Folha de Itapetininga 26/04/2023

Page 1

Operação “Papai Noel” do Ipem-SP autua

24,6% dos estabelecimentos fiscalizados

Ipem-SP de PeMedidas do de São Paulo),vinculada à Secretaria da Jusórgão deledo Inmetro, no período

10 de dea opera“Papai Noel”, fiscalizou brinem geral bicicletas de uso luminárias natalinas, do tipo mangueira e pisca-pisca,etc., em do comércio e em lojas na capital interior As equiencontraram irregularidades em que foram autuados (pág.5).

Planejamento traça estratégia com hortas urbanas para tirar o Brasil do mapa da fome

Comitê da Bacia Hidrográfica Alto Paranapanema discute pautas sobre o Meio Ambiente

Aumentar a produção de alimentos de qualidade fora do campo, nas cidades. Esse foi o objetivo do encontro da última quinta-feira (20.04) entre os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Os ministros debateram o desafio de desenvolver um projeto de hortas urbanas. Para ele, a iniciativa conversa com as ações da agricultura familiar, “mas inovando com essa área da agricultura urbana. ”As pessoas querem plantar, querem ter contato com a terra, produzir alimentação na cidade. Estamos lançando um desafio de criar um programa nacional de hortas urbanas e dar curso a essa experiência (pág. 9)

Simone Marquetto conquista recurso para obras de recuperação da Estrada Nisshinbo

Pedal da Fé: Ciclistas percorrem 220km até a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

No último final de semana, um grupo de ciclistas da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Sarapuí, partiram em romaria até a Basílica e Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape. Esta é a 4ª edição do pedal da fé realizada pelos bicigrinos.Na madrugada de quinta-feira , antes de partirem, os ciclistas receberam a benção

Representando prefeita Simone Marquetto, o Sede Meio

Ambiente de ItapeEder Costa, participou da reu-

Itapetininga consternada com o falecimento da Professora Anysia Orsi

do Padre Diogo Fogaça na Igreja Matriz. No sábado, Padre Diogo também esteve na cidade de Registro/SP, onde os cliclistas participaram da celebração da Santa Missa na Catedral São Francisco Xavier. No sábado, por volta das 13h os romeiros chegaram na cidade de Iguape e receberam a bênçãos do padre local.

nião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA), realizada no município de Ipaussu.A prefeita de Itapeti-

ninga, Simone Marquetto é representante Titular de 59 municípios do Conselho Estadual de Saneamento (detalhes- pág 11.).

CDHU oferece acordos especiais para mutuários endividados pela pandemia

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urba(CDHU), emprepública vinculada Secretaria de EsHabitação, lançando uma campanha de final para regudívida conpor 42.395

Prefeitura de Itapetininga realiza capacitação técnica para servidores municipais

O último dia 21 de abril foi marcado por profunda tristeza para os cidadãos itapetininganos, que receberam a notícia da morte da professora Anysia Maria José dos Santos Orsi, aos 86 anos de idade, após um período de prolongada internação médica.

mutuários a partir de janeiro de 2020 em razão da perda de emprego ou ren-

da por causa das medidas restritivas impostas durante a pandemia (pág.11).

Durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda, dia 13, a

Mulher elegante, bem trajada, de postura ereta, fineza peculiar e doçura inconfundível, estas eram as características marcantes de dona Anysia, que tinha um seu jeito manso e fala suave, capazes de transmitir-nos profunda sensação de paz e amabilidade (pág.2.)

prefeita de Itapetininga Simone Marquetto conquistou recursos para obras de recuperação da

Avenida Nisshinbo do Brasil, que a Raposo Tavares até a Chapadinha (pág.12-.).

Secretaria da Saúde registra aumento de 149% nos surtos de Mão–Pé–Boca em SP este ano Pág 3

Em seis meses, os processos avaliados respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado Fundamental para a implantação efetiva do Có -

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Finanças, promoveu um curso de capacitação técnica voltado a servidores municipais com foco nas principais alterações na Legislação Tributária.

Serviço florestal avança na análise de dados dos cadastros rurais do país

digo Florestal Brasileiro, a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) avançou no ano em percentual exponencial em relação a períodos

O objetivo foi mostrar como calcular corretamente as retenções, compensações e recolhimentos dos tribu-

tos na contratação de serviços pelos órgãos públicos baseados nas legislações e regras; discutir e demonstrar a nova decisão sobre as Retenções na Fonte para os Municípios de Imposto de Renda e levar aos participantes, conhecimentos teóricos e práticos relativos às inovações (página.7.)

anteriores. Desde julho deste ano, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a aná lise de dados mais de 180 processos(pág.4)

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 1 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br folhaitapetininga @folhadeitapetininga Página 1 | Edição nº 7.615 | Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro 2021 Nº 7.615 / 52 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro de 2021 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br /folhaitapetininga @folhadeitapetininga
Nº 7.805 / 54 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023

Adeus Professora Anysia Orsi

O último dia 21 de abril foi marcado por profunda tristeza para os cidadãos itapetininganos, que receberam a notícia da morte da professora Anysia Maria José dos Santos Orsi, aos 86 anos de idade, após um período de prolongada internação médica.

Mulher elegante, bem trajada, de postura ereta, fineza peculiar e doçura inconfundível, estas eram as características marcantes de

dona Anysia, que tinha um seu jeito manso e fala suave, capazes de transmitir-nos profunda sensação de paz e amabilidade, atraindo para si grande simpatia e admiração de todos que puderam desfrutar de sua convivência.

Membro da linhagem dos Serafim dos Santos, foi a décima filha do casal Izaltino e Maria

José Matheus, recebendo o segundo e terceiro nome em homenagem à mãe. Tal qual como as moças de seu

tempo, cursou o Magistério na Escola Normal Peixoto Gomide, formando-se professora e fazendo de seu ofício educacional um verdadeiro sacerdócio, sendo uma consagrada referência maternal e profissional para centenas de gerações de alunos que a ela devotaram o êxito de suas carreiras.

