Folha de Itapetininga 15/03/2023

Page 1

Operação “Papai Noel” do Ipem-SP autua

24,6% dos estabelecimentos fiscalizados

Ipem-SP de Pe Medidas do de São Paulo),vinculada à Secretaria da Jus órgão dele do Inmetro, no período 10 de de a opera “Papai Noel”, fiscalizou brin em geral bicicletas de uso luminárias natalinas, do tipo mangueira e pis ca-pisca,etc., em do comércio e em lojas na capital interior As equi encontraram irregularidades em que foram autuados (pág.5).

Aperfeiçoamento do Cadastro Único integrará as esferas municipal, estadual e federal na assistência social

Mais uma etapa do processo de reconstrução do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) foi realizada na última quinta-feira na Universidade Caixa, em Brasília. “É o primeiro passo do treinamento de multiplicadores que vão replicar as informações em todos os municípios brasileiros”, explicou a Secretária Letícia. Ao retomar o treinamento e aprimorar a operação do Sistema do Cadastro Único, o Governo Federal forma os municípios para o combate à pobreza e para a redução da desigualdade social.”O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 30 programas do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa Minha Vida. A partir da ferramenta, é possível identificar quem é elegível às ações sociais(página.6.)

Comitê da Bacia Hidrográfica Alto Paranapanema discute pautas sobre o Meio Ambiente

Prefeitura realiza a recuperação das malhas vicinais e das avenidas de Itapetininga

Representando prefeita Simone Marquetto, o Se de Meio Ambiente de Itape Eder Costa, participou da reu

prende seis por sequestros em aplicativo de relacionamento

A Polícia Civil, por meio da Divisão Antissequestro do Dope, realizou a operação que resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de um adolescente.

Seis dos detidos são acusados de envolvimento em sequestros por meio de aplicativos de relacionamento. Já os outros três fo-

ninga, Simone Marquetto é representante Titular de 59 municípios do Conselho Estadual de Saneamento (deta lhes- pág 11.).

Simone Marquetto conquista recurso para obras de recuperação da Estrada Nisshinbo

ram presos por tráfico de drogas. As investigações tiveram início após o grupo realizar sequestros de duas vítimas na região do Jaraguá. Ambas foram atraídas pelos criminosos por meio de aplicativos de relacionamento. Após diligências, os policiais conseguiram identificar o líder da organização e seus três

Talentos de Itapetininga integram a equipe Magnus Futsal

Durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda, dia 13, a

CDHU oferece acordos especiais para mutuários endividados pela pandemia

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urba(CDHU), emprepública vinculada Secretaria de EsHabitação, lançando uma campanha de final para regudívida conpor 42.395

A Prefeitura de Itapetininga realiza, por meio da Secretaria de Serviços Públicos de Itapetininga, o trabalho de limpeza na área urbana e rural do município nesta terça-feira, dia 14. As equipes de manutenção de estradas vicinais estão nos bairros do Capivari, Vatinga, Rio Acima e Conceição.São feitas

mutuários a partir de janeiro de 2020 em razão da perda de emprego ou ren-

a recuperação com o nivelamento de pista, além de patrolamento e cascalhamento de pedras. Em Itapetininga, o trabalho de manutenção das estradas rurais é contínuo, afinal o município tem uma das maiores malhas vicinais do Estado, com 4 mil km de vias rurais (pág.12.).

da por causa das medidas restritivas impostas durante a pandemia (pág.11).

equipe, disputando o Campeona-

comparsas

prefeita de Itapetininga Simone Marquetto conquistou recursos para obras de recuperação da

Avenida Nisshinbo do Brasil, que a Raposo Tavares até a Chapadinha (pág.12-.).

Serviço florestal avança na análise de dados dos cadastros rurais do país

Em seis meses,dos respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado Fundamental para a implantação efetiva do Có -

to Metropolitano de Futsal. O atleta foi revelado no Projeto Resgate Futsal, em Itapetininga .Já Luís Gustavo, o “Portuga”, nasceu em Portugal, mas adotou Itapetininga como sua terra do coração. O jogador disputará o Campeonato Paulista de Futsal pelo clube.(página.11.)

digo Florestal Brasileiro, a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) avançou no ano em percentual exponencial em relação a períodos

anteriores. Desde julho deste ano, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a aná lise de dados mais de 180 processos(pág.4)

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 1 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br folhaitapetininga @folhadeitapetininga Página 1 | Edição nº 7.615 | Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro 2021 Nº 7.615 / 52 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro de 2021 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br /folhaitapetininga @folhadeitapetininga
Nº 7.788 / 53 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023
e pediram a prisão temporária deles, que foi concedida pela Justiça (pág.4.) Os jovens Marcus Vinicius Domingues Maciel e Luís Gustavo Palmeira são os reforços da equipe Magnus Futsal. Marcus Vinícius, mais conhecido como Zerinho, é nascido em Itapetininga e, neste ano, estará em sua 3ª temporada pela
Operação

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM BRASÍLIA (DF), HOMENAGEIA CAMPANHA DA

Nesta segunda-feira, 13 de março, foi realizada na plenária da Câmara dos Deputados uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A sessão foi requerida pela deputada Juliana Cardoso e pelo deputado José Guimarães. “Queremos partilhar desse momento principalmente com um lema e um tema tão simbólico para o Brasil, que é o tema da fome”, salientou o José Guimarães.

“Queremos homenagear a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que traz reflexões e engajamento da comunidade em torno de ações solidárias que possam, ao fim, combater esse flagelo que assola parte considerável da população brasileira, trilhando os caminhos para a retirada do Brasil novamente do Mapa da Fome da ONU”, dizia o trecho do requerimento do deputado José Guimarães.

A sessão foi iniciada com o canto do hino nacional e com a apresentação do vídeo que traz uma mensagem do Papa Francisco por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023. Na sequência, foi lida a mensagem do presidente da Câmara acolhendo os pedidos dos deputados para que

FRATERNIDADE 2023

todos se emanem na Campanha organizada pela CNBB. “Nesta casa onde a representação do povo brasileiro está manifestada de forma direta e legítima não podemos nos furtar às reflexões e aos debates que se fazem inadiáveis diante de situações extremas”, disse no texto.

(…) “De fato não temos o direito de ficar inertes enquanto os cidadãos desse país não tem certeza de que conseguirão fazer a próxima refeição. Precisamos agir e agir rápido pois a fome tem pressa”, enfatizou no texto.

A deputada Juliana Cardoso salientou, em seu pronunciamento, que era com muito orgulho e satisfação propor e aprovar a realização da sessão. Afirmou que a Quaresma é marcada pelas Campanhas da Fraternidade que são realizadas desde 1962, com temáticas que dialogam com a sociedade.

Lembrou das Campanhas anteriores que trataram sobre o meio ambiente, a cultura de violência, a população indígena, entre outras. E enfatizou que essa já é a terceira vez que a Igreja retrata a problemática da fome.

