Revista Fecomércio PR - nº 153

Page 1

CALEIDOSCÓPIO DE ATRAÇÕES

Filizola, pela sua atuação nas áreas de mídia, e a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier, pelo seu trabalho na preservação da memória do nosso estado. Com muito orgulho, fui homenageado pelas nossas empresárias e gestoras com o troféu O Semeador, pela iniciativa de criar as Câmaras da Mulher, em 2006.

Como no último dia 29 de março Curitiba comemorou 330 anos, trazemos também uma reportagem sobre a Pirâmide Solar do Caximba, uma inovação de alcance mundial imaginada pelo prefeito Rafael Greca e executada pela Prefeitura de Curitiba com apoio de diversas entidades internacionais.

Ressalto a participação da Fecomércio PR na ExpoApras, em que ciceroneamos 80 empresários do ramo supermercadista, incluindo 40 vindos especialmente da Argentina a nosso convite.

Entre as atividades do Sesc destacamos a realização do Triathlon, em sua 34ª edição em Caiobá, sempre uma atração que lota o município de Matinhos durante o fim de semana, encerrando a temporada de verão.

Aedição nº 153 da nossa Revista Fecomércio PR chega com uma farta variedade de assuntos e reportagens, abrangendo tudo o que aconteceu no Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná no segundo bimestre do ano.

A capa, como não poderia deixar de ser, pertence ao grande evento da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, que realizamos em Foz do Iguaçu, como já é tradição. Este ano, além das 21 homenageadas pelas suas respectivas CMEG premiamos duas pessoas de magnitude na sociedade paranaense: a empresária, vice-presidente do Grupo GRPCOM, Ana Amélia

O Senac, além de sua atuação na área de educação profissional, também tem se destacado ao promover ações junto a diversas prefeituras no litoral e no interior, orientando e criando pratos típicos. Guaratuba e Contenda são dois exemplos que trazemos aqui, mas diversos outros concursos para a escolha da melhor culinária estão previstos para ocorrer em diversas cidades.

Isso e muito mais você vai encontrar nas próximas páginas.

Boa leitura.

P. 3 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 PALAVRA DO PRESIDENTE
Bruno Tadashi

FECOMÉRCIO PR

Rua Visconde do Rio Branco, 931, 6º andar

CEP 80410-001 | Curitiba PR (41) 3883-4500

PRESIDENTE

Darci Piana

DIRETOR REGIONAL DO SESC

Emerson Sextos

DIRETOR REGIONAL DO SENAC

Sidnei Lopes de Oliveira

SUPERINTENDENTE DA FECOMÉRCIO

Eduardo Luiz Gabardo Martins

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO

E MARKETING

jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 www.fecomerciopr.com.br www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br www.flickr.com/photos/fecomerciopr/ issuu.com/fecomerciopr

COORDENADOR GERAL

Cesar Luiz Gonçalves

ASSESSORAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Rosane Guarise (Sesc) e Daniele Diesel (Senac)

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Silvia Bocchese de Lima DRT-PR 6157

REDAÇÃO E REVISÃO

Carolina Gomes, Fernanda Ziegmann, Isabela Mattiolli, Karla Santin, Lívia Almeida e Silvia Bocchese de Lima

FOTOS

Bruno Tadashi, Ivo Lima DRT-PR 9999 e Banco de Imagens

ARTE E DIAGRAMAÇÃO

Vera Andrion DRT-PR 10260

IMPRESSÃO

Impresso Arte

Curitiba PR | Tiragem: 3.000 exemplares

3 PALAVRA DO PRESIDENTE CALEIDOSCÓPIO

6 RELAÇÕES INTERNACIONAIS

8 NOTAS

9 TRANSPORTE

10 AGRONEGÓCIO

12 CAXIMBA

16 AGRADECIMENTO

18 CAPA MULHERES

Acesse o QR Code pelo celular e leia a Revista Fecomércio PR

P. 4 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 ÍNDICE
DE ATRAÇÕES
PIRÂMIDE SOLAR,
UM MARCO
EXTRAORDINÁRIAS

50 GIRO PELAS UNIDADES

51 HISTÓRIAS PARANAENSES

55 SINDICATO

56 GASTRONOMIA

58 PRÊMIO

67

P. 5 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 ÍNDICE
FEIRA
SINDICATO SINCOVAL PR LONDRINA E REGIÃO
COMÉRCIO EM AÇÃO
MARCA FORMATIVA
CIDADANIA
CULTURA
NOTAS
INCENTIVO
METROS DE SUPERAÇÃO
DESPEDIDA
DIPLOMA NA MÃO
24
28
29
30
32
35
37
38
40 TRIATHLON 51.500
45
47 FACULDADES SENAC
A DONA DO RISO PARANAENSE
SINDIÓPTICA PARANÁ
FESTA DA BATATA
60 PRODUTOS PARANAENSES
SUCESSO
E FATOS
63 CASE DE
64 PERFIL 66 NOTAS
ESPORTE PARALÍMPICO
CONCURSO
FESTIVAL
CONSCIENTIZAÇÃO
70
73
76

RODADA DE NEGÓCIOS

FECOMÉRCIO PR REALIZA 2º ENCONTRO ENTRE COMPRADORES E FORNECEDORES DO PARANÁ E ARGENTINA

OBrasil é considerado o principal parceiro comercial da Argentina, em uma relação bilateral que foi oficializada desde 1997, passando por vários setores como economia, educação, cultura, defesa, turismo, ciência e tecnologia, entre outras. Graça à proximidade e ao excelente relacionamento, o Paraná se tornou um dos principais parceiros argentinos dentro do Brasil.

A Fecomércio PR, por meio de sua Câmara de

Relações Internacionais tem grande destaque na relação comercial entre Paraná e Argentina. Por intermédio da instituição são realizadas várias ações para aproximação e geração de sinergia junto aos nossos hermanos.

No dia 19 de abril, a Fecomércio PR, em parceria com a Confederación Argentina de la Mediana Empresa (CAME) e com o Sebrae/PR, realizou a 2ª Rodada de Negócios Paraná-Argentina, no auditório do Sesc da Esquina, em Curitiba.

P. 6 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 RELAÇÕES INTERNACIONAIS
TEXTO: CAROLINA GOMES | FOTO: IVO LIMA Luiz Antonio Rolim de Moura, Eduardo Alfredo Leone, Rui Lemes, Ercílio Santinoni, Darci Piana, Ricardo Diab e Celso Luiz Gusso

Ao todo, estiveram representantes de 80 empresas – 40 argentinas e 40 paranaenses. O principal foco das negociações foram itens voltados para o setor supermercadista e atacadista.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, esse encontro simbolizou a força da Federação em promover negócios e estimular o comércio. “Nossa primeira rodada, realizada em 2022, foi um sucesso. Geramos milhares de reais em negócios se tornando um ganha-ganha para os dois lados. Esperamos que esse novo encontro siga os passos do primeiro e que as relações estabelecidas aqui sejam de longo prazo”, declarou.

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, recepcionou os convidados e reafirmou o compromisso de promover as relações entre os países vizinhos. “Os argentinos são nossos parceiros de longa data, nosso comércio é próspero e essa relação é produtiva para ambos os lados. A Rodada de Negócios já se consolidou como um evento anual fixo em nosso calendário”.

O secretário geral da CAME, Ricardo Diab, demonstrou alta expectativa em relação às negociações. “O Paraná é um estado incrível. Essa abertura que a Fecomércio nos dá para promover relações comerciais entre Paraná e Argentina é muito importante para gerar negócios”.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis para os futuros frutos que podemos colher de mais uma

Rodada de Negócios organizada pela Fecomércio PR. Curitiba é uma cidade grande, com um consumo de alta qualidade e um lugar perfeito para inserir novas mercadorias”, enfatizou o Cônsul da Argentina no Paraná, Eduardo Alfredo Leone.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes no evento o secretario de Comercio Exterior do Ministerio de Producción, Ciencia y Tecnologia da Provincia de Santa Fe, Argentina, Germán Burcher; o coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; o diretor de Relações Internacionais da APRAS, Celso Luiz Gusso; o presidente do Sinca PR, Luis Antônio Dias; o diretor para Assuntos de Crédito da Fecomércio e ex-presidente do Sinca PR, Paulo Herminio Pennacchi, e o coordenador geral do Núcleo de Comunicação da Fecomércio PR, Cesar Luiz Gonçalves.

VISITAS TÉCNICAS

No dia 20 de abril, os representantes de empresas argentinas puderam visitar algumas lojas de grandes redes de supermercado do Paraná, com o objetivo de conhecer melhor o perfil de cada estabelecimento, público e disposição de produtos nas lojas.

Eles visitaram uma loja da rede Condor Supermercados, uma da rede Festval e uma do Max Atacadista, pertencente ao Grupo Muffato.

80 empresas participaram das negociações, entre vendedores e compradores

P. 7 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Visita técnica da comitiva argentina a algumas grandes lojas supermercadistas de Curitiba

ENTRE CAMINHOS DO PARANÁ

O Sesc PR recebe até o dia 7 de julho inscrições para a segunda edição do Concurso Sesc de Ilustrações Entre Caminhos do Paraná, que tem como tema os pontos turísticos do estado.

Serão selecionados 90 desenhos produzidos à mão, a lápis colorido, grafite ou aquarelado, por residentes no Paraná, divididos em três categorias: Estudantes dos Projetos de Educação do Sesc PR; Trabalhador do Comércio e Dependentes, e Público em Geral.

Os trabalhos selecionados farão parte de uma coletânea a ser editada e lançada pelo Sesc PR.

Além disso, os autores dos cinco primeiros trabalhos selecionados de cada categoria participarão da cerimônia de premiação, prevista para o dia 10 de novembro, em Curitiba, com as despesas de deslocamento custeadas pelo Sesc PR. Também serão premiados com exemplar da coletânea, troféu, e hospedagem de um fim de semana no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos, com direito a um acompanhante cada.

No site do Sesc PR é possível ter acesso ao edital completo, ficha de inscrição e toda a documentação necessária a ser preenchida e apresentada.

O Concurso Sesc de Ilustrações recebeu em sua primeira edição, em 2022, 3.369 trabalhos de 31 unidades do Sesc no Paraná.

SENAC PR INICIA INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS COM VAGAS GRATUITAS

em Enfermagem do Trabalho, Instrumentação Cirúrgica, Serviços de Urgência e Emergência e Segurança do Trabalho.

O Senac PR deu início à campanha de inscrições para os cursos técnicos, nas modalidades presenciais e à distância, do 2º semestre do ano. As turmas ocorrem em todo o estado, em cursos nas áreas de saúde, gestão, tecnologia, design, gastronomia e turismo.

A instituição também está ofertando a oportunidade de fazer um curso técnico de graça. São 276 vagas gratuitas em várias unidades do Senac. Em cada uma das 56 turmas de cursos técnicos presenciais são disponibilizadas duas vagas pelo

Programa Senac de Gratuidade (PSG), além de sete turmas de cursos técnicos 100% gratuitas.

As aulas do segundo semestre terão início em 7 de agosto, para os cursos técnicos EAD, e em 8 de agosto para as turmas presenciais.

Os cursos técnicos presenciais ofertados são: Administração, Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, Massoterapia, Podologia, Gastronomia, Design de Interiores, Estética e Informática, além das Especializações Técnicas

Em seus 35 polos EAD no Paraná, o Senac ofertará cursos técnicos à distância em: Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Secretariado, Logística, Qualidade, Transações Imobiliárias, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Óptica, Segurança do Trabalho e a Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente.

P. 8 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 TURISMO
NOTAS
Acesse o edital pelo QR Code
Informações e inscrições

FETRANSPAR CHEGA A0S 30 ANOS

MAIS QUE UMA COMEMORAÇÃO, EVENTO DEMONSTROU A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Uma digna comemoração se transformou em grande demonstração da importância do transporte rodoviário de cargas para a economia do Paraná. Na noite da quarta-feira, 19 de abril, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná - Fetranspar – recebeu convidados para saudar os seus 30 anos de fundação.

Integrante do G7, o grupo de entidades que reúne o setor produtivo paranaense, a Fetranspar possui uma importância estratégica relevante, como ressaltou seu presidente, o coronel Sergio Malucelli: “77% do que se produz no estado são transportados por rodovias”, disse Malucelli.

O dirigente criticou o estado das rodovias brasileiras, com 56% delas em péssimas condições de trafegabilidade, para destacar a amplitude do transporte rodoviário: “O navio não entra na fazenda, o avião não chega até a farmácia e o trem não vai ao supermercado”, observou. “Nossos caminhões estão presentes nos 399 municípios paranaenses, com estradas boas ou ruins e 71% do que se exporta pelo Porto

de Paranaguá é pelo transporte rodoviário”.

A representatividade da Fetranspar cresce de forma constante, graças ao suporte oferecido às empresas de transporte de cargas em relação às demandas perante os governos estadual e federal, junto às casas legislativas no Paraná e em Brasília e de acordo com a opinião pública. “Os últimos cinco anos passaram rapidamente. Parece que foram décadas de trabalho, tamanha a velocidade dos fatos para os que formam o Sistema Rodoviário de Cargas”, comemorou Malucelli.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente do Sistema

Fecomércio Sesc Senac Paraná e vice-governador do estado, Darci Piana. Em sua fala, Piana fez questão de nominar o G7, grupo informal que representa o setor produtivo e do qual a Fetranspar é parte integrante, em que tudo o que se discute e se aprova é “no fio do bigode”.

O vice-governador elogiou a estrutura da entidade comandada por Malucelli e ressaltou o fato de que o desenvolvimento econômico paranaense está ligado ao setor de transportes. “No Paraná nada cresce de graça, mas devido à união de todos”, concluiu.

P. 9 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 TRANSPORTE
TEXTO: JORNALISMO NCM | FOTO: CAMILA TONET

“ QUANDO O AGRO VAI BEM, O COMÉRCIO VAI BEM”

ACoamo Agroindustrial Cooperativa, com sede em Campo Mourão (PR), é a maior no setor agrícola da América Latina. Prova disso, são os resultados crescentes obtidos pela empresa, que melhoram a cada ano, atingindo um novo recorde em 2022.

No último ano, a receita global da Coamo foi de R$ 28,1 bilhões. O valor representa um crescimento de 14,1% em relação a 2021. A sobra líquida atingiu o montante de R$ 2,2 bilhões, um incremento de 23,1% em relação ao ano anterior. Deste valor, após a dedução estatutária, foram distribuídos R$ 705,7 milhões aos mais de 30,7 mil cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

CRESCIMENTO

As receitas da Coamo cresceram pelo aumento dos preços das commodities agrícolas, do volume de venda da linha alimentícia e do fornecimento de bens de produção.

“O ano de 2022 foi muito bom para a Coamo em termos de faturamento. Mas, será lembrado, também, pelos problemas climáticos na safra de verão e de trigo. Isso demonstra que a situação econômica dos cooperados era confortável, mesmo na adversidade”, declarou o presidente do conselho de administração da Coamo, José Aroldo Gallassini.

P. 10 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
AGRONEGÓCIO
COAMO - COOPERATIVA PARANAENSE SE DESTACA EM 2022 TEXTO: CAROLINA GOMES – COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DA COAMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO COAMO Presidente do conselho de administração da Coamo, José Aroldo Gallassini

INDUSTRIALIZAÇÃO

Na busca constante de agregar mais valor à produção dos cooperados e melhor remuneração aos produtos, em 2022 a cooperativa continuou com a implantação de novas indústrias, novas tecnologias e métodos inovadores de industrialização. As indústrias de processamento de soja em Campo Mourão, Dourados e Paranaguá, compreendendo esmagamento, refinaria, hidrogenação, fábricas de gorduras vegetais e margarinas, processaram 2,7 milhões de toneladas de soja, representando um aumento de 3,6%, em relação ao ano anterior.

A torrefação e moagem de café, produziu 2,8 mil toneladas de café torrado e moído; os moinhos de trigo de Campo Mourão e Mamborê produziram 210 mil toneladas de farinhas e farelo de trigo, e a fiação de algodão produziu 3,1 mil toneladas de fios.

INVESTIMENTOS

2.422

ALUNOS NAS UNIDADES MÓVEIS

Em 2022 os investimentos totalizaram R$ 1,2 bilhão, onde destacam-se, além dos entrepostos no Mato Grosso do Sul, a construção de novas instalações em Campo Mourão para o novo entreposto e uma fábrica de ração que entrará em funcionamento em 2023.

DESTAQUE

Com sede em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, a Coamo ficou em primeiro lugar no ranking do Agronegócio da 22ª edição do prêmio Valor 1000 e é a maior empresa do estado do Paraná. Em um ano difícil como 2021, quando a segunda safra de milho no estado teve redução de 53%, castigada pela estiagem, a cooperativa registrou receita de R$ 24,666 bilhões, expansão de 23,3% sobre o ano anterior. 

P. 11 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
AGRONEGÓCIO

PIRÂMIDE SOLAR, UM MARCO

NO DIA EM QUE CURITIBA COMPLETOU 330 ANOS, PREFEITO RAFAEL GRECA INAUGUROU A PRIMEIRA

PIRÂMIDE SOLAR CONSTRUÍDA SOBRE UM ANTIGO ATERRO SANITÁRIO NA AMÉRICA LATINA

TEXTO: EQUIPE DE JORNALISMO NCM COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SMCS/PMC

Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, o vice-prefeito e secretário das Cidades, Eduardo Pimentel e o senador Oriovisto Guimarães, entre outras autoridades, na inauguração da Pirâmide Solar do Caximba

Há mais de meio século Curitiba é conhecida pelo aspecto inovação. A implantação do sistema revolucionário de transporte coletivo, com canaletas exclusivas para os ônibus-expresso, o fechamento das ruas para valorizar o pedestre, as reciclagens de prédios históricos, nos

anos 70, transformaram a cidade perante os olhos do planeta. Depois veio o conceito da “capital ecológica” e, na primeira gestão de Rafael Greca, os faróis do saber, que impressionaram até o escritor peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de literatura: “... el alcalde de Curitiba Rafael Greca de Macedo se ha

P. 12 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CAXIMBA
Pedro Ribas/SMCS

lanzado a construir unas bibliotecas para niños en forma de empinados faros [...]. Él me asegura que han sido diseñadas tomando como inspiración a la primera biblioteca que recuerda la historia, la de Alejandría, y yo le creo. ¿Por qué no le creería, después de haber visto con mis proprios ojos que era certo que Curitiba tiene una ópera construida no con mármol ni fierro ni concreto sino con alambre?“

Único prefeito a ser eleito pelo voto dos curitibanos para três mandatos, Rafael Greca continua, nesta sua terceira gestão, a qualificar a cidade para o futuro cibernético e sustentável que se tornaram exigências planetárias. Curitiba já se inclui entre as cidades mais inteligentes do mundo, conforme os conceitos do sistema Smart City, graças a inovações como o Vale do Pinhão e a conectividade disponível aos habitantes.

