedo Praça José Borges de Macedo — Centro

Repuxo da Praça Santos Andrade Praça Santos Andrade — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Repuxo da Praça Rui Barbosa Praça Rui Barbosa — Centro

97


98

hermas

MONUMENTOS DE CURITIBA


Herma de Alfredo Parodi

"AO INSIGNE MESTRE PARANAENSE, PROFESSOR ALFREDO PARODI, HOMENAGEM DOS PROFESSORES, ALUNOS E AMIGOS DO COLÉGIO IGUASSÚ. 30 – 10 – 1961"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Alfredo Parodi AUTORIA: Erbo Stenzel Localização: Largo Alfredo Parodi, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Colégio Iguassú Placa: em bronze, traz a nscrição

99


Herma de andré de barros Obra: André de Barros AUTORIA: João Turin Localização: Pátio da Santa Casa de Misericórdia – Praça Rui Barbosa, 694, Centro

ORIGEM DA INICIATIVA: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba MONUMENTOS DE CURITIBA

Placa: no pedestal há a nscrição:

100

"AO GRANDE BENFEITOR ANDRÉ DE BARROS HOMENAGEM MXMXXIII"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Herma de Carlos Gomes Obra: Carlos Gomes AUTORIA: João Turin Localização: Praça Carlos Gomes, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná

"GUARANY" "SALVADOR ROSA" "IL SCHIAVO" "FOSCA" "MARIA TUDOR" "CONDOR" "CARLOS GOMES 1836-1896 – XIV/IX/MCMXXV" “COMISSÃO: GABRIEL RIBEIRO, PRESIDENTE. OCTÁVIO SECUNDINO, SECRETÁRIO. ATTILIO D`ALÓ, TESOUREIRO. ARTHUR SANTOS, ORADOR. MAESTRO ROMUALDO SORIANI, DIRETOR MUSICAL".

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS: Enfeite no pedestal com motivos musicais

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Pedra

MONUMENTOS DE CURITIBA

data de implantação: 1924 Placa: no pedestal há nomes de obras do maestro:

101


Herma João Ribeiro de Macedo Filho

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: João Ribeiro de Macedo Filho AUTORIA: José Aquino Localização: Praça Santos Andrade, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Universidade Federal do Paraná data de implantação: 19 de dezembro de 1971 Placa: Em frente ao pedestal, abaixo do símbolo da Universidade:

102

"AO SAUDOSO PROFESSOR DR. JOÃO RIBEIRO DE MACEDO FUNDADOR E RESTAURADOR DA UNIVERSIDADE DO PARANÁ A GRATIDÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS. CURITIBA, 19.12.1971"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Herma de Luiz César

"HAC HORA ET SEMPER AO MESTRE LUIZ L. A. CESAR, O RECONHECIMENTO DOS DISCÍPULOS E COLEGAS 1/08/1949"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Luiz L. A. César AUTORIA: João Turin Localização: Praça Osório, Centro data de implantação: 1949 Placa: Em frente ao pedestal:

103


Herma de Lysímaco Ferreira da Costa

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Lysímaco Ferreira da Costa AUTORIA: José Aquino Localização: Praça Santos Andrade, Centro ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura Municipal de Curitiba EXECUÇÃO: Raphael Francisco Greca data de implantação: 1 de dezembro de 1983 Placa: em frente do pedestal:

104

"HOMENAGEM DA CIDADE DE CURITIBA AO MESTRE LYSIMACO FERREIRA DA COSTA NO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO 1 DE DEZEMBRO DE 1983"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Pedra


Herma Monsenhor Celso Itiberê da Cunha

"MONSENHOR CELSO ITIBERÊ DA CUNHA – 1849 / 1930 – FOI BOM PARA TODOS"

outros elementos decorativos:

Na base do pedestal existem enfeites com pinhas e grimpas de pinheiros.

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL:

Pedra, feito nas oficinas de Raphael Greca & Filhos Ltda.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Monsenhor Celso AUTORIA: Oswaldo Lopes Localização: Praça Garibaldi, Centro data de implantação: 11 de setembro de 1943 Placa: Não há placas, mas consta a seguinte inscrição:

105


Herma de Padre Ildefonso Xavier Ferreira

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Padre Hildefonso Xavier Ferreira AUTORIA: Alfredo Andersen Localização: Praça Santos Andrade, Centro EXECUÇÃO: Fundição Calvina, Rio de Janeiro ORIGEM DA INICIATIVA: Governo do Estado data de implantação: 7 de setembro de 1922 ALTERAÇÕES:

106

Na inauguração do monumento havia uma inscrição no seu pedestal que, mais tarde, desapareceu

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Herma de PLÍNIO MONTEIRO TOURINHO

Abaixo há a inscrição: "AO DOUTOR PLÍNIO ALVES MONTEIRO TOURINHO PROFESSOR E FUNDADOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ A HOMENAGEM DO POVO DE CURITIBA 8-02-1969"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Plínio Alves Monteiro Tourinho AUTORIA: Erbo Stenzel Localização: Praça Santos Andrade, Centro EXECUÇÃO: Fundição Calvina, Rio de Janeiro ORIGEM DA INICIATIVA: Prefeitura Municipal de Curitiba data de implantação: 8 de fevereiro de 1969 Placa: Em frente ao pedestal; acima há o brasão do município.

107


Herma de raul messing

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Raul de Messing AUTORIA: D. Lopes Localização: Praça Osório, Centro data de implantação: 1955 Placa: Em frente ao pedestal, consta:

108

"AO GRANDE PROFESSOR HOMENAGEM DOS SEUS ALUNOS. RAUL MESSING 1883-1954"

OUTROS ELEMENTOS DECORATIVOS: Pedestal incrustado com símbolos da música

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


Herma de tancredo neves

"DR. TANCREDO NEVES PRECURSOR DA NOVA REPÚBLICA I NAUGURADA EM 28/10/1985. JOSÉ RICHA GOVERNADOR DO ESTADO MAURICIO FRUET PREFEITO MUNICIPAL ULISSES GUIMARAES PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL"

DADOS TÉCNICOS

MATERIAL DA PEÇA: Bronze

MATERIAL DO PEDESTAL: Granito

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Tancredo Neves AUTORIA: Nelson Matulevicius Localização: Praça Osório, Centro Placa:

109


outras hermas Herma L. L. Zamenhof

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Ludiwik Lejzer Zamenhof Localização: Praça Zamenhof, Alto da Glória EXECUÇÃO: Fundição Calvina, Rio de Janeiro Placa: No pedestal há a inscrição: "VII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESPERANTO, HOMENAGEM A L. L. ZAMENHOF, CREADOR DO ESPERANTO. CURITIBA, JULHO DE 1972"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Cimento branco MATERIAL DO PEDESTAL: Pedra rústica

110

Herma Senador Abilon Souza Naves Obra: Senador Abilon Souza Naves AUTORIA: Erbo Stenzel Localização: Jardinete Zeferino Krukoski, Alto da XV Placa: No pedestal há a inscrição: "HOMENAGEM AO SENADOR ABILON DE SOUZA NAVES, EM SINAL DE GRATIDÃO DO POVO DE CURITIBA. INAUGURADO PELO GOVERNO MUNICIPAL DO GENERAL IBERÊ DE MATTOS. XXIV-VII-MCMLX"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Granito


outras hermas

MONUMENTOS DE CURITIBA

Herma de Romário Martins Praça Santos Dumont — Centro

Herma de Padre Natal Pigatto Adro da Igreja de Santa Felicidade Av. Manoel Ribas, 50 — Santa Felicidade

Herma de Prof. José Nicolau dos Santos Reitoria da UFPR — Centro

111


outras hermas

MONUMENTOS DE CURITIBA

Herma Dr. Alfredo de Assis Gonçalves Rua Pres. Faria x Trav. Alfredo Bufren — Centro

112

Herma Miguel de Cervantes Praça da Espanha — Bigorrilho

Herma não identificada Adro da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Rua Arturo Seppi, 51 — Butiatuvinha


MONUMENTOS DE CURITIBA

113

murais, panéis e vitrais


murais, painéis e vitrais

MONUMENTOS DE CURITIBA

Mural "Lavrador, Sol e Três Planaltos" (Poty Lazzarotto) Porta do Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico

114

Mural "História do Teatro no Paraná", pintura em têmpera (Poty Lazzarotto, 1997) Cortina corta-fogo do Auditório Salvador de Ferrante Teatro Guaíra — Centro Mural "Evocação do Zepelim sobre as torres da Catedral" (Poty Lazzarotto, 1993) Rua XV de Novembro esquina com Av. Mal. Floriano Peixoto — Centro Mural "O Teatro, a Música e a Dança" (Poty Lazzarotto, 1988) Porta corta-fogo do Teatro Guaíra — Centro Mural "O Tempo e a Vida" (Poty Lazzarotto) Simepar Centro Politécnico da UFPR — Jd. das Américas Mural "Quatro Estações" (Poty Lazzarotto, 1984) Fachada Hotel Paraná Suíte Rua Lourenço Pinto, 456 - Centro Mural da Maternidade Nossa Senhora de Fátima Av. Visconde de Guarapuava, 3077 - Centro Mural da Sanepar Praça Hyperides Zanello Rua Euclides da Cunha - Bigorrilho Mural do Palácio da Justiça (Franco Giglio, 1971) Praça Nossa Senhora da Salete – Centro Cívico


murais, painéis e vitrais Mural em azulejo "Eterno Sonho" (Poty Lazzarotto, 1981) Aeroporto Internacional Afonso Pena – São José dos Pinhais

