Edição 11

Page 1

au

Tenh

FS

ica

Boletim Informativo

lóg

Pequena no tamanho

onsciência ac e co

Folha Sebastianense

m

mas grande no conteúdo

Edição 11 - Julho / 2010 - Publicação Mensal - Tiragem 1000 exemplares

Veja nesta edição Conheça Sebastião Laranjeiras Assentamento Nova União e Assentamento Bonfim Pág. 02

Crônica

Especial

As aventuras do Batista em São Paulo Pág. 03

A Independência da Bahia Pág. 04

e mais... A piada do mês, os aniversariantes, Vamos plantar uma árvore? Aconteceu em Sebastião Laranjeiras Na próxima edição... A Folha Sebastianense comemorará UM ano!!!

Atenção aos golpes por telefone 2 Torpedos ou Mensagens SMS

Tayguara Vieira Santos

Alertando novamente as pessoas quanto aos golpes, como os publicados na edição 10 (Golpe do falso seqüestro e o Golpe do ganhador da loteria) onde estelionatários ligam para um telefone qualquer e diz que seqüestrou um ente querido e inclusive põem uma outra pessoa para chorar para que pareça real mesmo e exige recompensa ou dizem que você ganhou um prêmio e pedem um depósito ou créditos para celular com a finalidade de liberar um prêmio. Dessa vez vamos tratar das mensagens SMS (Short Message Service ou serviço de mensagens curtas) também conhecido como torpedo. Se você recebeu uma mensagem do SBT ou do Faustão dizendo que ganhou uma quantia em dinheiro ou um veículo, não acredite. É golpe.A não ser que você realmente tenha participado previamente enviando uma mensagem para o número que aparece na televisão. Em sua grande maioria, esses golpes são feitos por detentos que necessitam de créditos em telefones celulares para fazerem ligações e infelizmente muitas pessoas acreditam e acabam dando os créditos ou depositando dinheiro em contas de desconhecidos para receber um prêmio que nunca virá. Não acredite! É golpe. Avise seus familiares e amigos.

Faça sua sugestão para a próxima: Entrevista do Mês faleconosco@folhasebastianense.com.br esta oportunidade, procuramos o pensão alimentícia e uma situação que Sebastião Laranjeiras?

N

Conselho Tutelar, um órgão à serviço da comunidade e que nos recebeu muitíssimo bem e nos explicou um pouco a rotina, as funções e as dificuldades de seu trabalho.

enfrentávamos era o preconceito em CT: Neste mandato, compõe o Conselho relação algumas crianças e adolescentes. Cícero da Cruz Silva;Jandiney de Freitas; Julio Neto Marques Pereira; Vanusia Santos FS: Em relação à assiduidade das crianças de Oliveira e Eunélia Aparecida Pereira dos e adolescentes nas escolas, pode ser Santos. reclamado com vocês? CT: Sim, e segundo o estatuto da criança e do adolescente (ECA) estabelece que os estabelecimentos de ensino são obrigados a comunicar o Conselho Tutelar casos de evasão, baixo aproveitamento e baixa freqüência às aulas para que vejamos as causas.

FOLHA SEBASTIANENSE: O que é o Conselho Tutelar e para que serve? CONSELHO TUTELAR: O Conselho tutelar é um órgão autônomo, que sobrevive com repasses federais através do município, mas é subordinado ao poder judiciário (Ministério Público e Juizado) e atua na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. FS: Quem pode ser Conselho Tutelar? CT: O Conselho é composto por cinco FS: Quais os direitos da criança e membros que são eleitos de forma secreta adolescente são mais transgredidos em e direta pela população com mandato de Sebastião Laranjeiras? três anos. Os candidatos devem ter CT: Pelas estatísticas, as maiores idoneidade moral, serem maiores de 21 ocorrências registradas por nós aqui do anos e podem concorrer a uma reeleição e C o n s e l h o s ã o m a u s t r a t o s não pode ter no Conselho, cônjuges e (espancamentos) sofridos por crianças de irmãos no mesmo mandato. padastros / madastras. Outra ocorrência freqüente é a falta de pagamento de FS: Quem são os conselheiros tutelares de

Sistema de irrigação com pivôs montado na propriedade do Sr. Antero, nos Campos - Sebastião Laranjeiras - BA

O Conselho Tutelar de Sebastião Laranjeiras está localizado na Rua Sete de Setembro, em frente ao Posto Laranjeira e próximo à New Sat.

