Projetos e Ensaios Mecânicos

Page 108

mecânica 1

CAPÍTULO 3

Figura 3.51 Rolamento de agulhas. Anel externo Anel interno

Da experiência, concluiu-se que há uma relação entre a força (F) e a vida (L) em milhões de rotações:

F1 p L1 = F2 p L 2 = ... = Fn p Ln = constante Figura 3.52 Indicação de carregamento.

Rolos

F

Gaiola

n

Escolha de rolamentos É difícil estabelecer regras gerais para a escolha do rolamento adequado para cada caso. De modo geral, podemos dizer que os rolamentos devem ser: a) de esfera para pequenas cargas e rotações altas; b) de rolos para grandes cargas radiais; c) autocompensadores se ocorrer desalinhamento dos eixos; d) de rolo cilíndrico se houver deslocamento axial completamente livre; e) de esferas de contato angular para cargas axiais relativamente intensas e altas velocidades; f) de rolos cônicos para grandes combinações de carga axial e radial.

Seleção do tamanho do rolamento utilizando a fórmula da vida A vida de um rolamento é definida em função do número de rotações ou de horas de funcionamento até o aparecimento de uma avaria, que pode ser decorrente do primeiro sinal de fadiga em qualquer um de seus elementos. A vida nominal de um rolamento é o número de rotações alcançado ou ultrapassado por 90% de uma amostra superior a 30 rolamentos idênticos sob determinada capacidade de carga dinâmica até o aparecimento de certas fissuras provenientes da fadiga. Para determinado rolamento, o experimento é realizado com diferentes cargas radiais (F), conforme indicado na figura 3.52. F1 L1 F2 L2 . . . Fn Ln 212

→ →

milhões de rotações milhões de rotações

Dessa forma, constatou-se que há uma carga (F) que, aplicada ao rolamento, resulta em uma vida nominal de 1 milhão de rotações: p

F 1=F=C

O significado físico da constante C, portanto, é a força radial que, aplicada a rolamentos idênticos, permite uma vida nominal de 1 milhão de rotações, com 90% de probabilidade de não apresentar falha. Essa constante é denominada capacidade dinâmica do rolamento. Temos, então:

 C p F L =C⇒L =   F

p

em que: p = expoente devido ao tipo de rolamento, sendo: • p = 3, para rolamentos de esferas; • p =

10 , para rolamentos de rolos. 3

Nos casos em que a força possui somente direção radial ou axial, temos: →

milhões de rotações

P=F 213


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.