Mural em azulejos "Ciclos Econômicos do Paraná" (Poty Lazzarotto, 1997) Portal de entrada do CIETEP Av. Comendador Franco, 1341 — Jardim Botânico Mural em azulejos "Evolução do Saneamento Básico" (Poty Lazzarotto, 1995) Praça das Nações — Alto da XV Mural em azulejos "Evolução Hospitalar" (Poty Lazzarotto, 1998) Hospital de Clínicas Rua General Carneiro, 181 — Alto da Glória Mural em azulejos "Imagens da Cidade" (Poty Lazzarotto, 1996) Travessa Nestor de Castro — Centro Mural em azulejos "Lenda Indígena" (Poty Lazzarotto, 1995) Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN) Rua Oscar Schrappe Sênior, 250 — Capão da Imbuia Mural em azulejos "O Largo da Ordem" (Poty Lazzarotto, 1993) Travessa Nestor de Castro — Centro Mural em concreto "Monumento ao Ferroviário" (Poty Lazzarotto, 1983) Largo Issac Lazzarotto — Cristo Rei

MONUMENTOS DE CURITIBA

Mural em azulejos "A Viagem" (Poty Lazzarotto) Aeroporto Internacional Afonso Pena – São José dos Pinhais

115


MONUMENTOS DE CURITIBA

murais, painéis e vitrais

Mural em azulejos "Monumento ao Centenário da Emancipação Política do Paraná" (Poty Lazzarotto, 1953) Praça Dezenove de Dezembro — Centro

116

Mural em concreto "O Clube e a Cidade" (Poty Lazzarotto, 1986) Clube Curitibano Av. Pres. Getúlio Vargas, 2857 — Água Verde Mural em concreto "O Construtor" (Poty Lazzarotto, 1978) Caixa Cultural Curitiba Rua Conselheiro Laurindo, 280 — Centro Mural em concreto aparente "Caminhos do Conhecimento" (Poty Lazzarotto, 1990) Prédio Administrativo PUCPR Rua Imaculada Conceição, 1155 — Prado Velho Mural em concreto aparente "Cultura e Memória" (Poty Lazzarotto, 1991) Auditório do Palácio Avenida Av. Luiz Xavier — Centro


murais, painéis e vitrais

Mural em concreto aparente "Natação" (Poty Lazzarotto, 1995) Clube Curitibano Av. Pres. Getúlio Vargas, 2857 — Água Verde

MONUMENTOS DE CURITIBA

Mural em concreto aparente "Evolução da Telefonia" (Poty Lazzarotto, 1993) Palácio das Telecomunicações Av. Manoel Ribas, 115 — Centro

117

Mural em concreto aparente "Evolução das Artes Cênicas" (Poty Lazzarotto, 1969) Fachada do Teatro Guairá — Centro Mural em concreto aparente "Paraná" (Poty Lazzarotto, 1987) Palácio Iguaçu Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Mural em concreto aparente "Símbolos do Paraná" (Poty Lazzarotto, 1976) Assembléia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Mural em concreto com pigmento "Profissões" (Poty Lazzarotto, 1974) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Av. Sete de Setembro, 3165 — Rebouças


murais, painéis e vitrais Mural em granito "Monumento ao Centenário da Emancipação Política do Paraná" (Erbo Stenzel, 1953) Praça Dezenove de Dezembro — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Mural em homenagem a Anita Canet na entrada do Edifício Anita (Franco Giglio) Rua Emiliano Perneta, 653 — Centro

118

Mural em lajota cerâmica "O Bom Samaritano" (Poty Lazzarotto, 1959) Hospital de Clínicas Rua General Carneiro, 181 — Alto da Glória Mural em lajota cerâmica "São Francisco" (Poty Lazzarotto, 1962) Cemitério Água Verde Praça Sagrado Coração de Jesus — Água Verde Mural em madeira gravada "Assembleia" (Poty Lazzarotto, 1974) Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Mural em madeira gravada "Café e Mate" (Poty Lazzarotto, 1955) Banco Meridional do Brasil — Agência não localizada Painéis de Mate Fachada do Solar Nogueira Praça Didi Caillet — Centro Cívico Painéis na fachada do Palácio 29 de Março (Marília Kranz, 1996) Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura Municipal de Curitiba) Avenida Cândido de Abreu, 817 — Centro Cívico Painel "Gralha Azul" (Ida Hannermann de Campos, 1996) Asilo São Vicente de Paulo Rua São Vicente, 100 — Juvevê


murais, painéis e vitrais Painel "Jesus e os Apóstolos" (João Turin) Adro da Paróquia de São Pedro de Umbará Rua Nicola Pelanda, 5000 - Umbará

Painel "Sol, Pinhão e Três Planaltos" (Poty Lazzarotto) Assembléia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Painel cerâmico na fachada do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (MuMA) (Franco Giglio) Portão Cultural Av. República Argentina, 3430 — Portão Painel Comemorativo dos 500 anos do Brasil (Sergio Ferro, 1996) Memorial de Curitiba — Centro Painel de pedra, lavrado em baixo relevo representando os diversos ciclos econômicos e produtivos do Paraná (Humberto Cozzo) Palácio Iguaçu Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Painel em azulejo “Themis” Desenho em nanquim de Poty Lazzarotto; reprodução sobre azulejo de Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli Recepção da OAB Paraná Rua Brasilino Moura, 253 — Ahú Painel em azulejo Obra da série Xingu Desenho colorido de Poty Lazzarotto; reprodução sobre azulejo de Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli 2º andar do prédio da OAB Paraná Rua Brasilino Moura, 253 — Ahú

MONUMENTOS DE CURITIBA

Painel "Rio Iguaçu" (Rogério Dias, 1996) Praça Rio Iguaçu — Centro Cívico

119


murais, painéis e vitrais Painel em azulejos no Mercado Municipal (Poty Lazzarotto, 1997) Praça de alimentação do Mercado Municipal de Curitiba Avenida Sete de Setembro, 1865 — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Painel em bronze "Monumento aos Pracinhas" (Elvo Benito Damo, 1995) Rua XV de Novembro, 219 — Centro

120

Painel em cerâmica esmaltada "História da Tecnologia" (Poty Lazzarotto, 1964) Centro Politécnico da UFPR — Jd. das Américas Painel em concreto aparente "As Comunicações" (Poty Lazzarotto, 1992) Mirante da Torre Panorâmica de Curitiba Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 — Mercês Painel em madeira "A Comunicação" (Poty Lazzarotto, 1969) Museu Metropolitano de Arte (MuMA) — Portão Painel em madeira "Aspectos Paranaenses" (Poty Lazzarotto, 1978) Caixa Cultural Curitiba Rua Conselheiro Laurindo, 280 — Centro Painel em madeira "Educação para a Vida" (Poty Lazzarotto, 1996) Hall do Curso Positivo Av. Sete de Setembro, 4228 — Batel Painel em mosaico da Assembleia Legislativa do Paraná (Franco Giglio) Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Painel em mosaico do Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Franco Giglio, 1966) Praça Padre João Sotto-Maior — Centro


murais, painéis e vitrais Painel em mosaico do Colégio Lins de Vasconcelos atual Colégio OPET (Franco Giglio) R. Nilo Peçanha, 1585 — Bom Retiro

Painel em mosaico do Edifício Wawel (Franco Giglio) Praça General Osório, 400 — Centro Painel em mosaico na fachada do Edifício Brasilino de Araújo (Franco Giglio) Rua Visconde de Nácar, 1166 — Centro Painel Fundação da Cidade de Curitiba (Theodoro de Bona, 1936) Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná Avenida João Gualberto, 250 — Centro

Painel "Curitiba 300 anos" (Poty Lazzarotto, 1993) Travessa Nestor de Castro — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Painel em mosaico do Edifício Cabral (Franco Giglio) Al. Cabral, 246 — Centro

121


murais, painéis e vitrais Painel Instalação da Província do Paraná (Theodoro de Bona) Palácio Iguaçu Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico

MONUMENTOS DE CURITIBA

Painel que reproduz as bandeiras dos 44 cantões suíços (Augusto Gemba Rando) Praça da Suíça — Cabral

122

Vitral "Batismo de Cristo" (Poty Lazzarotto, 1980) Batistério Igreja Cristo Rei Rua Padre Germano Mayer, 410 — Cristo Rei Vitral "Evolução da Comunicação" (Poty Lazzarotto, 1994) Biblioteca Central da PUCPR Rua Imaculada Conceição, 1155 — Prado Velho Vitral "Tribos de Israel" (Poty Lazzarotto, 1980) Sinagoga Francisco Frischmann Rua Cruz Machado, 126 — Centro Vitral "A Caridade" (Poty Lazzarotto, 1992) Santa Casa de Misericórdia de Curitiba Praça Rui Barbosa — Centro


123

DEMAIS MONUMENTOS MONUMENTOS DE CURITIBA


demais monumentos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Marco Zero Praça Tiradentes — Centro

124

Monolito em granito, séc. XVI, atestando a posse da terra pela coroa portuguesa. Em 1943 ganhou conjunto em pedra no entorno, com placa de bronze comemorativa ao 250.° aniversário da cidade. Provavelmente estava localizada na atual praça José Borges de Macedo, junto ao pelourinho, onde hoje encontra-se placa informativa. Há dúvida se o granito cinza foi extraído na Serra do Mar ou trazido pronto de Portugal. Manoel Ribas quando inaugurava o marco comemorativo do 250.º aniversário de Curitiba. Acervo PMC Monolito de Distância Praça Tiradentes — Centro

