Fantasporto 2022 | Festival Catalogue

Page 1

1-


-2


Um sabor do outro mundo

Seja responsável. Beba com moderação.

3-


A app que lhe traz notícias do seu interesse e ainda lhe dá prémios.

13:38

segunda 7, fev

Nas Terras Altas escocesas em direção ao famoso Loch Ness SAPO – Viajar

Saber mais...

Descarregue já

by SAPO -4


5-


-6


7-


-8


9-


- 10


E S TA M O S E M T E M P O S D E M U D A N Ç A . CO M A S CO N V U L S Õ E S D A PA N D E M I A E OS EFEITOS DE UMA GUERRA N A E U R O PA , O FA N TA S P O R T O NÃO PODE DEIXAR DE SE SENTIR COM SORTE.

Não deixou de realizar o festival presencial nestes últimos dois anos. Em 2020, a pandemia ainda estava a chegar a Portugal e em 2021, apesar de ter mudado de datas e de local (obrigada, Hard Club pela recepção), aproveitou a abertura que o Governo nos proporcionou na altura certa e realizou a sua 41º edição. Assim, ao contrário de outros eventos, o Fantasporto, cumprindo as regras da DGS, realizou-se sempre, adaptando-se às circunstâncias. O programa que preparamos para a 42º edição tem muito de apetitoso. Primeiramente, os filmes, 26 dos quais em Antestreia Mundial e Europeia, um número inédito num festival de cinema em Portugal, todos em competição – filmes novos, recentíssimos, portanto. Realce para o Japão, um país que, gradualmente, sobretudo nos últimos anos, tem aumentado a qualidade da sua participação no festival e que em 2022 apresenta-nos 5 antestreias mundiais e 2 europeias. Este número elevado de Antestreias Mundiais são mais um exemplo do impacto e excelente imagem internacional do Fantasporto e da confiança e reconhecimento que o festival tem como rampa de lançamento mundial para a produção cinematográfica mais recente.

Na selecção, tivemos 60 países a enviar cerca de 600 filmes. Chegam tanto de grandes companhias de produção mundiais como da pequena/média produção cinematográfica independente. A selecção final apenas contemplou apenas 28 desses países, numa listagem de grande rigor e qualidade. Muito cinema da Europa, da Ásia e das Américas. Os temas são os do momento: o futuro da humanidade, a sustentabilidade, a guerra e o desvario dos poderosos, o abandono das cidades e a ocupação das zonas rurais por estranhos, a importância das redes sociais e da tecnologia em geral. Muita atenção também ao cinema de animação, muito bem representado com diversas longas-metragens, e particularmente plástico para nos mostrar as imagens espectaculares do nosso futuro na muita ficção científica que animou a produção cinematográfica mais recente. O festival continua ainda a lançar novos cineastas, muitas vezes com os seus primeiros filmes de ficção e de longa-metragem. Nesta edição, estes cineastas vieram dos Estados Unidos, Ucrânia, Reino Unido, Taiwan, Hungria, França, Itália, Argentina e Bélgica, reforçando assim o papel do Fantasporto de descobridor de novos talentos cinematográficos. Entre as descobertas do Fantasporto, relembremos, estão cineastas como Quentin Tarantino, Ridley Scott, Luc Besson, David Cronenberg, os Coen, as Wachovki, Peter Jackson, Guillermo del Toro, David Fincher, Danny Boyle, David Lynch e muitos, muitos outros. Além das competições, o Fantasporto orgulha-se ainda de apresentar um vasto programa de Clássicos. Destaque para as comemorações dos 70 anos de “Singin’ in the Rain”, de Gene Kelly e Stanley Donnen e os 80 anos de “Casablanca”, dois marcos da História do Cinema, a ver em écran grande. Mais o fabuloso “THX1138” de George Lucas que prefaz 50 anos da sua estreia e “Blade Runner” de Ridley Scott, que celebra 40 anos da sua produção e que teve a sua Antestreia Europeia no Fantasporto. Vamos ainda ver as caras e o talento de actores míticos como Bette Davis, Greta Garbo, Spencer Tracy, Ava Gardner, Clark Gable, Gene Kelly, Katharine Hepburn, Grace Kelly ou Sidney Poitier. Em 2022, regressam os convidados estrangeiros que a pandemia afastou e que chegam de todo o Mundo. Vamos ver uma exposição de Cartazes do Fantasporto ao longo dos seus 42 anos e apresentar livros editados recentemente, uma vertente em alta no festival. O Fantasporto regressa também ao Rivoli, a sua sede desde 1998, no que, tudo indica, será a última edição neste icónico teatro, sala de visitas da cultura na cidade. Para o ano, estaremos no Batalha - Centro de Cinema, renovado para manter a tradição do Porto como terra da 7ª Arte e de diversas iniciativas cinematográficas pioneiras. Bem-vindos ao 42º Fantasporto e Viva o Cinema! A Organização da 42ª edição do Fantasporto

