Gazeta Niteroiense • Edição 16

Page 1

Foto: Thiago Côrtes

Gazeta Niteroiense | Tel. (21) 3619-1800 | contato@gazetanit.com.br | www.gazetanit.com.br | Preço: R$0,50 | IMPRESSO

Ano 1 • Nº 16 Semana de 19 a 25 de novembro de 2011


2

Gazeta Niteroiense

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Conversa com o Leitor

PREVISÃO DO TEMPO Fonte: www.climatempo.com.br

Ratificando ...

Uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME Rua da Conceição, 137, sala 415 Centro – Niterói - RJ CEP 24020-085 contato@gazetanit.com.br Tel/fax: (21) 3619-1800 Seg. a sex, das 9h às 20h Diretor responsável: Nilson Ricardo nilsonricardo@gazetanit.com.br

Redação: redacao@gazetanit.com.br Editora responsável: Bárbara Marques barbaramarques@gazetanit.com.br

Contatos & Comercial: Sônia Brandão soniabrandao@gazetanit.com.br

Estagiário Alexandre Brasil Para anunciar comercial@gazetanit.com.br ou ligue (21) 3619-1800 Na Internet www.gazetanit.com.br Trabalhe conosco curriculo@gazetanit.com.br Impressão: Gráfica Lance Tel. (21) 3528-5200 Copyright © 2011 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

A ocupação da Rocinha trouxe à tona um velho receio: o do abuso policial. Moradores temeram perdas material, emocional e física, além das que sofrem diariamente quando são tolhidos, ameaçados e discriminados. Tolhidos pelo Estado de terem dignidade enquanto cidadãos; ameaçados pelo tráfico para que se submetam a leis particulares e discriminados pela sociedade de um modo geral. Mas felizmente, até onde se sabe, os policiais agiram respeitosamente e não houve reação dos bandidos. A operação foi considera um sucesso, inclusive pelo próprio Nem. Aliás, as últimas notícias têm sido boas. Tivemos, na semana passada, um tenente que recusou suborno de um milhão de reais – declaração admirável, de tirar o chapéu - e a prisão do Nem, que deu uma exclusiva para a revista Época, para lá de humanizada. Nada mal. Um precedente para que os policiais também sejam humanizados em matérias, porque, igualmente ao traficante, eles são pais, gostam de futebol e não desejam que seus filhos virem bandidos; sobem o morro, imbuídos de tensão e medo, com o dedo no gatilho e disparo no peito - salvo exceções como em toda regra. A pacificação, embora tenha sido recebida com entusiasmo, divide opiniões. Há quem acredite que ela tenha vestido um santo para despir outro, já que o cerco aperta lá e complica aqui. A população de bandidos aumenta do lado de cá da ponte. Tem pouca vítima para muito assaltante, tanto que podemos até valorizar nosso passe. Acredita-se que, por um lado, a pacificação seja vantajosa ao tráfico. Com o exército na rua, não é preciso pagar propina aos policiais corruptos e isso implica lucratividade nas negociações. Bingo! Ainda há quem pense que a ação piora as coisas, que com o Nem “tudo estava muito bem”, já que ele pagava o aluguel dos inquilinos que não podiam arcar com a despesa, dava cesta básica, brinquedos e ajudava creches. “Quero ver o governo fazer isso”. Minha nossa! A que ponto chegamos? Essa inversão de papéis, de crenças e de valores sociais é um alerta que há muito é soado. Tomara agora tenha a atenção real das autoridades, porque dar credibilidade e respeitar um bandido em vez da Polícia e do Governo é constatar fragilidade e incompetência ou, no mínimo, falta de boa vontade e conveniência do Estado. Bárbara Marques Editora

Cartas leitor@gazetanit.com.br

Escreva! Reservamos este espaço a você, leitor, uma das figuras mais importantes em todo o processo de comunicação do nosso jornal. Aqui você poderá expressar sua opinião, emitindo denúncias, reclamações, sugestões e/ou elogios, direcionados a quem interessar. Afinal, queremos um jornal feito para você e por você. Seja bem vindo! Mande sua denúncia para leitor@gazetanit.com.br. Para se corresponder com a Gazeta Niteroiense, basta enviar sua mensagem para leitor@gazetanit.com.br ou carta para Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro, Niteroi/RJ - CEP 24020-085. Por motivos de espaço ou clareza, as mensagens poderão ser publicadas resumidamente. Só serão publicadas na semana as cartas que chegarem até a quarta-feira.


Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Gazeta Niteroiense

3

Geral Niterói vai eleger o melhor comerciário de 2011

Mobilização pelo fim da violência à mulher

Estão abertas as inscrições para o concurso “Talentos do Comércio”, que premiará o funcionário destaque no comércio lojista de Niterói em 2011. Lojistas interessados devem preencher gratuitamente uma ficha com os dados da empresa, disponível no Sindilojas ou na internet www.sindilojas.org.br. O vencedor ganhará hospedagem de fim de semana em Búzios, com direito a acompanhante, no período de março a junho de 2012. As fichas devem ser entregues, até três de dezembro, na sede do Sindilojas: Rua Dr. Borman, 6, 3º andar, Centro. A primeira triagem dos concorrentes será feita através de questionários, que reservam duas notas para cada quesito: uma dada pelo próprio comerciário e outra pelo gerente ou superior imediato. A média das notas será somada e remetida à coordenação do Concurso para a tabulação geral dos resultados. No fim do processo, haverá dinâmica de grupo para selecionar o grande vencedor. O anúncio do primeiro colocado sairá em 17 de janeiro de 2012. Para a escolha do Comerciário do Ano, os critérios são bastante detalhados, dizem respeito a comprometimento, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, apresentação pessoal, iniciativa e pró-atividade, comportamento ético, cumprimento de metas, competência profissional, relacionamento interpessoal, atendimento e foco no cliente, comunicação, respeito às pessoas e ao meio ambiente, solidariedade, cidadania e contribuição para a melhoria da produtividade e da qualidade dos serviços. O concurso é uma realização conjunta entre o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Niterói e do Sindicato dos Empregados no Comércio, com apoio do Senac Rio e da Fecomércio-RJ.

