GAZETA NITEROIENSE • Edição 263 • 04/08/18

Page 1

Edição de 4 a 10 de agosto de 2018 contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

|

1

#gazetanit

ANUNCIE AQUI E PAGUE EM ATÉ 10X • LIGUE JÁ 21 99590-5340


Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

| Local

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

Suplente, Casota assume vaga de Bruno Lessa na Câmara Primeiro semestre teve vinte leis aprovadas

O presidente da Câmara de Niterói, vereador Paulo Bagueira (Solidariedade) dará posse na próxima terça-feira, dia 7, às 16 horas, ao suplente de vereador do PSDB Carlos Otávio Dias Vaz (foto), conhecido como Casota. O novo vereador assume a vaga de Bruno Lessa (PSDB) que solicitou na sessão da última quinta-feira, licença não remunerada pelo prazo de 60 dias. Embora não seja obrigatório, Bruno irá se afastar do mandato para cuidar exclusivamente de sua campanha a deputado estadual. A posse de Casota acontece no Gabinete da Presidência e logo em seguida, ele participa da sessão ordinária do dia, com início marcado para às 17 horas.

Vinte leis foram aprovadas pela Câmara de Vereadores de Niterói no primeiro semestre de 2018. O balanço divulgado pela Mesa Diretora da Casa mostra, ainda, que 133 projetos de lei foram apresentados nesses primeiros seis meses de legislatura, sendo que 15 deles enviados pelo Prefeito Rodrigo Neves (PDT). A Casa aprovou 86 requerimentos de informações e cinco projetos de resolução. Foram 53 sessões ao longo desse semestre e os vereadores apresentaram 1221 indicações legislativas, 793 moções e 64 decretos legislativos. Há ainda na Casa dois projetos de emenda à lei orgânica. Um apresentado pelo prefeito e que prevê a criação do Fundo de Equalização da Receita, usando recursos dos royalties do petróleo. O outro, de autoria dos vereadores Atratino Cortês, Bruno Lessa, Emanuel Rocha, Leonardo Giordano, Milton Cal, Bagueira, Renato Cariello, Rodrigo Farah e Veronica Lima, autoriza os ônibus que circulam na cidade a desembarcar passageiros fora dos pontos originais no horário de 22 horas até às 5 horas da manhã. Também foram realizadas 10 audiências públicas.

Idosos poderão reservar passagens de viagens inter-regionais pela internet Nesta quinta-feira (2), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou, no Diário Oficial do Estado, a portaria de nº 1.408, que regulamenta reservas de passagens gratuitas para idosos, em viagens inter-regionais no estado do Rio, via internet. O objetivo é dar maior comodidade e transparência aos passageiros maiores de 65 anos. A partir de agora, as empresas de ônibus intermunicipais serão obrigadas a disponibilizar em seus sites a opção de reserva antecipada de passagens gratuitas para idosos, observando o limite de duas vagas por viagem. Assim, além de não precisar mais se deslocar

aos terminais rodoviários para efetuar a reserva, o idoso poderá conhecer com antecedência as datas disponíveis para viagem gratuita. Conforme a regulamentação, não há restrição de quilometragem para a concessão das duas gratuidades. Vale ressaltar que as viagens inter-regionais são aquelas onde o trajeto liga municípios de regiões diferentes do estado do Rio, são elas: Metropolitana, Serrana, dos Lagos, Centro-Sul Fluminense, Médio-Paraíba, Noroeste Fluminense e Norte Fluminense. Após a reserva, o passageiro deverá retirar a passagem no guichê, apresentando a documentação que comprova os requisitos para a gratuidade.

Largo da Batalha e Cantareira terão praças revitalizadas em cinco meses A praça do Largo da Batalha vai ganhar um skate park, pista de caminhada, palco para eventos, além de um bicicletário. O investimento é de R$ 1,1 milhão e permitirá, ainda, a instalação de novos equipamentos esportivos e brinquedos infantis. A iluminação e a mureta de proteção receberão reparos. As equipes já estão trabalhando no local e a previsão é de que a obra esteja concluída em cinco meses.

Outra tradicional área de lazer da cidade, a praça da Cantareira, em São Domingos, está recebendo uma repaginada que inclui reparos e manutenção em geral nos bancos, cercas e jardim, além da troca de lâmpadas queimadas e da substituição das lâmpadas do entorno, que passaram de vapor metálico para sódio nas ruas Alexandre Moura, General Osório, José Bonifácio e Leoni Ramos.

BRASIL SEM RATOS panorama@gazetanit.com.br panorama@gazetanit.com.br

RODA VIVA Pra quem, como eu, já assistiu

memoráveis entrevistas no Programa Roda Viva, da TV Cultura, a de segunda-feira, com o presidenciável Jair Bolsonaro, foi o que pode se chamar de uma tentativa de massacrar (que surtiu efeito contrário, segundo todos os experts em política) o candidato que, queiram ou não alguns, aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas de opinião onde não conste o nome do presidiário de Curitiba e Ficha Suja, Lula da Silva. Foi, também, a antítese do que devem fazer profissionais de comunicação, principalmente, ao lidar com quem tem propostas para o país (coisa que os ‘convidados’ não fizeram) que têm sido muito bem aceitas pela população. Mesmo que sejam elas controversas, mas é aí que entra a ‘malandragem’ do jornalista em explorálas. Foi, e poderá ser, durante um bom tempo, uma aula da antiaula de jornalismo. O professor poderá exibir para seus alunos a cópia do DVD com o tal programa (se quiser eu empresto) e dizer a eles para, se forem con-