Dona Anysia foi uma grande amiga da nossa família e tinha um grande carinho por mim, desde a infância. Nossa grande diferença de idade não impediu-nos de nutrir fortes laços de proximidade entre nós, que desfrutamos em agradáveis momentos juntos nas peregrinações e viagens em grupo, onde ela, sempre disposta e com seu bom humor contagiante, aprazia-nos com suas histórias e contos repletos de reflexões, boas lições e muitas gargalhadas.

Em nosso último

encontro, na praça da Santa Casa de Itapetininga, nos meses finais de 2021, demonstrando grande contentamento em me ver, disse-me: “Lucas, você é um garotinho que eu amo muito”. Deixando-me muito emocionado por suas palavras e, naturalmente, recebendo de mim recíproca ternura e amor.

Lamentando sua partida, mas, com os corações enternecidos, em meu

nome pessoal e da Folha de Itapetininga, externamos nossos sinceros sentimentos aos familiares, rogando ao Cristo Ressuscitado que ofereça a ela o brilho de sua luz, con -

cedendo-lhe um lugar especial em Seu Reino da Vida e recompensando-a por todo o bem que aqui semeou. Foto Anysia e Roberto Orsi: Acervo Milton Simas

Editora Folha de Itapetininga
conformidade com as resoluções ICP - Brasil
, empresa com certificado Digital em
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 2

Secretaria da Saúde registra aumento de 149% nos surtos de Mão–Pé–Boca em SP este ano

Medidas básicas de saúde, como lavar bem as mãos e evitar aglomerações, podem prevenir a doença

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou um aumento de surtos da Doença Mão-Pé-Boca (DMPB) no estado. De janeiro a março deste ano, ocorreram 391 surtos da enfermidade, sendo que, no ano passado, no mesmo período, havia 157 notificações, um aumento de 149% em 2023.

Durante todo o ano de 2022, foram contabilizados no estado 387 surtos da doença, que pode se intensificar no outono, assim como as enfermidades respiratórias bronquite e sinusite.

A Doença Mão-Pé-Boca é uma síndrome viral e sazonal. Ela é mais frequente em

crianças de até cinco anos, cuja transmissão ocorre por meio de secreções de vias aéreas, gotículas de saliva, via fecal-oral e pelo contato com lesões. Os fatores que provocam a circulação do vírus são socioambientais, e a prevenção ocorre por meio de medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos e evitar aglomerações, especialmente durante época de surto.

O vírus habita o sistema digestivo e pode provocar estomatites (um tipo de afta que afeta a mucosa da boca), causando febre alta nos primeiros dias e, posteriormente, pequenas bolhas nas mãos e nas plantas dos pés, manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe. Também podem ocorrer sintomas como falta de apetite, vômitos

e diarreia. Além disso, por causa de incômodos, há dificuldade para engolir e muita salivação.

“Geralmente, como ocorre em outras infecções por vírus, a doença regride espontaneamente após alguns dias. Não existe vacina contra esta doença, portanto, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas”, explicou a infectologista infantil do Hospital Darcy Vargas, Doutora Helmar Abreu Rocha Verlangieri.

Na maioria dos casos, o período de incubação do vírus varia de 1 a 7 dias após a contaminação. O vírus pode permanecer em secreções da mucosa oral por até 2 semanas e na via respiratória de 1 a 3 semanas após a infecção.

Prevenção – Deve-se manter medidas frequentes de higiene pessoal e do ambiente em que as crianças têm acesso, pois o vírus persiste no local por semanas em temperatura ambiente, perpetuando o surto;

– Atenção na troca de fraldas. Evite compartilhar objetos como pomadas e lenço umedecido;

– Evite qualquer ação que tenha o contato das mãos com a boca;

– Higienize itens de uso pessoal e do ambiente com solução de álcool etílico 70% ou desinfecção com solução clorada. Objetos pessoais devem ser higienizados antes de retornarem ao uso;

– Evitar a circulação de crianças menores de cinco anos em

aglomerações públicas nos períodos de surto.

Tratamento Não há tratamento específico para DMPB e a recuperação pode durar entre 7 e 10 dias. O uso de analgésicos, antitérmicos e hidratação pode auxiliar no tratamento dos

sintomas. Também é recomendado manter isolamento social, enquanto durar a fase de surto da doença, como, por exemplo, evitar que a criança frequente a creche por cerca de sete dias ou até o desaparecimento das lesões de pele.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 3

Basquete de Itapetininga vence Angatuba pelos Jogos da Juventude e se classifica para a Fase Regional da competição

Em uma noite inspirada, os atletas do basquete masculino de Itapetininga venceram o time de Angatuba por 111 a 21, no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Carlos Martins”. A partida realizada,

no dia 20, foi válida pela Fase Sub-Regional dos Jogos da Juventude. A vitória classificou Itapetininga para a Fase Regional, que será disputada no próximo mês em Sorocaba ou Itu.

A equipe itapeti -

ningana atuou com os jogadores Matheus Gabriel, Luiz Guilherme, Gabriel Leme, Higor, Gustavo, Nicolas, Matheus, Rodrigo, Kauan e André. Na coordenação técnica, os professores Luiz Guilherme “Li”

Franco e Alexandre Lamansov. Disputados por atletas com até 19 anos, os Jogos da Juventude têm organização da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e estão na Fase Sub-Re -

gional, seguindo com jogos até o final de abril. Em maio será realizada a Fase Regional e a final estadual acontece de 8 a 17 de junho, na cidade de Tatuí.

A Prefeitura de Itapetininga, por

meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, deseja boa sorte aos atletas e reforça seu compromisso com o suporte técnico e apoio logístico nas disputas das competições.

Estado conclui capacitação em

de 136 municípios paulistas

Professores surdos ensinam a Língua Brasileira de Sinais a alunos ouvintes de maneira prática e interativa

O Governo de SP através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, já qualificou 22,3 mil pessoas de 136 municípios paulistas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) através do Curso de Libras, que é online e gratuito.

Voltado às pessoas com e sem deficiência, quatro professores surdos ensinam os alunos sobre a identidade e cultura surda, o alfabeto, sinais pessoais, cumprimentos e saudações, gramática, entre outros tópicos.

