Anais FEBRACE 2013

Page 60

Biossorção de Íons Pb2+ pela Casca do Eucalyptus grandis Caio Tasso Cabos Ribeiro - tccgv.g5@gmail.com Mariana Martins Delízio Cordeiro - mariana.delizio@gmail.com Nathalia de Oliveira Azevedo - azevedo.nathalia@yahoo.com.br Marta Silva (Orientadora) - martabru@ig.com.br Etec Getúlio Vargas, São Paulo - SP

Ciências Exatas e da Terra - 107 Química A água é uma substância essencial à vida e seu uso e poluição indiscriminados podem acarretar grandes problemas para a humanidade. Muitas vezes ela encontrase contaminada por metais pesados, substâncias bioacumuladoras com capacidade de intoxicar seres vivos. Um destes metais é o chumbo e sua presença em organismos vivos gera inúmeros problemas. Tendo em vista essas informações, o projeto desenvolvido teve por objetivo apresentar um método simples e econômico de remoção dos íons Pb2+ de soluções aquosas, tendo em vista seu alto grau de toxidade para o ser humano. Para tanto, analisou-se o potencial da casca do Eucalyptus grandis, principal matéria prima para a produção de papel e celulose no Brasil, como biossorvente para os íons já citados. A casca utilizada para o experimento foi cedida pela Companhia Melhoramentos, situada na cidade de Caieiras, em São Paulo. Essa casca foi triturada até obter-se um pó e então torrada a 150ºC por 1 hora, para remoção completa da água. O ensaio de biossorção foi realizado em batelada, colocando-se em contato durante 40 minutos e em duas temperaturas diferentes (25ºC e 50ºC), 1 g da casca preparada e 100ml da solução de Pb(NO3)2 a 10 ppm, sob agitação constante. Para quantificação da concentração de íons Pb2+ na solução após o tratamento com a casca, utilizou-se o método de espectrofotometria de absorção atômica de chama. Os resultados obtidos foram os seguintes: 0,275 ppm de chumbo residual na solução tratada a 25ºC (97,39% de remoção) e 1,32 ppm na solução tratada a 50ºC (87,46% de remoção). Tendo em vista esses resultados, concluiu-se que a casca do Eucalyptus grandis é um biossorvente de alta eficiência, cujo potencial de remoção dos íons metálicos é maior quando aplicado a 25ºC.

PALAVRAS-CHAVE: BIOSSORÇÃO - CHUMBO - CASCA EUCALYPTUS GRANDIS

8

FEBRACE 2013 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.