No quesito inovação, a novidade mais recente é o ônibus elétrico, que começa a ser testado na Linha Verde, parceria da PMC com a Volvo do Brasil e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná. O ônibus elétrico híbrido articulado que a Volvo está desenvolvendo para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. O veículo possui tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

Além disso, já está em vigor a lei estadual que institui Curitiba como Capital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

INOVAÇÃO SOLAR

A Pirâmide Solar do Caximba foi inaugurada em 29 de março, data oficial do nascimento da Curitiba. São cerca de 8,6 mil painéis fotovoltaicos na primeira usina instalada sobre um aterro sanitário desativado na América Latina,

Greca destacou o caráter sustentável e a economia do projeto idealizado por ele, ainda em 2012. “Nós estamos vendo um lugar que antes era passivo ambiental transformado em um ativo ambiental, um exemplo para o Brasil e também uma lição que Curitiba dá ao futuro da humanidade”, disse.

P. 13 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CAXIMBA
Prefeito Rafael Greca inaugura a Pirâmide Solar do Caximba, com o vice-prefeito e secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, com o diretor da Fecomércio PR, Rui Lemes, no canto esquerdo Ivo Lima Pedro Ribas/SMCS

Distribuída pela Copel, a geração de energia da Pirâmide vai suprir o equivalente a 30% do consumo dos prédios públicos. O número corresponde a R$ 2,6 milhões por ano de economia na fatura de energia.

“O valor é suficiente para construir um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para transformar aproximadamente 660 metros de ruas de saibro em ruas com pavimentação de boa qualidade e completa estrutura de drenagem ou, ainda, subsidiar mil refeições por dia, durante um ano e meio, do programa Mesa Solidária, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescentou o prefeito.

O projeto tem como parceiros internacionais a C40 Cities Climate Leadership Group, organização que trabalha junto a administrações municipais de todo o globo visando diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa, a GiZ, estatal alemã para a cooperação técnica também na área de redução dos índices de aumento de temperatura, com financiamento do Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

ESTRUTURA

O empreendimento ocupa pouco mais de 100 mil metros quadrados de área do aterro, com quase 48 mil metros quadrados de painéis. Os 8,6 mil módulos fotovoltaicos são bifaciais, com potência instalada de 4,5 megawatts pico, gerando até 3,5 megawatts, o que pode suprir cerca de 30% do consumo dos prédios públicos da Prefeitura de Curitiba. Nesta fase são 222 unidades consumidoras que vão receber a energia gerada na Pirâmide Solar, por meio de compensação.

MAIS ENERGIA

A Pirâmide Solar do Caximba faz parte do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resulta em economia aos cofres públicos.

O programa contempla, ainda, os painéis instalados no Palácio 29 de Março; no Complexo Imap do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico.

A próxima etapa do Curitiba Mais Energia inclui sistemas fotovoltaicos nos telhados dos terminais de ônibus do Santa Cândida (465 kWp) e Boqueirão (512 kWp), com serviços em andamento; além do Terminal do Pinheirinho (925 kWp), com licitação em fase final.

P. 14 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
CAXIMBA
Palácio 29 de Março Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico Daniel Castellano / SMCS Luiz Costa /SMCS

EMPREGO E RENDA

A energia solar é conhecida como a matriz energética que menos emite gases do efeito estufa durante a sua geração, colaborando para as ações da cidade contra as mudanças climáticas. Além disso, é renovável e não esgota recursos naturais para a sua geração.

A instalação da Pirâmide Solar do Caximba contou com mão de obra totalmente local, inclusive com participação feminina.

GRECA REALIZA UM SONHO

Durante muitos anos a região do Caximba foi uma espécie de pária entre os bairros de Curitiba, por conta do seu aterro sanitário. Enfim esgotada sua capacidade de recepção de dejetos, restava pensar sobre o que fazer com aquela imensa área.

“A pirâmide solar da Caximba é um sonho meu e de Margarita, e de todos que amamos Curitiba. Ao vermos o mundo inteiro entrando nas energias limpas, nas energias renováveis, sem poluição, nós achamos que empreendimentos como a Pirâmide Solar do Caximba vão contribuir para diminuir a poluição do mundo, diminuir e desligar as termoelétricas, para provocar nas pessoas o sentimento que é possível vencermos os efeitos

perversos do aquecimento global. Ela é um símbolo que propomos ao Brasil e ao mundo”, contou o prefeito.

Também ressaltou o desejo de Curitiba em seguir no caminho da inovação. “Muito nos interessa ampliar financiamentos em projetos e obras de energias renováveis, que representam um grande avanço para as cidades e para a humanidade”.

Embora os primeiros habitantes de Curitiba tenham se deslocado, antes de 1650 da Vilinha do Atuba para a esplanada em que hoje se localiza a Praça Tiradentes, onde instalaram em novembro de 1668 o pelourinho, símbolo de que a povoação já possuía um sistema de Justiça, a data de fundação da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi oficializada como sendo 29 de março de 1693, por proposta do historiador Romário Martins, já no século XX. Naquela dia, o capitão-povoador Matheus Leme comandou a escolha pelos homens de bem, a significar aqueles que possuíam domicílio na vila e eram respeitados pela comunidade, do juiz de paz e dos camaristas, delegados do povo na Câmara de Representantes, seguindo o estabelecido pelas Ordenações Portuguesas.

P. 15 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
CAXIMBA
José Fernando Ogura/SMCS

HORÁRIO DO COMÉRCIO

FECOMÉRCIO PR PROMOVE JANTAR EM AGRADECIMENTO A VEREADORES DE CURITIBA

TEXTO: KARLA SANTIN | FOTOS: BRUNO TADASHI

AFecomércio PR realizou, em 1º março, um jantar em agradecimento aos vereadores que votaram favoravelmente ao Projeto de Lei (PL) que flexibilizou o horário de abertura do comércio em Curitiba.

O projeto, protocolado pelas vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, retirou os horários fixos de funcionamento do comércio curitibano, que ia das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira e, das 9h às 13h, aos sábados.

A proposição foi votada na Câmara de Vereadores do fim de outubro do ano passado, com 32 votos favoráveis, e foi sancionada em 1º de novembro, passando a vigorar em 1º dezembro.

O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone; o vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt; e o empresário e ex-presidente da ACP, Camilo Turmina

O vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt, salientou a atuação de Amália Tortato e Indiara Barbosa e o apoio dos demais vereadores. “Estamos aqui hoje para agradecer a votação dos vereadores no projeto que trouxe a flexibilidade de abertura do comércio. Antes só podíamos abrir o comércio em horário diferenciado com convenção coletiva. Agora temos liberdade, qualquer comerciante pode abrir a qualquer hora que for melhor para seus negócios, respeitando sempre as leis trabalhistas”, disse.

SEM ENTRAVES

A vereadora Amália Tortato reiterou que o projeto foi construído a muitas mãos. Ela e a vereadora Indiara Barbosa fizeram a proposição, que recebeu o apoio de outros legisladores, totalizando 25 coautores. “Esse foi um projeto com um potencial muito grande de melhorar a vida das pessoas, trazer

empregos, melhorar o trânsito, incentivar o turismo, enfim, de trazer vários benefícios para nossa cidade e por isso defendemos ele com tanto entusiasmo. Ficamos felizes, depois de tantos anos de tentativas por parte dos comerciantes, de liberar o horário de funcionamento do comércio. Essa é uma pedra que não vai mais estar no caminho dos comerciantes”, afirmou a vereadora.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, reiterou o agradecimento a todos os vereadores que apoiaram o projeto. “Em nome da Fecomércio e da Associação Comercial do Paraná, agradecemos a todos os vereadores e as vereadoras proponentes por esse gesto que vocês fizeram pelo comércio de Curitiba. Vocês entenderam que era uma mudança necessária, beneficiando trabalhadores, favorecendo a criação de novos empregos, desafogando o trânsito da capital. Por isso meu discurso é de gratidão”, expressou Piana.

P. 16 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
AGRADECIMENTO

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, reiterou o agradecimento a todos os vereadores que apoiaram o projeto

Também estavam presentes no jantar, o expresidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, que atuou ativamente para a aprovação do projeto de lei, e o atual presidente da entidade, Antonio Gilberto Deggerone. “Os vereadores curitibanos se esforçaram por esse tema, que é muito importante, era uma luta de muitos anos dos nossos comerciantes. Nosso agradecimento ao que vocês fizeram, pois quem ganha é a cidade, a comunidade e o comerciante”, destacou Deggerone.

O vereador Tico Kuzma, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba no biênio 2021/2022, falou em nome dos demais vereadores. “Da mesma forma que o Sistema Sesc Senac trabalha pelo comércio e a comunidade, também nós, vereadores, trabalhamos para melhorar a vida das pessoas. Esse projeto recebeu grande apoio dos vereadores, do executivo do munícipio, e veio para melhorar a vida das pessoas. Estamos todos felizes aqui por sermos convidados e recebermos da Fecomércio essa gratidão, isso valoriza e nos motiva a continuar nosso trabalho”, afirmou.

Além dos vereadores convidados, o jantar contou com a presença de diretores do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e presidentes de sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR.

LONDRINA

A exemplo de Curitiba, a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou, em 28 de março, o projeto de lei que autoriza o comércio da cidade a funcionar das 7h às 22h.

Tramitando desde o início da atual legislatura, o projeto de lei 002/2021, de autoria da vereadora Jessicão, visava permitir o funcionamento do comércio londrinense 24 horas por dia. O texto, no entanto, foi aprovado com uma emenda, condicionando a abertura das lojas das 22h às 7h a acordos coletivos entre entidades patronais e sindicatos de trabalhadores. A alteração foi apresentada pela própria autora, por sugestão do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), a fim de promover a mediação entre as entidades representativas.

P. 17 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 AGRADECIMENTO
A vereadora Amália Tortato

MULHERES EXTRAORDINÁRIAS

FECOMÉRCIO REALIZA PRÊMIO MULHER EMPREENDEDORA E HOMENAGEIA 23 EMPRESÁRIAS DE DESTAQUE NO ESTADO

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fecomércio PR, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), realizou no dia 1º de abril a 14ª edição do Prêmio Mulher Empreendedora.

O evento aconteceu em Foz do Iguaçu e homenageou 23 mulheres de destaque, sendo 21 indicadas pelas Câmaras e duas especiais pela

Fecomércio PR: a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier, por seu trabalho em prol da preservação da memória paranaense, e a vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Ana Amélia Filizola, por sua atuação nas áreas de mídia.

“É uma felicidade imensa receber esse prêmio e poder falar em nome de todas as homenageadas da noite. São tantas histórias juntas e nosso

O diretor regional do Senac Paraná, Sidnei Lopes de Oliveira; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu, Mariza Pasquali Mayer; o presidente do Sindilojas de Foz do Iguaçu e Região, Itacir Mayer; a deputada estadual, Cloara Pinheiro Lima; o secretário de Turismo do Estado do Paraná e deputado estadual, Márcio Nunes; a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário e homenageada da noite, Rachel Madureira Regner; a diretora da Unidade de Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação e homenageada da noite, Ana Amélia Filizola; a coordenadora da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, Cláudia Colpi; e no púlpito o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana

P. 18 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CAPA
TEXTO: FERNANDA ZIEGMANN | FOTOS: SAGA FOTOGRAFIA

A presidente da CMEG Foz do Iguaçu, Mariza Mayer; o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; a homenageada especial Rachel Madureira Regner; a deputada estadual, Cloara Pinheiro e o secretário de Turismo, Márcio Nunes

papel na comunicação é contar histórias que sirvam de inspiração para a nossa sociedade. É uma surpresa ser digna de um prêmio concedido pela Fecomércio, uma instituição que tanto faz para o desenvolvimento do nosso estado. Nós do GRPCOM lutamos pelas causas paranistas ao lado de muitas empresas e o Sistema está entre elas”, falou Ana Amélia.

Em seu discurso o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, lembrou com orgulho de quando instalou a primeira câmara da mulher, em 2006. “Fundar a Câmara da Mulher Empreendera foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema. Naquela época 38% das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias. Hoje realizam um trabalho extraordinário no estado, desde a participação nas campanhas solidárias do Sesc, até chegar à qualificação das equipes de trabalho e geração de emprego”, ressaltou Piana.

A coordenadora estadual da CMEG PR, Cláudia Colpi, falou sobre a importância da união entre

O presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; a homenageada especial Ana Amélia Filizola, e o secretário de Turismo, Márcio Nunes

as diretorias e filiadas às 22 câmaras. “Na CMEG não trabalhamos sozinhas, somos uma grande equipe e contamos com o apoio da Fecomércio, do Sesc e Senac para fazermos ainda mais pelo empreendedorismo feminino. Sou uma líder de líderes, aprendo todo dia o que é ser empreendedora. Esse prêmio é uma forma de agradecer a confiança e dedicação de todas as empresárias”, disse Cláudia.

O evento reuniu mais de mil mulheres. Além de promover a integração e networking entre as empresárias, o encontro movimentou o turismo de Foz do Iguaçu. “Nosso estado é o segundo destino turístico do Brasil, perdemos somente para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Esse evento traz ainda mais visitantes que com toda certeza irão retornar com suas famílias, movimentando ainda mais a economia”, afirmou o secretário de turismo do PR, Marcio Nunes.

A deputada estadual, Cloara Pinheiro, também marcou presença e enalteceu o papel da mulher empreendedora no estado. Além dela diversas autoridades estiveram presentes, prefeitos; presidentes de sindicatos; presidentes das Câmaras; e diretores do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

P. 19 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CAPA

HOMENAGEM

Ao final do evento Piana foi surpreendido com uma homenagem especial feita pelas 22 presidentes das câmaras e pela coordenadora da CMEG. Foi entregue o troféu denominado “O Semeador”, como forma de agradecimento pela criação das câmaras e principalmente pelo incentivo que o presidente dá ao protagonismo no empreendedorismo feminino. “Me orgulho de ter esse número de empresárias fazendo parte de uma instituição que tem tanta responsabilidade no estado. Essas mulheres extraordinárias ajudam o sistema em todos os segmentos, cuidam dos seus negócios, geram emprego e renda e se ajudam entre si. Agradeço o empenho de cada uma”, finalizou Piana.

PALESTRA

Um dos objetivos da Câmara da Mulher

Empreendedora e Gestora de Negócios é a capacitação profissional das filiadas e seus colaboradores; então, como parte da programação foi realizada palestra “Faça por você o que ninguém pode fazer”, ministrada pela influencer Tati Crespa.

Cerca de mil mulheres acompanharam a história inspiradora da palestrante, que contou como foi sua transição de carreira e os desafios que enfrentou durante a sua transição capilar. “Foi um período de redescoberta. Eu mudei e não foi pouco, eu permiti encontrar a minha melhor versão. Hoje me sinto linda, plena, leve e maravilhosa e todas nós podemos nos sentir assim, basta assumirmos o controle das nossas vidas e sermos quem quisermos ser. Permitam-se fazer o que faz sentido na vida de vocês, valorizem-se antes de todos e acreditem no seu potencial”, disse Tati Crespa.

HOMENAGENS ESPECIAIS

Destaque na Comunicação ........ Ana Amélia Filizola paranaense

Destaque na preservação ........ Rachel Madureira Regnier da memória paranaense

HOMENAGEADAS

Apucarana Maria de Lourdes Cabau de Melo

Arapongas Joana do Nascimento Pennacchi

Cambará Maria do Carmo A. Francisquini

Campo Mourão Ana Paula Moraes da Silva Daleffe

Cascavel Danieli Gelain Basso

Castro Daniela Aline Petter Mocroski

Cornélio Procópio Roseli de Fatima Gaioto Graciano

Curitiba .......... Patricia do Rocio Sprada Barbosa

Foz do Iguaçu ........... Isabel Cristina M. Salvatti Raffagnin

Irati .......... Aline Xavier Przybysz de Souza

Ivaiporã .......... Vera Lúcia Pavan Nunes

Jacarezinho .......... Carla Doriana

Londrina Analisa Gonçalves dos Santos

Marechal Cândido Rondon Liani Bruxel

Maringá Jacira Reami dos Santos

Medianeira Rita Maria Schierholt

Paranaguá Maria Venita Liporini

Ponta Grossa Lilian Kelly Souza Nemeth

Prudentópolis Diva Mári Roth

Toledo Carla Rafaela de Lima Elsangedy

Umuarama Leila Cristina Gonzaga Florian

P. 20 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
Piana recebendo o troféu “O Semeador”
CAPA
Tati Crespa
P. 21 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
Arapongas Campo Mourão Apucarana
CAPA
Cambará Cascavel
P. 22 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
Castro Curitiba Foz do Iguaçu Ivaiporã Londrina Cornélio Procópio Irati
CAPA
Jacarezinho

Maringá

Medianeira

Paranaguá

Prudentópolis

Toledo

Umuarama

P. 23 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
Marechal Cândido Rondon
CAPA
Ponta Grossa

R$600 MILHÕES EM NEGÓCIOS

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR MARCA PRESENÇA EM MAIS UMA EDIÇÃO DE SUCESSO DA EXPOAPRAS - 40ª FEIRA E CONVENÇÃO PARANAENSE DE SUPERMERCADOS

Com 2,7 milhões de clientes por dia, o setor supermercadista paranaense possui cerca de cinco mil lojas no estado, responsáveis por gerar aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos. Com toda essa pujança, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) realizou a ExpoApras - 40ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, entre os dias 18 e 20 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

O evento recebeu cerca de 50 mil visitas e ultrapassou R$600 milhões em negócios concretizados. “A ExpoApras tem o poder de democratizar o nosso segmento, possibilitando o acesso a conteúdos de qualidade, negócios e oportunidades de relacionamento para varejos de todos os tamanhos. Tudo isso impacta positivamente o consumidor final, com produtos recém-lançados nas gôndolas e experiências diferenciadas por meio de inovações e tecnologias”, pontuou o presidente da Apras, Carlos Beal.

A solenidade de abertura da ExpoApras foi realizada no dia 18, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana. “O Paraná tem muitas coisas que nos orgulham: a Mata Atlântica, a terra roxa, os ciclos da madeira, da erva-mate, do café, a indústria automobilística e moveleira, entre outras”, iniciou Piana em seu discurso. “Também é preciso falar do comércio, que tem o respeito nacional, e especialmente do setor de gêneros alimentícios e dos supermercados, que são expoentes em inovação e qualidade”, frisou o dirigente.

