Folha de Itapetininga 2/05/2023

Page 1

Operação “Papai Noel” do Ipem-SP autua 24,6% dos estabelecimentos fiscalizados

Ipem-SP

(Instituto de Pe Medidas do de São Paulo),vinculada à Secretaria da Jus órgão dele do Inmetro, no período 10 de de zembro, a opera

“Papai Noel”, fiscalizou brin em geral bicicletas de uso luminárias natalinas, do tipo mangueira e pis ca-pisca,etc., em do comércio e em lojas na capital interior As equiencontraram irregularidades em que foram autuados (pág.5).

Prefeito de Itapetininga destaca novas indústrias, 70 km de ruas recapeadas e Hospital Municipal ampliado

Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema discute pautas sobre o Meio Ambiente

O prefeito Jeferson Brun informou que Itapetininga teve 70km de ruas recapeadas, a segurança pública reforçada, o Hospital Municipal ampliado e novas fábricas . A informação é do prefeito Jeferson Brun que concedeu nesta terça-feira,

dia 26, uma entrevista ao vivo, para o programa Balanço Geral, da TV Record. Ele destacou que tudo é prioridade, porém com a geração de emprego, a pessoa

“está feliz, com saúde física e mental melhor (íntegra da entrevista- página 2)

Sindicato Rural de Itapetininga promove Programa Morango Orgânico

Representando prefeita Simone Marquetto, o Se de Meio Ambiente de Itape Eder Costa, participou da reu-

realizada no muni cípio de Ipaussu.A prefeita de Itapeti-

Programação dos 31 anos Alambari prossegue com grandes eventos

Conforme já noticiado pela Folha de Itapetininga na edição do último sábado, o Município de Alambari completou 31 anos de emancipação politico- administrativa. Tendo à frente o Prefeito João Paulo Dantas Pinto, a ampla programação começou dia 6 de maio, com expressivos eventos, e prossegue com grandes promoções até o dia 28 de maio. Hoje, às 16 h, haverá Jogo das Estrelas, com a presença de ex-jogadores que fizeram a história do futebol brasileiro no Estadio Municipal José Carlos Candera. Às 20 h, haverá Festa do Peão Boiadeiro no Recinto de Eventos João Cerqueira da Silva(programação completa- página 5).

ninga, Simone Marquetto é representante Titular de 59 municípios do Conselho Estadual de Saneamento (detalhes- pág 11.).

de no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda, dia 13, a

Avenida Nisshinbo do Brasil, que liga a Raposo Tavares até a Chapadinha

Companhia de Desenvolvimento

O Sindicato Rural de Itapetininga, intensificando suas ações, em convênio com o Sistema FAESP/SENAR-AR/SP está promovendo o “Programa Morango Orgânico – Manejo e Tratos Culturais – módulo III”. As aulas seguem até setembro com a instrutora

Habitacional e Urba(CDHU), emprepública vinculada

Secretaria de Es-

Sônia Masumi Yamamoto. O objetivo deste programa é instruir os participantes sobre o manejo na cultura de morango no sistema orgânico. O programa está sendo realizado no Sítio São Pedro, no Bairro Mato Seco, em Itapetininga. (detalhes- página 6.)

CDHU oferece acordos especiais para mutuários endividados pela pandemia

Indústrias e comércio poderão ter pontos de coleta da Campanha do Inverno 2023, do Fundo Social de Itapetininga Badminton de Itapetininga conquista medalhas na Etapa Estadual

Página 3

os processos avalia dos respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado Fundamental para a implanta -

(CAR) avançou no ano em percentual exponencial em

anteriores. Desde julho deste ano, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a

lise de dados mais de 180 mil

Foto: Divulgação folhaitapetininga @folhadeitapetininga Página 1 | Edição nº 7.615 | de Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro 2021 Nº 7.615 / 52 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro de 2021 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br /folhaitapetininga@folhadeitapetininga
ção efetiva do Có
relação
períodos
a
aná
processos(pág.4)
para obras de recuperação
florestal avança na análise de Nº 7.814 | 54 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 R$ 2,50 Acesse as matértias do Jornal Folha de Itapetininga www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil Fone: 15 3271 2501 Whatsapp: 15 997110205 Itapetininga marca presença
Festival Pint of Science, maior evento de ciência do país Página 5
recurso
Serviço
no
Página 4

Prefeito de Itapetininga destaca a chegada de novas indústrias, 70 km de ruas recapeadas e Hospital Municipal ampliado

O prefeito Jeferson Brun informou que Itapetininga teve 70km de ruas recapeadas, a segurança pública reforçada, o Hospital Municipal ampliado e novas fábricas . A informação é do prefeito Jeferson Brun que concedeu nesta terça-feira, dia 26, uma entrevista ao vivo, para o programa Balanço Geral, da TV Record. Ele destacou que tudo é prioridade, porém com a geração de emprego, a pessoa “está feliz, com saúde física e mental melhor, Durante a entrevista, ele lembrou que foi secretário de várias pastas no primeiro governo de Simone Marquetto. “Com carinho especial pela Secretaria de Saúde”, disse. Depois foi eleito vice-prefeito, ao lado da Simone que foi reeleita. Em março do ano passado, ela deixou o cargo para disputar o mandato de deputada federal. “Ela se elegeu. Eu sou o novo prefeito”, contou em entrevista.

O prefeito explicou que o Programa 100% Asfalto, priorizou na primeira gestão, ruas que não tinham pavimento. “Vias de terras batidas”. Nesta segunda fase, a atenção é garantir a vida útil das ruas e avenidas da cidade.

“Não é feito apenas o recapeamento, mas também toda a infraestrutura, como as obras de drenagem e sinalização. Estamos revitalizando a cidade de Itapetininga”, contou Brun. “Onde não chegamos, nós iremos chegar”, informou o chefe do Executivo.

Segurança: Viaturas, Armas e novo concurso público

Na área de Segurança, Brun destacou a melhoria no setor com a chegada de quatro novas viaturas na área rural, e, para o 2º semestre, novo concurso público. “Dois veículos para Polícia Militar e dois para a Guarda Civil Municipal (GCM). A zona rural é a mais extensa do estado de São Paulo”, anotou o prefeito. Além disso, Itapetininga foi a primeira cidade do país na aquisição, por licitação internacional, de armas para GCM.

“Nós armamos toda a Guarda Municipal, com a primeira compra internacional. As pistolas mais modernas. No início do segundo semestre, será lançado um edital de concurso público em que dobraremos o total de efetivos da GCM. É mais segurança para a nossa população”, frisou o prefeito.

Saúde: Rede básica 3ª melhor

de SP e Hospital ampliado No setor de saúde, o prefeito de Itapetininga destacou que o trabalho da Atenção Primária, que são os postos de saúde, chamou a atenção do governo federal. Conforme o Ministério da Saúde, no segundo quadrimestre do ano passado, a rede básica de saúde foi a 3ª melhor do estado de SP, entre as cidades de médio porte. No Hospital Municipal, a Prefeitura de Itapetininga trouxe para gerenciar a Nipo Brasileira, considerada uma das melhores empresas hospitalares do país.

“A Nipo Brasileira estudava a compra de uma Santa Casa na região para filantropia. Nós a convencemos a investir os recursos da aquisição no nosso Hospital Municipal. São aplicados mais de R$ 20 milhões da Nipo para melhorar a infraestrutura com uma ampla reforma. Isso significa uma ampliação de 57% da capacidade do nosso Hospital Municipal”, frisou o prefeito. “O Hospital vai ficar zero, vai ficar lindo”, mencionou. Chegam, também, novos equipamentos que darão precisão para os exames médicos e modernidade ao Hospital. “Ao final de junho, haverá o tomógrafo de 160 canais, de última geração, nível de Hospital Albert, Einstein, Sírio Libanês e Nipo em São Paulo. A nossa saúde hospitalar tem melhorado, e irá melhorar ainda mais. Vamos elevar em pontos extraordinários”, completou o prefeito.

Mesmo com obras, Hospital continua atendendo

O prefeito destacou que 2 mil m² de área do Hospital foram derrubados para serem erguidos novos setores de atendimento. Serão mais de 10 mil m² de reformas e ampliação e novos equipamentos. Apesar da obra em andamento, o serviço de atenção médica não foi interrompido. Brun agradeceu a equipe dos funcionários do Hospital Municipal “Léo Orsi Bernardes”. “Temos que parabenizá-los. Estamos trocando o pneu, com o carro andando”, comparou. “Ao final da construção, será um hospital 100% novo”, afirmou o chefe do Executivo.

Geração de emprego

Durante a entrevista, o prefeito de Itapetininga frisou a importância do emprego na gestão pública.

“As pessoas perguntam pra mim: ‘prefeito, o que é prioridade: saú-

de, educação, promoção social?’ Todas as áreas são importantes, porém tudo nasce na geração de empregos”, informou Brun. “A pessoa empregada está feliz, mantém a saúde física e mental melhor e consome menos recursos públicos”, explicou. Itapetininga cresce, mais que a média do estado de São Paulo e do Brasil.

“Sempre liderando a geração de empregos. Isso faz com que os tributos aumentem e a arrecadação cresça. Com esse dinheiro no caixa da prefeitura, nós conseguimos fazer os projetos para as áreas da saúde, educação e promoção social”, explicou o prefeito, como sua gestão trabalha.

No primeiro trimestre deste ano, o crescimento de Itapetininga de 1,51% superou o registrado pelo Brasil (1,24%) e São Paulo (1,04%) A geração de empregos nos primeiros três meses deste ano registrou a abertura de 552 novos postos de trabalho na cidade. Os setores de Serviços, Agropecuária e Indústria impulsionaram a criação empregos com carteira assinada na cidade de janeiro a março de 2023. “Mensalmente ou a cada trimestre, Itapetininga chega a bater o primeiro lugar no estado de São Paulo, per capita, na criação de postos de trabalho”, disse Brun.

Nutrien e Toyoda mais empregos A gestão municipal anunciou que a multinacional Nutrien vai implantar um novo misturador de fertilizantes em Itapetininga. Com a nova planta de insumos, a multinacional canadense prevê a geração 500 postos de trabalho indiretos na etapa de construção civil. Quando entrar em operação, serão criados entre 200 até 350 empregos após sua conclusão.

“A Nutrien é a maior produtora de adubo do mundo e irá instalar em Itapetininga a maior fábrica do Brasil”, anotou o chefe do Executivo.

“Nós vamos sempre investir e bater na porta dessas empresas. Oferecendo qualificação na cidade para que elas possam encontrar pessoas para trabalhar”, relatou o prefeito. Também a Toyoda, fabricante de autopeças, anunciou a sua segunda unidade na cidade. Vai dobrar o tamanho da fábrica. Com a expansão, o prédio passa de 1.500 m² para 2.920 m². Have-

rá um investimento de mais de R$ 56 milhõesAtualmente, a empresa de autopeças conta com 449 funcionários e a previsão é aumentar o quadro de empregos em 30%.

Agro

O prefeito de Itapetininga também destacou a importância da agropecuária na economia da cidade. “O agronegócio de Itapetininga é muito forte. Somos o 3º município em área territorial do estado de São Paulo, mas em termos de ocupação, somos o primeiro. Nós produzimos muito e nós tentamos agregar valor aos produtos do campo, como é a Nutrien, que irá produzir fertilizantes e insumos”, comparou o prefeito.

Itapetiningano é trabalhador

O prefeito destacou que Itapetininga tem mão de obra no campo, como também também em profissionais de Tecnologia de Informática (TI) e trabalhadores habilitados para as atuais e futuras fábricas que chegarão em Itapetininga. A cidade conta com Fatec, Etec e Ifsp, além de instituições de ensino superior que formam estudantes em diversas áreas de conhecimento todos os anos.

“Além disso, muitas empresas vêm a Itapetininga para levar nosso cidadão, porque ele é trabalhador. Ele tem vontade. O itapetiningano é um pessoal que levanta cedo e dorme tarde. Está disposto aprender”, avaliou o prefeito para a TV Record que é transmitida para grande parte do interior paulista.

Problema

Questionado qual seria o grande problema da cidade, o prefeito respondeu que é oferecer um atendimento de alta complexidade na área hospitalar na região. Em Itapetininga, o único é Hospital Municipal, porém atende 13 cidades em seu entorno. “O que a gente tem tentado junto aos órgãos superiores é a instalação de um Hospital de alta complexidade, mas, pontualmente, instalado em Itapetininga”, respondeu o prefeito.

Ele explicou que Itapetininga é a capital do Sudoeste Paulista. “Fazemos parte da Região Metropolitana de Sorocaba, mas somos a maior cidade do Sudoeste Paulista. Muitas pessoas utilizam o nosso hospital que é municipal. Então, nossa grande busca, junto ao governo estadual, que já é uma proposta do governador Tarcísio, é a instalação de um Hospital Regional para atender a alta complexidade”, revelou o prefeito.

Assim, conforme ainda Brun,

o morador da cidade e da região, não precisarão se deslocar tão longe para ter esse atendimento. “A nossa microrregião que consome, trabalha e estuda em Itapetininga, que está ali diariamente, envolve 13 cidades que formam mais de meio milhão de habitantes. Tudo que faz para Itapetininga abrange 500 mil pessoas”, salientou o chefe do Executivo. Orçamento Por isso, no período de seis anos, Itapetininga cresceu 107% na arrecadação municipal. “Saímos com um orçamento de R$ 370 milhões para R$ 800 milhões. Somos o Top 10 no Brasil em crescimento desse gênero, a maior elevação per capita do estado de São Paulo”, comparou. Também lembrou o caso que, durante a pandemia, o Jornal Folha de São

Paulo fez uma reportagem que “Cidades mais desenvolvidas vacinam mais e mais rápido”. Apesar, de o jornal ter publicado que Itapetininga ocupar a primeira da Região Sudeste, não foi incluída no texto da matéria, apenas no gráfico.