O curso foi criado em 2019 e as aulas são ministradas via plataforma Zoom, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI). São 10 aulas para a turma do período noturno,

que acontece durante a semana, e sete aulas para a turma de sábado.

A carga horária é de 40 horas, divididas em 30 horas de aulas ao vivo e 10 horas extras desenvolvidas ao longo do curso. Para obter o certificado de participação é necessário ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

“Os cursos de Libras são importantes porque fomentam a inclusão dos surdos do Estado e os inserem na sociedade. Nosso foco é minimizar as barreiras comunicacionais que estas pessoas ainda encontram”, destaca o coordenador do programa e intérprete de Libras, Edilson de Andrade.

No geral, o conteúdo programático do curso aborda os seguintes temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo

x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/ saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias

da semana; Família; Sentimentos; Horas/ duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/ perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

As inscrições abrem mensalmente e são divulgadas nas redes sociais e no site da Secretaria (pessoacomdeficiencia. sp.gov.br/).

Os cursos de Libras beneficiam as mais

de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no Estado de São Paulo, de acordo com índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br).

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais O dia 24 de abril marca a data em que a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação

e expressão foi oficialmente reconhecida por meio da regulamentação da Lei nº 10.436, de 2002, por isso o tema é comemorado nessa data. Libras não é uma linguagem, mas uma língua, já que dispõe de léxico (conjunto de palavras) e gramática (regras) próprias. De acordo com a lei que a oficializou, Libras possui o mesmo status linguístico que o português.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Francisco Weiss Junior, 532, Vila Progresso
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 4
Libras de 22,3 mil pessoas

MinC suspende execução de livro sobre armas

OMinistério da Cultura (MinC) acatou recomendação da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) e decidiu, nesta quinta-feira (20), suspender a execução do projeto “ARMAS & DEFESA: A História das Armas do Brasil”, aprovado na gestão passada por meio da Lei Rouanet e registrado sob o número PRONAC 212515. Foram determinados a inabilitação cautelar do proponente e o bloqueio das contas vinculadas do projeto.

O projeto está em execução desde o dia 11 de março de 2022 e ainda não foram enviadas ao MinC as comprovações de despesas ou dos resultados alcançados. Por isso, será solicitada a imediata apresentação dos produtos já elaborados e dos documentos fiscais dos gastos realizados até o momento. A partir da análise dessas informações, o Ministério poderá determinar a devolução integral dos recursos e a suspensão do incentivo fiscal concedido à fabricante de armas

Taurus, patrocinadora do projeto, por obter vantagem indevida. Entre as irregularidades do projeto apontadas pela CNIC, está a apresentação de uma carta da Taurus Armas S.A, onde a fabricante garante o investimento no projeto no exercício fiscal de 2021, com o valor de R$ 336 mil, caracterizando conflito de interesse e vantagem indevida do patrocinador. A partir dessa carta, o proponente pediu especial atenção e urgência na tramitação do projeto junto à então Secretaria Especial de Cultura (SECULT/MTUr). A obra

“ARMAS & DEFESA: A História das Armas do Brasil” recebeu autorização para captar os recursos em 20 de dezembro de 2021 e em 11 de março de 2022 obteve o exato valor proposto proveniente da Taurus. Um segundo incentivo no valor de R$ 86 mil, da mesma empresa, não foi movimentado, pois a captação ultrapassou o valor que havia sido homologado para execução e agora foi bloqueado.

O proponente deverá apresentar, em 20 dias, no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), esclarecimentos sobre as finalidades e objetivos da obra; comprovação financeira e da realização do objeto pactuado, plano de distribuição e evidências de efetiva realização. A decisão do Ministério é respaldada pelo inciso II, do art. 69 da Instrução Normativa MinC 1/2023, com possibilidade de aplicação das punições previstas pelos Arts. 38 e 40 da Lei 8.313/1991.

A CNIC se reuniu nos dias 18 e 19 de abril, em Brasília, para analisar 1.508 projetos que estavam em situação irregular no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), pois haviam sido aprovados sem a homologação do colegiado, conforme previa o Decreto nº 5.761/2006 e Instrução Normativa nº 02/2019, vigentes na época.

Violência nas escolas

Outro ponto considerado preocupante

é que a contrapartida apresentada pelo proponente do projeto consiste em cinco palestras gratuitas presenciais em formato de book tour e transmitidas ao vivo pelas redes para apresentar o contexto histórico e cultural com a participação do público participante de ao menos 50% de professores e estudantes de escolas de instituições de ensino públicas com 18 anos ou mais. Para o Ministério da Cultura, em acordo com os integrantes da CNIC, o estímulo ao armamento direcionado a jovens estudantes e aos professores da rede pública e a iniciativa de fazer divulgação em ambientes

educacionais são impróprios, especialmente em um cenário crescente e alarmante de violência nas escolas brasileiras. “É uma clara apologia às armas, respaldada pela narrativa do Governo anterior de estímulo ao armamento da população. A sinopse da obra, escrita pelo proponente, prevê a inclusão de capítulos dedicados às políticas públicas armamentista adotadas, o que caracteriza um desvio de finalidade”, afirmou o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes.

Além disso, a proposta foi aprovada na área de “Humanidades”, no segmen -

to “Livros ou obras de referência - valor humanístico”. No entanto, durante o processo de análise da CNIC, os integrantes avaliaram que os aspectos abordados em defesa de preservar os bens materiais e imateriais do patrim ô nio cultural e hist ó rico brasileiro não justificam o enquadramento da temática do livro na área de Humanidades. “A obra faz clara apologia à utilização de armas como um suposto ‘traço natural’ da civilização humana, sendo que o projeto é patrocinado pela Taurus.” Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Contribuinte faz pagamento de mais de R$ 512 milhões no Programa Litígio Zero

Programa anunciado no início do ano promove renegociação de dívidas por meio de transação tributária

A Receita Federal registrou o recolhimento do maior valor pago em Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) da história. É relativo ao Programa Litígio Zero, que prevê a possibilidade de renegociação de dívidas por meio da transação tributária. O pagamento de mais de R$ 512 milhões foi feito por empresa do setor financeiro, que aderiu ao programa de transação anunciado no início do ano.

