Jornal Folha do Sul 17_07_2019

Page 1

RAINHA DA FRONTEIRA:

QUARTA-FEIRA, 17.7.2019 Bagé, ano 9 , n° 2784

208 ANOS DE HISTÓRIA

DOM GÍLIO DEIXA BAGÉ

Caderno especial, que vai circular além do Folha do Sul, nos principais jornais do interior do Rio Grande do Sul, como Diário Popular, Gazeta de Santa Cruz do Sul e Jornal do Povo, aborda o que está sendo feito na Rainha da Fronteira, tendo como objetivo o futuro, sem deixar de lado a Bagé do passado. É um material especial em comemoração aos 208 anos do município.

Fotos: João A.M.Filho

Um dia antes dos 208 anos do município, o bispo, que fez história durante 15 anos à frente da Diocese, deixa a cidade. pág. 11

EVOLUÇÃO Profissional detalha o que é Medicina Nuclear, serviço que em breve será ofertado pelo SUS no município pág. 5

PREVISÃO DO TEMPO

CRISE Devido a cortes no orçamento IFSul Campus Bagé tem recursos para se manter até o próximo mês, diz diretora

pág. 6

PERFIL Patrono da Feira do Livro de Bagé fala sobre as redes sociais, os jovens e a literatura

pág.13

MORTES Quatro policiais foram mortos, em menos de quatro meses, no Rio Grande do Sul

pág. 14

Dia de sol,com geada ao amanhecer.As nuvens aumentam no decorrer da tarde. Temperatura mínima de 3°,máxima de 17°


OPINIÃO

GLADIMIR

AGUZZI

registros em várias obras da História de Bagé, sem documentação que o comprove, não deixa de ser um personagem interessante, que acolhe os jesuítas e os índios guaranis, ajuda os demarcadores do Tratado de Madri, acolhe muitos na guerra guaranítica, ajuda Rafael Pinto Bandeira no cerco do forte e recepciona Dom Diogo. Reprodução/José Luiz Zorrilla

Bagé de sempre

Hoje, os bageenses comemoram o aniversário da cidade. Fundada em 1811, 17 de julho. Houve um tempo em que se registrava o 22 de dezembro de 1858. Verdade. Os torcedores do Grêmio Bagé já ouviram falar do campeão do Centenário? Então. 1958. Cem anos da cidade. Não é mais. É que existe uma Carta de Lei criando a Comarca de Bagé, datada de 1858.

1811. E pronto

Furungando arquivos

Sempre gostei de catar fragmentos da história de Bagé. Livros, jornais, anúncios impressos... Lembro dos anos de Correio do Sul, furungando arquivos, escrevendo a coluna Hoje na História (era esse o nome?), perguntando quem era fulano ou sicrano para o Mário Lopes, Higino Gonçalves, George Teixeira Giorgis, Ito Carvalho, enfim. Descobrese muita coisa interessante de nosso passado nas páginas dos jornais.

Casa de Pedra

Uma construção que é tida por muitos como a mais antiga de Bagé, a Casa de Pedra, situada no início da avenida Sete de Setembro, em registro do Correio do Sul de 1956, dizia ter mais de 100 anos. Tudo indica que tenha sido o primeiro prédio do gênero na cidade. Naquela década, o jovem Tarcísio Taborda, que era vereador, solicitava que o Município adquirisse a relíquia histórica.

Índio Ibajé

O índio Ibajé é uma figura por demais citada em vários episódios da história do município. E é aí que reside o problema. Teria 130 anos. Porque há escritos que teria vivido por aqui na chegada dos jesuítas no final do século XVII, depois pelo episódio das demarcações em 1752, na Guerra Guaranítica, na reconquista do Forte de Santa Tecla em 1776, nas lutas de fronteira em 1801 e na chegada de Dom Diogo de Souza, em 1811.

Reprodução/FS

Tarcísio Taborda, o historiador-mor, trouxe esse fato à tona no Correio do Sul de 18 de dezembro de 1958. E havia outra dúvida sobre a instalação da comarca em 1848. Aliás, foi no final da década de 50 que um grupo de pesquisadores se reuniu aqui em Bagé e acabou com essa bobagem de foi no dia tal, foi no ano tal. A fundação ocorreu com o acampamento de Dom Diogo de Souza, em 1811. E não se fala mais nisso.

A cruz do cerro

Quanto à cruz no alto do cerro de Bagé, segundo escreveu em várias oportunidades e comentou em rodas de amigos Tarcísio Taborda, a cruz não tem nada a ver com a lenda do índio, não assinala nenhum túmulo e não diz respeito a nenhuma história. Quem colocou a cruz lá foi Monsenhor Costábile Hipólito em 1932, levada em procissão pela paz da Revolução Constitucionalista.

Índio heróico

Porém, com toda a consideração e respeito, eu prefiro o zum-zum, o disque me disque, o pé de orelha de que um índio heróico andou por estes cerros, vigiando feito um guerreiro protetor das terras de Bagé, que uma palavra seca “é tudo bobagem”. Dizem que essa vivência de tantos anos de um homem tem explicação. É que primeiro foi seu avô, depois seu pai e por último ele mesmo. Mas sempre Ibajé, o chefe, feiticeiro, o pajé.

Um índio de 10 metros

Quanto à cruz. Ora, Monsenhor sabia muito bem que o índio estava lá, descansando no cerro de sua terra. Não ergueria uma cruz para Tupã, que não é dessas coisas, mas ergueria uma cruz para que Jesus também o guardasse. Ora, ora, ora. Que mania tem certas pessoas de enterrar as histórias da gente! Deixa que surjam e vaguem por aí. Agora só falta erguer um índio Charrua enorme, uma estátua de 10 metros de altura no pico do cerro (que não é de TV nenhuma, é o Cerro de Bagé).

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

F BAGÉ: MUITO

EDITORIAL

2 FOLHA DO SUL

ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS

P

oucos municípios no Brasil podem se gabar de ter uma história como a que Bagé tem. Palco de conflitos e fatos que poderiam ser definidos como “causos” (pelo pitoresco de suas ocorrências), a cidade que tem título e pompa de “rainha” também é berço de inúmeros pioneirismos. Foi assim com o cinema, com a energia elétrica, com o automóvel, entre outras primazias. Tudo isso já se sabe e já foi destacado por cronistas do passado que evocam essa terra de forte vocação agropecuária; de trajetória marcada pela presença do Exército por sua condição fronteiriça; mas que também colocou seu nome ao mundo pelo talento de nomes expressivos de áreas diversas como a das artes e o espor te, por exemplo. No entanto, a história não é estanque. Esse movimento cíclico de acontecimentos é matéria-prima das folhas jornalísticas sendo repercutido pelos impressos que Bagé teve e tem. E a Folha do Sul é um desses veículos de comunicação que diariamente auxilia a contar essa história. Contudo, o jornal que nasceu impresso cada vez mais busca conjugar seus trabalhos em prol do que é novo. A Folha do Sul, que em novembro celebrará sua primeira década de existência, já é uma marca de Bagé. Com esse propósito, o jornal visa, constantemente, divulgar ações que poderão indicar novos caminhos de progresso para a cidade. E é isso que o caderno especial de aniversário encartado nesta edição tem como meta: apresentar aquilo que já é tradição, com nome e sobrenome local e, também, as novas perspectivas que surgem, com iniciativas que visam possibilitar que o bageense continue valorizando o seu rico passado, mas também projetando novas conquistas futuras. Nas páginas desse suplemento, o leitor irá conferir textos que abarcam reportagens sobre investimentos e empreendimentos que surgem para dar mais vitalidade à economia local. Para demonstrar o quanto Bagé se lança como polo para o futuro da Metade Sul, este produto jornalístico da Folha do Sul irá circular com mais de 60 mil exemplares integrados aos principais jornais do interior do Rio Grande do Sul, em mais uma parceria deste veículo de comunicação com a Associação de Diários do Interior (ADI). São as potencialidades que só o município tem chegando a milhares de leitores, afinal, Bagé nunca se limitou a suas meras fronteiras geográficas.

“A CIDADE QUE TEM TÍTULO E POMPA DE “RAINHA” TAMBÉM É BERÇO DE INÚMEROS PIONEIRISMOS”

Feliz, Bagé

Por fim, nada é mais interessante que cultuar a história do lugar. Do nosso lugar. De nossa aldeia. Tenho dito e repetido aqui neste espaço: nada nos aproxima mais de nosso chão que o fato de conhecêlo. Quem conhece, cuida. E quem cuida, ama. Feliz, Bagé. E não deixem de ler o Caderno Especial encartado nesta edição, em homenagem a Danúbio Gonçalves, ao Grupo de Bagé e à perspectiva de um futuro de desenvolvimento sem esquecer os valores Personagem interessante O índio Ibajé, que também seria um pajé, nos do passado.

FOLHA DO SUL CNPJ. 11.381.681/0001-00

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 49-E Fones: Assinaturas: (53) 3242-1020 Redação: (53) 3311-3915 jornalismo.folhadosul@gmail.com anunciosfs@gmail.com www.jornalfolhadosul.com.br Impressão Gráfica Jornal Zero Hora

Direção Geral: Leisa Soria Gerente Comercial: Evelin Paz Gerente Financeiro: Tanise Ferreira Arce

Editora Geral: Márcia Sousa Subeditor: Marcelo Pimenta Revisão: Lucimar Camargo Nunes Diagramação: Ben Hur Munhoz - Cristiano Lameira

Reportagem: Niela Bittencourt - João Alberto de Miranda Filho Anderson Ribeiro Estagiária: Mariana Muza Coluna Social: Gilmar de Quadros - Marcos Pintos

/jornalfolhadosulbage

Papo de elevador: Gladimir Aguzzi

/folhadosul

Conteúdo online: Francine Leite - Carlos Barbieri

O jornal Folha do Sul não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos colunistas e colaboradores em suas colunas assinadas.


