Letras que flutuam

Page 13

13

São terras conquistadas. São repaisagens repaginadas, onde as cartas náuticas são histórias em quadrinhos, que precisam ser reescritas e revistas a cada novo ciclo.

Nesta viagem pelo primeiro grande rio, o Guamá, que pequeno é diante de um Xingu ou um Madeira ou um Negro, a primeira emoção ao ver o primeiro pó-pó-pó, ostentando uma letra nova, um chamado novo, um novo código que eu não sabia existir.

Deste momento em diante, de maneira sistemática, a viajante que fui, ou que sou, pois viajar é estado de espírito e não estado de lugar ou de tempo, percebi que o olhar estrangeiro permite vislumbram novas letras, novos códigos, e persegui, no cais do Ver-o-Peso, no Igarapé das Mulheres, na escadinha, no trapiche de Icoaraci, no Flutuante de Manaus e em tantas outros encontros de águas e terras, um novo alfabeto amazônico, tão genuíno e endêmico como suas espécies vegetais e animais. Este novo alfabeto, fruto de embates culturais que me fez decidir pela viagem para procurar seus significados, origens e sabedorias.

As letras abriram-me novas páginas da Amazônia. Máquina fotográfica em punho, caderno de notas, tornei-me pescadora de letras. Volta e meia, parentes e amigos passaram diante de letras que me chamam pelo nome, e me enviam, igualmente, as letras que encontram, troféus atracados nos trapiches da região.

Aos poucos, pude perceber que esta seria manifestação popular genuína, provavelmente originária de uma tipografia mais elaborada. Ainda que João de Jesus Paes Loureiro, ao tratar da poética amazônica, rapidamente discorresse sobre as embarcações amazônicas, falando, inclusive, sobre as letras de barco, ao buscar referências na literatura, nada encontrei; ao que o próprio João Jesus confirmou ser de grande interesse estudar o tema. Aliás, foi este estudioso da Amazônia quem primeiro me falou dos abridores de letras, os mestres que pintam os alfabetos ribeirinhos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.