ESTANDES

A ExpoApras reuniu mais de 400 marcas expositoras na feira, com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo. A convenção também contou com palestras, fóruns e painéis promovidos ao longo dos três dias.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR marcou presença em estande ao lado de seus sindicatos empresariais: Sindimercados, Sinca PR e Sirecom, além do Sebrae/PR e do Sistema Fiep. O espaço contou com programas como o Selo Alimentos do Paraná e

P. 24 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
FEIRA
TEXTO: ISABELA MATTIOLLI E LÍVIA ALMEIDA | FOTOS: BRUNO TADASHI E IVO LIMA O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana

Da esq. p/ a dir.: o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o empresário Carlos Antonio Gusso; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o diretorsuperintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, e o presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram, no estande da Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/ PR e Sistema Fiep

Fórum Origens Paraná, serviços ofertados pelas instituições, além de contar com degustação de produtos paranaenses e aulas- shows com o Senac PR.

As pimentas da Tribal Pepper, de Guarapuva, foram alguns dos produtos apresentados no estado. Elas possuem a certificação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Sebrae/PR. De acordo com o empresário Elodir José Klein, a feira foi uma ótima oportunidade para prospectar novos negócios, já que recebeu a visitação de supermercadistas do Paraná e de outros estados brasileiros.

“Junto com a Fecomércio e com a Fiep podemos atender os empresários, mostrar o trabalho que estamos fazendo, que queremos as empresas mais fortes, mais desenvolvidas, com uma gestão melhor, com melhor produtividade, podendo produzir e vender mais”, comentou o diretorsuperintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Uma parceria inédita entre a Apras e a Confederação das Médias Empresas da Argentina possibilitou a vinda de 50 empresas argentinas para o evento. O espaço exclusivo na feira teve como objetivo de estreitar o relacionamento entre o varejo paranaense e as indústrias do país vizinho.

A ExpoApras também contou com espaços exclusivos para cooperativas em parceria com o Sistema Ocepar; produtos orgânicos, e para a Ceasa Paraná.

P. 25 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FEIRA
Darci Piana; o presidente da Apras, Carlos Beal, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e autoridades durante a abertura oficial da feira

SOLIDARIEDADE

O Espaço Ceasa expôs produtos comercializados no atacado das Centrais de Abastecimento do estado, em parceria com o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc). Mesmo com ofertas para venda, os comerciantes da Ceasa doaram os produtos para os programas Mesa Brasil do Sesc PR e Banco de Alimentos Comida Boa, iniciativa de segurança alimentar e nutricional realizada nas unidades da Ceasa no Paraná.

“Os comerciantes, com seu senso de solidariedade, fizeram a doação de todos esses produtos. Para ter uma ideia, um comerciante de tomate de altíssima qualidade tinha uma oferta de R$ 1.500. Ele não vendeu e fez a doação. Podemos ver o tamanho do coração que os nossos comerciantes têm em poder doar esses alimentos”, disse o presidente da Ceasa PR, Éder Bublitz.

O Hospital Pequeno Príncipe e o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo receberam quatro toneladas, divididos igualmente, de frutas e legumes de primeira qualidade, nos dias 21 e 22 de abril. “Essa união, tanto do Mesa Brasil como do Banco de Alimentos Comida Boa, toda essa coordenação faz com esse trabalho funcione para chegar a quem mais precisa. O nosso Sistema é enorme, os nossos empresários são generosos e eu tenho gratidão a todos eles” afirmou o presidente do Sindaruc e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Salesbram.

P. 26 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
A ex-aluna da Faculdade Senac Curitiba Centro, Larissa Szendela, é competidora da ocupação de Serviço de Restaurante nas Competições Senac de Educação Profissional. Ela foi a responsável pela aulas-shows e drinks paranaenses no estande durante a ExpoApras Espaço Ceasa na ExpoApras
FEIRA

O Complexo de Saúde Pequeno

Cotolengo atende há 58 anos pessoas com deficiências múltiplas. No espaço, os assistidos encontram não apenas atendimento de saúde, como também moradia e educação. “Nós estamos muito felizes, porque aqui temos um consumo muito grande diariamente, com

mais de 1.800 refeições diárias. São mais de 230 pessoas que precisam do apoio da população. Essa parceria do Mesa Brasil do Sesc com a Ceasa só nos fortalece, porque a partir dos projetos, conseguimos alimentar tantas pessoas”, agradeceu o gerente de captação do Pequeno Cotolengo, Carlos Tomaselli.

Ao todo, o estande da Ceasa doou dez toneladas de alimentos, uma vez que o Banco de Alimentos Comida Boa também fez a doação de seis toneladas a outras instituições atendidas pelo programa.

PRESENÇAS NA EXPOAPRAS

A doação no Hospital Pequeno Príncipe contou com a presença do presidente da Ceasa PR, Éder Bublitz; do presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram, e do diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello

Bublitz, Salesbram e Mello também foram presencialmente no Pequeno

Cotolengo para repassar a doação feita pelos empresários do Espaço Ceasa

Além de Piana e Beal também acompanharam o primeiro dia do evento o Embaixador da Argentina, Daniel Scioli; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus; o presidente da Assomec e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; presidente da Câmara de Comércio da Argentina, Alfredo Gonzallez; o secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes; o presidente do Sinca PR, Luis Antônio Dias; o presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram; o diretor de Suprimentos e Infraestrutura do Senac PR, Marco Antônio de Oliveira Biss, e o gerente executivo da Faculdade Senac Centro, Agnaldo Camilo Monteiro. O presidente da Abras, João Galassi, enviou um vídeo enaltecendo a importância da ExpoApras no cenário nacional.

P. 27 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
 FEIRA

SINCOVAL LONDRINA E REGIÃO

TEXTO: LÍVIA ALMEIDA | FOTO: IVO LIMA

Representante de 437 empresas de 44 municípios do Norte do Paraná, o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval Londrina e Região) é o braço forte dos empresários do comércio varejista, supermercados, hipermercados e shoppings centers. Há 54 anos, a entidade defende os interesses dos empresários do setor em busca de melhorias e inovação.

Segundo Ovhanes Gava, presidente do sindicato, as maiores dores do comércio são os custos. “Carga tributária tanto pelos impostos quanto pelos custos de encargos sociais, segurança pública, desburocratização do serviço público e qualificação de mão de obra”.

Na pauta do sindicato estão: flexibilização do comércio 24 horas; revitalização do calçadão de Londrina; retirada dos ambulantes do quadrilátero central; ações para aumentar a segurança pública do comércio; tratativas com o poder público para aumentar o número de transporte público nos dias de comércio aberto em horários diferenciados; trabalho com as associações comerciais da base com palestras para promover

Ovhanes Gava, presidente do Sincoval Londrina e Região a conscientização e explicar o valor das Convenções Coletivas de Trabalho, leis, responsabilidades e o impacto em suas economias locais de cada cidade.

Em Londrina o setor movimenta a cidade com ações realizadas em parceria com o Sistema S. “O Dia da Sergipe, que traz mais de 30.000 pessoas, conta com uma quadra toda destinada ao Sesc, Senac, Fecomércio, Sindicatos, Sebrae e Câmara Da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG). O evento dispõe de atendimento e serviços gratuitos à comunidade sempre no terceiro sábado de setembro, com um dia de serviços, festividades e entretenimento”, destaca Gava.

ASSISTÊNCIA

Além da convenção coletiva de aproximadamente 150 mil trabalhadores, o Sincoval Londrina e Região oferece uma série de benefícios aos associados, como o Programa de Performance ao Varejo (PPV), que contempla 11 serviços: assessoria jurídica trabalhista, previdenciária, tributária, sucessão familiar (família empresária), palestras e treinamentos de vendas, consultoria e educação

empresarial, marketing digital, convênio com Hospital Dia, entre outros.

O Sindicato traz também aos associados o Centro de Inovação do Comércio (CIC), em parceria com a Fecomércio PR. “O objetivo é de proporcionar soluções inovadoras às empresas do varejo auxiliando-as na transformação digital do setor por meio de pesquisas acadêmicas, desenvolvimento de empresas de base tecnológicas e/ou startups e capacitação constante dos empresários e colaboradores, cursos promovidos pelo Senac/ Programa Senac de Gratuidade (PSG) feitos nas instalações do Sincoval, no qual contamos com mais de 500 alunos no ano de 2022”, finaliza.

SERVIÇO: Sindicato do Comércio Varejista de Londrina

– Sincoval Londrina e Região

Rua Gov. Parigot de Souza, 220 - Jd. Caiçaras, Londrina – PR

t(43) 3342-3132

E-mail: sincoval@sincoval. com.br

P. 28 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 SINCOVAL

SINCOVAL REALIZA PALESTRA EM BELA VISTA DO PARAÍSO

O Programa de Performance ao Varejo do Sincoval (PPV) realizou no dia 25 de abril, na unidade do Sesc Senac de Bela Vista do Paraíso, a palestra “Varejo 2023”, ministrada pelo empresário Daniel Tonzar.

Durante a palestra, que contou com a presença de profissionais e empresários do varejo local, Tonzar abordou as tendências e previsões para o setor varejista nos próximos anos, com foco em estratégias para o sucesso dos negócios.

CMEG CURITIBA REALIZA CAFÉ COM NEGÓCIOS

A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba (CMEG), realizou nos meses de março e abril duas edições do Café com Negócios. Mais de 150 empresárias participaram dos eventos que promovem conexão, networking, parcerias, troca de conhecimento entre as participantes e intercâmbio entre as câmaras. O Café é realizado mensalmente e tem grande disputa de vagas.

A Fecomércio PR foi apoiadora do Smart City Expo Curitiba 2023, evento que foi realizado no mês de março em Curitiba. O Smart City, maior encontro sobre cidades inteligentes do Brasil, foi organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com a chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão. Durante o evento especialistas em smartcities, representantes governamentais, empresas e startups, profissionais e interessados no tema do mundo todo falaram sobre “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. Cerca de 15 mil pessoas de 45 nacionalidades participaram da solenidade.

P. 29 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 COMÉRCIOTURISMO EM AÇÃO
FECOMÉRCIO FOI APOIADORA DO SMART CITY EXPO CURITIBA 2023

A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DIGITAL

SENAC AGREGA NOVA MARCA FORMATIVA AO ROL DE COMPETÊNCIAS E DIFERENCIAIS DE SEUS ALUNOS

TEXTO: KARLA SANTIN

Hoje, a tecnologia permeia todos os aspectos da vida, desde o trabalho até o lazer. No espaço virtual, é possível conectar-se instantaneamente com pessoas do mundo inteiro, acessar uma infinidade de informações e serviços, realizar compras online e muito mais.

Mas essa realidade também traz desafios. A crescente dependência da tecnologia e da internet faz com que a autonomia digital seja cada vez mais importante para o desempenho de qualquer profissão e para o exercício da cidadania.

A autonomia digital pode ser definida como a capacidade de utilizar as tecnologias digitais de forma consciente, crítica e segura e, em 2022, foi incluída entre as marcas formativas do Senac.

A diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Ruckl, conceitua: “As marcas formativas identificam e diferenciam os egressos Senac do restante do mercado. É uma espécie de chancela que damos aos nossos alunos”.

MARCAS FORMATIVAS SENAC

Agora, a instituição conta com um rol de seis marcas formativas:

„ Domínio Técnico-Científico

„ Visão Crítica

„ Criatividade e Atitude Empreendedora

„ Colaboração e Comunicação

„ Atitude Sustentável

„ Autonomia Digital.

Segundo a analista da Coordenadoria de Educação e Tecnologia do Senac PR, Vera Regina Andrade Carneiro, a autonomia digital foi incluída pela

P. 30 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 MARCA FORMATIVA

importância de se possibilitar ao estudante condições para viver e trabalhar na sociedade em rede, considerando a apropriação dos meios digitais para participar e comunicar conteúdos, produtos e serviços.

“Autonomia digital é quando a pessoa busca se atualizar sobre as tecnologias relacionadas à sua área e identifica oportunidades para incorporá-las às suas atividades, assumindo postura crítica em relação às informações e fontes disponíveis, bem como respeitando os princípios da segurança da informação. O aluno do Senac utiliza ferramentas digitais para a realização do seu trabalho e para o seu aprimoramento”, reitera.

EM TODAS AS PROFISSÕES

A autonomia digital não se aplica apenas a profissões que estão diretamente ligadas à tecnologia. Mesmo em profissões que são consideradas analógicas, como por exemplo, cabeleireiro ou cozinheiro, a habilidade de utilizar a tecnologia de forma eficiente pode ser fundamental para o sucesso da sua atividade.

PRECISA SABER COMPUTAÇÃO?

A analista de educação do Senac PR ressalva que para estar inserido nesse mundo digital e tecnológico não é obrigatório aprender a programar ou saber de computação. Isso porque a autonomia digital envolve aspectos presentes na vida das pessoas antes mesmo da chegada dos computadores e da internet, tais como educação básica (matemática, compreensão e produção de textos), alfabetização científica, pensamento crítico e competências socioemocionais, além da alfabetização digital propriamente dita.

CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DIGITAL

Para que o aluno construa sua autonomia digital, Vera menciona que é importante que lhe seja proporcionado ser protagonista do seu desenvolvimento, experimentando e vivenciando situações práticas, alinhadas às necessidades e exigências de um mercado que apresenta desafios significativos. “Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho e com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade”, afirma.

O Senac contribui com a formação da autonomia digital, proporcionando atividades de aprendizagem que adotam estratégias de simulação, demonstração e criação de situações oriundas do mercado e vivenciadas pelo profissional da área de tecnologia.

Atuando em equipes, acompanhando e finalizando projetos, a partir dos seus conhecimentos, experiências anteriores e o uso de ferramentas digitais, o aluno desenvolve habilidades importantes para sua autonomia digital.

P. 31 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 MARCA FORMATIVA
Banco de imagens

A HORA DO SIM

JUSTIÇA NO BAIRRO SESC CIDADÃO REALIZA MAIS UM CASAMENTO COLETIVO

NA ARENA DA BAIXADA, COM A UNIÃO CIVIL DE 1.198 CASAIS

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI | FOTOS: BRUNO TADASHI E MURILO RIBAS

Aproximadamente oito mil pessoas acompanharam a cerimônia que marcou

Vinte e cinco de março: um dia que ficará marcado para sempre na vida de 1.198 casais de Curitiba e outras 28 cidades paranaenses, que tiveram suas uniões civis oficializadas. Uma das cerimônias mais aguardadas desde a pandemia, o casamento coletivo voltou a ser realizado com pompa e circunstância no Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada).

Aproximadamente oito mil pessoas acompanharam a cerimônia do evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR por meio do programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. Esta edição do casamento coletivo também contou com a parceria da Prefeitura de Curitiba, do Club Athlético Paranaense e promoção da RPC.

“Temos aqui muitos casais, todos com histórias e sonhos, entre eles o de se casar que está sendo realizado nesta linda cerimônia que foi possível organizar graças à ajuda de muitas pessoas. Eu só tenho a agradecer pela parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná que já dura 17 anos. São 20 anos de Justiça no Bairro, que começou

A 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, e a repórter da RPC, Dulcineia Novaes, foram as celebrantes do casamento. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, foi um dos convidados de honra para a celebração

P. 32 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CIDADANIA
O Estádio Joaquim Américo Guimarães deixou a rivalidade dos jogos para receber amor os 20 anos do Justiça no Bairro

aqui em Curitiba, mas foi com o Sesc Cidadão que conseguimos itinerar por todo o Paraná”, enfatizou a primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa Justiça no Bairro.

Ela e a repórter da RPC, Dulcineia Novaes, foram as celebrantes do casamento. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, foi um dos convidados de honra. “Desde o início da minha gestão no Sistema Fecomércio Sesc Senac PR completamos mais de 38 mil casamentos coletivos e mais de 1,8 milhões de atendimentos do Justiça no Bairro Sesc Cidadão. Essa é uma obrigação e uma responsabilidade do nosso Sistema junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, as prefeituras e tantos outros apoiadores, para fazer com que momentos como esse possam ser realizados, com respeito e carinho que vocês merecem”, disse o dirigente cumprimentando os noivos.

“Eu quero saudar a desembargadora, esta incansável mulher que trabalha diuturnamente pelos mais humildes, pelos desvalidos, pelas pessoas que precisam de ajuda, com o programa Justiça no Bairro, que é um orgulho para todos nós”, disse o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, também convidado para a celebração.

CERIMÔNIA

Antes do início da celebração, cartórios de registro civil montaram postos de trabalho no local para coletar as assinaturas dos noivos. Instrutoras e alunas da Faculdade Senac Curitiba Centro também começaram a receber as noivas antes do início da tarde. Mais de 120 penteados e maquiagens foram feitos no salão improvisado na Arena da Baixada. Uma delas foi Maria Rosa da Silva. Ela chegou ao local usando um dos vestidos doados para esta edição do casamento, e que ela mesma escolheu.

“Estou realizando um sonho. Eu conheci o meu noivo em uma rede social. Por muito tempo fomos impedidos de oficializar a nossa união, pois apesar de separada há mais de 38 anos, eu não tinha feito o divórcio. Isso foi possível, pois no sábado anterior ao casamento, eu fui até à Rua da Cidadania do Carmo, no Justiça no Bairro Sesc Cidadão e,

Antes do início da celebração, cartórios de registro civil montaram postos de trabalho no local para coletar as assinaturas dos noivos

Instrutoras e alunas da Faculdade Senac Curitiba Centro atenderam as noivas gratuitamente em salão improvisado na Arena

P. 33 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CIDADANIA

além de divorciada oficialmente, dei entrada na documentação para poder me casar com o amor da minha vida”, disse Maria Rosa, emocionada. Ela e Cleverson de Lima passam agora para um novo capítulo de suas vidas, casados.

Um dia antes de completar 99 anos de fundação, o estádio do Club Athético Paranaense deixou a rivalidade dos jogos para receber amor. “Hoje temos uma torcida especial, que é a do amor. Estamos acostumados a promover eventos de entretenimento ou jogos, mas hoje temos um sentimento maior, positiva, então para nós é extremamente gratificante poder celebrar mas um casamento aqui na nossa Arena”, pontuou o diretor de Relações Institucionais do Club Athlético Paranaense, Mauro Holzmann.

