Anais FEBRACE 2013

Page 269

Torça pela reciclagem: a maneira divertida de conscientizar o torcedor Victor Ruppel Castilho dos Santos - victor_ruppel@hotmail.com Amanda Ramos da Silva - heyamandaa_@hotmail.com Luis Gustavo Santos Magri - victor_ruppel@hotmail.com Cintia Regina Castilho dos Santos (Orientadora) - marciocintia@ig.com.br Ana Lucia Mendes Fernandes (Coorientadora) - anagraciada@bol.com.br Colégio Marupiara Ltda., São Paulo - SP

Ciências Sociais e Aplicadas - 507 Ciência da Informação Após observarmos o uso inadequado das lixeiras seletivas no dia a dia do colégio e a quantidade de latinhas que eram consumidas nas festas, geralmente não recicladas por serem descartadas erroneamente, passamos a procurar uma forma de obter um descarte mais consciente. A partir de vídeos da teoria da diversão da Volkswagen, imediatamente ligamos a ideia da diversão com a possibilidade de melhorias no descarte de latinhas em nosso colégio. Na busca de resolver esse problema e inspirados pela ideia da diversão, demos início à nossa pesquisa científica para provar que a diversão leva as pessoas a reciclarem. Pensamos, então, qual seria a maior das diversões brasileiras? O futebol. Assim decidimos fazer algo relacionado aos três times paulistas mais populares: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Surgiu a ideia da criação de algum tipo de recipiente que chamasse a atenção das pessoas e as levassem a descartar as latinhas corretamente. Resolvemos fazer três grandes e chamativos totens, nos quais os alunos de nosso colégio descartariam suas latas em busca da vitória, pois cada totem representaria um time e o que arrecadasse mais latinhas para serem recicladas, durante um período determinado, sairia vencedor. Para que tudo ficasse ainda mais divertido, investimos no aspecto visual do totem. Após as semanas de trabalho e pesquisa, começamos a experiência com os totens ainda não automatizados. Por ser um projeto já realizado no ano anterior, os alunos já conheciam a ideia, assim, na primeira semana não houve a empolgação esperada. Os alunos não estavam se divertindo como imaginávamos, então, na semana seguinte, automatizamos os totens. Com o totem automatizado o aumento de latinhas descartadas foi significativo, concluímos assim que a nova forma de diversão fez com que despertasse novamente em nossos alunos o espírito torcedor, modificando seus comportamentos, levando-os ao descarte seletivo e propiciando a consciência de reciclar.

PALAVRAS-CHAVE: TOTENS - RECICLAGEM - TEORIA DA DIVERSÃO

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013

217


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.