“Precisamos ser esse local onde as pessoas possam conseguir fazer as suas denúncias sem passar medo e a Igreja tem o papel importantíssimo para poder chamar a responsabilidade do

executivo e do legislativo quando assim o for; isso não significa que vamos fazer uma bandeira partidária, mas que vamos traçar aquilo que Jesus Cristo percorreu quando chegou aqui para falar sobre as injustiças que estavam ocorrendo naquele momento”, disse.

“A fome é uma ameaça à democracia”

O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, manifestou saudação ao poder legislativo do país. Agradeceu a iniciativa da sessão em homenagem à CF dedicada a suscitar à reflexão e, mais do que isso, à ação em torno da fome no país. “Penso não estar exagerando em dizer que esse agradecimento é de todas as pessoas que experimentam a triste e vergonhosa situação da aguda insegurança alimentar nesse país”, disse.

O secretário-geral da CNBB retomou a história do nascimento da CF e seus objetivos. Reiterou que a iniciativa só existe no Brasil, embora outros países possuam experiências semelhantes no período que antecede a Páscoa. Essa peculiaridade, segundo dom Joel, traz uma responsabilidade grande na escolha do tema e por fazer chegá-la a toda a sociedade.

“Ela nasce na Igreja católica, mas não é algo autorreferencial, ela quer falar a toda a sociedade brasileira. E por fim não

permitindo que chegando à pascoa o tema escolhido se torne apenas uma espécie de recordação, mas que seus objetivos sejam alcançados”, enfatizou.

Em 2023, dom Joel retomou que o tema escolhido foi a fome. O motivo, de acordo com ele, é que o Brasil regressou ao mapa da fome. Salientou os números de pesquisas feitas no país que retratam a realidade e o clamor pelo alimento.

Segundo dom Joel, o pensamento da Igreja sobre a fome está manifestado no texto-base da CF, referência em termos de Campanha da Fraternidade. “Não há como diante da fome permanecer na inércia. A fome de uma pessoa deve nos incomodar; como não pensar na fome de milhões de irmãos nossos?”, disse.

Para a superação do quadro de insegurança

alimentar no Brasil, o secretário-geral da CNBB, destacou que é preciso reconhecer que a fome é um “vandalismo silencioso” a cada ser humano.

“(…) É preciso tomar atitudes em vista da superação para que nosso país não veja a sua democracia ameaçada pela existência de filhos e filhas que experimentam de forma absurda a insegurança alimentar; se é que existe alguma forma de insegurança alimentar que não seja absurda”, disse.

“Se acreditamos na democracia precisamos nos unir para garantí-la todas as vezes em que é ameaçada; e a fome é uma ameaça à democracia”, disse dom Joel.

Também estiveram presentes na sessão legislativa os padres Patriky Samuel Batista, subsecretário adjunto geral da CNBB e o Jean Poul Hansen, assessor das Campanhas da CNBB.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 2

Alfabetização e ensino em tempo integral são focos do MEC

Em reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, Camilo Santana falou a respeito de prioridades como a alfabetização na idade certa, escolas em tempo integral e conectadas

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou, nesta segunda-feira (13), durante uma reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília,

a criação de programas voltados para a alfabetização das crianças na idade certa, a ampliação do ensino em tempo integral e a conectividade nas escolas.

O ministro participou de uma mesa de debates para falar sobre o reajuste do piso dos professores e as alternativas para o enfrentamento do déficit educacional provocado pela pandemia da Co-

vid-19.

Prefeituras – na abertura das discussões, o ministro Camilo Santana reforçou o papel dos prefeitos na execução de políticas públicas da educação, para que elas cheguem à população na ponta. Para o titular da Pasta, é preciso criar, inclusive, indicadores de resultados para avaliação das ações e defendeu o diálogo com os gestores públicos.

“A primeira ação que fizemos no Ministério da Educação, por determinação do presidente Lula, foi abrir as portas para escutar a todos: prefeitos, governadores, entidades de classe, professores, estudantes e discutir as políticas da educação deste país”.

O ministro também frisou o reajuste da alimentação escolar que há seis anos não passava por um aumento. Os valores repassados a estados e municípios, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolas (PNAE) , serão incrementados em até 39%. O aumento beneficiará cerca de 40 milhões de estudantes das escolas públicas do país, em todas as etapas.

O chefe da Pasta anunciou, ainda, para os prefeitos, uma nova rodada de pagamentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será

enviada a estados e municípios para a continuidade de obras escolares.

Alfabetização – Camilo Santana anunciou a criação de programas centrais para a recuperação do aprendizado, que foi impactado devido à pandemia. Um dos planos será focado na alfabetização das crianças. Segundo o ministro, a cada 10 crianças brasileiras, apenas 4 estão aprendendo a ler e a escrever na idade certa.

“Isso significa que começa a comprometer as séries seguintes ... apenas 64% dos jovens que entram no ensino fundamental concluem o ensino médio. Nós estamos perdendo uma juventude enorme neste país e há uma distorção muito forte de idade e série desses alunos”.

Segundo o ministro, esse programa para a alfabetização na idade certa se estenderá até o 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de recompor o ensino perdido durante a crise da Covid-19.

Tempo integral – outra proposta que deverá ser apresentada pelo Ministério da Educação é a ampliação do ensino em tempo integral, em todas as séries da rede pública de ensino do país. A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir, nos próximos quatro anos, a marca de 25%

das matrículas de ensino fundamental no Brasil em tempo integral.

Escolas conectadas –o ministro da Educação garantiu, ainda, o compromisso de criar um programa voltado para a conectividade nas escolas. A ideia é instalar internet banda larga e de alta velocidade, e ofertar equipamentos tecnológicos para melhorar o acesso da comunidade escolar.

O ministro Camilo agradeceu pelo apoio de prefeitos e prefeitas e convocou a todos para uma grande frente de reconstrução do país.

“Temos muito a fazer. A educação tem pressa,

estamos com a nossa equipe aberta a todos os prefeitos e prefeitas, para que a gente possa reconstruir o Brasil e reconstruir a partir de uma educação pública de qualidade”. Piso do magistério –outro tema debatido foi o reajuste de quase 15% no piso salarial de professores, anunciado, em janeiro deste ano. Com esse aumento, o valor mínimo a ser pago ao magistério é de R$ 4.420,55. Camilo Santana defendeu a ideia de manter um diálogo aberto com os prefeitos sobre o reajuste para que professores sejam valorizados e gestores públicos tenham capacidade financeira.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 3

Operação “Deu Match II” prende seis por sequestros em aplicativo de relacionamento

A Polícia Civil, por meio da Divisão Antissequestro do Dope, realizou na manhã desta quinta-feira (9) a operação “Deu Match II”, que resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de um adolescente no Jaraguá e em Taipás, na zona Noroeste de São Pauto.

