Folha de Itapetininga 24/05/2023

Page 1

Operação “Papai Noel” do Ipem-SP autua

24,6% dos estabelecimentos fiscalizados

Ipem-SP de PeMedidas do de São Paulo),vinculada à Secretaria da Jusórgão deledo Inmetro, no período 10 de dea opera“Papai Noel”, fiscalizou brinem geral bicicletas de uso luminárias natalinas, do tipo mangueira e pisca-pisca,etc., em do comércio e em lojas na capital interior As equiencontraram irregularidades em que foram autuados (pág.5).

Prefeito Jeferson Brun anuncia que inscrições para concurso público começam dia 25 para mais de mil vagas

Comitê da Bacia Hidrográfica Alto Paranapanema discute pautas sobre o Meio Ambiente

O prefeito Jeferson Brun informou ontem, dia 22, pelas redes sociais que toda a programação do concurso público da Prefeitura de Itapetininga é organizada pelo Instituto Mais, empresa responsável das provas e que, conforme o calendário, as inscrições poderão ser feitas a partir de 25 de maio, quinta-feira, às 10h e prosseguirão até 22 de junho, às 17h. Serão abertas 1.025 vagas em concurso público da Prefeitura de Itapetininga. Todas as informações podem ser acessadas no site https://www.institutomais.org.br/Concursos/ ConcursosAbertos.

Simone Marquetto conquista recurso para obras de recuperação da Estrada Nisshinbo

Ministro da Agricultura declara emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária no Brasil

Representando prefeita Simone Marquetto, o Sede Meio

Ambiente de ItapeEder Costa, participou da reu-

Devotos participam das celebrações em honra a Santa Rita de Cássia

Ministério da Saúde publica portaria com critérios da divisão dos recursos para o piso de enfermagem

nião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA), realizada no município de Ipaussu.A prefeita de Itapeti-

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) - H5N1 - em aves silvestres no Brasil. A medida foi publicada na edição extra do Diário

ninga, Simone Marquetto é representante Titular de 59 municípios do Conselho Estadual de Saneamento (detalhes- pág 11.).

CDHU oferece acordos especiais para mutuários endividados pela pandemia

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urba(CDHU), emprepública vinculada Secretaria de EsHabitação, lançando uma campanha de final para regudívida conpor 42.395

Oficial da União desta segunda-feira (22), na Portaria nº 587.O Ato vale por 180 dias e é mais uma medida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.(página.4.)

mutuários a partir de janeiro de 2020 em razão da perda de emprego ou ren-

da por causa das medidas restritivas impostas durante a pandemia (pág.11).

Nesta última segunda-feira (22), centenas de fiéis lotaram as cinco missas que marcaram o dia da padroeira da Paróquia Santa Rita de Cássia de Itapetininga. A primeira celebração aconteceu às 6h e foi presidida pelo Padre Júlio Ferreira da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas de Itape -

Durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda, dia 13, a

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (19/5) publicou a portaria do Ministério da Saúde sobre os critérios de divisão dos recursos federais complementares para o pagamento do piso às categorias da enfermagem. A portaria foi publicada após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que viabilizou o pa -

prefeita de Itapetininga Simone Marquetto conquistou recursos para obras de recuperação da

gamento do piso nacional da enfermagem com abertura de crédito especial de R$7,3 bilhões no orçamento de 2023 que serão repassados a estados, municípios e Distrito Federal. Com a nova forma de divisão dos recursos, todas as gestões municipais receberão um repasse mínimo da União.(página.11.)

Avenida Nisshinbo do Brasil, que a Raposo Tavares até a Chapadinha (pág.12-.).

Serviço florestal avança na análise de dados dos cadastros rurais do país

Em seis meses, os processos avaliados respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado Fundamental para a implantação efetiva do Có -

tininga, já a missa das 9h, foi presidida pelo pároco Jean Michel. Às 12h, terceira missa do dia, foi celebrada pelo Padre Fernando Carvalho da Paróquia Bom Pastor. O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, celebrou a missa das 15h e Padre Jean a missa de encerramento das festividades .

digo Florestal Brasileiro, a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) avançou no ano em percentual exponencial em relação a períodos

Desde julho deste ano, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a aná lise de dados mais de 180 processos(pág.4)

anteriores.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 1 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br folhaitapetininga @folhadeitapetininga Página 1 | Edição nº 7.615 | Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro 2021 Nº 7.615 / 52 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro de 2021 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br /folhaitapetininga @folhadeitapetininga
Nº 7.816 / 54 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga,
24
2023
Quarta-feira,
de maio de

Itapetininga terá Seminário sobre

Políticas Públicas de Cultura nesta quarta-feira, dia 24

Itapetininga receberá uma palestra dentro da programação do XIII Seminário, Universidade Cultura e Sociedade, promovido pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Será nesta quarta-feira, dia 24, às 19h30, no Plenário da Secretaria Municipal de

Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento.

O debate terá como tema Políticas Públicas da Cultura, com uma perspectiva de 1968 até os dias atuais. O evento é gratuito e aberto a toda a população. A abertura ficará por conta de Gerson Ramos, maestro da Banda Municipal. Não é necessário se inscrever e os participantes podem

solicitar certificado de participação ao final do evento.

A apresentação será feita pelo professor Marcos Antonio Pardim, que é gestor público cultural e estará aberta a participação da comunidade cultural, artistas, fazedores e gestores culturais, especialmente os interessados em lançar editais pela Lei Paulo Gustavo.