vidados a participar de uma entrevista importante, ao vivo, que, inclusive, bateu recordes de audiência, deixarem impressões- e pressões - pessoais e paixões fora do estúdio pois aquela era uma oportunidade de ouro para todos perguntarem, por exemplo, sobreprojetos de governo e ideias sobre segurança, saúde e educação. Coisa que os ‘entrevistadores’ - as meninas da Veja, do Valor e da Folha, além do menino do Globo chamado Leonêncio (Nossa Senhora!) - não sabiam ou não quiseram fazer.  A todo momento tentavam buscar “explicações “ de fatos que a História já se encarregou de mostrar (era só pesquisarem um pouco...como nos ensina o bom manual de jornalismo). Profissionalismo e lamentações à parte, Bolsonaro e sua legião de admiradores consideraram que houve, sim, uma inestimável colaboração dos jornalistas do Roda Viva porque se eles combinaram um massacre ao candidato, o tiro saiu pela culatra. Aliás, coisas que o deputado e capitão do Exército sabe lidar muito bem.

PACTO COM O DIABO Não pode - e não deveria - existir atentado maior à democracia do

que o leilão iniciado com as convenções partidárias em curso. Os acordos para apoiar este ou aquele candidato à presidência da República, portanto, o cargo mais importante do País, são o que pode se chamar de os mais inapropriados, espúrios, indecentes que existem pois só visam resguardar interesses pessoais de seus líderes (também conhecidos como donos) e dos detentores de mandatos ou em vista de.  Mais uma das grandes e intoleráveis aberrações nacionais, uma vez que não se discutem ideias, conteúdos programáticos, tampouco propostas. Só mesmo o tradicional toma lá dá cá, os apoios para os outros candidatos aos governos estaduais, deputados, senadores e, até, nas futuras composições municipais (prefeitos e vereadores), quase todos vendilhões do tempo e ladrões de dinheiro público. E o pior- se é que existe algo pior do que a maneira como (mal) tratam a política - é que esta gente ( se é que se pode considerar o político brasileiro assim) ainda diz tratar-se de pactos do Centrão,/ Blocão (ou qualquer outro nome que possa designar malandragem), Centro- Esquerda, Centro- Direita, Esquerda, etc., pensando na futura governabilidade e no “ melhor para o Brasil.  Todo mundo sabe que rola muita grana, muitas promessas são feitas e tantas outras imoralidades para que as coligações surjam e os candidatos disponham de mais tempo de TV e impressionem o frágil eleitorado que costuma ser enganado por eles, seus falsos e vazios discursos e pelos pactos com o diabo.

SHOWMÍCIO, PODE? Gilberto Gil, Chico Buarque e

Odair José, entre outros artistas, realizaram na noite do último sábado (28), no Rio de Janeiro, o Festival Lula Livre. O evento próLula tem todas as características de um showmício, proibido durante a minirreforma eleitoral de 2006 assinada pelo próprio Lula.  O festival de música - e de irregularidades - foi realizado no bairro da Lapa. No início do evento, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio recolheram panfletos e materiais da deputada federal Jandira Feghalli (PCdoB) e do deputado estadual Gilberto Pal-

Recentemente, entrei no mundo fascinante, incomparável, emocionante e mágico dos avós - aquele que ouvia-se falar que era bem diferente de outra maravilha chamada pai e mãe (“o avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes”, como disse o Papa Francisco dia desses) - e, ao procurar desenhos através de plataformas de compartilhamento de vídeos para distrair uma das mais valiosas dádivas a nós oferecidas por Deus (o Youtube desempenha um relevante e quase imprescindível papel também nesta hora), deparei-me com um antigo mas que marcou nossa gerações: O Flautista de Hamelin (O Flautista Encantado, fábulas Disney).  Nele, apesar das muitas versões criadas a partir da obra do irmãos Grimm, a fábula diz respeito, basicamente, a uma severa infestação de ratos na cidade de Hamelin (Alemanha) e o que o flautista contratado pelo prefeito da cidade que vivia sendo pressionado pela população - fez para acabar com o problema, ou seja, tocou sua flauta encantada, hipnotizou todos os ratos, afogando-os no rio.  Enquanto o netinho, aparentemente, ‘se entretia’ (o desenho é antigo e bem fora dos padrões atuais exibidos nos tablets, smartsphones e TVs da garotada) e, apenas para não perder o costume de comparar ficção com realidade, comecei a ver que aquela cena de acabar com os ratos, de extirpar o mal para proteger a vida dos cidadãos, se aplica à política nacional, à Justiça e à necessidade que o povo brasileiro tem em ter seu País de volta, sem tanta corrupção, tanto desmando, tanta coisa errada, tantos desvios sendo cometidos de todas as naturezas. Inevitável, também, pensarmos no que tem sido feito até agora (muito aquém do ideal, claro), por exemplo, com a retirada de circulação de alguns ‘ratos’ da política, como o expresidente Lula, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ex-presidentes da Câmara federal, Eduardo Cunha e da Alerj, Jorge Picciani, sem falar nos muitos senadores, deputados, prefeitos, vereadores, conselheiros de tribunais de contas e outros ratos que ainda precisam ser ‘encantados pelas flautas mágicas’ de juízes como Sérgio Moro e outros que vêm tentando conduzi-los, ao invés de rios profundos e de águas turbulentas, para dentro de celas bem escuras e sujas. E cheias de ratos de verdade, mas que, mesmo assim, fazem muito menos mal que os temíveis roedores.

mares (PT) que julgaram configurar campanha antecipada.