Seis dos detidos são acusados de envolvimento em se-

questros por meio de aplicativos de relacionamento. Já os outros três foram presos por tráfico de drogas. As investigações tiveram início após o grupo realizar sequestros de duas vítimas na região do Jaraguá. Ambas foram atraídas pelos criminosos por meio de aplicativos de relacionamento. Após diligências, os poli-

ciais conseguiram identificar o líder da organização e seus três comparsas e pediram a prisão temporária deles, que foi concedida pela Justiça. Ainda foram apreendidos com o grupo US$ 900.

Os policiais também identificaram e prenderam temporariamente um outro suspeito de participação em um sequestro de um americano.

Além dele, outros três homens foram presos por tráfico de drogas por meio do mandado de prisão temporária após uma apreensão de 35 tijolos de maconha.

Além dos mandados de prisão, os policiais também cumpriram 13 mandados de busca e apreensão, que resultou na localização de arma de fogo na casa de um dos suspeitos.

As investigações agora prosseguem para identificar e capturar outros grupos criminosos que estão

envolvidos em outros sequestros por meio de aplicativo de relacionamento.

Será que eu tenho endometriose? Saiba como diagnosticar e tratar a doença pelo SUS

Com prevalência estimada em 10% da população feminina, distúrbio está ligado a cólicas fortes que reduzem qualidade de vida e até à infertilidade

A endometriose é uma doença ginecológica silenciosa, que atinge cerca de um décimo das mulheres e pessoas com útero no Brasil. Entre aquelas que enfrentam infertilidade, os índices são ainda mais altos, variando de 30% a 60% - e entre as que convivem com dor pélvica, chega a 70%. Apenas em 2022, o Sistema Único de Saúde registrou mais de 10 mil procedimentos hospitalares (incluindo internação) por conta da doença. Neste Dia Nacional de Luta contra a Endometriose (13), o Ministério da Saúde reforça que o SUS oferece diagnóstico e tratamento para a população, a partir de uma atenção integral.

Mas o que é essa doença? A endometriose é definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina que induzem uma reação inflamatória crônica.

Isso pode evoluir para quadros de dores que reduzem, substancialmente, a qualidade de vida e podem

ser incapacitantes.

Entre os sinais e sintomas mais corriqueiros estão dismenorreia (dor anormal do ciclo menstrual), dor pélvica crônica, dispareunia (dor genital que ocorre durante a relação sexual), infertilidade e queixas intestinais e urinárias cíclicas.

Confira o caminho que a pessoa deve percorrer no SUS para o cuidado com a doença.

Diagnóstico

O primeiro passo é realizar o exame ginecológico clínico na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima. Em seguida, a confirmação da suspeita pode passar por exames laboratoriais e de imagem.

Independentemente dos sintomas, vale reforçar a importância das consultas regulares ao ginecologista. Como a endometriose pode ter difícil diagnóstico, o acompanhamento é essencial para a detecção precoce da doença. Já no caso de uma crise desproporcionalmente forte de cólicas, procure um hospital.

Tratamento

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, ou ainda a combinação desses, e sua escolha deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, a ex -

tensão e localização da doença, o desejo de gravidez, a idade da paciente, efeitos adversos dos medicamentos e taxas de complicações cirúrgicas.

Para quem não deseja ter (mais) filhos, a remoção dos ovários e do útero também pode ser uma alternativa. Cada caso é único, e o tratamento deverá ser definido junto ao profissional médico - todos eles são oferecidos pelo SUS.

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e do fim das menstruações.

Para trabalhadores do SUS

A ciência ainda precisa avançar nos estudos da endometriose, mas já exis -

tem recomendações que gestores e profissionais de saúde devem seguir no atendimento a pessoas com endometriose. O ‘Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Endometriose’ contém capítulos sobre o conceito geral da doença, critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação. Ele deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Municípios e Distrito Federal na regulação

do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.

O documento ressalta a obrigatoriedade da conscientização da paciente ou de seu responsável legal, por parte dos profissionais de saúde, seja no âmbito do SUS ou não; e dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso de procedimento ou medicamento preconizados para o

tratamento da endometriose. O protocolo foi atualizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 879/2016.

O Ministério da Saúde lançou também a publicação ‘Protocolos da Atenção Básica - Saúde das Mulheres’, em 2016, no qual trata, no fluxograma 10, do manejo da dor pélvica, incluindo a pesquisa e manejo da endometriose pélvica na rede de atenção básica do SUS.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Francisco Weiss Junior, 532, Vila Progresso
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 4

Prêmio Mulheres Rurais - Espanha

Reconhece está com inscrições abertas até 31 de maio

Iniciativa tem o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e busca reconhecer experiências de mulheres rurais como transformadoras dos sistemas agroalimentares, da ação climática e proteção do meio ambiente, de suas comunidades, de organizações e instituições e de outras mulheres

Brasília (DF) - A 2ª edição do Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece está com inscrições abertas. Organizações ou coletivos de mulheres interessadas em participar têm até o dia 31 de maio para preencher formulário on-line. O Ministério da

Integração e do Desenvolvimento Regional é um dos órgãos do Governo Federal que apoiam a iniciativa. Clique aqui para se inscrever. São realizadores da premiação a Embaixada da Espanha no Brasil, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a ONU Mulheres. O objetivo é reconhecer experiências de mulheres rurais como transformadoras dos sistemas agroalimentares, da ação climática e proteção do meio ambiente, de suas comunidades, de organiza-

ções e instituições e de outras mulheres. Segundo o edital, as propostas apresentadas deverão ser de experiências ou serviços desenvolvidos no Brasil e pertencer a um coletivo de mulheres rurais. Não serão aceitas inscrições individuais ou de organizações e coletivos mistos (compostos por homens e mulheres).

O primeiro lugar será premiado com R$ 25 mil; o segundo, com R$ 15 mil e o terceiro, com R$ 10 mil. As três experiências mais bem pontuadas receberão ainda um notebook, acompanhamento e assistência técnica durante seis meses

e uso gratuito, também por seis meses, da Plataforma Rural Commerce, com ser-

viços de diagnóstico empresarial, modelo de negócio sustentável, plano de

desenvolvimento e digitalização da gestão empresarial do negócio.

FAESP e Governo do Estado debatem políticas de incentivo ao Turismo Rural

Entre as iniciativas previstas está a assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria do Turismo e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, recebeu o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, para tratar de políticas públicas de incentivo ao turismo rural. O encontro aconteceu na tarde de ontem (13), na sede da FAESP na capital paulista, e contou com a presença de diretores de diversos departamentos da entidade.

“A ideia era apresentar nosso trabalho e sugestões que possam apoiar a rápida alavancagem na promoção do turismo em todo o estado. O turismo é importante para explorar ao máximo a vocação e o potencial de cada município, além de

ser fundamental para o empreendedorismo e o fortalecimento da economia”, afirmou Meirelles.

Durante a reunião, o secretário de Turismo se colocou à disposição para parcerias e anunciou o desenvolvimento de um termo de cooperação entre governo do Estado e FAESP para a execução de atividades em conjunto.

