Jornal Mudando o Mundo- 2º Edição

Page 1

Academia Educar encerra com chave de ouro as apresentacoes ‚ Você conhece o mundo? Os jovens da Academia Educar puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura dos países, através de um projeto chamado Conhecendo o Mundo. Divididos em grupos, pesquisaram tudo sobre um país e puderam “viajar pelo mundo” sem sair do Brasil. No total, foram oito países pesquisados, e as apresentações aconteceram do dia 9 de setembro ao dia 5 de outubro de 2010. Esse projeto tem como base o aprendizado do jovem, com a função de desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos. O roteiro pedia a presença de um nativo do país,

comidas típicas, danças, apresentação da bandeira, hino... Enfim, cada apresentação foi uma nova descoberta. As apresentações ocorreram no SESC Campinas, com a participação de convidados especiais, todos colaboradores da DPaschoal, que formaram a banca julgadora para contribuir, ainda mais, com o crescimento e aprendizado dos grupos. O final espetacular O grupo destaque, apresentou Os Estados Unidos, e foi composto pelos integrantes: Bruno H. R. Ferreira, Diogo Modesto, Istael A. Pereira, Lucas S. Souza, Gabriel S. Souza e Kauan P. da Silva. Juntamente com este grupo, mais dois jovens se destacaram durante todo o Projeto Conhecendo o Mundo: Bianca de S. Andrade, que apresentou a China, e Guilherme R. dos Santos, que apresentou a Alemanha. Os participantes foram reconhecidos através de medalhas e de um aparelho de som, além de muitos abraços. Através do conhecimento adquirido pelos jovens, outros convidados puderam saber mais sobre cada país. Guilherme Rocha dos Santos (14 anos)

-

Voce^ ja parou para pensar o que seria da vida sem sonhos? “Ouse viver uma vida cheia de felicidades!”. Esta foi a frase que Maurício Louzada deixou aos jovens da Academia Educar em sua palestra chamada “Construtores de sonhos”, em outubro de 2010, no SESC.

Segundo Maurício, as pessoas precisam acreditar em seus sonhos e lutar por eles. No entanto, hoje em dia, muitos desperdiçam seu tempo esquecendo-se de agir e, quando olham para trás, percebem que não tentaram e não trabalharam para as conquistas. Por isso, é importante saber que o sucesso não está no destino, mas sim na escolha da jornada. E a verdadeira felicidade está em chegar lá na frente e poder dizer que valeu a pena. Neste final de ano, esta palestra mostrou ainda mais a importância dos sonhos para os seres humanos. O ensinamento que trouxe aos jovens não tem valor, pois nada compra o conhecimento e a aprendizagem que eles receberam. Karina Barbosa Vitor (13 anos)

Ano 1 / Nº 2 Novembro/dezembro 2010

Mudando a escola

D

ando continuidade à matéria “O desafio está lançado!”, da última edição do Jornal Mudando o Mundo, traremos mais notícias sobre os projetos desenvolvidos pelos jovens da Academia Educar para melhoria de suas escolas. No primeiro semestre, o desafio foi o projeto Oásis Educar, um movimento voluntário coordenado pelos protagonistas da Academia, que consiste na construção de um sonho comum dos moradores de um bairro. Juntos, a comunidade e os jovens construíram 13 Oásis. Os jovens desenvolveram sua liderança, protagonismo, trabalho em equipe, resiliência, persistência, comunicação e outras competências, e a comunidade, percebeu que, unida, pode transformar seus espaços. Agora, no segundo semestre, o desafio lançado foi o “Projeto na Escola”, que tem como objetivo identificar uma necessidade da escola e construir um projeto de melhoria. Um dos exemplos de projeto é o dos jovens Bianca, Bruno, Lorrayne e Thalia, da escola “E.E. Prof. Newton Pimenta Neves”, que aplicaram palestras sobre o tema bullying aos alunos de 6ª a 8ª séries. Os protagonistas identificaram que muitos adolescentes sofriam este problema dentro da escola, e decidiram junto à gestão escolar organizar palestras. O projeto contou com a exibição do curta metragem Reprovados – Uma brincadeira sem graça, construído pelos jovens da Acade-