Quarta-feira, 17 de julho de 2019

VITRINE EMPRESARIAL por Francine Leite

francineleites@gmail.com

JULHO É MÊS SANTO NA MEDIANEIRA

N

Divulgação/FS

o mês de aniversário, a loja Medianeira Men’s Clothing lança uma promoção para os clientes. É o mês santo Medianeira, com descontos progressivos e imperdíveis. Na primeira semana de julho, a loja estava com 10% off e na segunda 20%, tudo em até quatro vezes. Nesta semana e na próxima, os clientes Medianeira garantem 30% de desconto em toda loja. Nos dias 29, 30 e 31, o desconto será de 50%. O mês santo é uma forma de comemorar junto aos clientes que fazem parte da trajetória da empresa essa data tão especial. Nesses dias de 30% off em toda a loja, o consumidor ainda garante parcelamento do valor da compra em até duas vezes. Camisas, camisetas, jaquetas, casacos, calças e acessórios podem ser encontrados no local, que leva moda para todos e recebe energia de quem se veste com toda personalidade e atitude. As peças são limitadas, por isso, corra para aproveitar a oportunidade de garantir aquela roupa para completar o look. Com a uma verdadeira seleção de estilo, no dia 31, além dos 50% de desconto, a Medianeira ainda está organizando um evento

Dólar comercial Dólar turismo (em R$) Euro (em R$) Pesos ur.(em R$) Pesos arg.(em R$)

3,770 3,620 4,223 0,107 0,088

3,771 3,920 4,225 0,107 0,088

FOLHA DO SUL 3 SALÁRIO MÍNIMO [REGIONAL]

SALÁRIO MÍNIMO [NACIONAL]

R$ 1.196,47

R$ 998,00

Comércio em foco Inscrições abertas para o 10º Festival Internacional Sesc de Música

Diego e Camila afirmam que promoção é uma forma de comemorar a data com os clientes

comemorativo de aniversário, com comidas e bebidas servidas pelo Quitanda, com música ao vivo com André Voz e Violão e, para registrar o momento, fotografia por conta da Gi Kraemer. Com uma coleção que é pura inspiração, a Medianeira Men’s Clothing aceita todos os cartões de crédito. Atende de segunda a

sábado, das 9h às 12h e das 14h às 21h. A loja está localizada na avenida Sete de Setembro, 1273. O telefone de contato é o (53) 3312 1770 e o número de WhatsApp é o (53) 9 9906 2125. Nas redes sociais, visite e veja novidade na @oficial_medianeira no Instagram e @medianeirabarbershop no Facebook.

Óptica Bagé faz aniversário e destaca descontos Julho também é especial para Óptica Bagé. No dia 31, a empresa completa 63 anos de história. Por isso, o local preparou, durante todo este mês, descontos e condições irresistíveis de pagamento, além de distribuição de bolo aos clientes que visitarem o espaço. Últimas novidades da linha solar e de receituário estão sempre chegando no local, além de vários modelos, um mais lindo do que o outro, de relógios, joias, cuias e bombas para chimarrão. A empresa trabalha com marcas reco-

INDICADORES ECONÔMICOS COMPRA VENDA

MOEDAS

nhecidas que garantem qualidade e excelência. É beleza e bem-estar aliados e que complementam o visual. A Óptica Bagé também ressalta a experiência e o atendimento da equipe e do laboratório, que estão sempre em constante atualização para melhor atender, assim como os equipamentos de última geração e as novidades em produtos. Qualidade, excelência nos produtos e no atendimento e experiência comprovada dos profissionais são alguns dos conceitos

Alunos de música podem se inscrever, até 22 de julho, para os cursos oferecidos pelo 10º Festival Internacional Sesc de Música. As inscrições devem ser feitas no site www.sesc-rs.com.br/festival, assim como consulta dos cursos disponíveis e outras informações. São 19 opções de cursos, que incluem instrumentos de música de concerto, choro, canto lírico e composição. Em 2020, o evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc será entre 20 e 31 de janeiro, em Pelotas. A edição terá um corpo docente de 49 professores, oriundos de 13 países. Reconhecido pela qualidade do seu eixo pedagógico, o Festival reúne profissionais de renomadas academias, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. O Festival disponibilizará vagas para alunos bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – Ufpel, Ospa, Unisinos e projetos sociais. O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido há 10 anos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos, composição, canto lírico e choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. No sociocultural são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes.

marcantes da óptica. Além da comercialização de diversos itens de várias marcas renomadas, a Óptica Bagé também oferece consertos de óculos, joias e relógios, serviço que tem grande demanda. Faça uma visita ao local e conheça de perto as promoções de aniversário da Óptica Bagé. A loja aceita todos os cartões de crédito. Fica na avenida Sete de Setembro, 829. Os telefones de contato são (53) 3242 8388 e WhatsApp (53) 9 9903 8446. Acompanhe a Óptica nas redes sociais, Facebook e Instagram @opticabage.

Ofertas válidas para 17/07/2019 ou enquanto durarem os estoques. Imagens meramente ilustrativas.

2º Sorteio

aniversário

28/07

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEFEL Nº 06.002091/2019

Arroz Coradini T1, 5kg

Cerveja Dado Bier latão, 473ml

Pernil Suíno Majestade c/ pele, congelado, Kg

De: 10,98 Por:

De: 2,99 Por:

De: 8,98 Por:

8

,97

2

,59

7

,99

Agulha Bovina resfriada, Kg

Coxão de Dentro Bovino resfriado Peça inteira, Kg

Pedaço, Kg

De: 20,90 Por:

De: 25,90 Por:

18

,90

20

De: 12,39 Por:

,90

10,69

Beba com moderação. Conforme Código de Autorregulamentação Publicitária de 12/09/03. NÃO VENDEMOS BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS. (Art. 81, Estatuto da Criança e do Adolescente).


4 FOLHA DO SUL

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

POLÍTICA por Márcia Sousa

marciasifa@hotmail.com

SOLICITAÇÃO CREDENCIAMENTO DE NOVOS CFCS INCLUI BAGÉ Divulgação/FS

Iniciativa é do deputado estadual Fábio Branco

O deputado estadual Fábio Branco (MDB) foi recebido ontem, pelo diretor-geral do Detran, Enio Bacci. Durante o encontro, o parlamentar solicitou o credenciamento de novos Centros de Formação de Condutores (CFCs) na região Sul, entre os quais o município de Bagé. O objetivo com a medida é ampliar a oferta de serviços como primeira habilitação, alteração de categoria e reciclagem. Recentemente, o Detran alterou os critérios populacionais para a instalação dos CFCs. Antes, o credenciamento era restrito a municípios com mais de 45 mil habitantes. Um segundo CFC só era permitido

em cidades com mais de 180 mil. Nesses casos, cada nova fração de 90 mil habitantes abria a possibilidade de credenciamento de um novo Centro. A nova regra, que entrou em vigor no mês passado, permite o credenciamento de CFCs em municípios que tenham mais de 20 mil habitantes. “Com essa alteração, Rio Grande e Bagé poderão ter até dois novos CFCs credenciados. Municípios como Pelotas, Cachoeira do Sul, Camaquã e São Gabriel poderão ter um novo CFC, cada. O que defendemos é que isso ocorra com a maior brevidade possível”, explica o deputado.

Audiência Pública Recentemente, a Comissão de Legislativa aprovou requerimento de da primeira habilitação e dar maior Defesa do Consumidor e Participação audiência pública proposta por Fábio transparência à política de custos Legislativa Popular da Assembleia Branco. O objetivo é discutir o preço adotada pelo Detran e CFCs.

Presidente do parlamento gaúcho recebe comitiva de Candiota

Guilherme Pedrotti/especial FS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, recebeu ontem uma comitiva de Candiota que foi a Porto Alegre divulgar a 5ª edição da Colônia em Festa. O evento, que acontece nos dias 27 e 28 no município, conta com várias atrações como shows, baile e café colonial.

Objetivo foi divulgar o evento Colônia em Festa

Projeto permite militares atuarem como monitores em escolas Itamar Aguiar/Especial FS

Zucco foi recebido no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite

O governo gaúcho protocolou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que permite o aproveitamento de servidores da reserva da Brigada Militar e das Forças Armadas para atuarem como monitores em escolas públicas. Além de atuaram na rede estadual, a proposta também prevê convênios com prefeituras para que os militares possam exercer a função também em escolas municipais. A inspiração para a ini-

ciativa veio de um projeto (nº 72/2019) do deputado estadual Luciano Zucco (PSL). A proposta enviada ao parlamento gaúcho altera a Lei nº 15. 108, de 11 de janeiro de 2018, que dispõe sobre o Programa Mais Efetivo, a partir do qual o governo passou a chamar servidores da reserva para atuarem em situações especificas, como atividades administrativas, e liberar oficiais da ativa para o policiamento ostensivo. A nova proposição acrescenta a possibi-

lidade de os reservistas atuarem como monitores cívico-militares em escolas da rede pública mediante remuneração extra já prevista na lei. Além disso, a proposta também altera a Lei nº 11.991/03, de 27 de outubro de 2003, que criou o Programa de Militares Estaduais Temporários da Brigada Militar, visando ampliar a atividade do soldado temporário para o exercício das funções de monitor cívico-militar nas escolas da rede pública. A justificativa do projeto aponta, ainda, que “a função de monitoria compreende as atividades externas à sala de aula, atuando preventivamente na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento, promovendo condições que permitam um ambiente adequado e facilitador para a aquisição de conhecimentos e o seu desenvolvimento com base nos valores permanentes da identidade nacional e das virtudes da vida em sociedade”.

