Jornal Mudando o Mundo- 1º Edição

Page 1

O desafio está lançado! O segundo semestre está a todo vapor na Academia Educar. Os alunos estão se preparando para dar partida e colocar em prática tudo o que aprenderam no primeiro semestre. Os jovens receberam um novo desafio: multiplicar projetos. A ideia é solucionar as deficiências que eles mesmos identificaram, fazendo uma análise da própria escola. Os temas são interligados com os problemas atuais dentro e fora da escola. Como serão no total 13 projetos nesse segundo semestre, teremos algumas entrevistas para mostrar como eles andam. Este mês, a entrevistada é a aluna Lorena Nogueira, da E.E. Dr. Norberto de Souza Pinto, que respondeu às seguintes perguntas:

Setembro/outubro 2010

CURTA E APRENDA

Jornal: Qual será o seu projeto? Lorena: Nós vamos fazer um concurso de vídeo, onde todos os alunos podem participar com um vídeo de até 4 minutos. O tema é livre. Jornal: Qual o objetivo do seu projeto? Lorena: O objetivo é mudar o ponto de vista dos jovens em relação à escola, e integrar os alunos de diferentes tribos. Jornal: Quem vai participar? Lorena: Todos os alunos da escola, a partir da 5ª série. Jornal: E, qual será o local? Lorena: Na escola mesmo. Jornal: E para finalizar, como vai ocorrer? Lorena: No dia da entrega dos vídeos, vai haver uma banca julgadora formada pelo grêmio e pelos professores que irão decidir o melhor vídeo. Muitos desses projetos vão revolucionar o modo de agir dos alunos. Serão tantas as oportunidades de se desenvolverem como protagonistas que vai faltar espaço para tanta gente! Diogo Modesto (17 anos) e Letícia F. Mariano (14 anos)

Ser diferente onde a maioria é igual. Larissa Drielly C. Sampaio (14 anos)

Academia Educar

Ano 1 / Nº 1

Mudando o mundo é uma publicação da Fundação Educar DPaschoal, sobre as ações do projeto Academia Educar, de formação de lideranças juvenis. Produção de texto: jovens protagonistas com textos assinados. Projeto gráfico: jovens protagonistas sob apoio da Pandora Escola de Arte. Coordenação: Diogo Modesto e Sílnia Martins Prado. Contato: academiaeducar@educardpaschoal.org.br Tiragem: 100 exemplares. Impressão: Prol Alternativa Digital.

VídeoBase e Academia Educar, o par mais que perfeito

Podemos ter um mundo melhor e sem bullying? Sim. E, para alcançar este objetivo, os jovens da Academia, sob orientação da VideoBase, produziram um curta-metragem, provocando a reflexão sobre este fato muito comum no dia a dia dos estudantes. A parceria com a VideoBase no projeto Curta e Aprenda já está no 2º ano e proporciona aos jovens uma incrível experiência com o mundo audiovisual. Com o nome Reprovados, o vídeo deste ano traz a discussão sobre o bullying. O tema foi escolhido pelos próprios jovens e toda a produção do curtametragem foi orientada pelos profissionais da VideoBase e alguns parceiros.

Reprovados trata de um menino que convive com o bullying, uma forma de violência, baseada na agressão e na discriminação. O curta teve sua preestreia no dia 25/8/10, para toda a equipe. O momento foi emocionante, com muitos aplausos, agradecimentos e elogios ao desempenho dos participantes. Durante uma semana, o trabalho foi intenso e o conhecimento, muito grande. Ao final, todos receberam um certificado. Só mesmo um par perfeito, VideoBase e Academia Educar, para promover tanto aprendizado aos adolescentes. Mas, mais que isso, os jovens tiveram a oportunidade de conversar com os parceiros, para saber um pouco mais sobre este trabalho, e, alguns deles, talvez, para descobrir talentos nesta área. Daniel Ribeiro e Odaísa Rocha

Essa foi uma experiência única na minha vida e queria que durasse para sempre. Eliana Amaro (14 anos)

Confira o teaser no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=FIenYODN-lE


Podemos fazer a diferença? Muitas vezes, deixamos coisas ruins acontecerem por não entendê-las, por medo de nos envolvermos, ou porque achamos que somos impotentes para mudar o rumo da vida. Depois, ficamos nos queixando de nossa falta de atitude ou posicionamento. Quando acordamos, é tarde demais. Os jovens da Academia pensam de forma diferente. Eles deixaram a própria casa e horas de lazer para trabalhar por algo em que acreditam, ou seja, algo que possa mudar a vida deles e a vida de muita gente. São jovens que sabem de seu papel de liderança e, também, do custo de estarem se preparando para suas futuras responsabilidades. O exercício de pensar e produzir um vídeo sobre um assunto crítico como o bullying deve ter sido complexo e traumático para muitos. Mas experimentaram o sabor do resultado e do impacto produzido por ele, pois, hoje mesmo, dia 25 de outubro, assisti, no site do Sérgio Groisman,ao trabalho de nossos jovens. Deve ter sido fantástico. Uma superconquista. Espero que outros destaques, ou até prêmios, venham a ser conferidos aos “Reprovados”. Parabéns a todos. Parabéns para a equipe EDUCAR, à VideoBase e aos nossos jovens da Academia. Vocês estão fazendo a diferença, muita diferença. Luís Norberto Pascoal

Vamos produzir mais?

