GAZETA NITEROIENSE • Edição 282 • 31/10/20

Page 1


ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 99590-5340

Eleições

O orçamento público municipal e a participação popular Fabio Geraldo Veloso Relacionada ao orçamento público municipal e que demanda a participação popular, toda legislação pertinente é de iniciativa do Poder Executivo e apresenta-se na seguinte ordem: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA, que estima as receitas e fixa as despesas para o exercício (ano) seguinte. A ser discutido, emendado e votado até o final deste ano na Câmara Municipal de Niterói, o Projeto da Lei Orçamentária de 2021 fixará as importâncias correspondentes às despesas a serem realizadas ao longo de todo o respectivo exercício (de janeiro a dezembro). Quando é elaborado o orçamento público, faz-se uma estimativa na qual a receita a ser arrecadada é uma previsão, que poderá não se concretizar. As etapas do chamado “ciclo orçamentário” (a saber: elaboração, discussão, votação e aprovação, execução e avaliação) caracterizam o orçamento como uma obra política na qual são determinados os compromissos do Poder Executivo para com o cidadão e que, portanto, exige coerência e correspondência entre as demandas sociais e as diretrizes adotadas pelo governo.

Neste sentido, a sociedade tem o direito e o dever de participar da elaboração dos instrumentos de planejamento da vida do Município e das reuniões de elaboração e apreciação do orçamento, pois somente assim será garantida uma governança democrática e que melhor atenda às necessidades da comunidade. Desta forma, por ser o “principal instrumento de execução da política fiscal”, o orçamento público precisa ser objeto de participação popular e de acompanhamento por parte da sociedade de todas as etapas do processo inerente, juntamente com o acesso às informações contidas no próprio orçamento e na documentação que o acompanha, que são de vital importância para a transparência fiscal. Por conseguinte, para que os recursos sejam, de fato, destinados a atender as necessidades da população, além de participar da elaboração do orçamento, a sociedade deve fiscalizar a aplicação desse dinheiro, zelando pela boa e correta destinação do dinheiro público. Todas as etapas do processo orçamentário precisam ser informadas com qualidade e facilidade de entendimento a todos os cidadãos, não só para obedecer aos preceitos legais, mas também para estimular a participação e o controle social, com subsídios para o seu aperfeiçoamento constante. Notadamente, um dos meios de assegurar que o cidadão exercite a participação popular e conscientize-se sobre sua im-

portância para a democracia é a realização de Audiência Pública, exigência do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001, art. 43, II, e art. 44) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000, art. 48, § 1º, I), que incumbem ao Poder Legislativo o dever de incentivar a participação popular individual, de grupos organizados e das demais instituições locais, criando calendário oficial de eventos voltados para debater aplicação financeira e metas de gestão. E por tratar-se de parte fundamental para a democratização das politicas públicas que deverão ser implantadas no Município a partir do orçamento público, serão realizadas, no Plenário da Câmara Municipal de Niterói, duas Audiências Públicas para discussão do Projeto de Lei nº 220/2020 (que “Dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual para o Exercício Financeiro de 2021”): A primeira no dia 05 de novembro e a segunda no dia 02 de dezembro, ambas previstas para iniciarem às 20h. Resta-nos agora cumprir nosso dever de cidadania, que compreende muito mais do que simplesmente escolher representantes através do voto. Fabio Geraldo Veloso é consultor legislativo, professor e conselheiro da OAB/RJ-16ªSs.

Axel Grael vai requalificar a Alameda e implantar um terminal no Caramujo O candidato a prefeito de Niterói Axel Grael (PDT), da coligação União por Niterói, que tem o apoio do prefeito Rodrigo Neves, iniciou a agenda de quinta-feira (29) com um café da manhã na comunidade São José, no Fonseca. Em conversa com moradores, Grael anunciou um novo ciclo de investimentos para a Zona Norte, com a revitalização da Alameda São Boaventura e a implantação de um terminal no Caramujo. Nos últimos oito anos, a Zona Norte de Niterói recebeu grandes investimentos em pavimentação, drenagem e contenção de encostas, principalmente nas comunidades, entre elas a São José. "A cidade não fica pronta nunca. Vamos começar um novo ciclo de investimentos na Zona Norte, com a requalificação da Alameda, uma obra esperada há décadas", disse Grael, acompanhado de seu candidato a viceprefeito, Paulo Bagueira (SD).