“Nós não estamos entre os maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Porém, a reportagem só falava das outras nove cidades, não citava Itapetininga. Chamei toda a equipe de vacinação que estava no combate à pandemia, na linha de frente contra a Covid, e mostrei a reportagem: quebramos (o parâmetro) da matéria. Lutamos para estar ali, entre os top 10, que a gente vai chegar lá”, disse o prefeito na perspectiva de crescimento.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 2 Empresa certificada ICP - Brasil

SEGURANÇA PÚBLICA

GCM DE ITAPETININGA É REFERÊNCIA

No Estado em treinamentos para Guardas Municipais de outros municípios

conquista medalhas na Etapa Estadual

O Badminton de Itapetininga teve destaque durante as disputas da 2ª Etapa Campeonato Estadual de Badminton, em São Bernardo Campo.

No total, a equipe conquistou oito medalhas com os itapetininganos, se classificando da seguinte for-

ma:

MEDALHA DE OURO

Catarina Aimi TakashiDupla Sub 09

Tiago Matiazzo - Dupla

Mista Sub 09

Milena Takamori Ueno - Dupla Feminina Sub 19

MEDALHA DE PRA-

TA

Vitor Eiji Takashi - Dupla Mista Sub 11

MEDALHA DE

BRONZE Catarina Aimi TakashiSimples Sub 09

Tiago Matiazzo - Simples Sub 09

Pedro Otavio de LimaDupla Sub 13

Milena Takamori Ueno – Simples Sub 19

Participaram, ainda, da competição os atletas Miguel Dantas, Kauan S. Freitas, Júlio Paiva, Bruno Xavier, Cristina Mori e José Lucas Paiva, representando a Associação Futuro Certo, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Na Comissão Técnica, a Profª Leiko Konno e Shogo Konno e a fisioterapeuta, Cristiane Matiazzo Campos.

A competição contou com mais de 200 participantes, sendo promovida pela FEBAESP- Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, parabeniza os atletas e a comissão técnica pela excelente participação e conquistas na 2ª Etapa do Estadual de Badminton, reforçando seu apoio técnico e suporte para participação dos atletas itapetininganos nas mais diversas modalidades.

Fotos: Badminton Itapetininga/ Associação Futuro Certo

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 3 Empresa certificada ICP - Brasil

Amor de mãe: o sentimento mais lindo e sincero que existe.

Mães, vocês são a verdadeira definição de AMOR. Desejamos que seu dia seja especial, repleto de carinho ao lado dos seus filhos.

A Franciosi Imóveis deseja um feliz e abençoado dia das mães!

franciosi.com.br

@franciosiimoveis

/franciosiimoveis

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itapetininga iniciou a Campanha Inverno Solidário 2023. A intenção é arrecadar agasalhos e cobertores em bom estado para doações a pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o outono e o inverno. Serão realizados pontos de coleta em diversos locais da cidade. Além de contribuir com doações, comerciantes em geral, indústrias e repartições públicas e privadas também poderão solicitar caixas para coleta por meio do telefone (15) 32711801, aderindo à campanha como um Ponto de Coleta. As equipes do Fundo Social irão até o solicitante para fazer a entrega da caixa de

coleta. Já os cidadãos que quiserem contribuir poderão fazer sua doação diretamente na sede do Fundo Social de Solidariedade, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, à praça Gaspar Ricardo, 01, na antiga Estação Ferroviária. Serão realizadas durante o período ações conjuntas para garantir um inverno mais

Francisco Weiss Junior, 532, Vila Progresso
Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 4 Empresa certificada ICP - Brasil
Indústrias e comércio poderão ter pontos de coleta da Campanha do Inverno 2023, com apoio do Fundo Social de Itapetininga

Programação dos 31 anos de emancipação político administrativa de Alambari prossegue com grandes eventos

Conforme já noticiado pela Folha de Itapetininga, o Município de Alambari completou 31 anos de emancipação politicoadministrativa ontem dia 19 de maio. Uma ampla programação comemorativa foi preparada pela Prefeitura, tendo à frente o Prefeito João Paulo Dantas Pinto. Essa programação que começou dia 6 de maio,com expressivos eventos, prossegue com

grandes promoções até o dia 28 de maio. Hoje, às 16 h, haverá Jogo das Estrelas, com a presença de ex-jogadores que fizeram a história do futebol brasileiro no Estadio Municipal José Carlos Candera. Às 20 h, haverá Festa do Peão Boiadeiro, com Rodeio, Bailão na Tenda, Show no Camarote e Show com Mato Grosso e Mathias no Recinto de Eventos João Cerqueira da Silva.

No dia 27, às 19.30 h, haverá Carreta do Tubinho, Musica ao Vivo, Show Infantil com personagens da Disney e apresentação do Palhaço Tubinho, na Praça Dom Joaquim José Vieira. No dia 28, domingo, às 8.30 h, acontecerá o final da Copa Velha Guarda de Futebol, Categoria 50 +, no Estadio Municipal José Carlos Candera. Parabéns, Alambari.

Itapetininga marca presença no Festival Pint of Science Brasil com temas caros ao município

Cidade participará nos dias 23 e 24 de maio do maior evento de ciência do país. Objetivo do festival é promover o interesse pela ciência e tecnologia e tornar esses temas mais acessíveis à população

Itapetininga participa pela terceira vez do Pint of Science Brasil abordando temas significativos ao município, como os reflexos políticos e sociais da instalação da ferrovia Sorocabana, o papel da cidade na revolta paulista de 1924, o movimento popular contra a companhia de energia da época, e ainda vai debater para que serve a Matemática com a participação de pesquisadores da própria cidade.

E como um esquenta, no dia 21 de maio, às 19h, será exibido na Casa Kennedy o documentário “EntreLinhas: 125 anos de história das ferrovias em Itapetininga”, produzido pelo Coletivo 015, grupo cujo objetivo é a preservação da história e memória, produção audiovisual e educação.

Neste ano, o maior festival de ciência do país, o Pint of Science Brasil, terá a participação de 124 cidades, incluindo 20 capitais estaduais e o distrito federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes des-

contraídos, como bares e restaurantes.

Em 2022, 39 cidades brasileiras participaram, com público total estimado em 9.753. O Brasil é o país com o maior número de cidades presentes no festival, 124; seguido da Espanha, com 55; França, com 45; e Alemanha, com 16.

O objetivo do festival é tornar a ciência mais acessível à população e, para isso, falará sobre temas que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito, história e tecnologia.

Com o lema Um Brinde à Ciência, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa a inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

O Pint of Science Brasil é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.

O festival é uma oportunidade única para inte-

ragir com pesquisadores de forma descontraída e leve, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.

Sobre o Pint of Science Brasil:

O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em 26 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

Serviço

Dia: 23/5 (terça-feira)

Local: KDF beer

Endereço: Rua Dr. João Batista Lobato, 598. Centro.

Horário: das 19 horas às 21 horas

Tema: “Matemática e arte”

Participante: Prof. Dr. Odilon Luciano (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo)

Mediadora: Profa.

Dra. Eleni Nobre (Instituto Federal de São Paulo)

Dia: 24/5 (quarta-feira)

Local: Restaurante Árabe

Endereço: Rua Fortunato Mazzei, 639, Center Park, Vila Mazzei.

Horário: das 19 horas às 21 horas

Tema: “A história de Itapetininga no século XX”

Participantes: Edmundo Nogueira (Mestre em História - Universidade de São Paulo)

Igor Chaves (Arquiteto e mestre em Planejamento e Gestão de Território - Universidade Federal do ABC)

Coletivo 015

Lucas Afonso (doutorando em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense

Mediadora: Prof.Paula Granato (Fatec)

Evento Satélite

Dia: 22/5 (domingo)

Local: Casa Kennedy

Endereço: Rua Prudente de Moraes, 716, Centro

Horário: 19 horas

Exibição do documentário “EntreLinhas: 125 anos de história das ferrovias em Itapetininga”, produzido pelo Coletivo 015

Equipe:

Coordenação local:

Cassiano Terra Rodrigues

Coordenação acadêmica: Fabiana Zilocchi Redes sociais, identidade visual e marketing: Cristina Cardoso Person (Kiki) Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: Jerusa Rodrigues Contato para imprensa: Jerusa Rodrigues E-mail: rpjerusa@ gmail.com

Telefone: (11) 981484953

Matrículas
grátis
Foto: Divulgação Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 5 Empresa certificada ICP - Brasil

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 6 Empresa certificada ICP - Brasil

O Sindicato Rural de Itapetininga, em convênio com o Sistema FAESP/SENAR-AR/SP, está

promovendo o “Programa Morango Orgânico – Manejo e tratos Culturais –módulo III”. As aulas se-

guem até setembro com a instrutora Sônia Masumi Yamamoto.

O objetivo deste programa é instruir os participantes sobre o manejo na cultura de morango no sistema orgânico. Entre os conteúdos programados, além de informações sobre o Senar e prevenção de acidentes de trabalho, os alunos participarão de aulas sobre adubação, cobertura do solo e manejos.

O programa está sendo realizado no Sítio São Pedro, no bairro Mato Seco, em Itapetininga. Teve início em fevereiro e segue até setembro deste ano. Todos os cursos, formações e encontros realizados pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar são totalmente gratuitos. O objetivo é oferecer formação de qualidade aos associados.

A produção orgânica de morango visa não apenas produzir alimentos saudáveis e livres de resí-

duos químicos, mas também preservar os recursos naturais, como a água e o solo, e promover a sustentabilidade agrícola a longo prazo. Os moran-

gos orgânicos são valorizados por sua qualidade nutricional, sabor e pela forma como são produzidos em harmonia com a natureza.

Solicitação de Comparecimento

Para mais informações, acesse o site do Sindicato Rural de Itapetininga

http://www.sritapetininga.com.br

A Unimed Sul Paulista Cooperativa de Trabalho Médico, inscrita no CNPJ sob o número 57.149.775/0001-40, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o número 35.302-7, solicita o comparecimento de V.S.(s) na sede administrativa localizada à Rua Dr Virgílio de Rezende, nº 810 - Centro - Itapetininga/SP ou o contato através dos telefones (15) 3275-7120 (15) 3275-7114 com intuito de tratar de assuntos de seu interesse no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

Segue(m) o(s) convocado(s):

Solicitação de Comparecimento

Solicitação de Comparecimento

A Unimed Sul Paulista Cooperativa de Trabalho Médico, inscrita no CNPJ sob o número 57.149.775/0001-40, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o número 35.302-7, solicita o comparecimento de V.S.(s) na sede administrativa localizada à Rua Dr Virgílio de Rezende, nº 810 - Centro - Itapetininga/SP ou o contato através dos telefones (15) 3275-7120 (15) 3275-7114 com intuito de tratar de assuntos de seu interesse no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

venda

ou 2º)

Solicitação de Comparecimento

1. 333.529.218-XX Registrado no contrato 132 7860000108

A Unimed Sul Paulista Cooperativa de Trabalho Médico, inscrita no CNPJ sob o número 57.149.775/0001-40, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o número 35.302-7, solicita o comparecimento de V.S.(s) na sede administrativa localizada à Rua Dr Virgílio de Rezende, nº 810 - Centro - Itapetininga/SP ou o contato através dos telefones (15) 3275-7120 (15) 3275-7114 com intuito de tratar de assuntos de seu interesse no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

Registrado

Segue(m) o(s) convocado(s):

A Unimed Sul Paulista Cooperativa de Trabalho Médico, inscrita no CNPJ sob o número 57.149.775/0001-40, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o número 35.302-7, solicita o comparecimento de V.S.(s) na sede administrativa localizada à Rua Dr Virgílio de Rezende, nº 810 - Centro - Itapetininga/SP ou o contato através dos telefones (15) 3275-7120 (15) 3275-7114 com intuito de tratar de assuntos de seu interesse no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

Segue(m) o(s) convocado(s):

1. 333.529.218-XX Registrado no contrato 132 7860000108

2. 225.763.168-XX Registrado no contrato 132 7902000877

3. 385.571.568-XX Registrado no contrato 132 7902001076

1. 333.529.218-XX Registrado no contrato 132 7860000108

4. 440.024428-XX Registrado no contrato 132 7903000637

Segue(m) o(s) convocado(s):

2. 225.763.168-XX Registrado no contrato 132 7902000877

5. 414.363.888-XX Registrado no contrato 132 7903001237

3. 385.571.568-XX Registrado no contrato 132 7902001076

6. 046.991.288-XX Registrado no contrato 132 7903000135

4. 440.024428-XX Registrado no contrato 132 7903000637

7. 399.295.808-XX Registrado no contrato 132 7903001427

1. 333.529.218-XX Registrado no contrato 132 7860000108

5. 414.363.888-XX Registrado no contrato 132 7903001237

2. 225.763.168-XX Registrado no contrato 132 7902000877

6. 046.991.288-XX Registrado no contrato 132 7903000135

3. 385.571.568-XX Registrado no contrato 132 7902001076

7. 399.295.808-XX Registrado no contrato 132 7903001427

4. 440.024428-XX Registrado no contrato 132 7903000637

5. 414.363.888-XX Registrado no contrato 132 7903001237

6. 046.991.288-XX Registrado no contrato 132 7903000135

7. 399.295.808-XX Registrado no contrato 132 7903001427

UNIMED SUL PAULISTA COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO CNPJ. 57.149.775/0001-40

Itapetininga, 20 de Maio de 2023

02/06/2023 Às 15h. - 2ºLEILÃO: 06/06/2023 Às 15h.

