Edição 780 - De 24 a 30 de maio de 2012

Page 49

ENTRETENIMENTO

50

Gazeta Brazilian News | Semana de 24 a 30 de maio de 2012

SAÚDE ANIMAL

A

Dr. Luiz Bolfer, DVM, CVS drbolfer@gazetanews.com

http://medvetinfocus.blogspot.com

Alguns cuidados básicos em cães

s rotinas de higiene do seu cão são aplicadas no dia a dia para ajudar a manter o seu animal bonito e saudável. É ideal iniciá-las aos 60 dias de vida, para se tornarem normais para o cão. Limpar os ouvidos regularmente combate microorganismos causadores de inflamação do canal auditivo (otite), dor e mau cheiro, especialmente importante nos cães com orelhas dobradas, como o Cocker, Beagle e Basset Hound. Seus ouvidos ficam quentes e úmidos, com acúmulo de cera, ambiente ideal para proliferação de fungos e bactérias. As orelhas dobradas são também mais sujeitas a acumular poeira, por encostar no chão enquanto o cão fareja. Na hora do banho, dificulte a entrada de água no canal auditivo, usando um chumaço de algodão embebido em óleo Johnson’s ou óleo de amêndoas. A limpeza dos olhos elimina o incômodo causado pela remela. É um cuidado válido para todos os cães. Já o corrimento constante é mais frequente em algumas raças, causando acúmulo de poeira e infecções (conjuntivites). As causas mais comuns são o globo ocular muito exposto, como o do Lhasa Apso, Shih Tzu e Pequinês; as orelhas longas que encostam facilmente no chão e levam sujeira aos olhos, como as do Cocker; as pálpebras caídas, como as do Basset Hound, e os dutos lacrimais estreitos,

como os do Poodle e Bichon Frisé. Para estas raças, passe diariamente um algodão seco no local. Só o umedeça com soro fisiológico ou água boricada se houver muita remela endurecida. O tártaro acumulado nos dentes causa mau-hálito e perda precoce de dentes. Uma prevenção é estimular o cão a roer e a mastigar, entre as opções há biscoitos para limpeza de dentes em cães. Se optar pelo uso de pasta dental, não utilize a humana – ela contém substâncias que podem irritar a mucosa gástrica do cão. As pastas dentais ajudam a prevenir o tártaro, por mudar o pH da saliva, e algumas facilitam a escovação, por ter sabor agradável. O recomendável é a limpeza de duas a três vezes por semana, ou diariamente se o cão tiver tendência a mau-hálito e acúmulo de tártaro. Em geral, os cães adoram ser escovados, momento de maior proximidade com o dono. A escovação massageia a pele, ajuda a fortalecer a pelagem e remove pêlos mortos. Os pinos devem penetrar bem entre os pêlos para massagear a pele. O recomendável é a escovação diária. Ajuda a detectar parasitas, dermatites (inflamações da pele) e micoses. Banhos são também importante na manutenção de uma boa pelagem. Dependendo do nível de atividade do seu cão, recomenda-se banhos semanais ou a cada duas semanas pelo menos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.