De 25 de novembro a 10 de dezembro, será promovida a 10ª edição da campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. No Brasil, a data começa no dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra – para ressaltar a tripla discriminação sofrida pela mulher negra: opressão de gênero, raça e classe social. Em Niterói, a Prefeitura, a Coordenação dos Direitos das Mulheres de Niterói (Codim/ Nit) e o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói realizarão atividades que incluem a participação da OAB Niterói, através da Comissão OAB Mulher. No dia 23 de novembro, às 18h, será realizada mesa redonda sobre “Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia” no auditório da OAB Niterói. Os temas abordados serão aprofundados em grupos de trabalho, que produzirão propostas a serem incluídas no 1° Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento terá coordenação e mediação da presidente da OAB Mulher, Rita Rivello, e participação da coordenadora da Codim/Nit, Satiê Mizubuti, e do presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Defesa das Minorias da OAB Niterói, Cirilo de Oliveira Neto, que falará sobre a “Criação da Comissão Municipal de Direitos dos Negros de Niterói”. No mesmo dia, a professora titular da UFF Isabel Cruz abordará o tema “Considerações sobre a saúde/doença das mulheres negras, mortalidade materna e neonatal. Notas para uma política pública em Niterói”. Isabel Cruz é fundadora e membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra da UFF e membro do Comitê Nacional de Saúde da População Negra.

Campanha será divulgada em aproximadamente 160 países

bre “A inserção subalterna da mulher negra no mercado de trabalho. Fatores condicionantes e propostas para superação. Algumas notas sobre Niterói”, pelo procurador do Ministério Público do Trabalho e militante do movimento negro, Wilson Prudente. A programação completa das atividades em Niterói pode ser vista no site da OAB (www.oab-niteroi.org).

Fique por dentro:

A programação ainda inclui palestra sobre “O lugar da mulher negra na história brasileira. Desafios atuais para o seu empoderamento. Propostas contemporâneas para Niterói”, que será ministrada pela militante do movimento afrobrasileiro Rita Dirr, também membro dos Conselhos Municipais de Cultura e de Políticas para as Mulheres de Niterói, fundadora e presidente do bloco carnavalesco Saias na Folia e técnica da Coordenadoria de Cidadania e Diversidade Cultural no Ministério da Cultura para o Rio de Janeiro e Espírito Santo; e so-

A escolha do período se deve a uma cronologia rica em datas históricas: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra; 25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, marcado pelo assassinato brutal de três irmãs que buscavam liberdade política na República Dominicana; 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS; 6 de dezembro – data do massacre de mulheres em 1989, em Montreal, no Canadá, realizado por um homem que não suportou ver mulheres estudando Engenharia; e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.


4

Gazeta Niteroiense

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Geral Fotos de Sebastião Salgado serão estampadas em cartão de banco O produto será feito com 75% de material reciclado

Paulo Bagueira.

Câmara quer zerar pauta de projetos até dezembro A Câmara de Vereadores aprovou 13 projetos de lei de autoria dos vereadores na última terça (16). Entre eles o que cria áreas de segurança em torno das escolas, o que preserva o tipo de pesca artesanal praticado na Praia de Itaipu e o que obriga as auto-escolas a colocarem instrutores que dominem a língua de sinais. “Estamos fazendo um esforço concentrado para que a pauta seja zerada antes do recesso de fim do ano. Ainda temos matérias extremamente relevantes para serem votadas, como o orçamento municipal para o exercício de 2012 e diversas iniciativas dos vereadores desta Casa. A grande quantidade de feriados prolongados acabou por prejudicar os trabalhos”, explicou o presidente Paulo Bagueira.

Casa Design teve palestra sobre design sustentável O designer Zanini de Zanini ministrou a terceira e última palestra da mostra Casa Design 2011, em parceria com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), no dia 16. O tema: “Mobiliário e Design Sustentável”. Durante o bate papo, Zanini falou sobre o preconceito em relação ao design brasileiro que, segundo ele, é muito mais interno do que externo e que hoje os brasileiros são muito requisitados por empresas importantes no exterior. A mostra Casa Design termina neste domingo (20). Rua Joaquim Távora, 243, Icaraí.

O Banco do Brasil lançou o primeiro cartão produzido com plástico reciclado para contribuir com o plantio de árvores nativas e recuperação de nascentes brasileiras. O material do cartão ajuda a proteger o meio ambiente, graças à reutilização do PVC, a partir de resíduos descartados. A nova série vem com imagens exclusivas do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o cliente poderá optar por uma das 10 imagens inéditas. A expectativa do BB é comercializar 200 mil unidades do produto no prazo de um ano. O lançamento foi feito na quinta (17), na feira Cartes & Inovation, em Paris. O Ourocard “Origens” é um cartão temático, espelho do atual Ourocard, ou seja, mantém as mesmas funcionalidades, benefícios e atributos. O cliente que solicitar o cartão contribuirá com as ações do Instituto Terra, que promove a recuperação e manejo sustentável de florestas da Mata Atlântica no Brasil, através do plantio de árvores nativas das regiões ribeiri-

Felipe Peixoto

Estado cede imóvel à AFR MS libera 500 mil reais para a nova unidade

nhas. A cada cartão solicitado, o cliente doará R$5 ao Instituto, aderindo automaticamente ao serviço de arredondamento de fatura e contribuindo com o plantio de uma das 400 árvores necessárias para se promover a recuperação de uma nascente. O serviço de Arredondamento da Fatura é uma tecnologia do Banco do Brasil que permite elevar o total da fatura do cliente para o próximo valor inteiro acima e os centavos correspondentes a essa diferença são doados a uma instituição beneficente/sem fins lucrativos parceira do Banco do Brasil. Ao cliente é facultado o cancelamento desse serviço a qualquer tempo, via internet ou em qualquer caixa automático do Banco do Brasil.

