Folha da Mulher - Campo Largo - 13ª Edição

Page 16

16

Folha da Mulher

Campo Largo - Março 2012

TURISMO Ana Carolina Braga Stallbaum Turismóloga

anacarolina@evidenciaturismo.com.br (41) 3393-4549 / 8425-9921 www.evidenciaturismo.com.br

Cidade do sol

Um roteiro de 6 dias inesquecíveis em Fortaleza passeia de bugue e desce de esquibunda, o esporte mais popular do Ceará onde você desliza duna abaixo sentado (ou em pé, se você tiver equilíbrio) numa tábua parecida com um skate. Já os passeios de bugue podem ser feitos “com ou sem emoção”, prepare-se para enfrentar dunas radicais de até dez metros de altura.

O

nome Fortaleza sugere a ideia de um lugar construído para repelir invasores. No caso da palavra que batizou a capital cearense, hoje em dia, nada poderia ser mais falso. Quinta maior metrópole do Brasil, e segunda do Nordeste, Fortaleza é uma cidade aberta que recebe turistas do Brasil e do exterior. Eventos como o Fortal, megamicareta que acontece sempre em julho, e o Ceará Music, festival com estrelas do pop-rock brasileiro e internacional, em outubro, atraem multidões de jovens e confirmam a face alegre, receptiva e festeira da cidade. Fortaleza é a Cidade do Sol. De ponta a ponta é um calorão danado. Na média, os termômetros ficam na marca dos 29 graus durante o ano todo. Mas, apesar do sol forte, nunca fica abafado por causa do vento suave, constante e agradável. À beira-mar, às vezes você nem percebe que está debaixo de um sol de ferver. Lindas paisagens e praias exóticas, gastronomia e cultura amplamente desenvolvidas, noite quente em todos os sentidos, lagosta com preço acessível, calor humano e clima quente, Fortaleza é realmente um paraíso. Vou passar um roteirinho básico para você aproveitar ao máximo essa viagem inesquecível.

1º DIA – FORTALEZA Comece fazendo o que todo mundo faz: vá a uma das muitas barracas da Praia do Futuro para tomar sol (não esqueça o protetor), comer caranguejo e beber algo bem gelado. Não precisa se preocupar em levar guarda-sol ou cadeira, as barracas oferecem tudo (algumas inclusive com cofre para você ir para a praia sem se preocupar). No fim da tarde, caminhe no calçadão da Avenida Beira-Mar, onde fica uma movimentada feira de artesanato com 625 barracas, que vendem de tudo. Para jantar, vá ao restaurante Sobre o Mar, no calçadão da Praia de Iracema. 2º DIA – BEACH PARK Um programa imperdível para quem vai a Fortaleza é conhecer o Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. Ele fica em Porto das Dunas, uma praia a 20 quilômetros da capital. O parque tem piscinas, rios, cachoeiras e escorregadores gigantes. No Insano, um toboágua da altura de um prédio de 14 andares, a descida dura apenas quatro segundos a uma velocidade de 104 Km/h! Você vai encarar? 3º DIA – CUMBUCO A principal atração da Praia do Cumbuco, 30 quilômetros a oeste de Fortaleza, são as dunas de areia branca e fina. Ali, todo mundo

4º DIA – PRAINHA A menos de 30 quilômetros de Fortaleza, é uma longa faixa de areia, que, oficialmente, pertence ao município de Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Por isso, vale a pena também visitar alguns prédios antigos da cidade, como a Igreja de São José, o Mercado da Carne e a velha casa da Câmara e Cadeia, que virou museu religioso, com imagens do século 18. Aquiraz também é um grande centro de rendas e bordados, e você poderá acompanhar o trabalho das rendeiras tecendo roupas e toalhas. 5º DIA – PRAIA DAS FONTES A Praia das Fontes, a quase 90 quilômetros de Fortaleza, é uma das mais bonitas da costa leste cearense. O mar verdinho e calmo faz um par perfeito com as falésias avermelhadas, de onde jorram fontes de água doce – são elas que dão nome à praia. Na maré seca surgem cavernas à beira-mar. A mais famosa é a gruta da Mãe d’Água, que até já fez parte de uma novela da Globo. Uma boa opção para curtir todo o barato do lugar é contratar um voo de ultraleve ou alugar um bugue. 6º DIA – CANOA QUEBRADA Canoa Quebrada já não é mais a rústica aldeia de pescadores que atraiu jovens cabeludos de todos os cantos nos anos 70, mas, sem dúvida, ainda é um destino obrigatório. Afinal, o mar, os coqueirais, as dunas, as falésias e os arrecifes que fascinaram os primeiros forasteiros ainda estão lá. E, para curtir tudo isso, você pode simplesmente caminhar, alugar um cavalo ou um bugue.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.