Previdência Social e INSS lançam cartão virtual com benefícios gratuitos para segurados

Parceria inicial com Banco do Brasil e Caixa potencializa abrangência do novo documento federal de identificação Inovador, eficiente e integrador. Com um clube de vantagens gratuito, o Ministério da Previdência Social e o INSS apresentaram a cartão virtual do beneficiário “Meu INSS+”. Em parceria inicial com o Banco do Brasil e Caixa, o novo documento federal de identificação do segurado foi lançado nesta segunda-feira (22), em Brasília (DF).

Na cerimônia liderada pelo ministro Carlos Lupi e o presidente interino da autarquia federal, Glauco Wamburg, a inciativa do governo federal foi detalhada a partir das facilidades ofertadas para aposentados, pensionistas e beneficiários através da plataforma “Meu INSS”, que pode ser acessada pelo site ou aplicativo no celular.

Implementado pela Dataprev, o projeto agregou serviços e descontos já consolidados nos bancos públicos federais, que

incluem incentivos em cinemas, shows, academias, lojas, viagens e telemedicina.

O Banco do Brasil oferece os benefícios até para quem não é correntista. Já a Caixa está disponibilizando, neste momento, somente para os segurados que recebem seus vencimentos pela instituição financeira.

Carlos Lupi enfatizou que, além de servir como comprovação do benefício, o ‘Meu INSS+’ possibilitará “que milhões de segurados tenham uma me-

lhor qualidade de vida, pois ajudaram a construir essa nação”.

“É o governo Lula levando mais cidadania a partir do maior programa social do mundo. A Previdência Social está sendo recuperada para valorizar nossos servidores e cuidar dos nossos segurados”, disse Lupi, ao assinar a portaria que oficializou a implementação do serviço.

Segundo Glauco Wamburg, “é a oportunidade de promover e consolidar direitos.

“Nossos segurados

poderão, com o novo documento, acessar informações úteis que garantem mais cidadania”, acrescentou Wamburg, ao citar a contribuição da diretoria da autarquia.

A presidente da Caixa, Rita Serrano, e a gerente-executiva do Banco do Brasil, Ana Laura Morais mencionaram o compromisso da União com o progresso social.

“Estamos atuando para melhorar o atendimento e investir em tecnologia, pois os cidadãos merecem”, re-

“Estamos oferencendo vantagens e facilidades na utilização dos serviços para um público estratégico: os beneficiários do INSS”, concluiu Ana Morais, como representante da presidente Tarsiana Medeiro.

Entre as demais autoridades presentes, o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, e os deputados federais Márcio Honaiser, Ana Paula Lima e Luiz Gastão.

Editora Folha de Itapetininga ,
certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
empresa com
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 2

do Amapá devido a um surto de doenças respiratórias provocadas pelos vírus sincicial respiratório (VSR), além das influenzas A e B e o covid-19.

Estão na lista as cidades de Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuuba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.

A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição do Diário

Vem aí...

Solidário ITAPÊ

possam atuar na resolução do problema”, destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Em reunião nessa segunda-feira com o ministro Waldez Góes, o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, agradeceu o pronto apoio do Governo Federal. “Muito obrigado aos representantes do Governo Federal que estão no Amapá auxiliando o governo do estado e a sensibilidade do presidente Lula e do governo em atuar, de

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A so-

licitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional A Defesa Civil Nacional oferece uma série

de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As ca -

pacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
RECINTO RA" A v J o ã o O l í m p i o d e O l i v e i r a 6 0 0 - V i l a A s e m - I t a p e t i n i n g a - S P
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 3

Ministro da Agricultura declara emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária no Brasil

O Ato vale por 180 dias e é mais uma medida do Mapa para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) - H5N1 - em aves silvestres no Brasil. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), na Portaria nº 587.

O Ato vale por 180 dias e é mais uma medida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para

evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentaisnas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais.

Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, explica o ministro Fávaro.

Novos casos confirmados

Na tarde desta segunda-feira (22), o

Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), confirmou três novos casos positivos para influenza aviária (H5N1) no estado de Espírito Santo, que estavam em investigações desde a semana passada.

As aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) foram encontradas nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória.

Até o momento, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo (três ainda aguardando o sequenciamento), nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova

Venécia, Linhares e Itapemirim, e um caso no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra.

As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

O Mapa segue alertando a população que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

Não há mudanças no status brasileiro de livre da IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

Feiras com aglomeração de aves

A Portaria nº 587 também prorroga, por tempo indeter-

Pilotos mirins de Itapetininga se

destacam

na 4ª Etapa da Copa São Rafael de Motocross, em Itararé

minado, a vigência da suspensão de realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.

Centro de Opera-

ções de Emergência Também nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Defesa Agropecuária se articulou para instalar o Centro de Operações de Emergência (COE) para coordenação, planejamento, avaliação e controle das ações nacionais referente a influenza aviária.

O grupo será responsável pela coordenação das ações de prevenção, vigilância e cuidado com saúde pública, bem como a articulação das informações entre outros ministérios, órgãos, agências estaduais e setor privado.

Neste último domingo (21), os motociclistas Marcos Dias e Davi José foram representar Itapetininga, na 4ª Etapa de Motocross, da Copa São Rafael, na

cidade de Itararé. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pilotos, em diversas categorias. Os pilotos Marcos Dias e Davi José,

disputaram na categoria 50 cilindradas, onde Marcos Dias conquistou a 1ª colocação e Davi José ficou com a 9ª colocação.

A Prefeitura de Ita -

petininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, agradece aos pilotos que têm representado Itapetininga brilhantemente.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Francisco Weiss Junior, 532, Vila Progresso
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 4

Deputada federal Simone Marquetto participa de audiência com o governador de SP e um dos assuntos foi o novo hospital para Itapetininga

A agenda da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) nesta segunda-feira, dia 22, foi no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em uma

audiência com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), deliberando sobre pautas sensíveis para a região.