Para mais informações, procure a

SB

SEBCAMPO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO PEÇAS, MOTORES E MOTOSSERRAS e-mail: sebcamposl@hotmail.com

Rua das Parreiras, 330 - Centro Sebastião Laranjeiras - BA


www.FolhaSebastianense.com.br

Edição 11 - Julho / 2010

Página 02

Um Caminhão de Prêmios pra você! Uma promoção da Rede Ki-Barato. Na compra de 10 produtos estrela ou a cada R$ 20,00 em compras, você ganha um cupom para concorrer ao Caminhão de prêmios. Reservado para a foto do(a) ganhador(a) do tanquinho

Reservado para a foto do(a) ganhador(a) do tanquinho

Acompanhe também as Promoções Semanais! Ganhadora da bicicleta sorteada dia 01/04/2010

Número do cupom sorteado no dia 01/05/2010

003802

Ganhadora do Aparelho DVD sorteado dia 01/06/2010

Número do cupom sorteado no dia 01/07/2010

006340

Confira seus cupons!

Rede Ki-Barato Supermercado Ki-Barato - Pça da Matriz, 71- Centro -( (77)3668-2368 Cerealista Ki-Barato - Rua Tiradentes, 221- Centro - ( (77)3668-2306 Caso não apareça o ganhador até o sorteio do mês de Dezembro/2010, Sebastião Laranjeiras - Bahia os prêmios serão novamente sorteados.

Aparecida Maria da Conceição Ganhadora do Aparelho de DVD sorteado no dia 01/06/2010

Supermercado Ki-Barato: É barato por que vende mais ou vende mais por que é mais barato?

Série Prefeitos de Sebastião Laranjeiras

Próximo sorteio será no dia 01/08/2010 Prêmio: 01 Fogão 04 bocas

Conheça Sebastião Laranjeiras Tayguara Vieira Santos / Joselindo Josias Assentamento Nova União

Ordem: 10° Nome: Manoel Messias Rocha Sobrinho (Couro Duro) Nascido em Sebastião Laranjeiras em 11/07/1962 Precedido por: Luis Rodrigues Monção Sucedido por: Agenor Borges de Souza Vice: Orlando Fernandes

