Mais Ideias - Dezembro 2015

Page 1

Nº 95 Dezembro 2015

SALVAGUARDA

Padrão Internacional de segurança amplia os horizontes em proteção infantil Toda criança e adolescente merece ser colocado em segurança. Assegurar a proteção e a segurança das crianças no ambiente escolar e implementar ações de prevenção às condições de perigo por meio de treinamento constante são políticas internas e auditorias de qualidade. Essa é

a proposta das políticas de Salvaguarda que serão implementadas no GayLussac a partir de 2016.

time de Brigadistas e a preparação para retirada em situações de incêndio, por exemplo”.

A Diretora Pedagógica, Luiza Sassi, explica: “As políticas envolvem a preparação da equipe para prestar primeiros socorros, a formação de um

Muitas das novidades propostas já são praticadas pela escola, mas vão ser submetidas a uma padronização com todas as escolas Cognita.

SÃO VÁRIAS ORIENTAÇÕES. CONHEÇA ABAIXO, ALGUMAS DELAS: Política Anti-Bullying: Qualquer bullying é inaceitável e não deve ser tolerado. A política define o que é bullying, delibera medidas disciplinares para o agressor, propõe o envolvimento das famílias para combate a ações debullying, formula ações de registro e documentação consistente de incidentes na escola.

Política de Igualdade e Diversidade: Discriminação é inaceitável. Pela Lei da Igualdade (2010), todas as escolas são responsáveis por eliminar qualquer forma de discriminação, dando acesso igualitário em todos os aspectos da vida escolar. É função da escola promover boas relações entre as crianças, equipe e pais.

Política de Segurança e Proteção Infantil: Em conformidade com a legislação, a escola se certifica de ter os recursos em vigor para proteger e promover o bem-estar dos alunos, proporcionando um ambiente seguro e saudável de aprendizagem, protegendo as crianças de possíveis situações de risco. A política é ampla e envolve diversas ações como a prestação de primeiros socorros, a prevenção de extremismos e radicalização, a orientação com relação ao uso indevido de drogas, álcool e segurança na internet.

Avaliação de Risco: Bem-Estar, Saúde e Segurança: É uma exigência legal que toda a escola realize avaliações de risco, sendo uma forma de identificar, minimizar riscos e evitar danos. O compromisso é fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Muito mais cultura no Clube de Música Uma novidade agita os corredores da escola para 2016. No ano que vem será oferecido o Clube de Música. Integrado ao Clube Literário, tem como objetivo ampliar as atividades culturais dos nossos alunos. Com a prática de conjunto e a partir da experiência de cada um com instrumentos, será montado um grupo que participará de apresentações nos eventos na escola. O pré-lançamento do clube foi feito no dia 7 de dezembro, na formatura da 3ª série do Ensino Médio, onde um núcleo inicial de estudantes tocou e cantou o Hino Nacional. Cícero, um dos idealizadores do projeto, explica: “A ideia do clube nasceu também do sucesso do GayLussac In Cena, que todo ano reúne nossos artistas em apresentações musicais. O clube formará alunos que terão tempo para tocar de forma estruturada no In Cena e em outras apresentações da escola”. O Clube funcionará

no mesmo horário do Clube Literário, pois a ideia é que os dois promovam ações conjuntas. Além desse estímulo cultural, o Clube cumpre uma proposta de inclusão de um saber musical que amplia horizontes e o capital cultural dos alunos, reforçando nossos princípios de que uma educação de excelência garante uma formação acadêmica completa através de um amplo repertório científico e cultural. A aluna Maria Clara Pimenta, da 1ª série do ensino médio, estuda piano e faz parte do primeiro núcleo do clube que está ensaiando o Hino. Ela conta: “Nos primeiros ensaios eu me aventurei no canto também. Sou muito tímida e esse exercício me ajudou a lidar com esse sentimento. Acho muito interessante a ideia do Clube e estou interessada no projeto pela questão do conjunto, pois nas minhas aulas de piano, eu estudo sozinha.

Alunos ensaiam para pré-lançamento do Clube

Aqui, eu aprendo a escutar os outros instrumentos”. Já André Aranha, também da 1ª série, vai tocar guitarra e defende: “Acho que o Clube será benéfico para a escola, por incentivar o lado artístico dos alunos”. Ele conclui: “Espero que seja um sucesso”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.