EDGAR MUZA VISÃO GERAL

M

O LEGISLATIVO É A BASE DA DEMOCRACIA ais é muito caro. Gastam demasiado. Rasgam dinheiro público conquistado com o suor do povo. E isso não é discurso de candidato. É a nossa realidade. Tenho tratado do tema há uns bons anos, nestes e outros espaços midiáticos. Um dos grandes avanços da democracia foi a aprovação da Lei de Acesso à Informação. Tudo tem que estar à disposição do povo. Entretanto, poucos órgãos de divulgação recorrem esse dispositivo para manter a cidadania informada. Um deles, o mais atuante na área, é o site Contas Abertas. Foi através dele que comecei a analisar o gasto público, em todos os setores da República. No ano passado, até o mês de julho, a média de gasto de cada legislador (deputados e senadores) atingiu R$ 167 mil por mês. E não estou criticando o salário recebido que é regulamentado pelo maior salário dos agentes públicos, hoje na base de R$ 36 mil. Mas o que impressiona são os ditos “penduricalhos”. Passagens aéreas, gasolina, telefones, diárias e assessorias. E por aí vai. Se o Poder Legislativo, que é um dos poderes da República pagasse R$ 100 mil fixos mensais, economizaria R$ 67 mil mensais. Multiplique por 513 deputados e 81 senadores e o montante daria para aplicar em muitos projetos sociais. Pois bem, este tema volta à tona no momento em que o Jornal Estado de Minas publicou a seguinte manchete: “Deputados federais gastaram dois milhões e seiscentos mil, com verbas para viagens internacionais”. E isso em apenas cinco meses de 2019. Isso representa 70% do que foi gasto, no mesmo item, em todo o ano passado (2018). Quem autoriza todas as diárias e viagens dos legisladores é o presidente da Câmara. Ele foi presidente em 2018 e reeleito em 2019. Portanto, ele tem a maioria. Estas liberações de viagens internacionais poderiam ser entendidas como compra de votos? É uma boa pergunta. Mas aí terá alguém que defenderá o presidente do Legislativo porque isso tudo está previsto em lei. Não é bem assim e vou detalhar. Para garantir a presença numerosa (de 500 a 505) deputados na votação da reforma Previdenciária, Rodrigo Maia tomou uma decisão, que poderia ser permanente: Suspendeu autorização de viagens internacionais. Isso passou a valer a partir de 20 de junho. Está explicada a presença de quase a totalidade dos deputados para votação. Mas o barbarismo com dinheiro público fica no seguinte fato, que a reportagem aborda: Deputados não reeleitos aproveitaram que os novos só assumiriam em fevereiro e viajaram todo o mês de janeiro para o Exterior, para “cidadezinhas” sem expressão, tais como: Nova York, China, Peru, Las Vegas. É ou não um tapa na cara de quem trabalha? Isso tem que mudar. Quando? Não sei. Enquanto o povo não protestar por estes verdadeiros desmandos, nada irá mudar. Faça sua parte, conte aos amigos. Abra os olhos para que não repitam voto nas próximas eleições. É a maneira de tentar mudar o parlamento. Parlamento e imprensa livre base da democracia. Com nosso voto podemos mudar. Certo?

Reforma Tributária é a bola da vez

Após a reforma da Previdência ser concluída, entra em campo a Tributária. Já tem três projetos de deputados sendo analisados por comissões especiais, nomeadas pelo presidente da Câmara. Mas o governo não pode e não deve ficar à mercê dos legisladores. Então, o governo central está com a sua quase pronta. Possivelmente apresente na próxima semana. Vai ficar na dependência de mais uma negociação. Se já tem algumas tramitando haverá negociação para que sejam aglutinadas. E isso é o que os deputados querem: Negociar. Aí cada um vai solicitar mais liberação de recursos para seus estados e municípios. Afinal de contas, é um ano eleitoral. Lá está a base dos partidos e é nos municípios que se produz. É só olhar para os indicadores econômicos. Até o final do ano, muita liberação deverá ocorrer, para que seja garantido o voto favorável às reformas. E olha que por enquanto estamos tratando apenas da Câmara. Quando chegar ao Senado será outra “briga de foice no escuro”. Pelo menos, lá são apenas 81 senadores. É mais fácil negociar. Aparentemente. MS tem alguns senadores mais “esfomeados” que muito deputados juntos. Mas o que se vai fazer? Faz parte do jogo. Agora, que o governo deve ter aprendido a lição, lá isso deve. Vai começar a tratar com os senadores mais cedo. Vai ter interlocutor com mais “jogo de cintura”. Pelo menos não deixará a impressão que perdeu para o Legislativo. Sim, porque neste momento há opinião generalizada que a Câmara venceu o governo na reforma da Previdência. Concordam?


Quarta-feira, 17 de julho de 2019

GERAL

BAGÉ IRÁ CONTAR COM SERVIÇOS DE MEDICINA NUCLEAR

B

agé passará a contar com serviços de Medicina Nuclear para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As tratativas para trazer este serviço ao município começaram com uma reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, o prefeito Divaldo Lara, e o médico Rafael Alcade, em Porto Alegre. Conforme o prefeito, em Bagé, hoje quem necessita de cintilografia pelo SUS precisa ir a Pelotas. A informação foi publicada na edição do dia 12 de julho no Folha do Sul. A reportagem ouviu a médica especialista em Medicina Nuclear, Luiza Azambuja Alcalde, para saber o que é e como funciona esse serviço. Segundo ela, o atendimento será no Centro de

Medicina Nuclear de Bage Ltda (Cemenba), anexo à Santa Casa de Caridade de Bagé. O espaço conta com uma câmara gama para realizar cintilografias planares de corpo inteiro e tomográficas (Spect), marca GE, modelo MPRMillennium. Luiza explica que o centro está aguardando liberação da Vigilância Sanitária para o início das operações. Paralelo a isso, está se buscando o credenciamento junto aos convênios para poder prestar o atendimento às pessoas que utilizam dos vários planos de saúde da região. O mesmo vale para os usuários do SUS, que também fazem parte do público-alvo do centro. “Afinal de contas, entendemos que todos os pacientes da região devem ser beneficiados com a possibilidade de realizarem

cintilografias para o diagnóstico e tratamento com radioisótopos para diversas patologias”, explica. A médica salienta que a cintilografia é o exame mais comum para caso de miocárdica, onde mostra a falta de sangue em partes do coração. “Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente problemas de coração e adotar os tratamentos necessários, como o cateterismo e cirurgia de safena”, comenta. Nos casos de doenças oncológicas, a cintilografia pode detectar a disseminação do câncer para os ossos e outras partes do corpo, ou se houve retorno de células malignas após o fim de um tratamento. “Há substâncias radioativas que emitem partículas que destroem tumores, como em alguns casos de câncer de tireoide, próstata e intestino,” esclarece.

Mariana Muza

Cemenba irá funcionar em anexo à Santa Casa de Caridade

Procedimento seguro

Luiza ressalta que o procedimento nuclear é uma especialidade médica que, utilizando métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos, emprega materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Além disso, usa quantidades mínimas de substâncias radioativas (radiofármacos) como ferramenta para acessar o funcionamento dos órgãos e tecidos vivos, realizando imagens, diagnósticos e tratamentos. “Ao contrário do que se pode imaginar, a quantidade de radiação utilizada na medicina nuclear é muito pequena, sendo até mais seguro do que tomar um comprimido para dor de cabeça”, esclarece.

Ela relata que a medicina nuclear atua em diversas áreas, bem como cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia, inclusive, pode ser aplicada tanto no diagnóstico funcional quanto no tratamento de diversas doenças. “Com o uso de substâncias a medicina nuclear é capaz de diagnosticar diversas doenças, que incluem embolia pulmonar, infecções agudas e infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais e demências”, comenta. Também pode também definir o tipo e extensão do câncer no organismo, por exemplo, o que irá ajudar o oncologista na decisão sobre a conduta terapêutica mais adequada para cada caso (terapia-

alvo). “Esses tratamentos e procedimentos diagnósticos se tornam muito seguros, e não causam esses efeitos reversos, quando feitos apropriadamente, nem para a pessoa e nem para o ambiente que normalmente é controlado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)”, acrescenta. Por fim, a médica frisa que os radiofármacos também podem ajudar a combater o hipertireoidismo ou tratamento de câncer na tiroide, dores ósseas, além de casos de tumores específicos. Há substâncias radioativas que emitem partículas que destroem tumores, como em alguns casos de câncer de tireoide, próstata e intestino.