Monolito instalado em 1943 e inaugurado pelo governador Manoel Ribas, faz alusão ao Marco Zero da Cidade. Referência geodésica da cidade, composto de cinco placas de bronze, dá a distância dos quatro principais pontos cardeais das cidades mais importantes, a partir de Curitiba.


demais monumentos

Antigo Viaduto Ferroviário da João Negrão, tem sua origem na velha “Ponte da Rua Schmidlin”, de 1885 e servia à linha de trem que partia da antiga estação ferroviária. Sua base possui alicerces de granito sobre a rua João Negrão, apresentando refinados entalhes na rocha, concluída em 1944. Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado desde agosto de 1976, tornou-se, com a extinção da linha férrea, atração turística do município, tendo em exposição, até 2001, uma Maria Fumaça. Acervo Casa da Memória/FCC

Máscara Mortuária de Zacarias Góes e Vasconcelos Arquivo Público do Paraná Rua dos Funcionários, 1796 — Cabral Descoberta no Rio de Janeiro e trazida por Gehad Hajar em 16 de dezembro de 2004, foi apresentada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná como parte dos festejos do Sesquicentenário de Emancipação Política do Paraná.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Ponte Preta (Viaduto João Negrão) Rua João Negrão — Rebouças

125


demais monumentos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Calçadas de Curitiba Capítulo a parte no espaço urbano da capital, as calçadas formam conjuntos artísticos de relevância para a história de Curitiba, destacando-se nestas categorias principais:

126

- Calçadas de Matacão Remanescentes presentes na Rua São Francisco e no Largo da Ordem, são também peças de diabásio extraídas por mão de obra escrava da Serra do Mar e vistas a partir de 1758. - Calçadas de Lousinhas Em formato de lousa, isto é, 21x21cm, era inicialmente de diabásio, no início do séc. XX, quando foram implementadas pelo prefeito Cândido de Abreu. A partir dos anos 1930, há o predomínio do granito. Geralmente eram alinhadas a 45 grados da rua, ladeadas por veio de granito, como meio-fio. Com a falta do contrapiso, as centenárias lousinhas estão a se desprender, necessitando de manutenção. Obra artesanal de cantaria, contributo da colônia italiana, é um tipo de calçamento exclusivo da cidade de Curitiba, imprimindo muito da identidade local. - Calçadas de Petit-Pavè Também conhecidas como Mosaico Português, tiveram origem em 1842, e começam aparecer em Curitiba no final dos anos 1920, quando vieram mestres calceteiros de Portugal. As pedras pretas ou rosas são diabásio, e as brancas são mármore. Chegando no pináculo do Movimento Paranista, contribuíram muito para esta estética, além do art nouveau, do art déco e dos motivos naturalistas e indianistas. Muitas vezes com fusão dos estilos. Popular, o “Caminho de Pinhões”, desenho do arquiteto Osvaldo Navarro, no decorrer das canaletas de biarticulados (Setor Especial Estrutural do Plano Massa). - Calçadas em Chapas Bujardadas Parte das obras do Centenário de Emancipação Política do Paraná, implementada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, em 1953, podem ser vistas em frente à Biblioteca Pública do Paraná. Consistem em grandes chapas bujardadas e trabalhadas em cantaria, que compõe-se junto ao corrimão arredondado da escada de acesso.


MONUMENTOS DE CURITIBA

demais monumentos

127

Exemplos de calçadas em petit-pavè no centro de Curitiba, postado em rede social por Rafael Greca.


demais monumentos Aeronave Gloster Meteor 1ª aeronave a jato à voar nos céus do Brasil Cindacta II — Av. Prefeito Erasto Gaetner, 1000 — Bacacheri

MONUMENTOS DE CURITIBA

Arcadas da Praça da Espanha Praça da Espanha — Bigorrilho Arcadas do Pelourinho Praça José Borges de Macedo — Centro Argola de amarrar cavalos (Séc. XVIII) da Rua São Francisco Rua São Francisco, 179 — Centro

128

Baixo Relevo "O Último Túnel", de João Turin Comemorativo ao Cinqüentenário da Estrada de Ferro do Paraná Museu Ferroviário — Rebouças

Baixo relevo "Fundação de Curitiba", de João Turin, 1943 Memorial de Curitiba — Centro Baixo relevo a Teixeira Soares Museu Ferroviário — Rebouças


demais monumentos

Bondinho da Leitura / Bondinho da XV Rua XV de Novembro, s/nº, esquina com Rua Ébano Pereira — Centro

Calçada Histórica Praça Tiradentes — Centro

Cruz do Pilarzinho Rua Des. Hugo Simas, 2797 — Pilarzinho A primeira cruz de madeira foi erguida no local por volta de 1782, com a construção, por gente de origem espanhola, da capela à Nossa Senhora do Pilar (demolida em 1932). A cruz foi sempre substituída pelos habitantes locais, virando referência no bairro.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Baixo relevo ao Cel. Durival Britto e Silva Museu Ferroviário — Rebouças

129


demais monumentos Cruz "Unidos com Cristo" Igreja da Sagrada Família Av Fredolin Wolf, 3700 — Santa Felicidade

MONUMENTOS DE CURITIBA

Espada em Concreto Rua Jaime Veiga x Rua Jesuíno Lopes — Seminário Jardim Vertical de Curitiba Largo Antonio Bordin — Campina do Siqueira

130

Lampanários dos países lusófonos Bosque de Portugal — Jardim Social Luminárias (lampião, lampadário) Praça Eufrásio Correia — Centro Máquina da Imprensa Oficial (1947) Rua dos Funcionários, 1645 — Juvevê Marco à arquitetura da Confederação Helvética Praça da Suíça — Cabral Marco alusivo ao Centenário da Independência do Brasil Praça Santos Andrade — Centro Marco alusivo às obras de revitalização da Praça Osório Praça General Osório — Centro Marco do Pinheiro, plantado por Manoel Ribas Praça Tiradentes — Centro

Marco em homenagem à comunidade Afro-brasileira Praça Santos Andrade — Centro


demais monumentos Marco que registra o encerramento das comemorações dos 300 anos de Curitiba e a visita do presidente de Portugal Mario Soares Praça Tiradentes — Centro

Medalhão à Baden Powell Largo Baden Powell — Rebouças Medalhão ao Dr. Paulo da Cruz Pimentel Palácio das Telecomunicações — Av. Manoel Ribas, 115 — Centro Medalhão ao Papa João Paulo II Bosque do Papa — Centro Cívico Medalhão ao Presidente Arthur da Costa e Silva Palácio das Telecomunicações — Av. Manoel Ribas, 115 — Centro Medalhão Lysímaco Ferreira da Costa Pátio do Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Piloto Rua Emiliano Perneta, 92 — Centro Medalhão Romário Martins Átrio do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná Rua José Loureiro, 43 — Centro Medalhão Sebastião Paraná Pátio Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Piloto Rua Emiliano Perneta, 92 — Centro Medalhões do Sesquicentenário do Paraná (Ricardo Tod, 2003) Assembleia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico

MONUMENTOS DE CURITIBA

Mausoléu de Afonso Botelho de Sampaio e Souza Praça Afonso Botelho — Água Verde

131


demais monumentos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Memorial — Capela dos Fundadores Espaço no Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba, a Capela abriga os altares rétabulos da Matriz de Curitiba, talhados em madeira policromada do século 18, nos quais o Papa João Paulo II celebrou missa quando esteve em Curitiba, além de duas volutas e dois sacrários. Recebeu, em 1996, pinturas do artista plástico Sergio Ferro, onde se percebem imagens expressivas da história curitibana. Memorial de Curitiba — Centro

132

Memorial à Mulher Pioneira do Paraná Praça do Soroptimismo Internacional Av. Nossa Senhora da Luz x Rua Jaime Balão — Hugo Lange Memorial aos Pracinhas — Conjunto da Praça do Expedicionário Construída em honra à "Força Expedicionária Brasileira" e ao "Dia do Soldado" a praça homenageia os pracinhas da II Guerra Mundial. Nela encontra-se um tanque de guerra, um avião Thunderbolt, uma âncora, um torpedo, um canhão alemão e o Museu do Expedicionário. Praça do Expedicionário Rua Saldanha da Gama com Ubaldino do Amaral — Alto da XV


demais monumentos Memorial à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Maria Inês Di Bella, 1993) Confluência das Ruas Barão do Serro Azul e São Francisco — Centro

Memorial aos Imigrantes Italianos Praça Sagrado Coração de Jesus — Água Verde Memorial da Imigração Árabe de Curitiba Celebra os povos do oriente e do deserto, Cristãos e Islâmicos, ao mostrar um pouco da história do Oriente Médio para os visitantes. Em seu interior funciona um café, uma biblioteca e uma pinacoteca. Suas paredes externas incluem painéis de ladrilhos com três trechos da principal obra de Khalil Gibran, O Profeta. Praça Gibran Kalil Gibran — Centro Cívico