FUNCIONANDO

TODAS

UNIMED SUL PAULISTA COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO CNPJ. 57.149.775/0001-40

Itapetininga, 20 de Maio de 2023

UNIMED SUL PAULISTA COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO CNPJ. 57.149.775/0001-40

- SP. BAIRRO VILA BELO HORIZONTE. Rua Mauro Yssao Toyota, n°138, (Parte da Gleba 25A da Qd C). Casa. Áreas Totais. Terr. 135,00m² e constr. 54,25m². Matr. 97.222 do RI local. Obs.: Ocupada. (AF) 1º Leilão: 02/06/2023, às 15h. Lance mínimo: R$ 242.623,91 e 2º Leilão: 06/06/2023, às 15h. Lance mínimo: R$ 189.688,42 ( caso não seja arrematado no 1º leilão) Condição de pagamento: à vista, mais comissão de 5% ao Leiloeiro. Da participação on-line: O interessado deverá efetuar o cadastramento prévio perante o Leiloeiro, com até 1 hora de antecedência ao evento. O Fiduciante será comunicado das datas, horários e local de realização dos leilões, para no caso de interesse, exercer o direito de preferência na aquisição do imóvel, pelo valor da dívida, acrescida dos encargos e despesas, na forma estabelecida no parágrafo 2º-B do artigo 27 da lei 9.514/97, incluído pela lei 13.465 de 11/07/2017. Os interessados devem consultar as condições de pagamento e venda dos imóveis disponíveis nos sites: www.bradesco.com.br e www.milanleiloes.com.br

Itapetininga, 20 de Maio de 2023

UNIMED SUL PAULISTA COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO CNPJ. 57.149.775/0001-40

Gostou deste espaço ? 15 99711-0205 comercial@folhadeitapetininga.com.br 54

EDITAL DE LEILÃO “LEILÃO ON-LINE” Inf.: Tel: (11) 3845-5599 - Ronaldo Milan - Leiloeiro Oficial Jucesp 266 - www.milanleiloes.com.br Ronaldo Milan, Leiloeiro Oficial inscrito
EXTRAVIO A empresa NUTRIEN SOLUCOES AGRICOLAS LTDA, localizada na RUA MARIA PLENS, 57 - JARDIM BELA VISTA, no município de Itapetininga/SP, Conforme CNPJ 88.305.859/0022-84, cadastrada na Inscrição Estadual nº 371.315.293.111, declara para os devidos fins conforme previsto no inciso II, alínea b, do artigo 1, da Portaria CAT 17/2006, o extravio do Livro de Registro Fiscais modelo 6. 60.746.948/0001-12,
na JUCESP nº 266, faz saber, através do presente Edital, que devidamente autorizado pelo Banco Bradesco S/A, inscrito no CNPJ sob nº
promoverá a
em Leilão (1º
do imóvel abaixo descrito, nas datas, hora e local infracitados, na forma da Lei 9.514/97. Local da realização dos leilões presencias e on-line: Escritório do Leiloeiro, situado na Rua Quatá nº 733 - Vl. Olímpia em São Paulo/SP. Localização do imóvel: ITAPETININGA
contrato 132 7902000877
385.571.568-XX Registrado no contrato 132 7902001076 4. 440.024428-XX Registrado no contrato 132 7903000637 5. 414.363.888-XX Registrado no contrato 132 7903001237 6. 046.991.288-XX Registrado no contrato 132 7903000135 7. 399.295.808-XX Registrado no contrato 132 7903001427
2. 225.763.168-XX
no
3.
Itapetininga, 20 de Maio de 2023.
Sindicato Rural promove Programa Morango Orgânico
Se você viu e leu aqui, seu cliente támbem vai ver e ler !

Parabéns ao casal IzairAmérico pelos 64 anos de feliz união conjugal

Sob as bênçãos de Deus, o casal Sr. Américo Albano Curraladas- Sra.Izair Marquetto Curraladas, completou, no último dia 16 de maio, 64 anos de feliz união conjugal, ao lado das filhas Sueli e Simone (ex-Prefeita e atual Deputada Federal), familiares e amigos. Vão aqui nossos votos de saúde, alegria e felicidade ao abençoado casal.

Votos de felicidades ao Sr. Júlio Faria

Cristiane Cardoso comemora niver dia 23

Fuad Isaac comemora idade nova dia 25

Enviamos, antecipadamente, nossos votos de felicidades ao Sr. Júlio Faria, que estará aniversariando no próximo dia 27 de maio. sucesso em seu trabalho.

Parabéns à sra. Zezé Brisola pelo aniversário dia 25

No próximo dia 23 de maio, estará comemorando seu niver a dinâmica Cristiane Cardoso, recebendo muitos cumprimentos dos familiares e amigos. Votos de felicidades.

Parabéns, Leonardo, pelo nat dia 24

O ex- Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, com presença destacada na sociedade local- Fuad Isaac estará comemorando idade nova no próximo dia 25 de maio. Enviamos aqui nossas felicitações.

Felicitações ao Vítor Oliveira pelo niver dia 23

Nossos parabéns ao Leonardo Silveira Gehring Fonseca, que estará comemorando seu nat no próximo dia 24 de maio, recebendo os abraços dos pais Alfredo e Carla, do irmão Caio, avós, tios, primos, familiares e amigos.

Votos de felicidades ao Sr. José Maria Pinto pelo niver hoje

Nossas felicitações ao Vítor Oliveira, que registra participação ativa na vida de Itapetininga, pelo seu aniversário, que será comemorado dia 23.

Nossos cumprimentos ao Sr. Carlos Poranga pelo nat dia 18

Vão aqui nossos parabéns à Sra. Zezé Brisola, que estará aniversariando no próximo dia 25 de maio, ao lado do esposo Maradei, recebendo os cumprimentos de familiares e amigos.

Nossos votos de felicidades ao Sr. José Maria Pinto, que revela notável talento para a escrita, e que está aniversariando exatamente hoje, 20 de maio. Que Deus abençoe e ilumine suas atividades

Felicitamos o Sr. Carlos Poranga pela passagem de sua data natalícia no último dia 8 de maio, recebendo os cumprimentos dos familiares e do grande número de amigos

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 8 Empresa certificada ICP - Brasil
SILAS GEHRING CARDOSO AJORI 033
ALTERNATIVA

Segurados do INSS terão suporte para requerer benefício por meio de análise documental

Dom Gorgônio ordena o seminarista Thiago Medeiros como Diácono transitório

Aconteceu nesta terça-feira (16), na Paróquia São Roque de Itapetininga, a Missa de Ordenação Diaconal do seminarista Thiago Medeiros. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e contou com a presença de Dom Cardoso, bispo auxiliar de São Paulo, padres, diáconos, familiares e fiéis que lotaram a igreja matriz.

O seminarista recebeu o sacramento da Ordem

no grau de Diácono de forma transitória, uma vez que, este é um dos passos de preparação para o candidato ao Presbiterato. Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina,

o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a sua palavra e ajudando a construir o seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

Como diácono, Thiago é chamado a tornar-se um servidor do povo de Deus, especialmente dos mais pobres e necessitados, exercendo a diaconia da Palavra, da Caridade e da Liturgia (Fonte- Portal da Diocese de Itapetininga).

A importância da educação financeira

*Por Claudio Italo Scura A educação financeira é o processo pelo qual as pessoas começam a fazer escolhas mais conscientes sobre o uso do dinheiro.

Podemos dizer que a educação financeira é a capacidade de entender como o dinheiro funciona e como usá-lo sem causar sofrimento em nossas vidas.

Pessoas com boa educação financeira planejam melhor as suas finanças e gastam menos impulsiva-

mente. A educação financeira é um processo que permite desfrutar de diversos benefícios, como: melhorar a qualidade de vida das pessoas, planejando como gastar melhor o dinheiro e diminuindo as situações que ameaçam a saúde mental; praticar o consumo consciente, onde as pessoas passam a avaliar melhor as suas compras, evitando o desperdício e o cuidado com o planeta; conquistar a sua liberdade financei-

ra, condição que permite que as pessoas utilizem o seu dinheiro sem preocupações. E nesse contexto, pode-se dizer ainda que, a educação financeira é o primeiro passo para a realização dos sonhos de comprar um apartamento, carro, moto, investir, viajar e ainda ter qualidade de vida.

A esta altura, ficou claro que a educação financeira é uma estratégia fundamental para quem deseja ter uma vida com qualidade e realizar seus sonhos. Agora, algumas dicas práticas para atingir esses objetivos: 1) faça um levantamento de todos os seus rendimentos, incluindo (por exemplo, salário, gratificações, horas extras) e todas as suas despesas mensais, incluindo (água, luz, telefone, prestações, aluguel, escola, mer-

cado, por exemplo); 2) estabeleça um plano financeiro para utilização destes rendimentos com metas de curto, médio e longo prazo; 3) construa uma reserva de emergência que pode ser algo em torno de 6 salários para serem utilizados em situações inesperadas; 4) evite usar o cartão de crédito, fazer empréstimos e financiamentos sem planejamento e procure pagar suas contas em dia para não desperdiçar dinheiro com pagamento de multas e juros; 5) fique atento ao efeito manada “todo mundo compra, eu compro também”, procure comprar só o que você planejou e realmente precisa, não caia na onda do “marketing sedutor”; 6) faça suas aplicações financeiras de acordo com seu perfil de investidor para evitar sofrer com as

oscilações do mercado financeiro e poder dormir bem. Como vimos, a educação financeira é um processo simples que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir a realização dos sonhos. Não tem segredo, é gastar menos do que você ganha, controlar as

suas contas regularmente, escolher as aplicações financeiras de acordo com o seu perfil e buscar o máximo de informação. Esse é o caminho para o sucesso financeiro.

*Claudio Italo Scura é Mestre em Administração e professor do Centro Universitário Paulistana, (UniPaulistana).

Jornal Caderno B Folha de Itapetininga
Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 9 Empresa certificada ICP - Brasil

Quando se diz que a sociedade está doente logo apontamos para a célula mater da sociedade que é a família. O que significa família para você? Para mim?

Conceituando família podemos buscar no latim a origem do nome, entretanto simplificando família é a principal forma de organização dos seres humanos, ou agrupamento social que se baseia em laços de parentesco por afinidade ou por estabelecimento de um vinculo social ou de consanguinidade.

Ou ainda grupamento humano formado por indivíduos com conceito de família ou ainda uma aliança de pessoas onde os dons diferentes completam as relações e demonstram que ninguém é autossuficiente, pois necessitamos uns dos outros para progredir. A família é formada por toda uma geração que se inicia nos antepassados gerando o mesmo tronco familiar. Normalmente a família é composta de avós, às vezes bisavós, pais, filhos, tios, sobrinhos, netos, bisnetos. Em nosso código civil trata-se de descendentes, ascendentes e colaterais.

É nesse pequeno universo que apren -

SER FAMILIA

demos a ter respeito, reciprocidade, honestidade, disciplina, fidelidade, responsabilidade, justiça carinho e amor.

Na família há a responsabilidade de os responsáveis zelarem pela educação de seus descendentes e através da educação saber dizer não e justificar a razão com sabedoria e da mesma forma saber dizer sim não por ser mais fácil e sem a necessidade de justificativa, mas como forma de transmitir ensinamentos e preparar os descendentes para o futuro.

Na atualidade e com o progresso aliado as necessidades da vida moderna muitos tem que trabalhar para o sustento

do lar transferindo a responsabilidade de educar para outras pessoas ou acreditando que a escola tem essa obrigação. É sabido que no lar a educação deve ser ministrada e onde se aprende o respeito para com os outros e principalmente com os mais velhos e as autoridades como os professores nas escolas que estão ali com a missão de transmitir conhecimento e preparando os alunos para o futuro.

Se a educação fosse transmitida de acordo não haveria tanta violência nas escolas e tampouco haveria brincadeiras jocosas contra colegas de classe. Haveria mais respeito e a

formação de verdadeiros cidadãos.

Muitas pessoas confundem por recolher impostos achar que os professores são seus funcionários, pelo contrário são do estado e estão ali para cumprir com o seu dever em dar aulas e acredite você pode contribuir até com uma parte mínima do salário dele, porém não lhe dá o direito de ofendê-lo ou destrata-lo..

Acompanhe a vida escolar de seu filho e veja se ele está correspondendo com os ensinamentos transmitidos, se houver falhas tente corrigi-las pois é o futuro de seu filho que está em jogo, já pensou nisso?

No lar e na família o aprendizado deve ser constante e acompanhado com carinho e afeto, procurando suprir todas as necessidades dos componentes. Educar é transmitir lições importantes aos descendentes, como a moralidade, o respeito, a bondade, a caridade, a responsabilidade e também a cultura geral.

Colaboremos para que através da família possamos formar cidadãos responsáveis para que tenhamos uma convivência mais pacífica e cordial. Podemos formar uma família universal onde todos se respeitem e convivam em paz esse é o ideal.

Preservar a arquitetura dos museus

Museu da Língua Portuguesa, uma arquitetura bela de São Paulo que foi inaugurada em 20 de março de 2006 e fechado em 2015. O Museu foi atingido por um incêndio que destruiu dois andares de sua estrutura. Seu acervo não se perdeu por ser virtual e foi recuperado.

O Poder Público deve ter mais atenção com a preservação dos prédios de Centros Culturais e Museus pois são veículos que levam a cultura para o povo brasileiro.

Agora graças ao trabalho de restauradores da arquitetura foi reconstruído e com muitas novidades como a conexão direta com a Estação da Luz. Na parte esportiva oitenta por cento foi reformulado. O Museu vai trazer em sua reabertura A Mostra Temporária “Língua Solta” composta por uma série de objetos artísticos de arte popular e contemporânea que ancoram seus significados no uso da palavra e relacionam a língua portuguesa a obras de arte, além de exposições permanentes. São conteúdos e vivências tendo também uma interação do Museu com a Estação da Luz onde além das atividades culturais um belo café o que será uma experiência totalmente nova na fala do Secretário de Economia Criativa Sérgio Sá Leitão pois a Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo e virão mostras com conteúdos bem diferentes e com atualizações tecnológicas, muitas surpresas e queremos que o público se surpreenda com este novo perfil interativo.

Na Mostra Temporária “Língua Solta” os visitantes encontrarão desde obras de arte da cultura brasileira, como objetos definidos como de arte vernacular espontânea feita pelo povo sem pretensão de ser arte, são quadros esculturas, instalações e objetos referentes a língua portuguesa. A ideia é ver a importância da língua portuguesa na produção artística. Foram investidos 84 milhões de reais do governo estadual, da inciativa privadas e da seguradora. A visitação obedecerá a todo os protocolos de segurança. No projeto também a preocupação de melhorar a acessibilidade. Muito importante devolver ao público esta bela arquitetura com tantas novidades para a cultura de São Paulo.

Paunovic é Diretora do Museu Carlos Ayres.