Pensamento da semana:

imprensa da campanha de Lula informou que não houve violação de qualquer regra da Justiça Eleitoral, porque “nenhum político subiu ao palco, nem foi pedido voto ao expresidente”. O evento teria sido apenas “um ato pela liberdade de Lula” coisa que, aliás, só deverá acontecer depois das eleições das quais, inclusive, ele não vai participar como candidato. Nem que a vaca tussa. Nem que Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Rosa ‘Vermelha’Weber desejem.

Circula pelas redes sociais várias dicas para como o candidato Jair Bolsonaro deve utilizar seus oito segundos na propaganda eleitoral (Alckimin terá 22 vezes mais) . Uma delas diz: “Meu tempo é curto porque não fiz acordo com os corruptos. Desligue a sua TV e vá agora pra internet. Irei entrar ao vivo em todas as nossas redes sociais”.

 Questionada, a assessoria de

#gazetanit

2


Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

Local |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

3

Agosto Laranja da Câmara de Niterói visa incentivar doação de medula óssea

Campo de São Bento completa 110 anos e ganha projeto de revitalização Parque terá novo paisagismo, iluminação com LED e banheiro familiar

#gazetanit

Principal jardim público urbano de Niterói, o Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento, em Icaraí, está completando 110 anos em 2018, e como parte das comemorações, passará por uma revitalização. O projeto inclui nova iluminação, com a substituição por lâmpadas de LED, um banheiro familiar, novo paisagismo, além de limpeza dos três lagos e estudo para melhoria da filtragem da água. Para a nova iluminação, as luminárias altas serão de LED amarelo, e as baixas, de LED branco. Ao todo, 144 pontos de luz serão trocados. Uma antiga reivindicação dos frequentadores do Campo de São Bento também será atendida

nesta revitalização: um banheiro familiar. Um estudo de melhoria da filtragem dos três lagos, que somam dois milhões de litros de água, também será elaborado. Atualmente, a limpeza é realizada com a retirada e reposição da água, com reaproveitamento dos sedimentos para adubo. História – O Campo de São Bento situa-se no coração do bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade. Tem paisagismo inspirado no romantismo inglês, reúne diversos canteiros de formas livres e sinuosas, um lago artificial, pontes de cimento com detalhes imitando galhos e um coreto. Com 36 mil metros quadrados, o parque tem 110 anos de existência e foi projetado pelo paisagista belga Arsène Puttemans. Abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, a tradicional feira de artesanato.

Com o lema “Seja cidadão e doe sua medula óssea para quem precisa”, a Câmara Municipal de Niterói e a ong Davida Casa do Bom Samaritano farão uma série de atividades durante todo o mês de agosto, visando incentivar a doação de medula óssea e de cordão umbilical. O “Agosto Laranja” (cor símbolo da campanha) terá exposição, sessão solene, banco de doação, cadastramento e exibição de filme, entre as atividades. Uma sessão solene no dia 10, às 19 horas irá abrir a programação que terá, também, a Exposição “Entre no mundo da doação de medula óssea”, com gráficos explicando o passo a passo para quem deseja ser um doador. A sessão será aberta pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, tendo à mesa o ex- vereador Bira Marques, autor de um projeto de lei voltado ao tema; a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos; a primeira dama do município, Fernanda Sixel; Cristina de Figueroa, presidente da Associação Davida Casa do Bom Samaritano; e a doutora Ilza Fellows, diretora do Complexo Hospitalar de Niterói. Durante a solenidade haverá um encontro entre receptor e doador de medula óssea e uma homenagem à jornalista Carol Barcelos, incentivadora do programa de doação de medula óssea. Na sexta-feira, dia 17, será instalado na Câmara um Banco de Doadores de Sangue para os que desejam fazer parte do projeto. Os interessados serão levados à Clínica de Hemoterapia de Niterói,

na Praça do Rink, para coleta do material e retornam ao mesmo local em transporte cedido pela unidade de saúde. Na sexta seguinte, dia 24, entre 8 e 15 horas, o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), monta na Câmara o Banco de Cadastramento de Voluntários de Doadores de Medula. Fechando a programação do Agosto Laranja, o Espaço Cinema da Câmara, exibe, na terça-feira, dia 28, às 15 horas, o filme “Uma prova de amor”, dirigido por Nick Cassavetes. Com Cameron Diaz, Abigail Breslin, Jason Patric, Sofia Vassilieva e Alec Baldwin no elenco, o drama conta a história de Sara (Cameron) e Brian Fitzgerald (Jason) informados que Kate (Sofia), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate.

www.gazetanit.com.br contato@gazetanit.com.br

EXPEDIENTE | Jornal Gazeta Niteroiense Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo.