FOLHA DO SUL 5


6 FOLHA DO SUL

GERAL

U

Niela Bittencourt

Secretária (em evento ontem à tarde, com o patrono da Feira do Livro) analisa como positiva série de ações

livro Cultura e Identidade. Ou seja, fizemos essas homenagens a munícipes que fizeram e fazem história pela nossa cultura”, destacou a secretária. Além disso, segundo a secretária, dentro das inovações apresentadas durante a semana, está o projeto “Passeio da Memória Militar”, uma parceria entre a secretaria e a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que proporcionará aos estudantes visitação aos acervos históricos que pertencem aos quartéis locais, inclusive com apresentação do Forte de Santa Tecla. “Tivemos,

pela Coordenadoria de Turismo da pasta, o lançamento do aplicativo ‘Turismo Bagé’ que facilitará o acesso aos visitantes, potencializando o enoturismo, o turismo rural, além de informações dos prédios históricos. Também inauguramos uma sala em homenagem a ex-presidente da Apatur, Sandra Telles, uma batalhadora pelo segmento e a galeria dos ex-secretários da pasta, como forma de valorizar todos aqueles que buscaram trabalhar em prol da cultura e do turismo”, detalhou Anacarla Flores.

a 10ª edição a partir de hoje e amanhã, com concertos noturnos no Imba, além de uma apresentação na sexta-feira, na Colônia Nova, em Aceguá. “O Fimp ocorre com uma nova roupagem, um pouco mais curto, pois em decorrência da troca do governo federal ainda não foi efetivada a Lei Rouanet que disponibiliza recursos para o

evento. Mesmo assim, neste ano, o maestro Jean Reis e a promotora Piomosso conseguiram realizá-lo, abrilhantando os 208 anos do município”, comentou a secretária, enfatizando que todas as demais atividades tiveram o objetivo de reforçar a importância cultural e histórica que Bagé tem para o Estado e o País.

nos a 20 mãos’’, que realizaram uma belíssima apresentação e aqueceram a noite fria com música de qualidade. A responsável por organizar o grupo e coordenadora do evento, Lúcia Antônia de Mello, disse que a iniciativa é um espetáculo característico da cidade, inclusive as pessoas sempre perguntam quando vai

acontecer. Lúcia ainda lembrou que os músicos já tocaram em diversas cidades. Por sua vez, Anacarla Flores, também falou do Pianistas de Bagé: “Ficamos muito orgulhosos com as apresentações e poder proporcionar arte para a população na semana de aniversário da Rainha da Fronteira é muito especial”.

Gaúcho do Pampa A secretária ressaltou que pela programação de aniversário de Bagé ainda foi lançado o projeto Gaúcho do Pampa que desenvolverá atividades ligadas à tradição da cultura gaúcha com foco no turismo local, sendo realizado mensalmente no Parque do Gaúcho. Anacarla ainda citou o Festival Internacional Música do Pampa (Fimp) que chega

Pianistas de Bagé Também integrou a comemoração dos 208 anos do município, o evento Pianistas de Bagé que ocorreu na noite de segundafeira, no salão Carlos Gomes do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), recentemente reinaugurado após revitalização. A apresentação contou com dois músicos por instrumento, sendo chamado de ‘’Cinco pia-

PRÓXIMAS ATIVIDADES Hoje 10h – Início do Projeto “Passeio da Memória Militar” Local de partida: 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Realização: Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada 20h – Abertura 10º Festival Internacional de Música no Pampa - Fimp Local: Salão Carlos Gomes - Instituto Municipal de Belas Artes - Imba Realização: Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Piomosso Amanhã 20h – 10º Festival Internacional de Música no Pampa - Fimp Local: Salão Carlos Gomes - Instituto Municipal de Belas Artes - Imba Realização: Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Piomosso

Representantes do IFSul expõem crise na Educação pública e o chefe do Departamento de Administração e Planejamento do Campus Bagé, Manoel Silveira, apontaram ainda que dos 15% do orçamento aguardados pela instituição para manter as contas em dia até outubro, o IFSul Bagé recebeu somente 4,24%. “Com o que temos, o Campus Bagé consegue se manter somente até agosto”, acrescentou. Para o assessor da reitoria do IFSul, Antônio Carlos Brod, o corte é inadmissível e piora os índices já comprometidos da educação brasileira, ainda que os institutos federais sejam referência em qualidade de ensino. “A falta de repasses tem gerado insegurança administrativa e social, visto que estudantes, familiares e funcionários terceirizados são atingidos diretamente pelos cortes de repasses”, alertou. Conforme Giulia, desde junho, também foram cortados recursos destinados a bolsas de ensino, pesquisa e extensão, e, principalmente de auxílios estudantis. “Boa parte dos alunos são de baixa renda e são os mais prejudicados, pois ficam sem auxíliotransporte, moradia e alimentação, o que inviabiliza a permanência nos estudos”, acrescentou.

Na terça-feira à noite, representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) compareceram à Câmara de Bagé para expor a situação financeira das duas entidades de ensino. É que desde janeiro, o governo federal tem realizado cortes no orçamento do ensino público técnico e superior, o que, segundo as entidades, se continuar, poderá inviabilizar o funcionamento das instituições. Em entrevista concedida à reportagem do jornal Folha do Sul, a diretora do Campus Bagé do IFSul, Giulia Vieira, ressaltou que desde o início de 2019, foram cortados 37% dos recursos a que as instituições teriam direito de verba para custeio das 14 unidades do IFSul, incluindo Bagé. “A instituição ficou com 63% de seu orçamento original para o custeio de água, luz, serviços terceirizados e manutenção da estrutura, o que inclui trabalhos de ensino, pesquisa e extensão para 565 estudantes; além de comprometer o trabalho desenvolvido por 45 docentes, 30 servidores técnico-administrativos, 22 trabalhadores terceirizados e 11 estagiários”, declarou. A diretora

Impasse

Para Brod, o impasse entre o governo federal e instituições federais de ensino precisa ter um desfecho hoje quando representantes estarão reunidos em Brasília para resolver a questão financeira. “Tenho certeza que o governo vai liberar os recursos, pois se não houver reposições, o funcionamento das instituições será inviabilizado”, frisou. Segundo chefe de Ensino Pesquisa e Extensão do Campus Bagé, Alexandre Oliveira, os recursos cortados pelo governo federal são o que garante a assistência e o ensino de qualidade. “Não só a assistência estudantil está ameaçada. O IFSul também é referência na inclusão de alunos portadores de deficiências, com a oferta de serviços de apoio e profissionais habilitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que são terceirizados. Sem estes serviços, um importante retorno social da instituição à sociedade fica comprometido”, constatou.

Fotos: João A. M. Filho

ANACARLA FLORES AVALIA ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE SEMANA DE ANIVERSÁRIO

ma extensa programação marca as comemorações de 208 anos da Rainha da Fronteira. Promovida e organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo local, a Semana de Bagé, além de reverenciar nomes importantes do segmento, que evidenciam o nome do município além das fronteiras geográficas, também pensa no futuro, difundindo iniciativas que têm como meta fomentar tanto a cultura quanto o turismo bageense. A titular da pasta, Anacarla Flores, apresentou uma avaliação positiva sobre as ações e atividades que ocorrem até amanhã, dia 18. Conforme ela, o evento teve como meta principal homenagear o artista plástico Danúbio Gonçalves, que morreu no dia 21 de abril, um homem que esteve à frente de seu tempo. “Ele nos representou por meio de sua arte. Focamos em atividades para homenageá-lo, como a mostra realizada na Casa de Cultura Pedro Wayne, onde destacamos acervos dele, que nos foram emprestados por colaboradores e amigos bageenses que têm essas obras. Outro nome que nos representa, tanto no Brasil quanto no Exterior, é o do fotógrafo Eurico Salis, que lançará hoje (ontem à noite) o

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

Brod ressalta necessidade de solução urgente

Giulia sustentou defesa da assistência a estudantes de baixa renda

Contingenciamento x corte

Diferente do que afirmam as fontes governamentais ligadas ao tema, que tratam a situação como “contingenciamento”, os representantes do IFSul declaram a situação como corte, pois os recursos a quem tinham direito não serão disponibilizados. “Diferente do que afirma o governo federal, o contingenciamento é quando o recurso não é depositado, mas possui previsão orçamentária, o que permite à instituição fazer as adequações financeiras”, explicou Brod. Por sua vez, Giulia complementou: “Neste caso, o recurso foi retirado do orçamento e não existe previsão de reposição. Por isso, é corte”. Silveira ressaltou a gravidade da situação: “Nós falamos tão somente em cortes e sequer mencionamos um fato relevante, que é da previsão de investimento. A partir do que temos,

Oliveira complementou que trabalho com portadores de deficiência também pode parar

Silveira frisou que não estão previstos investimentos para o setor

não haverá um único investimento federal em educação neste ano e esta situação é muito grave”. A reportagem do Folha do Sul entrou com contato com a assessoria de comunicação da reitoria da Unipampa, porém, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.


Quarta-feira, 17 de julho de 2019

FOLHA DO SUL 7


8 FOLHA DO SUL

SOCIAL

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

FOLHA DO SUL 9

SOCIAL

‘‘

“Todos falhamos. Reconhecer é preciso. Perdoar Odiar sem conhecer ter inveja e não admitir.” e pedir perdão, a melhoréforma de seguirmos a caminhada humana sem pesos estagnantes” Bob Marley

SUA MAJESTADE, BAGÉ, A RAINHA DA FRONTEIRA No dia em que a nossa Bagé completa 208 anos, só temos a agradecer. Ao olhar a cidade

DEZ ANOS EM GRANDE ESTILO

do alto, do local onde tudo começou – Cerro de Bagé – tendo de um lado a Rainha e, do outro, a vastidão infinita de La Pampa, fiquei a pensar em o quanto nós, bageenses, somos abençoados. Abençoados por termos sob nossas cabeças o céu mais azul de todos; abençoados por possuirmos um pôr do sol que, segundo especialistas da luz e da alma, figura entre os mais lindos do planeta; abençoados por termos no Pampa, bioma único, gerador de vida e riqueza; abençoados por ultrapassarmos a barreira dos dois séculos escrevendo o nosso nome na história através de personagens singulares. Certa vez escrevi, ao retornar à querência, que sentia algo triste. Sentia como se Rainha da Fronteira estivera banida de seu reino pela hidra da ignorância e do descaso. Hoje, consigo avistá-la, do cume do Cerro, retornando, majestosa, para sentar-se no trono da história como a poderosa soberana que fora em sua gênese. Te amo, Bagé. Te quero bem, minha mãe. Por ti, ergo-me na linha de frente para combater no bom combate. A todos nós, bageenses natos ou de coração, parabéns!