Walkiria
Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 10 Empresa certificada ICP - Brasil

Coluna Espírita

O desequilíbrio, a ironia e a palavra rude provocam desarmonia e desagregação no meio familiar e social

O Apóstolo Paulo, em II Timóteo, Capitulo 2, versículos 15 e 16, afirmou : “Procura apresentar-te a Deus como obreiro que não tem que se envergonhar, manejando bem a palavra da verdade, e evitando os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade “. Emmanuel, no livro “Fonte Viva”, psicografado por Chico Xavier, diz : “ Através da linguagem, o homem ajuda-se ou se desajuda. Ainda mesmo que o nosso íntimo permaneça nevoado de problemas, não é aconselhável que a nossa palavra se faça turva ou desequilibrada para

os outros. Cada qual tem o seu enigma, a sua necessidade e a sua dor, e não é justo aumentar as aflições do vizinho com a carga de nossas inquietações “.

O hábito pernicioso de levantar a voz com outras pessoas, as intrigas, fofocas e calúnias constituem marca característica da inferioridade humana. Esse procedimento causa desarmonia, desagregação e afeta a autoestima das pessoas. A maldade na difusão de inverdades muitas vezes atinge injustamente o conceito de muitas pessoas íntegras. É uma destruição perversa e impiedosa,

porque ocorre normalmente longe da presença das vítimas. Mesmo nos casos em que as pessoas atingidas tenham culpa comprovada, geralmente ela é maldosamente ampliada .

Jesus Cristo foi muito claro na reprovação desse habito deplorável. A Doutrina Espirita mostra com clareza que quando uma pessoa lança intrigas ou calúnias contra alguém, está lesando essa pessoa, e pela Lei de Causa e Efeito, mais cedo ou mais tarde terá que resgatar esse débito. À medida que o ser humano cresce espiritualmente, aprende

a respeitar mais o seu próximo, a respeitar as diferenças de opinião, inclusive dentro do próprio lar. Marido e mulher, por exemplo, são duas individualidades distintas. Devem caminhar juntos, lado a lado, mas sem um querer ocupar o espaço do outro. Muitos casos de desarmonia familiar começam com a violência verbal, quando um quer se impor sobre o outro e começa a usar artifícios que incluem voz agressiva, intrigas, fofocas e calúnias. Quando isso ocorre , a semente da desagregação familiar pode estar lançada. Recordando novamen-

te as palavras de Emmanuel, “ Pela nossa expressão verbalista menos enobrecida, repelimos a bênção do amor que nos encheria de contentamento de viver. Tenhamos a precisa coragem de eliminar, por nós mesmos, os raios de nossos sentimentos e desejos descontrolados “.

Nos ambientes sociais, nos ambientes de trabalho, na vida pública, enfim, em todos os setores, a intriga deve ser evitada a qualquer custo. Devemos, inclusive, nos afastar das “rodinhas” ou “grupinhos” onde ela acontece, porque

além de atingirem pessoas que podem ser inocentes, acabam “poluindo” as vibrações e todo o ambiente, influindo negativamente sobre as pessoas que estão à volta. Quem está afinado com os ensinamentos de Jesus, deve cultivar a verdade, a sinceridade e uma justa avaliação de tudo à sua volta.

Telefonia na Nuvem ajuda as empresas a revolucionarem o trabalho remoto e híbrido

Conforme a FGV, a proporção de colaboradores em trabalho remoto pouco se alterou entre 2021 e 2022, sugerindo que as empresas que mantiveram a prática possam ter aumentado o número de trabalhadores em regime remoto.

Em 2021, 57,5% das empresas afirmam ter adotado o modelo Home Office no Brasil, de forma parcial ou total, incluindo os que já adotavam essa modalidade antes da pandemia. Segundo a FGV, esse percentual diminuiu para 32,7% em outubro de 2022. A

Indústria e o Setor de Serviços, que haviam se destacado durante a pandemia, quando atingiram proporções de adoção do Home Office por 72,4% e 65,5% das empresas, respectivamente, reduziram o uso do trabalho remoto para 49% e 40,3%. Mesmo com a pequena redução, os trabalhos remotos continuam a ser uma tendência no país e no mundo, visando a ampliação de resultados para as empresas, os trabalhadores perceberam um aumento da produtividade, algo que, muitas vezes, se confunde com a me-

lhor utilização do tempo e com a redução da necessidade de grandes deslocamentos em dias úteis.

Conforme a FGV, a proporção de colaboradores em trabalho remoto pouco se alterou entre 2021 e 2022, sugerindo que as empresas que mantiveram a prática podem ter aumentado o número de trabalhadores em regime remoto. Hoje, o maior percentual foi registrado na construção (40,9%) e o menor no Comércio (13,4%).

Um dos principais desafios para as empresas e empreendedo-

res é reduzir os custos do negócio, tendo que manter unidades físicas, agora já um pouco menos usadas, sem impactar na operação. Os investimentos em tecnologia e telefonia são dois bons exemplos, já que é preciso manter o contato e controle constante dos colaboradores, além de aumentar a qualidade no atendimento ao cliente.

Com relação à telefonia, uma solução está chamando a atenção dos empresários. A Telefonia na Nuvem vem se destacando como uma excelente inovação que envolve economia de tempo, gestão, redução

de custos operacionais, além disso, pode envolver, também, uma economia significativa com a aquisição de equipamentos.

A empresa paranaense Baldussi Telecom é uma das pioneiras no oferecimento desse serviço. Desde 2015 a empresa aposta na conversão da tecnologia analógica dos PABX das empresas para o universo 2.0. “Hoje em dia a telefonia na nuvem não é apenas uma solução que oferece economia para as empresas, mas, principalmente, segurança e confiabilidade no pleno funcionamento das suas

estruturas. Sabemos que um dia ou algumas horas sem funcionar a telefonia é um custo extremamente alto para as empresas. Assim, uma solução na Nuvem, no Google Host, uma plataforma bastante segura e estável garante que os tradicionais problemas de queda e funcionamento não ocorram com esse sistema. Além disso, oferecemos o sistema de comodato com relação aos equipamentos, o que contribui para uma economia significativa nos custos de aparelhos que chega a 100%”, comenta o CEO Bruno Baldussi.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 11 Empresa certificada ICP - Brasil

Programa Câmbio Verde, em Itapetininga, estará no Distrito do Rechan no dia 27 de maio

Chegou a hora de trocar os papéis, papelão, plásticos, garrafas PET e latinhas que estão separados em casa. O “Câmbio Verde”, programa da Prefeitura de Itapetininga, implementado pela Secretaria do Meio Ambiente, chega ao Distrito do Rechan no dia 27 de maio (sábado), com a proposta inédita no município de trocar 1 kg de materiais reciclados por 1 kg de alimento.

O ponto para troca no bairro será a EMEIF

“Profª Julieta Rolim da Silva”, à rua Justino Machado Meira, 151 e funcionará das 9h ao meio-dia. O “Câmbio Verde”

aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, caixinhas de leite, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto também são aceitos.

A Prefeitura pede à população que todos

os materiais trocados estejam limpos e secos.

Quanto material eu preciso para juntar 1 kg?

Garrafas PET de 2 litros – 20 garrafas

Garrafas PET de 1 litro – 26 garrafas

Garrafas PET de 600 ml – 36 garrafas

Latinhas de 350 ml – 74 latinhas

Caixas longa vida (leite, sucos, etc) – 38 caixas

Confira os próximos locais de troca no site itapetininga.sp.gov.br

UFSCar abre edital de revalidação de diplomas de graduação

Documento deve ser expedido por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior

A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou edital para recebimento dos processos de

Revalidação de Diplomas de Graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior, ano civil 2023. Os diplomas de cursos de graduação, expedidos por instituições estrangeiras de educação superior, legalmente constituí -

das para esse fim em seus países de origem, poderão ser declarados equivalentes aos concedidos no Brasil e hábeis para os fins previstos em lei, mediante processo de revalidação por instituição de educação superior brasileira.

As inscrições devem ser efetuadas entre 30 de março e 20 de setembro, exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori (http://plataformacarolinabori.mec. gov.br/usuario/acesso). Caso o inscrito encontre qualquer dificuldade na utili -

zação da Plataforma, deverá entrar em contato diretamente com o Ministério da Educação (gestor da Plataforma), pelo fale conosco do MEC: https://atendimento-mecsp.metasix.solutions, ou pelo telefone: 0800-616161.

Todas as informa -

ções podem ser obtidas no edital, disponível no site da ProGrad (https:// www.prograd.ufscar. br/cursos/revalidacao-de-diplomas-1/ revalidacao-de-diplomas). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: revalida. grad@ufscar.br.

São Paulo possui média anual de 2 mil casamentos com menores de idade

Número caiu 53% deste a entrada em vigor da lei federal que estabeleceu idade mínima de 16 anos, mediante autorização dos pais

O estado de São Paulo possui uma média de 2.106 casamentos ao ano envolvendo menores de 18 anos. Os números constam de levantamento completo -- que contempla todos os tipos de matrimônios nesta faixa etária --, feito junto aos dados estratificados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), plataforma de dados administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil),

que reúne os dados de nascimentos, casamentos e óbitos dos 7.761 Cartórios de Registro Civil no país.

O casamento envolvendo menores de idade no Brasil, permitido pela legislação a partir dos 16 anos mediante autorização dos pais, ganhou destaque nos últimos dias em razão de polêmica envolvendo a celebração de um matrimônio na cidade de Araucária, no Paraná, quando o prefeito da cidade, de 65 anos, casou com a atual primeira-dama do município, que acabara de completar 16 anos. O levantamento contempla os atos celebrados nos úl -

timos cinco anos -- 2018 a 2022 -- e mostra uma redução de 53% no número destas celebrações desde a aprovação, em 2019, da Lei Federal nº 13.811, que estabeleceu a idade mínima de 16 anos para o casamento, alterando assim a redação do artigo 1.520 do Código Civil que antes permitia, em caso de gravidez, o casamento de menores de 16 anos.

Em 2018 foram registrados um total de 3.071 matrimônios envolvendo menores no estado, enquanto que em 2019 foram totalizados 2.570 casamentos nesta configuração. No primeiro ano de vigência da

nova lei, 2020, o número caiu para 1.849, passando para 1.605 em 2021 e 1.437 em 2022. Já neste ano, até o mês de março, foram totalizados 304 matrimônios envolvendo menores.

No período de 2018 a março de 2023 foram registrados 447 casamentos em que ambos os cônjuges eram menores de idade.

Foram 14 realizados nos três primeiros meses de 2023, 78 em todo o ano de 2022, 79 em 2021, 71 em 2020, 84 em 2019 e 121 em 2018.

Também neste período -- 2018 a março de 2023 -- foram realizados 571 matrimônios em que as mulheres são maio -

res de idade e os homens são menores.

Foram 18 até março deste ano, 83 em 2022, 77 em 2021, 94 em 2020, 127 em 2019 e 172 em 2018. Enquanto que os matrimônios entre homens maiores de idade e mulheres menores, no mesmo período -- 2018 a março de 2023 --, totalizou 10.240 casamentos. Foram 284 até março deste ano, 1.350 em 2022,

1.523 em 2021,

1.751 em 2020,

2.441 em 2019 e

2.891 em 2018.

Já os casamentos homoafetivos de 2018 a março de 2023 totalizaram 37 celebrações envolvendo menores. Foram 3 em 2023, 4 em 2022, 5 em 2021,

4 em 2020, 13 em 2019 e 8 em 2018. Nesta configuração, houve 1 casamento em que ambos os nubentes eram menores, em 2019. Sobre a Arpen/SP Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) representa os 836 cartórios de registro civil, que atendem a população em todos os 645 municípios do Estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.

Folha
20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 12 Empresa certificada ICP - Brasil
de Itapetininga, Sabado,

Caminhando para o segundo semestre de 2023, a análise do quadro

Silas Gehring Cardoso

Agora , já caminhando para o segundo semestre de 2023, cabe uma retrospectiva, não apenas dos últimos tempos, mas também da trajetória histórica de maneira completa, sem visão ufanista, mas com otimismo. Muitas vezes só se consegue uma análise mais realista, a partir de uma visão mais global de uma comunidade. Itapetininga não foge à regra. É preciso conhecer seu passado e seu presente para estabelecer perspectivas futuras.

Com frequência, recomendo aos meus conterrâneos a leitura do livro “Família e Comunidade”, do sociólogo Oracy Nogueira, cuja biografia já publiquei na Folha de Itapetininga. É uma obra fundamentada em

histórico da população

itapetiningana

nos 2 últimos séculos e as perspectivas futuras

pesquisas profundas, que mostra a miséria enfrentada no passado por grande parcela da população de Itapetininga e da Região, revelando o outro lado da vida de um município que se projetou na vida política do Brasil e do Estado. É uma obra hoje dificílima de ser encontrada. Consegui um novo exemplar ,depois de perder o anterior em empréstimo, em um sebo virtual na Bahia. Oracy Nogueira, nessa sua obra, lembra inclusive da passagem, por nosso município e região, de outro grande pesquisador, o historiador francês, Saint Hilaire, por volta de 1820, que relatou ter encontrado por aqui grande indigência. Na zona rural, onde estava grande parcela da população, a maioria andava com as pernas e os pés in-

teiramente nus, vestindo ceroulas de algodão. Os casebres, construídos de terra e ripas cruzadas, tinham camas feitas de varotes de árvores, cobertas com palha. A alimentação era extremamente precária em termos de proteínas. Tudo isso sem falar que ainda existia escravidão e a violência contra os índios era constante. Hoje, muita coisa está mudando, mas ainda há muito trabalho pela frente ,para redimir consideráveis faixas da população. É óbvio que precisamos cultuar nossas tradições, nosso passado, valorizar nossas raízes, mas precisamos fazer também a seguinte pergunta básica: qual porcentagem das pessoas ,no passado, na história de Itapetininga , realmente tiveram, um padrão de vida digno? Diante

de uma análise isenta e imparcial, a resposta infelizmente deixará claro mais uma vez que só uma minoria estatística é que o desfrutou. A grande massa anônima sempre foi formada por aqueles que trabalharam, lutaram e não tiveram o retorno financeiro e social adequado, não tiveram as oportunidades merecidas . O predomínio do interesse das elites prevaleceu por muito tempo. Reverter esse quadro obviamente não é tarefa fácil. Mesmo nas décadas recentes, cada avanço mexeu com os interesses de algum grupo. Cada conquista social contrariou algum segmento. Medidas de cunho para auxiliar segmentos marginalizados ainda hoje sérias resistências, por parte daquele segmento quer não admite ter seus interesses

afetados

Hoje, a esperança é da construção , com grande esforço, junto com o progresso, de uma maior justiça social, diminuindo as diferenças. Aliás, adotar estratégias que diminuam as diferenças sociais em nosso meio é algo que sempre exigirá muita persistência e determinação. Será preciso, em uma linguagem bastante simples, criar condições para que exista comida em abundância na mesa de todos, para que não falte assistência médico-odontológica , e para que todos, independente da condição financeira, tenham acesso à educação, à cultura e ao lazer. . É preciso criar uma estrutura sólida que cresça de baixo para cima. Estou esperançoso que estaremos rompendo barreiras e implan-

tando uma nova realidade. O processo de desenvolvimento está vindo para cá, em nossa direção, até porque municípios mais populosos da região estão com suas áreas plenamente ocupadas, com seus espaços exauridos. Nossa agricultura é forte, com elevada produtividade. Outros setores também estão evoluindo. Precisaremos, porém ,priorizar a qualidade de vida da população. Este é o grande desafio para os próximos anos e o grande ponto de reflexão para todos nós.

