Anais FEBRACE 2013

Page 122

Alimentos orgânicos e de baixo custo. A utilização do mussambê como planta atrativa no controle biológico da praga-da-couve. Luciana Mayara Mendonça de Almeida - lucianamayara15@hotmail.com Luana Mayara Silva de Oliveira - luana_12ss@hotmail.com Gleice Kelly Feitosa Soares - gleicekelly@live.com Sheyla Ferreira Lima Coelho (Orientadora) - sflcoelho@gmail.com Abel Coelho da Silva Neto (Coorientador) - coelho.abel@gmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios, Palmeira dos Índios - AL

Ciências Biológicas - 205 Ecologia Nos dias atuais, a preocupação com a saúde vem aumentando e a procura por alimentos livres de agrotóxicos também. Porém, uma triste realidade é que esses produtos são oferecidos ao consumidor por um preço mais elevado que os convencionais. No caso da couve, em seu cultivo são utilizados inseticidas sintéticos como o carbaril, deltametrina, paratiom metílico, permetrina e triclorfom, que podem trazer riscos à saúde. Essa cultura tem como praga principal a lagarta Ascia monuste orseis, que é uma borboleta muito comum em todo o Brasil, podendo ser observada mesmo nas ruas das cidades grandes, conhecida popularmente como branquinha, curuquerê-da-couve ou praga-da-couve. Na literatura consultada foi encontrado registro da associação entre A. monuste e plantas da espécie Cleome spinosa, conhecida como mussambê, que é uma planta muito abundante na região de caatinga em todo o Brasil. Devido a sua abundancia, justificou-se o estudo de sua utilização como planta atrativa de A. monuste, abrindo a possibilidade de realização de manejo dessas culturas, como plantio associado ou mesmo a confecção de armadilhas utilizando extratos vegetais dessa planta de modo a controlar a praga-da-couve. Foram objetivos desta pesquisa confirmar a preferência alimentar de lagartas de Ascia monuste pelo mussambê em detrimento à couve, comprovando, assim, a sua eficácia como planta atrativa, e verificar o comportamento de oviposição dos adultos (borboletas) referente à preferência da planta hospedeira para os ovos desta espécie. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de que o mussambê pode ser utilizado como planta atrativa tanto para adultos como para lagartas desta praga, sendo um incentivo à agricultura orgânica e fornecendo à população alimentos livres de agrotóxicos e de baixo custo, pois o mussambê é uma planta comumente encontrada na região trabalhada, além de despertar na população o desejo de preservação de seu ambiente e de criar uma nova concepção acerca das interações inseto-planta.

PALAVRAS-CHAVE: PREFERÊNCIA ALIMENTAR - BRASSICA OLERACEAE - CLEOME SPINOSA

70

FEBRACE 2013 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.