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destaca que esse valor seria suficiente para a manutenção de mais de 100 mil alunos durante um ano no ensino médio, segundo dados do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), base 2022.

O programa teve prazo de adesão prorrogado até 31 de maio, a pedido de entidades de classe do setor contábil. O balanço do programa será divulgado, mediante consolidação, após o fim do prazo de adesão.

O Programa de Re -

dução de Litigiosidade Fiscal (PRLF) ou simplesmente “Litígio Zero” é uma medida excepcional de regularização tributária que prevê a possibilidade de renegociação de dívidas por meio da transação tributária para débitos discutidos junto às Delegacias da Receita Federal de Julgamento (DRJ) e ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) além daqueles de pequeno valor no contencioso administrativo ou inscrito em dívida ativa da União.

O programa também prevê a possibi -

lidade da confissão e concomitante pagamento integral de débitos que estejam sob procedimentos fiscal.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 5

Trabalho para democratizar e universalizar o acesso ao esporte

A proposta visa incentivar e garantir o acesso à prática esportiva, em todas as dimensões, à população, bem como promover o esporte de alto rendimento

OProjeto de Lei 409/2022, que cria o Plano Nacional de Esporte (PNE), em tramitação no Senado federal, foi objeto de discussão nesta segunda-feira (24.04) pelo grupo de trabalho do Ministério do Esporte. O PL visa incentivar e garantir o acesso à prática esportiva, em todas as dimensões, à população, bem como promover o esporte de alto rendimento.

“É importante termos uma boa legislação para conseguirmos um bom Plano Nacional do Esporte. Precisamos avançar e alinhar com as expectativas e objetivos do Go -

verno Federal. É o caminho, isso é o SNE em implantação. É como nós enxergamos o sistema funcionando no Brasil”, afirmou a ministra Ana Moser, ao participar do debate. Para a diretora de Esporte Educacional da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), Cassia Damiani, a reunião com o GT serviu para resgatar o debate sobre o PNE, para que haja coerência e congruência com a Lei Geral do Esporte (LGE). A proposição prevê o novo Sistema Nacional de Esporte e também a perspectiva de revisitar as resoluções das conferências nacionais do esporte, “para guardar essa coerência interna, valorizando a participação social que ocorreu no proces -

so de debate.”

“O novo PNE busca novas metas para complementar os eixos da relação do esporte com a escola e também com a questão da diretriz de ampliação do acesso ao esporte para todos e todas, ao longo da vida. Esse debate é a retomada do Poder Executivo para que o plano espelhe o pensamento do atual governo e que possa materializar o que está sendo implementado pela ministra Ana Moser”, concluiu Cássia.

Objetivos

O PNE tem como objetivo democratizar e universalizar o acesso ao esporte, descentralizar a gestão das políticas públicas de esporte, fomentar a prática do esporte de caráter educativo e participativo para toda a população, incentivar o desenvolvimento

de talentos esportivos e aprimorar o desempenho de atletas. O combate ao sedentarismo com o estímulo à criação de comunidades ativas também integra as metas.

O plano busca ainda otimizar o uso da infraestrutura esportiva existente no país e implantar novos espaços, promover a educação antidopagem no território nacional e reconhecer e apoiar o desenvolvimento e a difusão dos jogos e dos esportes de criação nacional.

Participaram da

reunião pelo Ministério do Esporte: a secretária nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Rejane Penna; a coordenadora-geral de Políticas de Esporte Amador Lazer e Inclusão Social, Ana Elenara; a assessora especial Andrea Ewerton; o chefe de Gabinete José Guerra; os assessores especiais Diogo Silva e Edmilson Pereira; a coordenadora-geral de Promoção de Eventos, Silmara Ciampone; e o secretário nacional de Paradesporto,

Fábio Araújo. Como representante da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, Lindberg Aziz; do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Pedro Athayde; do Atletas pelo Brasil, Rafael Lane; a secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas; da Universidade Federal de Goiás, professor Wladimyr Camargos; e do Sesc, Carolina Seixas e Júlio Figueira, de Sergipe. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Editora Folha de Itapetininga ,
certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
empresa com
Matrículas grátis
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 6

Prefeitura de Itapetininga realiza capacitação técnica para servidores municipais sobre alterações na Legislação Tributária

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Finanças, promoveu nesta terça-feira (25), um curso de capacitação técnica voltado a servidores municipais com foco nas principais alterações na Legislação Tributária.

O objetivo do

encontro foi mostrar como calcular corretamente as retenções, compensações e recolhimentos dos tributos na contratação de serviços pelos órgãos públicos baseados nas legislações e regras; discutir e demonstrar a nova decisão so -

bre as Retenções na Fonte para os Municípios de Imposto de Renda e levar aos participantes, conhecimentos teóricos e práticos relativos às inovações trazidas pelas legislações que tratam da Substituição Tributária e da Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais, dando destaque às situações específicas de cada bem e serviço.

O curso foi ministrado pelo consultor Josué Cardoso de Lima, professor universitário especialista em tributação

na área pública municipal e contou com a presença do Secretário Municipal de Finanças, Eder Costa.

A capacitação dos servidores municipais diretamente ligados à área tributária é uma iniciativa que auxilia na gestão dos tribu -

tos municipais e permite o necessário treinamen -

to para as alterações vigentes na Legislação.

Sub-20 de Itapetininga joga pela vitória na próxima rodada da Liga Paulista de Futsal

Na última sexta-feira (21), o time Sub-20 de Itapetininga perdeu a invencibilidade na Liga Paulista de Paulista, quando foi derrotada pela equipe Wimpro, de Guarulhos.

A partida aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, e terminou com o placar de 3x2 para os visitantes.

O próximo desafio de Itapetininga será no dia 06 de maio, sábado, às 16h, também no Ginásio Ayrton Senna, quando o time encara a

equipe de Diadema. Para permanecer na competição, só a vitória interessa ao time da casa.