Banco Mercantil abre 200 vagas para Agente Comercial e de Suporte

Destinadas a profissionais com curso superior completo ou em andamento, as oportunidades são para as agências do banco em todo o Brasil

O Banco Mercantil, instituição financeira focada no público 50+, está com 200 vagas abertas para a carreira de Agente Comercial e de Suporte, em suas agências, distribuídas em todo país. As oportunidades são para profissionais com curso superior completo ou em andamento, a partir do 1º período, nas se-

guintes áreas de formação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Estatística, Marketing, Psicologia, entre outras. As vagas também são para PCDs.

O salário inicial é de R$ 2.600,00 para carga horária de 6 horas de trabalho por dia (R$ 2.900,00 após 90 dias), de segunda a sexta-feira. São

oferecidos outros benefícios, como plano de saúde, plano odontológico, auxílio alimentação e refeição, seguro de vida, previdência privada, auxílio creche-babá, participação nos lucros, Gympass (por meio do qual é possível conseguir descontos em vários estabelecimentos comerciais e eventos culturais), além do acesso à Academia Mercantil de Desenvolvimento e ao Programa Bem-Estar.

Os interessados em traba-

Reflexões Bíblicas

Proverbios 22 -1 a 15 -

1.Bom renome vale mais que grandes riquezas; a boa reputação vale mais que a prata e o ouro.

2.Rico e pobre se encontram: foi o Senhor que criou a ambos.

3.O homem prudente percebe a aproximação do mal e se abriga, mas os imprudentes passam adiante e recebem o dano.

4.O prêmio da humildade é o temor do Senhor, a riqueza, a honra e a vida.

5.Espinhos e laços há no caminho do perverso; quem guarda sua vida retira-se para longe deles.

6.Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar.*

7.O rico domina os pobres: o que toma emprestado torna-se escravo daquele que lhe emprestou.

8.Aquele que semeia o mal recolhe o tormento: a vara de sua ira o ferirá.*

9.O homem benevolente será abençoado porque tira do seu pão para o pobre.

10.Expulsa o mofador e cessará a discórdia: ultrajes e litígios cessarão.

11.Quem ama a pureza do coração, pela graça dos seus lábios, é amigo do rei.*

12.Os olhos do Senhor protegem a sabedoria, mas arruínam as palavras do pérfido.

13.“Há um leão do lado de fora! – diz o preguiçoso –, eu poderei ser morto na rua!”

14.A boca das meretrizes é uma cova profunda; nela cairá aquele contra o qual o Senhor se irar.

15.A loucura apega-se ao coração da criança; a vara da disciplina a afastará dela.

lhar no Mercantil podem se candidatar às vagas por meio deste link. O processo seletivo é composto de várias etapas, como testes relacionados ao conteúdo da área, entrevista em grupo, entrevista com o gestor, avaliação comportamental e aprovação interna.

Para o coordenador de Recrutamento e Seleção do Banco Mercantil, Cássio Laignier, esta é uma excelente oportunidade de iniciar e construir uma carreira bem-

-sucedida. “O Mercantil é uma instituição reconhecida, que investe e acredita na di- versidade e inclusão. É um banco que oferece um ambiente colaborativo e acolhedor, ciente de que a máxima produtividade só é alcançada por pessoas que se sentem respeitadas e valorizadas. Não à toa, o Banco Mercantil foi, por mais de três vezes, escolhido como um dos melhores locais para se trabalhar em Minas Gerais”, afirma.

O gestor revela ainda os perfis mais procurados e valorizados pelo Mercantil: “buscamos profissionais que estejam alinhados aos nossos valores: que viva o cliente, que tenha brilho nos olhos, que acredite que resultado consistente é resultado sustentável, que acredite que gente é o que move a gente, saiba lidar com as diferenças, seja proativo, vai lá e faz, e que tenha ética”, ressalta.

A Palavra: Alimento da Vida

COR LITÚRGICA: BRANCO6ª Semana da Páscoa | SábadoA+A-

1ª Leitura

Salmo

Evangelho

Primeira Leitura (At 18,23-28)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.

25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.

27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Theotônio A. Pereira Júnior Ler, Meditar e refletir Bíblia Católica Online
Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 13 Empresa certificada ICP - Brasil

Rotas de Integração: cadeia produtiva de fármacos e fitoterápicos terá parceria com o Ministério da Saúde

Proposta é criar programa de bioeconomia a partir do potencial de uso dos recursos naturais disponíveis nos grandes biomas brasileiros, a exemplo da Caatinga, Amazônia e Cerrado, orientando-se pela sustentabilidade na sua exploração e agregação de valor

Reunião debateu a criação de um programa de bioeconomia para fortalecer a cadeia de fármacos e fitoterápicos produzidos com base nos recursos naturais disponíveis nos biomas do Brasil (Foto: Márcio Pinheiro/ MIDR)

Os Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Saúde (MS) trabalham em uma parceria para desenvolverem, juntos, um programa de bioeconomia com objetivo de fortalecer a cadeia de fármacos e fitoterápicos produzidos com base nos recursos naturais disponíveis nos biomas do Brasil, como a Caatinga, a Amazônia e o Cerrado.

A ação faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, do MIDR, que busca promover investimentos e capacitação em cadeias produtivas consideradas estratégicas, objetivando inovação e uso dos recursos naturais disponíveis, sempre respeitando os princípios da sustentabilidade e da inclusão produtiva das populações localizadas nas áreas de incidência dos biomas.

Em reunião no MS, o ministro Waldez Góes solicitou à ministra Nísia Trindade que a Pasta possa fazer parte do cole-

giado nacional que trata do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS). “Fizemos esse pedido em função dos potenciais latentes que existem nas nossas regiões, ainda pouco aproveitados, e que podem ser trabalhados a partir de uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas voltadas aos fármacos e fitoterápicos.

Nossa solicitação teve a pronta anuência da ministra”, destacou Góes.

As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que coordenam ações públicas e mobilizam o setor privado em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, a inovação e o desenvolvimento regional.

O Programa se constitui em um dos mais importantes instrumentos de implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que atua em todo território nacional, a partir de visões distintas dos problemas que estão na raiz das desigualdades regionais do Brasil.

Para o ministro Waldez Góes, a parceria entre os o MIDR e o MS é muito importante. “Nós pretendemos estruturar, a partir das cadeias produtivas já trabalhadas pelo Programa Rotas, uma agenda inovadora

e convergente com base na biodiversidade, para a produção de fármacos e fitoterápicos na Amazônia, na Caatinga e no Cerrado, além dos demais biomas brasileiros”, afirma.

Com a participação no grupo executivo do Complexo Econômico Industrial da Saúde, o MIDR pretende estruturar as cadeias produtivas ligadas não apenas à produção de insumos para o sistema de saúde, como medicamentos e fitoterápicos, mas também toda uma parte de serviços que podem ser estimulados no CEIS, especialmente na Amazônia e no Nordeste brasileiro.

Segundo a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo, essa parceria pode trazer vários benefícios para as cadeias produtivas.

“As parcerias que estamos negociando com o Ministério da Saúde e a que já temos com a Fiocruz trazem para nosso Programa Rotas de Integração a estruturação de cadeias produtivas de futuro, como a bioeconomia e a cadeia do Complexo Econômico Industrial da Saúde, que

podem ser estruturadas na Amazônia e no Nordeste, aproveitando o potencial dos biomas para a produção de insumos para fitoterápicos, fármacos, vacinas. A indústria associada a esses setores pode dinamizar diversos arranjos produtivos derivados, serviços altamente inovadores, minimizando a dependência do Brasil de insumos e equipamentos importados do exterior. Isso é parte da orientação que desejamos dar à PNDR, como uma política capaz de aderir à economia do futuro, compatibilizando-a com as agendas estruturais e históricas, de reversão das desigualdades que ainda persistem no País”, informou Adriana.

Atualmente, o Programa Rotas de Integração Nacional reconhece 11 Rotas, com 66 polos distribuídos pelo território nacional. São 6 unidades da Rota do Açaí; 6 da Rota da Biodiversidade; 2 da Rota do Cacau; 15 da Rota do Cordeiro; 2 da Rota da Economia Circular; 5 da Rota da Fruticultura; 6 da Rota do Leite; 9 da Rota do Mel; 4 da Rota da Moda; 7 da Rota do Pescado; e 4 da Rota da Tecnologia, Informação e Comunicação.

Além dos milhares de pequenos produtores familiares beneficiados com a geração de emprego e renda, as Rotas contribuem para a produção de alimentos regionais de qualidade e a preços acessíveis, além de estar caminhando em direção a setores inovadores, caracterizados pelo uso intensivo de mão de obra e com potencial para sustentabilidade no processo de superação das desigualdades regionais.

Complexo Econômi-

co Industrial da Saúde (CEIS)

O Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) é configurado como um sistema constituído pelos setores industriais de base química e biotecnológica (medicamentos biológicos, sintéticos, semissintéticos, vacinas, insumos farmacêuticos ativos e reagentes para diagnóstico), de base mecânica, eletrônica e de materiais (dispositivos médicos) e de serviços de saúde que estabelecem relações institucionais, econômicas e políticas voltadas para a inovação e produção em saúde.

O Estado exerce papel

estratégico no CEIS, no estabelecimento de políticas que regulamentam e promovem as suas ações, considerando objetivos primordiais, como a redução da vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o cumprimento dos princípios do SUS e a ampliação do acesso da população a produtos e serviços.

O Ministério da Saúde atua na proposição, implementação e avaliação das políticas, programas e ações voltados à estratégia nacional de fomento, fortalecimento, desenvolvimento e inovação no âmbito do Complexo Industrial da Saúde.

ACRÓSTICO

Céu Terra Mar

Centro de belezas naturais, Nuvens brancas

Sol ardente de dia,

E a lua que clareia

Magnificamente a noite,

E a estrela faz cantes

Uma força magnifica

Que com sua luz clareia

Os navegantes

No mar

Tonos habitamos a terra

E desfrutamos dela

Raios solares nos aquecem

E seca as nossas roupas

Devemo-nos

Agradecer a Deus

E não acabar com ela

Destruindo as florestas, arvores e tudo o que ela possui

O

Movimento das ondas

Avistando um espetáculo

Radiante quando visto a olho nu Essa beleza

09 de Maio de 2023
| Edição nº 7.814 | Página 14 Empresa certificada ICP - Brasil
Profº
Maria Casne Badin Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023

Estado entrega 61 novas viaturas para reforçar frota da Polícia Militar Ambiental

Ao todo, foram investidos mais de R$ 17,6 milhões na aquisição das Ford Rangers cabine dupla

Viaturas são do modelo Ford Ranger cabine dupla, preparadas para terrenos acidentados

O Governo de São Paulo entregou na tarde desta segunda-feira (15) 61 novas viaturas para reforçar a frota da Polícia Militar Ambiental. O investimento total para aquisição foi de mais de R$ 17,6 milhões. O subcomandante-geral da PM, coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, participou da cerimônia de entrega, que aconteceu no Parque Vila Lobos, zona Oeste da capital.

“Meu objetivo hoje

é agradecer o trabalho de cada policial militar ambiental. Quando temos investimento em tecnologia, em equipamentos e em ferramentas para o nosso policial, estamos pensando em oferecer o melhor serviço à população e também garantir as melhores condições para o nosso policial militar trabalhar. Agradecimento aos mais de 2 mil policiais militares da Polícia Ambiental, que protegem nosso meio ambiente e fazem da nossa, a maior força policial estadual da América Latina”, citou o coronel.

Ao todo, 43 municípios receberão os novos veículos, que serão distribuídos nos cinco batalhões que compõem o policia-

mento ambiental no Estado. Além disso, o comando da PM Ambiental, sediado na capital paulista, também será beneficiado com a entrega. O contrato foi assinado em novembro de 2022.

“Eu tenho uma felicidade muito grande de estar aqui hoje e ver o desenvolvimento e quão importante é a gente fazer essa valorização. Estamos falando não só de investimentos que passam de 17.7 milhões de reais e mais que 61 viaturas e mais do que 43 municípios que serão atendidos. Estamos falando de algo intangível, que é o nosso meio ambiente, é valorizar, é priorizar um efetivo que trabalha duro e da todos os dias o seu melhor lá na

ponta e que precisa pra isso de infraestrutura como essa que a gente veio entregar hoje”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende.

As novas viaturas são do modelo Ford Ranger cabine dupla, altamente modernizadas e preparadas para

percorrer trechos sem asfalto e terrenos acidentados, características de áreas rurais de difícil acesso.