DIGA NÃO ÀS DROGAS Aconteceu no dia 12 de agosto último, na Academia Educar, a oficina de prevenção às drogas que levou os jovens a refletir sobre o uso e as consequências de substâncias nocivas. Durante a oficina, os palestrantes, Matheus Leite Praça e Flávia Regina Vicente Alves, falaram sobre as experiências que tiveram com o uso de drogas na juventude. “A primeira vez que eu experimentei drogas foi com 10 para 11 anos de idade. Aos 33 anos cheguei ao fracasso total em minha vida. Dei a volta por cima e hoje estou com 42 anos, casado, tenho filhos e estou fazendo faculdade de psicolgia e feliz pela vida que estou tendo", disse Matheus. Pesquisas indicam que 22,8% da população brasileira consomem drogas, e 49% das escolas estaduais tem problemas com alunos envolvidos com trafico e usos de drogas. O Brasil tem o segundo maior mercado de drogas das Américas, somente atrás dos Estados Unidos. "Aos meus 11 anos, meu pai começou a aparecer com frequência alcoolizado em casa, e também aos 11 anos tomei minha primeira cerveja. Com 13 anos, fumei meu primeiro cigarro de maconha, e, aos 16 anos, cheguei a ponto de me prostituir com um traficante para conseguir drogas. Dos 18 até os 22 anos, usava cocaína, e fiquei em coma dois dias. Aí percebi o que estava acontecendo comigo e, logo que saí do hospital, fui internada em Campinas", disse Flávia, que, hoje, aos 26 anos, está casada, grávida de dois meses e cursando enfermagem. "Estou muito feliz com essa nova fase de minha vida", finaliza Flávia.

No dia 31 de agosto, os jovens protagonistas da Academia Educar, iniciaram um ciclo de oficinas: “O Catavento de Letras”, que contou com a parceria da coordenadora do projeto Leia Comigo!, da Fundação Educar, Sílnia Martins Prado. A proposta das oficinas é incentivar os jovens a se desenvolverem na leitura e nas produções de texto. A coordenadora está ensinado e tirando dúvidas, de modo que não seja algo monótono e difícil de treinar e/ou aprender. Também houve uma novidade criada pela Fundação Educar para o incentivo à leitura e que os jovens tiveram a oportunidade de conhecer: uma contação de histórias sensorial. Nesta forma de contar histórias, eles se sentiram como se estivessem dentro da história, com cheiros, sons e objetos. Como é proposto na Academia, tudo o que se aprende deve ser repassado para os alunos da escola em que estudam. “Eu acho muito bacana esse trabalho que eles realizam, porque hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que deposite tanta confiança nos jovens e que encontre uma maneira de trabalhar educando, como eles fazem”, comentou a professora de língua portuguesa, Tereza Rodrigues, da escola E.E.Prof. Djalma Octaviano. As oficinas se encerram em outubro. Fernanda Rodrigues Silva (14 anos)

O que é a É uma gincana, para incentivar todos da Academia Educar a se empenharem mais na leitura. Os educadores darão um prêmio para o grupo que escrever certo e entregar no prazo definido o seu texto.

Ao final desta palestra, promovida por integrantes da APOT, os adolescentes se mostraram ''ligados'' no tema de pervenção às drogas. Muitos jovens, porém, não sabiam das consequências que o consumo dessas substâncias poderiam lhe trazer.

Diogo Modesto (17 anos) e Letícia F. Mariano (14 anos)

Marketing pessoal

Bruno Rodrigues Ferreira (17 anos) e Lucas Pimentel Borba (17 anos)

CONHECENDO O MUNDO No dia 9 de setembro de 2010, no SESC CAMPINAS-SP, foi dada a partida para as apresentações dos jovens da Academia com os países da Alemanha e Brasil. Serão pesquisados, no total, oito países. Bruno Rodrigues Ferreira (17 anos)

No dia 19 de agosto de 2010, na sala do SESC Campinas, aconteceu a oficina de marketing pessoal, para os jovens da academia educar. Marketing pessoal é você ter postura diante de uma empresa, é você saber se vestir, é você se portar diante de pessoas, entre outras coisas. O marketing pessoal foi um ensinamento na vida dos jovens: aumentou o conhecimento, desenvoltura, e ajudar para o mercado de trabalho. A jovem Bianca de Sousa Andrade pensa em se especializar na área de publicidade, e o marketing pessoal irá ajudá-la a saber o que falar diante do público. Vinícius Rodrigues Faria (15 anos)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.