mia juntamente com VideoBase Filmes – parceira da Fundação Educar, que oferece aos participantes da Academia Educar o curso “curta e aprenda”. O objetivo das palestras foi colocar o jovem no lugar de quem sofre o bullying, para mostrar que existem maneiras mais saudáveis de se divertir do que agredindo um colega. Muitos deram depoimentos dizendo que gostaram do vídeo e da palestra e que se conscientizaram a não praticar mais o bullying; além disso, vão tomar alguma atitude quando virem alguém praticando. Bianca de Souza Andrade (13 anos)

SER Protagonista

O

s jovens da Academia Educar visitaram, dia 09 de novembro, o prédio administrativo da DPaschoal, onde puderam refletir um pouco mais sobre seus valores e planejar atitudes que um jovem líder pode assumir para transformar sua realidade.

Aprenderam o significado da palavra SER para a DPaschoal: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade, além de relacionarem o SER com o protagonismo. O encontro contou com a participação de Luís Norberto Pascoal, presidente do grupo DPaschoal. Lucas Pimentel Borba (17 anos)


Editorial

N

o dia 14 de outubro de 2010, a equipe de jovens da Academia Educar fez uma visita ao Lar dos Velhinhos. Essa foi mais uma oportunidade para os jovens colherem conhecimento. O Lar dos Velhinhos fica próximo ao SESC Campinas e abriga 44 idosos e 40 idosas, no total de 84 velhinhos, divididos em pavilhões – homens com homens e mulheres com mulheres. Também, são separados por níveis de dificuldade: nível 1: são apenas os lúcidos, e que saem do Lar sem necessidade de acompanhamento; nível 2: são os cadeirantes, que necessitam de auxílio para sair do Lar; nível 3: são os que não podem sair do Lar. Diferente de outros asilos, o Lar tem espaços onde os idosos podem se divertir e muito. Um deles é o Baile, realizado todo domingo, no salão de festas; há também o Cantinho Cultural, onde é passado um filme, toda sexta-feira, para os idosos assistirem juntos, com toda a estrutura de cinema, sala escura, cadeiras pretas, pipoca, leitinho e tudo mais. Este agradável espaço recebe muitas ações de voluntariado: como voluntários que vão fazer unha, cabelo e barba de quem quiser, além de doações de comida. A terapia ocupacional é mais uma oportunidade que a assistência social deu aos idosos para falarem suas vontades: os velhinhos fazem uma lista de tudo o que querem e vão ao mercado fazer compras uma vez ao mês. O Lar dos Velhinhos é um ambiente muito agradável e ao decorrer do tempo vai melhorando, através da contribuição de pessoas que vêem os moradores de uma forma carinhosa. Esta visita foi mais uma etapa da Academia onde os jovens puderam conhecer mais de outras pessoas que viveram muitas e muitas experiências, e esse pequeno momento todos levarão para sempre. Karina Barbosa Vitor (13 anos)

Uma visita a um Lar diferente

N

o dia 14 de outubro de 2010, a equipe de jovens da Academia Educar fez uma visita ao Lar dos Velhinhos. Essa foi mais uma oportunidade para os jovens colherem conhecimento. O Lar dos Velhinhos fica próximo ao SESC– Campinas e abriga 44 idosos e 40 idosas, no total de 84 velhinhos, divididos em pavilhões – homens com homens e mulheres com mulheres. Também, são separados por níveis de dificuldade: nível 1: são apenas os lúcidos, do Lar sem necessidade de acompanhamento; nível 2: são os cadeirantes, que necessitam de auxílio para sair do Lar; nível 3: são os que não podem sair do Lar. Diferente de outros asilos, o Lar tem espaços onde os idosos podem se divertir e muito. Um deles é o Baile, realizado todo domingo, no salão de festas; há também o Cantinho Cultural, onde é passado um filme, toda sexta-feira, para os idosos assistirem juntos, com toda a estrutura de cinema–sala escura, cadeiras pretas, pipoca, leitinho e tudo mais. Este agradável espaço recebe muitas ações de voluntariado: como voluntários que vão fazer unha, cabelo e barba de quem quiser, além de doações de comida. A terapia ocupacional é mais uma oportunidade que a assistência social deu aos idosos para falarem de suas vontades: os velhinhos fazem uma lista de tudo o que querem e vão ao mercado fazer compras uma vez ao mês. O Lar dos Velhinhos é um ambiente muito agradável e, ao decorrer do tempo, vai melhorando, através da contribuição de pessoas que vêem os moradores de uma forma carinhosa. Esta visita foi mais uma etapa da Academia onde os jovens puderam conhecer mais de outras pessoas que viveram muitas e muitas experiências, e este pequeno momento todos levarão para sempre. Karina Barbosa Vitor (13 anos)