Circulam na sociedade gaúcha os convites para os 10 anos do Três Gurias Atelier. Estilistas Gabriela Lugris, Carolina Carpena e Juliana Vilella recebem, em grande festa, no renomado Restaurante Chu, em Pelotas, no dia 25 de julho. O “dress code” solicitado é o “All Black”, ou seja, todos vibrarão na elegância do preto. Junto ao convite, linda bag negra onde pede-se que os convidados levem uma peça de roupa para os carentes. Paralelo aterrissa na “Paris Gaúcha” para cobertura em parceria com o colunista tradição, jornalista Flávio Mansur. #Promete...

Pôr do sol registrado pela coluna à entrada da aniversariante em esplendorosa tarde de inverno

Staff Óptica Bagé na 1ª Mostra Cobame: Rejane Rodrigues, Ângela Pérez, Rosane Araújo, Greice Pereira, Allef Deble, Carla Santiago, Greice Carrion e Scherlin Souza. Turma dez!

THÉO VERSÃO 6.0

“Você está intimado para os meus sessentinha, e ponto final”. Assim, bem ao seu estilo, Théozinho Obino convida à festa que brindará as suas seis décadas. Tendo foto aérea da Estância da Fumaça como imagem principal, o convite agenda os amigos para o dia 10 de agosto, às 21h. Como palco, Obino Hotel. Theozinho pede aos convidados não presentes, mas fraldas geriátricas a serem doadas aos asilos da cidade. Paralelo confirma presença.

ESTRELAS, PILOTO & VINHO

Jornalista Mauro Naves, gerente Bueno Wines, Daniel Pedroso, jornalista Fernando Farinha e narrador esportivo Galvão Bueno no jantar comemorativo ao sucesso do piloto Pop Rock Esportes

Segundo a astronomia, estrelas nascem e morrem, porém, possuem longa permanência nas galáxias onde estão inseridas. Nelas, desempenham o papel de astros; pontos de luz que encantam pelo brilho penetrante de sua natureza. Pois bem, assim como as estrelas no firmamento, também há as que brilham sobre a Terra – as chamadas “pessoas estrela”. Pontos de luz que reconhecem, em si, o dom divino decodificando-o à sociedade em resposta potencialmente construtiva. Nossa cidade é berço de pessoas estrela. Na constelação, Nando Farinha. Jornalista, produtor rural, leiloeiro, benemérito de inquietude permanente, Nando lançou-se a mais um desafio: ancorar novo programa de esportes na Pop Rock. O piloto rolou segunda-feira, 16, transmitido, ao vivo, do Restaurante Mário, pelas ondas da 98.1FM e via internet. No casting de convidados, os diretores do campeão Guarany Futebol Clube e, ninguém menos, que o jornalista Mauro Naves e o narrador esportivo Galvão Bueno – um apaixonado pelo terroir da Campanha. Desligados os microfones, Nando recebeu os amigos no San Valentino onde foram apreciados rótulos estrelados Bueno Wines. Santé!

Desirée Soares, Ane Pedroso, Caroline Farinha, junto à atriz Patrícia Naves, em noite de vinhos Bueno Wines no San Valentino Restô


10 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 16 de julho de 2019

ANIVERSARIANTES Aline Bidder Álvaro Serafim Oliveira Carmen Ramos Dinamara Trasante Saraiva

NOVELAS

ENTRETENIMENTO

HORÓSCOPO

CAÇA-PALAVRA

Hary Hau José Adail Dutra Rocha José Wanderlei Geisler Magali Rossane Bermon Michele Blanco Suñe Sandro Socca Freitas Tarick Salin Walkiria Bueno Moreira

www.coquetel.com.br

M

Pancadas na cabeça podem levar à amnésia ORGÂNICA, que pode ser RETRÓGRADA, quando a pessoa não lembra dos fatos anteriores ao trauma, e anterógrada, na qual se lembra de tudo o que ocorreu antes do ACIDENTE, mas não do que houve após. Já a AMNÉSIA global TRANSITÓRIA, que acontece sem causas específicas, CAÇA-PALAVRA www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL pode estarProcure relacionada a ENXAQUECAS e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto. ou ISQUEMIAS. Outro tipo é a PSICOGÊNICA, decorrente de fatores psicológicos e A amnésia, que se caracteriza pela perda da MEMÓRIA, pode ocorrer devido EMOCIONAIS. Abuso de DROGAS e ÁLCOOL a problema físico ou TRAUMA psicológico. Ela pode ser total ou parcial, e costuma ser TEMPORÁRIA, a não ser quando também pode levar à perda de memória. está relacionada a algum evento CLÍNICO, como o

árcio se desculpa com Silvia e pede Kim em namoro. Otávio cede à chantagem de Agno e aceita a nova sociedade. Eusébio insiste em se divorciar de Dorotéia e rejeita a companhia de Chico. Chiclete chega à casa de Vivi e reconhece o local da foto de Cosme.

© Revistas COQUETEL

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

Não corra riscos, tome uma decisão mais tarde! Cãibras musculares e rigidez corporal poderiam atrasá-lo.

Amnésia A amnésia, que se caracteriza pela perda da MEMÓRIA, pode ocorrer devido a problema físico ou TRAUMA psicológico. Ela pode ser total ou parcial, e costuma ser TEMPORÁRIA, a não ser quando está relacionada a algum evento CLÍNICO, como o Alzheimer.

Amnésia

Alzheimer.

João e Janaína denunciam Jerônimo para a polícia. Jerônimo é convocado para depor. Ticiano pensa em usar a pintura corporal feita por Gisela como sua marca registrada. Larissa aconselha Dandara a contar a verdade para Quinzinho sobre a paternidade de seu filho.

Almeidinha interroga Dalila, que envolve Gabriel em seu falso depoimento. Padre Zoran e Helena tentam ajudar Salma. Latifa desconfia da gentileza de Ester. Omar convence Eva a aceitar que ele trabalhe e durma nos fundos da floricultura.

Rita expulsa Filipe da loja. Lígia avisa Rita sobre o estado de saúde de Nina. Jaqueline e Vânia têm uma conversa séria. Raíssa se constrange com a aproximação de Camelo. César pede que Milena não procure Jaqueline.

Pancadas na cabeça podem levar à amnésia ORGÂNICA, que pode ser RETRÓGRADA, quando a pessoa não lembra dos fatos anteriores ao trauma, e anterógrada, na qual se lembra de tudo o que ocorreu antes do ACIDENTE, mas não do que houve após. Já a AMNÉSIA global TRANSITÓRIA, que acontece sem causas específicas, pode estar relacionada a ENXAQUECAS ou ISQUEMIAS. Outro tipo é a PSICOGÊNICA, decorrente de fatores psicológicos e EMOCIONAIS. Abuso de DROGAS e ÁLCOOL também pode levar à perda de memória.

T K P S I C O G E N I C A F A C I D E N T E

R J B E V X E M L N M J X T N H I C C M T D

A F T M K T E J O T L A M N E S I A Z D H S

N R B O J B N K R E S Y X N S J L N X T A B S T M C K X X G G Y C F T K R O V C T I K D I M L

I F Y A G A Y L V W F O B G M M Y M X

P S O Y G N E Z N T KX H O EI YC Q II BC FA CF GA GC NI ED LE JN ET GE

T

R

J

B

E

V

X

E

M

L

N

M

J

X

T

N

H

I

C

C

M

T

D

N

R

B

O

J

B

N

K

R

E

S

Y

X

N

S

J

L

N

X

T

A

B

I

M

F

Y

A

G

A

L

V

W

F

O

G

M

M

Y

M

X

O FT D N VK TT UE FJ OI BT NL AI M L DN HE ZS UI RA GZ SD MH SS T M

A

R TR M R A J XX XE VG CG W I AF ZT NK YR QO ZV KC YT TI OK WD S C K Y C L

I

Y

B

I XA H V OI KE N C X AN W CI NB JF ZC SG TG CN BE IL RJ RE KG Y Q Y Z

T

S A RU D S JJ XX AE BV FC W E OI DA ZZ N I BY SQ LZ HK FY KT IO FW R A

O

T

D

N

V

T

U

F

I

B

N

I

L

D

H

Z

U

R

G

S

A V C C N B CI M G BSI KFJ N VX A S XBJ RAF W EE TO RD OZJ GZI RBS AST DCL AH CFI GKR ARI WKF U D

A

F V A S R M A G D BR O G SJ ZR ME CT VR TO EG MR PA OD RA AC RG IA AW

C R

A

D

R

O

G

A

S

Z

M

C

V

T

E

P

O

R

A

GÊMEOS Seja discreto sobre seus planos. Seu otimismo está claramente melhorando e você se sente forte para lidar com tarefas difíceis.