“Foi uma primeira abordagem para iniciarmos um trabalho que é prioridade do governo. Queremos estreitar ainda mais o laço com os agricultores e, para isso, todo o trabalho e o conhecimento da FAESP serão essenciais para conseguirmos explorar o que há de melhor em cada região do estado. O termo de cooperação vai oficializar e dar mais efetividade aos projetos existentes e aos que iremos colocar em prática”, afirmou Lucena.

Sobre a FAESP A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) tem a

missão de representar e trabalhar em defesa dos interesses coletivos e individuais dos produtores e trabalhadores que atuam no agronegócio paulista. Seu objetivo é aumentar a representatividade do setor e ampliar a estrutura associativa rural em todo o Estado de São Paulo, fortalecendo economicamente o agro, com soluções modernas e sustentáveis. Os serviços da Faesp permitem que centenas de agricultores e sindicatos rurais tenham acesso a ações que visem beneficiar os métodos de trabalho, os processos tecnológicos, a produção e a comercialização da categoria rural, além de fornecer representação legal perante os poderes públicos federais, estaduais e municipais, na busca por soluções de todos os assuntos que, direta ou indiretamente, possam fomentar a coesão e o fortalecimento do setor e a expansão da economia nacional.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 5

e Caixa retomam o trabalho de capacitação de operadores do Cadastro Único

Objetivo é replicar o treinamento em todos os municípios brasileiros e aprimorar o Sistema do CadÚnico

Mais uma etapa do processo de reconstrução do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) foi realizada nesta quinta-feira (09.03), na Universidade Caixa, em Brasília. A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Letícia Bartholo, e o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Tiago Cordeiro de Oliveira, participaram do evento que marcou a retomada da capacitação de operadores do Sistema do Cadastro Único.

Uma turma composta por 12 operadores de diferentes estados do país será capacitada por qua-

tro instrutoras formadoras e conteudistas.

“É o primeiro passo do treinamento de multiplicadores que vão replicar as informações em todos os municípios brasileiros”, explicou Letícia.

De acordo com a secretária, a retomada das capacitações não é somente uma atividade operacional, pois tem um significado mais amplo.

“Ao retomar o treinamento e aprimorar a operação do Sistema do Cadastro Único, o Governo Federal forma os municípios para o combate à pobreza e para a redução da desigualdade social.”

O vice-presidente de Governo da Caixa ressaltou a importância de disseminar conteúdo: “Estamos juntos com o MDS nesta ação importante de qualificação do Cadastro Único. A formação de novos instrutores pela Universidade Caixa vai fortalecer a capacidade de chegar a

todos os municípios e capacitar o maior número de operadores”, avaliou Tiago Cordeiro.

O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 30 programas do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa Minha Vida. A partir da ferramenta, é possível identificar quem é elegível às ações sociais.

Além da capacitação dos operadores do sistema, o MDS coordena o treinamento de servidores que atuam na ponta, nos municípios, entrevistando as pessoas que buscam o cadastro e preenchendo os formulários com as informações do perfil das famílias.

Reestruturação

O trabalho de reconstrução do CadÚnico é uma das prioridades da gestão do ministro Wellington Dias: “O Cadastro Único é o cérebro

das políticas sociais do país. Por meio dele, queremos garantir oportunidades de emprego e de empreendedorismo para os beneficiários”.

No último dia 15 de fevereiro, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Resolução nº 96, que instituiu o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-SUAS) e os critérios de cofinanciamento federal para a iniciativa.

O Procad-SUAS vai fortalecer a capa-

cidade institucional dos municípios, dos estados e do Distrito Federal para o atendimento do Cadastro Único no SUAS, além de estimular a atualização e a regularização dos registros com inconsistências.

O Governo Federal destinará este ano R$ 2,2 bilhões de cofinanciamento para estados e municípios – R$ 200 milhões adicionais serão direcionados ao Procad-SUAS.

Outra iniciativa do MDS é a inclusão e a atualização cadastral por meio de busca ativa, atendendo prioritariamente as famílias pertencentes

aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), em especial a população em situação de rua, os povos indígenas, as pessoas com deficiência, as pessoas idosas e as crianças em situação de trabalho infantil.

Na busca ativa, os técnicos vão até as pessoas em vulnerabilidade social. Com apoio de estados e municípios, o Governo Federal pretende capacitar mais de 12 mil agentes nas unidades de atendimento do CadÚnico em todo o Brasil.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Matrículas grátis
MDS
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 6

Ministério e ONU Mulheres discutem parceria para combater violência e abuso no esporte

Programa “Uma

Vitória Leva à Outra”, implementada pela organização com apoio do COI, em parceria com as ONGs Empodera e Women Win, foi citado como exemplo de iniciativa bem sucedida

Fotos: Ronaldo Caldas/ MESP

A ministra do Esporte, Ana Moser, recebeu na manhã desta sexta-feira (03.03), a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, e a representante ad-

junta Ana Carolina Querino. Na reunião, foi discutida uma parceria com o objetivo de desenvolver e usar o esporte como ferramenta eficaz para prevenir a violência contra mulheres e meninas, e combater o assédio e abuso emocional e sexual.

A ONU Mulheres também apresentou o trabalho desenvolvido no Brasil, a exemplo do programa “Uma Vitória Leva à Outra”, iniciativa implementada com apoio do Comitê

Olímpico Internacional (COI), em parceria com as ONGs Empodera e Women Win, que utiliza o esporte como instrumento para empoderar meninas e jovens mulheres.

“Estamos trabalhando para fazer um diagnóstico do esporte no Brasil, organizar a área esportiva, pois essa é a oportunidade para promover uma nova política no setor, consolidar novas parcerias que poderão fazer a diferença na vida das pessoas e ocupar

territórios carentes da prática esportiva”, ressaltou a ministra Ana Moser. Ela destacou ainda: “Esporte é vida, é fim, e é meio, é tão importante que te prepara para enfrentar os desafios da vida, e para isso temos que ter saúde”, concluiu.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, ressaltou a importância da parceria com o ministério no avanço pela igualdade de gênero no esporte e o empoderamento de mulheres e meninas. “O esporte desenvolve a autoestima, a capacidade de liderança, a autonomia financeira para que elas possam usufruir dos seus direitos”, disse.

O esporte e a arte desempenham papel fundamental na construção de

normas sociais positivas e no avanço de parcerias para ação coletiva, explicou Anastasia Divinskaya. “Os dois setores mudam percepções, preconceitos e comportamentos, além de desafiar normas que perpetram a desigualdade de gênero e a discriminação contra mulheres e meninas, como também rompem barreiras sociais e políticas”.

A reunião tam-

bém contou com as presenças da secretária-executiva do Ministério do Esporte, Juliana Agatte, do coordenador de gabinete, Eduardo Pareja, do chefe da Assessoria Internacional, Ezequiel Petersen e do assessor Danilo Mendonça, além do chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Denis Rodrigues da Silva.