Memorial às Vítimas do Trânsito Parque Barigüi — Santo Inácio Memorial Bento Munhoz da Rocha Neto Praça Nossa Senhora de Salete — Centro Cívico Memorial da Imigração Alemã Uma homenagem a contribuição germânica à cultura paranaense, o memorial abriga um pórtico que reconstitui o frontão da Casa Mila construída no início do século XX; a Sala de Concertos “Oratório de Bach” instalada na réplica de uma antiga igreja presbiteriana do bairro Seminário; trilha de passeio com pequenas estações que rememoram os contos dos Irmãos Grim; a Torre dos Filósofos em madeira com um mirante e a Casa dos Doces que serve de biblioteca para contos infantis. Bosque Alemão — Vista Alegre

MONUMENTOS DE CURITIBA

Memorial Africano Praça Zumbi dos Palmares — Pinheirinho

133


demais monumentos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Memorial da Imigração Japonesa Inaugurado em 1995, o memorial reproduz o Pavilhão Imperial de Chá, de Kyoto. Em seus jardins e lagos com carpas observa-se as cerejeiras e a estátua de Buda, presentes da cidade de Himeji. Praça do Japão — Água Verde

134

Memorial da Imigração Italiana Construído em 1994, o memorial reproduz os pisos da Praça do Capitólio, em Roma; arcadas italianas e a antiga igreja de Santa Felicidade; numa reconstrução de sua fachada. Possuí coluna com estátua de Nossa Senhora do Monte Bérico, trazida do Vêneto, região da Itália de onde provem a imigração para Santa Felicidade. O local é palco para eventos tradicionais da colônia italiana: festas da uva, do vinho, da polenta. Bosque Italiano — Santa Felicidade Memorial da Imigração Polonesa Inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba, o memorial abriga sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados; o Museu da Habitação e a Capela Nossa Senhora de Czestochowa. Bosque do Papa — Centro Cívico


demais monumentos

Memorial Nireu Teixeira, Palco do Choro Praça Garibaldi — Centro Memorial Ucraniano Fundado em 1995, em homenagem aos 100 anos da Imigração Ucraniana, o memorial é composto por uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, de Mallet e pelo Museu do Ícone e da Pêssanka, que abriga acervo de artesanato típico ucraniano. Parque Tingüi — São João Módulos em concreto "Desenvolvimento de Curitiba" (Poty Lazzarotto, 1967) Praça 29 de Março — Mercês Módulos em concreto aparente "História do Paraná" (Poty Lazzarotto, 1972) Banco de Desenvolvimento do Paraná Av. Vicente Machado, 445 — Centro Monólito "Gralha Azul" (Poty Lazzarotto, 1992) Monólito dupla face em concreto aparente Clube Curitibano — Av. Pres. Getúlio Vargas, 2857 — Água Verde Monólito sobre trilhos do antigo bonde Av. Iguaçu, 1953 — Água Verde

Monumento à General Osório Praça General Osório — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Memorial da Língua Portuguesa Inaugurado em 19 de março de 1994, o memorial é uma homenagem aos imigrantes portugueses ao aos países que adotam a língua portuguesa. Inclui oito colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e, ao longo da trilha denominada Alameda dos Cantares, vinte colunas com trechos grafados em azulejo de poemas de autores portugueses e brasileiros. Bosque de Portugal — Jardim Social

135


demais monumentos Monumento "Leão Alado de Veneza" (Maria Inês Di Bella, 1996) Av. Manoel Ribas — Mercês

MONUMENTOS DE CURITIBA

Monumento à Baden Powell "Os Escoteiros da Nossa Terra" (Elvo Benito Damo, 1994) Largo Baden-Powell — Rebouças

136

Monumento à Boca Maldita (Elvo Benito Damo e Abrão Assad, 1992) Avenida Luiz Xavier — Centro Monumento à Melvin Jones Largo Melvin Jones — Centro Cívico Monumento à Ney Braga Parque Newton Freire Maia Estrada da Graciosa, 4000 — Pinhais

Monumento à Rui Barbosa Praça Santos Andrade — Centro


demais monumentos

Vista da Praça da Ucrânia em 1981. No primeiro plano, o monumento ao poeta ucraniano Taras Chevtechenko. Foto: Haraton Maravalhas. Acervo Casa da Memória/FCC

Monumento à Paulo da Cruz Pimentel Parque Newton Freire Maia — Estrada da Graciosa, 4000 — Pinhais Monumento à Resistência e à Luta pela Anistia no Paraná Praça Rui Barbosa — Centro Monumento à São Francisco de Assis Praça São Francisco de Assis — Tarumã Monumento à Teotônio Vilela Praça General Osório — Centro Monumento ao Centenário da Imigração Italiana (Elvo Benito Damo, 1978) Rótula da Av. Manoel Ribas com Rua Via Vêneto — Santa Felicidade Monumento ao Dr. Lins de Vasconcelos Bom Retiro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Monumento à Taras Chevtechenko Praça da Ucrânia — Bigorrilho

137


MONUMENTOS DE CURITIBA

demais monumentos

138

Monumento em homenagem ao centenário de nascimento de Benjamin Constant (Monumento à República) Praça Tiradentes — Centro Inaugurado em 1938, com esculturas de bronze de João Turin, O bloco de 26 toneladas foi trabalhado por Domingos Greca, na pedreira do maciço do Morumbi, trazido de trem para Curitiba. Monumento Chinês (Pagode) Bom Retiro Monumento comemorativo à Rodovia Engenheiro Angelo Ferrario Lopes (Rodovia do Cerne) Mercês Monumento Comemorativo ao Cinquentenário da UFPR Reitoria da UFPR — Centro Monumento do Maçom Jardinete dos Maçons – Alto da XV Monumento em Alto Relevo ao Governador Paulo da Cruz Pimentel Prédio da Paraná Previdência Rua Inácio Lustosa, 700 — Centro


demais monumentos Monumento em homenagem a Nossa Senhora "Mãe de Deus" Largo Mãe de Deus — Pilarzinho

Monumento em Homenagem aos Soldados da Paz, os Boinas Azuis Praça das Nações — Alto da XV Monumento Emiliano Pernetta "Ilha da Ilusão" Passeio Público — Centro Monumento à Francisco Kava (Elvo Benito Damo, 1985) Universidade Livre do Meio Ambiente Rua Victor Benato, 210 — Pilarzinho Monumento ao Plano Agache Parque Barigüi - Santo Inácio Homenagem ao prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, que em 1941 contrata a empresa Coimbra Bueno a fim de produzir um Plano Diretor para Curitiba, então com mais de 140 mil habitantes. Concluindo o Plano de Curitiba em 1943, Agache foi fundador da Sociedade Francesa de Urbanismo, venceu concurso para criação de Camberra, capital da Austrália, e projetou planos para Paris, Lisboa, Dunquerque e Rio de Janeiro. Obelisco — Chaminé da antiga Fábrica de Adubos Boutin Centro de Criatividade Parque São Lourenço — São Lourenço Obelisco — Chaminé da Fazendinha Praça Adílson Luiz Serbake Jr. Rua Dionira Moleta Klentz, 237 — Fazendinha Obelisco — Chaminé do Barigüi Parque Barigüi — Santo Inácio Obelisco da Praça Eufrásio Correia Praça Eufrásio Correia — Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Monumento em homenagem ao Arquiteto Vilanova Artigas (27/12/1985) Rua Manoel Eufrásio x Rua Almirante Tamandaré — Juvevê

139


demais monumentos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obelisco de Curitiba Praça Dezenove de Dezembro — Centro

140

Inauguração do obelisco na praça em 19 de dezembro de 1953. No canto superior da foto, detalhe da inscrição colocada na base do monumento: "1953 - DEZEMBRO/ 1853-1953/ CENTENÁRIO DA PROVÍNCIA DO PARANÁ". Coleção Flora Camargo Munhz da Rocha Acervo Casa da Memória/FCC Pomar dos 300 anos de Curitiba Praça 29 de Março — Mercês Portal Bosque do Trabalhador Rua Manoel Waldomiro de Macedo — CIC Portais do Japão Praça Ryu Mizuno — Jardim das Américas Praça do Japão — Água Verde Portal Italiano/Portal de Santa Felicidade Av. Manoel Ribas — Cascatinha Portal Polonês Rua Mateus Leme, 2010 — Centro Cívico Portal Português Parque Histórico da Vilinha — Bairro Alto Portão do Passeio Público Rua Presidente Faria esquina com Av. João Gualberto — Centro


demais monumentos

Obra do prefeito Cândido de Abreu, a fim de compor o conjunto de melhoramentos e modernização da cidade, tinha o afã de mostrar a hora oficial de Curitiba. Por conta da Primeira Guerra Mundial, atrasou o mecanismo, que só chegou em 1918, e por muito tempo não funcionou bem. Primeiramente instalado na praça Osório, foi transladado em 1993 para a Av. Luiz Xavier. A capa do livro “Salada da Vida”, de 1916, traz charge crítica quanto à inauguração deste relógio. Acervo Gehad Hajar.

Relógio da Rua do Comércio 24 Horas Rua Visconde de Nácar, 1480 transversal à Rua Visconde do Rio Branco — Centro Relógio da Relojoaria Raeder (1893) Rua Riachuelo, 147 — Centro Roberto Raeder instalou o relógio fabricado em Leipzig, Alemanha, já na inauguração do estabelecimento, em 1893. De 1925 a 1937 a relojoaria — e o relógio de rua — foram para a Rua XV, voltando para o endereço da Riachuelo. Após 111 anos, em 2004, o famoso relógio da Raeder parou de funcionar no mesmo momento que Carl Roderich Raeder, herdeiro de Roberto, falece e põe fim às atividades da relojoaria. Relógio das Flores (1972) Praça Garibaldi — Centro O Relógio das Flores é um presente de 8 metros de diâmetro, funcionando à base de quartzo, dado por joalheiros da Família Rosenmann à cidade de Curitiba, em 1972.