Voar onde o longe e perto

V

oar onde o longe é perto é o nome do espetáculo de final de ano apresentado pelos jovens participantes do Projeto Academia Educar, no SESC–Campinas, dia 28/11/10, aos seus familiares, amigos, educadores e parceiros. O espetáculo é um musical que mistura atuação, música, dança, percussão e expressão corporal. Esta última é uma forma de integrar o corpo, a expressão, o pensamento e o sentimento. O tema “Voar onde o longe é perto” representa as descobertas que os jovens encontraram dentro de si e que despertaram suas potencialidades, competências e talentos. Além disso, representa as experiências vividas e os desafios superados durante o ano, tais como: oficinas de capacitação; movimentos voluntários; produção de um curta-metragem, Reprovados – Uma brincadeira sem graça; projetos de melhorias nas escolas; projetos de pesquisas e culturais; multiplicação do conhecimento adquirido para os jovens das escolas. Os pássaros presentes na história do espetáculo

Cristiane A. Stefanelli Juliana B. Furlanetti (educadoras)

“As marcas que deixamos na vida são as asas de nossas escolhas...” Elizabete de Oliveira Lima (19 anos)

Confira o teaser no Youtube: http://www.youtube.com/ watch?v=FIenYODN-lE

Vamos galera, falta pouco!

A Mudando o mundo é uma publicação da Fundação Educar DPaschoal, sobre as ações do projeto Academia Educar, de formação de lideranças juvenis. Produção de texto: jovens protagonistas com textos assinados. Projeto gráfico: Foco Editorial (B.J). Coordenação: Diogo Modesto e Sílnia Martins Prado. Contato: academiaeducar@educardpaschoal.org.br Tiragem: 100 exemplares. Impressão: Prol Alternativa Digital.

trazem uma reflexão que retrata alguns dos valores e habilidades trabalhados com os jovens durante o ano: protagonismo, iniciativa, visão estratégica, resiliência, persistência, responsabilidade, comunicação, empreendedorismo, inteligência emocional, autoconfiança, trabalho em equipe e motivação. Prontos para alçar novos voos e com bastante bagagem estão ansiosos para continuar transformando positivamente suas realidades, atuando com liderança e fazendo a diferença onde quer que estejam. Todos os seres humanos têm poder de voar... para cima e para baixo, seja como pássaros, borboletas, astronautas ou aviões. Cada um tem um sonho e as respostas dentro de si, por isso, sempre voe onde o longe é perto.

“Maratona TextoUaU!” é mais um dos desafios da Academia Educar, que teve início no final de outubro e está sendo um sucesso entre os participantes! O objetivo é melhorar a escrita, a interpretação de texto, a acentuação, incentivar a leitura, e contribuir com o desenvolvimento do senso crítico. E como é formada? É uma gincana em que os jovens são divididos em grupos e, a cada semana, recebem temas para fazer redações que são corrigidas pelos educadores.

A cada redação entregue, são somados pontos, e, ao final de novembro, o grupo que tiver a maior pontuação receberá, como prêmio, a ida ao Museu Catavento Cultural, em São Paulo. A “Maratona TextoUAU!” está disputadíssima, e a ansiedade está a mil! Os jovens participantes estão confiantes na vitória e perceberam que fazer redação também pode ser uma ótima diversão! Diogo Soares Modesto (17 anos)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.