Felipe Peixoto reforça compromisso com servidores e criação de programa de gestão de pessoas A implantação do Plano de Cargos e Salários e a formação continuada são alguns dos benefícios previstos no projeto Entre as atividades da semana, no Dia do Servidor Público (28), o candidato à Prefeitura de Niterói pelo PSD, Felipe Peixoto, marcou a data reafirmando os seus compromissos com a categoria. Um deles é a criação do Programa de Gestão de Pessoas, que tem como foco o investimento na qualificação dos funcionários com capacitação e treinamento permanente, priorizando a contratação por con-

www.gazetanit.com.br contato@gazetanit.com.br

EXPEDIENTE | Jornal Gazeta Niteroiense Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo.

COMERCIAL (21) 9 8681-5374 comercial@gazetanit.com.br

E-mail: contato@gazetanit.com.br. Tel: (21) 98681-5374 Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit. No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulação nos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade. Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos, estimandose que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

Entre os principais compromissos assumidos por Grael está o projeto Região Norte Sustentável, que contempla a reurbanização da Alameda São Boaventura, com o mesmo padrão urbanístico da Marquês do Paraná, no Centro, com ciclovia, paisagismo, novas calçadas e fiação subterrânea. A implantação do Terminal de Integração do Caramujo também vai promover mais fluidez ao trânsito da Alameda.

cursos públicos e a implantação do Plano de Cargos e Salários. "Os servidores de Niterói são heróis e merecem mais do que vêm recebendo. No nosso governo vamos valorizá-los ainda mais, convocando os já concursados como os mais de 200 guardas municipais aprovados e até hoje não chamados. Vamos também promover novos concursos, assim como a qualificação permanente dos nossos colaboradores e a melhoria da infraestrutura de trabalho. Minha mãe é professora e servidora aposentada da prefeitura e entendo bem as dificuldades enfrentadas por esses profissionais, tanto ativos como inativos. A categoria realmente merece muito mais, e é isso que vamos dar”, disse Felipe.

Colaboradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

ANUNCIE E PAGUE EM ATÉ 10X NO CARTÃO • Ligue já!

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.

Participe! (21) 9 9590-5340

#gazetanit

Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

| Artigo

2


Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

Local |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

3

Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Carlos Tortelly começa a funcionar no mês de novembro

Tempo em Niterói

Luciana Carneiro

Com esta unidade, serão realizados, por mês, cerca de 1.200 tomografias, 3.300 raios X, além de 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias, entre outros exames

Imunização

Niterói vacina quase 30 mil cães e gatos na campanha de vacinação antirrábica animal Imunização termina neste sábado (31) na Região Oceânica A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói já imunizou cerca de 28 mil cães e gatos na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal que ocorre ao longo mês de outubro. As vacinas estão sendo aplicadas sempre aos sábados, de 8h às 14h, em uma das quatro regiões da cidade de cada vez. Os moradores da Zona Norte e de das regiões de Pendotiba e Zona Sul já puderam vacinar seus pets. A última será a Região Oceânica, neste sábado (31).

Ao todo, serão 12 postos fixos espalhados pela Região Oceânica à espera de cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade. Também foi criado um posto de vacinação drive-thru no Caminho Niemeyer (atrás do terminal João Goulart), no Centro, e um posto no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Ponta da Areia, que funcionarão no mesmo dia e horário dos demais. A vacina é segura e não tem contraindicações.

Confira a relação dos postos de vacinação: PMF ENGENHO DO MATO - Estrada Irene Lopes Sodré, s/nº PMF MARAVISTA - Rua Astor da Costa Menezes, S/Nº - Maravista. PMF VÁRZEA - Est. Velha de Maricá, s/n - Várzea das Moças. PMF COLÔNIA - Praia de Itaipu – Colônia dos Pescadores. PMF CAFUBÁ I - Av. Raul de Oliveira Rodrigues, S/Nº – Cafubá. PMF CAFUBÁ II - Rua Vereador Luiz Erthal, Lt. 05, Qd. 69 – Cafubá. PMF CAFUBÁ III - Rua Manoel Pacheco de Carvalho, 107 – Piratininga. POLICLÍNICA REGIONAL DE PIRATININGA - R. Marcolino Gomes Candau, 111 POLICLÍNICA REGIONAL DE ITAIPU - Est. Engenho do Mato, s/nº - Itaipu. SOAMI – ASSOC. DE MORADORES DE ITACOATIARA - R. Matias Sandri, 134 SOPRECAM – ASSOC MORAD DE CAMBOINHAS - R. Tab. Luís Lebreiro, 313 VETMAR – Rua José Joaquim Pereira Caldas, 74 – Piratininga. CCZ PONTA DAREIA – R. Coronel Miranda, nº 18 – Ponta D’areia. CAMINHO NIEMEYER - R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro.