O Governo do Estado cedeu um imóvel à Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), na Rua General Osório, para construir uma unidade de educação para crianças com deficiência. Para implementar a nova unidade, a AFR receberá 500 mil reais do Ministério da Saúde (MS). A cessão é fruto da intervenção do deputado Felipe Peixoto, que acredita no trabalho da AFR. “Na mesma hora, o governador me disse que cederia o local por se tratar de uma instituição séria e querida por todos. Estou feliz em ter ajudado e tenho certeza de que a AFR continuará fazendo um ótimo trabalho junto às crianças, adolescentes e adultos com necessidades específicas”, ressaltou. De acordo com o administrador da unidade, Telmo Hoelz, agora será possível ampliar a atenção da AFR à parcela carente e necessitada da população. Atualmente, a AFR conta com 2.000 pacientes em tratamento, dos quais 700 são crianças com comprometimento neurológico, gerando uma média de 25 mil atendimentos mensais.

Comunidade virtual terá informações sobre pequenos negócios

Petrobras abre novo processo seletivo para 350 vagas

Brasil, Chile e Argentina se unem para criar plataforma em comum

A Petrobras divulgou novo edital de processo seletivo público para preenchimento de 350 vagas, das quais 274 são para cargos de nível médio e 76 para nível superior. As inscrições serão abertas em 24 de novembro e vão até 13 de dezembro, com taxas de inscrição de R$ 35 para nível médio e R$ 50 para superior. O edital está disponível no site www.cesgranrio.org.br e no site da Companhia (www.petrobras.com.br). As provas são objetivas e estão previstas para serem realizadas em 22 de janeiro de 2012. A remuneração mínima inicial varia entre R$ 2.170,84 e R$ 6.217,19. Os benefícios incluem previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

O Fórum Sebrae de Conhecimento lança a Comunidade Mipyme, que significa micro, pequenas e médias empresas em espanhol. Trata-se de um espaço virtual de aprendizagem e intercâmbio de práticas institucionais, políticas públicas e informações estatísticas sobre micro e pequenas empresas. O objetivo da comunidade é promover cooperação internacional e trabalho coletivo entre instituições de apoio aos negócios de pequeno porte da América Latina e Caribe. Criado em parceria com o Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec), do Chile, e a Secretaria da Pequena e

Média Empresa e Desenvolvimento Regional (Sepyme), da Argentina, o projeto surgiu a partir de necessidades comuns aos três países. Para essa primeira etapa, o foco é a busca de parceiros em países vizinhos interessados em replicar as boas práticas cadastradas, o que não impede que instituições de outras partes do mundo também interajam. A plataforma oferece espaço para interação entre usuários e disponibiliza artigos de interesse sobre o universo das micro e pequenas empresas no mundo. A expectativa é que, até dezembro, a plataforma Mipyme esteja disponível em português.


Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Gazeta Niteroiense

OAB Niterói debate práticas empresariais e o negro na cultura brasileira Para estudantes participantes, será atribuída carga horária A Comissão de Direito Empresarial da OAB Niterói, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), debate “Novas Práticas Empresariais” no dia 24, das 19h às 22h, no auditório da CDL (Rua Andrade Neves, 31- Centro). O promotor de Justiça Juan Vasquez abordará “Os aspectos da Empresa Individual de Responsabilidade” e o presidente da CDL Niterói, Fabiano Gonçalves, falará sobre “As novas medidas da vida prática dos empresários – vantagens e desvantagens”. A mediação será feita pelo juiz federal William Douglas e a mesa, presidida pelo advogado Gustavo Fuscaldo. Já a Comissão de Combate ao Racismo e Defesa das Minorias da OAB Niterói, enfocará o tema “O Negro na cultura brasileira”, durante debate no dia 28, às 18h, no auditório da entidade. A programação faz parte da “Semana da Consciência Negra” e terá como convidados a professora da UFF Laura Cavalcante Padilha; o assessor técnico principal da ONU – Habitat, Oscar Fernando Marmolejo Roldan, e o professor Ricardo Teixeira. O auditório da OAB Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507 - Centro.

5

Espaço Mulher Doméstica X Diarista

Você quais as diferenças trabalhistas entre elas? Poucas pessoas sabem exatamente das minúcias que diferenciam legalmente o trabalho de uma empregada doméstica do trabalho de uma diarista. Segundo a legislação trabalhista do Brasil, a empregada doméstica recebe salário, geralmente mensal, para fazer serviços contínuos para uma pessoa ou família, assim como motoristas particulares, jardineiros, babás, copeiras, caseiros, governantas, acompanhantes, dentre outros. Enquanto que as atividades da diarista assemelham-se as de profissionais autônomos, com remuneração recebida no mesmo dia em que é prestado o serviço. De acordo com a advogada trabalhista Isabella Garcia Justo, durante muitos anos, foi firmado o entendimento de que a diarista era aquela profissional que prestava serviço na casa das pessoas pelo período máximo de dois dias na semana e que, após o terceiro dia, seria considerada doméstica, com direito à anotação na carteira de Trabalho e a todos os pagamentos advindos do registro. ”Mas não era só isso. Achava-se também que um trabalho contínuo seria considerado trabalho doméstico, ou seja, uma empregada, ainda que laborasse apenas duas vezes por semana, mas que por exemplo tivesse trabalhando há dez anos

para o mesmo empregador, seria considerada uma empregada doméstica”, esclarece a advogada. Com o passar do tempo, muitas teorias surgiram e, consequentemente, muitas dúvidas e muitas decisões divergentes sobre quem é empregada doméstica e quem é diarista. Há cerca de quatro anos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu que diarista é a profissional que trabalha por até e inclusive três dias na semana, não importando o tempo de trabalho. “É conveniente relembrar que cada Estado tem o seu salário mínimo e que cada classe trabalhadora tem o seu salário base. Todos os anos, o Estado do Rio de Janeiro determina qual o valor da remuneração mínima das domésticas, sendo essa a quantia que deverá ser paga à classe. Outro detalhe: o INSS poderá ser pago, baseado no salário mínimo federal”, destaca Isabella Justo. A diarista, ao contrário da empregada doméstica, caso não queira mais prestar serviços, não precisa avisar previamente ou submeter-se a qualquer formalidade, dada a sua flexibilidade por não manter vínculo estável e permanente com um único empregador. O aviso do término de prestação de serviço será justificável apenas por questões éticas.