11 -


ORGANIZAÇÃO FANTASPORTO 2022 COMISSÃO ORGANIZADORA Mário Dorminsky

Presidente Beatriz Pacheco Pereira

Direcção e Programação João Dorminsky

Direcção Criativa Helena Oliva

Coordenação do sector de Relações Públicas Filipa Moredo

Produção e Redes Sociais

JÚRIS INTERNACIONAIS SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO

Isabel Pina • Realizador e Produtora (Port) Ian Haydn Smith • Jornalista e ex-editor “International Film Guide” (U.K.) Mika Helminen • Jornalista e Crítico (Fin) SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES / PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA

Julian Richards • Realizador e distribuidor (U.K.) Luís Moya • Realizador (Port) Ricardo Figueira • Jornalista “Euronews” (Fra)

Francisco Coutinho

Assistente Produção Produção Global

Cinema Novo CRL

SECÇÃO OFICIAL PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS E ORIENT EXPRESS

Danyel Guerra • Jornalista e Escritor (Port) Pedro Farate • Director de Fotografia (Port) Regina Machado • Produtora (Port)

Contactos

Rua Aníbal Cunha, 121 4050-048 Porto Phone: +351 22 205 88 19 E-mail: info@fantasporto.com Website

www.fantasporto.com Facebook

www.facebook.com/fantasporto Instagram

www.instagram.com/fantasportofest Youtube

www.youtube.com/fantasporto

- 12


SECÇÃO OFICIAL / OFFICIAL SECTION

C I N EMA FAN TÁSTICO FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

2049: HEDGEHOG EFFEC T ALCHEMY OF THE SPIRIT ANNUL AR ECLIPSE BARBARIANS

STE VE BALDERSON (E .U. A .)

ZH A NG CHI (CHI)

CH A RLES D O RFM A N (G . B .)

CHICKEN OF THE MOUND DUYSTER

CH I E N - CH I N G CH U ( TA IWA N)

XI CHE N (CHI)

T H O M A S VA N B R A B A N T, J O R D I O S T I R (B É L G )

ENTOMBED

K JELL HA MMERØ (NOR)

FOLLOW HER

S Y LV I A C A M I N E R ( E . U . A . )

MS LUPIN ( A .K . A . DAUGHTER OF LUPIN) N I G HT AT TH E E AG L E I N N OX- H E A D V I L L AG E

H I D E KI TA KE U CH I ( JA P)

ERIK BLOOMQUIST (E .U. A .)

TA K A S H I S H I M IZU ( JA P)

S O M E T I M E S I N T H E DA R K /A VO LT E N E L B U I O S O U L PA R K

THE EXORCISM OF GOD THE HOUSE

ALE JANDRO HIDALGO (EUA /MEX/ VENEZ)

RICK OSTERMANN (ALEM)

T H E G O O D FAT H E R

S H O K ATAO K A ( JA P)

THE L AWS O F THE UNI V E RS E THE MOLE SONG

THE AGE OF ELOHIM & ISA MU IM AK AKE ( JAP)

TA K A S H I M I I KE ( JA P)

T H E U N B U R I E D / E L C A DÁV E R I N S E P U LTO VO R TE X , DAWN O F THE SOV E RE IG NT Y XXXHOLIC

C A RM I N E CR I S TA L LO S C A L Z I (ITÁ )

R Ó B E R T O D E G N Á L , I L L É S H O R VÁT H (H U N )

ALE JANDRO COHEN ARA ZI (ARG)

MICHEL ROUSSE AU (FR A )

MIK A NIN AG AWA , 110’ ( JA P)