Editora Folha de Itapetininga , empresa
certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
com
Assessoria e Segurança do Trabalho
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 7

Governo de SP concede Medalha de Defesa

Civil de São Paulo ao ministro da Defesa

Condecoração foi entregue pelo governador Tarcísio de Freitas a José Múcio Monteiro pelo apoio às ações em São Sebastião

O Governo de São Paulo concedeu nesta sexta-feira (10) a Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A entrega da honraria foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo apoio e suporte do Ministério da Defesa às ações de defesa civil desempenhadas no Litoral Norte – especialmente São Sebastião – após as fortes chuvas e consequentes deslizamentos de terra que

atingiram a região durante o Carnaval. O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, também participou do ato. “Essa é uma justa homenagem a quem nos estendeu a mão quando mais precisamos. Agradecemos muito o apoio do Ministério da Defesa nesse desastre. Tivemos uma atuação eficiente e coordenada para atender a população e o grande vencedor foi o cidadão, que se sentiu amparado naquele momento de dificuldade”, destacou o governador Tarcísio de Freitas. Entre as ações de apoio do Ministério da Defesa nas ações

de resposta aos desastres naturais, estão o uso de aeronaves das Forças Armadas para deslocamento de profissionais de resgate e apoio às vítimas e o envio do porta-aviões Atlântico, da Marinha do Brasil, que deu suporte às equipes que atuaram em São Sebastião, inclusive com a instalação de um hospital de campanha no navio.

“Estou extremamente honrado com essa homenagem. Saiba que sempre poderão contar conosco”, afirmou José Múcio Monteiro. Ainda durante a cerimônia de entrega da honraria, Tarcísio de Freitas fez questão

de elogiar o trabalho dos profissionais da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que atuaram nas ações de resposta ao desastre.

“Tivemos a pronta resposta da nossa competente Defesa Civil e das forças de segurança. Vocês prestaram um serviço efetivo e que muito nos orgulha”, disse.

A condecoração

A Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo, foi instituída em março de 1987 e foi entregue pela primeira vez em dezembro de 1989 para vinte e seis autoridades e componentes do Sistema Estadual de Defe-

sa Civil. A honraria mostra a relevância da Defesa Civil no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas por tais eventos.

A Medalha de Defesa Civil se destina a recompensar as pessoas físicas, jurídicas e a organizações civis ou militares, que por seus

méritos pessoais e relevantes serviços prestados nas atividades concernentes à Defesa Civil se tornaram merecedoras do reconhecimento público. Ao longo dos anos, autoridades entre governadores, deputados federais e estaduais, integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil e policiais militares foram contemplados com a outorga.

Por Lei, cartórios de SP terão certidões de óbito, nascimento e casamento em braille

Decisão inclui oferta de cartazes de divulgação no local com o código de leitura e escrita usado pelas pessoas com deficiência visual

O governador Tarcísio de Freitas sancionou na última semana a Lei 17.649, de 2023, que determina que os cartórios com sede no Estado de São Paulo passem a disponibilizar certidões de óbito, nascimento e

casamento em escrita braille.

“No Estado todo, são mais de 1,3 milhão de pessoas com deficiência visual que terão seu direito assegurado por meio dessa lei, que garante o amplo acesso às certidões”, destacou Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os cartórios também deverão afixar

cartazes de divulgação em seus estabelecimentos, em local de fácil visualização e com linguagem também em escrita braille por meio de placa, cartaz ou similar, informando que os documentos poderão ser disponibilizados em braile quando solicitado.

A nova lei entra em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial, que ocorreu no dia 8 de março.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 8

Itapetininga tem inscrições abertas para curso gratuito “Faça a Divulgação Certa e Atraia mais Clientes”, do Sebrae Aqui

O Sebrae Aqui, em uma parceria com a Prefeitura de Itapetininga e com o apoio do Sincomércio, Associação Comercial e Sindicato Rural, está com vagas abertas para o curso gratuito e presencial “Faça a Divulgação Certa e Atraia mais Clientes”.

Ao todo são 35 vagas disponíveis. Os interessados devem fazer suas inscrições exclusivamente pelos

telefones (15)

3272-9210 / (15)

3272-2023 e pelo whatsapp (15)

99817-6752. No ato da inscrição, o interessado deverá informar nome completo, CPF, CNPJ (se tiver), e-mail, endereço e data de nascimento.

Após a inscrição, dentro do limite das vagas, o interessado estará automaticamente apto para participar do curso, devendo apenas aguardar a data de início.

O curso é indicado para pequenos e microempreendedores que buscam conhecimento para aprimorar a divulgação de seus negócios e será realizado no dia 13 de abril, em encontro único, das 13h às 17h, no prédio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, à rua Monsenhor Soares, 251, na área central.

Com 2 milhões de doses já aplicadas, movimento pela vacinação entra em nova fase

Músicos, atores, apresentadores e esportistas vão ajudar a ampliar a campanha que busca o resgate da confiança nos imunizantes e na cultura de vacinação do país

Foto: Julia Prado/MS

Com aproximadamente 2 milhões de doses da vacina bivalente contra Covid-19 já aplicadas em dez dias, o Movimento Nacional pela Vacinação ganhou um novo reforço de mobilização.

Na sequência da campanha que tem como embaixadores Xuxa Meneghel, Margareth Dalcolmo (médica e cientista) e Ivan Baron (influenciador e ativista PcD), mais 17 celebridades vão aderir à causa para elevar os índices

de vacinação do país.

São músicos, atores, apresentadores e esportistas. O esforço conta com nomes como Beth Goulart, Emicida, Camila Pitanga, Camila Morgado, Mônica Martelli, Natália Lage, Nivea Maria, Paulo Betti, Caio Blat, Sheron Menezzes, Leandra Leal, Daiane dos Santos, Caio Braz, Douglas Silva, Hebert Conceição, Raíssa Machado e Vinícius Rodrigues. Na abertura dessa nova fase, a atriz Beth Goulart relata em tom emotivo a história dela com sua mãe Nicette Bruno, que faleceu de Covid-19 em 2020, um mês antes da chegada da vacina ao Brasil. “A dor não tem que ser mo -

tivo para vacinar. A vida, sim, tem que ser. Vamos nos unir ao Movimento Nacional pela Vacinação”, convida a atriz no vídeo.

Lançada oficialmente em 27 de março, com a vacinação simbólica do presidente Lula em Brasília, a campanha prioriza nesse primeiro instante pessoas acima de 70 anos, indivíduos imunocomprometidos, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Esse período inicial também é uma oportunidade para quem não faz parte do grupo prioritário, mas ainda não completou o esquema vacinal com duas doses,

ou não recebeu a dose de reforço. Ter o esquema vacinal completo é fundamental porque, com o passar do tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.

Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com mais de 1,5 mil pessoas revelou que seis meses depois da segunda dose, os anticorpos haviam caído entre os pesquisados. Com o reforço na imunização, eles

voltaram a subir consideravelmente.

RETOMADA E

CONFIANÇA -- O

Movimento Nacional pela Vacinação é uma das prioridades do governo brasileiro para a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) e para restabelecer a confiança nas vacinas e na cultura de vacinação. Os índices sofreram quedas drásticas nos últimos anos, agravadas com a falta de incentivo e de campanhas.