(Referência: ODS

03 – Saúde e bem-estar ODS 10 –Redução das Desigualdades ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes)

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Assessoria e Segurança do Trabalho
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 7

Governo de São Paulo firma acordo com GWM Brasil para novos projetos de uso de veículos a hidrogênio

Tarcísio de Freitas visita novo complexo automotivo de montadora asiática em Iracemápolis, com investimento de R$ 10 bilhões e geração de 2 mil empregos até 2025

O Governo de São Paulo firmou nesta terça-feira (25) um acordo com a Great Wall Motor Brasil (GWM) de desenvolvimento de projetos para introdução de frotas movidas a hidrogênio no estado. O novo complexo automotivo em Iracemápolis terá capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.

O compromisso foi firmado durante visita do governador Tarcísio de Freitas à planta da GWM na Região Metropolitana de Piracicaba. O termo de engajamento é implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será uma revolução no trans-

porte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde. Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, afirmou Tarcísio. “Com um investimento total planejado de R$ 10 bilhões de reais no nosso estado, a GWM está trazendo tecnologia e também mais 2 mil empregos”, acrescentou.

O governador estava acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e do presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior, além de outras autoridades do Executivo paulista e da Assembleia Legislativa.

Pelo acordo, o Estado e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. O Governo de São Paulo também se compromete a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvol-

vimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.

“Acreditamos que o Brasil vai continuar se consolidando como referência global em matriz energética sustentável. A GWM pretende contribuir com o desenvolvimento das melhores tecnologias de eletrificação no país utilizando a liderança industrial do estado de São Paulo”, diz Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

A gestão comandada por Tarcísio assumiu o Governo de São Paulo com o compromisso de liderar a transição energética no Brasil, seja por meio de parcerias e fomento à iniciativa privada como por incentivos a pesquisas e projetos científicos desenvolvidos em universidades e institutos vinculados ao Estado.

Com a diversificação da matriz energética a partir de fontes renováveis e redução do uso de combustíveis fósseis, São Paulo se posiciona na vanguarda da tendência global de desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o Governo do Estado também reforça a adesão a conceitos

ESG de governança ambiental, social e corporativa aplicados à gestão pública.

Parceria estratégica

A parceria entre o Governo de São Paulo e a GWM é estratégica para ampliar a produção e uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil. Maior montadora chinesa de ca-

pital 100% privado, a companhia está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina.

A previsão da montadora é iniciar a fabricação dos novos modelos em 2024, com um portfólio ba-

seado em picapes médias e SUVs híbridos e flex. A GWM está priorizando novas fontes de energia, como biocombustíveis e motores elétricos ou a hidrogênio, em substituição à gasolina e ao diesel. A fábrica de Iracemápolis deverá ser a maior da GWM no hemisfério ocidental.

Editora Folha de Itapetininga
certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
, empresa com
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 8

Planejamento traça estratégia com hortas urbanas para tirar o Brasil do mapa da fome

Ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira debaterem políticas que incentivem a produção de alimentos nas cidades Aumentar a produção de alimentos de qualidade fora do campo, nas cidades. Esse foi o objetivo do encontro desta quinta-feira (20.04) entre os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Em mais uma demonstração de união entre as pastas em torno de po-

líticas para tirar o Brasil do mapa da fome, os ministros debateram o desafio de desenvolver um projeto de hortas urbanas. “Esse casamento, junto ao PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), é para trabalhar a produção urbana”, contou Wellington Dias. Para ele, a iniciativa conversa com as ações da agricultura familiar, “mas inovando com essa área da agricultura urbana.”

“Essa é uma demanda nacional. As pessoas querem plantar, querem ter contato com a terra, produzir alimentação

na cidade. E, junto ao ministro Wellington Dias, junto ao presidente Lula, nós estamos lançando um desafio de criar um programa nacional de hortas urbanas e dar curso a essa experiência que está no Brasil, que todos apreciam”, explicou Paulo Teixeira. “Com isso, vamos alimentar o povo brasileiro e realizar o desejo do presidente. Todo brasileiro e brasileira terá fartura em sua mesa”, garantiu. Também participaram da reunião a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, e a secretária extraordinária de

Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, ambas do MDS. Pelo MDA, estiveram presentes a secretária executiva adjunta, Marina Godoi, a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia,

Patricia Vasconcelos, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marenilson Batista, a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da

Agricultura Familiar, Rose Edna Mata, a coordenadora-geral de Formação, Construção do Conhecimento e Fomento à Ater, Regilane Fernandes, e a chefe da gabinete Fabiana Zamora.

Estado treina mil servidores para utilização de sistema digital de gestão de processos

A partir do dia 12 de maio, nova ferramenta deve estar totalmente incorporada; etapa seguinte é liberar acesso ao contribuinte

O Estado de São Paulo continua a avançar rumo à digitalização e modernização da gestão pública. O governador Tarcísio de Freitas implementou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), uma ferramenta digital que permite gerenciar processos de forma mais eficiente e ágil. Agora, mais processos serão realizados de forma eletrônica, em vez de serem feitos em papel. Isso significa menos burocracia e maior rapidez na tomada de decisões.

Representantes de todas as secretarias, autarquias e órgãos da administração pública direta e indireta passam por

um treinamento para uso e aplicação do sistema no dia a dia de trabalho de todas as esferas do governo paulista. Cerca de mil pessoas já foram capacitadas até o momento e novas turmas estão previstas para os próximos dias.

A previsão é que a partir do dia 12 de maio, a nova ferramenta digital, que substituirá o SP Sem Papel, esteja totalmente incorporada ao serviço público paulista, promovendo mais facilidade na produção, tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos, gerando benefícios na prestação de serviço ao cidadão.

“Já fizemos com sucesso a imersão com a secretaria da Casa Civil e mais quatro secretarias, e como temos um prazo curto esta -

mos fazendo imersões com gestores locais de todas as esferas do governo para a implementação gradativa e total do sistema”, disse Fábio Williams, líder do projeto de implementação do SEI! no Estado de SP.