CÂNCER Seja tolerante, nem todos serão capazes de acompanhar seu ritmo. Cuidado com o fígado e não exagere nos prazeres da mesa.

LEÃO Tudo vai ocorrer sem problemas. A fadiga o está prendendo fisicamente e você precisa recuperar o sono atrasado para poder começar de novo.

VIRGEM Você verá as coisas sob um ângulo mais positivo. Isso permitirá que você use seus talentos em benefício de todos.

LIBRA Aqueles em torno de você estarão em melhor posição para ajudá-lo! Seus níveis de concentração estarão baixos. Desacelere.

ESCORPIÃO Não se esqueça de se aquecer gradualmente antes de fazer exercício e tenha cuidado com movimentos bruscos, também.

R

I

A

19 19

SAGITÁRIO Tenha cuidado para não ser impulsivo, você fala rápido demais. Os prazeres materiais vêm na hora certa.

Solução

- Juntos Para Sempre [LEG] 20h

Solução

I C A

QUINA DUPLA-SENA 1960 5020 07 1º PRÊMIO 2º PRÊMIO 33 25 29 08 21 44 32 34 38 43 57 38 49 45 49 65 S

A C I D E N T E

LOTOFÁCIL MEGA-SENA LOTOMANIA 2169 1840 12.07.19 02 03 06 07 34 45 08 09 10 38 07 10 11 51 54 59 39 40 43 48 53 54 55 58 12 13 14 67 68 71 74 15 16 17 76 83 89 91 19 21 24

A

FEDERAL 13.07.2019 1º 68865 2º 18128 3º 67990 4º 76409 5º 44456

M E M O R I A I A

Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Forky. A aventura logo se transforma em uma reunião inesperada quando o ligeiro desvio que Woody faz o leva ao seu amigo há muito perdido, Bo Peep.

A MN E S I A L O C I O M L I C E N L U I A Q C S O I T R O G R A D A T E M P O R A R

- Toy Story 4 [DUB] 17h50min

T P S ITC O G EPN S I C AI CA COI DGE NET EN R E R E A M A E O MA M N E S EI A O S N O NN R O NL RA S C S X G C C OX IG O A M AM I I I A A LI T O T Q N O I C Q E NE O T N O UT I N N L UU IM R R A R ER C A IA QE CO I A I I CA A CI S C AR A U S A AU O I A I S M SM R E T R O G R ASD A RA E A D R O G AAS D R O T EG M PAO RSA R I A

A vida de Max e Duke muda bastante quando sua dona tem um filho. De início eles não gostam nem um pouco deste pequeno ser que divide a atenção, mas aos poucos ele os conquista.

M

TOURO Sua saúde, embora excelente, pode ser perturbada por problemas no fígado e pequenas mudanças em sua dieta iria ajudar.

M

R

CINEMA

ÁRIES

CAPRICÓRNIO Suas amizades vão estar pesentes hoje. Seria bom fazer uma pausa na sua vida diáia - de preferência, tire um dia de folga para respirar.

AQUÁRIO Você precisa de equilíbrio entre o seu estado de ânimo e sua saúde física; e atividade e repouso, de acordo com as exigências do seu corpo.

PEIXES Sua energia psíquica está em alta e lhe dá um impulso prometedor. Você vai compartilhar essa energia com as pessoas que vê.


Quarta-feira, 17 de julho de 2019

GERAL

FOLHA DO SUL 11 Divulgação/Jornal A Platéia

DOM GÍLIO VAI EMBORA DE BAGÉ

O

bispo do sorriso que cativou os bageenses, dom Gílio Felício, 69 anos, foi embora um dia antes da Rainha da Fronteira completar 208 anos de existência. O bispo emérito partiu, ontem à tarde, rumo à terra natal - Santa Cruz do Sul, onde passa a residir a partir de agora. O religioso, que esteve durante 15 anos à frente da Diocese de Bagé, vai morar com uma de suas irmãs. “Estou voltando, mas levo Bagé”, falou o prelado, que conquistou a simpatia e o carinho dos moradores da região da Campanha. A renúncia do comando da

diocese foi anunciada em junho do ano passado, por questões de saúde. A princípio, a ideia do bispo emérito era permanecer morando em Bagé. Passado pouco mais de um ano, pesou o apelo dos cinco irmãos para que ele fosse morar junto aos familiares. Todos residem em Santa Cruz do Sul – diocese onde dom Gílio começou a vida sacerdotal. O prelado falou que parte com destino à cidade natal, mas que a Diocese de Bagé permanece como sua referência. “Vou tranquilo e contente”. Assim como na entrevista exclusiva que concedeu ao Folha do Sul logo

Anderson Ribeiro

após o anúncio da renúncia, dom Gílio mais uma vez enfatizou o carinho, atenção e receptividade do povo de Bagé e da região. E afirmou que sempre procurou estar próximo de todos. E voltou mencionar a fraternidade entre as diferentes religiões na cidade, dando ênfase para a importância do diálogo ecumênico, assim como a relação inter-religiosa. “Esse sempre foi meu desejo, a diversidade das religiões não pode ser de desrespeito e de guerras”, asseverou o bispo. E acrescentou que foi nessa linha que trabalhou enquanto esteve no comando da diocese.

De bispo gaudério a patrono Farroupilha Dom Gílio fez história em Bagé, como a vez que de forma inusitada surpreendeu as milhares de pessoas que acompanhavam o desfile Farroupilha na avenida Sete de Setembro há alguns anos. Pilchado, desfilou a cavalo no meio da gauchada. A partir daquele ano, ele passou a integrar o grupo de cavalarianos, assim como fazia quando ia buscar a imagem de São Sebastião em Torquato Severo para a festa do padroeiro de Bagé. Tanto é que foi convidado para ser o patrono da Semana Farroupilha deste ano. Ontem, ele disse que recebeu o convite dos gaúchos e retorna a Bagé em setembro para as festividades. Sorridente, contou que assim que chegar em Santa Cruz do Sul vai tratar de ser informar sobre qual é o papel do patrono Farroupilha. Dom Gílio vai permanecer todos mês na cidade e, no último domingo de setembro, ele participará da Romaria de Nossa Senhora Conquistadora.

“Mano Velho” com os irmãos em Roma Os irmãos (três homens e duas irmãs) do bispo emérito, que por ser o mais velho é chamado de “Mano Velho”, são atuantes

nas paróquias de Santa Cruz do Sul. Por essa ligação deles com a igreja, dom Gílio tem como meta levá-los a Roma. No Vaticano, se

tiver oportunidade, o objetivo do religioso é apresentar os familiares ao papa Francisco. “Quero fazer uma romaria até Roma”, comenta.

Reconhecimento a dom Cleonir “Graças a Deus, Bagé recebeu um bispo de fundamento, jovem e comunicativo”, disse, em relação ao bispo

dom Cleonir Paulo Dalbosco. Com respeito ao que vai fazer a partir de agora, dom Gílio contou que vai se reunir com

o bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, dom Aloísio Alberto Dilli, para ajudá-lo no que for necessário.

Produção local

Empresa informa que azeite TerraPampa chega ao mercado no dia 25 Bagé teve neste ano a primeira safra de azeitonas. Na Rainha da Fronteira, foram colhidas cerca de 15 toneladas do produto. A olivicultura é uma das atividades que vem diversificando a matriz produtiva do município. Com a instalação da Agroindústria Azeites do Pam-

pa Ltda., inaugurada em abril, foi possível que se extraísse o azeite que chegará agora no mercado. A administradora da empresa, Sônia Pisseta, informa que o azeite TerraPampa começa a ingressar para no mercado consumidor a partir do dia 25. Vale lembrar que a

agroindústria, instalada próxima ao aeroporto Comandante Kraemmer, recebeu produção de olivicultores de Bagé e região e tem capacidade de operação de um volume de até 500 quilos de azeitonada/hora, além de absorver uma produção superior a 100 hectares ao ano.

Religioso conquistou a simpatia do povo da fronteira


12 FOLHA DO SUL

Quarta-feira, 17 de julho de 2019


Quarta-feira, 17 de julho de 2019

GERAL

Escritor é patrono da edição 2019 da Feira do Livro

ABERO FALA SOBRE AS REDES SOCIAIS, OS JOVENS E A LITERATURA

A

s limitações da idade não impendem que o advogado e escritor João Bosco Abero, 83, atenda com gentileza aqueles que pedem por sua atenção. E ele, de fato, tem recebido, nos últimos dias, muitos abraços e palavras de carinho. Acontece que seu nome foi anunciado, na semana passada, como patrono da edição 2019 da Feira do Livro de Bagé. Autor do romance Mil e um jazigos, do ensaio filosófico Linguagem versus realidade, além de crônicas e artigos publicados em obras conjuntas, Abero é personalidade conhecida dos bageenses, muito também pela participação no rádio e nas redes sociais. Sim, aos 83 anos, ele se aventura por um meio que considera interessante, porém perigoso. Sobre a repercussão quanto à notícia da patronagem, Abero garante: “Muito mais do que eu mereço e imaginava. Uso o Facebook e tem havido uma grande manifestação de carinho”. Em relação ao trabalho e a expectativa pela mostra, o advogado garante que pretende seguir seus antecessores. “Pessoas brilhantes”, define, ao destacar, entre elas, o jornalista e escritor Chico Botelho, que considera “uma glória nacional”. Mas ao mesmo tempo que se mostra honrado e disposto a “abraçar” a feira, Abero também ressalva que buscará apoio em todos aqueles que estão dispostos a ajudar para que ele consiga cumprir aquilo que dele esperam. Isso em decorrência da idade. Mas buscará, enfatiza, prestigiar e se fazer presente mesmo com suas limitações; e diz que deseja, sim, apresentar alguma novidade para a mostra, cuja organização é do Sesc.