“Seguimos com as tratativas da cons-

trução do novo hospital em Itapetininga. Falamos sobre as ações da Bancada Paulista no Congresso Nacional, para investimentos na saúde. Essa se-

mana está prevista a votação do Arcabouço Fiscal na Câmara dos Deputados, compartilhamos também sobre a importância da Reforma Tributária e a im-

portância do Estado de São Paulo nessa construção”, destacou a parlamentar.

Ainda durante a audiência, a deputada federal Simone Marquetto agrade-

ceu a oportunidade. “Estamos juntos por um Estado de São Paulo cada vez mais forte e cumprindo com seu papel de locomotiva do país”, finalizou.

MEC segue rodada de reuniões sobre ensino médio

Objetivo é receber proposições das entidades educacionais ligadas ao Fórum Nacional da Educação para a consulta pública referente à Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio

Ministério da Educação (MEC) segue realizando uma série de reuniões, com o tema “Diálogo sobre o Ensino Médio”, com entidades educacionais a fim de tratar das novas diretrizes da etapa de ensino. O objetivo é receber proposições para a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, instituída pela Portaria nº 399/2023.

Ao todo, estão planejadas reuniões com 30 entidades educacionais. A consulta visa escutar a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os

estudantes, sociedade civil, pesquisadores e os especialistas do campo da educação. As sugestões e propostas apresentadas servirão para a tomada de decisão do MEC, acerca dos atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.

Entidades recebidas – no dia 10 de maio, o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Maurício Holanda, recebeu representantes da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), que entregou o documento com as contribuições da instituição.

No dia 16 de maio, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e Maurício Holanda também receberam representantes do Conselho Nacional de Secretários de Edu-

cação (Consed), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede), e novamente a ANPEd e Anec.

No dia 18 de maio, a Sase ainda recebeu representantes da organização não governamental Todos Pela Educação. Na mesma data, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, e equipe, recebeu representantes da diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023 e deve ocorrer até 6 de junho, po-

dendo ser prorrogada, se necessário. O objetivo é consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.

A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de

Webinários com Especialistas; Ciclo de seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line e grupos focais com estudantes, professores e gestores, oficinas de pesquisas regionais, pesquisa presencial representativa, revisão sistemática de produção cien-

tífica sobre o tema, seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 5

Maior cafezal urbano do mundo leva história e educação ambiental à população

Situada nos arredores do Parque Ibirapuera, na capital, sede do Instituto Biológico abriga lavoura aberta à visitação pública

O cafezal é aberto ao público que deseja conhecer de perto uma plantação de café e sua história

Quem passa pela região do Parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo, talvez não imagine que em meio a avenidas e prédios há uma lavoura que é considerada o maior cafezal urbano do mundo. A plantação fica em uma área na sede do Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado.

Ocupando uma área de aproximadamente 10 mil m², o cafezal é aberto ao público que deseja conhecer de perto uma plantação de café e a sua história. Totalmente orgânica, a lavoura também apresenta aos visitantes os princípios das boas práticas agrícolas, sustentabilidade e agricultura regenerativa.

As primeiras mudas foram plantadas em meados da década de 1950, com o objetivo de servir à pesquisa

científica na área e preservar a memória histórica do instituto.

Criado em 1927, o órgão surgiu para oferecer soluções para o controle de pragas nas lavouras do estado e, assim, contribuir para o desenvolvimento de um dos principais setores econômicos de São Paulo.

“O café está aqui no instituto como uma memória à sua criação. O Instituto Biológico foi criado para resolver o problema da broca-do-café, um tipo de inseto que se insere no interior do grão. Então, é por isso que a gente tem aqui o cafezal: para preservar essa memória”, explica Harumi Hojo, pesquisadora científica do Instituto Biológico. Desde então, a plantação tem sido um instrumento de divulgação da cafeicultura, técnicas sustentáveis no manejo, educação ambiental e promoção de uma vivência única de visitação a uma cultura de café em área urbana.

“As pessoas vêm aqui conhecer, fazer essa vivência. Quem não consegue ir para o interior para visitar uma plantação de café, é uma chance de vir aqui conhecer”,

diz a pesquisadora. “E quando vem conhecer o cafezal, já passa também a conhecer o Instituto Biológico, que desenvolve pesquisas em várias áreas”, completa Harumi. Atualmente, a plantação possui cerca de mil pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí e outros 1,5 mil pés de seis variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que também é ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A última colheita rendeu lotes de alto padrão de qualidade.

Ao longo dos anos, diversas práticas agrícolas sustentáveis são testadas no cafezal, como aproveitamento da matéria orgânica da cultura, uso de biofertilizantes e outros bioprodutos para o controle de pragas e doenças. “A ideia foi transformar em um cafezal orgânico. Então, a gente foi buscando alternativas de como conduzir isso, por meio de controle biológico e sem usos de defensivos”, afirma Harumi.

Em 2020, a partir de uma parceria com a Nestlé, essas práticas foram diversificadas.

“O desafio era fazer

uma renovação do cafezal. Para isso, a gente plantou outras variedades de café, por meio de sugestões do Instituto Agronômico, que tem variedades recomendadas para uma cultura orgânica por serem mais resistentes”, afirma a pesquisadora.

Entre as novas ações, está também um novo levantamento da presença de polinizadores no cafezal. O aumento é decorrente tanto das práticas de manejo no cafezal e também no entorno, com o plantio de plantas atrativas para insetos que dispersam pólen.

“No decorrer dos anos, a gente foi realizando algumas ações

no entorno do instituto para que esse aumento de insetos polinizadores fosse possível. Na calçada da frente, por exemplo, nós fizemos o primeiro corredor verde de polinizadores”, conta Hirume.