6

Gazeta Niteroiense

“Niterói me recebeu e me presenteou com uma linda família, além de amigos maravilhosos. Tenho um amor especial pela cidade. Só tenho a agradecer. Parabéns, Niterói!” Vânia Bonelli (vice-presidente da RIOSOLIDÁRIO)

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

“Orgulho é o que sinto da minha cidade. Com belezas incomparáveis, Niterói é uma cidade acolhedora e aconchegante. Muito feliz de ter nascido nela! Feliz aniversário, minha querida cidade! Parabéns pelos seus 438 anos!” André Marques (ator e apresentador)

“Desejo meus parabéns ao povo da cidade e que ele continue lutando por uma Niterói melhor. Principalmente, que os interesses de outros não prejudiquem os nossos interesses”. Byafra (cantor e compositor)

“Não sou niteroiense, mas esta é a minha cidade. Estou há 54 anos aqui e devo tudo a Niterói. Por ela eu tenho um carinho para lá de especial”. Ademir Antunes (empresário - Nippon)

“Eu amo Niterói. Moro aqui desde que nasci. A cidade em tudo me encanta: sua arquitetura; sua história ligada ao período colonial; sua localização, às margens da Baía de Guanabara. Niterói é uma das mais belas cidades do Brasil, com riquezas naturais e um patrimônio arquitetônico que atraem a todos. Um clima super agradável, lugares mágicos como as praias de São Francisco, Icaraí, Camboinhas; pontos turísticos como o Parque da Cidade e o Museu de Arte Contemporânea. No pico mais alto consigo avistar o Alto Mourão e a Pedra do Elefante que têm um visual encantador. Mas é em Icaraí, bairro onde moro, que caminho no calçadão nas horas vagas, ando de bicicleta pela orla e curto a cidade com os amigos à noite. Eu me sinto privilegiada por ser niteroiense”. Marcela Barrozo (atriz)

“Fico feliz em ser nascido e criado em Niterói. São 438 anos de uma bela história. Que Niterói continue entre as cidades com maior qualidade de vida para a população. Vamos trabalhar para isso”. Felipe Peixoto (Deputado Estadual)

“Eu digo para os meus amigos do Rio que Niterói é um segredo bem guardado. É aquela cidade que o pessoal de fora olha meio torto, mas que só quem vive aqui sabe de suas delícias”. Renato Moreth (fotógrafo)

“Parabéns, Niterói! Cidade maravilhosa que me acolheu desde 1966. Lugar onde fiz muitos amigos e vivo em harmonia”. Jerônimo de Sousa (empresário - Ponto Jovem)

“Niterói tem uma atmosfera única. Em qualquer lugar que você vá encontra com os amigos sem ter combinado, descobre no meio de uma conversa sempre um conhecido em comum e, ainda por cima, a cidade é linda! Tirando os problemas do trânsito, cada dia pior, Niterói tem tudo pra ser uma cidade cada dia melhor. Para mim, morar nesta cidade e maravilhoso!” Pedro Bonelli (promoter)

“Falar de Niterói é visualizar parte da minha história. É aqui que resido e acompanho o crescimento de filhos, netos e amigos. Aqui trabalho e construí esse sonho de levar educação para toda a sociedade. E tudo isso em Niterói, que com suas belezas, naturais ou construídas, foi o perfeito cartão postal da minha vida”. Marlene Salgado (reitora da Universo)


Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Gazeta Niteroiense

7

Curiosidades sobre Niterói

“Tentei sair de Niterói três vezes e voltei todas as três. A intimidade que tenho com Niterói só é maior do que a intimidade que ela tem comigo. Em cada esquina a gente encontra bons amigos e o papo sempre acaba sendo sobre Niterói. Deve ser ruim, por questões de trabalho, econômicas, seja lá o que for não gostar do lugar onde mora. Eu me sinto uma pessoa privilegiada porque moro num lugar que amo”. Luiz Antônio Mello (diretor do Teatro Municipal de Niterói)

“Há 50 anos trabalho no comércio e há 20 anos estou em Niterói. Foi aqui que eu me encontrei como comerciante e como pessoa. A cidade me acolheu muito bem, principalmente como ser humano. Por tudo isso, adoro Niterói”. Monir Taiar (empresário - Kamillus) “Niterói é minha fonte de inspiração. O olhar diferente que debruço sobre cada cantinho da cidade está em muitos de meus cliques. Consigo traduzir suas belezas através das lentes e assim sigo encantando e sendo encantado”. Thiago Côrtes (fotógrafo)

“Niterói de Arariboia e de todos nós que a escolhemos para viver, como eu. Exuberante, tímida, acolhedora, a mais linda vista da Baía de Guanabara, de Itacoatiara, Camboinhas, da Fortaleza de Santa Cruz, do Museu do Ingá, do Parque da Cidade, das asas deltas, do Campo de São Bento e Gragoatá. Adoro caminhar por você! Encontrar amigos, pôr do sol na praia. Que bom que eu a escolhi para daqui correr o mundo, criar meus filhos, meus projetos, meus sonhos e meus amores. Te amo, Niterói!” Ricardo Raposo (arquiteto)

Consta no Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro que Arariboia, por incrível que pareça, morreu afogado nas proximidades da Ilha Mocanguê-mirim, em 1574. O índio serviu de inspiração a José de Alencar para escrever a obra “O Guarani”.  O Morro do Cavalão recebeu este nome porque antigamente sua travessia tinha necessidade de ser feita por cavalos robustos, devido às péssimas condições do local. O Profeta Gentileza era empresário e mudou de vida seis dias após o incêndio criminoso do Gran Circus Norte-Americano que ocorreu uma semana antes do Natal de 1961 e deixou cerca de 500 mortos e 120 muti-

lados. José Datrino disse ter ouvido “vozes ancestrais” lhe pedirem que deixasse o mundo material e vivesse o mundo espiritual na Terra. Desde então, foi ao circo consolar famílias e amigos das vítimas. O empresário plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo e morou no local por quatro anos. Daquele dia em diante, passou a se chamar José Agradecido ou Profeta Gentileza. Para a construção da Avenida Ernani do Amaral Peixoto foi preciso demolir cerca de 230 prédios. A avenida possui 1003 metros de extensão por 20 metros de largura. Niterói em tupi-guarani significa águas escondidas. Icaraí significa em tupi água ou rio sagrado. Itaipu vem do tupi e significa riacho da pedra.  Itacoatiara tem origem no tupi ou nheengatu e significa pedra pintada. Piratininga em tupi significa peixe seco.

