Revista de Sistematização

Page 40

Revista de Sistematização – 2012

desinformada e incapaz de agir com a necessária agilidade, para que os bens e serviços previstos nos instrumentos reguladores, efetivamente alcancem quem mais deles precisa.

pessoas, como por exemplo, margens de rodovias. Esta proximidade de mercados consumidores em potencial pode ajudar muito em termos de escoamento da produção dos jovens agricultores e de suas famílias.

Divulgação do projeto na celebração dos 50 anos da FASE - Mutuípe – 2011

Existe demanda para produtos da agricultura familiar, inclusive nas próprias comunidades rurais, e sedes dos municípios onde residem e trabalham os jovens que participaram deste projeto. Os circuitos locais de comercialização da produção agrícola familiar, precisam ser melhor conhecidos, e mais bem explorados pelos agricultores. É possível compatibilizar atividades agrícolas de plantio, criação e agroindustrialização, como outras atividades geradoras de renda, sem perder a característica de jovens agricultores familiares. Isto é mais presente nas comunidades situadas perto de sedes urbanas de municípios, ou onde circulam muitas

38

Horta familiar trabalhada pela jovem, para auto consumo, e venda do excedente

O acesso dos jovens agricultores a níveis crescentes de escolarização formal, embora seja positivo devido à facilidade de utilização da leitura e da escrita, nem sempre significa melhoria da qualidade de seu desempenho enquanto agricultores familiares. O currículo e as práticas das escolas públicas de 1À e de 2À grau poderiam ser melhor concebidos, e adaptados às necessidades específicas dos territórios, para qualificar o desem-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.