Psicologia da Psicofísica

Page 1

1 De Outubro de 2009 PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

Felício Fonseca de Sousa Colégio São Teotónio 1 De Outubro de 2009


1 De Outubro de 2009

PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

ÍNDICE: • Introdução; • Friso Cronológico; • Teorias da Psicofísica; • Lei de Weber-Fechner; • Textos de Apoio • Biografia de Gustav Fechner; • Biografia de Ernst Weber; • Biografia de Wilhem Wundt.

2


PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

1 De Outubro de 2009

Introdução

A psicofísica é um corrente que foi elaborada por grandes nomes da Psicologia e da Matemática, nomes como Fechner, Weber, Wundt, Helmontz. Quando abordamos o trabalho de Gustav Fechner (1801-1887), podemos seguir três trilhos. Em primeiro lugar haveria uma trilha indicada pelo conjunto dos seus textos, caracterizando um trabalho mais ou menos sistemático na direcção do que ele designou por “visão diurna” ou panpsiquismo. Por panpsiquismo entendia-se um conjunto de pensamentos e reflexões sobre o mundo enquanto composto por uma hierarquia de seres em que o espírito e o corpo seriam coextensivos desde as esferas mais elementares. O trabalho psicofísico de Fechner não seria uma excepção dentro desta visão metafísica, mas a própria tentativa de lhe estabelecer a sua prova e o seu rigor.

Psicofísica é um ramo da psicologia que estuda a relação entre a magnitude de um estímulo físico e a intensidade com que é percebido por um observador. Seu objetivo é encontrar uma escala para colocar essa relação. A investigação centrou-se inicialmente psicofísica sobre o significado da visão durante o século décimo nono, mas seus intereses rápidamente se espalharam por outros sentidos.

3


1 De Outubro de 2009

PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

Friso Cronológico

Gustav Fechner (Fundador Psicofísica

1795

)

1800

1860

1900

Elaboração da Lei Weber-Fechner

Ernst Weber

da

4


PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

1 De Outubro de 2009

Lei de Weber-Fechner A lei de Weber-Fechner é uma tentativa de descrever a relação entre a grandeza física de um estimulo e a intensidade do mesmo. As tentativas psicométricas para medir objetivamente o subjetivo através de lamiares. Assim, um exemplo de experimento psicofísico é tentar encontrar o mínimo necessário mudança na intensidade de luz para essa mudança pode ser percebida pelo observador (limiar de diferença). O mais simples modelo matemático que relaciona a variação entre um evento físico e o percebido é conhecido como a Lei Weber-Fechner. Outros métodos incluem a teoria de detecção psicofísico sinal. Segundo a Lei de Weber-Fechner, o sistema sensorial é mais sensível aos limiares inferiores, da intensidade dos estímulos, do que aos superiores. Ou seja, na prática, detectamos variações mínimas em estímulos de fraca intensidade, com maior rigor, do que naqueles de elevada intensidade. Isto pode parece estranho mas, é lógico, se visto pelo prisma evolutivo. Vamos, por isso, usar o exemplo da presa vs predador para esclarecer este tópico.

Energias mais intensas significam uma reduzida distância entre a presa e o predador (a lei do quadrado inverso). Ou seja, a diminuição da distância, entre ambos, implica um aumento da intensidade dos odores, imagens e sons. Estando presa e o predador muito próximo, a probabilidade de ser comido é muito grande. Não deveria, neste caso, a sensibilidade ser também maior, uma vez que estamos num patamar de elevada estimulação? Na verdade, será muito mais importante, para a sobrevivência, a detecção dos primeiros indícios da presença de uma presa/predador do que quaisquer outros depois desse momento. Daí, a explicação para a elevada sensibilidade aos sinais mais fracos... Contudo, é importante distinguir entre a sensibilidade/apuramento do sistema sensorial e o impacto, ou sensação, resultante da estimulação. Naturalmente, quanto mais intensa for a estimulação, independentemente da energia envolvida, mais intensa será sensação experimentada.