Além disso, o entorno das plantações também abriga caixas com abelhas sem ferrão. “A gente colocou armadilhas de diferentes cores e alturas para ver se conseguia coletar as abelhas ou outros insetos polinizadores na época de floração. Baseado nisso, a gente faz a fotografia de cada inseto para saber quais são os polinizadores que a gente conseguiu coletar.”

As práticas sus -

tentáveis do cafezal criam um ambiente favorável à educação ambiental da população. As visitas são liberadas para grupos de até 30 pessoas e podem ser feitas por meio de agendamento pelo e-mail cafezalurbanoib@biologico. sp.gov.br. O cafezal do Instituto Biológico também recebe anualmente o evento “Sabor da Colheita”, que marca o início da safra no estado. Lá, o público pode passar por uma experiência imersiva, que vai da colheita dos frutos maduros no cafezal até a degustação dos melhores cafés do país. A edição deste ano acontece no próximo dia 27.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Matrículas grátis
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 6

Comitê dá suporte a ações contra irregularidades na administração estadual

Iniciativa faz parte do programa Radar Anticorrupção, de prevenção e detecção de atos ilícitos em todas as esferas do Governo do Estado O Governo de São Paulo criou o Comitê de Combate à Corrupção para assessorar o governador Tarcísio de Freitas na elaboração e implementação de medidas de prevenção de irregularidades na administração pública estadual.

Coordenado pela Controlador-Geral do Estado, o grupo conta com a participação dos secretá-

rios da Casa Civil, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Gestão e Governo Digital, além da Procuradora Geral do Estado.

A iniciativa faz parte do programa Radar Anticorrupção, lançado em 3 de abril, que visa combater irregularidades e atos ilícitos por meio de um conjunto de medidas de prevenção e detecção.

O comitê ficará responsável pela estruturação das diretrizes de compliance – conjunto de normas legais e éticas, além de regulamen-

tos de governança –na gestão estadual e elaboração de novas políticas públicas contra a corrupção. Além disso, o grupo também vai estabelecer programas e projetos prioritários segundo os pilares de prevenção, detecção e punição de irregularidades e infrações de conduta.

O colegiado também poderá convidar outros representantes de órgãos ou entidades da administração pública ou da iniciativa privada. Os convidados, no entanto, não terão direito a voto.

As reuniões do

comitê ocorrerão de forma semestral ou em casos de convocação extraordinária, feita pela Controladoria Geral do Estado. Os encontros serão realizados com a presença da maioria simples de seus membros. As deliberações também serão aprovadas pela maioria. Em caso de empate, caberá ao controlador o voto de qualidade. Ou seja, o voto de desempate. Além disso, o grupo vai contar com uma câmara técnica, composta por representantes de cada um dos órgãos que integram o comitê. Esses servidores devem possuir notório conhecimento e experiência na prevenção e no combate à prevenção para apoio aos titulares do comitê.

O Coordenador do Comitê de Combate à Corrupção também poderá constituir grupos de trabalho específicos, com duração de um ano, para auxiliar o colegiado em suas atribuições.

O que é o Radar Anticorrupção O Radar Anticorrupção está estruturado em mais de 80 medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado entre 2023 e 2026. A criação do programa

cumpre compromisso assumido pelo governador Tarcísio para oferecer mais integridade e transparência à gestão estadual e criar diretrizes permanentes de compliance para a administração paulista.

Veja atribuições do Comitê de Combate à Corrupção, conforme o texto do decreto 67.681, publicado em 3 de maio deste ano:

Submeter ao governador diretrizes e propostas para a consecução de políticas públicas destinadas à prevenção e ao combate à corrupção

Apreciar o planejamento de atividades relacionadas a prevenção e combate à corrupção a serem executadas na administração pública estadual, a fim de propor ao governador

prioridades para os programas e os projetos que o integram Sugerir destinações de recursos financeiros para aperfeiçoar o desenvolvimento das atividades relacionadas à prevenção e ao combate à corrupção, por meio de dotações orçamentárias ou de outras fontes, internas ou externas

Acompanhar resultados e propor alterações nas políticas públicas de prevenção e combate à corrupção executadas na administração pública estadual; promover estudos, elaborar manifestações e propor medidas relativas aos assuntos e atividades relacionados à prevenção e ao combate à corrupção, quando determinados pelo governador.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Assessoria e Segurança do Trabalho
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 7

SP lança Plano Estadual de Energia 2050 com R$ 16,8 bi em investimentos privados

Foram mapeados 21 projetos voltados para transição energética pela InvestSP; expectativa é que o plano seja concluído até o fim do ano

São Paulo ocupa o primeiro lugar em termos de potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), deu largada, nesta sexta-feira (19), na estruturação do Plano Estadual de Energia 2050, com diretrizes para o incentivo a projetos de transição energética e à redução de emissões de gases de efeito estufa no Estado.

No total, foram identificados, pela InvestSP, 21 projetos em andamento, que somam investimentos privados de R$ 16,8 bilhões – dos quais 14 na área de energia, três no setor automotivo e de máquinas e equipamentos, dois em tratamento de resíduos, um em mineração, metalurgia e metalmecânica e um focado em comércio e serviços. Ao todo, os empreendimentos têm potencial de fomentar 4.519 empregos diretos. A expec-

tativa é que o PEE seja concluído até o fim do ano.

São Paulo larga em vantagem dado seu contexto estrutural, com 58,5% da matriz energética renovável, superando as marcas do país, 47,7%, e do mundo – apenas 14,1%, segundos dados dos Balanços Energético Nacional e do Estado de SP, ambos de 2022. Com uma economia pujante, São Paulo responde por mais de 30% do Produto Interno Bruto e ocupa posição de destaque no setor de energia no país.

