A SIMBOLOGIA DOS ICONES MEDIEVAIS

Page 15

simboliza a árvore da vida e o rochedo sobre o terceiro anjo o Espirito Santo, representa o cosmos, ao mesmo tempo em que, a força e a firmeza. Voltando somente para a composição das três figuras temos também um círculo, símbolo do céu e do sol. O espaço entre o cálice e os dois anjos da esquerda e direita desenham a mesma forma do cálice.

Conclusão: Ao observar essas imagens e as simbologias de suas representações podemos fazer uma relação muito forte com a forma como os antigos representavam seus deuses, considerados pelos cristãos como pagãos. Desde suas formas até suas cores. Sendo assim não acredito ter ai uma arte de pura inspiração divina, mas traços muitos fortes de um período e de uma cultura que já estava integrada a outras e rodeada por conceitos teológicos. Mas claro que se pode fazer outra conclusão de que isso vai mais além, como uma busca de criar um mundo menos cruel ou responder as “punições”, que recebiam de uma forma surreal e amenizá-las.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.