“Em 2015, o

Brasil atingiu uma média de 95% de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações, média que chegou a preocupantes 60,8% em 2021”, lembrou o presidente Lula no lançamento da campanha.

“Depois de um triste período de negacionismo e descrença na nossa ciência, o Governo Federal e o Ministério da Saúde voltam a cuidar do povo brasileiro”.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 9

MIDR abre diálogo com movimentos sociais para ampliar participação da sociedade na construção de políticas públicas

Representantes da Pasta se reuniram nesta semana com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, da Articulação Semiárido Brasileiro e do Movimento de Mulheres Camponesas

Uma das reuniões desta semana foi com o Movimento de Mulheres Camponesas (Foto: Dênio Simões/MIDR)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) abriu diálogo com movimentos sociais para ampliar a participação da população brasileira no processo de elaboração das políticas públicas. Ao longo desta semana, a Pasta recebeu propostas de organizações da sociedade civil presentes em todo o País. Na terça-feira (7), a reunião foi com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e, na quinta-feira (9), com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Movimento de Mulhe -

res Camponesas (MMC).

“Nesta gestão, estamos sempre de portas abertas para receber a sociedade civil organizada. Nossa atuação é, sobretudo, pautada na diminuição das desigualdades e não há ninguém melhor do que quem atua na ponta para indicar as necessidades da população. Contamos e queremos o apoio dos movimentos sociais. Vamos estudar as propostas apresentadas e nos reunir mais vezes para alinhar ações estratégicas”, afirmou o ministro Waldez Góes.

A assessora de Participação Social e Diversidade do MIDR, Natalia Mori, esteve à frente das agendas e resgatou a ideia das representantes do MMC sobre a importância da escuta da população. “O objetivo das reuniões é trazer a população para participar do processo. Uma boa síntese é que nós queremos construir

as políticas públicas ‘com’ e não ‘para’ a sociedade. Estamos abertos a esse diálogo”, afirmou.

Atingidos por barragens

A pauta das populações atingidas por barragens abrange uma proposta relacionada à política de reparação dos direitos dos atingidos e outra à proteção e segurança das populações ribeirinhas. O tema está diretamente relacionado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, que é responsável pelas ações de assistência às pessoas afetadas por desastres.

As propostas incluem a criação de mecanismos para centralizar e organizar a execução de ações e de um fundo nacional para disponibilizar recursos para atendimento das populações e territórios atingidos pela construção de grandes obras, por rompimento de barragens e por casos extremos decorren -

tes de mudanças climáticas.

Semiárido e Mulheres Camponesas

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) atua na garantia dos direitos dos povos e comunidades da Região do Semiárido. Durante o encontro dessa semana, foram apresentados os programas da organização, como o Um Milhão de Cisternas, Uma Terra e Duas Águas e Cisternas nas Escolas. Também foi debatido como a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MIDR pode contribuir com as ações.

Em referência à Semana da Mulher,

o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) esteve reunido com diversas Pastas do Executivo. No MIDR, as mulheres representantes do movimento foram recebidas pelo ministro Waldez Góes, além da secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial, Adriana Melo.

“Nossa luta abrange as pautas de enfrentamento a todas as formas de violência, o fortalecimento dos quintais produtivos, a produção de alimentos saudáveis e outras. A partir do MIDR,

avaliamos de fundamental importância pensarmos um desenvolvimento territorial baseado na agroecologia, na defesa da vida, na preservação dos bens comuns, no cuidado com a água, com as sementes e com a biodiversidade”, destacou a diretora nacional do MMC, Noeli Taborda. “E é nesse sentido que a gente reafirma a importância deste ministério para construirmos coletivamente essas ações para garantirmos a sociobiodiversidade no campo brasileiro”, concluiu.

Itapetininga sedia Copa Jiu-Jitsu

Clube no próximo dia 19 de

Itapetininga será a sede da Copa Jiu-Jitsu Clube, evento que contará com a participação de mais de 30 municípios do estado de São Paulo e aproximadamente 350 atletas nas diferentes categorias da modalidade.

A competição conta com a parceria da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e

março

Juventude e será realizada no dia 19 de março, às 8 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, na Vila Barth.

Segundo a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Itapetininga foi selecionada para sediar o evento por ser considerada uma cidade que apresenta um excelente nível de organização em eventos na moda -

lidade.

De acordo com Joel Leme Júnior, organizador do evento e faixa preta na modalidade, serão realizadas 03 etapas no interior paulista durante o ano e Itapetininga será sede da primeira. A Copa Jiu-Jitsu Clube reúne atletas de mais de 300 categorias, desde a pré-mirim (de 04 a 05 anos) à categoria Master (atletas acima de 41 anos).

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 10

Talentos de Itapetininga integram a equipe Magnus Futsal de Sorocaba

Os jovens Marcus Vinicius Domingues Maciel e Luís Gustavo Palmeira são os reforços da equipe Magnus Futsal de Sorocaba.

Marcus Vinícius,

mais conhecido como Zerinho, é nascido em Itapetininga e, neste ano, estará em sua 3ª temporada pela equipe, disputando o Campeonato Metropolitano de Futsal. O

atleta foi revelado no Projeto Resgate Futsal, em Itapetininga. Já Luís Gustavo, o “Portuga”, nasceu em Portugal, mas adotou Itapetininga como sua terra do coração.

O jogador disputará o Campeonato Paulista de Futsal pelo clube. Filho do ex-jogador Eder Palmeira, que atuou em grandes clubes no Brasil e na Europa, Luís Gustavo

herdou o talento do pai, sendo aprovado no primeiro dia em que participou da seletiva pelo Magnus. A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria

de Esporte, Lazer e Juventude, parabeniza os atletas pelo excelente desempenho e deseja a ambos, muito sucesso em suas carreiras.

MTE começa a pagar a partir de 15 de março 2º lote de trabalhadores

Consultas de valores a receber e o banco de pagamento estão disponíveis na CTPS Digital e portal gov.br

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a pagar a partir do dia 15 de março o segundo grupo de trabalhadores com direito ao Abono Salarial. Serão pagos Abonos a 3.714.180 milhões de trabalhadores, num total de R$ 3.694.766.001,00 bilhões de reais em recursos. O trabalhador pode consultar se tem direito via app da CTPS Digital ou no portal gov.br.

Os que recebem o PIS, na Caixa, serão 3.459.844 trabalhadores de empresas privadas. Outros 254.336 mil

são servidores públicos com direito ao PASEP, que serão pagos pelo Banco do Brasil. O valor varia de R$ 108,50 a R$ 1.302,00 de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2021. A Caixa prioriza para crédito em conta CAIXA, o trabalhador que possuir conta corrente, conta poupança ou Conta Digital; o aplicativo CAIXA

Tem - em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA. agências, lotéricas, autoatendimento, CAIXA Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa. No Banco do Brasil o pagamento do Abono Salarial será realizado prioritaria -

mente como crédito em conta bancária; transferência via TED ou presencial nas agências de atendimento.

