ASCII

Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCANENA

ANO LECTIVO 2008/2009

ÀREA DE COMPETÊNCIA:

Cultura, Língua e Comunicação (CLC) – INGLÊS Núcleo Gerador: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Domínio de Referência: DR2 – Contexto Profissional Tema: Micro e Macroelectrónica Competência: Lidar com a micro e macro electrónica em contextos socioprofissionais identificando as suas mais valias na sistematização da informação, decorrentes também da especificidade de linguagens de programação empregues. O COMPUTADOR

Para o mundo dos computadores existem dois momentos fundamentais: um primeiro momento no século XVIII em que Leibnitz introduziu a numeração binária que utiliza 2 símbolos (0 e 1), ou seja, o sistema de base 2; um segundo momento surgiu no século XIX com Boole, que estudou a simbologia do pensamento humano e introduziu a lógica binária com uma álgebra própria (álgebra de Boole). O Sistema Binário é o modo de codificação utilizado no funcionamento interno do computador, devido à sua simplicidade e facilidade de representação pela passagem ou não de electricidade (0 - 0Volt; 1 - 5Volt ou 3Volt). Todos os dados e todos os programas são representados/codificados em binário e armazenados em memória. A memória é medida em Bytes. O Bit é o nome dado a um digito binário (valor 0 ou 1) que representa um estado binário; o Byte é o nome dado a um grupo de 8 Bits (octeto) que pode representar 256 sequências (de 000000002 = 010 a 111111112 = 25510); Word é uma associação de 2 Bytes. Número de Bytes Memória 1024x1Byte (210 bytes) 1 KB (Kilo Byte) 1024x1KB (220 bytes) 1 MB (Mega Byte) 1024x1MB (230 bytes) 1 GHz (Giga Byte) 1024x1GB (240 bytes) 1 THz (Tera Byte)

Num computador representam-se outros símbolos (e.g. letras) através de sequências de bits que são associados a um caracter particular. Por imperativos de diálogo entre diferentes computadores definiu-se um único código que é utilizado por vários fabricantes de hardware e software. Esta tabela que se tornou a norma no mundo informático designa-se por Código ASCII - American Standard Code for Information Interchange. Como o próprio nome indica, trata-se de uma norma Americana de codificação para a troca de informação. Este código define uma tabela de equivalência de 1 byte (8 bits) para cada símbolo (e.g. caracteres alfanuméricos, algarismos, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos gráficos). O código ASCII serve de base ao armazenamento e manipulação de informação entre computadores e periféricos (e.g. impressoras, disquetes, teclados). In Aula Nº4-O Computador (conceitos básicos de hardware e software) de Rui Moreira


http://www.macmillandictionary.com/

ASCII NOUN [UNCOUNTABLE] COMPUTING

/ɑæski/

American Standard Code for Information Interchange: a system for

changing computer information into numbers, so that different types of computers and software can exchange information

ASCII art NOUN [UNCOUNTABLE] COMPUTING

/ɑæski/

pictures using only ASCII characters, often used in emails

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascii

ASCII (acrónimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de sete bits baseada no alfabeto inglês. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base. A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controle actualmente obsoletos, que afectam o processamento do texto. Excepto pelo caracter de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis.


A ASCII ART é uma forma de expressão artística usando apenas os caracteres disponíveis nas tabelas de código de página de computadores. (ASCII, abreviatura em língua inglesa para American Standard Code for Information Interchange). Antes dos computadores já existia uma arte semelhante realizada com máquinas de escrever. Contudo, como há mais caracteres disponíveis nos computadores, esta forma de expressão artística ascendeu de forma a se tornar mais elaborada e com uma preocupação estética mais apurada. É imprescindível que seja criada e visualizada utilizando-se fontes monoespaçadas. Embora possa ser realizada com apenas uma cor sobre um fundo também de uma cor, há belos exemplos de figuras realizadas utilizandose dezenas de cores. Existem vários artistas dedicados a elaboração de ASCII ART. No Brasil, um pioneiro nesta prática foi Waldemar Cordeiro (Pintor, escultor, paisagista, designer e crítico de arte).

COMPUTADOR – EXPRESSÃO ARTISTICA – ALGUNS SITES

Como de letras se faz arte!

http://www.ni9e.com/typo_illus.php Neste site pode apreciar o que se pode fazer utilizando simplesmente algumas letras. Depois de clicar no link e de abrir a página, clique em qualquer dos tipos de letra à esquerda, ligue o som e apenas aprecie a arte…

De Foto a Poster

http://homokaasu.org/rasterbator/ Utilizando este site pode passar uma simples foto para o formato de um grande poster. Uma pequena foto do nosso disco pode ser ampliada para um formato imensamente maior, dividida em pequenas partes que podemos imprimir individualmente. Depois basta colar as folhas e eis o nosso poster…

Converte imagem em letras e letras/texto em imagem

http://ascii.mastervb.net/


Transforme uma imagem em texto

http://www.degraeve.com/img2txt.php A transformação de imagens (fotos, etc…) em texto pode criar verdadeiras “obras de arte”, possibilitando mesmo efeitos originais. Por isso mesmo é chamado de “ASCII ART”. Nesta página pode experimentar esta interessante forma de converter fotos, de imagens para texto. A única dificuldade reside realmente na foto a converter: ela deve estar publicada na Web. Portanto, para converter uma foto sua deve primeiro publicá-la em qualquer galeria on-line (“FLICKR”, “PICASA”, “LIVE”, etc.) e obter o respectivo endereço, fazendo sobre a mesma um clique-direito sobre a imagem e seleccionar “Copiar atalho”. Após colar este endereço no campo “url of image”, seleccione as características pretendidas para a imagem composta por caracteres e faça um clique sobre “ASCCIFY”. O resultado poderá surpreender…

COMUNIDADES VIRTUAIS http://www.net-artes.net/

A Formadora: Filomena Claudino


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.