MONUMENTOS DE CURITIBA

Relógio da Osório Rua Luiz Xavier — Centro

141


demais monumentos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Relógio Solar (1857) Praça Tiradentes, 520 — Centro A Farmácia Stellfeld, a primeira de Curitiba, foi aberta em 1857 por Augusto Stellfeld (1817-1894). Em 1866, o estabelecimento foi transferido para a Praça Tiradentes, na quadra em frente à catedral. O novo prédio foi um verdadeiro marco arquitetônico da época, erguido por artesãos alemães que montaram o telhado sem pregos, destacando-se o curioso relógio de sol, projeto de Gottlieb Wieland. Relógio da Santa Casa de Misericórdia Praça Rui Barbosa, 694 — Centro Torre Panorâmica Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 — Mercês

142

Belvedere, Espelho d'água e Cascata (Rodolfo Doubek Filho, 1996) Parque Tanguá - Taboão


MONUMENTOS DE CURITIBA

143

monumentos desaparecidos


monumentos desaparecidos

MONUMENTOS DE CURITIBA

Coreto da Praça Osório

144

Em primeiro plano, antigo coreto da praça. Ao fundo, à direita, o relógio que deveria marcar a hora oficial da cidade, e à esquerda, na quadra ocupada pelo casario, funcionou o Parque Éden. Década de 1920. Coleção José Álvaro Carneiro. Acervo Casa da Memória/FCC

Fonte da Carioca do Campo Construída em 1862, por ordem do Presidente da Província Antonio Borba Gomes Nogueira, serviu ao abastecimento da cidade até 1911, quando foi demolida. A foto é de 1904 e pertence à coleção do Museu Paranaense. Hoje Praça 19 de Dezembro, chamou-se até meados do séc, XIX de Largo da Carioca, Largo do Chafariz do Nogueira, Campo da Bica e Largo da Carioca da Cruz e Largo da Carioca do Campo. Chamavam de “Carioca” os locais de coleta d’água.


monumentos desaparecidos

Torre de madeira, com trinta e dois metros de altura, erigida para comemorar o Dia da Bandeira, em 19 de novembro de 1909. Presa ao mastro, destaca-se a Bandeira Nacional. Coleção Júlia Wanderley. Acervo Casa da Memória/FCC

MONUMENTOS DE CURITIBA

Monumento à Bandeira

145

Bondinho de Madeira Parque Barigüi - Santo Inácio Bonde da década de 1970, réplica dos antigos que circularam pela cidade. Havia, em 1978, uma linha de bonde turística no parque, por tração animal, que foi desativada em pouco tempo por fatigar os muares. Foi alvo de incêndio criminoso no início dos anos 2000. Pelourinho de Curitiba Símbolo da presença das justiças do reino português, foi erguido no povoado de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, depois Curitiba, em 4 de novembro de 1668, na atual praça José Borges de Macedo, por Gabriel de Lara, então capitão-mór e procurador do Marquês de Cascais, senhor das Terras da Capitania de Paranaguá. O pelourinho de Curitiba era primeiramente de madeira, depois substituído por um de mármore, constituindo-se de um poste com argolas de ferro, onde as normas eram fixadas para leitura e conhecimento público e os condenados pela justiça eram amarrados e castigados. Sendo um símbolo do poder português, o Pelourinho de Curitiba foi derrubado por patriotas independentistas, em 1822. No antigo Museu David Carneiro, à rua Comendador Araújo, havia um fragmento do velho pelourinho, hoje desaparecido.


monumentos desaparecidos Casa do Dr. Bernardo Leining

MONUMENTOS DE CURITIBA

"Casa Paranista", residência do Dr. Bernardo Leining, projeto de João Turin. Ficava à rua José Loureiro, 245 e foi autorizada demolição "sem querer", em 1973. Graças a esta perda, começou-se os esforços de preservação histórica de Curitiba. Acervo Casa da Memória/FCC

146

Escultura “Plano Diretor” Viaduto Capanema Jardim Botânico Placa escultural, de 1979, trazia os elementos do novo plano diretor da cidade, com seus eixos estruturais.


monumentos desaparecidos Busto de Salgado Filho

"AO DR. JOAQUIM SALGADO FILHO, PRIMEIRO MINISTRO DA AVIAÇÃO E GRANDE INCENTIVADOR DA AERONÁUTICA, HOMENAGEM DO GOVERNO E DO POVO DO PARANÁ. SEMANA DA ASA DE 1959"

DADOS TÉCNICOS MATERIAL DA PEÇA: Bronze MATERIAL DO PEDESTAL: Alvenaria

MONUMENTOS DE CURITIBA

Obra: Joaquim Salgado Filho Localização: Av. Salgado Filho, Uberaba Data de Implantação: 1959 Placa:

147

Busto de Allan Kardec (Erbo Stenzel) Sem local definido Busto Tia Paula Jardinete Paula Pedroso do Amaral — Avenida República Argentina, s/n — Água Verde Escultura em bronze "Urso de Berlim" Praça da Alemanha — Jardim Social Baixo Relevo à Ayrton Senna Praça Eufrásio Correia — Centro Busto Dr. Caetano Munhoz da Rocha Sem local definido


monumentos desaparecidos

Busto de Gottlieb Müeller

MONUMENTOS DE CURITIBA

Foto: CMC

148

Busto em bronze, confeccionado em 1908, em homenagem ao fundador da Fábrica Marumby, o suíço Gottlieb Müeller (1843-1902). Duas cópias haviam na cidade: uma na entrada de sua antiga fábrica, hoje Shopping Mueller, e no segundo endereço da fábrica, hoje Marumby Expo Center, na av. Wenceslau Brás, ambas desaparecidas. Este exemplar original foi recolhido por caminhão de lixo da prefeitura e guardado no Museu do Lixo, ficando não identificado até 2009, quando uma polêmica levantada pelo vereador Tiko Kuzma fez Rafael Greca reconhecer a obra de arte como o original busto do empreendedor suíço, precursor da previdência social no Paraná e capitão da Guarda Nacional.

Escultura "Maktub" / "Está Escrito" / Estátua Mulher do Deserto (Nádia Kanawate, 1996) Praça Gibran Kalil Gibran — Centro Cívico


149

PLACAS MONUMENTOS DE CURITIBA


MONUMENTOS DE CURITIBA

PLACAS

150

Placa – Adro da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Butiatuvinha Placa – Av. Cândido Hartmann – Bigorrilho Placa – Capela Nossa Senhora do Pilar – Pilarzinho Placa – Centro de Esportes Dirceu Graeser – Praça Oswaldo Cruz - Centro Placa – Centro de Preservação da História Ferroviária (1982) – Museu Ferroviário Placa – Conclusão de obras do Rio Ivo – Rua Vicente Machado x Rua Visc. de Nácar – Centro Placa – Discurso de João Paulo II – Bosque do Papa Placa – Farol do Saber Machado de Assis – Vista Alegre Placa – Farol Do Saber Roberto Barrozo – Novo Mundo Placa – Fundação da Vila de Curitiba – Praça Tiradentes Placa – Homenagem a Josef Zalac – Bosque do Papa Placa – Homenagem a Juliano Vendrami Biacchi – Praça Santos Andrade Placa – Homenagem a Roberto Marinho – Praça José Borges de Macedo Placa – Homenagem à turma de engenheiros florestais/UFPR – Bosque do Papa Placa – Homenagem a UFPR – Praça Santos Andrade Placa – Homenagem a Universidade Livre do Meio Ambiente – Pilarzinho Placa – Homenagem ao Gen. Werner H. Gross – Praça Gen. Werner Gross – Bom Retiro Placa – Homenagem ao Pe. Pedro Cobalchini no obelisco (torre) da Igreja de Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 50 – Santa Felicidade Placa – Homenagem ao Prefeito Ernani Santiago – Adro da Igreja de Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 50 – Santa Felicidade Placa – Homenagem aos Fundadores do Abranches – Abranches Placa – Homenagem aos imigrantes italianos – Paróquia de São Marcos – Pilarzinho Placa – Homenagem aos Pioneiros de Santa Felicidade em ocasião da inauguração da Via Vêneto – Santa Felicidade Placa – Homenagem aos poloneses de Curitiba – Praça Eufrásio Correia Placa – Homenagem aos Trovadores – Praça São Francisco de Assis - Tarumã Placa – Inauguração da inauguração da Catedral Basílica – Praça Tiradentes (quebrada) Placa – Inauguração do Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcelos – Museu Paranaense Placa – Inauguração do Palácio das Telecomunicações Presidente Costa e Silva (1970) – Av. Manoel Ribas – Centro