A iniciativa de implementação do novo sistema é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp e fruto de um acordo de cooperação técnica formalizado pelo Estado junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF-4.

Para esse processo de treinamento cada secretaria de governo ou autarquia indicou três pessoas para participar e trabalhar com o sistema. Com isso, o aprendizado será replicado depois nas secretarias

e órgãos. A cada treinamento participam cerca de 100 pessoas presencialmente e 150 acompanhando a transmissão on-line.

O assessor do gabinete da presidência do Detran, José Valter da Silva Junior, que participou do treinamento contou suas impressões sobre o novo sistema e a capacitação. “Tudo que é novo temos um desafio. Mas o sistema se mostrou bastante intuitivo e com funcionalidades interessantes e práticas, o que facilita bastante a operação, além dele ser mais amigável para o usuário”‘, disse. Entre as vantagens do SEI! estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais. A variedade de formatos

e tamanhos de documentos compatíveis e a possibilidade de tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades também chamou a atenção.

“Vimos que o sistema tem uma dinâmica de gestão dos documentos bem interessantes, gostei da capacidade de armazenamento com possibilidade de subir áudios e vídeos, hoje uma funcionalidade muito importante”, destaca Aldizio Junior, coordenador da comissão e avaliação de documentos e acessos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP, que também esteve em treinamento.

O SEI possui um módulo externo para facilitar a interação entre a máquina pública e o

cidadão e que será disponibilizado em uma etapa seguinte do processo de digitalização. Com esse acesso o cidadão vai conseguir, por exemplo, peticionar aos órgãos do governo, abrir processos administrativos, acompanhar esses processos remotamente sem a necessidade de deslocamento a qualquer lugar, e ainda ter as respostas dos órgãos eletronicamente.

“Em um futuro bem próximo estaremos abrindo o SEI! para o cidadão, gerando economia de tempo, papel e número de servidores alocados ao atendimento, o que se refletirá em uma economia muito grande para o Estado e uma comodidade para o cidadão”, conclui Fábio Williams, da Prodesp.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 9

Sindicato Rural de Itapetininga em convênio com o

Sistema FAESP/SENAR-SR/SP realizou o curso de Processamento Caseiro de Milho

Nos dias 17 e 18 de abril, o Sindicato Rural de Itapetininga em convênio com o Sistema FAESP/ SENAR-SR/SP, e parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga, realizou o Curso de Processamento Caseiro de Milho, curso este aplicado pelo instrutor Thiago Iwamizu, na Propriedade do Sr. Daniel Klarosk, sítio do “DUCA”, bairro do

Retiro. Contou com 20 participantes, os quais puderam aprender como transformar o milho em conservas, congelados, e utilizá-lo na preparação de receitas, doces e bebidas, por meio de técnicas artesanais, para o consumo familiar.

I - Este curso proporciona informações gerais sobre:

1. Aspectos de saúde

2. Grupos Alimentares

3. Pirâmide Alimentar

4. Educação alimentar e higiene

5. Nutrição e Saúde

6. Comercialização

7. Segurança alimentar

II - COMO SE PREPARAR PARA O PROCESSAMENTO

1. Escolha do Local

2. Higienização do local e instalações

3. Preparo da solução sanitizante

4. Higienização dos utensílios e equipamentos

5. Sanitização dos utensílios

6. Preparo da solução de álcool 70º

7. Sanitização dos equipamentos

8. Prepare-se para a atividade

III – REUNIR O MATERIAL

IV – HIGIENIZAR OS

VEGETAIS

V – HIGIENIZAR O MILHO

VI – HIGIENIZAR A

PALHA DE MILHO

VII – CONHECER ALGUNS TIPOS DE BRANQUEAMENTO

VIII – PREPARAR PARA O CONGELAMEN-

TO DO MILHO

IX – PREPARAR O MILHO EM CONSERVA

X – PREPARAR RECEITAS DOCES

XI – PREPARAR RECEITAS SALGADAS

XIII– PREPARAR BEBIDA

XIV – ARMAZENAR OS PRODUTOS

XV – LIMPAR AS INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS

Dia Nacional da Família na Escola é celebrado em 24 de abril

Data foi criada em 2001 para demonstrar a importância da participação da família no ambiente escolar. Envolvimento é importante para a promoção de um espaço seguro

Foto: Ilustração/MEC

Nesta segunda-feira, 24 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída em 2001, pelo Ministério da Educação (MEC), para sen-

sibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias. A proposta surgiu logo após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.

O Dia Nacional da Família na Escola tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores quanto à importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola. Muitas escolas oferecem atividades para a família nessa data, uma oportunidade para que os pais

possam sugerir maneiras de se integrarem melhor à escola.

A data ganha ainda mais importância este ano, quando a família é convocada a atuar na prevenção referente aos casos de violência no ambiente escolar. Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, a família tem um papel muito importante na educação de seus filhos e deve estar presente também nas escolas.

“É importante que os pais possam acompanhar mais o comportamento dos seus filhos. Verificar quais são os conteúdos que seus filhos estão postando nas redes sociais. É importante o papel da família neste momento para proteger as escolas”, destacou.

Cartilha – o envolvimento das famílias na escola também é reforçado pelo MEC na cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, que faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para apresentar medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. Segundo

o documento, para serem eficazes, os programas de prevenção, intervenção e posvenção da violência exigem das instituições de ensino esforços colaborativos em toda a comunidade, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, proteção e assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

No conjunto de orientações, a cartilha envolve a família em três frentes:

- Fortalecer conselhos curumins, grêmios estudantis, centros acadêmicos, diretórios estudantis, associações de familiares e/ou

responsáveis, conselhos escolares e demais espaços de gestão democrática para decisão coletiva sobre diretrizes, planos e/ou documentos de orientação local sobre violência contra instituição educacional, assim como sobre ações de prevenção e de melhoria da convivência escolar.

- Promover maneiras de ajudar estudantes, familiares e/ou responsáveis a se conectarem com as instituições de ensino e os profissionais da educação.