Sobre a PM Ambiental Comandado atualmente pelo coronel Dinael Carlos Martins o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) possui cerca de 1,7 mil milita-

res, distribuídos nos 5 batalhões da Polícia Militar Ambiental que atuam em todo o Estado de São Paulo. São os responsáveis por realizar ações a fim de combater crimes contra o meio ambiente e, além das fiscalizações terrestres, também possuem embarcações para patrulharem rios e mares.

Redução dos preços dos combustíveis gera impacto direto em programas sociais

Ministro Wellington

Dias comemorou nova política comercial da Petrobras, que deixa de ter paridade com mercado internacional e vai reduzir custos dos alimentos, transportes e trará benefício na renda dos mais pobres

Os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha (GLP) terão redução a partir desta quarta-feira (17.05), conforme anunciado pela Petrobras e pelo Governo Federal. A medida impacta diretamente na renda de quem mais precisa, nos custos dos alimentos e no orçamento dos programas sociais. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome comemorou a nova política da empresa.

“O anúncio da redução de quarenta centa-

vos do preço da gasolina e quarenta e quatro centavos no preço do óleo diesel feita pelo presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates, tem um efeito extraordinário na vida dos mais pobres”, elogiou Wellington Dias, que destacou o impacto da medida na redução dos custos dos trabalhadores do setor de transportes, dos produtores rurais e, consequentemente, no preço dos alimentos.

“A redução do preço dos combustíveis garante de um lado a diminuição do custo direto para as pessoas que usam a motocicleta como instrumento de trabalho, também para as pessoas que utilizam o trator a óleo diesel, tanto para o pequeno, o médio e o grande produtor. Isso repercute ainda no preço dos

alimentos, com a expectativa de redução no custo dos alimentos”, prosseguiu.

A Petrobras encerrou a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação. Agora, a estratégia comercial usa referências de mercado como o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.

“O governo do presidente Lula tem o compromisso em contribuir para que o Brasil possa ter preços adequados à nossa realidade. Antes havia uma vinculação direta com o preço internacional, agora leva em conta o preço dentro do Brasil. O preço interno, o custo do refino, o custo para a produção do gás, da gasolina, do óleo diesel”, explicou Wellington Dias.

A redução será de 21,3% no gás de cozinha (GLP) – com o preço médio ficando abaixo dos R$ 100 - de R$ 0,44 por litro no preço médio de diesel para as distribuidoras (-12,8%) e R$ 0,40 por litro no preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras (-12,6%).

Um dos programas sociais do Governo Federal, o Auxílio Gás tem como objetivo reduzir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa ren-

da. O benefício é pago a cada dois meses, no valor integral do botijão de 13kg de GLP. A redução do preço do produto vai gerar mais disponibilidade no orçamento do programa, podendo beneficiar mais pessoas.

“O gás é um impacto direto na vida da dona de casa, da família. É um custo a menos. Para quem tem maior condição, o custo é menor, mas para os mais pobres é muito importante, é muito representativo.

É mais dinheiro para outras coisas na vida de quem mais precisa”, concluiu o chefe do MDS.

Em abril, o repasse do Auxílio Gás foi de R$ 110 para 5,7 milhões de famílias. O valor é resultado da média nacional do produto, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O investimento do Governo Federal no último mês foi de R$ 626,2 milhões.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 15 Empresa certificada ICP - Brasil

“Espaço da Melhor Idade” reúne 200 frequentadores em homenagem ao Dia das Mães, em Itapetininga

A nova sede do Espaço da Melhor Idade (EMI) recebeu, nos dias 15 e 16 de maio, aproximadamente 200 frequentadores para as comemorações em homenagem ao “Dia das Mães”, celebrado no último domingo (14).

O objetivo foi homenagear a figura materna, reconhecida por

cuidar e zelar pelos filhos tendo, em sua maioria, também a tarefa de amparar netos de sangue ou de coração.

Durante o encontro, foi oferecido um café da manhã, realizado sorteio de brindes de empresas parceiras do Espaço da Melhor Idade e uma roda de

conversa com Bob Almeida, coordenador do Projeto “Sexta e Nóis”, sobre a importância e representatividade de cada uma para a família como elo de ligação e amor entre seus familiares, com entrega de uma lembrança para as frequentadoras do espaço.

Espaço da Melhor

Idade (EMI)

O serviço gratuito oferecido aos idosos de Itapetininga é vinculado à Secretaria de Promoção Social e foi inteiramente reformulado, oferecendo diversas atividades, com oficinas voltadas às necessidades do dia-a-dia dos frequentadores.

O novo prédio fica à

rua Kalil Hallak, 181, na vila Novo Horizonte, e traz aos usuários do serviço, um espaço amplo e adaptado, com área verde, dependências planejadas e ventiladas e estacionamento facilitado.

Além das oficinas já oferecidas no formato original, as pessoas com 60 anos ou mais

podem contar com várias novidades, como aulas de informática, teatro, dança de salão com professores, rodas de terapia ocupacional, atendimento psicológico em parceria com a faculdade UNIFSP, além da terapia de leitura assistida com a presença de cães.

Estado de São Paulo cria 51 mil vagas de trabalho em março

Crescimento foi mais do que o dobro registrado no mesmo mês do ano passado, segundo dados da Fundação Seade do Governo de SP

O emprego formal aumentou 124% no estado

de São Paulo em março de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Fundação Seade do Governo de SP. Foram criados 51 mil postos de trabalho, mais do

que o dobro em relação aos 22 mil gerados em março de 2022.

O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de serviços –com destaque para transportes, armazenagem e entre -

gas -, com 37 mil postos, e construção com outros 9 mil. Na indústria foram criadas 6 mil vagas e o agro registrou relativa estabilidade.

Entre as diferentes regiões do Estado, a Metropolitana de São Paulo foi a que registrou o desempenho mais expressivo, com a geração de mais de 20 mil empregos durante o mês de março de 2023. Também apresentaram saldo positivo no emprego no período as regiões administrativas de Campinas (8 mil), São José do Rio Preto (4 mil) e Franca (2,6

mil).

Somente na capital paulista foram cerca de 14 mil postos de trabalho no mês, com destaque para o setor de serviços seguido pela construção civil.

O estudo

O estudo desenvolvido pelo Seade sobre mercado de trabalho aplica dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para as unidades da federação e regiões, foram utilizados dados com ajustes e estoques de empregados do início de janeiro de 2023.

O levantamento completo sobre o

emprego no estado de São Paulo e regiões paulistas está disponível em https://trabalho. seade.gov.br/ . Sobre o Seade Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas de São Paulo. Os principais levantamentos englobam mercado de trabalho, tecnologia, pesquisas econômicas (PIB, investimentos, etc.), população, mortalidade e natalidade, entre outros.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 16 Empresa certificada ICP - Brasil

Prova do Vestibular 2023 da Univesp acontece em 28 de maio

São ofertadas 25.350 vagas, em 366 municípios, maior processo seletivo em alcance territorial do Estado

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, aplica no dia 28/05 a prova (objetiva e redação) do processo seletivo 2023. O exame ocorrerá às 13h, de forma presencial, em diversas regiões do Estado de São Paulo, para mais de 99 mil candidatos, o maior número de inscrições efetivadas da história da instituição. Os locais podem ser conferidos a partir de 19/05, no site: www.vestibular.univesp.br. O gabarito oficial será divulgado em 29/05, no mesmo endereço. O início do ano letivo está previsto para o final de julho.

A prova terá duração de 5 horas e será dividida em duas partes (redação e 56 questões voltadas às disciplinas de Português, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Inglês).

O candidato deverá comparecer no local munido de documento oficial, com foto atualizada, conforme orientações do artigo 13, da portaria do vestibular. O exame deverá ser realizado com caneta esferográfica preta, lápis preto e borracha. Os portões serão fechados às 13h.

O atual processo seletivo oferta 25.350 vagas, destinadas a 419 polos, de 366 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Enge-

nharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, banca realizadora do vestibular (www.vunesp.com. br/faleConosco), e encaminhar sua mensagem. Ou, ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, pelo telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

Acesse a Portaria completa do Vestibular 2023 e Manual do Candidato. Veja o conteúdo do que deve ser estudado em: vestibular.univesp.br. O interessado também pode buscar provas e gabaritos dos processos seletivos anteriores no endereço: univesp.br/vestibular.

Cursos

Os alunos do Eixo de Computação farão a escolha entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação –BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Adminis-

tração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

O modelo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https:// www.youtube.com/ user/univesptv .

Sobre a Univesp Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp

conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a intera -

ção do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.

Sobre a SCTI

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) tem o objetivo de aumentar a sinergia com todos os atores que integram o ecossistema de inovação, fomentando o conhecimento científico no Estado de São Paulo. Conta com os seguintes órgãos vinculados:

Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Centro Paula Souza (CPS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Obituário

VILMA DE JESUS DE PAULA

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

16/05/2023 ÀS 17:43 HS EM ITA -

PETININGA – SP

IDADE : 60 ANOS

PROFISSÃO : APOSENTADA

ESTADO CIVIL : SOLTEIRA

FILHA DE : JOÃO BATISTA DE PAULA E CECILIA DOS SANTOS

PAULA NÃO DEIXA FILHOS LOCAL DO VELÓRIO : CAMAR -

GO-UNIDADE ITAPETININGA -

-CENTRAL

SALA : 02 COM INÍCIO ÀS 07:00

DO DIA 17/05/2023

SEPULTAMENTO : 17/05/2023 ÀS

14:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA

JOSÉ WALTER DE CAMARGO

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

19/05/2023 ÀS 04:40 HS EM SÃO

MIGUEL ARCANJO SP

IDADE : 82 ANOS

PROFISSÃO : POLICIAL RODO -

VIARIO APOSENTADO

ESTADO CIVIL : CASADO COM

A SRª MARIA DA PAZ SILVA CA -

MARGO

FILHO DE : SEBASTIÃO DA SILVA

CAMARGO E APARECIDA LUCIA

CAMARGO

DEIXA OS FILHOS: MARCUS, CAIUS, TULLIUS, GLICIA, GLAUCA, DRIADE E DAFRINE

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO-UNIDADE ITAPETININGA -

-CENTRAL

SALA : 03 COM INÍCIO ÀS 16:00 DO DIA 19/05/2023

SEPULTAMENTO : 20/05/2023 ÀS 10:00 HS

CEMITÉRIO : JARDIM COLINA DA PAZ EM ITAPETININGA

IRENE NASCIMENTO DE OLIVEIRA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 19/05/2023 ÀS 05:43 HS EM ITA -

PETININGA – S.P

IDADE : 74 ANOS

PROFISSÃO : APOSENTADA

ESTADO CIVIL : DIVORCIADA

FILHA DE : BELMIRO CORREA DO NASCIMENTO E BENEDITA APARECIDA DE OLIVEIRA NASCIMENTO

DEIXA OS FILHOS : EDILENE, TELMA, SELMA, ANDERSON E JÉSSICA

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO – UNIDADE ITAPETININGA – CEN -

TRAL

SALA : 01 COM INÍCIO ÀS 12:00 HS DO DIA : 19/05/2023

SEPULTAMENTO : 20/05/2023 ÀS

08:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA – S.P

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 17 Empresa certificada ICP - Brasil

Deputada federal Simone Marquetto apresenta PL que institui o Abril Laranja como mês de conscientização para a prevenção da crueldade contra animais

Foi protocolado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei, de autoria da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) que institui o Abril Laranja, a ser comemorado no mês de abril de cada ano, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância de respeitar os animais e evitar abusos e maus-tratos. “Essa lei vem para contribuir e coibir os maus-tratos com os animais, que infelizmente, ainda acontecem”, destacou a parlamentar.

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês)

criou, em 2006, a campanha Abril Laranja, para conscientizar as pessoas da importância do respeito à saúde e dignidade dos animais, e prevenir os atos de maus-tratos e abuso. De acordo com o texto da deputada federal Simone Marquetto, no Brasil, há datas comemorativas informais, como o 14 de março, Dia Nacional dos Animais, o 4 de abril, Dia Mundial dos Animais de Rua, e o 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais (data escolhida por ser o aniversário de nascimento de São Francisco de Assis).

Nessa data, em 1978, também foi adotada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e

a Cultura (Unesco), a Declaração Universal dos Direitos dos Animais: Todos os animais têm o mesmo direito à vida; Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção dos humanos; Nenhum animal deve ser maltratado; Todos os animais selvagens têm o direito de viver livremente no habitat; O animal que o humano escolher para companheiro nunca deve ser abandonado; Nenhum animal deve ser usado em experiências que causem dor; Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida; A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais; Os direitos dos animais devem ser

defendidos por lei; Os humanos devem ser educados para observar, respeitar e compreender os animais desde a infância.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei de autoria da parlamentar, essa tendência mundial de não ver mais os animais, domésticos ou silvestres, como objetos, sujeitos a qualquer capricho humano, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) estipulou penalidades para os atos cruéis contra animais: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa.

“São necessárias ainda campanhas educativas para ensinar o óbvio: os animais não devem ser vítimas de abusos ou maus-tratos e

aqueles que os praticam estão sujeitos a punições cada vez mais severas”, concluiu a deputada federal Simone Marquetto.

Ação do MTE em MG resgata 12 trabalhadores de condições análogas à escravidão em fazendas de café no

Uma das vítimas trabalhava há mais de 30 anos para o fazendeiro, sem registro e sem possuir qualquer documentação

Aação fiscal começou no dia 8 de maio, a partir do planejamento do Projeto de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo da SRT/ MG, com colaboração da Divisão para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE/ SIT) da Subsecretária de Inspeção do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Na primeira fazenda, no município de Conceição das Pedras, foram identificadas 5 vítimas, migrantes da Bahia, aliciados pelo empregador e alojados em condições degradantes, sem fornecimento de água potável. A água utilizada é oriunda de afloramentos naturais, sendo utilizada para hidratação e cozimento de

alimentos, comprados pelos trabalhadores. Alimentos não perecíveis ficavam armazenados em caixas de plástico que após abertas, serviam também de alimento para roedores e outros animais. No alojamento havia banheiro, porém, as condições de conservação e limpeza eram precárias, com muito mofo nas paredes. Os cômodos não tinham camas, tendo os trabalhadores de dormir em colchões ou espumas no piso. Não havia armários individuais para a guarda de objetos pessoais, ou recipientes para a coleta de lixo. Nas frentes de trabalho, onde eram realizadas atividades de limpeza do cafezal, não era fornecido equipamentos de proteção individual, especialmente perneiras, pela infestação do local por cascavéis. Os obreiros fazerem suas necessidades fisiológicas no

Sul de Minas

meio do cafezal. Ao final das inspeções, o empregador teve de arcar com o pagamento de R$27.500, referentes às verbas rescisórias e dano moral individual, além de custear o retorno dos resgatados aos locais de origem.