#gazetanit

Doação de sangue

O Hemorio entrou em alerta vermelho no mês de outubro. Isso porque foi registrado uma queda de 10% nas doações de sangue em comparação ao mesmo período em 2019. O hemocentro entrou em estágio crítico e acionou medidas de controle como a convocação de doadores via e-mail e telefone, além da realização da campanha Sangue Novo para mobilizar a população. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais @hemorio ou ligar para o Disque Sangue: 0800 2820708.

Sala Lilás

Em agosto deste ano, Niterói ganhou a primeira Sala Lilás – espaço de atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência no Posto Regional de Polícia Técnico Científica (PRPTC). O local, uma parceria entre as Prefeituras de Niterói e Maricá, Tribunal de Justiça do RJ e Secretaria de Polícia Civil, em pouco menos de dois meses, já realizou 145 atendimentos, sendo 23 para crianças ou adolescentes e 122 de mulheres adultas.

As obras do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Municipal Carlos Tortelly entram na reta final e, nas próximas semanas, o atendimento será iniciado para a população. Serão oferecidos exames de radiologia digital, tomografia computadorizada, mamografia, endoscopia, ecocardiografia e ultrassonografia. O espaço terá, ainda, laboratório de análises clínicas, podendo obter diagnósticos, como imunologia, bioquímica, hematologia e microscopia. Uma das conquistas com abertura do CDI é a implantação do primeiro tomógrafo municipal. O equipamento, que realiza exames de alta complexidade, está disponível nas unidades estaduais e federais. Além do CDI, o hospital também vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes.

Esse é um investimento de mais de R$ 25 milhões em equipamentos, na infraestrutura e na equipe. Com este Centro, serão realizados, por mês, cerca de 1.200 tomografias, 3.300 raios X, além de 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias, entre outros exames. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, enfatiza que este é um importante investimento para a saúde municipal. “Essa medida melhora a qualidade de atendimento da população e dos profissionais de saúde. A tomografia é um exame fundamental que vai agilizar o diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças. A unidade não vai atender apenas pacientes do

hospital, mas sim toda a rede municipal de saúde, inclusive no atendimento ambulatorial, através de encaminhamento do Médico de Família, Unidades Básicas e das Policlínicas Regionais”, explica o secretário. Rodrigo Oliveira destaca que também está sendo construído um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI), que vai disponibilizar mais 11 leitos, totalizando 20 leitos. A unidade conta também com um CTI exclusivo para pacientes com o novo coronavírus. Atualmente, o Carlos Tortelly realiza cerca de 5 mil atendimentos mês na emergência. O Hospital também é referência no atendimento de pessoas com HIV e AIDS, com cerca de mil pacientes cadastrados.

Novo Mercado Municipal será inaugurado dia 22 O prefeito Rodrigo Neves visitou as obras do Mercado Municipal de Niterói, no Centro, e, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, destacou a importância do projeto para uma região da cidade que estava degradada. O prefeito disse que as obras de restauração serão entregues no dia do aniversário de Niterói, 22 de novembro, e que as mais de 180 lojas previstas irão se instalar no local ao longo do mês de dezembro. Para ele, o Mercado tem grande importância na retomada da economia em Ni-

terói e já está atraindo investimentos para a região, através de empreendimentos imobiliários, de uma fábrica de sorvetes e de um supermercado que vão se instalar nos próximos meses. O edifício da Avenida Feliciano Sodré está recebendo trabalho meticuloso a fim de manter todas as características da arquitetura art déco. O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói, com uma área de cerca de 9.700 metros quadrados. Leia a matéria completa em www.gazetanit.com.br


Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

| Comportamento

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 99590-5340

Lives: a tendência que se popularizou durante a pandemia Tânia Ribeiro Roxo

Futuro Esportivo Precisamos de uma política pública esportiva realmente eficiente no nosso município! O esporte deve ser feito com responsabilidade social, voltado para promoção da saúde através da prática da atividade física, para melhora da segurança pública, através da ocupação do tempo ocioso das crianças e dos jovens, para educação com introdução de conceitos de hierarquia, disciplina e dedicação, ou seja, esporte feito apoiado nos valores sociais como um todo. Não devemos esquecer a geração de novos talentos, do investimento na base e preparação para grande competições, com a criação de centros de excelência esportiva que unam todas as especialidades que um jovem precisa e não tem acesso, a menos que desponte como um novo talento, ou seja, menos de 1% dos atletas. Também não podemos esquecer do esporte PCD (pessoas com deficiência), com a inclusão de modalidades inclusivas, locais adaptados e investimento na criação de parques, aparelhos públicos e brinquedos especiais. O esporte hoje, no município de Niterói, se encontra um tanto quanto estagnado com uma política pública fraca, sem investimento na base do esporte, pouco incentivo ao atleta ou descoberta de novos talentos, com seletividade. Precisamos de uma comissão municipal de esporte que avalie os projetos e auxiliem na aquisição de apoios e patrocínios. Dessa forma, o esporte resiste em função dos produtores independentes, que trazem patrocínio da iniciativa privada para a realização de eventos e projetos sociais, sem recursos e investimentos públicos para suas execuções, com pouquíssimo material quase sempre tirado do próprio bolso. Depende de professores desmotivados, que trabalham em outras atividades em sua grande maioria e dedicam seu tempo livre em função de retorno social. Precisamos de leis municipais de incentivo ao esporte, tal como nas esferas estadual e federal, com incentivos fiscais que fazem parte do conjunto de políticas econômicas e visam facilitar o aporte de capitais em uma determinada área, com cobrança de menos impostos ou sua isenção, visando ao aquecimento econômico do respectivo território. Seguimos em frente com muito trabalho, pouco incentivo e uma força de vontade sobrenatural de ver tudo dando certo.

Desde março vivendo um momento inédito na história da humanidade com a chegada da pandemia, muitas pessoas precisaram migrar para a Internet para manterem contatos com a família, os amigos e os colegas de trabalho. Skype, Whatsapp, Zoom, You Tube, Facebook, Instagram, Microsoft Teams, Google Hangout, Jitsi. Esses são os mais populares meios internáuticos de comunicação em tempo real. As lives streaming ou simplesmente lives (que significa ao vivo) viraram uma febre entre os milhares de usuários na Internet neste ano. A interação virtual simultânea permite reuniões corporativas, encontros com amigos e familiares, eventos, cursos, shows e muito mais. A estudante Maria Cecília Castro, gosta muito de assistir às lives sobre literatura. Para ela, é sempre um novo aprendizado. "Tenho descoberto eventos virtuais muito interessantes. Os saraus que participo são como um verdadeiro oásis nesta pandemia", conta. De acordo com o comerciante Caio de Almeida, existem opções para todos os gostos nas lives da Internet. "Eu sou apaixonado por Gastronomia. As lives que venho promovendo desde maio na minha rede social, têm sido a minha salvação. Me aproximo dos meus seguidores e abro portas para

uma troca salutar", comenta. Catharina Soares, aposentada, é uma internauta que não abre mão das transmissões ao vivo. Segundo ela, as palavras de motivação do padre Fábio de Melo, através da rede social, foram o sustento emocional necessário para evitar entrar em depressão. "Na minha idade, aos 75 anos, encarar o isolamento social foi como uma espécie de retiro espiritual. Um desafio que estou conseguindo superar", explica. Foi através da música que o publicitário João Pedro Linhares passou a marcar lives semanais com os amigos. Todos os domingos eles se encontram virtualmente para tocar e cantar Rock and Roll e Blues. "Acho fundamental esse contato através dessas ferramentas na Internet neste momento crítico. Me renova e dá mais força para lidar com essa situação caótica. Precisamos de

um respiro. A música me possibilita isso", conclui. Para a atriz, contadora de histórias e bailarina Tainá Pimenta, as lives são uma forma de manter as pessoas conectadas e em constante construção. "Como artista é u m bom instrumento para manter vivo o trabalho. As experiências que tive com as crianças foram muito boas, pois conseguíamos interagir de alguma forma e isso é um afago no coração", ressalta. Pelo visto as lives têm tudo para permanecerem por bastante tempo. O contato virtual durante a pandemia viabilizou uma série de possibilidades. Erguendo pontes entre milhares de usuários, divertindo, instruindo, reciclando conhecimentos, matando a saudade, trazendo suportes, educando, promovendo e divulgando produtos e serviços pelo mundo afora. As lives se tornaram infinitas.