COMERCIAL (21) 9 8681-5374 comercial@gazetanit.com.br

E-mail: contato@gazetanit.com.br. Tel: (21) 98681-5374 Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit. No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulação nos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade. Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos, estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara, no segundo andar. A entrada é franca e 50 senhas serão distribuídas meia hora antes do início da sessão. AGOSTO LARANJA NA CÂMARA Dias 10 a 31 - Exposição “Entre no mundo da doação de medula óssea” – Hall de entrada – 10 às 17 horas. Dia 10 - Sessão solene especial de abertura da campanha, promovendo o encontro de doadores – Plenário Brígido Tinoco - 19 horas. Dia 17 - Instalação de um Banco de Doadores de Sangue – Praça João Batista no interior da Câmara – 10 às 16 horas. Dia 24 - Banco de Cadastramento de Voluntários para Doação de Medula da Uerj – Praça João Batista - 8 às 15 horas. Dias 27 e 28 - Espaço Cinema exibe o filme “Uma prova de amor” – Auditório Cláudio Moacyr – 10 horas e 15 horas (respectivamente)

Colaboradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

ANUNCIE E PAGUE EM ATÉ 10X NO CARTÃO • Ligue já!

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.

Participe! (21) 9 9590-5340


A FACTO AD JUS NON DA TUR CONSEQUENTIA... Se contra fatos não há argumentos, parece que não adiantou muito a troca da Dilma Roskoff pelo (fora) Temer: em junho foram registrados 61,8 milhões de inadimplentes, segundo a Serasa Experian; nunca houve tanta inadimplência na história deste país. São R$ 273,4 bilhões em dívidas. Cada pessoa deve em média R$ 4.426,00. ME LOVE TO GET THE MONEY... Uma pesquisa feita pelo Banco Central surpreendeu: 96,1% das pessoas (quando têm) usam dinheiro em espécie para fazer transações, e 60% preferem usar o chamado dinheiro vivo para fazer seus pagamentos. Apesar de toda a gama de oferecimento de cartões de crédito e débito, cheque, então, nem se fala. E 19,3% da galera ainda guardam moedas por mais de seis meses. Nada de colocar a moedinha para rolo.

Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

| Mundo

FATO OU FAKE... O braço jornalístico do Grupo Globo (leia-se TV Globo, jornais O Globo e Extra, Flamengo, G1, rádio CBN...) resolveu entrar na briga contra as fake news. Assim como no caso de corrupção do Fifagate, em que a Globo se autoinvestigou e se autoinocentou, também haverá uma avaliação global interna do que é verdade ou não. E com o intuito de fazer um Brasil que você quer, a Globo tornará público o que é verdade e o que não é; sob a ótica dela. O Facebook também entrou de sola na luta contra as notícias falsas: 196 páginas e 57 perfis ligados ao MBL (Movimento Brasil Livre) foram retirados do ar por disseminarem fake news.

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

TITANIC... A terceira camisa do clube mais querido (da mídia) deixou o mau gosto da combinação vermelho e preto de lado e investiu no azul. Mas, mais do que fugir das tradicionais cores de despacho, o rubro-negro carioca terá uma camisa com material ecologicamente correto: ela é feita de restos de plásticos jogados nos oceanos. O preço, porém, continua na média: R$ 250.

KINDER OVO... Pode não ser exatamente o emprego dos sonhos, mas que tal uma vaguinha como provador de Nutella e Ferrero Rocher? Não precisa ter experiência, basta saber mexer em computador e não ter alergia aos produtos. O grupo fundado há 60 anos pelo italiano Michele Rocher (no Brasil é nome de travesti, mas na Itália é nome de homem) está recrutando 60 degustadores para provar seus produtos. Para tanto, haverá um curso remunerado de três meses, e os 40 melhores serão contratados em definitivo. O salário não foi revelado.

QUE GAY SOU EU?... Aos poucos as celebridades sobre as quais pairam alguma dúvida quanto as opções sexuais vão assumindo publicamente suas escolhas. Casos de Lulu Santos, Nanda Costa, Marcelo Augusto, Fernanda Gentil, Bruna Linzmeyer, Luiz Fernando Guimarães, Leticia Lima, Lais Souza, Monique Evans e Daniela Mercury. A lista é grande. E aí, em que você aposta que será a/o próximx? Daremos, no bem sentido, alguns nomes: Agnaldo Timóteo ("Não sou, NÃO!!!"); Alexandre Borges; André Gonçalves; Anitta; Bruno Gagliasso; Carlinhos Brown; Carmo Dalla Vecchia; Daniele Hypolito; Diego Hypolito; Diogo Nogueira; Eduardo Paes; Evaristo Costa; Fábio Porchat; Gugu Liberato; Henri Castelli; Ivete Sangalo; Luan Santana; Marília Gabriela; Moreira Franco; Nego do Borel; Nelson Rubens; Netinho de Paula; Orlando Morais; Pabllo V ittar; Pedro Bial; Raí; Reynaldo Gianecchini; Rodrigo Simas; Ronaldo Fenômeno; Xuxa Meneghel; Zeca Camargo...

ORGULHO E PRECONCEITO... Analisando o Lulu: “Eu gosto tanto de você/ Que até prefiro esconder/ Deixo assim, ficar subentendido”; medo de assumir a homossexualidade.