O

Laranjeira Nascido em Sebastião Laranjeiras em 22/08/1941 Mandato: 2001 à 2004

Principais ações de Governo: Reconstrução do mercado municipal que passou a chamar-se Lafaete Santos Cruz; Construção do colégio em Mandiroba; Inicio da de escola no Assentamento São Lourenço em parceria com a CDA; Construção da escola do Assentamento Fazenda Nova em parceria com a CDA; Construção de escola em Piranhas; Reforma da escola da Lagoa do Miguel; Reforma na escola Otavio Mangabeira no Povoado Mato Grosso; Construção de escola na Lagoa do Buqueirão; Reforma na escola da Ensa; Reforma da escola de Barreiras; Implantação de extensão do Centro Educacional Sebastião Laranjeiras no Povoado Mato Grosso; Reforma escola do Nucleo III; Transporte escolar com ônibus na região do núcleo III; Construção de quadra de esportes no fundo da escola do Nucleo III; Construção da Praça da Matriz em Mandiroba; Construção da Praça da igreja do Povoado Mato Grosso; Calçamento de ruas em Mandiroba; Encascalhamento da estrada de Mandiroba à Barreiras e região dos Assentamentos e estrada que liga Mandiroba à Barra; Encascalhamento da estrada do Buqueirão até Lagoa do Miguel; Encascalhamento da estrada até Espinosa (MG) em parceria com o DIPE; Encascalhamento das estradas da região; Construção do cemitério de Barreiras; Em parceria com o estado, fez três recapeamentos na rodovia BA-263 (Para Palmas de Monte Alto); Perfuração de poço artesiano em Pé de Serra; Perfuração de poço artesiano no retiro e morro do fogo; Perfuração de dois poços artesianos no Mato Grosso, um com ligação para Mangabeira e outro para Lagoa de Baixo, o primeiro em parceria com a Codevasf e o segundo em parceria com a CERB, instalação dos canos em parceria com a comunidade; Implantação de posto de saúde em Piranhas; Implantação de posto de saúde no Nucleo III; Reforma do posto de saúde do Povoado Mato Grosso; Sistema de abastecimento de água potável com caminhão pipa com recursos municipais; Reforma, ampliação e equipamentos para o Hospital Municipal Walter Leão Rocha; Credenciamento do município junto ao SUS.

Sobre ele: O apelido Couro Duro surgiu no período da escola. Em seu mandato, Sebastião Laranjeiras recebeu a primeira visita do governador da Bahia, na época Paulo Souto.

Composição da Câmara de Vereadores: Leila Cristina de Araújo Silva Cotrim, Rozemberg Pereira Laranjeira, Marcelo Aparecido Prado Pinto, Carmem Rodrigues Magalhães, Agenor Borges de Souza, Aleci Lacerda de Arnizaut, Christiano Pinto Laranjeira, Carlos Lima Pereira, Lafaete Santos Cruz – Com o falecimento deste, assumiu – Ana Leão Muniz

Assentamento Nova União foi fundado em meados de 2003 e a construção das casas em 2004/2005. Está localizado a aproximadamente 45 km do centro de Sebastião Laranjeiras e se situa próximo ao limite de município com Palmas de Monte Alto (Onde há muitas controvérsias onde exatamente se encontra esse limite). Atualmente habitam o local 35 famílias, mas o projeto é para 40 famílias que vivem da plantação de mandioca, criação de aves e caprinos, do qual sobrevivem e pagam as mensalidades do financiamento do projeto. O nome Nova União surgiu devido terem mesmo feito uma Segunda associação pois os primeiros sócios que colocaram o nome de União há 10 anos atrás foram desistindo devido a demora, burocracia e o pouco sucesso e novas pessoas assumiram e por isso formaram uma Nova União e têm conseguido sucesso até hoje. No Assentamento tem escola primária (1ª à 4ª série), atendimento de Agente comunitário de Saúde. Não dispõem de telefones públicos no local, porém o sinal de celular da operadora vivo de Palmas de Monte Alto alcança a região. A água é distribuída através de poços artesianos e também têm cisternas (Projeto água para todos do governo estadual) e todas as residências têm energia elétrica (Projeto Luz para todos do governo federal). A Associação é relativamente nova, enfrenta muitas burocracias. Eles têm muitos projetos como o de adquirirem um trator para a lavoura e também sonham com uma barragem.

Assentamento Bonfim

O

local onde hoje situa o Assentamento Bonfim se chamava Fazenda Mandú e em meados de 2001 aproximadamente 40 famílias provenientes do Povoado de Morrinhos, em Guanambi e que moravam na Fazenda Bonfim nesta localidade formaram o Assentamento Bonfim que atualmente conta com apenas 08 dessas 40 que inicialmente formaram o projeto. Hoje em dia tem aproximadamente 37 famílias (capacidade para 40 famílias) morando nesse Assentamento e que sobrevivem da criação de bovinos de corte e de leite e plantação de feijão e tomate. O abastecimento de água vem de uma barragem próxima ao local e que é abastecida pelo rio Pé de serra, além das cisternas do Projeto Água para todos do Governo estadual que armazena a água das chuvas. Todas as casas também dispõem de energia elétrica. Não dispõem ainda de telefones públicos mas têm cobertura da operadora vivo de palmas de monte alto. O assentamento está localizado no limite de município com Palmas de Monte Alto e segundo os documentos, apenas 20% estão no município de Sebastião Laranjeiras porém, a escola primária é mantida pelo município de Sebastião Laranjeiras, assim como a Agente Comunitária de Saúde é de nosso município. O Assentamento Bonfim está localizado a aproximadamente 42 km da sede administrativa de Sebastião Laranjeiras.