#gazetanit

4


Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

>>> O isolamento imposto pela coronapandemia deixou o povo doido. Além do aumento de separações e agressões, surgiram as mais lunáticas histórias e teorias. Uma delas é que Sasha Meneghel, filha da Xuxa, teria nascido sem o ânus (atresia anal, que é o ânus que não foi perfurado). Sasha desmentiu veementemente essa história, mas não entrou em maiores detalhes. AINDA É CEDO, AMOR/MAL COMEÇASTE A CONHECER A VIDA...

Mundo |

>>> Futebol é resultado. E quem está na linha de frente é o técnico. Mesmo que não tenha as condições ideais de trabalho, seja quem for, vai rodar. A moda agora no futebol brasileiro é buscar técnico estrangeiro, principalmente após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo. E o Vasco, que por muito pouco não assinou antes do Flamengo com o mister português, também foi buscar em Portugal o seu novo treinador: Ricardo Sá Pinto. A expectativa dos fluminenses da Cruz de Malta é que o Pinto fique firme e não caia tão rápido como caiu o técnico anterior, Ramon Menezes. RODA, RODA, VIRA/OLHA SE RODA BEM/PROCUREI POR TODO O LADO/NÃO HÁ FESTA/NÃO HÁ FADO/E NÃO HÁ NADA PRA NINGUÉM...

>>> Enquanto muitos metem o pau nela, Anitta não está nem aí: diz que topa mulheres, diz que topa homem, diz que topa trisal (ela e mais 2), diz que canta… E por falar em cantar, a música “Me gusta” vem sendo bastante badalada. Os versos são de um capricho ímpar: “A mí me gu-uh-uh / A mí me gu-uh-uh / A mí me gu-uh-uh / Hu-uh-uh-uh (tra) / E h, yeh / Yah, yah, yah (tra) / Yeah, yeah / Yah, yah, yah”. NINGUÉM É DE NINGUÉM/NA VIDA TUDO PASSA/NINGUÉM É DE NINGUÉM /ATÉ QUEM NOS ABRAÇA...

>>> Corre à boca pequena nos corredores da Justiça que, o Supremo Tribunal Federal, cujos ministros vinham batendo cabeça, concedeu de forma unânime autorização para que o dinheiro encontrado com o senador 'Chicú' Rodrigues seja lavado. A se confirmar tal autorização, a mesma entrará para os anais da história. Vale lembrar que o dinheiro estava dentro da cueca (e um pouco mais adentro) que o, agora licenciado, senador estava usando. ACUSADA MILIONÁRIA...

#gazetanit

>>> Não se sabe quem está fazendo mais estragos no jornalismo da Globo: Maria Júlia Coutinho ou a CNN Brasil. A segurança passada por Márcio Gomes, Evaristo Costa e Sandra Annenberg, antecessores dela, à frente do Jornal Hoje contrasta com uma aparente insegurança de Maju. E, em cima dessas possíveis insatisfações dos preteridos, a CNN Brasil tem atacado. Márcio Gomes acaba de assinar com a CNN e fará companhia aos seus ex-colegas globais: o próprio Evaristo, Gloria Vanique, Carla V ilhena, Alexandre Garcia, William Waack, Phelipe Siani, Mari Palma, Rodrigo Bocardi e Monalisa Perrone. A CNN tem investido muito alto, o que não deixa de ser uma incógnita no perigoso mercado brasileiro. Enquanto isso, a Globo prepara uma nova logo. HOJE É UM NOVO DIA/DE UM NOVO TEMPO QUE COMEÇOU...