“Que eu experimentei uma sensação/Que até então não conhecia”; a resposta foi colocada na boca da Sandy: “É possível ter prazer no sexo anal”.

“Se amanhã não for nada disso/Caberá só a mim esquecer”; medo de se arrepender de assumir.

“E quando um certo alguém /Desperta o sentimento/É melhor não resistir/E se entregar”; tem culpa eu?

“Eu quero crer no amor numa boa/Que isso valha pra qualquer pessoa”; indireta de quem vive no armário.

“E quando um certo alguém/Cruzou em teu caminho/E te mudou a direção”; a culpa é do outro.

“Vamos nos permitir”; iniciação a homossexualidade. “E a gente vai à luta/E conhece a dor”; é o risco de se mudar a função de uma parte do corpo. “Consideramos justa toda forma de amor”; saiu do armário. “Tudo que se vê não é”; a mídia está aí pra isso.

“Tolice é viver a vida assim/Sem aventura”; gay por esporte. “Eu te amo calado/Como quem ouve uma sinfonia”; ainda dentro do armário. “Luz do divinal querer/Seria uma sereia”; drag queen. “Ainda vai levar um tempo/ Pra fechar o que feriu por dentro”; dizem que demora a voltar ao normal.

“Não adianta fugir/ Nem mentir/Pra si mesmo agora/Há tanta vida lá fora”; tentando justificar o armário.

“Nós somos feitos um pro outro... Por isso é que eu estou aqui/E não há lógica que faça desandar/ O que o acaso decidir”; na lógica, os brinquedinhos não se encaixam.

“Eu sei, eu sei/Que esse caso tá meio mal contado”; jogada de marketing com disco novo?

“Porque eu só faço com você/ Só quero com você/Só gosto com você/Adivinha o quê?”; precisa dizer mais?.

#gazetanit

4


Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

Cultura |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

Encontro estadual de veículos antigos no Caminho Niemeyer Com vários shows, feira de foodtrucks e foodbikes (gastronomia e cervejas artesanais), acontecerá neste final de semana, dias 4 e 5 de agosto, o 6º Encontro Estadual de Veículos Antigos, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. O Encontro pretende reunir cerca de mil veículos, aumentando em mais de 300 carros em relação ao último encontro no ano passado, na Boa Viagem. Além da exposição dos veículos antigos, o evento contará com shows das bandas Nastrada, Hexotria, Bloody Mary & The Munsters, Banda DKV, Teachers on the Rocks e DJ Bruno Quack. Atrações infantis também farão parte da programação, com brinquedos, recreação, pula-pula e tobogã.

Corrida Super Pai Este ano, a Tio Sam Camboinhas vai fazer um evento diferente para comemorar o Dia dos Pais: uma corrida. O circuito Super Pai se inspira nos heróis dos quadrinhos, especialmente o Batman, e promete animar as crianças a começar a prática do esporte desde bem pequenos, e ainda incentivar os pais a fugir do sedentarismo. O percurso de 5km por dentro de Camboinhas terá saída na própria academia, a partir das 18h. As inscrições já estão abertas para o evento que acontece dia 11 de agosto e terá algumas surpresas. O Kit é vendido na recepção pelo valor de R$50 e conta com uma camisa, bolsa, coqueteleira e toalhinha. São 60 vagas para inscrições.

Yoga gratuita para crianças Na próxima semana, dia 8, vai começar mais uma novidade na grade da Tio Sam Camboinhas: a Yoga Infantil. Com aulas às quartas e quintas, a nova turma terá os três primeiros meses gratuitos e faz parte do Projeto Vida Saudável, que a academia iniciou esse mês. As aulas vão acontecer às quartas, das 17h às 18h, e quintas, das 8h às 9h. Para se inscrever, basta comparecer a secretaria da Tio Sam Camboinhas ou ligar para (21) 3184-9100.

Marque na agenda ‘Mundo Giramundo’ prorrogado

#gazetanit

A mostra “Mundo Giramundo”, que ficaria em cartaz até o final de julho, foi prorrogada até o dia 2 de setembro, na Sala Carlos Couto. Com curadoria de Beatriz Apocalypse, a mostra traz, pela primeira vez em Niterói, parte do importante acervo do Giramundo, grupo de teatro de bonecos mais reconhecido do país. De terça a sexta, das 10h às 18h; aos sab e dom, das 15h às 18h. Entrada gratuita.

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Caio Martins receberá a primeira edição da FEIRINHA NITERÓI, um evento que traz de volta à cidade o estilo alternativo que marcou gerações. Com uma vasta programação cultural, a Feirinha reunirá música, moda, design, decoração e gastronomia. Mais de 30 expositores já confirmaram presença no evento que contará com Food Trucks e cervejas artesanais. A entrada será gratuita.