O Estado é um grande consumidor de energia elétrica.

Também é o maior produtor de etanol e ocupa o primeiro lugar em termos de potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica.

Já o potencial de produção de biogás corresponde a mais do que o dobro do consumo paulista. É o segundo maior produtor de petróleo e gás natural, com projetos de novas plataformas, ampliação de desenvolvimento de campos e poços pioneiros com alto potencial de sucesso na Bacia de Santos, em áreas próximas ao

Estado. Além disso, a produção de hidrogênio mostra-se promissora em território paulista.

Dessa maneira, o Estado torna-se atrativo para investimentos sustentáveis capazes de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE). Um processo que passa pela melhoria de eficiência energética de máquinas e equipamentos, ou pela descarbonização do setor de transporte, com substituição de óleo diesel por gás natural, mirando o biogás, ou, ainda, por meio da eletrificação, para citar dois exemplos.

“O Plano Estadual de Energia será amplamente debatido com a sociedade e com os setores produtivos. Pretendemos atrair ainda mais investimentos privados para o Estado, por meio de empresas que busquem investir em projetos focados em transição energética e em redução dos gases de efeito estufa”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O plano foi dividido em duas fases, sendo a primeira com cinco eixos estrutu-

rantes (meio ambiente, social, infraestrutura, regulação e mercado) e 12 áreas de atuação. São elas: eficiência energética; disponibilidade hídrica e múltiplos usos; projetos híbridos; redes inteligentes; recursos energéticos; biomassa, biocombustíveis e resíduos; petróleo, gás natural e derivados; eólica offshore; hidrogênio;

eletromobilidade; mudanças climáticas; e mecanismos de mercado. Tudo dentro de quatro vetores de transformação: descarbonização, descentralização, diversificação e digitalização.

“Temos percebido uma demanda importante e crescente por parte dos investidores por projetos de energia limpa no es-

tado, demonstrando a competitividade de São Paulo nessa tendência global de empreendimentos que priorizam critérios de sustentabilidade e governança. Captar esses recursos é fundamental para manter a atratividade paulista na economia das próximas décadas”, conclui Rui Gomes, presidente da InvestSP.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 8

Maio Amarelo: 47% dos atropelamentos nas rodovias concedidas são próximos às passarelas

Concessionárias possuem 403 passarelas e definição dos locais de implantação é feita após levantamentos do fluxo de pedestres Levantamento feito pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo aponta que 47% dos 694 atropelamentos que ocorreram nos 11,1 mil quilômetros de rodovias sob concessão em 2022 aconteceram a 600 metros ou menos de passarelas. Diante destes números, o movimento Maio Amarelo, por meio de ações como Café na Passarela e Pedestre na Via, organizados pelas concessionárias que administram a malha

concedida, reforça a importância da utilização deste equipamento para fazer a travessia segura.

“A velocidade nas rodovias é alta e à noite, principalmente, há dificuldade em enxergar o pedestre que eventualmente esteja na pista, e o risco de ocorrer um atropelamento é muito grande. Por isso, a recomendação é usar a passarela para garantir a sua segurança”, alerta Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

A implantação de passarelas faz parte das obrigações dos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado. Atualmente, as rodovias concedidas

possuem 403 passarelas, número 60% maior que em 2022 (quando eram 238). Para a instalação dos equipamentos são feitos estudos que identificam as áreas de maior fluxo de pedestres, especialmente próximo a áreas urbanizadas adjacentes às rodovias.

Além disso, a estrutura do equipamento também obedece a especificações técnicas para atender às necessidades dos pedestres e também dos ciclistas, como largura e nível de inclinação dentro das diretrizes estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN). Vale lembrar que motos

não podem utilizar as passarelas; algumas delas contam, inclusive, com trava-motos, acessórios que impedem que motociclistas utilizem essa travessia. Entretanto, além da implantação do equipamento, é essencial que a população esteja consciente da necessidade de sua utilização.

Confira algumas orientações para fazer a travessia segura:

• Evite atravessar as rodovias pelas faixas de rolamento, especialmente em vias duplicadas. Prefira usar preferencialmente as passarelas ou travessias sinalizadas;

• Em trechos rodoviários com carac-

terísticas urbanas, utilize as passagens nas pontes e viadutos destinados exclusivamente a pedestres e ciclistas;

• Ciclistas devem descer da bicicleta e empurrá-la, não é permitido fazer a travessia pedalando; • Embarque e desembarque dos ônibus nos pontos de parada regulamentados e só atravesse a rodovia após a saída do veículo;

• Motocicletas não podem utilizar as passarelas e devem fazer a travessia apenas nos retornos permitidos.

• Caminhar próximo às rodovias é perigoso. É mais seguro andar atrás de defensas metálicas ou barreiras de concreto, quando possível, e sempre no sentido oposto aos veículos para ser visto mais facilmente.

Vôlei de Itapetininga segue com vitória na Superliga da Melhor Idade

Somando mais uma vitória contra Porangaba, o Voleibol Adaptado Masculino de Itapetininga segue firme na busca pela classificação na Superliga da Melhor Idade, promovida pela CBVA - Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado.

Na categoria 58+,

os itapetininganos venceram os porangabenses por 2 sets a zero, com parciais de 15 x 04 e 15 x 00, atuando com os atletas Paulo, Maurício, Geraldo, Cicero, Rafael, Ziglio, Mario, Luiz e Du. A equipe é supervisionada pelo técnico Alê Mastromauro.

A próxima rodada do chamado Pólo 8 da competição está marcada para o dia 03 de junho, restando ainda, mais seis rodadas até o mês

de outubro, quando os melhores classificados irão à segunda fase, disputando com os demais Pólos e buscando vagas nas semifinais e finais.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, parabeniza os atletas e comissão técni -

ca, reforçando seu apoio técnico e suporte para participação dos itapetininganos nas mais diversas modalidades.