Ao som da clássica marcha nupcial regida pela Banda da Polícia Militar, os noivos entraram em campo. O desembargador Paulo Hapner; o Elvis Presley curitibano, Rogério Cordoni; a cantora de ópera e servidora do TJPR, Ana Paula Brounkow; a cantora mirim Iris Mantovani, e integrantes do Centro de Difusão Musical do Sesc de Maringá, embalaram canções para os casais e convidados.

Apoiaram esta edição do casamento coletivo o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), a Polícia Militar do Paraná, a Sanepar, Cartórios de Registro Civil, a Daju e Prefeituras, Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e o Exército Brasileiro. 

SONHOS REALIZADOS

Heidi Lara Ávila da Cruz, de 26 anos, entrou em trabalho de parto, minutos antes da cerimônia. Com 36 semanas e seis dias de gestação, ela foi atendida no local e encaminhada para a Maternidade Nossa senhora da Cruz Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela conseguiu antecipar o casamento e levou a certidão de casamento em mãos para realizar outro sonho, ser mãe da filha Thaemy.

“Foi um susto porque eu já estava sentindo as contrações, mas já recebi todo o atendimento no local e o encaminhamento para a maternidade. Fora isso consegui oficializar a união com o meu noivo, Junior. Muita emoção para um dia só”, comentou a noiva.

PRESENÇAS

Também prestigiaram a cerimônia o 2º vice-presidente do TJPR, Fernando Antônio Prazeres; o secretário de Justiça do Estado, Santin Roveda; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora Ana Carolina Zaina; a presidente da FAS de Curitiba, Maria Alice Erthal, representando o prefeito Rafael Grecca; o 3º secretário da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, Mauro Bobato; o Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, representando a Associação dos Magistrados do Paraná; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan; o diretor da Divisão Administrativa e Financeira do Sesc PR, Tadeu Litwin; o presidente do Sinditiba, Zildo Costa; o diretor representante do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná, Cesar Augusto Machado de Mello, além de gerentes do Sesc e do Senac PR.

P. 34 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
Maria Rosa da Silva e Cleverson de Lima se conheceram por uma rede social e oficializaram a união civil na Arena
CIDADANIA

VOZ A ELAS

SESC MULHERES EXPANDE E PROMOVE PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM CURITIBA, LONDRINA E PONTA GROSSA

No mês que marca o Dia Internacional da Mulher, o Sesc PR promoveu a terceira edição do Sesc Mulheres, ampliando sua programação pelo estado. Nesta edição, além do Sesc da Esquina, em Curitiba, o evento foi promovido em Londrina, no Sesc Cadeião, e em Ponta Grossa, no Sesc Estação Saudade.

Desde sua criação, o projeto busca abrir um espaço para debates e reflexões sobre temas de interesse do universo feminino e sua relação com a cultura. “O Sesc Mulheres é um projeto que promove e discute o protagonismo feminino no campo das artes e da cultura, por meio da realização debates, bate-papos, oficinas e apresentações produzidas e encenadas por mulheres artistas. As ações giram em torno do olhar de mulheres que trabalham, vivem e fazem o setor artístico e cultural no Brasil”, reforçou a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank.

Destaque da programação, Maria Valéria Rezende, uma das maiores escritoras contemporâneas do país, circulou pelas três cidades. Em Curitiba, ela dividiu o bate-papo com a escritora curitibana Julia Raiz, com o tema: “Mulheres Plurais: literatura e música”, no dia 8 de março.

As duas escritoras debateram sobre a importância das mulheres no cenário literário brasileiro. Maria Valéria Rezende e Marília Kubota também aproveitaram o encontro para lançar o livro “A Voz dos Ares”, com sessão de autógrafos.

Freiras e revolucionárias, idosas e jovens, passando por mulheres históricas e as de vida comum integram as histórias contadas por Maria Valéria Rezende. A autora, precursora do coletivo Mulherio das Letras, também conversou com a jornalista e Doutora em Literatura, Layse Moraes, sobre sua obra, trajetória literária e coletivos de escrita, no Sesc Londrina Cadeião, no dia 10.

P. 35 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CULTURA
TEXTO: ISABELA MATTIOLLI | FOTOS: IVO LIMA E ARQUIVO Maria Valéria Rezende e Julia Raiz no bate-papo promovido no Sesc da Esquina, no dia 8 de março Raissa Fayet no show Zoiuda, em Curitiba

Oficina de autorretrato e lambe promovido no Sesc Londrina Cadeião, com a artista Thais Arcangelo

“Tem sido uma maratona para mim, que já estou com certa idade, mas também é uma maneira de circular mais longe. Acredito que a literatura tenha esse papel de expandir histórias. Quanto mais vozes se puserem a contar a vida, mais rica se torna a nossa vida e a reflexão sobre ela. Nós não podemos dispensar a voz de ninguém. Eu estou convencida que todas as pessoas nasceram para serem artistas”, pontuou a escritora.

MULHERES PLURAIS

Cantora, compositora, atriz, ativista, Raissa Fayet também celebrou o protagonismo feminino no show Zoiuda, no Teatro do Sesc da Esquina. Ela foi acompanhada pelos músicos Du Gomide (guitarra, rabeca, cavaquinho) e Matê Magnobosco (percussão), com participação especial de Rubia Divino, Carla Zago e Marcela Zanette.

A diretora e roteirista paranaense, Ana Cavazzana, foi convidada para ministrar a oficina “Roteiro Cinematográfico”, como parte da programação do Sesc Mulheres, no Sesc da Esquina, em Curitiba. Ela compartilhou um pouco da sua vivência no audiovisual. “São 25 anos de audiovisual e oito escrevendo e dirigindo trabalhos próprios. O que

Oficina de interpretação e experimentação feminina, ministrada pela atriz, palhaça e pesquisadora, Micheli Vaz, no Sesc Estação Saudade

posso dizer é que escrever é onde tudo começa. Existem sim algumas técnicas, mas muito está dentro da cabeça da gente”, compartilhou a cineasta.

Os inscritos na oficina são alunos da Educação de Jovens e Adultos. O projeto do Sesc tem um diferencial, pois, além da formação no Ensino Médio, quem passa pelo curso também recebe a qualificação profissional em Produção Cultural.

P. 36 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CULTURA

PARTICIPE DA 15ª EDIÇÃO DA CAMPANHA DO AGASALHO

Para aquecer não só o corpo, mas também o coração das pessoas que mais precisam, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a RPC deram início a 15ª edição da Campanha do Agasalho – Onde há calor, há mais vida.

No Paraná, mais de 500 mil famílias não têm lugar adequado para morar e estão vulneráveis aos efeitos do frio, segundo levantamento do Plano Estadual de Habitação, realizado pelo governo do estado.

Para amenizar este cenário, roupas, calçados e cobertores podem ser doados nas unidades do Sesc PR e do Senac PR, em condomínios filiados ao Secovi-PR ou em empresas do comércio parceiras da iniciativa. Consulte o local mais próximo pelo site www.sescpr.com. br/campanha-do-agasalho.

Quem contribuir com a campanha poderá emitir um certificado de doação, disponível para download no mesmo hotsite. Em atenção à importância da solidariedade na vida em sociedade, a Campanha do Agasalho desenvolveu um material gráfico para colorir voltado ao público infantil.

São parceiros da iniciativa o Exército Brasileiro, as Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, os sindicatos empresariais do comércio

INSCRIÇÕES

filiados, o jornal Gazeta do Povo e as rádio Mundo Livre FM e 98FM

As doações arrecadadas no último ano garantiram um inverno mais quente e acolhedor para mais de 200 mil pessoas. Os números expressivos mostram o impacto da campanha na vida da população em situação de vulnerabilidade social. Foram 1.122.241 itens doados a pessoas assistidas por 579 instituições sociais do estado.

ABERTAS PARA A MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU SESC PR

Já imaginou correr em uma das mais importantes maratonas do Brasil? A 14ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR será no dia 24 de setembro e está com inscrições abertas. Os interessados podem garantir uma vaga pelo site www.sescpr.com.br/ maratona. As provas são: maratona individual (42.125m), maratona revezamento (duplas, na qual cada atleta percorre 21 km) e corrida de 11,5km. Ao todo, 3.400 vagas são disponibilizadas. Podem participar atletas a partir de 18 anos nas seguintes categorias: Cadeirante, Atleta com Deficiência (AcD), Elite feminina e masculina, Comerciários e Faixa etária masculina e feminina. O valor das inscrições varia de acordo com categoria e tipo de prova.

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc Paraná, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu. A promoção é da RPC.

CHAPÉU P. 37 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
NOTAS

DE OLHO NO FUTURO

5ª CAMPANHA DO MATERIAL ESCOLAR DO SESC PR ARRECADA MAIS DE 134 MIL ITENS EM TODO O PARANÁ INCENTIVANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES A CONTINUAREM SEUS ESTUDOS

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI | FOTOS: ARQUIVO

Por acreditar no poder da educação em transformar realidades sociais, o Sesc PR, a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (AnoregPR) e uma rede de parceiros realizaram a 5ª edição da Campanha do Material Escolar – Porque Estudar Importa. Promovida de 16 de janeiro a 17 de março, a iniciativa bateu novo recorde.

Foram recebidos 134.116 itens, beneficiando 36.833 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, assistidos por 220 instituições do estado. “A campanha teve um alcance extraordinário, com resultados de alta expressividade, que nos fazem assumir o compromisso de continuar indo além para promover o bem-estar a partir da solidariedade; esta virtude que já é uma das principais marcas dos paranaenses”, enfatizou o presidente do Sistema Fecomérico Sesc Senac PR, Darci Piana.

Caderno, estojo, lápis, mochila, giz de cera, canetinha, borracha, cola e caneta, além de livros de literatura novos ou usados foram arrecadados e repassados durante a 5ª edição da campanha. “A campanha do Material Escolar surgiu na Anoreg/PR em 2018 e, este ano, celebramos a conclusão da sua quinta edição. A parceria com o Sesc PR

134.116

ITENS RECEBIDOS

36.833 CRIANÇAS BENEFICIADAS

A presidente da Anoreg/PR, Mariana Carvalho Pozenato Martins, ressaltou sobre a amplitude da campanha ao lado do Sesc PR e de tantos parceiros

viabilizou o engrandecimento da ação exponencialmente. Hoje, além da Anoreg, há várias outras instituições parceiras, o que possibilita um alcance e uma arrecadação muito maior”, pontuou a presidente da Anoreg/ PR e oficial do 2º Registro de Imóveis de Curitiba, Mariana Carvalho Pozenato Martins.

As doações foram entregues em unidades do Sesc e do Senac PR, cartórios parceiros, sindicatos empresariais do comércio, Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e empresas do comércio de bens, serviços e turismo. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta transformadora e que iniciativas como essa ajudam a plantar sementes de solidariedade

nos corações daqueles que recebem essas doações”, reforçou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

MOBILIZAÇÃO INTERNA

Como resultado de uma ação interna entre os colaboradores da Administração Regional do Sesc PR, do Sesc Centro e do Sesc da Esquina, foi realizada a arrecadação de mais de 400 livros de literatura infantil e de atividades. As doações recebidas foram acrescentadas lápis de cor, cadernos, giz de cera, borracha e apontador, que totalizaram 600 kits entregues ao Hospital Pequeno Príncipe, na capital.

Para a gerente do Serviço de Voluntariado do Hospital

P. 38 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 INCENTIVO

Os itens arrecadados beneficiaram mais de 36 mil crianças e adolescentes em todo o Paraná

Pequeno Príncipe, Rita de Cássia Lous, as doações recebidas servirão para a recreação das crianças internadas. “É importante que a criança tenha aqui o que ela tem fora e não

conseguiu trazer. A ideia de proporcionar brinquedos, pintura, lápis, papéis, para que ela esteja em atividade, sendo incentivada e estimulada, contribui para que ela fique ativa

e receba, de uma melhor forma, todos os tratamentos que têm para fazer no hospital. O Sesc tem sido um parceiro do hospital em todas as campanhas que realizamos”, concluiu.

P. 39 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 INCENTIVO
Doação feita ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba

51.500 METROS DE SUPERAÇÃO

1.500 METROS DE NATAÇÃO, 40 KM DE CICLISMO E 10 KM DE CORRIDA É O PERCURSO DOS TRIATLETAS NA SEGUNDA PROVA DE TRIATHLON MAIS ANTIGA DO BRASIL

TEXTO: LÍVIA ALMEIDA | FOTOS: IVO LIMA

P. 40 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 TRIATHLON

Otriathlon é um dos esportes que desafia os limites do corpo humano. Nascido a partir de uma "brincadeira" em um clube de atletismo da Califórnia (EUA) em 1974, atualmente é uma das modalidades que atrai milhares de triatletas dispostos a encarar provas de natação, ciclismo e corrida sem intervalos de descanso.

Em Caiobá, balneário de Matinhos, o triathlon ganhou um braço importante: o Sesc PR. Em 2023 o Sesc Triathlon Caiobá chegou a sua 34ª edição no dia 12 de março. Ao longo de mais de três décadas, o evento reuniu atletas de elite - que rodam o mundo fazendo do triathlon a sua profissão - e amadores, em busca de mais qualidade de vida, autodesafio e lazer. É com esse tom festivo que 1.500 atletas participaram de mais uma edição do evento que fecha o verão paranaense.

Organização, segurança e solidez fazem o Sesc Triathon Caiobá atrair talentos e curiosos. Para a elite e amadores olímpicos, as distâncias são de 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, totalizando 51.500 metros de pura endorfina.

Além de incentivar o alto nível do esporte, o evento objetiva o congraçamento dos atletas, a promoção do bem-estar e a qualidade de vida aos comerciários e comunidade. Para esse público, o short triathlon é o desafio na medida certa: são 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Para quem pratica apenas uma das modalidades, o revezamento pode ser a chance de participar do triathlon. Desde 2019, o Sesc Triathlon Caiobá oferece a categoria de revezamento (masculino, feminino e mista), no qual cada um da equipe formada por três participantes cumpre uma das provas.

"A prova é reconhecida pelos triatletas pela qualidade técnica, organização e segurança. São quase 700 pessoas participando para que esse evento aconteça da melhor maneira possível, o que faz dele esse sucesso", afirmou Emerson Sextos, diretor regional do Sesc PR.

Para Luis Iran, participante de todas as edições do Sesc Triathlon Caiobá, o evento é uma festa. "É

P. 41 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 TRIATHLON
Miguel Hidalgo, 1º lugar masculino

uma alegria muito grande, é uma festa exclusiva pra triatletas. E esta edição foi muito boa, a previsão de chuva o dia inteiro não se concretizou, então foi possível fazer uma boa prova. Conquistei o segundo lugar na minha categoria, indo ao pódio mais uma vez. É gratificante", contou.

Faça sol ou chuva, o Sesc Triathlon Caiobá é uma prova tranquila do ponto de vista técnico. A praia Mansa, local de largada da prova de natação, tem águas calmas e equipes de salvamento com lancha, jet-ski e stand up paddle, além do chuveirão para retirar a água do mar. A área de transição, onde ficam as bicicletas para a prova de ciclismo, é isolada e protegida pelas equipes de apoio, como a Polícia Militar e o Centro de Operações Policiais Especiais. O trajeto de ciclismo é todo sinalizado e sem diferenças de altimetria, assim como a última parte da prova, a corrida, realizada em via asfaltada. Aos atletas o desafio fica de completar a prova no menor tempo possível.

PELOTÃO DE ELITE

Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold, atletas do Esporte Clube Pinheiros, foram os grandes vencedores da categoria Elite masculino e feminina, respectivamente. Com o tempo de 1h50min22s, Miguel cruzou a linha de chegada depois de liderar toda a prova. "Ganhei minha primeira prova brasileira infantil aqui em Caiobá, há mais ou menos oito anos, e ganhar aqui de novo e agora com a equipe é muito especial. Gosto muito dessa prova, espero voltar aí nos próximos anos também”, disse o campeão, que celebrou a vitória com o amigo e parceiro de clube, Yago Alves, segundo colocado.

Enquanto isso, a vitória de Djenyfer Arnold foi conquistada somente na segunda volta da corrida. Segundo a triatleta, depois do plano A (natação) e B (ciclismo) darem errado, só tinha o plano C (corrida) para ultrapassar Luisa de Baptista. “Quando eu saí atrás pra correr, tentei esquecer ela e pensar na minha respiração e em cada passada que eu dava. Fui percebendo, lógico, que eu estava me aproximando dela e aí a cabeça funciona muito melhor quando a gente tá na frente, né? Então, aí foi respirar e sustentar essa vitória”, descreveu Arnold, que terminou a prova com o tempo de 2h03min54s.

P. 42 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
TRIATHLON
Djenyfer Arnold, 1º lugar feminino

O pelotão de elite é geralmente formado por grandes nomes do triathlon brasileiro e que representam o país em competições internacionais. Thiago Lima, atleta de Maringá, aproveitou a chance de conferir de perto os ícones do esporte. "Além do prazer de competir, temos a oportunidade de ver os nossos ídolos, os atletas que a gente admira".

Nesta edição, o atleta Eduardo Lass se despediu do esporte profissional. "Última prova e o nervosismo é o mesmo de sempre. Tenho certeza que hoje vai ser um dia especial pra encerrar a carreira de uma maneira muito legal aqui nessa prova que tem um significado muito especial e importante pra mim que foi onde tudo começou", contou Lass, que completou 20 anos de carreira. Confira o bate-papo com o triatleta na página 45.

TRIATHLON

Desde as cinco horas os atletas começaram a chegar na Praia Mansa para fazer o checkin (entrega das bicicletas na área de transição). As largadas começaram às 7h10 com as Categorias Speed, Mountain Bike, Trabalhador do Comércio, Revezamento e PcD (Pessoa com Deficiência) masculina e feminina, que fazem as distâncias do short triathlon. Em seguida, o pelotão de Elite e a categoria Amador Olímpico fecharam o circuito realizando o dobro das distâncias.

“Estou bem empolgado por ser a primeira equipe cem por cento formada por atletas com deficiência visual e feliz por estar abrindo esse caminho para as pessoas como eu”, disse o nadador Wagner Bittencourt, integrante da equipe “Além da Visão” formada por três atletas com deficiência visual –Edenir Silva (bicicleta) e Luzia Prado de Oliveira (corrida) e seus respectivos guias: Susana Borer, Alexandre Santos e Vanderson Sipoli. A equipe concluiu a prova com o tempo de 2h10min24s.