5

Esporte

Gabriel Mataruna conquista medalhas pela seleção paralímpica de tênis de mesa Gabriel Mataruna Assumpção. Ler o próprio nome na lista é motivo de orgulho e de grande responsabilidade para o aluno de Direito do Unilasalle-RJ. Afinal, significava a participação do atleta lassalista no Parapan-americano universitário, realizado entre 19 e 29 de julho, em São Paulo. Mataruna compôs a seleção brasileira na disputa do tênis de mesa paradesportivo, com toda a experiência que carrega de suas vitórias nos jogos

universitários do mesmo esporte. “Ganhar o ouro por equipe nos jogos universitários fez com que eu cumprisse um dos critérios para defender a seleção”, celebrou Mataruna, que sofreu um grave acidente em 2014, quando a queda do helicóptero em que estava o fez, na época com 23 anos, ficar sem o movimento das pernas. Gabriel fechou a competição trazendo no peito as medalhas de ouro, no individual, e de prata, na dupla.


barragan@gazetanit.com.br

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

Professor Barragan é professor de Gestão Pública, Direito, Contabilidade e Empreendedorismo; Advogado; Contador; Empreendedor; Pós-graduado em Direito Público e Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento. __________________________________________________________________________

Bolsonaro: o Capitão Nascimento da urna Há quem diga que o Brasil não tem mais solução. Há quem diga que o Brasil está entregue às traças. Porém, também há quem diga que um capitão sem farda, que impõe suas condições para governar, pode trazer o choque de ordem para endireitar o rumo da nação. Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos, pode ser a dose única de ação que o Brasil precisa para se recuperar de doenças seculares. Contudo, algumas dúvidas ainda pairam sobre aquela teoria. Não se sabe se, realmente, o capitão irá agir conforme suas palavras. Na mesma linha, não há convicção de que conseguirá governar diante de um Congresso Nacional composto por parlamentares que, em sua grande maioria, são avessos às suas ideias. Contudo, tornou-se inegável, pela sua participação em programas televisivos e em entrevistas, em que o pré-candidato é colocado similar posição de “Daniel na cova dos leões”, que ele tem força no argumento. Pode ser que às vezes deslize, mas, em geral, tem se mantido firme, em ordem unida (como fazem os militares), em relação ao restante dos momentos em que argumenta. Atualmente, parece perceptível que o resultado de muitas experiências, críticas e pressões políticas nos últimos dez anos, transformaram o capitão em um futuro candidato mais preparado e ponderado para a cadeira presidencial. Alguns grupos, mais rebeldes à ideia de tê-lo como Presidente, ainda permanecem de prontidão para o grito de vitória de seus candidatos. Porém, o capitão vem ganhan-

do corpo político, ainda que sem muitas alianças. O fato é que o seu perfil “fala o que pensa” tem demonstrado que muitos daqueles ditos vêm coadunam com o pensamento de uma crescente parte do eleitorado, o que tem permitido o seu quase vertiginoso aumento de percentual na corrida eleitoral. Atualmente, Jair está em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais que não incluem Lula como candidato. Quando o ex-Presidente entra na pesquisa, o capitão ocupar o segundo lugar atrás do petista. Neste cenário de ataque e defesa sobre Jair Messias Bolsonaro, carinhosamente apelidado de “Bolsomito” por seus seguidores, é importante destacar que a rejeição ainda se apresenta mais elevada que a aprovação, tanto dele quanto de Lula (segundo as pesquisas já realizadas). Se seguir a linha do que houve em outros países, como a França - em que a candidata Le Pen liderava nas pesquisas, mas, por ter mais rejeição popular que Macron, acabou perdendo a disputa presidencial para ele -, o capitão e o ex-Presidente da República poderão ter

uma surpresa desagradável no resultado das urnas se forem disputar o segundo turno com outro candidato ou candidata com menor rejeição por parte do povo. Assim, a situação ainda é uma grande incógnita que poderá se tornar mais cristalina se todos os candidatos comparecerem aos futuros debates televisivos. Naquela hora, identificaremos quem guardará mais autoridade no argumento e quem terá mais argumento de autoridade, para separarmos o joio do trigo na eleição. No contexto que se observa até o momento, alguns pré-candidatos adotam a estratégia da aliança eleitoral para formar uma grande coligação, como Geraldo Alckmin e o “centrão”, enquanto outros partem para a argumentação e formação de conteúdo teórico para o combate, como Jair Bolsonaro. Neste embate, se não houver a participação de Lula, nem de outro candidato do PT, e as urnas eletrônicas tiverem lisura, o que iremos presenciar, provavelmente, será a jornada solitária (sem potentes alianças) do capitão Bolsonaro de um lado, a caminhada conjunta de Alckmin e seus aliados de outro, e, ainda, a odisseia de Marina e Ciro Gomes disputando a parcela de eleitores que ficaram órfãos do exPresidente da República. Neste Game of Thrones brasileiro, para vencer, parece que outra opção não há para Bolsonaro senão a de, diariamente, batalhar pelos votos de cada cidadão, tornando-se um verdadeiro capitão Nascimento das urnas. Que os jogos comecem!

Cultura

Zélly para miúdos no Teatro Municipal Com um projeto infantil iniciado em 2015, Zélly diverte às crianças desde seus 15 anos como professor, com músicas, festas escolares, trilhas sonoras para teatro infantil, passando por direção musical de Bia Bedran, sonorização de Xuxa e TV Globinho e composições para projetos de todos os segmentos infantis em TV, Cinema, Rádio e Publicidade. Depois de 40 anos passeando no mundo dos míudos, parte para sua própria aventura, desvendando, os caminhos mais fantásticos do universo encantado e feliz de nossos fofos herdeiros, deixando em sua rota, aprendizado, alegria, lições de vida e amor para nossos “humaninhos”. Dias 11 e 12 ; 18 e 19 de agosto as 16hs , no Teatro Municipal. Ingressos a partir de R$20. (www.ingressorapido.com.br)

Sonia Gomes e Jaime Lauriano abrem exposições no MAC O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) abre duas novas exposições, no dia 11 de agosto, sábado, às 14h. São elas: “A vida renasce, sempre”, primeira individual em um museu da artista brasileira Sonia Gomes; e “Brinquedo de furar moletom”, de Jaime Lauriano, onde o artista utiliza ferro das balas usadas pela polícia militar do Rio de Janeiro para fazer as suas miniaturas. A curadoria é de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca. Em cartaz até 25 de novembro de 2018 de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 10 (inteira).