Editora Folha de Itapetininga
certificado
conformidade com as resoluções ICP - Brasil
, empresa com
Digital em
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 9

Biblioteca Municipal recebe peça de teatro infantil de Ziraldo na próxima sexta-feira, dia 26

Auditoria-Geral do SUS e CGU discutem inovação tecnológica, novas ferramentas e treinamentos especializados

A Biblioteca Municipal receberá a encenação da Bonequinha de Pano, de Ziraldo, na próxima sexta-feira, dia 26. A exibição será às 14 horas, com entrada gratuita e aberta a todos.

A Biblioteca Municipal fica à Rua Campos Salles, 175, Centro. Telefone 3272-3265 e what -

sapp 99825-6949. O espetáculo será encenado por Clarice Gonçalves, frequentadora do Espaço da Melhor Idade e integrante do grupo de teatro do local. A história conta a história de Pitucha, uma boneca de pano que vive esquecida no sótão depois que Leninha, sua mãe, deixou de

ser menina.

A apresentação faz parte do projeto Teatro Literário, que realiza adaptações de histórias infantis. O objetivo é formar público para as artes cênicas, além de ampliar o público para a biblioteca e despertar o interesse pela leitura entre crianças e jovens.

Os órgãos destacaram a importância de investir em tecnologia e inovação para fortalecer a eficiência e a transparência nas ações de auditoria

AAuditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram, na manhã desta quarta-feira (17), uma reunião com o objetivo de discutir estratégias para impulsionar a ampliação da inovação tecnológica e a gestão de qualidade nas atividades de auditoria.

Representantes das duas instâncias compartilharam suas visões e experiências sobre o tema, em especial sobre a auditoria do Sistema Único de Saúde. O diretor da AudSUS, Alexandre Rodrigues, apresentou a estrutura do órgão que dá assistência direta e imediata à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e destacou a importância desse alinhamento.

“Temos um sistema de controle

da CGU e do TCU, e exercemos dentro do Ministério da Saúde a auditoria sobre a execução das políticas públicas do SUS, é essencial esse tipo de diálogo, tanto para evitar o retrabalho, como para interação entre os órgãos”, defendeu Alexandre.

“No passado, a AudSUS ficou muito fechada em torno de si mesma, sem dialogar com os órgãos de controle para discutir modelos de atividade. A mudança de gestão, tanto na CGU quanto na AudSUS, pede esse alinhamento. É um trabalho conjunto”, acrescentou.

Ambas as partes destacaram a importância de investir em tecnologia e inovação para fortalecer a eficiência e a transparência nas ações de auditoria. Também reconheceram que a colaboração pode resultar em avanços significativos na identificação de irregularidades, prevenção de fraudes e melhoria da qualidade dos serviços

prestados. Nesse sentido, foi sugerida a criação de um comitê para que encontros aconteçam de forma pontuais. O coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Figueiras, também expressou entusiasmo com a parceria. “A CGU está empenhada em disponibilizar ferramentas para que a AudSUS possa avançar nos trabalhos realizados. Saio desta reunião com boa expectativa de aproximação”, afirmou. Como resultado da reunião, ficou acordado que a AudSUS e a CGU trabalharão em conjunto no compartilhamento de conhecimentos técnicos e realização de treinamentos especializados. Essas iniciativas visam capacitar inicialmente os profissionais de auditoria no nível federal, além de aprimorar as ferramentas e os processos utilizados nas atividades de auditoria governamental.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 10

Ministério da Saúde publica portaria com critérios da divisão dos recursos para o piso de enfermagem

medico-calcando-uma-luva-para-prevenir-a-contaminacao-por-coronavirus.

png

ODiário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (19/5) publicou a portaria do Ministério da Saúde sobre os critérios de divisão dos recursos federais complementares para o pagamento do piso às categorias da enfermagem.

A portaria foi publicada após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que viabilizou o pagamento do piso nacional da enfermagem com aber-

tura de crédito especial de R$7,3 bilhões no orçamento de 2023 que serão repassados a estados, municípios e Distrito Federal. Com a nova forma de divisão dos recursos, todas as gestões municipais receberão um repasse mínimo da União. Os critérios observaram questões socioeconômicas e demográficas, visando contemplar municípios com menor poder aquisitivo.

Vale lembrar que não compete ao Ministério da Saúde estabelecer critérios que digam respeito

às jornadas de trabalho, aos padrões de vencimento e aos sistemas remuneratórios estabelecidos entre os entes subnacionais e seus respectivos servidores, nem entre empresas privadas e seus funcionários.

O Ministério da Saúde constituiu um comitê para monitorar e atender as diferentes demandas relacionadas ao repasse de recursos federais em apoio à implementação do piso. A pasta acredita no diálogo interfederativo para fazer frente ao desafio.

Inscrições do Encceja 2023 vão até 2/6

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma das formas de obter o diploma do ensino fundamental e médio. Prova será em 27 de agosto.

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Interessados poderão se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.

A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edi -

ção) e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. Ao se inscrever, o participante deverá indicar a unidade da Federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.

O participante que faltou à prova de todas as áreas em que se inscreveu no Encceja 2022, e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de jus -

tificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, caso queira fazer o Encceja 2023. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica. Todas as regras estão detalhadas no Edital do Encceja 2023.

Neste ano, o exame contará com novidades:

Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.

Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.

Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.

Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Login único –Para acessar algumas das principais informações sobre a participação no Encceja, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível veri -

ficar e recuperá-la. A senha é necessária, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações do Cartão de Confirmação de Inscrição, como os horários da aplicação.