13 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

2049: HE D G E H O G E FFEC T

T Í T U L O O R I G I N A L : 2049: T H E H E D G E H O G E F F E C T / PA Í S : TA IWA N / R E A L I Z AÇ ÃO : C H I E N - C H I N G C H U / A N O : 2021 / A R G U M E N TO : T I N A L I N , L I - DA H S U / AC TO R E S : T S U -X I L I N , C H R I S T I N A M O K , W E I -M I N G C H E N / E F E I TO S V I S UA I S : C H AO - C H U N G WA N G / CO N TAC TO : G R E E N E R G R A S S / D U R AÇ ÃO : 162 ’

CHIEN-CHING CHU

- 14

Os efeitos especiais de alta qualidade tornam credível este futuro próximo e um exemplo do que poderá ser a nossa vida com a tecnologia a invadir tudo, desde as nossas profissões ou até acesso a sonhos e pesadelos. Num futuro possível uma mulher tenta matar-se no alto de um arranha-céus, rodeada de drones. A sua psiquiatra quer saber o que a leva a tal desespero. História de amores, desamores, droga e família.

Realizador e argumentista de televisão conhecido pela série “Love By Design” (2016). “2049: The Hedgehog Effect” é a sua primeira longa-metragem.

The amazing special effects make this near future credible and an example of what could possibly be our life with technology invading every part of it, from our jobs to domestic robots or access to our dreams. In this probable future, a woman is on the ledge of a skyscraper waiting to the right moment to jump, already surrounded by drones. Her therapist tries to explain what has taken her to such despair. A story of falling in and out of love, of drugs and family.

Director and screenwriter known for the television series “Love By Design”. “2049: The Hedgehog Effect” is his first feature.


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

ALCHEMY OF THE SPIRIT

T Í T U L O O R I G I N A L : A L C H E MY O F T H E S P I R I T / PA Í S : E S TA D O S U N I D O S / R E A L I Z AÇ ÃO : S T E V E B A L D E R S O N / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S T E V E B A L D E R S O N , X A N D E R B E R K E L E Y, S A R A H C L A R K E / AC T O R E S : X A N D E R B E R K E L E Y, S A R A H C L A R K E , M I N K S TO L E / E F E I T O S V I S UA I S : N I CO L A S M C E N TA R F E R / C O N TAC T O : S T E V E B A L D E R S O N / D U R AÇ ÃO : 92 ’

STEVE BALDERSON

Oliver, um artista que sobe em notoriedade, enfrenta a morte da mulher. A sua relação com ela e o seu trabalho é tão intensa que ele não consegue lidar facilmente com a sua ausência e como ela o afecta e à sua criatividade. O espírito da mulher volta 5 vezes, habitando uma dança entre a Vida, a Arte e a Morte. Excelente trabalho dos actores principais, a actriz Sarah Clarke e o actor-artista Xander Berkeley, cujo verdadeiro trabalho é apresentado no filme, mostrando a realidade por detrás do acto de criação neste filme elaborado, belo, muitas vezes lírico, um exemplo do melhor cinema independente norte-americano.

Nasceu em 1975 no Kansas, E.U.A. e vive em Los Angeles. Realizador e produtor, é conhecido por “Pep Squad” (2000) “Firecraker” (2005), “El Ganzo” (2011) and “The Casserole Club” (2011). Visitou o Fantasporto em 1999 para apresentar “Pep Squad”.

Oliver, an artist whose work is on the rise, faces the death of his wife. His relationship with her and his work is so intense that he cannot deal with the loss and how it affects his him and his creativity. Her ghost, her spirit, lives 5 times, inhabiting the dance between life, art and death. Impressive acting by the main actors, actress Sarah Clarke and actor-artist Xander Berkeley, presenting his own work and the reality behind creation, in an intricate, beautiful, sometimes lyrical piece of the best independent film making.

Born in 1975 in Kansas, USA and lives in Los Angeles. Director and producer, he is known for “Pep Squad” (2000) “Firecraker” (2005), “El Ganzo” (2011) and “The Casserole Club” (2011). He visited Fantasporto in 1999 to present “Pep Squad”.