Na segunda fazenda, no município de Três Pontas, a fiscalização resgatou outros 6 trabalhadores, sendo 4 homens e 2 mulheres. Todos sem registro. Três deles, recebem aposentadoria por invalidez, sendo comandados por um ex-funcionário da fazenda que assumiu o serviço em parceria não compatível com as disposições legais. Ao grupo, não era fornecido água potável. A água utilizada era levada pelos trabalhadores de suas residências em garrafas térmicas. Os trabalhadores também traziam marmitas de casa, mantidas em mochilas no cafezal até

o momento de sua ingestão que, por vezes, deteriora. Tão pouco havia instalações sanitárias nas frentes de trabalho, com o agravante da presença de trabalhadores de ambos os sexos na atividade. Não havia também nenhum abrigo, ainda que rústico, para proteção contra intempéries durante as refeições, que era realizada no meio do cafezal, sentados no chão ou em artefatos de madeira improvisados. Todos foram resgatados, tendo o empregador de arcar com o pagamento de R$27.412,00, referente às verbas rescisórias.

Numa terceira fazenda, localizada no município de Campo do Meio, 01 trabalhador, com mais de 60 anos e sem documentos, estava na propriedade a mais de 30 anos e nunca teve sua relação laboral formalizada.

Sem direito a férias ou 13º salário, residia em um barraco de três cômodos na sede da fazenda em condições degradantes, imundo e exalando fortes odores. Foram realizados cálculos rescisórios relativos aos últimos 18 anos que ele permaneceu como empregado, alcançando um valor de R$140.000,00, referente as verbas rescisórias e dano moral, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho, que previu também a reforma do referido alojamento e sua cessão permanente à vítima.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a assistência social do município fará o acompanhamento da vítima, especialmente para providências no sentido de cuidados com a sua saúde.

As instituições atuarão juntamente com vistas a possibilitar a emissão de certidão de nascimento e outros documentos, bem como a agilização de pedido de aposentadoria.

A todos os resgatados a Auditoria Fiscal do Trabalho emitiu guias de Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado, pela qual as vítimas fazem jus a três parcelas de um salário-mínimo cada.

Os dados oficiais das ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil estão disponíveis no Radar do Trabalho Escravo da SIT, no seguinte endereço: https://sit.trabalho. gov.br/radar/.

Denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser feitas de forma anônima no Sistema Ipê: ipe.sit.trabalho.gov. br.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 18 Empresa certificada ICP - Brasil

Segurados do INSS terão suporte para requerer benefício por meio de análise documental

Portaria define diretrizes para cooperação entre o MPS e centrais sindicais para disponibilizar locais com equipamentos e colaboradores para auxiliar o cidadão

A Portaria nº 1.573, publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), estabelece as diretrizes para formalização, gestão e operacionalização dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) do Serviço de Suporte ao Segurado no Requerimento de Benefícios por Incapacidade Temporária Documental (Atestmed).

Os Acordos de Cooperação Técnica estabelecem que o Ministério da Previdência

Social (MPS) irá capacitar colaboradores para auxiliarem na efetivação dos requerimentos no sistema Meu INSS, enquanto as Confederações, Federações, Sindicatos, Administração Pública, Organizações da Sociedade Civil, Entidades Privadas e representantes dos trabalhadores em geral irão disponibilizar locais e equipamentos eletrônicos para a efetivação dos requerimentos.

Os próprios segurados farão a inserção de sua senha no sistema do MEUINSS, e os colaboradores dos sindicatos prestarão orientação sem ter acesso a tal dado do segurado.

Importante destacar que, na execução dos

ACTs, as entidades associadas não serão remuneradas, nem haverá repasse de recursos por parte do Ministério da Previdência Social. Além disso, é vedada a cobrança, pela entidade associada, de quaisquer valores aos segurados, em razão da prestação dos serviços e orientações.

A medida levou em conta a necessidade de conferir celeridade ao processo de requerimento do Atestmed e o alto número de segurados que possuem dificuldade em inserir os documentos na plataforma do Meu INSS.

O Atestmed já existe, mas pela baixa qualidade dos documentos apresentados (problemas na digitalização)

acaba não tendo êxito na concretização do processo, e cerca de 50% são remetidos para a perícia presencial.

Atestmed - A ferramenta proporciona maior celeridade quanto à análise e à concessão dos benefícios. Os requisitos para que o Atestmed possa ser utilizado pelos segura-

dos do INSS são: preenchimento correto do atestado, com nome completo, tempo necessário de repouso e dados do médico assistente e data de emissão do atestado, não pode ter mais de 90 dias da data do requerimento do benefício.

Um dos principais objetivos do Atestmed é ajudar a com -

bater a fila de agendamentos para a realização da perícia médica, racionalizando a oferta e a demanda do atendimento médico pericial presencial em face do baixo quantitativo de servidores Peritos Médicos Federais distribuídos em todo o território nacional.

Santos recebe nova etapa da seletiva Max Fashion Tour

nhecidos como a melhor agência de new faces do Brasil à toa”, finaliza.

Evento que seleciona novos modelos para o mercado é realizado pela agência de modelos Max Fama e acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio

A cidade de Santos, no litoral paulista, foi a escolhida para receber a nova etapa seletiva do Max Fashion Tour, que tem como objetivo encontrar novos talentos da moda escondidos no nosso país. O evento, organizado pela agência de modelos Max Fama, acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções Blue Med Convention Center, localizado no bairro Ponta da Praia, com inscrições gratuitas.

“Estamos muito felizes em retornar à Santos. Essa será a quarta edição na cidade e nas três edições anteriores encontramos talentos que já fazem trabalhos incríveis para grandes marcas”, relata o diretor da agência de modelos Max Fama, Paulo Henrique Albuquerque. “A sede da nossa agência fica em São Paulo, mas sempre recebemos pedidos para vir à cidade. Esse dia finalmente chegou. Temos certeza de que vamos encontrar muita gente talentosa. Sabemos que o mercado da moda precisa de novos rostos e vamos conseguir encontrar aqui, afinal, não somos co-

Vale lembrar que o Max Fashion Tour já está consagrado no país com mais de 30 edições realizadas e dezenas de modelos aprovados para diversos trabalhos. Só no mês de abril, 80 modelos selecionados em Santos, participaram do primeiro desfile profissional de suas vidas, após serem descobertos.

Ficou interessado? Para participar da seleção do Max Fashion Tour é necessário fazer uma inscrição prévia no site www.maxfama. com.br , na aba “Max Fashion Tour”. O candidato irá receber um e-mail de confirmação e, posteriormente, um contato telefônico, com a informação do horário e dia que ele deverá comparecer.

Durante o processo, o modelo assistirá uma palestra explicando

como funciona o mercado artístico e passará por uma avaliação com os produtores da agência de modelos Max Fama. Em caso de aprovação, o candidato terá a oportunidade de se agenciar. Modelos de 0 até 60 anos poderão participar.

O Max Fashion Tour acontece no Blue Med Convention Center, localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, 29 - Ponta da Praia – Santos.

Sobre a Max Fama

A agência de mode-

los Max Fama está no mercado desde 2002. Sediada em Pinheiros, zona oeste da capital de São Paulo, ela ainda possui 5 filiais localizadas em Osasco, Jardim São Paulo, Carrão, Vila Madalena (Models Black) e na região central de São Paulo. É consolidada no mercado como a agência com maior número de “new faces” do Brasil, onde trabalha com todos os tipos de perfis de modelos.

Serviço: Max Fashion Tour

Santos

Dias: 19, 20 e 21 de maio

Local: Praça Almirante Gago Coutinho, 29 - Ponta da PraiaSantos (5 minutos da balsa que faz o trajeto do Guarujá para Santos).

Ponto de Referência: Em frente ao Mercado do Peixe. Estacionamento: R$ 40,00 Inscrições: www. maxfama.com.br (na aba Max Fashion Tour)

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 19 Empresa certificada ICP - Brasil

Como ser um turista que deixa saudade nos destinos

Encerrando a semana do Dia Nacional do Turismo, MTur traz dicas para praticar o turismo responsável e deixar uma marca positiva por onde passar Adotar pequenas práticas e fazer escolhas conscientes podem tornar o planeta mais sustentável, tendo respeito e empatia com as pessoas, os animais, o meio ambiente e a economia. Viajar vai muito além de conhecer culturas e belezas, se trata também de saber qual a impressão que você quer deixar por onde passar e a marca da vez é a responsabilidade.

Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo separou dicas para preservar os destinos mais sustentáveis e respeitosos para as próximas gerações. Vale lembrar que o turismo responsável também se refere a preservação ambiental, respeito à diversidade cultural, de povos, etnias e linguagens. As dicas valem para todos os lugares e podem auxiliar no impacto positivo que deixamos no mundo.

CONSERVE O

DESTINO - Antes mesmo de ser destino, a cidade é também a casa de outras pessoas. Por isso, é importante colaborar com a preservação do meio ambiente, evitando o descarte incorreto de lixo.

Leve para o sua tour uma garrafa d’agua ou copo reutilizável, evitando o uso de descartáveis. É importante preservar e respeitar o patrimônio histórico e cultural das cidades, conservando as estruturas e histórias presentes naquele local.

FAÇA TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA - Esses destinos proporcionam uma experiência com a natureza, com programas responsáveis que contribuem com a distribuição de verba para as comunidades mais afastadas. Ao realizar esse tipo de turismo, esteja atento ao bem-estar das comunidades, praticando o respeito as demais culturas.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Escolha empresas e prestadores de serviços turísticos que possuam uma responsabilidade e comprometimento

com o meio ambiente, além de estabelecimentos que promovam práticas sustentáveis, verificando a política do uso de plásticos, destinação de lixos orgânicos e recicláveis e a utilização consciente da água.

Opte por caminhar ou utilizar mais bicicleta ou o transporte público. Com isso, o turista além de praticar atividade física ainda estará contribuindo com a diminuição da distribuição de monóxido de carbono. Essa opção criará uma vivência diferente para o turista, possibilitando conhecer lugares únicos das cidades e contribuindo para um planeta menos poluído.

Tenha respeito também com os animais, eles estão no planeta muito antes dos seres humanos. Por isso, é necessário respeitar o habitat natural e a alimentação do animal. Tenha cuidado com fotos e flash, opte por apenas observá-los e interagir a distância, sem interferir na sua natureza.

VACINE-SE - Após alguns anos de pandemia, se tornou um

alerta estar com a vacinação em dia e carregar os comprovantes juntamente aos documentos. Esse fato se refere não somente à segurança do turista, mas também dos moradores, contribuindo com a prevenção de outras doenças. Afinal, viagens responsáveis dependem de todos estarem seguros.

CARTILHAS – A acessibilidade é um pilar importante para cumprir o turismo responsável. Pensando nisso, o Ministério do Turismo atualizou recentemente os guias “Dicas para atender bem turistas idosos”, “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” e “Dicas para atender bem turistas com deficiência”, que fornecem orientações

para um atendimento mais amplo que forneça proteção, sugestões comportamentais, conceitos e dicas práticas para atender cada público.

CONHECIMENTO

– Além disso, visando a construção de um turismo mais responsável e sustentável, o Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), disponibilizou, nesta sexta-feira (12.05), mais 2,7 mil vagas para o curso de Turismo Responsável.

A qualificação tem o objetivo de promover a implementação de ações de gestão responsável nos municípios, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade. Clique AQUI para

saber mais.

TENDÊNCIASRecentemente, o Ministério do Turismo divulgou a Revista Tendências do Turismo 2023 que aborda um estilo de turismo conhecido como Slow Travel, que estimula a prática do turismo responsável. A atividade proporciona uma experiência imersiva do turista na cultura do destino escolhido, criando respeito mútuo pelo aprendizado compartilhado. A viagem realizada de forma lenta, auxilia na redução do impacto negativo no meio ambiente e da população, contribuindo ainda financeiramente com a comunidade local. Clique AQUI e saiba mais sobre a tendência.

SUS terá novo procedimento para detecção precoce de doença ultrarrara em crianças

Triagem neonatal por espectometria de massas em tandem

para detecção da Homocistinúria Clássica será incluída no Pro-

grama Nacional de Triagem Neonatal O Sistema Único de

Saúde (SUS) terá um novo procedimento para identificação da Homocistinúria Clássica (HCU) em crianças nos primeiros anos de vida. O exame de triagem neonatal por espectometria de massas em tandem é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que o tratamento seja realizado em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte.

Atualmente, a triagem neonatal contempla a detecção de uma série de doenças por teste do pezinho no SUS. A incorporação foi confirmada após análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A divulgação aconteceu via portaria do Diário Oficial da União. O procedimento deve passar a ser oferecido na rede pública em até 180 dias.