Dica de Saúde Campanha de Doação de Sangue Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/sebastianense


www.FolhaSebastianense.com.br

Edição 11 - Julho / 2010

As Aventuras Do Batista Em São Paulo Gildázio Vieira Um dia o Batista falou: Chega de só trabalhar Eu vou fazer uma viagem Outros ares respirar Pretendo ir a São Paulo Tenho amigos por lá Mas como ele sabia Que em Sampa é perigoso É ladrão trombando em ladrão Cada um mais perigoso Pensou em uma astúcia Pois era astucioso Pegou folhas de jornal E com elas fez “dinheiro” Amarrou mais de trezentas Fez um pacote maneiro “Se pensam que vão me enganar “Engano eles primeiro” Esse pacote de falsas Em um lenço amarrou E num dos bolsos da calça Ele ali as colocou De longe via-se o volume De tão grande que ficou O dinheiro de verdade Pôs no bolso do calção Porque ali é seguro Contra ataques de ladrão E também nesse lugar Ninguem vai meter a mão

Chegando na rodoviária Por um ladrão foi notado Que logo se aproximou Dizendo muito educado: Eu aqui sou segurança Prá pessoas de outro Estado E foi dizendo ainda mais É preciso ter precaução Pois vejo que leva dinheiro E aqui tem muito ladrão Mas o senhor estando comigo Eles não atreverão Pois sou muito conhecido Os ladrões ja me conhecem E sabem que “sou da lei” E a ninguem aborrecem E se um se atrever Terá o lugar que merece Batista disse, que bom Chegou em boa ocasião Pois trago muito dinheiro Prá comprar um caminhão E digo sinceramente Tenho medo de ladrão O ladrão disse, amigo Não precisa se amedontrar Me dê o seu dinheiro Eu tenho onde o guardar Aqui na minha pasta Que é um bom lugar O Batista lhe entregou O pacote de jornal E foram procurar um taxi O ladrão muito cordial Oferecendo cigarro Bebidas e coisa e tal Passando frente a uma loja O Batista lhe disse então Preciso comprar um presente Prá filha do meu irmão

Ela é minha afilhada E a tenho no coração E tornou a falar Com o ladrão sorridente Que não tinha mais dinheiro Para comprar o presente E abrir o pacote ali Não era conveniente O gatuno mais que depressa Do seu bolso retirou Um bom pacote de notas E ao Batista entregou Dizendo: depois se acerta “Não esquenta”, por favor, O Batista entrou na loja E um pouco se demorou Olhou um monte de coisas E claro, nada comprou E olhando pela vidraça O bandido não avistou Saiu depressa da loja Perguntou a um policial Onde tomaria um taxi A informação foi legal E se mandou para a Penha No carro lendo jornal Com o dinheiro do bandido Ele pagou a corrida E ainda deu boa gorja Pro chaufer na despedida E ainda sobrou grana Prá pagar muita bebida O Batista ficou pensando Do bandido a decepção Quando abrisse o pacote Ia ler a inscrição : “Te peguei malandro otário Vá mudar de profissão” Lá em São Paulo o Batista Se danou a passear