O fim de semana chuvoso não afastou os atletas para a competição. “Mais uma vez o evento é um sucesso e nesta edição reúne 1.500 atletas de seis estados brasileiros e Distrito Federal. Então, isso é muito bom para quem assiste, para o comércio e para os atletas que podem desfrutar de toda a estrutura que o Sesc proporciona”, disse o presidente em exercício do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt.

O governador em exercício, Darci Piana, prestigiou o evento que fecha a alta temporada no litoral paranaense. “A beleza que está ficando o nosso litoral depois da engorda da faixa de areia, dos shows que foram realizados aqui no verão, do sistema de segurança que permitiu que os nossos turistas pudessem ter uma temporada tranquila e agora encerrar com o evento do Sesc é um sucesso absoluto”, afirmou Piana.

O Sesc Triathlon Caiobá recebe o apoio da Prefeitura de Matinhos, Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão da Polícia Rodoviária, Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), Copel, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Guarda Municipal, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Sanepar e RPC.

PRESENÇAS

Estiveram presentes o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o presidente do Sinditiba, Zildo Costa; o presidente do Sindifarma, Edenir Zandoná, os conselheiros do Sesc PR, Gelcio Schibelbein, Killian Matheussi e Said Khaled; o diretor da Secretaria de Esporte do Estado do Paraná, Tiago Campos; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, José Luis Ventura Leal; e os diretores do Sesc PR, Marcus Vinícius de Mello, Lidiane Galvan e Manuela Pereira.

P. 43 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
TRIATHLON

Atletas da elite com autoridades. Da esq. p/ dir.: Sidnei Lopes de Oliveira, Zildo Costa, Tiago Campos, Emerson Sextos, Darci Piana, Ari Faria Bittencourt, Manoela Lopes, Lidiane Galvan, Ana Sextos e Alice Zandoná

TIAGO CAMPOS , diretor da Secretaria de Esporte do Estado do Paraná

Mais um grande evento da Fecomércio e do Sesc PR movimentando o litoral do estado do Paraná de utilizar o esporte como condutor de turismo, gerador de emprego e renda”.

ZILDO COSTA , presidente do Sinditiba

Como sempre o evento está muito bom, organização fantástica, muita gente participando e também de público. O Triathlon é uma maravilha, é saúde. E o Sesc PR a cada dia dando exemplo para o Brasil”.

JOSÉ LUIS VENTURA LEAL, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos

Agradecer ao Sesc que há 34 anos traz um evento tão importante para a nossa cidade e para a nossa região”.

EDENIR ZANDONÁ , presidente do Sindifarma

É muito bonito de ver, é maravilhoso. O evento movimenta a cidade inteira e também as outras cidades do litoral, vêm muitas famílias e todo mundo fica feliz com esse esporte”. 

As fotos do evento estão disponíveis no flickr da Fecomércio PR. Acesse o link pelo QR Code

Os resultados podem ser conferidos no site

P. 44 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
TRIATHLON

EDUARDO LASS

PARANAENSE ENCERRA CARREIRA DE 20 ANOS NO TRIATHLON E CONTA COMO O SESC TRIATHLON CAIOBÁ MARCOU A SUA VIDA PROFISSIONAL

TEXTO: LÍVIA ALMEIDA | FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Eduardo Antonio Lass, 31 anos, nascido em Curitiba, começou o triathlon com 11 anos de idade. Depois de 20 anos dedicados ao esporte, chegou a hora de se despedir da profissão que o fisgou ainda na infância. Confira o batepapo com o agora ex-atleta profissional que já representou o país em grandes competições internacionais quando fez parte da Seleção Brasileira de Triathlon por quatro anos consecutivos.

Revista Fecomércio: Como foi o começo do Triathlon?

Eduardo Lass: Comecei no triathlon com 11 anos de idade, lá em 2003. Antes, eu já fazia aula de natação duas vezes na semana e foi depois de um festival de interacademias de natação que surgiu a ideia de iniciar no triathlon.

RF: Você disse que o Sesc Triathlon Caiobá foi a sua primeira prova como profissional. Qual o significado de começar e finalizar a carreira no Sesc Triathlon Caiobá?

EL: O Sesc Triathlon Caiobá foi não só a minha primeira prova como profissional, mas foi a minha primeira prova no Triathlon: quando eu tinha 12 anos de idade, fiz aquela prova no formato menor que era realizada no sábado, só para a categoria kids. Desde então, participei de todas as edições, exceto um ano em que a data coincidiu com o Campeonato Brasileiro de Triathlon, ou seja, foram 19 anos participando do Sesc Caiobá. Dentro desses anos, além dos vários pódios na categoria de idade quando era mais novo, tive dois pódios como profissional, um

P. 45 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 DESPEDIDA
Primeira prova no Sesc PR

5º colocado e um vice-campeão em 2017. O Sesc Triathlon Caiobá fez parte da minha carreira como atleta, desde lá do início, então foi muito especial finalizar minha carreira nessa prova. A prova mais tradicional do país e para quem é atleta de Curitiba, tem um significado ainda mais especial.

RF: Depois de competir tantas provas em Caiobá, qual modalidade você considera mais fácil e a mais difícil entre nadar, pedalar e correr?

EL: A natação pra mim sempre foi a modalidade mais fácil, já a corrida foi sempre onde sofria mais, principalmente em Caiobá onde o horário que corríamos era bem quente e calor! Com isso por vezes acabava ficando fora da disputa, afinal é nessa etapa que se define a prova.

RF: Quais conquistas são as mais marcantes para você?

EL: Dentre as inúmeras provas já disputadas Brasil e mundo a fora, tenho como principais resultados os seguintes: vice-campeão Challenge Salou 2016 (ESP), fui três vezes Top 3 em ITU Pan American Cup, vice-campeão do Sesc Triathlon Caiobá 2017 e vice-campeão Brasileiro de Sprint 2021.

RF: Como foi a despedida do esporte e quais os planos agora?

EL: A despedida em si foi emocionante, afinal, foram 20 anos como atleta. Mas, a decisão para isso foi um longo processo pelo qual eu passei e fui trabalhando internamente até realmente me aposentar como profissional. Agora tenho focado na minha assessoria, Lass Training, onde treino atletas de triathlon e corrida. 

Vice-campeão Challenge Salou 2016

Triatleta participou de 19 edições do Sesc Triathlon Caiobá

Eduardo com a filha na sua despedida da carreira profissional no Sesc Triathlon Caiobá

Para conhecer o trabalho da Lass Training acesse o QR Code

P. 46 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 DESPEDIDA

DIPLOMA NA MÃO

FACULDADES SENAC CURITIBA CENTRO E PORTÃO CELEBRARAM A FORMATURA DE TURMAS DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA E TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

As Faculdades Senac Curitiba Centro e Portão celebraram a formatura das turmas de Tecnologia em Gastronomia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas no mês de março. As solenidades de outorga de grau ocorreram no auditório da Administração Regional do Senac, em Curitiba, com a presença de gestores e equipe do Senac PR, professores, familiares e amigos dos formandos.

A primeira formatura foi das turmas da noite do curso de Tecnologia em Gastronomia, no dia 3 de março. A mesa de honra foi composta pelo diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; pelo gerente executivo da Faculdade Senac Curitiba Centro, Marco Antonio de Oliveira Biss; e pelos professores Eudemar de Castro Cavalcanti (patrono da turma) e Sandra Jussara Kuchnir (paraninfa). O professor Alexandre Roberto Dhein também foi homenageado como nome da turma.

“Durante a faculdade tivemos vários contatos com profissionais, conhecemos técnicas, os processos. Então é uma sensação muito boa, gratificante, concluir essa jornada e saber que a gente pode continuar aplicando tudo o que aprendemos no dia a dia do mercado de trabalho”, afirmou a aluna Chanary Procek Spessatto.

No dia 9 de março foi a vez dos alunos da turma da tarde receberem os seus diplomas. Na mesa de honra, o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o gerente executivo da Faculdade Senac Curitiba Centro, Marco Antonio de Oliveira Biss; e pelos professores Eudemar de Castro Cavalcanti (patrono da turma); a coordenadora do curso, Veridiana Vernizi Lanzuolo, e a professora Leticia Cassiano Kataniwa (paraninfa da turma). Os alunos homenagearam ainda a professora Sandra Jussara Kuchnir como nome da turma.

P. 47 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FACULDADES SENAC
Texto: KARLA SANTIN E CAROLINA GOMES | Fotos: BRUNO TADASHI No dia 9 de março turma da tarde do curso de Tecnologia em Gastronomia receberam seus diplomas

Solenidades de outorga de grau da primeira turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade

Senac Curitiba Portão

Para a nova gastrônoma, Guiselda Freiberger Bubniak, essa é mais uma etapa vencida. Aos 68 anos ela concluiu sua formação já pensando adiante. “Estou muito feliz por ter chegado até aqui. Agora vou buscar uma especialização na área e seguir carreira”, disse.

Já Faculdade Senac Curitiba Portão formou sua primeira turma da graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na noite de 10 de março.

P. 48 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FACULDADES SENAC
Guiselda Freiberger Bubniak, gastrônoma Ketlen Anoelly Kuchla, tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A mesa de honra foi composta pelo diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; pela gerente executiva da Faculdade Senac Curitiba Portão, Angela D’Agostin Borges; e pelos professores do curso Leander Cordeiro de Oliveira (coordenador), Alexandre Dequech (patrono), e Deogenes Pereira da Silva Junior (paraninfo).

Ketlen Anoelly Kuchla está entre os novos tecnólogos formados pela Faculdade Senac. “Para mim é uma honra vivenciar este momento. Essa é minha primeira formação, minha primeira graduação, sou muito grata ao Senac pela oportunidade e pela bolsa de estudos que recebi”, relata Ketlen, que é assistente administrativa do Senac Curitiba Centro e recebeu o estímulo da instituição para fazer seu primeiro curso superior.

Os novos profissionais também foram parabenizados pelo diretor regional do Senac PR. “Gostaria de parabenizar os formandos e toda a equipe do Senac que se dedicou na formação de nossos alunos. As formaturas das duas turmas de Tecnologia em Gastronomia evidenciam que o Senac é referência na formação de profissionais na área de gastronomia. A formatura da primeira turma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também é um marco para nossa instituição, que possui 75 anos de história, pois demonstra que o Senac está sempre inovando e trazendo cursos alinhados com as demandas mais atuais do mercado”, reiterou Sidnei Lopes de Oliveira.

P. 49 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FACULDADES SENAC
Formatura das turmas da noite do curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac Curitiba Centro, em 3 de março

SESC

E SENAC ADQUIREM CAMINHÃO E ÔNIBUS

O Senac PR adquiriu no mês de abril, um caminhão Mercedes Axor 2036. O mesmo servirá para transportar as unidades móveis do Senac PR e do Sesc PR no estado. O Sesc PR comprou um micro-ônibus com sistema de acessibilidade. O veículo servirá para atender o Hotel Sesc Cascavel.

“Antes nós alugávamos os caminhões para realizar o transporte, agora com essa aquisição faremos

TURMA

uma economia muito grande, em dois anos poderemos comprar outro caminhão”, explicou o presidente do

DE TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL LANÇA E-BOOK SOBRE AROMATECA

A turma do curso de Técnico em Comunicação Visual, da Faculdade Senac Curitiba Centro, foi desafiada a transformar a aromateca do Senac em E-book. O trabalho fez parte do Projeto Integrador e teve a colaboração da área de gastronomia, que desenvolveu receitas para compor dois e-books, de Primavera e Inverno.

SESC PR REALIZOU FESTIVAL ESPORTIVO DA MULHER EM 27 UNIDADES

O Sesc PR celebrou o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com o Festival Esportivo da Mulher. O evento foi realizado em 27 unidades do Sesc em todo o estado com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre o público feminino, além

SENAC PARANAGUÁ REALIZA PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA

O Senac Paranaguá realizou no dia 27 de abril, em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA) e a Associação das Micros e Pequenas

Empresas e Empreendedores Individuais de Paranaguá (Ampec), o Café com Business. O sóciofundador da 3G Governança, Gestão e Gente e membro de

de destacar a representatividade feminina no meio esportivo e os benefícios para a saúde física e mental. Mais de 1200 mulheres participaram da programação, que contou com atividades de corrida, futsal, pilates, aulão de ritmos, entre outros.

Conselhos de Administração e de Comitês de Gestão & Gente, Gino M. Oyamada, ministrou a palestra “Governança porque tamanha relevância?”.

P. 50 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 TURISMO GIRO PELA UNIDADES
Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

A DONA DO RISO PARANAENSE

Revista Fecomércio PR conta a história da atriz Odelair Rodrigues, pioneira na televisão e estrela maior do teatro do Paraná

TEXTO: SILVIA BOCCHESE DE LIMA

Um dos mais conhecidos e impactantes palhaços do cinema, Charles Chaplin, dizia que, de maneira recorrente, fazia uso do artifício da brincadeira para dizer verdades. “Você teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Muitas vezes falei como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que me ouvia sorrindo”.

Assim como Carlitos, foi nos palcos e na televisão que a atriz curitibana Odelair Rodrigues arrancou o riso das plateias e do público com seu humor peculiar e sorriso largo, rompeu barreiras, lutou contra o bullying, a pobreza e o preconceito racial. Foi voz, presença e corpo político nos palcos, viveu e amou o teatro intensamente sem, necessariamente, expor suas cicatrizes.

Dedicada aos estudos, concluiu o Curso Primário no Grupo Escolar Vila Mimosa, em dezembro de 1948, obtendo 9,5 de nota final. No livro Odelair Rodrigues , escrito por José Carlos Corrêa Leite e Rosirene Gemael, a atriz revelou que por

conta do preconceito racial o comportamento na escola funcionava como um escudo, brigava, batia, se defendia contra as constantes agressões verbais e físicas que sofria. “Miudinha e endiabrada,

Odelair protagonizou as primeiras brigas no Grupo Escolar Xavier da Silva. Era de extremos – nas matérias tirava as melhores notas da sala, mas as notas de comportamento…”, traz trecho do livro.

P. 51 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 HISTÓRIAS PARANAENSES
Reprodução da foto publicada no livro Odelair Rodrigues. A imagem mostra ela e Ary Fontoura

PRIMEIROS ATOS

Ela nasceu em Curitiba em 1935 – filha de Joaquim, terceiro sargento da Polícia Militar e de Alice, empregada doméstica, cozinheira e lavadeira. Seu primeiro ato ocorreu aos sete anos, quando uma professora questionou, em sala de aula, quem sabia declamar, dançar, cantar, sapatear ou executar alguma outra atividade artística. Odelair não hesitou, cantou e ganhou os palcos pela primeira vez – um encontro que perdurou por toda sua vida.

Foi mascote das Olimpíadas Colegiais no Colégio Estadual do Paraná, mas oficialmente, começou no teatro em 1952, no grupo Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná (TECEP). Ary Fontoura foi quem convidou Odelair para integrar o elenco de seu teatro amador e, no livro de Corrêa Leite e Rosirene, o empenho do ator ao tentar convencer Dona Alice, mãe de Odelair, a deixá-la frequentar os ensaios é detalhado. “Conversa vai, conversa vem, a mãe irredutível e o ator, na convicção de quem, aos 19 sabe o que quer, insistindo. Não foi fácil, a conversa foi longa até a mulher concordar. O rapaz venceu a parada calcado em argumentos, obstinação, e por ceder nos pontos conflitantes que ainda persistem”, relata o livro.

Em 22 de outubro de 1952, foi a estreia oficial de Odelair em Sinhá Moça Chorou, de Ernani Fornari, dando vida a personagem Balbina. Ao lado de Ary Fontoura e René Dotti, ela não apenas conquistou a plateia mas a crítica, saiu do anonimato

e conquistou algumas manchetes de jornais que afirmavam que ela havia “roubado a cena”. “Reclamei que estava sendo acusada injustamente. Afinal, não tinha roubado nada e cumpri o meu papel direitinho”, contou gargalhando, anos depois, em depoimento ao livro.

No ano seguinte à estreia, em 1953, Ary Fontoura encerrou a Companhia Estudantil de Teatro e fundou a Sociedade Paranaense de Teatro, com patrocínio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação. Odelair, claro, fazia parte do elenco. Ela ajudou a fundar, também com Fontoura, Synval Martins, Frederico Schultz, Maurício Távora, em 1958, o Teatro de Bolso de Curitiba, na Praça Rui Barbosa. De acordo com a Revista Panorama, de outubro daquele ano, “o Teatro de Bolso, com seu plano de levar à cena bons trabalhos com determinada regularidade, já atinge com a segunda peça apresentada um padrão muito bom (...) Os integrantes não vieram de nenhuma escola de arte dramática, mas embora não tenham cursado em curso de teatro estão demonstrando como o diletantismo pode fazer bons atores de quem já nasceu com veia artística”, trazia a matéria. O texto ainda relatava que “todos os papéis são importantes, em Massacre. Odelair Rodrigues, na ‘Índia’, tem destacado desempenho”. A atriz também foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná e do Teatro Experimental do Guaíra.

No Teatro de Comédia do Paraná, Odelair atuou em O Consertador de Brinquedos, O Patinho Preto, O Contestado e Palácio de Urubus.

MIL PAPÉIS

De Índia a Balbina, de Mariana a Nancy Manningoe e, de Mamãe Dolores a tantas outras. Odelair deu vida a inúmeras personagens, apesar de, na opinião de Corrêa Leite e Rosirene, “o peso secular

P. 52 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 HISTÓRIAS PARANAENSES
Caricatura de Odelair na exposição É Ser Odelair Registro de Odelair no papel de Índia, em Massacre, publicado na Revista Panorama, em 1958 Pedro Garcia

da cor pavimentando o caminho: desempenhava o papel de uma empregada doméstica. Nada mais elementar”. Não eram raros os papéis de empregadas domésticas e escravas que foram destinados a ela, mas ela brilhou no rádio, no teatro, na televisão e no cinema.

Nas décadas de 1960 e 1970, integrou o time de profissionais da TV Paraná - Canal 6, foi atriz de novelas, entre elas, O Direito de Nascer, uma das quatro adaptações para a televisão brasileira da radionovela de grande sucesso no país.

“Café Damasco, forte, puro, brasileiro, faz questão que povo inteiro”, é uma parte do jingle do comercial estrelado por Odelair no fim da década de 1980, que até hoje é lembrado e cantarolando quando se fala a marca do café.

ESTRELA MAIOR

Odelair conquistou reconhecimento em sua carreira como atriz. Em 1953, recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante do Paraná, pela atuação em O homem que nasceu duas vezes, no papel de Geraldinha, pela revista Rádio

em Revista, mas em 1956, 1977 e 1979 foi escolhida a Melhor Atriz do Paraná.