Placa – Instalação da Capital Federal em Curitiba – Palácio Iguaçu – Centro Cívico Placa – Jardim Ambiental I – Av. 7 de Setembro – Cristo Rei Placa – Jardim Ambiental II – Alto da XV Placa – Jardim Frei Ricardo – Mercês Placa – Jardim Poty Lazzarotto – Parque Tanguá Placa – Jardinete Abib Calixto – Mercês (furtada) Placa – Jardinete Alexandre Gutierrez Beltrão – Bigorrilho Placa – Jardinete Capitão Eduardo A. Torres Pereira Placa – Jardinete dos Maçons – Alto da XV Placa – Jardinete enf. Douglas Souza Luz – Seminário Placa – Jardinete Erasmo Pilotto – Água Verde Placa – Jardinete Gastão Pereira Cordeiro – Centro Placa – Jardinete Hipólito Dopieralski – Alto da XV Placa – Jardinete Iracema Benghi Ruggeri – Bacacheri Placa – Jardinete James Portugal de Macedo – Centro Placa – Jardinete João Regis Teixeira Júnior – Centro Cívico Placa – Jardinete Lélia Corrêa de Azevedo – Seminário Placa – Jardinete Mario Bialli Placa – Jardinete Menotti Caprilhone Placa – Jardinete Natálio Santos – Alto da XV Placa – Jardinete Ramiro Trevisan – Centro Placa – Jardinete Rutílio de Sá Ribas – Jardim Botânico Placa – Jardinete Therezinha Schlivinski – Cristo Rei Placa – Largo Antonio Manzocki – Mercês Placa – Largo da Galícia – Bigorrilho Placa – Largo Frei Timóteo – Mercês Placa – Largo Irmã Stanislawa Perz – Centro Placa – Largo José Knopfholz – Centro Cívico Placa – Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (MASAC) Anexo a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas – Centro Placa – Parque Italiano – Santa Felicidade Placa – Parque Nascentes do Belém – Cachoeira Placa – Praça Abílio de Oliveira Mendes – Capão Raso Placa – Praça Antonio Carlos Mendes Vieira – Atuba Placa – Praça Carlos Filizola – Cristo Rei (retirada) Placa – Praça Celso do Amaral Cattani – Bacacheri Placa – Praça Coronel Adélio Conti – Bacacheri

MONUMENTOS DE CURITIBA

PLACAS

151


MONUMENTOS DE CURITIBA

PLACAS

152

Placa – Praça da França – Seminário Placa – Praça da Polônia – Cristo Rei (furtada) Placa – Praça da Ucrânia – Bigorrilho Placa – Praça David Silveira da Mota – Bigorrilho Placa – Praça Des. Armando Carneiro – Portão Placa – Praça Divina Pastora – Mercês Placa – Praça Elba de Pádua Lima – Capão Raso Placa – Praça Ernani Vidal – Alto da Glória Placa – Praça Irmã Tereza Domachowski – Abranches Placa – Praça João Cândido – Centro Placa – Praça Jóquei Pinheiro Júnior – Tarumã Placa – Praça Major Aviador Idegaldo Coutinho Bacci – Cabral Placa – Praça Maria Bergamin Andretta – Água Verde Placa – Praça Mounif Tacla – Ahú Placa – Praça Nassib Abdo Abage – Centro Placa – Praça Nova República – Capão Raso Placa – Praça Padre José Manyanet – Bom Retiro Placa – Praça Piázza San Marco (Via Vêneto) – Santa Felicidade Placa – Praça Prof. Hiperides Zanello – Bigorrilho Placa – Praça Recanto D’Itália – Santa Felicidade Placa – Praça San Martin – Juvevê Placa – Pracinha Rossini – Ahú Placa – Projeto "Cores da Cidade” – Praça Generoso Marques Placa – Rede de Viação Paraná – Santa Catarina ao Cinquentenário da Estrada de Ferro do Paraná – Museu Ferroviário Placa – Registro do encerramento das comemorações dos 300 anos de Curitiba e a visita do presidente de Portugal Mário Soares – Praça Tiradentes Placa – Reservatório do Alto São Francisco – Centro Placa – Rotary Clube – Adro da Igreja de Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 50 – Santa Felicidade Placa – Rotary Clube – Av. Manoel Ribas – Santa Felicidade Placa à André Rebouças – Marco Inicial da Estrada do Mato Grosso – Avenida Luiz Xavier Placa à Augusto Stelfeld – Praça Alfredo Andersen Placa à Comunidade Ucraniana em Memória aos Mortos Pela Fome na Ucrânia – São João Placa a Edmundo Sebastião Wos Saporski – Abranches Placa à Frei Timóteo – Jardim Frei Timóteo de Castelnovo – Mercês


Placa à Igreja São Judas Tadeu – Jardinete não denominado (Rua Ângelo Trevisan) – Cascatinha Placa à Memória de Paulo Harris – Jardinete Paul Harris – Juvevê Placa à Paul McCartney na Pedreira Paulo Leminski – Pilarzinho Placa à Revitalização do Largo Baden-Powell – Rebouças Placa alusiva ao Recanto da Memória – Praça General Osório Placa alusiva ao Trem Inaugural do Primeiro Trecho Eletrificado da Linha Curitiba-Paranaguá (24.01.1953) – Museu Ferroviário Placa ao Barão do Suruí – Pátio do Colégio Estadual do Paraná - Centro Placa ao Frei José Mariano – Passeio Público - Centro Placa ao Papa João Paulo II – Praça Nossa Senhora da Salete – Centro Cívico Placa comemorativa a Pavimentação da Estrada de Santa Felicidade – Adro da Igreja de Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 50 – Santa Felicidade Placa comemorativa do 50º aniversário da Igreja da Sagrada Família – Santa Felicidade Placa da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do PR ao Governador Bento Munhoz da Rocha Placa de bronze a Santos Dumont – Praça Santos Dumont Placa de bronze ao Visconde de Taunay – Rua 24 de Maio – Centro Placa de bronze com efígie de D. Pedro II – Colégio D. Pedro II – Seminário Placa de bronze comemorativa ao bicentenário do Frei Mariano Veloso – Passeio Público – Centro Placa de mármore comemorativa aos 50 anos da Colônia Santa Felicidade – Igreja Matriz de Santa Felicidade. Placa em azulejo – Praça Ildefonso Serro Azul – Cristo Rei Placa Inaugural da Biblioteca Pública do Paraná 19/12/1954 Placa informativa dos 300 anos de Curitiba com texto de Nireu Teixeira “A Porta” – em porta entre a Rua Presidente Farias e a Barão do Rio Branco Placa Júlia da Costa – Centro Placa Júlio Szymanski – Largo Szymanski – Rebouças Placa na Praça Vivian Calopreso Braga – Juvevê Placa no obelisco (torre) da Igreja de Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 50 – Santa Felicidade Placa sobre a Praça Dezenove de Dezembro Placa Waldemar Niclevicz – Pedreira Paulo Leminski – Pilarzinho Placas – Bosque Gutierrez (Memorial Chico Mendes) – Vista Alegre

MONUMENTOS DE CURITIBA

PLACAS

153


MONUMENTOS DE CURITIBA

PLACAS

154

Placas – Homenagem a Imigração Japonesa – Praça Himeji – Mercês Placas – Homenagem a Melvin Jones fundador do Lions Club – Largo Melvin Jones – Centro Cívico Placas – Homenagem a Santos Dumont – Praça Santos Andrade Placas – Informações dos 300 anos de Curitiba Placas – Largo Frederico Ozanam – Campina do Siqueira Placas – Largo Guido Viaro – Prado Velho Placas – Monólito do “Largo do Jatão” – Canteiro da Av. Manoel Ribas – Santa felicidade Placas – Pátio da Santa Casa de Misericórdia – Praça Rui Barbosa Placas – Praça Garibaldi – Centro Placas – Praça Pedro Gasparello – Seminário Placas – Rua da Cidadania – Praça Rui Barbosa Placas (Alemanha; Suíça; Paraguai; Itália; El Salvador; Portugal; Japão; Polônia; Uruguai) – Praça 29 de Março Placas (de fundação e aos homenageados) da Boca Maldita – Centro Placas (duas) – Casa Romário Martins – Largo Coronel Enéas – Centro Placas (duas) – na Praça do Soroptimismo Internacional – Hugo Lange Placas (duas) – Praça Alfredo Andersen – Bigorrilho Placas (duas) – Praça Antônio Bertoli – Santa Felicidade Placas (duas) à Conferência Mundial Escoteira – Largo Baden-Powell – Rebouças Placas (duas) alusivas ao Pelourinho – Praça José Borges de Macedo – Centro Placas (duas) na parede do Terminal Guadalupe – Rua João Negrão esquina com Rua André de Barros – Centro Placas (oito) – em azulejos na Praça Padre João Sotto-Maior – Centro Placas (quatro) – Praça da Espanha – Bigorrilho Placas (três) – em marco alusivo a revitalização da Praça do Japão – Água Verde Placas (três) – Praça Oswaldo Cruz – Centro Placas (três) – Praça Portugal – Alto da Glória Placas de bronze e obelisco na entrada do Quartel Geral da Policia Militar do Paraná – Rebouças


155

endereรงos MONUMENTOS DE CURITIBA


endereços Aeroporto Internacional Afonso Pena Av. Rocha Pombo - Águas Belas São José dos Pinhais

Largo Bittencourt Rua Conselheiro Araújo x Rua Mariano Torres x Rua Amintas de Barros x Rua Tibagi – Centro

Bosque Alemão Rua Francisco Schaffer x Rua Nicolo Paganini x Rua Franz Schubert - Vista Alegre

Largo Cel. Enéas Travessa Nestor de Castro x Rua Claudino dos Santos x Rua São Francisco – Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Bosque de Portugal Rua Fagundes Varella x Rua Osório Duque Estrada – Jardim Social