Quem tem direito - Tem direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como estar cadastrado no PIS/ PASEP há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado; ter exercido ativi -

dade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; ter seus dados, do ano-base 2021 informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

Consulta – A con -

sulta pode ser realizada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, sendo necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Depois, acesse a aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

Informações adicionais poderão ser

solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo os dígitos uf pela sigla do Estado de domicílio do trabalhador).

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 11

Secretaria de Serviços Públicos realiza a recuperação das malhas vicinais e das avenidas de Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga realiza, por meio da Secretaria de Serviços Públicos de Itapetininga, o trabalho de limpeza na área urbana e rural do

município nesta terça-feira, dia 14. As equipes de manutenção de estradas vicinais estão nos bairros do Capivari, Vatinga, Rio Acima e Conceição.

São feitas a recuperação com o nivelamento de pista, além de patrolamento e cascalhamento de pedras. Em Itapetininga, o trabalho de manu-

tenção das estradas rurais é contínuo, afinal o município tem uma das maiores malhas vicinais do Estado, com 4 mil km de vias rurais.

Área Urbana

Na área urbana, são executadas a limpeza nas praças e avenidas centrais. As equipes de roçada e limpeza estão na Ro-

dovia Gladys Bernardes Minhoto, Avenida José Lembo, Avenida Tenente Urias e Estrada Municipal José Corrêa de Moraes, na Chapadinha.

Governo baixa juros de empréstimos consignados para beneficiários do INSS

Taxa máxima caiu de 2,14% para 1,70% ao mês. Mais de oito milhões de beneficiários do INSS têm algum contrato ativo de empréstimo consignado

O Governo Federal obteve nesta segunda-feira (13/03) a aprovação de uma proposta de redução na taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados voltados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) em Brasília (DF), o colegiado aprovou o novo limite em 1,70% por mês.

Desde 2022, o patamar mensal estava fixado em 2,14%. A decisão implica redução de 0,44% no índice autorizado para instituições financeiras realizarem operações com débito direto na folha de pagamento que contempla mais

de 37 milhões de cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas. O plenário deliberou ainda que o valor percentual para o cartão de crédito consignado chegará até o teto de 2,62%, contra 3,06% do percentual até então vigente.

OITO MILHÕES -Atualmente, segundo o Ministério da Previdência Social, mais de oito milhões de beneficiários têm contrato ativo de empréstimo consignado e cerca de 1,8 milhão já chegaram ao limite de utilização da margem, definido em 45% do benefício.

Para o ministro Carlos Lupi, é importante que haja uma mudança nas faixas para aqueles que recebem menos de dois salários mínimos. “Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extrema -

mente vulneráveis. Buscamos encontrar um caminho que seja o melhor para a parte mais frágil: o povo brasileiro”, disse o ministro. A intenção é discutir o percentual de margem vigente na próxima reunião, em 27 de abril.

Os membros do CNPS aprovaram também a formação de comissões de trabalho para analisar o modelo do cartão de crédito consignado no prazo de 60 dias, bem como a composição e a competência do colegiado em até 90 dias. “Com a garantia da Folha, existe segurança para dirimir o risco dos empréstimos, como também no caso dos servidores. Portanto, apresentamos e defendemos a proposta de redução, que foi aprovada pelo Conselho. Estamos fazendo história para transformar o Brasil com justiça social. Precisamos aprofundar a

composição das taxas. A transparência é fundamental e representa um pilar da nossa gestão”, afirmou Carlos Lupi.

Presidente do INSS, Glauco Wamburg frisou que o combate às desigualdades através de medidas efetivas é prioridade do atual governo e que as decisões do colegiado seguem neste sentido. “Na realidade de beneficiários que utilizam o consignado, cuja média de renda é de R$ 1.700, a Previdência

Social precisa tomar providências para proteger esses cidadãos vulneráveis”, declarou Wamburg. Ele ressaltou, ainda, que está em curso um processo para redução das filas para análises dos pedidos de benefícios.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre

políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 12

O equívoco da generalização negativa injusta de tudo e todos e do pessimismo no momento que atravessamos

Silas Gehring Cardoso

Estamos vendo proliferar, na atualidade uma injusta generalização negativa de tudo e de todos. Isso é um equívoco. Nivelar todos por baixo é faltar com o bom senso.

Em todos os setores há gente boa e gente má. O problema está na imperfeição do ser humano e não de alguma atividade em si. Hoje estamos em um processo de depuração. Assuntos que permaneciam ocultos passaram a ser debatidos abertamente. Nisso está havendo uma evolução positiva. Por isso mesmo, não há lógica nesse sentimento generalizado de pessimismo no ar, que não pode continuar prevalecendo. Esse pessimismo paralisa iniciativas e corrói o ânimo das pessoas. Precisamos elevar nossos pensamentos para elevar a

sintonia. Para efeito comparativo, lembremos de uma estação emissora de rádio ou televisão em uma ponta e do aparelho receptor em outra. Precisarão estar sintonizados na mesma faixa, para que a mensagem chegue. Assim acontece com os nossos pensamentos. Se mantivermos um padrão elevado de pensamento, sintonizaremos com o que é construtivo. Ao contrário, se deixarmos nosso padrão vibratório cair, sintonizaremos com tudo o que não é bom. Isso nada tem a ver com o raciocínio analítico, a observação judiciosa e a conclusão das razoáveis probabilidades, mas com o estado de nosso pensamento durante a maior parte do tempo. O grande pensador francês Jean Jaures, já afirmava, nos seus “Discours à la

Jeunesse”, que “coragem é ir ao ideal e compreender o real”. Essa frase resume, de forma bastante peculiar, o momento que atravessamos nos diferentes âmbitos. As pessoas que já conseguiram superar aquele estágio primitivo do individualismo absoluto, indiferente ao interesse alheio,que já se despiram daquele egoísmo absoluto, pela sua própria transformação sonham com a sociedade ideal, onde todos possam viver, pelo menos com um mínimo de dignidade. Precisam ,porém, para continuar a buscar esse objetivo com um mínimo de probabilidade, conhecer a dura realidade da nossa sociedade, onde a maioria se deixa levar pelo interesse imediato, para poder se defender desse sistema perverso, e para que pelo menos parte de

seus sonhos possa ser concretizada.

Por tudo isso é que não podemos deixar que a agitação externa, provocada em grande parte por esse individualismo exacerbado, afete nossa capacidade de raciocínio e nosso estado de ânimo. O esforço pela paz precisa ser permanente. A política passa e as pessoas ficam. Podemos divergir, porque democracia é isso mesmo, mas não podemos deixar que fiquem “arranhões pessoais”.