Fato curioso marcou a entrega do primeiro troféu de melhor atriz. Embora com o reconhecimento, precisava de uma renda complementar. Formada em Contabilidade e sem conseguir emprego na área contábil, guardou o anel de contadora e foi trabalhar como empregada doméstica. Na manhã seguinte ao recebimento do prêmio, Odelair estava na casa dos patrões, preparou o café da manhã, separou o jornal. Quando o patrão abriu o periódico a questionou: “Tem uma foto aqui. Por acaso é a senhora?” A foto ilustrava a matéria que noticiava a premiação que ela havia recebido. “Odelair discorreu aos patrões o amor que tinha pelo teatro, mas em contrapartida havia o lado sem glamour da carreira, que era o de parcos recursos. Mesmo formada em curso contábil não conseguia colocação no ramo, daí que optou em voltar para o trabalho do qual já tinha experiência”, destacou o livro.

Recebeu Troféu Curumim em 1966 e em 1969, Troféu Melhores do Ano Comunicação

da Cidade/Teleatriz, em 1977; Troféu Melodia - Melhores do Rádio e TV do Paraná/Atriz de TV; Troféu Pinhão APAC, em 1985; foi tema do programa Bicho do Paraná, em 1990, Prêmio Talento do Paraná - Artes Cênicas, em 2000; Troféu Gralha Azul em 2000; Menção Honrosa pelo pioneirismo na difusão do teatro no Paraná, pela formação de plateia e por sua carreira como atriz; Troféu Espaço Arte e Cultura Telepar/Brasil Telecom 2001 - 50 anos de vida artística, entre outros.

Em homenagem a atriz, também foi inaugurado, em 2008, o Espaço Cultural Odelair Rodrigues, administrado pela Companhia Alameda de Teatro de Curitiba. Com dificuldade para manter uma agenda permanente de espetáculos, em abril de 2010 o espaço foi fechado.

ÚLTIMO ATO

Odelair Rodrigues, que sofria de bronquite crônica e crises asmáticas, faleceu em 1º de julho de 2003, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

P. 53 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 HISTÓRIAS PARANAENSES
Odelair no comercial do Café Damasco Imagens do YouTube

EM PAUTA NOVAMENTE

Foi em uma pesquisa aleatória por curtas metragens paranaenses que os co-fundadores teatrais da Cia KÀ de Teatro, Kelvin Millarch e Caio Frankiu, depararam-se com uma entrevista de quase uma hora de Odelair Rodrigues. “Quando o vídeo acabou, surgiram uma revolta e uma indignação do porque nós, mesmo estando dentro da cena cultural, estudado nas instituições de ensino que ela também estudou, nunca havíamos ouvido falar sobre ela. Odelair é um marco para a história curitibana e do Paraná e isso não poderia continuar assim”, contou Frankiu. Os dois passaram a estudar a história da atriz curitibana a fundo: “estamos trabalhando a fundo neste projeto há quatro anos, fazendo pesquisas com a família, com amigos, procurando entender de fato não só a Odelair atriz, mas quem foi a Odelair de fato. Descobrimos que ela foi múltipla. Foi doméstica, cantora, jogadora de carteado, radialista, mãe (ajudou a criar os irmãos mais novos), contadora”, contou Millarch.

A pesquisa resultou em na exposição É Ser Odelair que ficou em cartaz de março a abril deste ano em Curitiba, no Café do Teatro; em um curta metragem Um Prólogo para Odelair, gravado durante a pandemia, no Teatro do Sesc da Esquina, e na peça, em formato de metateatro, Odelair - uma peça teatral. “Estamos muito felizes que as pessoas voltaram a se interessar pela história dela, que ela está em pauta novamente. O deputado estadual Requião Filho protocolou um projeto de lei para que o dia 27 de janeiro, data do nascimento da atriz, seja o Dia da Odelair Rodrigues e o Dia da Atriz Negra do Estado do Paraná”, ressaltou Millarch. 

P. 54 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 HISTÓRIAS PARANAENSES
Assista ao curta metragem Um Prólogo para Odelair Os co-fundadores teatrais da Cia KÀ de Teatro, Caio Frankiu e Kelvin Millarch, na exposição É Ser Odelair Pedro Garcia

SINDIÓTICA

Inovação digital, novas tecnologias, conhecimento, atendimento personalizado e especializado. O mercado de óticas tem exigido que empresários e colaboradores estejam em constante atualização e de olho no que há de moderno e que possa impactar o setor.

O Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná (Sindióptica Paraná) tem, desde 1987, o papel de orientar o setor sobre leis, novidades e incentivar a busca por inovação e capacitação. Segundo o presidente do Sindióptica Paraná, José Alberto Pereira, a forma de se fazer comércio mudou e o consumidor também.

“Não adianta mais ficar em pé no balcão esperando uma venda acontecer. Hoje o cliente está exigente, chega à ótica sabendo o que quer, pois já pesquisou na internet, sabe o tipo de lente que tem no mercado. As óticas precisam estar preparadas. Sem falar nos atendentes, que precisam ser consultores óticos”, destacou Pereira.

Para auxiliar as empresas nesta transformação e atualização, o Sindiópica Paraná está lançando o novo site institucional, onde o empresário terá acesso a informações, treinamentos, legislação e tendências.

“Quem não se preparar vai ficar fora do mercado”, enfatizou o presidente.

DEFESA DO SETOR

Em recente reunião na Câmara Brasileira do Comércio de Produtos e

Serviços Ópticos (CBÓptica), no Rio de Janeiro, além do acompanhamento legislativo dos principais Projetos de Lei de interesse do Setor, Pereira relatou que foi debatido um programa que está em atividade no Rio de Janeiro, com a oferta gratuita de exames oftalmológicos e de 24 mil óculos. “Nós temos buscado, por meio da Câmara e do Sindicato, apresentar um projeto no Congresso para que em vez do SUS distribuir óculos gratuitos, implante a ótica popular dentro da ótica comercial. Assim, haverá a manutenção do pequeno empresário e o programa social será colocado em prática”, ponderou.

MODELO

O Centro de Inovação do Comércioprojeto piloto e modelo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio PR e Sincoval – passará a abrigar uma óticaconceito. “Tudo isso para mostrar ao empresário o que há de moderno e como ele pode levar tecnologias, conhecimento, comunicação, layout para o seu negócio”, explicou.

SERVIÇO: Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná (Sindióptica Paraná) Rua Governador Parigot de Souza, 220 Londrina – PR t(43) 3342-3132

sindiopticapr@hotmail.com

P. 55 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 SINDICATO
TEXTO: SILVIA BOCCHESE DE LIMA | FOTO: REINALDO GAZOLA José Alberto Pereira, presidente do Sindióptica Paraná

SABORES DO PARANÁ

SENAC PR PARTICIPA DA SEMANA DE GASTRONOMIA REGIONAL, EM BRASÍLIA.

MAIS DE 700 PESSOAS PROVARAM OS PREPAROS PARANAENSES

TEXTO: FERNANDA ZIEGMANN | FOTOS: SENAC DN

As Semanas de Gastronomia Regional estão de volta às unidades especializadas do Senac Gastronomia do Departamento Nacional, no Rio de Janeiro e em Brasília. Fruto da parceria com os Departamentos Regionais, a iniciativa valoriza a diversidade cultural da gastronomia brasileira e promove visibilidade à expertise da Instituição no segmento.

A culinária paranaense foi tema entre os dias 11 e 13 de abril, durante a Semana da Gastronomia Regional – Sabores do Paraná. Mais de 700 pessoas puderam provar os sabores paranaenses servidos nos restaurantes-escola do Senac Downtown, no prédio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os instrutores do Senac PR Hellen Suleman, Jackson Pasturczak, Kaio Trevizan, Rogério Salvino e o competidor da ocupação de Cozinha da Competição Senac de Ocupação Profissional, Paulo Bedin, prepararam um cardápio que valoriza os insumos do estado e pratos típicos, como o tradicional Carneiro no Buraco.

Os almoços servidos na CNC e no Senado foram no estilo empratado, composto por Croquete de siri com maionese de pimenta, brotos de rúcula, creme de mandioca, como entrada; o prato principal foi uma releitura do prato típico de Campo Mourão, o Carneiro no Buraco; de sobremesa foi servida uma torta de maçã com mousse de queijo e molho de café, valorizando os ingredientes da região de Carambéi. Como couvert os visitantes apreciaram uma tábua de frios com três queijos do PR e com a krakóvia de Prudentópolis. A equipe foi acompanhada pelo coordenador de gastronomia do

Senac PR, Gilberto Pereira Dias, e acompanhada pela analista de educação, Anaí Nascimento.

O almoço na Câmara dos Deputados reuniu cerca de 440 parlamentares e foi servido no estilo buffet com o barreado, caldeirada de frutos do mar, quirera lapeana, porco assado com mandioca, cordeiro ao molho de vinho e tilápia na crosta de banana, além das sobremesas.

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, esteve em Brasília e almoçou acompanhado do senador Sérgio Moro; dos deputados Marco Brasil, Rodrigo Estacho, Beto Preto, Delegado Matheus Laiola, Dilceu Sperafico, Sebastião Henrique de Medeiros, Tadeu Veneri, Nelson Fernando Padovani, Nelsi Coguetto Maria (Vermelho), Deltan Dallagnol, Diego Garcia, Eduardo Pazuello e Leandre Dal Ponte.

Para encerrar as atividades a equipe do Senac PR promoveu uma live no perfil do Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG) do Senac Nacional em Brasília-DF. Para a ocasião foi apresentado um cardápio especial que faz o resgate de tradições na culinária com as influências das culturas indígena, portuguesa, italiana, ucraniana e alemã.

O evento foi impecável, foi um prazer coordenar essa equipe extraordinária em um evento sem ressalvas, com muitos elogios e grande participação do público”, Gilberto Pereira Dias.

P. 56 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 GASTRONOMIA
LIVE

O deputado federal, Nelson Fernando Padovani, o instrutor do Senac PR, Kaio Trevizan, o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, o deputado estadual Beto Preto, o deputado federal, Tadeu Veneri e o coordenador de gastronomia do Senac PR, Gilberto Pereira Dias

P. 57 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 GASTRONOMIA

CONCURSO PRATO TÍPICO

FECOMÉRCIO E SENAC PR SÃO PARCEIROS DE GUARATUBA NESSE EVENTO

Valorizar os ingredientes locais e promover o turismo por meio da gastronomia. Esse foi o intuito da prefeitura de Guaratuba, da Fecomércio PR e do Senac PR ao promoverem o primeiro Concurso do Prato Típico de Guaratuba, que aconteceu no dia 23 de março, no Iate Clube de Guaratuba.

Ao todo, 10 finalistas apresentaram seus pratos aos jurados responsáveis pela avaliação. O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, compôs o júri ao lado da secretária de Educação, Fernanda Estela Monteiro; do secretário de Pesca, Cidalgo José Chinasso; da representante da Secretaria de Cultura e Turismo, Marlene Wolff dos Santos; do

proprietário do restaurante Sítio Sambaqui, Nereu de Oliveira, e dos instrutores do Senac Caiobá, Jackson Pasturczak e do Senac Curitiba Centro Vaneise do Nascimento e Silva Bueno.

"Parabéns a todos os participantes. Tivemos a felicidade de ver a criatividade, empenho, dedicação

P. 58 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 PRÊMIO
TEXTO: CAROLINA GOMES | FOTOS: BRUNO TADASHI 1º PAULO HENRIQUE SQUARCINI MOQUECA À GUARATUBA 2º JUSSARA SCHULTZ POSTA RECHEADA COM BANANA 3º LEIA MENDES RISOTO CAIÇARA Prato vencedor do prêmio

e amor com que prepararam esses pratos. Todos os finalistas estão de parabéns. Esses pratos farão parte da história de Guaratuba", declarou o diretor regional do Senac PR.

O prefeito Roberto Justus discursou sobre a importância do concurso tanto para o turismo, quanto para a história de Guaratuba. "Agradeço mais uma vez a parceria do Senac. O turismo é o pilar mais forte da nossa economia e nossa gastronomia é turismo. Queremos gerar emprego, renda e qualidade de vida e é muito importante investir na nossa cultura. Agradeço aos competidores por acreditarem nesse projeto, que tem tudo para crescer e se consolidar", afirmou Justus.

PREMIAÇÃO

Os competidores tiveram que preparar pratos com ingredientes típicos de Guaratuba, tanto como proteína principal, como acompanhamento. Peixes, frutos do mar, ostras, banana e mandioca estiveram presentes em boa parte dos pratos apresentados.

Além disso, cada participante deveria contar a história do prato, justificando a escolha dos ingredientes e a receita.

Em 3º lugar ficou o Risoto Caiçara, preparado por Leia Mendes, que recebeu o prêmio das mãos do gerente executivo do Senac Caiobá, Bruno Damião. Na 2ª colocação, a receita escolhida foi Pescada em Crosta Recheada com Banana, de Jussara Schultz, que recebeu sua premiação do diretor do Senac PR.

O grande campeão da noite – o Prato Típico de Guaratuba – foi a Moqueca à Guaratuba, de Paulo Henrique Squarcini, que recebeu o prêmio do viceprefeito, Edison Camargo.

Os três vencedores receberam cursos do Senac Caiobá como parte da premiação, além de certificado e troféu.

"Estou muito feliz com esse prêmio, que é resultado do meu amor por essa cidade e toda as possibilidades gastronômicas que ela oferece. Vou fazer o curso Técnico em Gastronomia no Senac como uma excelente oportunidade de aprimorar meus conhecimentos", ressaltou Paulo, que já trabalha na área.

PRESENÇAS

Também prestigiaram o evento o ex-diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier; vereadores de Guaratuba; representantes da Prefeitura, do Senac PR e familiares dos competidores.

P. 59 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 PRÊMIO
Diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; ex-diretor do Senac PR, Vitor Monastier; gerente executivo do Senac Caiobá, Bruno Damião, e analista da Educação, Anaí Rodrigues Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus 10 finalistas do concurso

FESTA DA BATATA

SENAC PR REFORMULA RECEITA DE BATATA PARA TRANSFORMAR NO PRATO TÍPICO DE CONTENDA

P. 60 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 PRODUTOS PARANAENSES
TEXTO: FERNANDA ZIEGMANN | FOTOS: BRUNO TADASHI

Frita, assada, cozida, empanada, chips. A versatilidade da batata na cozinha é enorme. Vai bem no doce e no salgado, serve de base para pães, tortas, aperitivos, purê ou sopas. Basta soltar a imaginação. Além disso, o tubérculo é rico em carboidratos e uma excelente fonte de energia.

Além de ser um produto muito versátil, existem diversas espécies. Tem a batata doce, asterix, bolinha, baroa, inglesa, roxa, yacon. Segundo a Associação Brasileira de Batatas (ABBA), existem 85 gêneros diferentes no mundo, mas no Brasil é comum sete tipos. De acordo com a Embrapa a batata é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, com uma produção anual de mais de 330 milhões de toneladas. No Brasil são produzidos anualmente 3,5 milhões de toneladas, sendo o Paraná o segundo maior produtor do tubérculo no país.

Grande parte dessa produção está localizada em Contenda, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Nas décadas de 70 e 80, Contenda foi considerada a maior produtora de batata do Brasil, foi nessa época que o município foi reconhecido pelo Governo Federal como a Capital da Batata. Devido ao título, a cidade realizava a famosa Festa da Batata, que com o passar dos anos deixou de existir. Agora o prefeito Antonio Adamir Digner resgatou a tradição de Contenda e promoveu a festividade, após 23 anos. “Não podemos deixar de continuar essa história maravilhosa do nosso município. Contenda foi a Capital da Batata. Hoje podemos não ter uma produção tão expressiva de batata, mas temos certeza de que em todo país, em vários estados, têm contendenses plantando batata”, afirmou o prefeito.

Para as comemorações, a prefeitura buscou o apoio do Senac PR para reformular a receita da clássica batata recheada com salsichão. O instrutor do Senac Curitiba Centro, Adriano Barrozo Di Renzo, aprimorou a receita para torna-la uma iguaria fácil de preparar e servir. “A receita origina era uma batata cortada ao meio e recheada com uma fatia de salsichão, presa com palito de dente. A primeira coisa que pensei foi tirar o palito para facilitar na hora de consumir e o tempura entrou para dar crocância na batata. Acho que todos aprovaram”, explicou o instrutor.

Antes dos portões da festa abrirem ao púbico, foi realizada uma rodada de negócios, em que os empresários apresentaram e venderam seus produtos e fecharam negócios. Ao final da rodada foi servida a Batata Recheada ao Tempura, preparada também pelo representante do Paraná, nas Competições Senac de Educação Profissional, Paulo Bedin. “Queremos que todos venham até Contenda para provar a nova receita, vamos transformar ela no nosso prato típico. Só posso agradecer ao Senac por essa parceria”, ressaltou o prefeito.

P. 61 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 PRODUTOS PARANAENSES
O prefeito de Contenda, Antonio Adamir Digner; a gerente executiva do Senac Portão, Angela D Agostin Borges; a primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Ângela Mayer de Souza Digner; e a coordenadora de educação profissional do Senac PR, Camille Proença Vieira

Receita

BATATA RECHEADA AO TEMPURA 1

BATATA TEMPURA

Ingredientes

• 1 kg de batata

Modo de preparo

• Descascar a batata e retirar o miolo.

• Cozinhar em caldo de frango ou legumes

RECHEIO

Ingredientes

• Miolo da batata

• 1 Salsichão

Modo de preparo

• Cozinhar o miolo da batata.

• Bater no processador o miolo e o salsichão até virar um creme

Ingredientes

• 100 g de farinha, 100 g de amido

• 20 g de fermento químico

• 20 g de lemon pepper

• Meio maço de salsinha

• Tomilho, Sálvia, Orégano

• 300 ml de água com gás

Modo de preparo

• Misturar tudo até ficar com uma consistência cremosa

MODO DE MONTAGEM

• Rechear a batata cozida sem o miolo e rechear com o creme de salsichão.

• Mergulhar a batata no tempura e fritar.

1 Em japonês, tempura é palavra oxítona, com a última sílaba sendo a tônica

P. 62 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 P. 62 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l JANEIRO | FEVEREIRO 2023 PRODUTOS PARANAENSES

TUDO ACABA EM PIZZA

EX-ALUNOS DO SENAC PR, CASAL ABRE UM DELIVERY DE PIZZAS EM JACAREZINHO

Texto: CAROLINA GOMES | Fotos: DIVULGAÇÃO

Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Essa é a missão do Senac PR ao longo de seus 75 anos de existência. A cada ano promovendo a qualificação profissional de milhares de pessoas, o que não faltam são casos de sucesso de exalunos da instituição.