5

>>> A declaração do Papa Francisco, segundo a qual os homossexuais também devam ter o direito a formar uma família (uniões civis), vem de encontro a uma importante decisão da Justiça do Rio: Aoi Berriel, 24 anos, teve o seu direito reconhecido, que era não ter em sua certidão de nascimento a especificação do gênero. A tendência é que outras pessoas não-binárias (agêneros) tenham o mesmo direito. Não-binário é quem não se identifica nem como homem, nem como mulher. SE DEUS É MENINO E MENINA /SOU MASCULINO E FEMININO...


ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 99590-5340

Filipe Bauerfeldt é artista e terapeuta

Saúde Bucal

Estar em dia com a saúde bucal durante o uso da máscara é essencial Por Dra. Renata Horn

A rotina de toda a população foi completamente alterada desdeo início da pandemia do novo coronavirus. Mas, mesmo com a diminuição da interação social, é necessário reforçar os cuidados com a higiene bucal, ainda mais com o uso prolongado de máscaras de proteção. Deficiência no simples procedimento da escovação pode ocasionar cárie, gengivite e halitose. O uso da máscara durante esse período de cuidados com o avanço da infecção pelo vírus covid 19 é essencial e com isso a atenção com a higiene bucal precisa ser redobrada. Ter o sorriso escondido pelo uso de máscaras não pode ser um escape para sa flexibilização dos cuidados com a boca, afinal uma boa saúde bucal não está ligada apenas à estética do sorriso. Dentes e gengivas saudáveis são fundamentais ao bem-estar do corpo. Uma completa higiene bucal e os cuidados com a máscara precisam caminhar juntos, não podemos ser negligentes com isso. Com a pandemia, as pessoas precisam estar mais atentas aos cuidados com sua boca, afinal ela é uma porta de entrada para o contágio de grande relevância. Eu tenho alertado os meus pacientes de que a deficiência ou falta de orientação nesses cuidados ocasionam não apenas a cárie, mas um conjunto de doenças bucais como gengivite, doença periodontal, halitose (mau hálito) e outras doenças, que podem evoluir para problemas mais graves, em alguns casos, para um quadro infeccioso generalizado. A minha orientação odontológica é que se crie uma rotina de higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e antes de dormir, realizando esta limpeza de uma forma mais efetiva, utilizando também o fio dental para que não fique nenhum resíduo de alimentos entre os dentes. Em alguns casos, o uso de enxaguante bucal também é recomendado. Escolha uma boa escova de dentes, que deve ser trocada a cada três meses ou quando suas cerdas estiverem deformadas. Essa higiene oral, quando realizada com freqüência, exerce um papel fundamental na nossa vida e todos nós precisamos entender a necessida-

de de, em tempo de pandemia, redobrar os cuidados com nossa boca e não relaxar devido ao uso da máscara. Não podemos permitir que o uso da máscara se transforme em algo que trará danos à saúde. Apesar de ser algo desconfortável quando precisamos usá-la porum longo período de tempo, ela nos trouxe alguns benefícios que precisam ser pontuados. A máscara se tornou uma grande aliada ao combate da disseminação do coronavirus e também percebemos que a mesma está facilitando a realização de procedimentos cirúrgicos para a estética bucal. Em clínicas, tem se realizado a chamada cirurgia do sorriso gengival. Nos últimos meses, houve um aumento da procura por este procedimento, que é uma cirurgia altamente inovadora, a qual chamamos de "reposicionamento labial " dando ao paciente maior simetria facial, pois essa alteração estética atinge em média 14% das mulheres e 7% dos homens, provocando diminuição da autoestima de muita gente. Trata-se de uma cirurgia que exige atenção, cuidado e dedicação no pós - operatório. Com isso as pessoas estão aproveitando o uso de máscaras e suas rotinas de trabalho em regime de home office para executar este procedimento e ter seu sorriso completamente transformado, um efeito colateral curioso e prático da pandemia. Dra. Renata Horn, mestranda em implantes, é especialista em periodontia, implantodontia e ortodontia. Idealizadora da técnica cirúrgica do sorriso gengival.