Ainda que lentamente, a nossa sociedade, em todos os níveis, está passando por uma verdadeira catarse, que é sempre dolorosa, mas inquestionavelmente necessária. É até uma questão de lógica, mas antes de uma ferida ser curada, é preciso que o pus seja expelido. O

Indústria de alimentos integra estratégia do MDS para a redução da fome e da pobreza

Representantes da ABIA encontraram o ministro Wellington Dias e trataram também sobre oportunidades de promoção da inclusão socioeconômica

Foto: Roberta Aline/ MDS

Um setor que gera quase 2 milhões de empregos formais e diretos no Brasil e que pode contribuir com o combate à fome e à desnutrição. A indústria de alimentos e bebidas é a maior do país, processa 58% de toda a produção agropecuária e representa 10,8% do PIB brasileiro. Maior representante do setor, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) encontrou nesta quarta-feira (08.03) o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A reunião teve o objetivo de debater propostas em prol da população mais vulnerável.

“O ministro trouxe algumas boas ideias, e nós vamos nos debruçar e estudar com toda a atenção para ver como podemos cooperar para melhorar a situação do Brasil no mapa da fome”, contou o presidente executivo da ABIA, João Dornellas.

“Não é possível que um país como o nosso, com tanto potencial, ainda sofra com o problema da desnutrição”, completou.

A empregabilidade da indústria de alimentos também esteve em pauta, assim como medidas para que os preços da cesta básica sejam adequados para o público do Programa Bolsa Família. O ministro

Wellington Dias ainda tratou sobre uma parce -

ria em torno da inclusão socioeconômica para o público do Cadastro Único. A ideia é garantir qualificação direcionada, de acordo com as necessidades das empresas, aumentando o emprego e a renda da população.

“A indústria, um dos setores mais prósperos da economia, pode contribuir com a nossa causa. Faremos um esforço em comum para termos um planejamento nessa área, contando com a experiência da ABIA para nos dar apoio na inclusão socioeconômica dessa parcela da população. Sabemos da importância dessa ação para o desenvolvimento do Brasil, tirando pessoas da pobreza e incluindo na economia formal”, afirmou Wellington Dias.

“Queremos garantir as condições de alimentação mais saudável chegando à mesa do brasileiro, assegurando

próprio texto bíblico mostra que a questão apresenta antecedentes. Em Mateus, capítulo 1º, versículo 34, o próprio Jesus afirmou: “Não julgues que vim trazer a paz à Terra. Não vim trazer-lhes a paz, mas a espada”. Com isso, ele quis dizer que não se pode acomodar ou acumpliciar com o sistema que prevalece à nossa volta. Ele, que foi o mensageiro da paz, alertou contra aquela paz enganosa, representada pela subserviência aos interesses escusos.

Os jogos de interesses são enormes e, por isso mesmo, há necessidade de um permanente e constante exercício de reavaliação de tudo o que ocorre à nossa volta. As pessoas dotadas de seriedade de propósitos, chegam, por vezes, a sentirem-se confusas diante das escaramu-

LUIZ RODRIGUES DE MORAES DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 13/03/2023 ÀS 12:20 HS EM ITAPETININGA – S.P IDADE : 74 ANOS

PROFISSÃO : TRABALHADOR RURAL ESTADO CIVIL : CASADO COM A SRª MARIA DAS DORES GOMES MORAES FILHO DE : MANOEL ANTONIO DE MORAES E DE PETRONILHA RODRIGUES DE MORAES DEIXA OS FILHOS : ELCIO, APARECIDO, ANDRÉ E HÉLIO LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO –UNIDADE ITAPETININGA – CENTRAL SALA : 05 COM INÍCIO ÀS 22:30 HS DO DIA : 13/03/2023 SEPULTAMENTO : 14/03/2023 ÀS 12:30 HS

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA – S.P

SILVINO ANTONIO NOGUEIRA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 13/03/2023 ÀS 13:17 HS EM ITAPETININGA – S.P IDADE : 74 ANOS

PROFISSÃO : ELETRICISTA

também formas de gerar emprego e renda. A indústria de alimentos tem 38 mil empresas no país todo entre pequenas, médias e grandes. É um potencial muito grande de oportunidade de trabalho para quem precisa”, finalizou o ministro.

ças que ocorrem entre diferentes facções de interesses. Nesse quadro, as próprias pessoas de boa fé podem cometer dois erros básicos: a precipitação e a acomodação. A precipitação acaba fornecendo munição a quem não se deve. E com essas situações, não se brinca. A acomodação, por sua vez, é extremamente danosa A sociedade não muda sozinha. Ela precisa da ação de pessoas conscientizadas, conhecedoras da realidade , bem intencionadas, eque saibam manter viva a esperança de mudanças positivas.

ESTADO CIVIL : VIÚVO DA SRª MARIA DE ALMEIDA NOGUEIRA FILHO DE : JOSÉ ANTONIO NOGUEIRA E SANTINA LEME NOGUEIRA DEIXA AS FILHAS : LAIZA E ROSI-

MEIRE LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO –UNIDADE

Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital
conformidade com as resoluções ICP - Brasil
em
ITAPETININGA – JARDIM BELA VISTA SALA : 01 COM INÍCIO ÀS 20:30 HS DO DIA : 13/03/2023 SEPULTAMENTO : 14/03/2023 ÀS 14:00 HS CEMITÉRIO DO BAIRRO SÃO ROQUE EM ITAPETININGA – S.P MAGALI ARCHELEIGAR MORAES CENTELHA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 13/03/2023 ÀS 06:34 HS EM CARAPICUÍBA – S.P IDADE : 77 ANOS PROFISSÃO : DO LAR ESTADO CIVIL : VIÚVA DO SR° JONISTHON MORAES CENTELHA FILHA DE : CIRO ARCHELEIGAR E LEONOR NUNES DE ASSIS DEIXA OS FILHOS : CILENE, SARA, SORAIA, ANDRESSA, BRUNO E MARCO AURÉLIO E MARI “EM MEMÓRIA” LOCAL DO VELÓRIO : MEMORIAL ANTONIO FERREIRA DE CAMARGO SALA : 02 COM INÍCIO ÀS 22:00 HS DO DIA : 13/03/2023 SEPULTAMENTO : 14/03/2023 ÀS 12:00 HS CEMITÉRIO : JARDIM COLINA DA PAZ EM ITAPETININGA – S.P CANDIDA RODRIGUES E SILVA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO : 13/03/2023 ÀS 12:38 HS EM SOROCABA – S.P IDADE : 97 ANOS PROFISSÃO : PROFESSORA – APOSENTADA ESTADO CIVIL : VIÚVA DO SR° OCTÁVIO DE SOUZA E SILVA FILHA DE : HENRIQUE RODRIGUES E MARIA DOMINGUES DEIXA OS FILHOS : MÁRCIA, ROBERTO, RITA E HENRIQUE “EM MEMÓRIA” LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO –UNIDADE ITAPETININGA – CENTRAL SALA : 03 COM INÍCIO ÀS 18:30 HS DO DIA : 13/03/2023 SEPULTAMENTO : 14/03/2023 ÀS 12:00 HS CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA EM ITAPETININGA – S.P
Folha de Itapetininga, Quarta-feira, 15 de março de 2023 | Edição nº 7.788 | Página 13
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.