Letras que flutuam

Page 48

48

pincel chato como no Fileteado argentino. Este surgiu na Argentina com a imigração italiana no início do século XX, na pintura de caminhões e posteriormente dos ônibus. Interessante notar que todos estes estilos são utilizados em meios de transporte populares, entendendo que o barco é a forma principal de transporte na Amazônia.

Através da pesquisa, foi possível verificar que abridor de letra dos barcos da Amazônia possui um código simbólico comum encontrado em toda região. Apesar destes autores clamarem por estilos próprios, é possível concluir que estes elementos não são individuais e fazem parte um universo maior, de uma cultura local. A partir da apropriação de um modelo pertencente a uma época, a dos tipos decorativos do século XIX, desenvolveu-se um sistema de signos locais pertencente a este grupo, conectado regionalmente através do rio. Dentre os elementos deste sistema de códigos podemos citar o uso exclusivo das letras maiúsculas, a divisão do miolo dos caracteres, separados em sua metade superior e inferior e coloridos em tons diferentes, uso de sombras, fios, paleta de cores e principalmente o usos da decoração do miolo das letras criando um conjunto harmônico.

2.2 Panorama do século XIX na Amazônia

Os portos do Brasil foram abertos em 1808 com a vinda de D.João VI e sua corte para o Brasil. Particularmente na Amazônia, a navegação foi liberada após 1867. A primeira companhia de navegação da Amazônia foi fundada pelo Visconde de Mauá com a abertura do Rio Amazonas ao comércio mundial, após um longo período de pressões internacionais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.