156

Bosque do Papa (Bosque João Paulo II) Rua Euclides Bandeira, s/nº - Centro Cívico Bosque Italiano Rua Domingos Strapasson x Rua Calisto Cumin x Rua Margarida Ângela Zardo Miranda Santa Felicidade Clube Curitibano Av. Pres. Getúlio Vargas, 2857 - Água Verde Jardim Botânico de Curitiba Francisca Maria Garfunkel Rieschbieter Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski – Jardim Botânico Jardinete dos Maçons Rua Schiller x Av. Visconde de Guarapuava x Rua Reinaldino Schaffenberg Quadros – Alto da XV Jardinete República Oriental do Uruguai Rua Dr. Aluízio França x Rua Lúcio Razera x Rua Assunta Biagini – Bigorrilho

Largo Dr. Theodoro Bayma Rua Emiliano Perneta x Rua Benjamin Lins x Rua Desembargador Motta – Batel Largo Frederico Ozanam Rua Gen. Mário Tourinho, entre as ruas Padre Agostinho e São Vicente de Paulo Campina do Siqueira Largo Guido Viaro Rua Dr. Reynaldo Machado x Rua Coronel Zacarias x Rua Conselheiro Laurindo – Prado Velho Largo Issac Lazzarotto Av. Senador Souza Naves x Rua Schiller x Av. Sete de Setembro - Cristo Rei Largo Mãe de Deus Rua Roberto Gava x Rua Guy Maupassant x Rua Amauri Lange Silverio – Pilarzinho Largo Melvin Jones Rua Marechal Hermes x Rua Augusto Severo – Centro Cívico Memorial de Curitiba Rua Doutor Claudino dos Santos, 79 - Centro

Jardinete Ricardo Scremin Rua Marechal Hermes x Rua Rosaldo Gomes Mello Leitão – Centro Cívico

Museu Ferroviário Shopping Estação, Piso Térreo Avenida Sete de Setembro, 2775 – Rebouças

Largo Alfredo Parodi Rua Emiliano Perneta x Praça Rui Barbosa – Centro

Museu Metropolitano de Arte (MuMA) Portão Cultural Av. República Argentina, 3430 – Portão

Largo Antonio Bordin Rua General Mário Tourinho x Rua Padre Agostinho – Campina do Siqueira

Parque Barigüi Situado entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, acessos: BR-277 e Av. Cândido Hartmann Bigorrilho, Mercês, Santo Inácio e Cascatinha

Largo Baden Powell Rua Mariano Torres x Av. Pres. Affonso Camargo x Av. Sete de Setembro – Rebouças

Parque Histórico da Vilinha Rua Arno Feliciano de Castilho esquina com Rua Marco Polo – Bairro Alto


endereços

Parque Tingüi Av. Fredolin Wolf x Rua José Casagrande São João Passeio Público Rua Pres. Carlos Cavalcanti x Av. João Gualberto x Av. Presidente Faria x Rua Luiz Leão – Centro Praça 29 de Março Rua Padre Anchieta x Rua Brigadeiro Franco x Rua Martin Afonso x Rua Desembargador Motta – Mercês Praça Afonso Botelho Av. Presidente Getúlio Vargas x Rua Brigadeiro Franco x Rua Engenheiros Rebouças x Rua Buenos Aires – Água Verde Praça Alfredo Andersen Rua Capitão Souza Franco x Alameda Augusto Stellfeld – Bigorrilho Praça Carlos Gomes Av. Marechal Floriano Peixoto x Rua Pedro Ivo x Rua Monsenhor Celso x Rua José Loureiro Centro Praça da Espanha Rua Saldanha Marinho x Rua Coronel Dulcídio x Al. Dr. Carlos de Carvalho x Rua Fernando Simas – Bigorrilho Praça da França Rua Teixeira Soares esquina com Av. Silva Jardim – Seminário Praça da Suíça Rua Ver. Garcia Rodrigues Velho x Rua Dep. Joaquim José Pedrosa – Cabral Praça da Ucrânia Rua Capitão Souza Franco x Rua Padre Anchieta x Av. Cândido Hartmann – Bigorrilho Praça das Nações Av. Nossa Senhora da Luz x Rua XV de Novembro x Rua Presidente Beaurepaire Rohan – Alto da XV

Praça Des. Armando Carneiro Av. República Argentina x Rua Augusto de Mari x Rua Lourival Portella Natel x Rua Levino Schier Portão Praça Dezenove de Dezembro Rua Barão do Cerro Azul x Rua Riachuelo x Rua Inácio Lustosa - Centro Praça Didi Caillet Rua Heitor Stockler de França x Barão de Antonina – Centro Cívico Praça do Expedicionário Rua Comendador Macedo, 655 - Alto da XV Praça do Japão Av. Sete de Setembro com Av. Rep. Argentina Água Verde Praça Eufrásio Correia Rua Barão do Rio Branco x Avenida 7 de Setembro – Centro Praça Garibaldi Av. Jaime Reis x Alameda Dr. Muricy x Rua do Rosário x Rua Kellers – Centro Praça General Osório Travessa Jenuíno Marcondes x Rua Voluntários da Pátria x Av. Vicente Machado – Centro Praça General Werner Gross Rua Claudio Manoel da Costa x Rua Valentin Trevisan x Av. Des Hugo Simas – Bom Retiro Praça Generoso Marques Rua Riachuelo x Rua Pref. João Moreira Garcez – Centro Praça Gibran Kalil Gibran Av. João Gualberto x Rua Luiz Leão – Centro Cívico Praça Itália Av. Prof. Lothário Meissner x Rua Eng. Gottardo Bottarelli x Rua Dr. Jorge Meyer Filho x Rua Eng. Ostoja Roguski - Jardim Botânico

MONUMENTOS DE CURITIBA

Parque São Lourenço Av. Mateus Leme, 4700 - São Lourenço

157


endereços Praça Ivan Ferreira do Amaral Filho Rua Alm. Didio Costa x Rua José de Mello Braga Jr. x Rua São Tomé x Rua Eduardo Couture – Jardim das Américas Praça João Cândido Av. Jaime Reis – Centro

MONUMENTOS DE CURITIBA

Praça José Borges de Macedo Rua Mons. Celso x Praça Tiradentes – Centro

158

Praça Maria Polenta Av. República Argentina x Av. Pres. Getúlio Vargas x Rua Carneiro Lobo – Água Verde

Praça Sagrado Coração de Jesus Av. Água Verde e a Rua Prof. Assis Gonçalves – Água Verde Praça San Martín Av. Anita Garibaldi x Rua Campos Salles x Av. João Gualberto – Juvevê Praça Santos Andrade Rua João Negrão x Rua XV de Novembro x Rua Conselheiro Laurindo x Travessa Alfredo Bufren – Centro Praça Santos Dumont Rua Ébano Pereira esquina com Rua Cruz Machado – Centro

Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel) Rua Bispo Dom José x Rua Gonçalves Dias – Batel

Praça São Francisco de Assis Rua Frei Orlando x Av. Victor Ferreira do Amaral x Rua Monte Castelo – Tarumã

Praça Nossa Senhora da Glória Rua Ivo Leão x Rua Lysimaco Ferreira da Costa – Alto da Glória

Praça Thomaz Coelho Av. Victor Ferreira do Amaral x BR-476 – Tarumã

Praça Nossa Senhora de Salete Rua Prof. Benedito Nicolau dos Santos x Av. Candido de Abreu - Centro Cívico Praça Oswaldo Cruz Rua Lamenha Lins x Rua Brigadeiro Franco x Av. Visconde de Guarapuava x Av. Sete de Setembro – Centro Praça Ouvidor Pardinho Av. Iguaçu x Av. Pres. Getúlio Vargas x Rua Nunes Machado x Rua 24 de Maio – Rebouças Praça Padre João Sotto-Maior Rua Trajano Reis x Rua João Manoel x Rua Quari – Centro Praça Poeta Fernando Pessoa Av. Dez. Hugo Simas x R.Guilherme Seeger Bom Retiro Praça Rio Iguaçu Rua Dep. Mario de Barros x Rua Mal. Hermes Centro Cívico Praça Ryu Mizuno Rua Des. Joaquim de Oliveira Sobrinho x Rua Dr. Brasílio Ferreira da Luz x Rua Sinké Ferreira – Jardim das Américas

Praça Tiradentes Rua Cruz Machado x Rua do Rosário x Av. Cândido Lopes x Rua Barão do Serro Azul – Centro Praça Vivian Calopreso Braga Rua Barão de Guaraúna x Rua Albert Bollinger x Rua Augusto Stresser – Juvevê Praça Zacarias Travessa Oliveira Bello x Rua Marechal Deodoro x Alameda Dr. Muricy – Centro Praça Zamenhof Rua Ivo Leão x Rua Dr. Zamenhof x Rua Amâncio Moro – Alto da Glória Praça Zumbi dos Palmares Rua Eloi Orestes Zeglin x Rua Lothario Boutin – Pinheirinho Reitoria da UFPR Rua XV de Novembro x Rua Dr. Faivre x Rua Amintas de Barros x Rua General Carneiro – Centro Teatro Guaíra Rua XV de Novembro, 971, Centro


159

referências MONUMENTOS DE CURITIBA


MONUMENTOS DE CURITIBA

bibliográficas

160

BAHLS, Aparecida Vaz da Silva. Obras de arte em logradouros públicos II Praça Santos Andrade. Curitiba: Casa Erbo Stenzel; Fundação Cultural de Curitiba, Julho de 2001. CORDEIRO, João Jorge. Os monumentos da cidade de Curitiba. s/d. Espirais do Tempo. Bens Tombados do Paraná. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Cultura. Curitiba, 2006 HOERNER, Valério Jr. Ruas e histórias de Curitiba. Editora Artes e Textos. Curitiba, 2002 LACERDA, Cassiana Lúcia de. Monumentos e obras de arte em logradouros públicos I Praça Tiradentes. Curitiba: Casa Erbo Stenzel; Fundação Cultural de Curitiba, Primavera de 2001. Macedo, Rafael Greca de. Curitiba. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1996. Placas / Monumentos. Fundação Cultural de Curitiba. Centro de Documentação, Não Patrimoniado. MADX 18/06/98. PEDROSO, Daniela. Poty: Murais Curitibanos. Curitiba: Editora Positivo, 2006.