Contato 21 96765-6869 filipebauerfeldt@gmail.com

Apóstolo João, o libriano João é o sétimo signo, elemento ar. Libra representa a amorosidade, através do senso ético. De todos os apóstolos, João é o mais feminino. Quem se esquiva sutilmente da cena, quase pedindo licença para esperar do lado de fora tudo se resolver. Está numa posição eu diria flutuante, leve aparentemente. Uma pluma entre a excentricidade circunstancial, como se fosse no fundo alma de monge. Abstrai o estresse dominante, sabe internamente que enquanto o traidor não for revelado nada será resolvido, a não ser criar mais especulação sôfrega, a não ser mais desarmonia. Para o libriano, a harmonia é fundamental, principalmente na troca de qualquer relação. Essa questão se potencializa mais ainda se tratando da integridade do mestre. Todo mundo sabe que o apóstolo João era assumidamente mais amado por Jesus Cristo. João lamenta, cruza as mãos numa espécie de resignação, e inclina a cabeça para ouvir as caraminholas de Pedro. Afirmando o instinto natural desse signo a se sujeitar ao outro, negligenciando o próprio desejo.

João aprendeu a ser benevolente e a propagar o amor humano, o que muitas vezes o prende nessa imagem serviçal, no caráter da diplomacia. É cortês e gentil, sempre que possível. Por dentro, a sua natureza implode a sua verdade abafada, filtrada para manter a educação, a etiqueta. Ele possui a ambivalência de uma gueixa, uma autoridade enviesada e oblíqua, ora quase revela, ora quase oculta. Adota um perfil neutro, distante, idílico. De fato, esse signo explora um repertório extremamente poético. Da Vinci faz uma pergunta: quem é João? Nem ele mesmo parece descobrir. João fazendo a egípcia. Ele tem o arquétipo blasé. Com certeza ele pensa: meu Deus do céu, fodeu geral. Mas por fora é uma prima virgem da Mona Lisa. Ele domina a arte de uma pacificação sublime, um território fincado pela bandeira branca. Abaixa ou fecha os olhos numa atitude de alinhamento do equilíbrio interno, pois quando se sente perdido se torna incubado ou inexpressivo. João é o mais pálido, como se sua pressão ti-

vesse caindo gradativamente. Se pudéssemos tocá-lo, sentiríamos temperatura gélida do corpo. Na verdade, não sabemos muito bem se Pedro conta alguma coisa ao pé do ouvido de João, ou se avança para amparar um leve desmaio do colega. O que o assusta não é a traição propriamente dita, mas a reação abrupta que acomete o grupo. Ele desvia a sua atenção sensível para se salvar. O desafio principal é comunicar o que sente, sem trair o seu desejo em nome do outro. O signo oposto é Áries, apóstolo Simão. Libra precisa iluminar o seu eixo com Áries, se posicionando de forma afirmativa, escolher um lado para lutar pelo ideal justo, sua verdade.

Retomada

Niterói reabre cinemas com protocolos rígidos Foram autorizadas essa semana a reabertura dos cinemas e a retomada de atividades do setor audiovisual. Os setores estão fechados desde o início da pandemia do novo coronavírus e vão seguir os protocolos definido pelas autoridades sanitárias. As medidas levam em consideração a avaliação de risco como: intensidade e número de contatos e o potencial de modificação e de adaptação da atividade para reduzir os riscos de transmissão. Para a reabertura dos cinemas, serão necessários cuidados extras à adequação das instalações – áreas de atendimento, foyer, salas de exibição, corredores e banheiros – para uso do público, além de monitoramento dos funcionários em relação a saúde e contato com possíveis suspeitos da Covid-19. O responsável deverá monitorar e acompanhar o estado de saúde de cada um dos funcionários. Dentre os procedimentos que deverão ser aplicados ao

público estão a medição de temperatura, tapetes sanitizantes, incentivo ao pagamento por meios eletrônicos e até a compra de ingressos pela internet. O estabelecimento deve garantir o distanciamento nas filas com marcação no chão, e dentro das salas a capacidade é de 30% do total enquanto permanecer o nível Amarelo 2 e 50% no estágio Amarelo 1, garantindo o distanciamento social entre os clientes mínimo de 1 metro, além de higienizar e sanitizar constantemente todos os equipamentos e acessórios que

são de contato manual dos clientes e colaboradores, como: pin pad, mouse e balcões, a cada cliente. O uso da máscara é de responsabilidade de todos, funcionários e público deverão usar o equipamento a todo instante. Além disso, o estabelecimento deve disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes em locais visíveis e acessíveis. As bombonieres terão protocolos semelhantes. O consumo será permitido apenas quando o cliente estiver em seu local marcado dentro da sala de cinema.