Foto: Thiago Côrtes

 A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, simbolicamente teve suas obras iniciadas em nove de novembro de 1968, com a presença da rainha da GrãBretanha, Elizabeth II, e de sua alteza real, o príncipe Filipe, duque de Edimburgo, ao lado do ministro dos Transportes da época, Mário Andreazza. As obras começaram de fato em janeiro de 1969.


8

Gazeta Niteroiense

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Toques

toques@gazetanit.com.br

Do fundo do mar

Show no aniversário O cantor e compositor Eduardo Dussek se apresenta no Shopping Bay Market no dia 22, às 19h, na Praça da Alimentação. O artista irá realizar show interativo com piano, levando ao público canções que marcaram sua carreira, como o hilário fado Pilosofia Vurtuguesa (parceria com Valério Wizz) ou o irreverente Inadimplente astral. Ele aposta também numa reciclagem de seus maiores sucessos como Nostradamus, Cantando no banheiro, Doméstica e Rock da cachorra (Leo Jaime), em releituras atuais. Canções românticas que marcaram época também estão no repertório do show. Entrada gratuita.

Chega, em dezembro, às lojas H.Stern a coleção Íris, baseada na beleza abstrata do fundo do mar. São 46 peças que reinterpretam o que a vida marinha tem de mais delicado. O cenário abstrato, as formas, a suavidade dos movimentos, o sutil degradê das cores e texturas, o brilho das conchas e animais marinhos são transformados num minimalismo delicado, traduzido em siluetas femininas. Brincos, anéis e pendentes traduzem a beleza natural, através de diferentes tons de ouro que passam pelo amarelo, Ouro Nobre e ouro rosé 18K, por vezes ganhando o brilho das pedras preciosas. Algumas peças retratam ainda a cor mais intensa do fundo dos oceanos, através de um banho negro sobre o ouro. H.Stern – I Fashion: Moreira César, 241.

Festival de dança A tradicional temporada de apresentações de academias de dança de Niterói leva ao palco do Teatro Abel nesta quarta (23), às 20h30, o espetáculo “A Passageira”, da academia de dança Mary Passos. No total, serão 11 instituições a se apresentar na temporada que vai até 21 de dezembro. “A Passageira” conta a história de uma criança sonhadora que se torna uma adulta frustrada por não realizar seus sonhos, até ter sua vida modificada por uma amiga. O Teatro Abel fica na Rua Mário Alves, 2, em Icaraí. Informações pelo telefone 2195-9800. Divulgação/Adriana Bertini

Capela faz festa para Nossa Senhora das Graças O mês de novembro é tempo de comemoração na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus. A festa de Nossa Senhora das Graças, que começou no dia 15, segue até dia 27, com novena (até dia 23, às 19h), missas (24 e 25, às 19h; 26, às 18h; 27, às 9h e às 18), procissão (27, às 17h), o tradicional angu e churrasco para os fiéis (27, às 12h). A capela Nossa Senhora das Graças fica na Rua 5 de Março, Riodades, Fonseca.

Delícia de café A Melitta preparou uma receita de “Shake de café com chocolate” que tem tudo a ver com dias ensolarados que vêm por aí. A receita é super rápida de fazer e a bebida, uma opção perfeita para agradar a todos os tipos de paladares. Confira o passo a passo.

Vestido de camisinha A gaúcha Adriana Bertini criou vestidos, blusas, saias e calças com um material bastante inusitado. Sabe aquelas camisinhas que são reprovadas no teste de qualidade das empresas fabricantes? Então! Ela usou esses preservativos para sua criação que já correu diversos países, entre eles Suécia, Inglaterra, Tailândia, EUA, além do Brasil. As peças não são para serem usadas no dia a dia, mas para conscientizar sobre a importância de prevenção à AIDS. A ideia surgiu depois que Bertini trabalhou como voluntária no Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA), em Florianópolis.

Ingredientes: ½ xícara (chá) de cobertura de chocolate (150 g) 2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate (300 g) 400 ml de leite integral 5 colheres (sopa) de leite integral em pó (30 g) 300 ml de café Melitta coado bem quente 8 colheres (sopa) de farofa crocante doce (56 g) Modo de fazer: Distribua a cobertura de chocolate em quatro copos altos. Reserve. Bata no liquidificador o sorvete de chocolate, o leite, o leite em pó e o café Melitta. Despeje o shake nos copos, arrume a farofa crocante doce e decore com raspas de chocolate. Rendimento: 4 porções


Gazeta Niteroiense

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Sônia Brandão

Carla Porto e Deborah Rebelo na HStern, no IFashion

9

Alessandra Miranda, Conceição Oliveira, a empresária Valéria Vaz comemorando o sucesso da VR2, Laura Leite, Vânia Campolina e Elizabel Mourad, no Tiffany em Icaraí Paulo Herédia

Monica Pimenta entre Mônica Treiger e Marize Tolezano no IFahsion, na Moreira César

Priscilla Accorsi entre Anna Leal Neves e Isabel Vieira, na Granulado Brigaderia Gourmet, no Tiffany

top@gazetanit.com.br

Cláudio Brandão e Cacau Dias no evento da Casa Design em Icaraí

Wertor Magalhães e Ricardo Raposo no evento de Cláudio Brandão e Henrique Petroni na Casa Design

Posse

Na Ilha de Caras

No dia 25, o médico Clóvis Abrahim Cavalcanti assume a presidência do Sindicato dos Médicos de Niterói e São Gonçalo, em cerimônia que será realizada na Associação Médica Fluminense, às 20 horas.