Vamos plantar uma árvore? Assentamento Nova União e Assentamento Bonfim

N

o dia 13 de Junho de 2010, estivemos no Assentamento Nova União e, além de conhecer uma nova localidade neste tão imenso município, plantamos mais uma árvore e tinha que ser uma diferente pois, o Assentamento Nova União é bastante arborizado porém, com muitos Nim Indiano (Azadirachta indica) e para contrastar, plantamos uma Aroeira (Myracroduon urundeuva) logo na entrada do referido Assentamento. A Aroeira é uma árvore que está em extinção, conforme já citamos em edições anteriores. Na volta, passamos pelo Assentamento Bonfim, e plantamos dessa vez uma Imburana, também conhecido como Imburana Macho (Amburana cearensis). Cujas sementes têm utilidade medicinal, conforme o costume dos mais “antigos”.

Foi até o Ipiranga O “GRITO” foi dado lá D.Pedro muito esperto Escolheu bem o lugar No museu do Ipiranga Viu coisas interessantes Viu o lenço do D.Pedro E canhões ex-fumaçantes Viu a calcinha da Princesa Pendurada num barbante Também foi ao Morumbí Ver o nosso Coringão Que perdeu para o Palmeiras Bem naquela ocasião Tudo culpa do juiz Incopetente e ladrão Na Avenida Paulista Ficou maravilhado Quanta riqueza e pujança Num País tão assolado Mas, o Coração do Brasil Tem o seu significado Lá na rua das palmeiras Foi na Rádio Nacional Ver o primo Edgard de Souza Que lhe foi muito cordial Depois foi ver o Zé Bétio Lá na rádio capital Mas na Praça da República Teve de ficar esperto É lugar de travestís E trombadinhas incorretos Viu o Edifício Itália Que situa ali bem perto Na praça da República Deixou ali as amarguras Que linda praça, meu Deus! Que estranhas criaturas E na Praça Ramos o Teatro E sua linda arquitetura

Página 03 Seguiu então seu caminho Pelo viaduto do Chá Entrou na Rua Direita (outra mais torta não há) Enfim a Praça da Sé Pois precisava rezar Entrou na grande igreja Fez a sua oração Pediu paz para o mundo E chuva para o sertão Mas, ao sair nas escadarias Deu de cara com um ladrão O Batista se trajava Com chapéu de boiadeiro As pessoas viam nele Homem de muito dinheiro Foi aí que o ladrão Quis dar o golpe certeiro O malandro disse, amigo Me escuta por favor Estou na rua a negócio Sou um grande corretor Se o senhor quiser eu te vendo A estação do metrô Batista disse, meu caro Coisa mais linda não há Eu estava agora mesmo Sua beleza admirar Dependendo das condições A estação vou comprar O gatuno disse então Faço em dois pagamentos O primeiro é agora De um milhão e quinhentos O outro de igual valor Na hora dos documentos Dinheiro não é problema Disse ele de boa fé É só ligar para o banco O gerente manda um chaufer Com uma maleta repleta

Da quantia que eu quiser Mas o que eu quero saber Isso muito me convém E sem o que eu vou dizer Nenhum negócio não tem Quero saber se a sua mulher Entra no rolo também O bandido não esperava E muito zangado ficou E recebeu uma “pernada” Pelas escadas rolou Vá vender sua estação Pro trouxa do seu avô E tornou a entrar na igreja O padre foi procurar Porque não achava correto Frente à igreja brigar Senhor vigário, bom dia Vim aqui me confessar O Padre disse meu filho Confessar é a minha missão Mas aqui tem uma tabela Cada pecado um barão E se tiver mais de mil Vai passar de um milhão O Batista falou: danou-se! De graça nem um sermão? Esta cidade é de louco Não vou ficar aqui não Em cada esquina um viado Em cada rua um ladrão Mais de um mês em São Paulo O Batista desfrutou Andou por muitos lugares Muito solado gastou E voltou para o sertão E suas façanhas contou

Sociedade Sebastianense prestigia Casamento de Thaise e Luis Tayguara Vieira Santos