O casal Estela Verginia Campanholi e Moacir Silva Cleto são exemplo de que um bom curso de qualificação pode mudar os rumos da história. Ambos fizeram o curso de Pizzaiolo na unidade de Senac em Jacarezinho. Após aquisição de novos conhecimentos, decidiram empreender iniciando um delivery de pizzas na cidade.

“Tive vários amigos que fizeram curso no Senac e me motivei a fazer também. Aprender o que gosto e do jeito certo foi uma ótima escolha. Recomendo sempre para quem pergunta sobre o Senac”, declarou Estela.

Ela explica que o negócio está apenas começando e que as expectativas para o futuro são as melhores possíveis. “O importante é não parar, pois gosto muito de colocar a mão na massa. Minha principal motivação é ter algo em que possamos trabalhar, gerar renda e se tornar uma empresa de fato. Esse é o sonho”, acrescenta.

GASTRONOMIA ABRINDO PORTAS

Os cursos da área de Gastronomia, oferecidos pelo Senac em todo Paraná são uma grande oportunidade para quem quer começar a empreender, conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou apenas se especializar.

Desde cursos livres, técnicos e graduação superior, a instituição apresenta opções de diferentes cargas horárias para quem quer ingressar no setor de alimentos. Os cursos de Cozinheiro e Confeiteiro possuem duração de 8 e 3 meses respectivamente, e são a base para a atuação na cozinha doce e salgada. Pizzaiolo, Congelamento de Alimentos, Comida de Boteco, comidas de diferentes países são apenas alguns exemplos dos cursos livres que podem ser feitos para aprimorar as técnicas.

O aluno que preferir cursar o nível superior, pode ainda optar pela Faculdade Senac, com curso de Tecnólogo em Gastronomia em Curitiba e Maringá, além de pós-graduação em Cozinha Nacional e Internacional.

São várias opções que permitem que o aluno se capacite de forma completa e saia confiante, tanto para empreender, quanto para buscar uma vaga no mercado de trabalho.

P. 63 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CASE DE SUCESSO
O casal Estela Verginia Campanholi e Moacir Silva Cleto, ex-alunos do Senac Jacarezinho

ENTRE CRÔNICAS E MÚSICAS

JOSÉ ALEXANDRE SARAIVA É PERNAMBUCANO, MAS FOI NO PARANÁ

QUE FINCOU SUAS RAÍZES NAS LETRAS

E MELODIAS QUE PERMEIAM SUA

TRAJETÓRIA EM CURSO

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI

FOTOS: BRUNO TADASHI

P. 64 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
PERFIL

Foi na cidade de Panelas, interior de Pernambuco, que nasceu o advogado, jornalista, escritor e músico José Alexandre Saraiva. Após o falecimento do pai, Benedito, ele e a mãe, Eliza, seguiram o tradicional movimento migratório da seca e fixaram residência no Rio de Janeiro. Ali, surgiu um novo capítulo de suas vidas, com as incertezas e oportunidades que só a cidade grande poderia oferecer.

Na mala, Saraiva carregou uma sanfona, companheira de dedilhados contidos no quarto em que residiu na capital carioca. O primeiro emprego quem conseguiu foi a mãe, ao ir de porta em porta puxando-o pelo braço. Foi entregador em uma farmácia e conseguiu mais alguns trocados como servente de pedreiro, tempos depois.

“Enfrentei situações difíceis no Rio”, relembrou. “Não tinha formação intelectual nenhuma, mas foi lá que percebi que só poderia crescer estudando. Foi ali que realmente comecei a acreditar nos livros”, contou.

Saraiva concluiu o primeiro grau no Rio de Janeiro e passou em um concurso para a Receita Federal, cargo que assumiu em Curitiba em 1969. “Naquela época o primeiro grau já dava credencial para você prestar concursos. Eu cheguei a Curitiba, terminei o segundo grau, passei em Letras na UFPR, graduação que cursei por dois anos e meio, e em Direito, em que me formei”, explicou.

Foi assessor jurídico da Fecomércio PR e do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do

Estado, até assumir o cargo de procurador da Fazenda Nacional, em Foz do Iguaçu, em 1989. “Fiz muitas amizades na Federação, que mantenho até hoje. Citando Machado de Assis, eu nunca fui de usar as ‘circunflexões’ do cargo, só quando era para o bem. E foi o que aconteceu em Foz do Iguaçu, quando consegui um terreno para o Sesc, onde funciona a unidade até hoje”, ressaltou.

Na tríplice fronteira, Saraiva se aposentou e os ventos o trouxeram de volta a Curitiba, cidade que tinha em seu coração. Na capital paranaense abriu um escritório de advocacia com a filha, e dividiu o seu tempo entre causas tributárias e suas outras paixões: a música e as crônicas, sempre companheiras de sua trajetória.

“Fui colunista por 37 anos da Gazeta do Povo e também editorchefe do extinto jornal Gazeta de Piraquara”, relatou. Nos tempos de editor, começou a se aventurar com as crônicas, contos e microcontos.

Para ele, a vertente artística precisa de um pequeno estalo do acaso para virar música ou texto. “Se eu tiver a primeira frase, não precisa nem ser o primeiro parágrafo, o resto vem com facilidade. Essa noite, por exemplo, eu não dormi um minuto sequer”, conta o escritor sobre a última crônica que escreveu e foi publicada em sua página no Facebook.

É na rede social que ele compartilha suas histórias atualmente, que vêm do ‘espanto do cotidiano’. “Na pandemia intensifiquei essas publicações que misturam relatos, as sutilezas do dia

a dia, sempre com uma reflexão. Foi com microcontos que fui um dos finalistas da Flip”, comentou.

Conquistou prêmios literários e foi laureado em Paris por suas composições. Tem títulos publicados no campo do Direito, prefaciou livros, gravou músicas de sua autoria – quase todas instrumentais. “Deixo as palavras para os textos”, brincou.

Entre os livros, destaque para Diversos & Diluídos, em sua segunda edição, e a saga Da Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru, um romance que também pode ser considerado uma declaração de amor ao Nordeste. “Labiata é uma cidade fictícia, inspirada na minha Panelas. Demorei dez anos para escrever esse livro, uma homenagem ao meu estado e ao Nordeste como um todo”, resumiu.

A obra, que leva o selo do Sesc PR, também vem acompanhada de um CD, com músicas de sua autoria. Um presente a parte, que auxilia na viagem épica nordestina e resume o sentimento de toda a sua vida, quase como um prefácio daquilo que virá. “Música ou texto, não importa. Sigo por esse caminho”, adiantou. 

P. 65 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
PERFIL

“CADA ANO QUE PASSA O SENAC NOS SURPREENDE. O PILAR MAIS IMPORTANTE DE UMA EMPRESA SÃO AS PESSOAS

E O SENAC NOS RECEBE SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS”

Charmoniks Maria da Graça Heuer, Gestora de Recursos Humanos do Condor Super Center

“NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É LEVAR

CONHECIMENTO A TODA A NOSSA

BASE DE EMPRESAS E O SENAC É UM

ÓTIMO PARCEIRO PARA ISSO”

Ademilson Milani, Presidente do Simaco e vice-presidente da Acomac

“AGRADEÇO AO TRABALHO

DESENVOLVIDO PELO DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA FECOMÉRCIO, RUI LEMES, QUE ATUA

COMO ELEMENTO AGLUTINADOR

ENTRE AS ENTIDADES”

Ardisson Akel, Cônsul Honorário do Marrocos

“O SESC E O SENAC SÃO MUITO

VALIOSOS PARA NÓS, NO CONVÊNIO

PARA A NOSSA ESCOLA DE SEGURANÇA

ALIMENTAR, COMO É VALIOSO TAMBÉM

O VOLUNTARIADO. ESSE TRABALHO

CONJUNTO NOS AJUDA A

TORNAR A CIDADE MELHOR”

Rafael Greca, Prefeito de Curitiba

P. 66 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 NOTASTURISMO E FATOS

PARACOPA SESC

CAMPEONATO DE ABRANGÊNCIA NACIONAL PARA PARATLETAS DE BOCHA E FUTEBOL PC É PASSAPORTE PARA COMPETIÇÕES PARALÍMPICAS

Texto: LÍVIA ALMEIDA | Fotos: IVO LIMA

OSesc PR realizou a segunda edição do Paracopa Sesc, desta vez com duas modalidades: bocha paralímpica e futebol PC (atletas com paralisia cerebral). De 18 a 22 de maio, 152 atletas de 13 estados brasileiros e Distrito Federal desembarcaram no Sesc Portão para participar do campeonato. O evento pode ser a porta de entrada para a Seleção Brasileira de Jovens de Bocha Paralímpica e Futebol PC, que representarão o Brasil em competições paralímpicas internacionais em 2023, como o Parapan de Jovens em Bogotá na Colômbia, World Challenger no Chile e o Campeonato Mundial de Jovens em Portugal.

Jeferson Cardoso, atleta da Seleção Brasileira de Futebol PC, declarou que o campeonato é uma grande oportunidade para os iniciantes. “Se entrar novinho no esporte ele pode ter uma carreira brilhante”, adianta o atleta, que participa do time brasileiro desde 2018. Jeferson acumula cinco competições internacionais pela Seleção Brasileira: duas Copas do Mundo, duas Copas América e uma Paralímpiada. A primeira Copa do Mundo, na Espanha, tem sabor especial; é que o time brasileiro conquistou o terceiro lugar.

Além de sonhar com a Seleção, Anderson Amaral, pai de Gustavo Amaral, atleta de bocha paralímpica, destacou as vantagens que o esporte trouxe para a vida do filho e para

P. 67 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
ESPORTE PARALÍMPICO
Atletas da Bocha Paralímpica

a família. “Faz um ano que ele está praticando a bocha paralímpica; depois que ele começou a fazer percebemos que ele passou a se desenvolver mais na fala, na locomoção e até em ambientes com outras pessoas. Ele está tendo uma grande evolução, não somente no esporte como na vida social e é muito gratificante isso”, disse o pai. Esta é a terceira competição de Gustavo e é grande a empolgação da família em ver o garoto caminhar na vida esportiva.

De União da Vitória (PR), Teresa Amélia Conrath trouxe a neta Poliana Lanser, 18 anos, para participar da competição. “A bocha mudou muito a vida dela. Ela vai para a escola, mas desde que começou a bocha há quatro anos, ela cresceu bastante e é muito gratificante poder acompanhá-la”, afirmou a avó.

COMPETIÇÕES

Durante os quatro dias de campeonato, os jovens mostraram seus talentos em quadra. Os jogos de bocha paralímpica, realizados no ginásio do Sesc Portão, são divididos em quatro categorias:

BC 1, BC 2, BC 3 e BC 4, com divisão de gênero (masculino e feminino). O esporte é considerado um jogo de estratégia e abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo. Além de atletas com paralisia cerebral também podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência comprovado.

Já o futebol PC, realizado na quadra de grama natural ou sintética, segue as regras da Federação Internacional de Futebol (FIFA), mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CPISRA). A modalidade contou com a participação de quatro times: um deles o time do Sesc com alunos do Aprender e Jogar, tem a proposta de promover a inclusão dos alunos e quebrar paradigmas. O time ficou em segundo lugar e o campeão foi o time da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) do Distrito Federal.

Os resultados do Paracopa Sesc podem ser consultados no link disponível pelo QR Code.

P. 68 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 ESPORTE PARALÍMPICO
Futebol PC contou com a participação de quatro times

ESPORTE E LAZER É INCLUSÃO

A abertura foi uma grande festa. Mais de 400 pessoas participaram do primeiro dia do evento esportivo, que contou com a presença dos atletas e suas equipes técnicas, familiares, membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Felicidade, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Tijucas do Sul, alunos de projetos sociais do Sesc PR, dirigentes e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac.

“Para nós é um prazer enorme fazer uma parceria com o Sesc, ainda mais indo ao encontro da política que a gente definiu, que é de valorizar o jovem, possibilitando um caminho até o alto nível fazendo a inclusão”, disse Erinaldo Chagas, vice-presidente da Associação Nacional do Desporto para Deficientes (Ande) – órgão regulador das modalidades e parceiro do Sesc PR na realização do evento.

O diretor-regional do Sesc PR, Emerson Sextos, destacou o compromisso do Sesc PR com todos os públicos. “Uma das missões do Sesc é o esporte, e o esporte para todos. Desde a pessoa de baixa renda, profissionais amadores e, nos últimos anos, trabalhando com esportes paralímpicos. Estamos fazendo a segunda Paracopa, trazendo atletas de todo o Brasil para esta edição que tem as modalidades de Bocha Paralímpica e Futebol PC, com isso o Sesc cumpre a sua missão que é interagir com todos os públicos, todos os atletas, seja amadores ou profissionais, e de todas as classes”, declarou.

O conselheiro do Sesc PR, Zildo Costa, é um entusiasta do evento. “É um dos programas que eu defendo demais. Eu fui o percursor disso e continuo defendendo que o Sesc continue fazendo essa inclusão, demonstrar que qualquer pessoa tem condição de viver e fazer acontecer”, concluiu. 

PRESENÇAS

Estiveram presentes no evento o presidente da Federação de Futebol

7, Daniel Cordeiro; Felipe Bot, representando o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak; os diretores e gerentes do Sesc PR e Senac PR, Marcus Vinícius de Mello, Lidiane Galvan, Tadeu Litwin, Ester Lopes, Luiza Montingelli, Marilda Kochan, Marcia Dallagnol, Rosane Guarise, João

Bakaus, Letícia Kavinski e Augusto Zórtea, e o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, César Gonçalves.

P. 69 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 ESPORTE PARALÍMPICO
Emerson Sextos e Erinaldo Chagas fizeram a abertura do jogos

CURITIBA COLORIDA

FECOMÉRCIO E SENAC PR FORAM APOIADORES DO CONCURSO CULTURAL VAMOS PINTAR CURITIBA

Pontilhismo, canetinha, aquarela, tinta, giz de cera, lápis de cor: os artistas mirins, jovens e adultos soltaram a imaginação para colorir o mapa de Curitiba. Mil e quinhentas ilustrações desenhadas pelo cartunista Ademir Paixão e pelo designer gráfico, Guilherme Paixão, apresentaram de um jeito divertido os pontos mais importantes da capital paranaense, para o concurso cultural “Vamos Pintar Curitiba – 330 anos”.

Mais de dois mil mapas foram pintados ao longo dos meses do concurso. Um evento democrático em que participaram crianças de dois anos de idade, até idosos de quase 90 anos. Na categoria infantil, até 7 anos de idade, o primeiro colocado foi Pedro Fernandez Cavalcantes, de sete anos, que pintou o mapa inteiro com a técnica de pontilhismo, utilizando pequenos pontos para dar cor às imagens.

P. 70 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CONCURSO
TEXTO: FERNANDA ZIEGMANN | FOTOS: BRUNO TADASHI Categoria infantil 1° lugar – Pedro Fernandez Cavalcante

Na categoria infantojuvenil, de 8 a 12 anos de idade, Carlos Eduardo Rodrigues da Silva ficou como primeiro lugar. Ele levou três meses para terminar o mapa e utilizou caneta e lápis de cor neon para pintar; as ruas de Curitiba ganharam destaque com a cor amarela.

Júlia Francyni Jaluska foi a vencedora da categoria juvenil, de 13 a 17 anos. Júlia utilizou cores fortes. Já na categoria adulto, acima de 18 anos, o policial federal Marcelo Kasprazak ficou em primeiro lugar.

O vencedor procurou utilizar as cores mais próximas da realidade de cada ponto turístico da cidade.

Os finalistas foram conhecidos em cerimônia realizada na Capela Santa Maria, importante ponto cultural de Curitiba. Mais de 250 pessoas participaram da solenidade, que reuniu patrocinadores, apoiadores e familiares. Entre eles estavam os diretores regionais do Sesc e do Senac, Emerson Sextos e Sidnei Lopes de Oliveira, que receberam troféu pelo apoio destinado ao projeto.

P. 71 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CONCURSO
Categoria adulto 1° lugar – Marcelo Costa Kasprzak Categoria juvenil 1° lugar – Júlia Francyni Mikchuk Jaluska Categoria infantojuvenil 1° lugar – Carlos Eduardo Rodrigues da Silva Os diretores regionais do Senac e do Sesc, Sidnei Lopes de Oliveira e Emerson Sextos

Os melhores trabalhos irão compor uma exposição itinerante, que vai ocupar espaços públicos e de patrocinadores do projeto, inclusive nas unidades do Sesc e do Senac.

CONCURSO

O concurso cultural Vamos Pintar Curitiba, foi uma realização da Rádio CBN Curitiba, em comemoração aos 330 anos da capital do Paraná. A Fecomércio PR e o Senac PR foram apoiadores da ação ao lado da Prefeitura. Foram distribuídos gratuitamente mais de 400 mil mapas em ações e oficinas realizadas pela cidade. 

P. 72 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023
CONCURSO

RAÍZES E MEMÓRIAS

DEZESSETE UNIDADES DO SESC PR

REALIZARAM A TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, COM PÚBLICO

SUPERIOR A 5.700 PESSOAS

TEXTO: SILVIA BOCCHESE DE LIMA, COM INFORMAÇÕES DA DEC

FOTOS: UNIDADES SESC PR

“ Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias”. Eduardo Galeano, escritor uruguaio, também dizia que “a memória guardará o que valer a pena. A memória sabe mais de mim do que eu; e ela não perde o que merece ser salvo”. Se as pessoas e a sociedade são feitas de histórias e de memórias que merecem ser lembradas e contadas, o Sesc PR tem promovido, de maneira sistemática, ações com o intuito de resgatar a contação de histórias durante todo o ano.

No mês de abril, nos dias 27 e 28, foi proposto um diálogo com a ancestralidade ao ser realizada a terceira edição do Festival de Contação de Histórias abordando a temática Raízes e Memórias, com o objetivo de apresentar as tradições e identidades brasileiras.

Dezessete unidades do Sesc PR, localizadas nas cidades de Curitiba (Sesc da Esquina e Paço da Liberdade), Ponta Grossa (Estação Saudade), Londrina (Centro e Cadeião Cultural), Apucarana, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Pato Branco e Umuarama, realizaram o evento para celebrar a arte da narrativa oral, a imaginação, a criatividade e a sensibilidade. Foram propostas 153 ações, entre oficinas, debates, mostras de curtas, atividades formativas, tudo com o intuito de ofertar ao público, superior a 5.700 pessoas, técnicas e estratégias para contar histórias de um modo envolvente e emocionante.