Encceja – o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado desde 2002, afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o en -

sino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 11

Ministério da Saúde retoma fortalecimento de políticas de saúde mental com atendimento humanizado e preservação

Nova gestão expandiu Rede de Atenção Psicossocial com serviços habilitados em todas as regiões do Brasil Com objetivo de fortalecer as políticas de saúde mental, garantindo atendimento humanizado e ampliando o acesso da população aos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde participou da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental realizada na Organização Pan-

-Americana da Saúde (Opas/OMS). O evento aconteceu nesta quinta-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A pasta trabalha para garantir políticas de cuidado em liberdade, com a atenção integral e com a humanização das práticas e dos serviços disponíveis no SUS.

Durante a abertura da conferência, Sonia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, apresentou propostas de retomada da

dos direitos humanos

Reforma Psiquiátrica como eixo político da pasta em relação à saúde mental e também como fortalecimento da política de Estado.

“Estamos comemorando uma retomada da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Vamos avançar nos processos democráticos e civilizatórios. A reforma psiquiátrica brasileira é um processo vivo, com diversos desafios a serem superados, principalmente devido ao retrocesso

vivido nos últimos quatro anos”, afirmou Sonia.

Com a nova gestão da Saúde no Governo Federal, já foi possível conquistar uma expansão da Rede de Atenção Psicossocial em todas as regiões do Brasil. Entre março e maio, foram habilitados 27 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 55 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), 4 Unidades de Acolhimento e 159 Leitos de Saúde Mental em Hospital Geral, totalizando

R$ 32.389.256,88 em investimentos. Fundamentada na garantia da dignidade humana, base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde reassume os princípios da desinstitucionalização e da atenção psicossocial para a promoção do cuidado em liberdade e preservação da cidadania das pessoas que usam os serviços da Rede

de Atenção Psicossocial. Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial, nascida em 1987 a partir da contestação da violência dos manicômios, é celebrada no dia 18 de maio no Brasil. Essa data preconiza que todo cidadão tem o direito à liberdade, o direito a viver em sociedade, partindo do princípio de que a liberdade é terapêutica e que a saúde e a cidadania devem caminhar juntas.

Novo boletim epidemiológico aponta casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

Principais agressores são familiares e conhecidos, especialmente do sexo masculino.

Em 2021, o número de notificações foi o maior registrado ao longo do período analisado

OMinistério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um boletim epidemiológico com dados de violência sexual contra crianças e adolescentes. A publicação do documento marca a participação da Pasta da Saúde em uma iniciativa interministerial e intersetorial do governo federal, com 18 ações relacionadas ao tema.

Em evento realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no Palácio do Planalto,

em Brasília (DF), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforçou o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Neste dia nacional de luta, quero dizer que o meu governo reconhece o trabalho de cada uma e de cada um de vocês que lutam para combater esse crime condenável. O Brasil será o país que protegerá cada criança e cada adolescente de qualquer de abuso”, disse o presidente Lula. De acordo com o boletim, no período de 2015 a 2021, foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo 83.571 contra crianças e 119.377 contra adolescentes. Em 2021, o número de notificações foi o

maior registrado ao longo do período analisado, com 35.196 casos.

Ainda segundo o material, a residência das vítimas é o local de ocorrência de 70,9% dos casos de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos de idade e de 63,4% dos casos contra adolescentes de 10 a 19 anos. Familiares e conhecidos são responsáveis por 68% das agressões contra crianças e 58,4% das agressões contra adolescentes nessas faixas etárias.

A maioria dos agressores são do sexo masculino, responsáveis por mais de 81% dos casos contra crianças de 0 a 9 anos e 86% dos casos contra adolescentes de 10 a 19 anos. As vítimas são predominantemente do sexo feminino: 76,9% das notifi -

cações de crianças e 92,7% das notificações de adolescentes nessas faixas etárias ocorreram entre meninas. No entanto, segundo o boletim epidemiológico, pode existir um sub-registro dos casos entre meninos, devido a fatores como estereótipo de gênero ou a crença de que os meninos não vivenciam a violência.

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada das vítimas ao Sistema Único de Saúde. Diante desse contexto, o documento do Ministério da Saúde destaca a importância dos profissionais da APS para o reconhecimento dos sinais de violência e dos fatores de risco, visando identificar e prevenir as agressões contra meninas e meninos.

PHILOMENA DE OLIVEIRA PIRES

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 22/05/2023 ÀS 23:20 HS EM

ITAPETININGA-SP

IDADE : 85 ANOS

PROFISSÃO : APOSENTADA

ESTADO CIVIL : VIÚVA DO SR. DIMAS

FILHA DE : SERAFIM ROQUE DE OLIVEIRA E ROSALINA VICTOR MARQUES DEIXA OS FILHOS: EDSON, TEREZINHA E MARIA DO CARMO LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE ITAPETININGA-CENTRAL SALA : 02 COM INÍCIO ÀS 07:00 DO DIA 23/05/2023

SEPULTAMENTO : 23/05/2023 ÀS 15:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA-SP, MARIA HELENA DE MORAES

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 22/05/2023 ÀS 19:19 HS EM

ITAPETININGA-SP

IDADE : 69 ANOS

PROFISSÃO : APOSENTADA

ESTADO CIVIL : CASADA COM O SR. CARLOS ARAUJO FILHA DE : JOÃO DE MORAES E ALICE PAES DE MENDONÇA DEIXA OS FILHOS: RENATA, MARINA, CARLOS AGNALDO, JULIANA, LUIZ GUILHERME, TIAGO, EVANDRO E MARCELO

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE ITAPETININGA-

-VILA REIS

SALA : 02 COM INÍCIO ÀS 03:00 DO DIA 23/05/2023

SEPULTAMENTO : 23/05/2023 ÀS 16:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA

LURDES GODOY DE MORAES

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 22/05/2023 ÀS 23:11 HS EM

ITAPETININGA-SP

IDADE : 90 ANOS

PROFISSÃO : APOSENTADA

ESTADO CIVIL : CASADA COM O SR. JOSÉ FRANCISCO DE MORAES

FILHA DE : JOÃO GODOY E IRACEMA SANTOS GODOY

DEIXA OS FILHOS: HELENA, INÊS E CECILIA

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE ITAPETININGA-

-CENTRAL SALA : 05 COM INÍCIO ÀS 07:00 DO DIA 23/05/2023

SEPULTAMENTO : 23/05/2023 ÀS 16:30 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA-SP

CARLOS MARIANO

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 22/05/2023 ÀS 22:50 HS EM

ITAPETININGA-SP

IDADE : 72 ANOS

PROFISSÃO : APOSENTADO

ESTADO CIVIL : DIVORCIADO

FILHO DE : UMBELINA MARIANO

NÃO DEIXA FILHOS

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE ITAPETININGA-

-CENTRAL SALA : 01 COM INÍCIO ÀS 07:00 DO DIA 23/05/2023

SEPULTAMENTO : 23/05/2023 ÀS 14:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA-SP

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 12

A desordenada expansão urbana brasileira como fator agravante nos desmoronamentos e tragédias

Silas Gehring Cardoso Lembro sempre do escritor norte-americano Benjamin Moser, aquele que escreveu a biografia de Clarice Lispector e autor do livro “Cemitério da Esperança”, que traz uma visão psicanalítica do desenvolvimento urbano brasileiro, que alertou para o fato de que as cidades brasileiras estão apagando sua memória, importando conceitos que não se conciliam com a afabilidade de nosso povo e, inclusive, discriminando as pessoas ,com os ricos “entrincheirados” nos condomínios e os pobres “empurrados” para cada vez mais

longe. Na verdade ,esse assunto é tão sério que deveria estar presente nos debates do Congresso Nacional, porque é um assunto que precisa ser tratado a nível federal. Não tenho, até o momento, visto qualquer abordagem dessa questão. Tragédias em anos recentes em nosso país, com deslizamentos e desmoronamentos, não podem ser atribuídas ao acaso ou apenas a acidentes da natureza, porque os pobres estão sendo “empurrados para cada vez mais longe, inclusive para as encostas perigosas. A gravidade do problema não reside só no cresci-

mento das favelas, principalmente nos grandes centros urbanos. Há uma outra migração, quase invisível, que atesta a difícil situação dos segmentos mais pobres. Vários agrupamentos familiares de segmentos menos favorecidos (filhos, genros, noras, etc.) estão indo morar numa única residência, de forma a economizar para a sobrevivência, o que pode agravar o problema ,quando da ocorrência desses acidentes nos locais distantes. Na outra ponta da linha, há um processo de elitização cada vez maior. Há pessoas que temem ser discriminadas so-

cialmente se continuarem residindo em seus locais de origem. Não se trata aqui de analisar o saudável esforço pelo progresso. Todos devem ter em mente o crescimento, quer material, intelectual ou espiritual. Melhorar o padrão de vida é uma aspiração justa. O problema não está aí. O problema está nos complexos conceitos imediatistas que marcam uma parcela da sociedade . Sei que alguns poderão contestar, sob o velho e surrado pretexto de que “esse é o preço do progresso”. Aí eu pergunto : “o que é o progresso verdadeiro senão a felici-

dade das pessoas ? Independente da questão das tragédias, parece que, paralelamente, está inexistindo essa preocupação com a beleza e harmonia das formas . As cidades brasileiras, de uma forma geral, estão cada vez mais feias e desumanas. As velhas casas, mesmo pequenas e simples, mas com estilo agradável, estão desaparecendo para dar lugar a verdadeiros “caixotões”, copiados não sei de onde, em nome da” modernidade”

O Brasil já perdeu uma parcela significativa de seu patrimônio arquitetônico para a especulação imobiliária. A ques-

tão agora é de lutar contra preconceitos arraigados que estão criando um perigoso muro, separando classes no desenvolvimento urbano como se fosse um regime de castas, o que dificulta a convivência humana, afeta a auto estima de parcela significativa da população, e agora agrava, no lado mais pobre, os riscos de tragédias nos temporais.

As inscrições para a 1ª Etapa do Circuito Correr e Caminhar - 2023 com Saúde de Itapetininga estarão abertas a partir de

quarta-feira, dia 24. O prazo para inscrever prosseguirá até domingo, dia 28, ou quando esgotar o limite de vagas disponíveis. O interessado poderá realizar o registro por meio do site: https://www.corridaeaventura.com.

br/

Os atletas interessados deverão comparecer na Validade Presencial, entre 1º e 2 de junho, das 9h às 17h, para assinar sua confirmação na etapa com uma Doação Solidária (1 cobertor microfibra e 1 litro de leite) na Secretaria de Esporte, anexo ao Gi-

násio Municipal “Ayrton Senna da Silva”. O endereço é avenida José de Moraes Terra nº 2001, Marginal do Chá, Vila Barth.

Cada atleta inscrito levará seu kit de corrida, composto por número de peito e chip. O local da prova será o entorno da Paróquia São João

Batista. O “Circuito Correr e Caminhar com Saúde” é promovido pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com o apoio da Guarda Civil Municipal, SAMU, Secretaria de Trânsito e Fundo Social de Solidariedade.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 24 de maio de 2023 | Edição nº 7.816 | Página 13
Inscrições da 1ª Etapa do Circuito Correr e Caminhar com Saúde de Itapetininga estarão abertas a partir do dia 24
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.