- Estabelecer ambiente que incentive e capacite estudantes, profissionais da educação, familiares e/ou responsáveis a relatarem ameaças e atos de violência.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 10

Pedal da Fé: Ciclistas de Sarapuí percorrem 220km até a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

No último final de semana, um grupo de ciclistas da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Sarapuí, partiram em romaria até a Basílica e Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape. Esta é a 4ª edição do pedal da fé realizada pelos bicigrinos.

Na madrugada de quinta-feira , antes de partirem, os ciclistas receberam a benção do Padre Diogo Fogaça na Igreja Matriz. No

sábado, Padre Diogo também esteve na cidade de Registro/SP, onde os cliclistas participaram da celebração da Santa Missa na Catedral São Francisco Xavier.

No sábado, por volta das 13h os romeiros chegaram na cidade de Iguape e receberam a bênçãos do padre local.

Para o ciclista Edilson, a palavra é somente gratidão “Quero só agradecer companhia de

todos, foi tudo perfeito, Deus é maravilhoso e como diz a palavra, “Quem encontra um amigo encontra um Tesouro”, então sou milionário pois encontrei vocês“, comenta.

Para a bicigrina Regina Mara, o “Pedal da Fé” se resume em amizade , união, fraternidade , força , alegria , oração e diversão. A 5ª romaria já está marcada para novembro deste ano.

Governo de SP apresenta plataforma para acompanhamento de áreas ambientais protegidas

Painel Verde

dará transparência sobre a cobertura vegetal protegida no estado e auxiliará na fiscalização e elaboração de políticas públicas

As informações sobre o monitoramento de áreas protegidas no território paulista estão disponíveis para compartilhamento em um só ambiente digital.

Isso é o que prevê o “Painel Verde”, plataforma digital desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

A iniciativa do Governo de SP, apresentada na semana passada, visa dar transparência no acesso a informações como cobertura vegetal nativa, áreas em restauração, recomposição ou recuperação ambiental, além de indicar o comportamento de áreas com supressões

autorizadas e com intervenções irregulares autuadas.

“A Semil tem trabalhado no desenvolvimento de plataformas de dados do sistema ambiental paulista, e o Painel Verde se apresenta como mais um instrumento de compartilhamento de informações com a sociedade civil”, avaliou o coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da secretaria, Rafael Frigerio. Ainda segundo o coordenador, o usuário poderá se beneficiar com a interatividade do sistema, que traz a transparência de dados e possibilita a identificação de cenários e situações nas distintas regiões do estado.

“É um importante subsídio para o poder público para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas, bem como

para a avaliação dos produtos relacionados à fiscalização ambiental”, acrescentou o coordenador.

Outro diferencial está no fato de que todo o trabalho realizado em campo será utilizado para abastecimento da plataforma com informações. Anteriormente, apenas as imagens de satélites alimentavam a base de dados. A visualização geral de todo o estado se dá de forma dinâmica, através de dashboards.

Para Antônio Luiz Lima de Queiroz, assistente da presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Painel Verde é uma ferramenta ideal, pois o número fica contextualizado e pode ser cruzado com diferentes focos de pesquisa. “Na plataforma é possível visuali -

zar tanto medidas de compensação como as autorizações emitidas, por exemplo. Fica melhor para o acompanhamento do que está sendo feito no estado. É muito benéfico para a formulação de políticas públicas”, acrescenta Antônio Luiz. Os conceitos sobre cada um dos dados publicados estão detalhados no Painel Verde. A plataforma reúne informações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam),

que engloba banco de dados e diversos sistemas relacionados às atividades e processos da Semil e de seus órgãos vinculados.

A divulgação do instrumento contou com a participação das coordenadorias de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e Planejamento Ambiental (CPLA), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal

(FF), da Cetesb, do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (GSTIC), do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), com apoio e participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que deverá reportar dados referentes à recomposição de vegetação associada ao Programa de Regularização dos imóveis rurais no Estado de São Paulo (PRA).

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 11

Ministério da Saúde amplia vacinação com dose de reforço bivalente contra Covid-19 para toda população acima de 18 anos

Cerca de 97 milhões de brasileiros podem reforçar a proteção contra a doença. Recomendação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses monovalentes como esquema primário

Ministério da Saúde amplia vacinação com dose de reforço bivalente contra Covid-19 para toda população acima de 18 anos

Foto: Walterson

Rosa/MS

OMinistério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A recomendação, divulgada nesta

segunda-feira (24), tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

Cerca de 97 milhões de brasileiros podem ser vacinados nesta etapa do Movimento Nacional pela Vacinação. A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de

reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.

“Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência

voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Para a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, au-

mentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade. “A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”.

O Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação

para resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais. A pasta reforça que as vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo.

Eventos científicos serão ampliados com novos investimentos

Edital da Capes dobra recursos para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos ou de extensão no Brasil, de pequeno, médio ou grande porte ACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou o Edital nº 11/2023, do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), que receberá propostas de eventos científicos, tecnológicos ou de extensão no Brasil, entre 2 de maio a 5 de junho, por meio do seu respectivo sistema de inscrições.

Esta edição traz uma novidade: em resposta à demanda da comu -

nidade acadêmica, os recursos, que dobraram em relação à seleção anterior, poderão ser utilizados em brinquedotecas, para que pessoas com filhos pequenos possam participar.

O edital estabelece apoio a eventos presenciais ou semipresenciais realizados no país, entre 11 de setembro deste ano e 31 de maio de 2024.

A abrangência deve ser nacional, com público-alvo presencial e palestrantes ou conferencistas de três ou mais regiões do Brasil; ou internacional, com pessoal de dois ou mais países.

Os eventos são divididos em pequenos, médios e grandes, de acordo com o número

de participantes: até 200, de 201 a 600 e a partir de 601. Os valores variam devido ao tamanho e à abrangência. Caso o evento seja pequeno e nacional, o teto é R$ 70 mil, e se for internacional, R$ 90 mil. Para eventos médios, as cifras são R$ 100 mil (nacional) e R$ 120 mil (internacional), e para grandes, R$ 140 mil (nacional) e R$ 160 mil (internacional).