A HCU pode levar ao comprometimento dos sistemas ocular,

esquelético e vascular e causar atraso ou deficiência intelectual. A doença é provocada pela deficiência na produção de cistationina-beta-sintetase, uma enzima fundamental para evitar o acúmulo da homocisteína em níveis tóxicos e prejudiciais à saúde. O acúmulo da homocisteína pode causar problemas cardiovasculares, possibilitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos (trombos) e provocar lesões nas artérias.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 20 Empresa certificada ICP - Brasil

Mapa do Turismo Brasileiro registra 2.477 municípios e 335 regiões turísticas em 2023

Números, divulgados nesta quarta-feira (17.05), orientarão a definição de políticas públicas no setor turístico do país

Os que ainda não estão na plataforma ainda podem fazer parte da estratégia. Crédito: Thiago Freitas/MTur

O Mapa do Turismo Brasileiro registrou neste ano a atualização de 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país. O novo número foi atualizado nesta quarta-feira (17.05) pelo Ministério do Turismo, e irá orientar a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo governo federal para a elaboração e/ ou revisão planos, estudos e planejamentos visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Desde o ano passado, a plataforma está disponível durante todo o

ano para o cadastro de novos destinos. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reforça a importância de os municípios manterem seus cadastros atualizados no sistema do Ministério do Turismo. Ela ressalta que estas informações permitem ampliar a potencialidade do turismo em todo o território brasileiro. “O Mapa permite ampliar a representatividade dos nossos destinos, que são diversos pelo país, principalmente neste momento de reconstrução do turismo nacional. Por isso, municípios que ainda não atualizaram seus dados: acessem a nossa plataforma e contribuam para um novo turismo em nosso país”, pontuou. Proporcionalmente, as regiões Sudeste e Sul do país registram mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema. Quanto aos estados, o Espírito Santo contabilizou quase 90% de todas as cidades inseridas no Mapa,

seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 75% dos municípios, em cada estado, com informações atualizadas no sistema do Ministério do Turismo. No Nordeste, Alagoas e Sergipe registraram os maiores percentuais de cidades inseridas. Já no Norte, Acre e Roraima puxaram os índices na região.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Além disso, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo,

assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que

tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá sua validade por 01 (um) ano.

MANUAL – O Ministério do Turismo também lança nesta terça-feira (16.05) o “Manual do Interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo”. Trata-se da apresentação das atribuições desses profissionais que somam com a implementação da Política Pública de Turismo por meio da regionalização em todo o país. O Manual encontra-se disponível no Portal

“Estratégias Territoriais para o Desenvolvimento Turístico” – Ministério do Turismo, sítio eletrônico www.regionalizacao.turismo.gov. br. Acesse aqui!

NOVO SISTEMANeste ano, a plataforma está de cara nova!

A versão SISMAPA

2.0 traz a importância e a disponibilidade do acompanhamento de todo o fluxo de análise técnica, que engloba desde o cadastro e suas respectivas renovações, realizados em âmbito Municipal, Regional, Estadual e Federal com a revisão e aprovação do Ministério do Turismo.

Operação combate a concessão fraudulenta massiva de benefícios e prende dois em SP

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e corrupção passiva

A Força-Tarefa

Previdenciária no estado de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Lutcha, com objetivo de combater a massiva concessão fraudulenta de benefícios previdenciários nas cidades de São Paulo

e Itaquaquecetuba. Duas pessoas foram presas temporariamente. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. A ação investiga uma nova modalidade de fraude em benefícios previdenciários que ocorre por meio de instalação de dispositivos eletrônicos nas redes do INSS. Os fraudadores obtêm acesso remoto aos sistemas da autarquia e, consequentemente, aos

dados e às senhas dos servidores.

Análises demonstraram que os criminosos aliciavam contratados ou prestadores de serviços do INSS, que facilitavam a instalação dos dispositivos eletrônicos, permitindo a invasão na rede do INSS e a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.

As investigações, iniciadas em 2022, contaram com a cooperação da Co -

ordenação de Inteligência Previdenciária (COINP) do Ministério da Previdência Social e com o apoio do INSS. E mostram que esse tipo de crime está sendo praticado em diversos estados do Brasil.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e corrupção passiva.

Há 23 anos, a Força-Tarefa Previden

ciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema

previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência Previdenciária detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

-
Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 21 Empresa certificada ICP - Brasil

Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, em Itapetininga, promove nova apresentação do “Teatro Literário”

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, em Itapetininga, apresenta, nesta sexta-feira (19), às 14 horas, uma nova apresentação do projeto “Teatro Literário”. A peça encenada será “A Formiga e a

Neve”, uma adaptação da fábula contada por João de Barros. A iniciativa tem como objetivo levar a literatura para crianças utilizando as artes cênicas como uma ferramenta lúdica e divertida. Serão encenadas

peças contando histórias, principalmente voltadas para o público infantil, para despertar a curiosidade sobre a obra e levar o público a um breve debate. As montagens serão apresentadas no Auditório da Biblioteca

Municipal e serão direcionadas a escolas, ONGs e outras turmas fechadas e também para o público em geral, sempre com entrada livre e gratuita. Os interessados em organizar turmas para conhecer a Biblioteca

Municipal “Dr. Júlio

Prestes de Albuquerque” e assistir às peças do “Teatro Literário” devem agendar sua visita pelos (15) 32723265 ou pelo whatsapp (15) 99825-6949.

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio

Prestes de Albuquerque” fica à Rua Campos Salles, 175, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h.

CCR SPVias e Instituto CCR inauguram obra de grafite no Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, em Tatuí

130 jovens participarão da pintura do muro, trazendo mais cor e beleza para a Instituição.

O Instituto CCR e a CCR SPVias, inauguram nesta sexta-feira, 19, às 10h, obra de grafite no muro de 652 m2 no COSC, (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), instituição localizada em Tatuí (SP).

A pintura será realizada por especialistas na arte do grafite e contará com a participação dos jovens que frequentam a ins-

tituição. O público que estiver passando pelo local, poderá acompanhar os trabalhos finais e a conclusão da obra.

O projeto, realizado em parceria com a Dionisio.Ag, foi iniciado em abril e contou com workshop sobre o grafite, destacando a importância da cultura para o processo socioeducativo.

A atividade foi ministrada pelos artistas Agatha de Faveri e Sérgio Cordeiro, e contou com a participação de 130 jovens, onde puderam conhe-

cer um pouco mais dos artistas e suas histórias e, na sequência, customizaram ecobags utilizando tinta, lettering e stencil.

O COSC (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), é uma instituição consolidada na cidade há 56 anos e presta serviços gratuitos à população da cidade.

Para Jair Xavier, Gerente de Comunicação da CCR Rodovias, a arte é uma ferramenta fundamental para transformação social. “Todas as expressões artísticas, seja na pintura, na mú-

sica, na dança, podem mudar o roteiro de vida dos jovens. Acreditamos no potencial de transformação que esses projetos podem gerar”, afirma.

Sobre a CCR SPVias: A CCR SPVias opera uma das maiores malhas rodoviárias do Estado de São Paulo, com 516 quilômetros de rodovias que ligam os municípios de Tatuí, Espirito Santo do Turvo, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Avaré, Itaí, Capão Bonito e Itararé. Fazem parte do sistema as rodovias Castello Branco (km

129 ao 315), Raposo Tavares (km 115 ao 168) João Mellão (km 237 ao 288), Francisco Alves Negrão (km 222 ao 342), Antonio Romano Schincariol e Francisco da Silva Pontes (km 105 ao 213).

Sobre Grupo CCR: O Grupo CCR atua em serviços de infraestrutura para mobilidade humana, focado nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos. São 37 ativos, presença em 13 estados brasileiros e 17 mil colaboradores.

O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos, diariamente. Em mobilidade urbana administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, trens, VLT e barcas, transportando diariamente, 3 milhões de passageiros. E no segmento de aeroportos, com 19 terminais sob sua gestão, atende a mais de 40 milhões de clientes anualmente. Mais em: grupoccr. com.br

Os dados do IBGE mostram que o crescimento foi impulsionado pelas atividades de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê

Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE revela crescimento do turismo. Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

As atividades turísticas no Brasil continuam crescendo em 2023. É o que aponta a nova Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Bra-

sileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês de março, o índice é 6,6% maior do que o registrado em março de 2022. O desempenho dos setores de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê foram os que mais impactaram na alta do índice. Essa é a 24ª taxa positiva seguida do setor.

Das doze cidades onde o indicador é verificado pelo IBGE, quatro estados se destacaram com impacto positivo relevante: Minas Gerais (2,2%), São

Paulo (0,4%), Paraná (2,6%) e Bahia (1,8%). Com relação ao acumulado do ano, o índice das atividades turísticas também se desenvolveu registrando alta de 11,1% frente ao mesmo período de 2022. Dessa forma, o segmento do turismo se encontra 1,4% acima do patamar, em comparação a fevereiro de 2020, enquanto o mundo vivia a pandemia de Covid-19.

PASSAGEIROS – O número do transporte de passageiros no Brasil demonstrou queda em março de 2023, recuando 3,3% frente a fevereiro. No

entanto, a taxa ainda se encontra 1,0% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 22,0% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).

SOBRE A PESQUISA - A Pesquisa Men-

sal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas as cinco principais atividades: serviços pres-

tados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

Folha
20
de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 22 Empresa certificada ICP - Brasil
Índice de atividades turísticas cresce 6,6% no mês de março na comparação com 2022
de Itapetininga, Sabado,
de maio

Prefeitura de Itapetininga realiza ações da Campanha Maio Amarelo 2023

Este ano a Campanha Maio Amarelo completa 10 anos, realizando ações de conscientização no trânsito, com o tema “No trânsito, eu escolho a vida”.

São 27 países, 423 cidades que apoiam e aderem à campanha e Itapetininga também faz parte desse time.

As ações do “Maio Amarelo” tiveram início no dia 10, com a colocação de faixas com mensagens edu-

cativas aos motoristas, nos principais cruzamentos da cidade.

No dia 16, um pedágio na Avenida Peixoto Gomide, distribuiu material da campanha aos motoristas.

Confira as próximas ações:

Dia 18 - serão colocadas cadeiras de rodas, em duas vagas de estacionamento comuns da rua Campos Salles, com frases de impacto aos motoris-

tas. A ação é realizada no período da manhã e também conta com a distribuição de material educativo.

Dias 23 e 29 - serão realizadas palestras em escolas da rede municipal, para alunos do ensino fundamental. Ao fim da palestra serão distribuídos materiais da campanha.

Dia 25 - funcionários do Sesi irão assistir à palestra educativa e receberão material

alusivo à Campanha.

Também serão realizadas dinâmicas em em-

presas. Dia 31 - funcionários da Sabesp irão as-

sistir a uma palestra e participar da dinâmica.

Mapa realiza auditorias em indústrias de farinha de trigo no Paraná

A produção das empresas auditadas corresponde a mais de 3 mil toneladas diárias Nove indústrias de farinha de trigo no Paraná passaram por auditorias fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na semana passada. A ação teve como objetivo assegurar a qualidade dos produtos ali-

mentícios produzidos no país e proteger a saúde do consumidor, uma vez que a farinha de trigo é um ingrediente amplamente utilizado para a produção de pães, massas e bolos.

Foram coletadas amostras de farinha de trigo para verificação da conformidade do padrão de identidade

e qualidade e para a análise de resíduos de agrotóxicos e de micotoxinas. A produção de farinha de trigo das empresas auditadas corresponde a mais de 3 mil toneladas diárias.

A fiscalização das indústrias de produtos de origem vegetal é uma das principais atribuições do Departamento de Inspeção

de Produtos de Origem Vegetal do Mapa. “Ao longo do ano realizaremos mais auditorias na cadeia produtiva da farinha de trigo e em outras indústrias de produtos de origem vegetal para garantir a qualidade e a segurança dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros”, relata o chefe do Serviço de

Auditorias e Certificação, Cid Rozo. As auditorias fiscais acontecem em todo país e, neste ano, também já foram realizadas nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Durante a ação, são verificados os cumprimentos pelas empresas das normas e regulamentos exigidos pela legislação e

avaliadas as condições de higiene e segurança dos alimentos nas fábricas. Participaram da auditoria no Paraná equipes de auditores fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal dos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Ceará e Distrito Federal.

Reforço no orçamento público vai alavancar investimentos privados em rodovias e ferrovias

Em participação no Fórum de Competividade, ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu a necessidade de projetos terem atratividade e adiantou os próximos leilões rodoviários

Ministro Renan Filho participou do Fórum de Competitividade

Fórum é organizado pelo Movimento Brasil Competitivo e pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo - Foto: Márcio Ferreira/MT

Além de melhorar a infraestrutura do país e gerar empregos, a recomposição do orçamento público tem outro efeito importante: pavimenta o caminho para aumentar o investimento privado em rodovias e ferrovias.

A avaliação é do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao participar nesta quarta-feira (17) da primeira edição do Fórum de Competitividade, em

Brasília. Segundo o ministro, a experiência internacional mostra que o a aplicação maior do orçamento público se torna uma alavanca e estimula a iniciativa privada a investir em concessões e novas parcerias. Porém, um cenário de retração como observado desde 2016, agravado pelo Teto de Gastos, deixa os empresários em dúvida sobre como investir.

“A gente precisa aumentar os investimentos públicos. Demos um passo importante com o aumento de quase quatro vezes em comparação ao ano passado. Aumenta-se o investimento público, aumenta o privado”, afirmou Renan Filho. O ministro ressaltou que “jamais teremos viabilidade privada para todos nossos investimentos em infraestrutura”, o que reforça a necessidade de

garantir investimentos públicos, como feito pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Projetos Para este ano, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, prevê quatro leilões de rodovias. O primeiro será do lote 1 do Sistema Rodoviário do Paraná, previsto para 25 de agosto. Na sequência, ocorrerão o lote 2 das rodovias paranaenses, a BR-040 (Rio-BH) e a BR-381/MG. “Teremos muito investimento privado este ano. São quatro leilões em 2023 e outros seis em 2024. Em comparação, houve seis leilões rodoviários nos últimos quatro anos”, disse Renan.

Também estão previstos investimentos privados em ferrovias. Um deles é da renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA),

administrada pela VLI e com investimento estimado de R$ 13,82 bilhões; o outro, da relicitação da concessão da Malha Oeste, estrada de ferro que corta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre Mairinque (SP) e Corumbá (MS).

Organizado pelo Mo -

vimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC), o evento teve a abertura do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O ministro dos Trans -

portes participou do painel 3, sobre infraestrutura para a competitividade, junto com o vice-governador do Mato Grosso, Otaviano Pivetta; o deputado federal João Maia; o diretor-executivo do Sinprifert, Bernardo Silva; e a CEO do MoveInfra, Natália Marcassa.

Folha de Itapetininga, Sabado, 20 de maio de 2023 | Edição nº 7.814 | Página 23 Empresa certificada ICP - Brasil
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.