Belíssimas peças de decoração da Monica Pimenta Home estarão na mesa de jantar que será decorada por Aparecida Barreto. A mesa integra o espaço “Deck da Piscina” que será apresentado em breve na Ilha de Caras. O convite para a exposição foi feito pela própria Aparecida Barreto.

Um ano de sucesso O Creátivité Centro de Beleza preparou uma surpresa para comemorar o aniversário de um ano. No dia 24, o cliente que passar pelo salão irá concorrer ao sorteio de um serviço e será recebido com uma taça de espumante. A empresária Paula Malafaia brinda ao sucesso e agradece os clientes pela preferência.

Um brinde à parceria A Estação da Casa realiza coquetel no dia 23, às 19h, na Rua Lopes Trovão, 233, para brindar a parceria com a marca Tapetes Santa Mônica. O diretor da Estação da Casa, Luís Carlos Toze, abre as portas da loja para receber arquitetos, designers, clientes e amigos com palestra nesse dia.

Camille Salgado e Ricardo Carvalho entre Adilson Rodrigues e Eliane Salgado na IF


10

Gazeta Niteroiense

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Arte & Espetáculo artes@gazetanit.com.br

A voz que ecoa por toda a América “Amigo é coisa para se guardar/Debaixo de sete chaves/Dentro do coração/ Assim falava a canção que na América ouvi/Mas quem cantava chorou/Ao ver o seu amigo partir”. O trecho da composição “Canção da América” foi escrita, no começo da década de 80, para confrontar a distância que a ditadura militar impunha os amigos afastados pelo regime. Porém, adequada às devidas proporções, bem que poderia ser o hino de despedida do “Encontro Niterói-América do Sul”, que chega à sua última semana. Antes do fim, entretanto, o evento traz um dos mais influentes e premiados artistas da Música Popular Brasileira, e autor da canção supracitada. Com reconhecimento e trabalhos lançados em todos os países sul-americanos, Milton Nascimento dá o tom maior ao término da programação. O show acontece, neste domingo (20), na Praia de Icaraí. Carioca, mas mineiro de coração, Milton foi um dos fundadores do Clube da Esquina, movimento que se configurou uma das raízes da MPB, no início dos anos 70. De lá pra cá, são cerca de 30 álbuns, três prêmios Grammy e parcerias com artistas nacionais e internacionais, do quilate de Chico Buarque, Caetano Veloso e Peter Gabriel. No espetáculo, Bituca (como é apelidado) dividirá o palco com a grande diva da música peruana e atual ministra da Cultura do Peru, Susana Baca. A apresentação será em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Domingo (20/ 11), às 19h30. Praia de Icaraí: Palco montado em frente à rua Belisário Augusto. Gratuito. Classificação: Livre.

NA TELONA

Última Rebaixa. França. Um homem de meia-idade vagueia em Paris, quando um carro antigo atropela seu cachorro. O motorista, um velho antipático, sugere-lhe ir ao velho mercado de Said para corrigir sua tragédia. Aliança Francesa de Niterói: Rua Lopes Trovão, 52, 2° andar - Icaraí. Dias 21, 23, 24 e 25/11. Sessões: 10h30, 15h e 19h30.

No dia em que completa 438 anos, Niterói terá um convidado muito especial. O cantor e compositor Paulinho Moska apresenta, num palco montado na Praia de Icaraí, sucessos dos seus 22 anos de carreira, como “O Último Dia”, “A Seta e o Alvo”, “Tudo Novo de Novo” e “Pensando em Você”. Além disso, fazendo jus a áurea latina que circunda a cidade, o artista contará com a participação dos músicos argentinos Kevin Johansen e Lisandro Aristimuño, expressivos nomes da música contemporânea no país. Terça (22/11), às 19h30. Praia de Icaraí: Palco montado em frente à rua Belisário Augusto. Gratuito. Classificação: Livre.

TEATRO

Encontro com outro continente Niterói é o porto cultural do mundo. Em vias de se despedir do “Encontro NiteróiAmérica do Sul”, a cidade aporta um festival de cinema europeu. O “Segundo Tour Eurochannel de Curtas-Metragens em Niterói” vai exibir cerca de 30 curtas de países como França, Itália, Espanha, Rússia e Lituânia. Na programação, cinco exibições por dia, distribuídas pelo Instituto Cultural Germânico, Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Yspanue e Museu de Arte Contemporânea (MAC). Abaixo, o Gazeta Niteroiense traz cinco dicas imperdíveis do festival, que vai até o dia 25/11, com entradas gratuitas.

SHOW

Lumen. Alemanha. A luta de uma jovem que tem grave alergia à luz e é obrigada a viver numa casa completamente escura. Instituto Cultural Germânico: Avenida Sete de Setembro, 131 - Icaraí. Dias 21 e 25/11. Sessões: 11h, 15h30 e 19h. Eu Vou lhe Dizer. Inglaterra. As idealizações românticas vividas por uma adolescente de 14 anos com dois garotos, tendo como foco os conflitos de gerações. Cultura Inglesa. Icaraí 1: Rua Otávio Carneiro, 23. Dias 19, 23 e 24/11. Sessões: 09h30, 12h, 16h e 20h./Icaraí 2: Rua Roberto Silveira, 409. Dias 19, 21, 24 e 25/11. Sessões: 10h20, 9h30, 12h e 19h30./Itaipu: Rua Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6.950. Dias 21, 24 e 25/11. Sessões: 10h30, 13h e 16h30.

Lumen Garra. Rússia. Um homem idoso segue para casa, que divide com esposa e cachorro, e se depara com uma cena angustiante e violenta no elevador. Uni laSalle: Rua Gastão Gonçalves, 79 - Santa Rosa. Dias 23 e 24/11. Sessões: 15h e 16h30.