Curiosidades

Niela Bittencourt

Para ele, “os mais velhos” precisam ajudar a desenvolver os meios para que o interesse não se perca

Atento às novidades Abero afirma que tem estado pelas redes sociais, mas que é um crítico de tal meio de comunicação. “Como em toda a coisa. Eu reneguei o marxismo, mas muita coisa eu conservo, como a máxima de que ‘toda a coisa é ela mesma e a sua contrária’. Na mesma medida que aproxima, distancia. Aporta a cultura e imbeciliza, porque facilita muito o tráfego do slogan, da frase feita; e acirra as paixões”, argumenta. Mas defende que se trata de um meio de divulgação com características inovadoras, e, assim, muito interessante,

Abero é advogado desde 1974. Foi militante político durante a juventude, como comunista. Chegou a ser preso três vezes (na primeira, em Porto Alegre, permaneceu em uma ala com 600 presos políticos), durante a ditadura. Garante que não foi torturado,

mas, sim, humilhado. Chegou a morar no Uruguai. Ao programa Guardados da Memória, da TV Câmara, contou justamente essa história e afirmou que renegou, posteriormente, ao marxismo, mas não a dialética. Assim, acredita na máxima de Heráclito de

São vários os grupos e espaços que incentivam a leitura e a escrita, muitos deles mobilizam os jovens. Questionado sobre isso e como incentivar esse público cada vez mais, Abero diz que é justamente por meio desses “embriões”, que considera como uma salvação. “A literatura, a

arte, contrariamente ao que se imaginou numa fase - hoje já superada -, nunca foi de multidões. No entanto, não morre. Possivelmente, Camões nunca tenha tido um grande público, mas faz ‘500 anos’ que deslumbra cada vez que é abordado, compreendido, sentido”, pontua. “Onde há uma

“A literatura não morre”

FOLHA DO SUL 13

Diários do interior se reúnem com diretor-presidente da Corsan Representantes dos jornais que integram a Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS), receberam, nesta segunda-feira, o diretorpresidente da Corsan, Roberto Barbuti. O encontro ocorreu durante a reunião-almoço dos associados, promovida pela entidade em Porto Alegre. O presidente da associação e diretor do Jornal do Povo de Cachoeira do Sul, Eládio Vieira da Cunha, saudou a presença da direção da companhia e sua disponibilidade em dialogar com a imprensa para fortalecer cada vez mais os laços de comunicação com os veículos que informam diariamente os moradores do interior do Rio Grande do Sul. Lembrando que na maioria das cidades o jornal diário atua como uma agenda que pauta o noticiário local, Cunha ressaltou a importância da relação de proximidade com a Corsan. “O que nós queremos transmitir aqui é que, em cada cidade onde atuamos existe uma direção e uma redação de jornal parceira e voltada ao bem comum, disposta não só a cumprir a missão de noticiar os problemas, mas também de informar a população sobre o andamento e o futuro dos projetos e serviços importantes para os gaúchos”, pontuou.

Para o diretor financeiro e de relações com investidores na Corsan, Jorge Melo, também presente na reunião, os veículos de imprensa no interior são fundamentais para que a empresa consiga além de responder, divulgar e esclarecer os motivos de suas ações. Sinalizando a continuidade da parceria e abertura para a troca de informações com a ADI-RS, Barbuti reiterou que não há como promover a constante melhoria dos serviços sem uma política de comunicação aberta para ouvir as demandas da população e disposta a informar com transparência. Conforme Barbuti, enquanto concessionária de serviços públicos, o principal ativo da empresa é a sua licença social para operar. Para ele, a sustentabilidade dessa licença se dá quando aquilo que se entrega está de acordo com o que o usuário espera ao pagar pelo serviço, e muito dessa relação pode avaliada pelo que é veiculado na imprensa. “Com esse contato direto com o consumidor final, a imprensa tem a visão do usuário, e nos ajuda tanto a verificar se o serviço está sendo prestado de forma eficiente quanto para sabermos se estamos conseguindo comunicar da melhor forma o que estamos fazendo”. Douglas Carvalho/especial FS

“mas com muita coisa perigosa”. Ele comenta que, pelas redes, tem levado “muita paulada”. E diz acreditar que isso pela sua condição de independência. “Porque na rede social há uma polarização. Ali (nas redes) nitidamente tem dois grupos que se digladiam, e de forma grosseira”, pontua. Ao ser questionado sobre como se sente diante das “pauladas”, é enfático ao afirmar: “Posso me abalar, mas não acuso os Reunião aconteceu entre representantes dos jornais e da autarquia golpes. Para ser democrata e Desafios e perspectivas independente, tem que repetir a Sobre o atual momento da Metropolitana, a PPP vai trazer saga dos cavaleiros andantes”. Corsan - responsável pelo atendi- R$ 2 bilhões em investimentos. mento de 317 municípios gaúchos - Nossa expectativa é publicar o os desafios para o futuro, Barbuti edital de licitação para a contraque ninguém entra duas vezes no eexplicou que setor de saneamento tação do parceiro privado até o mesmo rio; que vê o mundo por vive um período complexo. A alta final de agosto”, projetou. esse prisma de movimento, como demanda por investimentos, Dentro do plano de exdevido uma coisa que está sempre se re- à cobertura limitada e à expectativa pansão saneamento, Barbuti novando ou se repropondo. Abero imediata da sociedade em ter aces- adiantoudoainda que pelo menos foi presidente da Ordem dos Ad- so aos serviços de água e esgotos, seis novas PPPs regiões vogados do Brasil em Bagé. Isso esbarra na escassez de recursos estratégicas estão em sendo estuentre os anos de 1989 e 1990. financeiros para bancar as obras dadas e serão debatidas com as prefeituras. Outras medidas em necessárias. são a adequação dos Para enfrentar esse promanifestação de interesse por blema, um dos principais focos andamento planos municipais livros, por arte, música, poesia ou da companhia é a expansão das to, a continuidadededasaneamenprosa, escultura, dança, onde hou- parcerias público-privadas – zação dos sistemas de regularifossas e ver qualquer embrião de interesse entendidas como ferramentas a inclusão de novas tecnologias por parte da juventude, os mais estratégicas fundamentais para que possam agregar valor aos velhos, e aqueles que têm algum universalizar o esgotamento serviços e mais agilidade e transinstrumento, têm que correr atrás sanitário e regularizar o forne- parência no relacionamento com e procurar desenvolver esse meio, cimento de água. “Na Região o cidadão. não deixar se perder”, acrescenta.


14 FOLHA DO SUL

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

SEGURANÇA

Fotos: Divulgação/FS

EM MENOS DE UM MÊS, QUATRO POLICIAIS FORAM MORTOS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

N

o Rio Grande do Sul, em menos de um mês, quatro agentes da Segurança Pública foram mortos, durante exercício das atividades. Ontem, o escrivão Edler Gomes dos Santos, 54 anos, foi atingido fatalmente durante uma operação de combate a crimes rurais, em Montenegro, no Vale do Caí. Santos estava lotado na Delegacia de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). No tiroteio, outro policial civil também foi atingido, mas não corre mais risco de morte. Na ação, um dos criminosos também morreu. A chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, enviou nota de pesar dizendo que “a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do escrivão de polícia Edler Gomes dos Santos. Edler morreu durante cumprimento do seu dever como policial e defensor da sociedade, enquanto cumpria ordem judicial durante operação policial em Montenegro. O policial civil foi alvejado durante a ação. A Polícia Civil se solidariza com a dor dos familiares, policiais e amigos, diante desta perda irreparável”, diz a nota. No dia 26 de junho, dois policiais militares morreram em uma troca de tiros, na Vila Maria da Conceição, na zona leste de Porto Alegre, quando a Brigada Militar fazia uma

Rodrigo da Silva Seixas

Marcelo de Fraga Feijó

Gustavo de Azevedo Barbosa Júnior

operação policial de rotina na região. Ao chegarem a um beco, próximo à rua Paulino Azurenha, os policiais entraram em confronto com criminosos, quando os dois policiais Rodrigo da Silva Seixas e Marcelo de Fraga Feijó foram baleados. Eles foram levados ao Hospital de Pronto-Socorro, mas não resistiram. A dupla trabalhava no Pelotão de Operações Especiais do 19º BPM. No dia 10 de julho, um policial militar morreu em um confronto, em Porto Alegre. Ele foi identificado como Gustavo de Azevedo Barbosa Júnior, de 26 anos. A perseguição começou na rua Sepé Tiaraju, na zona sul, quando os policiais tentaram abordar um carro roubado. De acordo com a Polícia Civil, os bandidos estavam armados com três pistolas. Um dos tiros acertou a viatura e atingiu o policial na cabeça. O colega dele assumiu a direção e foi até o HPS, mas o policial já estava morto. O delegado Luís Eduardo Sandim Benites enfatiza que os dados de mortes de policiais são extremamente triste. “Somos alvos móveis dentro da sociedade. Com a intensificação da criminalidade violenta, inclusive, porque o Estado não tem dado um atendimento adequado, mas isso já vem de muitos anos. Os policiais estão cada vez mais expostos. Para haver uma mudança, a sociedade precisa melhorar como um todo. Infelizmente estamos longe disso”, ressalta.