De acordo com o analista da Gerência de Cultura do Sesc PR, Felipe Nascimento dos Santos, a primeira edição do evento ocorreu em meio à pandemia, no formato on-line, tendo sido pensada como uma atividade para as férias das crianças e, desde o ano passado, o evento tornou-se presencial. Algumas unidades, como Caiobá, chegaram a receber mais de mil pessoas em dois dias de evento. “Todo o ano é gratificante trabalhar com o Festival, esse ano não foi diferente. Ficamos imensamente felizes em ter proporcionado aos participantes e artistas a oportunidade de ouvir e narrar histórias em um evento inclusivo, que buscou contemplar as diferentes raízes, memórias e manifestações culturais presentes na sociedade brasileira. Foram dois dias de celebração a arte da narração oral que também contou com oficinas, mediações, mostras e, principalmente, afeto”, pontuou.

DIVERSIDADE

Representantes Kariri-Xocó, povo indígena do estado de Alagoas, foram convidados a participar do III Festival de Contação de Histórias, no Sesc Caiobá, e puderam contar histórias e compartilhar os cantos e as danças indígenas.

A contação de causos ficou a cargo de integrantes dos grupos de Convivência e Oficinas da Memória do Sesc Ivaiporã, que dividiram suas histórias com os adolescentes do Ensino Médio Integrado ao

P. 73 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FESTIVAL
Sesc Estação Saudade

Técnico Sesc Senac. Em Londrina, a atriz, cantora, contadora de histórias e pesquisadora da cultura popular, Edna Aguiar, apresentou o espetáculo Preta do Leite, inspirado em uma personagem que levava leite de porteira em porteira, proseava e contava histórias e novidades. Também houve atividade formativa, com alunos do curso de Formação de Docentes, acadêmicos de Pedagogia e professores da rede municipal de ensino.

No Sudoeste do Paraná, o escritor e contador de histórias Danilo Furlan esteve nas unidades de Pato Branco e de Francisco Beltrão, apresentando o Menino do Planeta Z – uma homenagem ao escritor Ziraldo. Furlan fez uso de um apanhado de histórias, contadas com técnicas de teatro de sombras e kamishibai, para despertar a imaginação e a curiosidade da criançada. Em Francisco Beltrão, o grupo de teatro de idosos do Sesc apresentou a peça Quando a velhice chegar, proporcionando aos jovens da plateia uma reflexão acerca do que é o envelhecer, além de uma roda de conversa e contos e causos com idosos e adolescentes sobre experiências de vida, memórias e histórias, promovendo uma atividade intergeracional.

Em Pato Branco, seguindo a temática do evento, foi preparado um mês inteiro com programação de cinema e cultura popular, com filmes com tônicas indígenas, protagonizados por diferentes etnias ou que abordem diferentes características históricas e culturais dos povos originários do Brasil.

Crianças e adultos de Nova Londrina participaram de uma série de curtas metragens e de oficinas de artes, incluindo conversas sobre a obra , da escritora Conceição Evaristo, além de apresentação de dança e debate sobre a história.

Na capital paranaense, no Sesc Paço da Liberdade, foram promovidas as oficinas Transforme esses sons em fábulas, de tipografia, de fanfic e teve a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio das unidades de Curitiba.

Na região Norte, na unidade Londrina Centro, foram ofertadas oficinas que integraram contação de histórias e palhaçaria, além de laboratório de criação de brinquedos com elementos da natureza e lã.

P. 74 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FESTIVAL
Foz do Iguaçu Pato Branco Nova Londrina Matinhos

Na cidade de Cornélio Procópio, além de crianças, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e professores de Bandeirantes acompanharam a palestra do Grupo de Pesquisa em Contação de História da Uenp, que abordou a importância da formação do leitor a partir do engajamento dos profissionais de educação com o livro literário.

A Tenda da Imaginação foi preparada em Jacarezinho, com elementos da natureza, repleto de cores, sons, cheiros, sabores e texturas, como a bucha vegetal, o urucum, sementes, frutos, folhas, madeira, tudo com o intuito de levar os visitantes a uma imersão no ver, ouvir, tocar, provar e sentir.

INCLUSÃO

Além de abrir espaço para as mais diferentes manifestações culturais, o Sesc PR é local de inclusão e de acessibilidade. Em Guarapuava, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava (Apadevi) acompanharam duas apresentações. A contadora de histórias precisou, além do figurino paramentado e das expressões faciais, levar emoção na contação de histórias por meio da fala. Para a professora Ana Jacuboski, não existe idade para que ocorra o encantamento com histórias. “A contação de histórias é algo que encanta as pessoas de todas as idades e é de extrema importância que existam espaços que, assim como o Sesc, possibilitem estes momentos para os nossos alunos, com arte e cultura de forma acessível. Além do prazer de ouvir as histórias, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a cultura paranaense e brasileira, com as lendas apresentadas, de maneira lúdica, dinâmica e participativa”, testemunhou.

O aluno Márcio de Lima, de 32 anos, também de Guarapuava, após a apresentação enviou uma carta de agradecimento em Braile e ressaltou sua experiência no festival. Lima contou que ficou encantado com a forma contada e dramatizada e que, quando criança, nunca teve contato com

a contação de histórias feita desta maneira. Ele relatou que ouviu lendas de que não tinha conhecimento, entre a da Gralha Azul e da Tartaruga, que contam sobre o estado do Paraná e que é ótimo que tenham locais como o Sesc que possibilitem o acesso sobre a nossa cultura.

BIBLIOTECAS

A Rede Sesc de Bibliotecas oferece ao público, no Paraná, 17 espaços de convivência e de trocas de saberes para crianças e para adultos. Além de empréstimos de livros e de periódicos, nas bibliotecas do Sesc PR é possível ter acesso a atividades como a Hora do Conto, Clube de Leitura, Oficinas, Laboratórios de Escrita, jogos e declamações de poesia. São inúmeras as atividades que incentivam a leitura e proporcionam melhor qualidade de vida para a população paranaense.

P. 75 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 FESTIVAL
Francisco Beltrão Curitiba

ABRIL AZUL

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC

SENAC PR PROMOVE AÇÕES VOLTADAS À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI | FOTOS: BRUNO TADASHI E IVO LIMA

Evento Cuidar de Quem Cuida foi direcionado a mães e responsáveis por crianças com TEA

OAbril Azul é marcado pela conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O transtorno engloba diferentes condições, que são marcadas por alterações do desenvolvimento neurológico. São características que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente, como a dificuldade de comunicação por reduzido domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR promoveu duas ações alusivas à data durante o mês de abril. A primeira delas foi uma parceria do Sesc PR com a ONG Universidade Livre do Esporte (ULE), na realização do 1º Simpósio sobre Autismo e Esporte, no dia 5 de abril, no prédio da Administração Regional do Sesc PR, em Curitiba.

O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, participou da abertura. Ele comentou sobre a participação de profissionais da instituição no Simpósio por ser um assunto de extrema relevância, principalmente para a área da educação, pois uma parcela considerável dos alunos da Educação

O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, na abertura do 1º Simpósio sobre Autismo e Esporte

Infantil tem diagnóstico de TEA. “A inclusão acontece dentro da sala de aula nas unidades que oferecem atividades na área da educação. No esporte, também temos tornado os nossos projetos cada vez mais inclusivos; um dos exemplos é a bocha paralímpica”, reforçou o dirigente.

A programação contou com oito palestras de especialistas sobre o assunto, cinco delas transmitidas ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube. Temas como aconselhamento genético, manifestação do Transtorno do Espectro Autista em crianças e adultos, diferentes sintomas em mulheres, o direito das pessoas com autismo e a importância da atividade física e de momentos em lazer com famílias atípicas foram alguns assuntos abordados.

Um dos principais geneticistas do estado e do país, o médico Salmo Raskin, foi convidado para falar sobre “Genética do autismo e aconselhamento genético”. “A genética tem avançado muito nos últimos anos para tentar compreender esse quebracabeça que é o autismo. Talvez a genética seja uma peça importante lá dentro, mas certamente existem outros fatores para tentar entender e poder fazer um aconselhamento genético para as famílias, para que

P. 76 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CONSCIENTIZAÇÃO

Sessões de quick massage foram oferecidas às mães e responsáveis de crianças com TEA por alunos e instrutores da Faculdade Senac Curitiba Centro

por crianças com TEA. Elas tiveram uma tarde especial na Faculdade Senac Curitiba Centro e Senac Londrina Centro, com a oferta de serviços gratuitos do Sesc e do Senac PR.

“Esse evento está acontecendo simultaneamente em Curitiba e Londrina. Vocês merecem esse cuidado e por isso pensamos numa tarde descontraída e dedicada a quem tanto cuida, além de ser uma oportunidade para vocês conhecerem um pouco do trabalho do Sesc e do Senac”, pontuou o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

A iniciativa também foi alusiva à Semana Estadual da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, criada pela Assembleia Legislativa em 2017. “Como Procuradora da Mulher da Alep, busco diariamente criar ações que protejam e cuidem das nossas paranaenses. Iniciativas como a de hoje são importantíssimas para que elas sempre se lembrem de que não estão sozinhas”, enfatizou a deputada estadual Cloara Pinheiro, procuradora Especial da Mulher no Paraná.

Aulão de yoga promovido pelo Sesc PR

elas sejam mais informadas, e tomem decisões como elas quiserem de maneira não diretiva”, explicou o especialista.

Também participaram do Simpósio o secretário do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Eduardo Pijak Junior; o secretário de Esporte de Pinhais, Bruno Valentim Courelas Sitima; os diretores da ONG ULE, Sidney Morgenstern e Denise Mendonça, e os vereadores de Curitiba, Pier Petruzziello e Marcio Barros, este último mediador das palestras.

CUIDAR DE QUEM CUIDA

No dia 11, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná realizou o evento Cuidar de Quem Cuida, voltado a mães e responsáveis

De acordo com a parlamentar, a ideia do evento surgiu com uma conversa com a coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo, Rose Traiano. “Estou muito feliz pela concretização desse evento. É um dia muito especial, com trocas de vivência e uma tarde dedicada a elas, que são verdadeiras guerreiras, e cuidam incansavelmente de seus filhos e netos. Sabemos das barreiras que encontram no dia a dia, mas que são fortalecidas nas ONGs que são assistidas”, disse Rose.

Aproximadamente 60 mulheres participaram das atividades voltadas à saúde, beleza e autoestima, que foram indicadas por ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Mãe do Cleyton, de 9 anos, com TEA e Síndrome de Kabuki, e de Alex, 7 anos, em fase de diagnóstico, Simone Nunes, foi uma das participantes do evento. “Eu estou emocionada, pois não lembro a última vez que tive um dia todo para mim. É uma rotina de cuidados exaustiva, e receber esse carinho faz toda a diferença. Fico muito feliz e agradecida por tudo o que recebi aqui hoje”, completou. 

P. 77 l REVISTA FECOMÉRCIO PR l ED. 153 l MARÇO | ABRIL 2023 CONSCIENTIZAÇÃO

APUCARANA

SIVANA APUCARANA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE APUCARANA.

CAMPO LARGO

SINDIVAREJISTA DE CAMPO LARGO E BALSA NOVA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CAMPO LARGO E BALSA NOVA.

CAMPO MOURÃO

SINDICAM CAMPO MOURÃO E REGIÃO –SINDICATO EMPRESARIAL DO COMÉRCIO DE CAMPO MOURÃO E REGIÃO.

CASCAVEL

SINCOPEÇAS CASCAVEL – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE VEÍCULOS, PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS DE CASCAVEL.

SINDILOJAS CASCAVEL E REGIÃO –SINDICATO DOS LOJISTAS E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CASCAVEL E REGIÃO.

SINFARMA OESTE DO PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO OESTE DO PARANÁ.

CASTRO

SINDICASTRO CASTRO – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CASTRO.

CORNÉLIO PROCÓPIO

SICOV – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CORNÉLIO PROCÓPIO.

CURITIBA

SECOVI PARANÁ – SINDICATO DAS EMPRESAS DE COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, INCORPORAÇÃO E LOTEAMENTOS DE IMÓVEIS E DOS EDIFÍCIOS EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS DO PARANÁ.

SEPROPAR PARANÁ – SINDICATO DAS EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS E SERVIÇOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ.

SESFEPAR PARANÁ – SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS FUNERÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ.

SIMACO PARANÁ – SINDICATO INTERMUNICIPAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ.

SINCA PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA E DISTRIBUIDORES DO ESTADO DO PARANÁ.

SINCACES – SINDICATO DOS INSTITUTOS DE BELEZA E SALÕES DE CABELEIREIROS, CENTROS DE ESTÉTICA E SIMILARES DE CURITIBA E REGIÃO.

SINCAM PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA DE MADEIRAS DO PARANÁ.

SINCAMED PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA DE DROGAS E MEDICAMENTOS NO ESTADO DO PARANÁ.

SINCARNES – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CARNES FRESCAS NO ESTADO DO PARANÁ.

SINDICATOS EMPRESARIAIS FILIADOS

Atualizado em julho/2022

SINCOPEÇAS PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE VEÍCULOS, PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS NO ESTADO DO PARANÁ.

SINDACA PR – SINDICATO DOS AVIÁRIOS E DAS CASAS AGROPECUÁRIAS.

SINDARUC PARANÁ – SINDICATO DOS PERMISSIONÁRIOS EM CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS DO ESTADO DO PARANÁ.

SINDCCAL CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CALÇADOS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA.

SINDELB PARANÁ – SINDICATO DAS EMPRESAS LOCADORAS DE BILHAR NO ESTADO DO PARANÁ.

SINDEPAR – SINDICATO DOS DESPACHANTES DO ESTADO DO PARANÁ.

SINDEPARK PARANÁ – SINDICATO DAS EMPRESAS DE GARAGENS, ESTACIONAMENTOS E DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE VEÍCULOS DO ESTADO DO PARANÁ.

SINDETUR PARANÁ – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TURISMO NO ESTADO DO PARANÁ.

SINDIARMAZÉNS PARANÁ – SINDICATO DOS ARMAZÉNS GERAIS NO ESTADO DO PARANÁ.

SINDICFC PR – SINDICATO DOS PROPRIETÁRIOS DE CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES DO ESTADO DO PARANÁ.

SINDICEREAL PR – SINDICATO DAS EMPRESAS CEREALISTAS DO ESTADO DO PARANÁ

SINDIFARMA PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO PARANÁ.

SINDILEILÕES – SINDICATO DOS LEILOEIROS PÚBLICOS E OFICIAIS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA.

SINDILOJAS CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA – SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MAQUINISMOS, FERRAGENS, TINTAS, MATERIAL ELÉTRICO E APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA.

SINDIMERCADOS CURITIBA, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA E LITORAL DO PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, MERCADOS, MINIMERCADOS, SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS DE CURITIBA, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA E LITORAL DO PARANÁ.

SINDIPLAN CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FLORES E PLANTAS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA.

SINDITIBA CURITIBA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MAQUINISMOS, FERRAGENS, TINTAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE CURITIBA.

SINDJOR – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE ADORNOS E ACESSÓRIOS, DE OBJETOS DE ARTE E DE LOUÇAS FINAS DE CURITIBA

SIRECOM PARANÁ – SINDICATO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS AUTÔNOMOS E EMPRESAS DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DO PARANÁ.

FOZ DO IGUAÇU SINDILOJAS FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO – SINDICATO PATRONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO.

FRANCISCO BELTRÃO

SINDICOM FRANCISCO BELTRÃO –SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FRANCISCO BELTRÃO.

GUARAPUAVA

SICOMÉRCIO GUARAPUAVA –SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GUARAPUAVA.

IRATI

SINDIRATI IRATI – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE IRATI.

IVAIPORÃ

SINCOMÉRCIO IVAIPORÃ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE IVAIPORÃ.

JACAREZINHO

SINDILOJAS JACAREZINHO – SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, MAQUINISMOS, FERRAGENS, TINTAS E DE MATERIAL ELÉTRICO E APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS DE JACAREZINHO.

LONDRINA

SINCAFÉ – SINDICATO DOS CORRETORES DE CAFÉ NO ESTADO DO PARANÁ.

SINCAP – SINDICATO DOS SALÕES DE CABELEIREIROS, INSTITUTOS DE BELEZA E SIMILARES DO ESTADO DO PARANÁ.

SINCOVAL LONDRINA E REGIÃO –SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE LONDRINA.

SINDIMERCADOS PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, MERCADOS, MINIMERCADOS, SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS DO ESTADO DO PARANÁ.

SINDIÓPTICA PARANÁ – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL ÓPTICO, FOTOGRÁFICO E CINEMATOGRÁFICO NO ESTADO DO PARANÁ.

SINFARLON – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DE LONDRINA.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

SINDICOMAR MARECHAL CÂNDIDO RONDON E MICRO REGIÃO – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON E MICRO REGIÃO.

MARINGÁ

SIMATEC – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FERRAGENS, TINTAS, MADEIRAS, MATERIAIS ELÉTRICOS, HIDRÁULICOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DE MARINGÁ E REGIÃO.

SINCOFARMA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DE MARINGÁ.

SIVAMAR – SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MARINGÁ E REGIÃO.

MEDIANEIRA

SINCOMED – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MEDIANEIRA E REGIÃO.

PARANAGUÁ

SINDILOJAS PARANAGUÁ – SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DE PARANAGUÁ.

PARANAVAÍ

SIVAPAR – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PARANAVAÍ.

PATO BRANCO SINDICOMÉRCIO PATO BRANCO – SINDICATO PATRONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PATO BRANCO.

PONTA GROSSA

SINDILOJAS PONTA GROSSA –SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PONTA GROSSA.

SINDIMERCADOS PONTA GROSSA –SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS EM MERCADOS, MINIMERCADOS, SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS DE PONTA GROSSA E DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ.

PRUDENTÓPOLIS SINDICOMÉRCIO PRUDENTÓPOLIS –SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DE PRUDENTÓPOLIS.

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA SINDILOJAS SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA.

TOLEDO

SINVAR TOLEDO – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE TOLEDO.

UMUARAMA

SINDLOJISTAS UMUARAMA – SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, DE MAQUINISMO, FERRAGENS E TINTAS E DE MATERIAL ELÉTRICO E APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS DE UMUARAMA.

UNIÃO DA VITÓRIA

SINDILOJAS UNIÃO DA VITÓRIA – SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO E DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DE UNIÃO DA VITÓRIA.

P. 79 l REVISTA 2023 CHAPÉU

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.