O bordão “Ah, como eu tô bandida!” todo mundo conhece. O que talvez muitos não saibam é que a carreira do ator Rodrigo Sant’anna vai muito além da personagem Valéria Vasquez, sucesso no humorístico “Zorra Total”. Aliás, tanto Valéria quanto Adimilson surgiram no teatro, antes de aparecer na telinha. E também estão em “Comício Gargalhada”, que o ator apresenta, nesta segunda (21/11), no Caneco 90, em São Gonçalo. No monólogo, em formato de comícios eleitorais, Sant’anna incorpora tipos como Adelaide, Vanderley das Almas, Sara-menininha, Frango de Padaria, Homossexual Obeso e São Jorge. Entre um esquete e outro, o ator também compartilha histórias engraçadas da sua vida. Segunda (21/11), às 21h30. R$ 50 (antecipado). Caneco 90: Rua Alfredo Backer, 90 - Mutondo. Classificação: 12 anos.


Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Gazeta Niteroiense

11

Dicas de programação Cássio Tucunduva. O cantor, compositor, arranjador e produtor musical faz um voz-violão com repertório eclético, além de atuar ainda como Coordenador das Oficinas Populares de Arte da Secretaria de Cultura de Niterói. Quarta (23/11), às 19h30. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos. Gratuito. Classificação: Livre.

TEATRO Peruexpresión. Com objetivo de mostrar ao mundo a riqueza cultural do Peru, o grupo, formado por 20 artistas, vai apresentar danças típicas e encenações, com uma abordagem inovadora capaz de promover uma fusão entre o tradicional e o moderno. Sábado (19/11), às 10h. Campo de São Bento: Rua Gavião Peixoto, s/nº - Icaraí. Gratuito. Classificação: Livre. Contação de História - Titiloco ao Redor do Mundo. Com Ana Luiza França e Aline Oliveira. Baseada numa obra de Jorge Diaz, um dos dramaturgos mais premiados na história do teatro chileno, a histórica narra a trajetória de um palhaço queresolve fugir do circo para conhecer o mundo. Gratuito. Classificação: Livre. Sábado (19/11), às 16h. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos/Domingo (20/11), às 10h. Horto do Barreto: Rua Dr. Luiz Palmier, s/ nº, Barreto.

Julián Rodriguez. No show Producto Interno Bruto, o músico interpreta canções que ironizam a situação atual da Colômbia e de todo o mundo. Gratuito. Classificação: Livre. Sábado (19/11), às 21h. Teatro Eduardo Kraichete: Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí. Tel.: 2710-1549/Domingo (20/11), às 11h. Centro Cultural Paschoal Carlos Magno: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí. Tel.: 2610-5748. Tio Samba. A “Orquestra Típica de Samba” apresenta um repertório de composições de autores como Noel Rosa, Ismael Silva, Geraldo Pereira, Ary Barroso, Cartola, Baden Powell, Tom Jobim e Chico Buarque, com arranjos que unem instrumentos de cordas e percussão dos grupos regionais de samba. Sábado (19/11), às 21h. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos.

Sana Budaya Dance Company. Misturando características do balé contemporâneo com ritmos ancestrais do Suriname, o grupo apresenta coreografias que abordam desde a abolição da escravidão à comunicação na era digital. Com influências africanas, indonésias, javanesas e cubanas, seus movimentos, por vezes, são inspirados em artes marciais, como a Pencak Silat e a Capoeira. Segunda e terça (21 e 22/11), às 21h. Teatro Eduardo Kraichete: Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí. Tel.: 2710-1549. Gratuito. Classificação: Livre.

MÚSICA Maria del Mar. A cantora e compositora de rock-pop acústico, nascida na Colômbia, traz um show intimista com toques de soul e rock. Sábado (19/11), às 19h30. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos. Gratuito. Classificação: Livre. Roja La Semilla e El Engrupe. Comemorando os 129 anos da cidade de La Plata, dois representantes da cidade farão os festejos. O grupo Roja La Semilla apresentará um amplo passeio por ritmos latino-americanos, e El Engrupe trará um repertório composto por canções de tango, milonga e candombe. Gratuito. Classificação: Livre. Sábado (19/11), às 20h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624/Domingo (20/11), às 20h. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos.

Maria Del Carmen Alvarado. No show De Duendes y de Vida, a artista mostra grande versatilidade na interpretação de diferentes ritmos e ares da Colômbia, expressando sua própria essência e o cotidiano do seu país. Gratuito. Classificação: Livre. Domingo (20/ 11), às 21h. Teatro Eduardo Kraichete: Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí. Tel.: 27101549/Segunda (21/11), às 20h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. La Tuna Sol de Pichincha. A banda faz uma fusão de vozes com vários instrumentos musicais, transitando por ritmos como zamba argentina, cumbia colombiana, merengue dominicano, salsa porto-riquenha e valsa peruana. Terça (22/11), às 12h30. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. Gratuito. Classificação: Livre.

Kevin Johansen + The Nada + Liniers. Numa apresentação que promete envolver o público, as canções do consagrado cantor Kevin Johansen coexistem em cena com a banda The Nada e os desenhos do prestigiado cartunista Liniers. Quarta (23/11), às 20h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. Gratuito. Classificação: Livre.

Fotográfica San Basilio de Palenque a través de la Mirada de los Niños y Niñas. Desenvolvido pelo Fondo Mixto, a mostra consiste em apresentar a fotografia sob a perspectiva das crianças da comunidade de San Basílio de Palenque, na Colômbia. O resultado são imagens fortes e emblemáticas. Gratuito. Sociedade Fluminense de Fotografia: Rua Dr. Celestino, 115, Centro. Tel.: 26201848. Classificação: Livre. Taryn Szpilman. Lançando seu terceiro CD “Negro Blue”, a cantora dedica-se às releituras dos standards de raízes negras da década de 30 aos anos 70. Quarta (23), às 21h. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos. Gratuito. Classificação: Livre.

Interior del Interior, de Xavier Kriscautzky. A exposição abordará o tema do êxodo da população rural para as grandes cidades, na Argentina, e a conseqüente busca por emprego. Gratuito. Sociedade Fluminense de Fotografia: Rua Dr. Celestino, 115, Centro. Tel.: 2620-1848. Classificação: Livre.