Show das 4 apresenta os grandes sucessos de Dalva de Oliveira no Tearo da UFF

Espetáculo inédito no Rio, criado para celebrar o centenário de uma das maiores cantoras do Brasil de todos os tempos, ‘Dalva de Oliveira - Estrela do Brasil’ será a próxima atra-

ção da série ‘Show das 4’, no Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí), dia 8, às 16h, nas vozes de Ithamara Koorax & Soraya Ravenle. Juntas no mesmo palco, as irmãs e aclamadas intérpretes irão reviver a trajetória musical percorrida por Dalva, passando por seus grandes sucessos como Ave Maria no morro (Herivelto Martins), A Bahia te espera (Herivelto Martins e Chianca de Garcia), Olhos verdes (V icente Paiva), Máscara negra (Zé Keti e Pereira Matos), Bandeira branca (Laércio Alves e Max Nunes) e Zum zum (Paulo Soledad e Fernando Lôbo), entre outros. As intérpretes serão acompanhadas pelos músicos Zé Maria Rocha (tecladista e roteirista do espetáculo), José Luiz Maia (baixo) e Cesar Machado (bateria). Ingressos R$60

A internet das coisas

Tributo a João Nogueira

O Centro Cultural Miraflores promove no próximo dia 6 de agosto, às 19h, o bate-papo e lançamento do livro “A internet das coisas” (editora FGV), de Eduardo Magrani. Professor de Direito e Tecnologia (FGV, Ibmec e PUC-Rio), Magrani vai falar sobre o aumento da comunicação das máquinas pela internet, tema do seu livro. A entrada é franca e o Centro Cultural Miraflores fica na Rua Ministro Otávio Kelly 474, em Icaraí.

Dia 5 de agosto é dia de relembrar João Nogueira, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A partir das 20h, os artistas Didu Nogueira – sobrinho de João Nogueira – e Jorge Simas – produtor musical – vão homenagear o grande sambista em seus mais de 32 anos de carreira e cerca de 400 músicas. No repertório, sucessos como “Nó da madeira”, “Eu em Rosa”, “Casa de Bamba”, “Espelho”, entre outras músicas.

#gazetanit

Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

| Opinião

6


Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

Cultura |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

Horóscopo da Semana

#gazetanit

De 4 a 10 de agosto

(21.03 a 20.04)

ÁRIES - Não tenha medo de enfrentar problemas. No amor, deixe o ciúme bobo de lado e aproveite os bons momentos. Situações antigas podem voltar a aborrecer. Na profissão, admita erros e mude o que for necessário.

(21.04 a 20.05)

TOURO - Alto poder de comunicação. Não se deixe levar pela ganância. Busque o diálogo para resolver problemas em família. Não tenha medo de ousar e expor suas idéias. Evite discussões no romance.

(21.05 a 20.06)

GÊMEOS - Ouça sua intuição. Pense bem antes de falar, ou poderá magoar pessoas próximas. No amor, demonstre mais seus sentimentos. Bons resultados na profissão estão por vir. Resolva pendências antigas.

(21.06 a 22.07)

CÂNCER - Defenda seu ponto de vista, mas não magoe pessoas próximas. Organize melhor seu tempo e cumpra os prazos na profissão. Na paixão, revele seus sentimentos à pessoa amada. Faça novos planos.

(23.07 a 22.08)

LEÃO - Abuse do charme para conquistar ou reconquistar quem ama. Disposição de sobra para realizar tarefas. Sorte em atividades que envolvam público. Cuidado com perdas ou roubo.

(23.08 a 22.09)

VIRGEM - Alto astral contagiará a pessoa amada. Controle sua teimosia. Imprevistos podem aborrecer você. Criatividade de sobra, aproveite! Cuidado com desentendimentos na profissão. Dê atenção à família.

(23.09 a 22.10)

LIBRA - Disposição de sobra na profissão. Na vida sentimental, demonstre mais seus sentimentos. Clima de tensão envolvendo dinheiro. Aposte no charme para cativar a pessoa amada. Acredite em você.

(23.10 a 21.11)

ESCORPIÃO - Siga sua intuição para evitar situações complicadas. No amor, deixe de lado ironias e discussões. Bom momento para fazer mudanças em casa e na aparência. Exponha sempre sua opinião.

(22.11 a 21.12)

SAGITÁRIO - A profissão pedirá diálogo e jogo de cintura. Não tome conta da vida dos outros. Cuidado ao fazer muita coisa ao mesmo tempo. Clima de romantismo e sedução a dois, aproveite!

