Freguesia05 12 2014

Page 1

Ed. 1226 - De 05/12 à 11/12/2014 - Lgo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó PABX/Fax: 3931-6383 // www.freguesianews.com.br

JOVENS: AIDS NÃO TEM CURA!

Aids entre jovens aumentou 56% em seis anos, enquanto no mundo, o índice diminuiu POR VINICIUS ALACOKWE otificações de casos de Aids entre os jovens paulistas, com idade entre 15 e 24 anos, aumentaram 23,2% nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. No Brasil aumentou 56% em seis anos. No Estado de São Paulo, em 2009, houve 687 novos casos da doença e, em 2013, foram registrados 847 novos infectados. No mundo todo a Aids diminui entre jovens, mas no Brasil acontece o inverso. Levando em conta todas as faixas etárias, observou-se queda de 21% do número de novos infectados. Enquanto, em 2009 ocorreram 8.642 novos casos, no ano passado o número caiu para 6.830 pessoas. As notificações tiveram redução maior entre os heterossexuais. Foram 3.644 casos em 2009, contra 2.578 em 2013. Entre os homens que fazem sexo com outros homens, o número passou de 1.596 notificações, em 2009, para 1.549, no ano passado.

N

1 de dezembro foi o dia de combate à Aids, o laço vermelho é o símbolo da campanha O número de casos entre os idosos (60 anos ou mais) caiu 11,2%. Foram 363 casos notificados em 2009, contra 322 novos casos durante o ano passado. Em 2013, ocorreram 1.547 óbitos causados pela doença, o equivalente a quatro mortes por dia, em

PM VISITA

todo o estado. Segundo o médico Drauzio Varela, em matéria no Fantástico, em 30/nov.2014, o crescimento da Aids entre os jovens (56% em seis anos) se deve ao fato de que o jovem de hoje acha que ninguém morre mais de Aids, e

se pegar é só tomar o remédio e acabou. - Tudo bem, não, Aids é uma doença grave e tem que tomar remédio pelo resto da vida e esse remédio provoca efeitos colaterais. Aids não tem cura!” Enfatizou Varela.

CULTURA

Relações Públicas do 18º BPM Fábrica de Cultura Brasilândia:

visitou redação do jornal

nova paisagem no Jd. Elisa Maria

editor do Freguesia News, Célio de Araujo, recebeu na segunda-feira, dia 1/ dez.2014, na redação, o capitão PM Ernani Francisco, relações públicas do 18º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, que representou o Cel. Dimas, comandante deste Batalhão e responsável pelo policiamento da Freguesia PM Ernani Francisco e o PM J. Santos do Ó e de Companhias de facilitar a comunicação enque fazem o policiamento do Jaraguá à V.N. Ca- tre o Jornal e 18º BPMM, com choeirinha. Ele esteve acom- a troca dos e-mails e telefones, panhado do PM J. Santos, sempre no objetivo de informar as ações da PM e também também deste Batalhão. O objetivo da visita foi co- essa dar retorno às demandas nhecer o editor e também ex- de leitores do Jornal, sobre plicar a dinâmica de comunica- criminalidade na região. (Foto: ção deste Batalhão, no objetivo Alfredo Bazzolli)

o dia 2 2 de novembro de 2014, das 13h às 18h, aconteceu o 1º Encontro Interfábricas de Graffiti em uma viela próLocal após a intervenção artística xima à Fábrica Boleta, Prozac e Ziza, que de Cultura da Brasilândia, que liga a Aveni- realizaram uma grande interda Inajar de Souza à Avenida venção nos muros da viela e da Fábrica de Cultura da BraGeneral Penha Brasil. A viela se encontrava silândia, utilizando técnicas repleta de lixo e entulho, como o stêncil e free hand sem pavimentação e com os com spray e tinta acrílica. O evento contou ainda muros escuros e rabiscados. Com o apoio e parceria rea- com a participação de uma lizada entre a Subprefeitura DJ convidada, que discoFreguesia do Ó-Brasilândia, tecou durante toda a tarde que prontamente retirou os para os aprendizes, artistas e entulhos pavimentou a vie- moradores e interessados que la, e a Fábrica de Cultura da passaram pelo local. A viela Brasilândia, reuniu 40 apren- foi isolada para a pintura dos dizes das unidades do Jaçanã, muros pelos aprendizes, que Brasilândia e Jardim São Luís curtiram uma tarde de arte e (acompanhados pelos educa- apropriação da cidade, além dores Yá, Bonga, Zizi e Azei- de conhecerem outros agente), além de grafiteiros con- tes do graffiti de diferentes vidados, entre eles estavam: regiões da cidade.

O

Fique Por Dentro

Acesse nosso site: www.freguesianews.com.br

A FÁBRICA DE CULTURA DE V.N. CACHOEIRINHA TEM MÁQUINA QUE TRANSFORMA PÁGINAS DE LIVROS COMUNS EM BRAILE

N

SECRETARIA DA HABITAÇÃO RESPONDE SOBRE OCUPAÇÃO OCORRIDA NA VILA BRASILÂNDIA ivaldo Dornellas Carboni (ncarboni@prefeitura.sp.gov.br), da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Habitação respondeu matéria publicada sobre invasão/ ocupação, ocorrida em terreno anexo à antiga Pedreira Vega, na Vila Brasilândia, a seguir: “Sobre a matéria publicada na edição 16/out.2014, na página 3, com a chamada “Para Brasilândia, nada!”, a Secretaria Municipal de Habitação informa que a área em questão é de propriedade particular, ou seja, o proprietário é responsável pelo terreno que lhe é de direito. Nesses casos, a Secretaria Municipal de Habitação não pode intervir. Hoje são 130 mil famílias com cadastros atualizados no sistema da Prefeitura que vivem em condições precárias e em situações de risco, que aguardam atendimento habitacional. Outras 30 mil famílias foram removidas de áreas de risco, recebem atendimento habitacional provisório e terão prioridade no atendimento com unidades definitivas. Todo o planejamento habitacional da Secretaria Municipal de Habitação pode ser acompanhado através de uma ferramenta que apresenta o mapeamento das obras em andamento na cidade, o Habisp: www.habisp.inf.br Informamos ainda que a secretaria trabalha para cumprir o programa de metas que prevê a entrega de 55 mil unidades habitacionais. Hoje estão viabilizadas 107.258 mil unidades habitacionais. Dessas, 3.650 foram concluídas, 17.105 estão com obras em andamento, 56.754 estão com as obras prestes a serem iniciadas e, 29.749 em fase de aprovação de projeto. Somente na região da Freguesia do Ó a Secretaria Municipal de Habitação tem 1.104 unidades habitacionais viabilizadas. Desse total, 106 unidades já foram entregues nos empreendimentos Tiro ao Pombo e Minas Gás.

N

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha inova no item inclusão. Recebeu recentemente uma máquina Indez Braile, que possibilita às pessoas com deficiência visual leve ou total, lerem livros da biblioteca. - A máquina tanto amplia as páginas do livro, quanto imprime as páginas em braile, explicou Rubens Morais, gerente da unidade. Essa novidade está acessível às pessoas com deficiência visual, totalmente gratuita nesta unidade. ... A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha fica nas Avs. Conselheiro Moreira de Barros/ Flanklin do Amaral. Telefone: 2233-9270

Acesse nosso site: www.freguesianews.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.