Recortes de jornais Após os estragos, a recuperação. Correio de Notícias, 23 set. 1979 Celebridades ficam sem suas placas. Gazeta do Povo, 07 jun. 2001 Ela é conhecida como a praça da cultura. Gazeta do Povo, 16 ago. 1992 Homenagem a Andersen. Correio de Notícias, 10 mar. 1987. Ignorados, monumentos em praças estão ao deus-dará. Folha do Paraná, 21 jun. 1998 Marcos históricos. Gazeta do Povo, 25 jan. 1971 O Semeador, Maria Polenta, Alegoria à Justiça – Quantos monumentos da cidade você pensa conhecer? O Estado do Paraná, 21 mai. 1974 Obra de Stenzel enfeitará praça. 14 mai. 1996 Obras públicas provocam debate. Gazeta do Povo, 15 fev. 2000 Pesquisa mostra agressão ao patrimônio. Correio de Notícia, 12 nov. 1998 Pesquisa resgata história de monumentos roubados. Gazeta do Povo, 13 set. 2001 Tiradentes não manda em suas praças. Almanaque, 16 abr. 2000


FOTOGRAFIAS

ÁRVORES Carvalho Visconde de Taunay - pág. 15 Placa Carvalho - pág. 15 BUSTOS Barão do Rio Branco - pág. 19 Barão do Serro Azul - pág. 20 Claudino nos Santos - pág. 21 Domingos Nascimento - pág. 23 Edmundo Sebastião Wos Saporski pág. 24 Emiliano Pernetta - pág. 25 Dario Veloso - pág. 27 Emílio de Menezes - pág. 28 João Zaco Paraná - pág. 29 Leôncio Corrêia - pág. 32 Madre Maria dos Anjos - pág. 33 Flavio Suplicy de Lacerda - pág. 35 Teixeira Soares - pág. 37 Thomaz Coelho - pág. 40 Victor Ferreira do Amaral - pág. 41 Visconde de Guarapuava (2)- pág. 42 Zacarias de Góes e Vasconcelos - pág. 43 Alfredo Andersen - pág. 45 Algacyr Minhoz Mader - pág. 45 Aníbal Cury - pág. 45 Comendador Francisco Fasce Fontana pág. 46 Dom Pedro I - pág. 46 Dante Alighieri - pág. 46 Getúlio Vargas - pág. 47 Hideo Noguchi - pág. 47 Leonardo da Vinci - pág. 49 EDIFICAÇÕES Ruínas de São Francisco - pág. 55 Teatro Paiol - pág. 62 ESCULTURAS Luar do Sertão - pág. 64 Cavalo Marinho - pág. 65 O Sonho - pág. 65 Nossa Senhora de Salete - pág. 67

A Ciencia e a Arte Polonesa em homenagem ao Paraná - pág. 68 Jacaré do Barigüi - pág. 68 ESCULTURAS Amor Materno - pág. 70 Cacique Tindiquera - pág. 71 Barão do Rio Branco - págs. 04 e 72 O Semeador - pág. 76 Nicolau Copérnico - págs. 82 e 83 João Paulo II - págs. 84 e 85 Sagrado Coração de Jesus - pág. 87 Vênus de Curitiba - pág. 87 BEBEDOUROS, FONTES E REPUXOS Bebedouro da Ordem Terceira - pág. 89 Fonte as Mocinhas da Cidade - pág. 90 Fonte de Jerusalém - pág. 93 Fonte da Memória - pág. 94 Repuxo da Praça Santos Andrade - pág. 97 HERMAS Andre de Barros - pág. 100 Carlos Gomes - pág. 101 João Ribeiro de Macedo Filho - pág. 102 Luiz Cesar - pág. 103 Lysímaco Ferreira da Costa - pág. 104 Monsenhor Celso Itiberê da Cunha - pág. 105 Raul Messing - pág. 108 Tancredo Neves - pág. 109 Padre Natal Pigatto - pág. 111 José Nicolau dos Santos - pág. 111 Alfredo Assis Gonçalves - pág. 112 Miguel de Cervantes - pág. 112 MURAIS, PAINÉIS E VITRAIS Mural em azulejos Monumento ao Centenário da Emancipação Política do Paraná - pág. 116

MONUMENTOS DE CURITIBA

NANI GÓIS

161


MONUMENTOS DE CURITIBA

Mural em concreto aparente Evolução das Artes Cênicas - pág. 117 Painel em azulejo dos 300 anos - pág. 121 DEMAIS MONUMENTOS Relógio da Osório - pág. 07 Baixo Relevo Fundação de Curitiba - pág. 128 Baixo Relevo O Último Tunel - pág. 128 Baixo Relevo ao Cel. Durival Britto e Silva - pág. 129 Bondinho da XV - pág. 129 Memorial da Imigração Árabe de Curitiba - pág. 133 Memorial da Imigração Japonesa - pág. 134 Torre Panorâmica - pág. 142 Belvédère e Cascata do Parque Tanguá - pág. 142 MONUMENTOS DESAPARECIDOS Escultura Plano Diretor - pág. 146

162

adriane baldini ÁRVORES Angico Branco (2) - pág. 11 Paineira - págs. 12 e 13 BUSTOS Coronel David Carneiro - pág. 22 Lala Schneider - pág. 31 Nilo Cairo - pág. 34 Santos Andrade - pág. 36 Santos Dumont - pág. 38 Monumento à Santos Dumont - pág. 39 Maria Trevisan Tortato - pág. 48 Poty Lazzarotto - pág. 49 ESCULTURAS Rio de Pinhões - pág. 66 ESTÁTUAS Corpo de Bombeiros - pág. 74 Getúlio Vargas - pág. 75 Mulher Nua - pág. 78

Homem Nu (2) - pág. 79 Ébano Pereira - pág. 86 BEBEDOUROS, FONTES E REPUXOS Fonte Maria Lata d'Água - pág. 91 HERMAS Alfredo Parodi - pág. 99 Idelfonso Xavier Ferreira - pág. 106 Plinio Monteiro Tourinho - pág. 107 Romário Martins - pág. 111 DEMAIS MONUMENTOS Monolito de Distância - pág. 124 Máscara Mostuária de Zacarias Góes e Vasconcelos - pág. 125 Argola de amarrar cavalos da Rua São Francisco - pág. 128 Cruz do Pilarzinho - pág. 129 Marco em homenagem à comunidade Afro-Brasileira - pág. 130 Memorial aos Pracinhas - pág. 132 Monumento à General Osório - pág. 135 Monumento à Rui Barbosa - pág. 136 Monumento à República - pág. 138

ACERVO FCC BUSTOS Turin modelando busto do Barão do Serro Azul - pág. 20 Inauguração do busto de Julia Wanderley - pág. 30 EDIFICAÇÕES Belvédère do São Francisco - pág. 52 Reservatório do Alto São Francisco - pág. 54 Igreja de São Francisco - pág. 55 Templo das Musas - pág. 58 Paço da Liberdade - pág. 59 Palácio da Luz - pág. 60 Solar do Rosário - pág. 61 Teatro Guaíra em Construção - pág. 62


ESCULTURAS Tigre Esmagando a Cobra - pág. 66

FONTES Repuxo da Praça Eufrásio Correia - pág. 95 Repuxo da Praça Osório - pág. 95 Repuxo "Chafariz de Curitiba" - pág. 96 Repuxo da Praça Carlos Gomes - pág. 96 DEMAIS MONUMENTOS Ponte Preta (2) - pág. 125 Obelisco de Curitiba - pág. 139 MONUMENTOS DESAPARECIDOS Coreto da Praça Osório - pág. 144 Monumento à Bandeira - pág. 145 Casa Dr. Bernard Leining - pág. 146

ACERVO DO AUTOR

Capa do livro "A Salada da Vida" - pág. 141

ACERVO PMC

Marco Zero - pág. 124

MUSEU PARANAENSE

Fonte da Carioca do Campo - pág. 144

ACERVO CMC

Busto de Gottlieg Müller - pág. 148

CONCESSÕES DE RAFAEL GRECA DE MACEDO Dona Ermínia 94 Calçadas de Curitiba - pág. 127

MONUMENTOS DE CURITIBA

ESTÁTUAS Inauguração da estátua do Rio Branco - pág. 73 Inauguração da Estátua Tiradentes - pág. 77 Marechal Floriano - pág. 81

163


Impresso pela Edições Guairacá, composto pelas fontes Theano Didot 36pt (título) e Garamond 11pt (corpo de texto), sobre miolo PB em papel couché 90g/m² e capa COLOR em papel supremo duo 250g/m². em Curitiba-PR.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.