(22.12 a 20.01)

CAPRICÓRNIO - Fuja de pessoas fofoqueiras. Senso de responsabilidade aflorado. Muita garra para terminar seus projetos e iniciar novos planos. Acredite em você. Cobre mais atenção da pessoa amada.

(21.01 a 19.02)

AQUÁRIO - Bons resultados na profissão. Não se deixe dominar pela preguiça. Mostre sua solidariedade. No amor, exponha seus sentimentos. Cuidado com as finanças. Retribua o carinho de pessoas queridas.

(20.02 a 20.03)

PEIXES - Não sonhe muito alto na vida profissional. Relacionamento com pessoas próximas pode ficar tenso. No amor, demonstre seus sentimentos. Preste atenção nas pessoas e não confie em qualquer um.

palavras@gazetanit.com.br

7 Cristina Lebre é autora dos livros Olhos de Lince e Marca d’Água, à venda na Livraria Schöfer, em Icaraí, ou diretamente por lebre.cristina@gmail.com __________________________________________

Literatura na Varanda: Niterói tem Niterói continua trabalhando e divulgando literatura. É admirável a perseverança de pessoas que de forma alguma abrem mão de produzir cultura. O projeto Literatura na Varanda, idealizado pela jornalista e poeta Tania Roxo, desperta a cada edição um interesse maior por parte do público. E neste mês, quando ele completa dois anos de existência, sua edição comemorativa homenageia a escritora e poeta Hilda Hilst. O Literatura na Varanda nasceu em agosto de 2016 com a proposta de reunir amigos e amantes da literatura para uma roda de conversa sobre um livro ou um autor específico. Seu formato é ditado pela informalidade, evitando qualquer postura elitista e buscando a participação de todos aqueles que lêem, curtem ou produzem literatura. O projeto inclui ainda espaço aberto para recital de poesia, apresentações de música ao vivo e exposições de arte a cada edição. Nascido, como diz Tania, “da vontade mútua de amigos de compartilharem saberes no campo literário”, o Literatura na Varanda é um espaço gratuito para todos aqueles que desejam compartilhar e saber mais sobre romancistas e poetas, fomentando o saber e o pensamento literário.

Este ano o projeto começou a abarcar eventos de lançamento de livros e exposição de arte, incluindo pintura, escultura, cerâmica, etc. É um mix de arte que só faz bem a quem comparece. Uma proposta de encantamento com a cultura literária e artística em geral. Um momento para esquecer-se das agruras da vida e da luta pela sobrevivência e debruçar-se sobre a mágica da cultura através da literatura. Outros projetos estão sendo desenvolvidos na cidade. Um deles é o clube de leitura da Biblioteca Parque de Niterói, que já vem tendo boa visibilidade. Rodas de conversas sobre livros estão por toda a parte, em casas de amigos, em bares, em clubes. Literatura e arte andam juntas e não morrem jamais. É só buscar um grupo e se agregar.

A próxima edição do Literatura na Varanda acontece dia 18 de agosto, sábado, a partir das 15 horas, no Espaço Multi, que fica na Av. Amaral Peixoto, 96 – Sala 403 – Centro, e a entrada custa uma “colaboração consciente livre”. Cada um doa o que ou quanto achar que deve. Pode levar livros, ou dinheiro, ou um instrumento, ou qualquer coisa que agregue valor à cultura. O evento prevê ainda a projeção de fotos e vídeos sobre a Casa do Sol, onde viveu e trabalhou intensamente Hilda Hilst durante a maior parte de sua vida, e música ao vivo. Vale super a pena conferir. Porque cultura é alimento para a mente e fonte de vida para a alma. Parabéns, Tania, e obrigada por sua luta e a de todos os que colaboram para que a literatura continue sendo disseminada em nossa cidade.


Edição de 4 a 10 de agosto de 2018

| Saúde

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

Vacinação contra o Sarampo e a Polio começa nesta segunda Ação será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, com o Dia D de vacinação no dia 18. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças em todo o Estado A partir do dia 6 de agosto, até o dia 31, o Rio de Janeiro participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças em todo o Estado. Para essa campanha foram distribuídas aos municípios um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite. No dia 18 será realizada uma grande ação, o Dia D de vacinação, onde todos os postos de saúde estarão funcionando e os pais poderão aproveitar o sábado para proteger as crianças contra

essas doenças. Em 2017, no Estado do Rio, a cobertura vacinal contra o sarampo foi 95% em crianças com menos de um ano e contra a poliomielite essa taxa ficou em 82%. A recomendação do Ministério da Saúde é que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. A Fundação Municipal de Saúde de Niterói realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite nas 54 salas de vacina localizadas nas Policlínicas Regionais, Unidades

te ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo

Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Poliomielite A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rini-

Este ano, 14 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 11 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio. A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Maternidade lança Campanha de doação de frascos para Banco de Leite Para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o São Francisco Hospital e Maternidade (SFHM), lança na manhã deste sábado (4), a campanha de doação de frascos de vidro para o Banco de Leite Humano do Hospital Antônio Pedro. A ação vai acontecer durante o grande mamaço realizado no Campo de São Bento. As atividades fazem parte da programação especial gratuita “Falando Sobre Aleitamento Materno”, promovida desde 2014 pelo hospital em adesão ao movimento instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1992 e adotado no Brasil em 1999.

#gazetanit

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.