N

o dia 19 de junho, foram muitos os convidados que compareceram e assistiram à mais um casamento em nosso município. Desta vez, os mais novos casados de Sebastião Laranjeiras é Thaise e Luis. Os padrinhos convidados foram: Macedo Vania; Creunice Prates e Dely Vieira; Ângela e Agnelo; Railse e Alan, Por parte da noiva e Geraldão e Jane; Osmar da Silva (Goda) e Ana Maria; Joselindo (Tim da Oficina) e Glória além de Lé e Sonha por parte do noivo. Como é tradicional em nossa região, aos convidados foi servido jantar e todos desejaram felicidades e aproveitamos para engrossar o coro desejando aos récem-casados toda a felicidade que eles almejam neste mundo.

Ipê Rosa plantado no Núcleo III aparece quebrada.

A

árvore que plantamos em frente à escola do Núcleo III dia 21 de fevereiro de 2010 apareceu quebrada. Não sabemos se foi de forma proposital ou acidental que este fato aconteceu, porém, o que nos alegra é que a natureza se recupera rápido e já está brotando de novo e providenciamos uma proteção para tentar evitar que fatos como esse se repitam.

Reciclagem: Uma boa idéia? Fala-se muito em proteger a natureza, economizar matéria prima, energia mas até pôr na prática leva um tempo muito grande. Mas afinal, quais os benefícios de se pensar em reciclagem de lixo? Há benefícios econômicos, como por exemplo: A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumínio primário ou a reciclagem de lixo orgânico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura. Mas há também benefícios ambientais e esses sim podem ser mais importantes, como: Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível ou 50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos ou ainda a reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extração de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc. Mas, para praticar a reciclagem é preciso o envolvimento de todos e infelizmente esse parece ser o maior empecilho. Pode-se começar, não jogando o lixo no chão, nas ruas, mantendo assim nosso município limpo, evitando má aparência das ruas e animais que transmitem doenças. Tudo depende de nós. Um pequeno gesto faz uma diferença enorme no futuro, não fazer nada também fará muita diferença, infelizmente não a diferença esperada. Pense nisso a vamos agir.

Adicione-nos no MSN: folhasebastianense@hotmail.com


www.FolhaSebastianense.com.br

Edição 11 - Julho / 2010

Estado da Bahia comemora mais um ano de Independência.