#gazetanit

Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

| Geral

6


Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

Artigo |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

7

Saúde Cristina Lebre é autora dos livros “Marca D’Água” e “Olhos de Lince”, à venda pelo e-mail lebre.cristina@gmail.com

lebre.cristina@gmail.com

#gazetanit

No divã do domingo É domingo. O sol tenta brilhar, mas está encoberto por cinzentas nuvens. Pode ser que chova mas, de todo o modo, não seria tempestade. Uma brisa fresca adentra o escritório através da varanda. Ao longe um samba faz o fundo musical da tarde, notas e ritmos mesclados com latidos, miados e cantos de pássaros que voam pelas redondezas. A preguiça chama a um cochilo na rede após o almoço. Só que não. O coração pulsa tímido, mas o cérebro continua em elétrica atividade. Será que estamos certos? Quem está certo? O lado de cá ou o de lá? E o que é isso que estamos fazendo, nos dividindo em lado de cá e de lá? De extremos, para a esquerda ou para a direita? Quando vamos parar para analisar, de forma criteriosa e racional, o que temos feito? Estamos realmente lutando por um mundo melhor? O caminho que estamos construindo e trilhando vai, de fato, dar em um jardim florido de inclusão e dignidade? Nossos métodos de abordagem e luta têm mesmo surtido algum efeito no sentido de mudar o mundo e promover mais justiça? Estamos colhendo, efetivamente, resultados positivos advindos das mudanças que temos impresso aos nossos relacionamentos, e ao nosso olhar para o outro? Faço um retrospecto do twitter na última semana. Recolho as newsletters recebidas dos Estados Unidos, tempo de eleição, tempo de competição acirrada. Racismo, homofobia, misoginia, respeito à diversidade, justiça para com as minorias, cotas, leis, encarcerados soltos, polícia criminalizada, crimes relevados, acusações de parte a parte, divisão, facção, discórdia, porfia, arrogância, pautas que deveriam nos levar a mais vida, erroneamente, e por nossas formas equivocadas de encarar e reivindicar, em verdade trazendo mais morte. Quantos enganos, quanta disparidade, quanta ignorância, quanto ego inflado, quanto cami-

“...E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se aesfriará.” Mt 24:12

nho errado, errante, dogmatizante, sectarista. “Ódio do bem”. O que é isso? Seria mesmo o ódio capaz de promover qualquer bem que fosse? Quanta justificativa fundamentada na areia. Em meio à guerra nada santa de ideologias e pós-verdades creio que precisamos todos parar e pensar: por que mesmo estou lutando? Qual é mesmo a causa que me leva a parar de falar com meu tio, bloquear minha prima, investir contra meu próprio pai, odiar os meus até ou-

tro dia amigos, dar minha cara a tapa contra todo esse “sistema”? Qual é mesmo o sistema contra o qual estou brigando? Estou mesmo do lado de um bem contra um mal? O mundo e as pessoas vão, efetivamente, ter mais paz se o meu lado ganhar essa guerra? O cérebro continua fervilhando de questões. Vou à cozinha, faço um macarrão com cogumelos, ou um spaguetti ao funghi para os mais chiques, tomo um vinho, deito-me no sofá, abro meu Machado e dou

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada

um adeus momentâneo a essa polarização constante e vazia de sentido. Falo com Jesus e peço orientação. E me vem Mateus 24. O tempo de duração do princípio das dores? Não sabemos. Até porque o tempo do homem não é o tempo de Deus. Encontro paz em recostar meus pensamentos no conforto de Sua palavra. E me entrego ao cochilo da digestão, graciosamente oferecido, porque o estômago também precisa de sossego.

Foi prorrogada até o dia 6 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na cidade. A imunização está disponível nas salas de vacina localizadas nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As equipes de saúde também estão atualizando a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, caso necessário. O público alvo da campanha são crianças na faixa etária de 01 a 04 anos 11 meses e 29 dias. É importante que os pais levem a Caderneta de Vacinação dos seus filhos para avaliação da situação vacinal. A vacina é contraindicada para bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com imunidade comprometida por conta de doença.


|

Edição 282 • 2ª Quinzena de Outubro de 2020

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 99590-5340

#gazetanit

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.