Celulares e drogas arremessados para dentro do presídio Na madrugada de segundafeira, droga e celulares foram jogados para o interior do Presídio Regional de Bagé. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).

Conforme o boletim de ocorrência, por volta da 0h40min, foi arremessado um pacote com dois aparelhos celulares e uma porção de maconha, pesando aproximadamente 290 gramas, para dentro

do pátio da casa prisional. A ação foi interceptada pelo policial militar que estava de serviço. Os objetos foram recolhidos e entregues na delegacia.

Policiais estão cada vez mais expostos e precisam de melhor atendimento do Estado

Dia D: combate aos crimes rurais A operação ocorria em 37 cidades do Rio Grande do Sul, onde estavam sendo cumpridos 84 mandados de busca e apreensão. Os dados finais da ação não foram divulgados até o fechamento da edição, também devido à morte do policial civil.

Edler Gomes dos Santos

O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia (Ugeirm) já se posicionou de forma veemente sobre essa situação. A morte de um policial em serviço, atinge toda a sociedade de forma contundente. A dor dos amigos e dos familiares não tem como ser mensurada. Porém, a situação seria ainda mais dolorosa, se a família desses policiais ficasse desamparada pelo Estado e pela sociedade. Em março do ano passado, foi votado na Assembleia Legislativa, um projeto de lei do governo José Ivo Sartori que alterou a estrutura do Instituto de Previdência do Estado (IPE), dividindo-o em duas autarquias distintas. Na proposta votada, uma das grandes injustiças, segundo

a Ugeirm, tratava da alteração nas pensões de viúvas de servidores. Pela proposta aprovada, as pensões perderam o caráter de vitaliciedade e incluíam as viúvas de servidores mortos em serviço. A direção da Ugeirm, que estava presente na Assembleia durante a votação, articulou com os deputados Ronaldo Santini (PTB) e Otomar Viviani (MDB), uma Emenda que excluiu dessa alteração as viúvas de servidores mortos durante o exercício da função. Com isso, as cônjuges, companheiras ou companheiros continuaram tendo direito à pensão vitalícia nos casos em que os servidores morram durante o exercício da sua atividade profissional.

Ugeirm na busca de apoio às famílias de agentes tombados

ÓBITOS Elmo Damasceno Caldeira, 73 anos, aposentado, casado com Maria Izabel Nogueira Caldeira. Residia no bairro Arvorezinha. Deixa a filha Haide Maria. Dinarte Freitas, 77 anos, aposentado, casado com Isolda Margarete Dávila Freitas. Deixa os filhos Tânia Mara, Maria Gislaine, Flávio, Elton, Alan, Gleci, Marcos, Luci e Jeferson.


Quarta-feira, 17 de julho de 2019

ESPORTES

CIDADE TERÁ NOVO COMPLEXO ESPORTIVO PARA PRÁTICA DE PADEL

A

partir da segunda quinzena de agosto, Bagé terá mais um espaço para a prática do padel. É que as obras estão em fase acelerada para a abertura do espaço Fit Padel, no bairro Universitário Minotto, onde deverá contar com três quadras – duas indoor e uma ao ar livre, com mais de mil metros quadrados de área construída e investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão. O projeto é dos investidores Rodrigo Valls, 39 anos, e Luís Henrique da Luz, de 35; praticantes há cerca de 20 anos na modalidade, decidiram investir na Rainha da Fronteira graças ao crescimento do número de adeptos. “O padel é um dos esportes que mais cresceram nos últimos anos no Brasil e percebemos que existia oportunidade para investir em um espaço de excelência, pois existe a demanda de mais locais específicos para a prática. Antes mesmo de inaugurarmos, já temos 90% de nossa agenda fechada com atletas da cidade”, ressaltou Valls. De acordo com o empresário, o empreendimento, localizado na rua Milton Trindade Ianzer, 2581, próximo ao campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, terá três quadras construídas com tecnologia de ponta – gramado sintético Forbex e paredes de vidro Blindex, de 12 milímetros de espessura; que também conta com vestiários, bar, restaurante e espaços para confraternização com parrilla e churrasqueira; além de área de lazer com sala de estar, televisão e lareira. “O local tem previsão de funcionar das 8h às 23h, e durante as manhãs terá turmas com instrução do professor Edilson Chaves, além do restaurante contar com as

Fotos: João A. M. Filho

Conquista invicta do Guarany ganha destaque na imprensa estadual Após duas vitórias incontestes na final da Terceirona gaudéria, o invencível Índio xucro vingador dos pampas finalmente tem os méritos da conquista reconhecidos pela imprensa estadual, que destacou a campanha invicta do Alvirrubro nas páginas do jornal Zero Hora. Na entrevista concedida ao repórter Leonardo Oliveira, o capataz Vanderson Pereira ressaltou a campanha invicta e o desafio de comandar uma equipe na capital do futebol raiz do Estado. “Em Bagé, temos aquele torcedor raiz, sabe? Todos os jogos a partir dos matamatas foram com casa cheia”, disse na entrevista. Ele ainda enfatizou a formação da equipe com 70% de atletas gaúchos, o frio bageense e

Gauchão Sub-17

Local gerou cerca de 30 empregos diretos durante fase de edificação

Valls ressaltou criação de espaço de referência, com materiais de alta tecnologia

iguarias de Lucas Daniel Chaves”, complementou. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Pereira, a abertura de mais um espaço esportivo agrega ao desenvolvimento da cidade: “Estamos felizes com o que está acontecendo em Bagé. Canteiro

de obras para todos os lados, gerando empregos e progresso”. Conforme Valls, somente na fase de construção do Fit Padel, foram gerados cerca de 30 empregos em Bagé. Para mais informações, a empresa possui contato via rede social Facebook (Fit Padel) e pelo telefone: (53) 9 9966 6677.

Projeto social de Aceguá é campeão invicto em torneio de Hulha Negra Projeto Romanos 8 sagrouse campeão invicto em Hulha Negra. A equipe principal jogou o torneio organizado pelos estudantes do 9º ano, no Ginásio Paulo Freire. O evento, que teve apoio da Comunidade de São Roque, reuniu 10 equi-

FOLHA DO SUL 15

pes. O Romanos 8 não perdeu nenhuma partida e chegou ao pódio do evento. Os atletas que participaram foram. Alisson Alves, Roberto Lima, Marcelo Casagrande, Roberson Santos, Jeovane Casagrande, Rafael Ojeda, Robert Santos, André Pa-

dilha, Derlei Teodoro e Maurício Seling. O próximos desafios da equipe será dia 21 no Campo do Walter, na Colônia Pioneira, interior de Aceguá, onde jogaram a Liga FUT 7 primeiro turno e dia 28, em Aceguá, no Ginásio NSG, torneio com mais de 15 grupos.

Pereira ressaltou futebol raiz da Rainha da Fronteira

a saudade da família. “Estava há cinco meses sem vê-los. Minha mulher (Luciane) e meu filho (Arthur Gabriel, de 6 anos) chegaram de surpresa na véspera da decisão. O clube preparou tudo e me surpreenderam quando eu estava encerrando o treino de sábado. Foi algo muito intenso”, complementou.

Após goleada, Bagé mantém atividades para busca da vaga nas oitavas Divulgação/FS O Bagé segue vivo e com chances de classificação para as oitavas de final do Campeonato Gaúcho Sub-17. É que o jaldenegro conquistou a primeira vitória na segunda fase da competição sobre o Rio Grande no último sábado, quando o Abelhão opressor goleou o Vovô por 6 a 0, no estádio Pedra Moura. O resultado, segundo o técnico Totonho Padilha, mostra a evolução do trabalho e a superação dos atletas: “Nós saímos de uma goleada sofrida para o Brasil de Pelotas por 5 a 0 e graças à determinação da gurizada, conseguimos golear o Rio Grande, zeramos o saldo de gols (que estava negativo) e voltamos a ter chances de disputar a classificação para a próxima fase. Padilha ressaltou os resultados, já que o Bagé não possuía, até este ano, participação ativa das categorias de base nas competições estaduais. “Não deixamos de motivar nossos garotos, pois, a participação numa competição de alto nível eleva a qualidade técnica da equipe. Faz com que eles amadureçam e saibam enfrentar a

Abelhão taura derrotou Rio Grande por 6 a 0 no sábado

pressão de competições longas e difíceis, para que sirvam de bagagem para a carreira profissional”, complementou. O técnico ainda enfatizou que alguns dos 32 meninos que treinam todos os dias no Pedra Moura poderão ter oportunidades na equipe principal do Abelhão taura. “Enquanto o campeonato está em recesso até agosto, participaremos de jogos nesta semana, em Pinheiro Machado e Caçapava do Sul, onde também poderemos buscar novos atletas para reforçar nosso time”, disse.

Classificatória do xadrez acontece neste fim de semana Neste sábado, acontece a 5ª etapa do Campeonato Bageense de Xadrez, promovido pelo Bagé Xadrez Clube. As disputas acontecem na sede da entidade,

na rua Tiradentes, 808, próximo à praça das Carretas, a partir das 14h30min. Para mais informações sobre inscrições e participação, com J. J. Silva: (53) 9 9954 6888.


FOLHA DO SUL

Quarta-feira, 17 de julho de 2019 ASSINATURAS E ANÚNCIOS: 3242 1020 REDAÇÃO: 3311 3915


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.