Lisandro Aristimuño. O cantor e compositor argentino lançou quatro discos que receberam elogios dos mais variados críticos. Em suas canções, mistura elementos eletrônicos com pop rock. Quinta (24/11), às 20h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. Gratuito. Classificação: Livre.

Resistencia del Río Jiguamiandó, de Andrea Lamount. A mostra retrata a história de luta e resistência das populações ribeirinhas do Rio Jiguamiandó frente à exploração de suas terras, um paraíso ecológico atacado por milícias e multinacionais estrangeiras. Gratuito. Imprensa Oficial do RJ: Rua Heitor Carrilho, 81 - Centro. Tel.: 2717-7840. Classificação: Livre.

Tita Avendaño. Exímia violonista clássica e também artista plástica chilena, já gravou três CDs e um DVD dedicados à música latino-americana. Quinta (24/11), às 21h. Centro Petrobras de Cinema: Avenida Visconde do Rio Branco, 581, São Domingos. Gratuito. Classificação: Livre.

Portuñol/Portunhol, de Ivana Vollaro. A artista e poeta argentina mergulhou fundo no tema “portunhol” para desvendar o sotaque e os fundamentos deste dialeto informal, mas muito conhecido. Gratuito. Solar do Jambeiro: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos. Tel.: 2109-2222. Classificação: Livre.

Bambú Esamble. Oito músicos tocam diversos instrumentos de corda, sopro e percussão, fabricados com bambu, num show que une diferentes gêneros privilegiando e resgatando a música e a cultura da costa equatoriana. Sexta (25/11), 20h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. Gratuito. Classificação: Livre.

Germán Arestizábal. A mostra traz seis belas serigrafias, em preto-e-branco, desse renomado artista plástico chileno. Gratuito. Centro Cultural Paschoal Carlos Magno: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí. Tel.: 2610-5748. Classificação: Livre.

EXPOSIÇÃO Retratos de Carnaval, de Javier Solis. A mostra fotográfica, em preto e branco, retrata o trabalho do artista, realizado durante o Carnaval de “Negros y Blancos” em Ipiales, uma região de população andina na Colômbia. Gratuito. Sociedade Fluminense de Fotografia: Rua Dr. Celestino, 115, Centro. Tel.: 2620-1848. Classificação: Livre.

CINEMA Retrospectiva do Cinema Argentino. O Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales apresenta os curtas: “Teclopolis”, “El guante”, “No te la llevarás, maldito”, “Luminaris”, “Arden los juegos”, “La última cena” e “El Fueye”, que serão exibidos em seqüência. Domingo (21/11), a partir das 13h. MAC: Mirante de Boa Viagem, s/nº. Gratuito. Classificação: Livre.


12

Gazeta Niteroiense

Semana de 19 a 25 de novembro de 2011 | www.gazetanit.com.br

Petrobras lança documentários sobre futebol na internet

Semana de Icaraí transforma orla em arena esportiva Para celebrar o aniversário de 438 anos de Niterói, comemorado no dia 22 deste mês, a Secretaria municipal de Esportes realiza a Semana de Icaraí 2011 nos dias 19, 20 e 21. O evento contará com uma série de torneios - de luta grecoromana a peteca - que serão disputados simultaneamente nas areias da Praia de Icaraí, a partir das 9h. Ao todo serão dez modalidades esportivas: vôlei de praia, beach soccer, futvolley 4x4, futvolley duplas, luta greco-romana, handbeach, peteca, bola pesada, basquete e vôlei veterano. No sábado (19), alunos de escolas públicas e particulares da cidade participarão dos Jogos Escolares de Niterói (JEN) 2011. A competição integrante do Calendário Esportivo, desenvolvido pela Secretaria municipal de Esportes, também será realizada na praia. Já na segunda-feira (21), vários grupos de dança da cidade irão se apresentar num palco montado na altura da Rua Belisário Augusto.

Programação das competições: Sábado, dia 19, a partir das 9h Festival Jogos Escolares de Niterói - entre as ruas Pres. Backer e Lopes Trovão Vôlei de Praia (masculino) - entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro Beach Soccer - na altura da rua Álvares de Azevedo Futvolley 4x4 - entre as ruas Presidente Backer e Lopes Trovão Futvolley duplas (feminino) - entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro Vôlei Veterano - na altura da Rua Miguel de Frias

Domingo, dia 20, a partir das 9h Luta Greco-romana - na altura da Rua Lopes Trovão Vôlei de Praia (feminino) - entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro Handbeach - entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo Peteca - na altura do Clube Central Bola Pesada - na altura do Clube Central Beach Soccer - na altura da Rua Álvares de Azevedo Basquete - entre as ruas Álvares de Azevedo e Pereira da Silva Futvolley duplas (masculino) - entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro

Segunda-feira, dia 21, a partir das 19h Apresentação grupos de dança do município - na altura da Belisário Augusto

Patrocinadora oficial do Brasileirão 2011, a Petrobras acaba de lançar a série “Valores do Futebol”, composta de cinco documentários temáticos sobre o esporte mais popular do País. O primeiro episódio, “Raça”, tem texto do poeta e jornalista Fabrício Carpinejar e narração do ex-integrante da banda Titãs, Branco Mello. É possível acompanhar a série pelo site www.energiadastorcidas.com.br. Nas semanas seguintes, serão apresentados os episódios “Futebol-Arte”, “Amor à Camisa”, “Espírito de Equipe” e “Lealdade”. Cada um dos filmes mostrará torcedores e personagens marcantes que contam a história do nosso futebol. Entre eles estão Rondinelli, ex-jogador do Flamengo; Guiñazu, jogador do Internacional; Domingos, ex-Grêmio e Santos; e Júlio César, goleiro do Corinthians. Os torcedores serão convidados a contar sua experiência com cada um dos temas nos canais da iniciativa no Facebook (www.facebook. com/energiadastorcidas) e no Twitter (www.twitter.com/todastorcidas).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.