J

ulho é o mês da Bahia, mês que se comemora a independência da Bahia e se lembra a Batalha de Madeira e Pirajá e que foi iniciada em 1821 e finalizada no dia Dois de Julho de 1823. A declaração de independência feita por Dom Pedro I, em sete de setembro de 1822, deu início a uma série de conflitos entre governos e tropas locais ainda fiéis ao governo português e as forças que apoiavam nosso novo imperador. Na Bahia, o fim do domínio lusitano já se fez presente no ano de 1798, ano em que aconteceram as lutas da Conjuração Baiana. No ano de 1821, as notícias da Revolução do Porto reavivaram as esperanças autonomistas em Salvador. Os grupos favoráveis ao fim da colonização enxergavam na transformação liberal lusitana um importante passo para que o Brasil atingisse sua independência. No entanto, os liberais de Portugal restringiam a onda mudancista ao Estado português, defendendo a reafirmação dos laços coloniais. As relações entre portugueses e brasileiros começaram a se acirrar, promovendo uma verdadeira cisão entre esses dois grupos presentes em Salvador. Meses antes da independência, grupos políticos se articulavam pró e contra essa mesma questão. No dia 11 de fevereiro de 1822, uma nova junta de governo administrada pelo Brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo deu vazão às disputas, já que o novo governador da cidade se declarava fiel a Portugal. Utilizando autoritariamente as tropas a seu dispor, Madeira de Melo resolveu inspecionar as infantarias, de maioria brasileira, no intuito de reafirmar sua autoridade. A atitude tomada deu início aos primeiros conflitos, que se iniciaram no dia 19 de fevereiro de 1822, nas proximidades do Forte de São Pedro. Em pouco tempo, as lutas se alastraram para as imediações da cidade de Salvador. Mercês, Praça da Piedade e Campo da Pólvora se tornaram os principais palcos da guerra. Nessa primeira onda de confrontos, as tropas lusitanas não só enfrentaram militares nativos, bem como invadiram casas e atacaram civis. O mais marcante episódio de desmando ocorreu quando um grupo português invadiu o Convento da Lapa e assassinou a abadessa Sóror Joana Angélica, considerada a primeira mártir do levante baiano. Mesmo com a derrota nativista, a oposição ao governo de Madeira de Melo aumentava. Durante as festividades ocorridas na procissão de São José, de 21 de março de 1822, grupos nativistas atiraram pedras contra os representantes do poderio português. Além disso, um jornal chamado “Constitucional” pregava oposição sistemática ao pacto colonial e defendia a total soberania política local. Em contrapartida, novas forças subordinadas a Madeira de Melo chegavam a Salvador, instigando a debandada de parte da população local. Tomando outros centros urbanos do interior, o movimento separatista ganhou força nas vilas de São Francisco e Cachoeira. Ciente destes outros focos de resistência, Madeiro de Melo enviou tropas para Cachoeira. A chegada das tropas incentivou os líderes políticos locais a mobilizarem a população a favor do reconhecimento do príncipe regente Dom Pedro I. Tal medida verificaria qual a postura dos populares em relação às autoridades lusitanas recém-chegadas. O apoio popular a Dom Pedro I significou uma afronta à autoridade de Madeira de Melo, que mais uma vez respondeu com armas ao desejo da população local. Os brasileiros, inconformados com a violência do governador, proclamaram a formação de uma Junta Conciliatória e de Defesa instituída com o objetivo de lutar contra o poderio lusitano. Os conflitos se iniciaram em Cachoeira, tomaram outras cidades do Recôncavo Baiano e também atingiram a capital Salvador. As ações dos revoltosos ganharam maior articulação com a criação de um novo governo comandado por Miguel Calmon do Pin e Almeida. Enquanto as forças pró-independência se organizavam pelo interior e na cidade de Salvador, a Corte Portuguesa enviou cerca de 750 soldados sob a liderança do general francês Pedro Labatut. As principais lutas se engendraram na região de Pirajá, onde independentes e metropolitanos abriram fogo uns contra os outros. Devido à eficaz resistência organizada pelos defensores da independência e o apoio das tropas lideradas pelo militar britânico Thomas Cochrane, as tropas fiéis a Portugal acabaram sendo derrotadas em 2 de julho de 1823. O episódio, além de marcar as lutas de independência do Brasil, motivou a criação de um feriado onde se comemora a chamada Independência da Bahia.

Página 04

Aconteceu em Sebastião Laranjeiras Alguns fatos que não passaram em branco Festa do Padroeiro do Buqueirão Do dia 31/05 a 12/06 a Paróquia Santo Antonio, em Sebastião Laranjeiras, realizou a festa anual em louvor a Santo Antonio.

Festa do Padroeiro de Barreiras A comunidade de Barreiras, que também tem como padroeiro o Santo Antonio, realizou a festa anual em louvor ao mesmo Santo na mesma data que a realizada no Buqueirão, ou seja, do dia 31/05 a 12/06.

Assassinato a tiros em Sebastião Laranjeiras No dia 22/06 por volta das 22 horas, um jovem de nome Gilvanei Rodrigues de Jesus, após discussão próximo ao posto de gasolina Laranjeiras, no centro de Sebastião Laranjeiras foi alvejado por dois tiros e encaminhado ao Hospital mas não resistiu e veio a falecer. O autor dos disparos evadiu-se não deixando rastros.

Um alerta para você! A Polícia alerta-o quanto à veículos irregulares. Antes de comprar uma moto ou carro, certifique-se da procedência, documentação regular e impostos pagos. Proteja seu patrimônio!