5


1 De Outubro de 2009

PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

Biografia de Gustav Fechner Gustav Theodor Fechner, nasceu em 19 de Abril de 1801, em Gross-Särchen, Baixa Lusácia. Ele se formou em ciências biológicas em 1822 na Universidade de Leipzig e ensinou lá até sua morte em 18 de Novembro de 1887. Tendo desenvolvido um interesse em matemática e física, ele foi nomeado professor de Física em 1834. Sobre 1839 Fechner teve uma avaria, tendo ferido os olhos enquanto experimentava em afterimages por olhar para o sol. Sua resposta foi a isolar-se do mundo por 3 anos. Durante este período, houve um aumento em seu interesse pela filosofia. Fechner acreditava que tudo é dotado de uma alma, nada é sem uma base material; mente e matéria são a mesma essência, mas visto de diferentes lados. Além disso, ele acreditava que, por meio de experimentos psicofísicos em psicologia, as afirmações acima foram demonstradas e comprovadas. Ele é autor de muitos livros e monografias sobre temas tão diversos como a medicina, estética e psicologia experimental, apondo o pseudônimo de Dr. Mises para alguns deles. O último problema filosófico que dizia respeito Fechner, e ao qual sua psicofísica foi uma solução, foi o espírito eterno problema do corpo. Sua solução foi posta a hipótese de identidade: o corpo e a mente não são considerados como um dualismo real, mas são diferentes lados de uma realidade. Eles estão separados, sob a forma de sensação e estímulo, isto é, o que aparece do ponto de vista subjectivo como a mente, aparece a partir de um ponto de vista externo ou objectivo como o corpo. Na expressão da equação da lei de Fechner (sensação de intensidade = C intensidade do estímulo log), torna-se evidente que o dualismo não é real. Embora essa lei tem sido criticada como ilógica, e por não ter aplicabilidade universal, tem sido útil na investigação sobre a audição e visão. A contribuíção mais significativa de Fechner foi feita em sua Elemente der Psychophysik (1860), um texto de ciência exacta das relações da dependência, entre o corpo e mente, e em sua revisão de Hauptpunkt der Psychophysik (1862). Após esses trabalhos cabe principalmente a Fechner fama como um psicólogo, porque nelas, ele tinha concebido, desenvolvido e estabelecidos novos métodos de medição mental e, portanto, o início da psicologia experimental quantitativa. Os três métodos de medição foram apenas o método de diferenças perceptíveis, o método dos estímulos constantes, e o método de erro médio. Segundo as autoridades, o método de estímulo constante, chamado também o método de casos de certo e errado, se tornou o mais importante dos três métodos.

6


1 De Outubro de 2009

PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

Lei de Fechner:

• S = ClogR • Em que S = sensação; R = estímulo; e C = Constante • Progressão aritmética: diferença entre os termos é constante: 7, 10, 13, 16, 19, 22. • Progressão geométrica: razão de qualquer termo, depois do primeiro, para o termo precedente é fixa. Exemplo: 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 (razão comum é 2).

7


PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

1 De Outubro de 2009

Biografia de Ernst Weber 8

Ernst Heinrich Weber Ernst Heinrich Weber (1795 - 1878) nasceu em Wittenberg, Alemanha, em 24 de Junho de 1795. Weber estudou medicina na Universidade de Wittenberg. Ele então tornou-se professor de fisiologia e anatomia da Universidade de Leipzig, e agora é conhecido como o pai da psicofísica. Junto com seu irmão, que descobriu o poder inibitório do nervo vago, Weber estudou acústica e movimento ondulatório . Era também um especialista em sentidos cutânea e auditiva. Ele também conseguiu ser eleito membro do Parlamento da Saxónia como um representante da universidade. Ele trabalhou ao lado de Gustav Fechner em 1860 para definir uma base para psicofísica. Weber, em seguida,


1 De Outubro de 2009

PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

tentou encontrar uma maneira de medir a percepção do estímulo fisicamente através de uma fórmula matemática conhecida como Lei de Weber diferença apenas perceptíveis estados. A lei de Weber dizia que "o limiar de diferença (ou" apenas perceptível rceptível ") é o valor mínimo pelo qual a intensidade do estímulo pode ser alterada a fim de produzir uma alteração perceptível na experiência sensorial ". Isso é representado matematicamente com a seguinte fórmula:

9

ΔS / S = K Delta S representa "a mudança no estímulo que é apenas apenas perceptível ou percebido pelo sujeito 50 por cento do tempo." S é o valor real do estímulo (isto é, hertz, decibéis, etc.) e K é um termo constante. O que esta lei diz é que, se por exemplo, você ouvirá um tom de há um ponto em que você pode dizer que que as propriedades, normalmente, a intensidade, o tom mudou isso é apenas uma diferença perceptível.

Lei de Weber: Intensidade do estímulo

Sensação do estímulo

Objectivo

Subjectivo

Fórmula: dR / R = C

R é o estímulo-padrão padrão com o que os outros devem ser comparados, dR é o incremento mínimo de R para que a diferença seja percebida, percebida C é uma constante.


PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

1 De Outubro de 2009

10

Wilhelm Wundt Wilhelm Maximilian Wundt nasceu dia 16 de Agosto de 1832, foi um médico, psicólogo, fisiologista, filósofo e professor, conhecido hoje como um dos valores fundadores da psicologia moderna. Ele é amplamente considerado como o "pai da psicologia experimental. Em 1879, Wundt fundou um dos primeiros laboratórios formal de investigação psicológica na Universidade de Leipzig. Ainda na faculdade pesquisou sobre os nervos cranianos e respiração com o método da ablação em cães auxiliando a identificar as funções do ramo torácico do nervo vago (X par craniano). Entre suas contribuições à fisiologia está o reconhecimento é método do tempo de reacção e o equacionamento do problema da subjetividade desta na espécie humana. Dando continuidade aos estudos de psicofísica de sua época propôs uma modificação na relação, simultaneamente proposta por Exner (1868), entre os tempos de reacção e a intensidade do estímulo estabelecendo o que hoje é conhecido como lei de Wundt com o seguinte enunciado: O tempo de reação cresce em sentido inverso ao da intensidade estimuladora e tanto mais rapidamente quanto mais se aproxima do limiar. (1880) Os seus críticos o classificam como elementista e actualmente os cognitivistas têm se identificado com suas proposições. Também pode ser classificado como um empirista, em oposição ao nativismo. Acreditava que a vida mental era fruto da experiência e não de ideias inatas e que os fenómenos mentais do presente se baseavam em experiências passadas, antecipando, de certa forma, o construtivismo.


PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

1 De Outubro de 2009

Textos de apoio

Fechner o estudo dos estímulos Weber's law, that equal relative increments of stimuli are proportional to equal increments of sensation, is, in consideration of its generality and the wide limits within which it is absolutely or approximately valid, to be considered fundamental for psychic measurement. There are, however, limits to its validity as well as complications, which we shall have carefully to examine later. Yet even where this law ceases to be valid or absolute, the principle of psychic measurement continues to hold, inasmuch as any other relation between constant increments of sensation and variable increments of stimulus, even though it is arrived at empirically and expressed by an empirical formula, may serve equally well as the fundamental basics for psychic measurement, and indeed must serve as such in those parts of the stimulus scale where Weber's law loses its validity. In fact such a law, as well as Weber's law, will furnish a differential formula from which may be derived an integral formula containing an expression for the measurement of sensation. Classics in the History of Psychology An internet resource developed by Christopher D. Green York University, Toronto, Ontario

THE FUNDAMENTAL FORMULA AND THE MEASUREMENT FORMULA Although not as yet having a measurement for sensation, still one can combine in an exact formula the relation expressed in Weber's law, -- that the sensation difference remains constant when the relative stimulus difference remains constant, -- with the law, established by the mathematical auxiliary principle, that small sensation increments are proportional to stimulus increments. Let us suppose, as has generally been done in the attempts to preserve Weber's law, that the difference between two stimuli, or, what is the same, the increase in one stimulus, is very small in proportion to the stimulus it self. Let the stimulus which is increased be called β, the small increase dβ, where the letter d is to be considered not as a special magnitude, but simply as a sign that dβ is the small increment of β. This already suggests the differential sign. The relative stimulus increase therefore is dβ/β. On the other hand, let the sensation which is dependent upon the stimulus β be called dγ, and let the small increment of the sensation which results from the increase of the stimulus by dβ be called dγ, where d again simply expresses the small increment. The terms dβ and dγ are each to be considered as referring to an arbitrary unit of their own nature. According to the empirical Weber's law, dγ remains constant when dβ/β remains constant, no matter what absolute values dβ and β take; and according to the a priori mathematical auxiliary principle the changes dγ and dβ remain proportional to one another so long as they remain very small. The two relations may be expressed together in the following equation: dγ = Κdβ/β

(1) Classics in the History of Psychology An internet resource developed by Christopher D. Green York University, Toronto, Ontario

11


PSICOLOGIA DA PSICOFÍSICA

1 De Outubro de 2009

Bibliografias • Classics in the History of Psychology; • [Classics Editor's note: This translation of these passages from Fechner's Elemente der Psychophysik first appeared in Rand, Benjamin (Ed.)(1912). The Classical Psychologists (pp. 562-572). Boston: Houghton Mifflin, and was reprinted in Herrnstein, Richard J. & Boring, Edwin G. (Eds.)(1965). A Source Book in the History of Psychology (pp. 66-75). Cambridge, MA: Harvard University Press. The page numbers included her are from the Rand edition.]; • Figuras Históricas em Psychophysics: Weber, e Fechner.

12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.