Cronograma –haverá quatro datas de divulgação de resultados: 16 de junho (análise técnica, preliminar); 3 de julho (análise técnica, final); 14 de agosto (análise de mérito, preliminar) e 4 de setembro (final do edital).

A análise téc -

nica é uma parte que avalia se as instituições, entidades e proponentes seguiram as regras do edital. Já a de mérito levará em conta fatores como a relevância dos eventos para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para a área do conhecimento nele representada, a programação, os palestrantes, o comitê científi -

co, a comissão organizadora e o quanto houve de estímulo à participação de estudantes.

Mais informações ou orientações sobre o edital devem ser solicitadas pelo e-mail: paep@ capes.gov.br.

Paep – o Programa de Apoio a Eventos no País favorece a divulgação da produção científica e tecno -

lógica, além de fortalecer a cooperação científico-acadêmica e a integração entre professores, pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação. O Programa atende a eventos de curta duração relevantes para a pós-graduação, que ocorram no Brasil, com abrangência nacional ou internacional.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 12

O carinho a todas as crianças e adolescentes deve ser uma extensão do carinho aos nossos próprios filhos

Silas

Gehring Cardoso

O jornalista,o radialista, o apresentador, o comentarista que pela própria natureza da profissão, acompanha de perto o sofrimentos de largas faixas da população,acaba aprofundando sua própria sensibilidade, que passa a ir muito além de mera expectador e retransmissor dos acontecimentos.

Dentro desse quadro, eu diria que o panorama representado pelas crianças e adolescentes que

vislumbram um horizonte sem expectativas, é o mais constrangedor. Incluo aí não só os órfãos na acepção original da palavra, mas também os “órfãos de pais vivos”, de todas as classes sociais, desde aquelas marcadas pela completa privação do mais elementar conforto, até aquela mais abastada, onde o consumismo toma o lugar dos princípios. Quer o problema seja a falta de recursos ou a falta de orientação, é uma trajetória de vida

que está sendo iniciada já de forma comprometedora.

O pior é quando os dois problemas são somados. É nesse aspecto, que os cidadãos comuns, as famílias comuns poderiam se interessar um pouquinho mais por aquelas crianças que esperam amparo e carinho. A adoção é um dos caminhos. Em Itapetininga, o GAADI realiza notável e exemplar trabalho de encaminhamento. É imprescindível, porém, lembrar, que existem várias ou-

tras formas de apoio, inclusive o apoio financeiro a crianças que não ficarão privadas da convivência com os pais. É um investimento no ser humano.

Olhar também para o drama das crianças , adolescentes e jovens que já caminham para a marginalidade é uma imperiosa necessidade, porque eles, sem uma estrutura de raciocínio integralmente formada, estão sendo induzidos ao caminho comprometedor, o caminho das dro-

gas, o caminho da violência e da delinquência. Precisam de amparo redobrado. É facil jogar pedras, discriminá-las, sugerir soluções baseadas na repressão e na violência, como tem ocorrido até em programas sensacionalistas. Um pouco mais difícil é estender a mão para ajudar. O egoísmo de grande parte da sociedade a faz adotar a postura de buscar seus próprios interesses, sua própria tranquilidade, procurando descartar

do convívio social, aqueles cujos problemas “ameaçam “ essa tranquilidade. É preciso uma mudança de mentalidade. O carinho a todas as crianças, adolescentes e jovens deve ser uma extensão do carinho aos nossos próprios filhos.

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, em Itapetininga, promove na próxima sexta-feira, dia 28, das 10 às 17h30, mais uma edição da “Troca de Livros”. Desta vez, jogos educativos, como tabuleiro e quebra-cabeça, também serão aceitos para troca. Os interessados poderão trocar seus livros por obras de lite -

ratura infantil, infantojuvenil e adulta, livros de autoajuda, saúde e bem-estar, religiosos, livros técnicos de diversas áreas e best-sellers.

Além de atualizar o acervo, a iniciativa fortalece o vínculo com a comunidade e incentiva a leitura. Os livros e jogos provenientes da troca serão destinados às Bibliotecas Municipais

da Vila Rio Branco e da Praça dos Três Poderes, ambas anexas às unidades dos “Atende Fácil” locais.

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” fica à Rua Campos Salles, 175, Centro. Para mais informações os interessados podem entrar em contato no (15) 3272-3265 ou whatsapp (15) 99825-6949.

Confira as regras para Troca:

1 livro de literatura pode ser trocado por 1 de literatura ou não literário;

1 best-seller pode ser trocado por 1 best-seller ou 2 não literários;

1 jogo educativo pode ser trocado por 2 livros não best-seller;

Não serão aceitos livros que não estejam em perfeitas condições;

Não serão aceitos livros com selo do governo e/o carimbos de outras bibliotecas;

Não serão aceitos dicionários, enciclopédias e livros didáticos.

ODS 04 – Educação De Qualidade

ODS 10 – Redução das Desigualdades

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

DAGONEI ROBERTO DOS SANTOS

DATA/LOCAL DO FALE -

CIMENTO : 25/04/2023

ÀS 09:30 HS EM ITAPE -

TININGA-SP

IDADE : 47 ANOS

PROFISSÃO : ELETRICISTA

ESTADO CIVIL : DIVOR -

CIADO

FILHO DE : NELSON

RODRIGUES DOS SANTOS E RUTE RODRI -

GUES DOS SANTOS

DEIXA OS FILHOS: DIOGO E YASMIN

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE

ITAPETININGA-VILA

ARRUDA

SALA : 04 COM INÍ -

CIO ÀS 16:00 DO DIA

25/04/2023 ATÉ AS

07:30 DO DIA 26/04/2023

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE

SARAPUÍ

SALA : 01 COM INÍ -

CIO ÀS 08:30 DO DIA

26/04/2023

SEPULTAMENTO :

26/04/2023 ÀS 11:00 HS

CEMITÉRIO : MUNICIPAL EM SARAPUÍ

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 26 de abril de 2023 | Edição nº 7.805 | Página 13
Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” em Itapetininga, promove nova edição da “Troca de Livros” na próxima sexta, dia 28
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.