Aniversariantes do Mês

N

este mês de Julho, parabenizamos a todos os aniversariantes, desejamos muita saúde e felicidade e que essa data em especial se repita por muitas e muitas vezes.

04/07 - Crisley Pinto Freitas - Buqueirão 05/07 - José Domingues Pereira - Buqueirão 12/07 - Sebastião Rodrigues Pereira - Buqueirão Contate-nos através de um dos meios disponíveis: E-mail: faleconosco@folhasebastianense.com.br - http://www.folhasebastianense.com.br ou pessoalmente com um de nós em algum ponto do nosso querido município.

Piada do Mês Nos tempos de Cabral Chegando a Porto Seguro, Pedro Álvares Cabral foi ter com um índio: - Ora, pois… nativo desta terra tão bela… como te chamas? - Índio chamar Bah! – respondeu ele, rispidamente. - Bah? – perguntou o português, surpreso. – tudo bem, tudo bem! - Preciso de um favor seu, senhor Bah! - Bigodudo falar, Bah escutar… - A vela do meu barco rasgou! Sabe como é, faz muito vento por aqui… Preciso que você vá a nadar até aquela outra caravela e avise os meus companheiros que descobrimos uma nova terra! - O que índio ganhar com isso? - Como homenagem à vossa pessoa e para que todos se lembrem que Bah foi até o outro lado da praia para oficializar esta descoberta, esta terra se chamará Bahfoi! - Ah, não, Bah não querer ir… Bah ter muuuuuuuita preguiça… Melhor o

senhor chamar a terra de Bahia!

Espaço do Leitor Os moradores do Povoado de Piranhas entraram em contato conosco para que disséssemos a situação ao qual eles estão vivendo: Não têm coleta do lixo doméstico que a prefeitura dispõe em outras regiões do município. Há muito lixo na comunidade e correm o risco de proliferação de ratos e baratas e conseqüentemente de doenças..

Agradecemos especialmente à Danilo (Sitio Moreira) pela doação das mudas; Reginaldo Gomes Bispo (Assentamento Nova União); Marlúcia (Assentamento Bonfim); Conselheiros tutelares de Sebastião Laranjeiras, Vania Macedo, Ana Maria Porto Lima da Silva (Buqueirão), Sr. Antero (Campos) e Joaquim Pereira (Mato Grosso).

Você sabia que ...

Caso você também deseje utilizar este espaço, utilize um dos meios disponíveis de contato ...O Hino da Bahia (Hino ao Dois de Julho) se tornou oficial apenas em 2010? Com a lei 11.901 de 20 de abril de conosco: 2010 (publicada no Diário Oficial da Bahia em 21 de Abril de 2010) o governador Jacques Wagner oficializou o http://www.folhasebastianense.com.br hino do estado da Bahia. Com letra de Ladislau dos Santos Titara e música de José dos Santos Barreto, o hino conta sobre a Batalha finalizada em 02 de Julho de 1823, luta contra os portugueses pela independência do e-mail: faleconosco@folhasebastianense.com.br Brasil e da Bahia. MSN: folhasebastianense@hotmail.com Google talk / Orkut: sebastiaolaranjeiras@gmail.com

Veja e ouça o hino do estado da Bahia em nosso site

Folha Sebastianense Acesso à internet / Cursos de Informática Locação de Filmes DVD / Digitação / Pesquisas Impressão / Musicas .mp3 / Scanner Montagem de fotos com fundo musical

Povoado Mato Grosso Sebastião Laranjeiras - BA

Faz um ano em agosto. A próxima edição será um especial. Aguarde! www.folhasebastianense.com.br faleconosco@folhasebastianense.com.br

Anuncie aqui É mais barato do que você imagina e a Folha Sebastianense é lida em todos os cantos do município, além da internet em vários locais do Brasil. Entre em contato através do e-mail: faleconosco@folhasebastianense.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.