15 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

ANNUL AR ECLIPSE

T Í T U L O O R I G I N A L : A N N U L A R E C L I P S E / PA Í S : C H I N A / R E A L I Z AÇ ÃO : Z H A N G C H I / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : Z H A N G C H I / AC T O R E S : L I U L U , Y E T I N G , Z H U H O N G YA N G / E F E I T O S V I S UA I S : FA N G Y I / C O N TAC T O : PA R A L L A X C H I N A / D U R AÇ ÃO : 97 ’

ZHANG CHI

- 16

Em 2030, numa metrópole que lembra “Blade Runner, o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização. Com uma estética “cyberpunk”, oferece-se uma perspectiva do mundo do crime em que a componente humana não desaparece. Uma grande produção chinesa, com espantosos efeitos visuais e que mostra uma versão fabulosa da Arquitectura do futuro. Selecção do festival de Busan.

Realizador chinês, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Moscovo com a sua primeira longa-metragem, “In Search of Echo” (2019). “Annular Eclipse” é a sua segunda longa-metragem.

Set in 2030, the film is about the assassin Ge trying to find his lost memories while completing missions for his “father” organization. It has a Cyberpunk aesthetic that portrays the landscapes of future China and its possible crime world where, despite technology, the human component still endures. A big budget Chinese feature with a fabulous vision of future architecture. Selection of the Busan Film Festival.

Chinese diretor, he won the Jury Special Award at the Moscow Film Festival with his first feature, “In Search of Echo” (2019). “Annular Eclipse” is his second feature.


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

BARBARIANS

T Í T U L O O R I G I N A L : B A R B A R I A N S / PA Í S : R E I N O U N I D O / R E A L I Z AÇ ÃO : C H A R L E S D O R FM A N / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : C H A R L E S D O R FM A N / AC T O R E S : I WA N R H E O N , C ATA L I N A S A N D I N O M O R E D O , W I L L K E M P, T O M C U L L E N / F O T O G R A F I A : C H A R L I E H E R R A N Z / C O N TAC T O : B L U E F I N C H / D U R AÇ ÃO : 9 0 ’

Adam e Eva vivem há pouco tempo no campo, numa quinta de luxo. Na noite do aniversário de Adam recebem para jantar a visita dos amigos Lucas e Chloe. Os quatro vão defrontar-se ao longo da noite, segredos vão ser revelados e a tensão sobe. Até que uma inesperada e assustadora invasão acontece e altera as forças em questão. Um primeiro filme de um experiente produtor, Charles Dorfman, duas vezes nomeado para os Óscares (“The King’s Speech” and “The Lost Girl” in 2022), com notáveis interpretações de Iwan Rheon (o Ramsay Bolton de “Game of Thrones”) e Catalina Sandino Moredo (nomeada para Oscar por “Mary, Full of Grace”). Adam and Eve have recently moved to a luxury farmhouse in the countryside. On the occasion of his birthday, the coupe has for dinner friends Lucas and Chloe. The four are going to challenge each other and uncover some secrets. Tension rises. But a sudden and terrifying invasion happens and the forces in question change. This is the first feature film by experienced and twice Oscar nominated producer Charles Dorfman (The King’s Speech” in 2011 and “The Lost Girl” in 2022), with remarkable acting by Iwan Rheon (Ramsay Bolton in “Game of Thrones”) and Catalina Sandino Moredo (Oscar nominee for “Mary, Full of Grace”).

CHARLES DORFMAN

Filme de um dos produtores de “The King’s Speech” (2011), vencedor de 4 Óscares entre os quais Melhor Filme e Actor para Colin Firth, e mais recentemente “The Lost Daughter” (com Maggie Gyllenhaal) de 2021, vencedor do Prémio de Melhor Filme nos Gotham Awards e recentemente nomeado para os Óscares de Melhor Argumento Adaptado em 2022. “Barbarians” é a sua primeira longa-metragem como realizador.

First feature by one of the producers of “The King’s Speech” (2011), a four Oscar winner feature (among them Best Film and Best Actor for Colin Firth) and more recently “The Lost Daughter” (2021), with Maggie Gyllenhaal, winner of the Best Film Award at the Gotham Awards and nominated for the Oscars - Best Adapted Screenplay in 2022. “Barbarians” is his first feature film as a director.

17 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

CHICKEN OF THE MOUND

T Í T U L O O R I G I N A L : C H I C K E N O F T H E M O U N D / PA Í S : C H I N A / R E A L I Z AÇ ÃO : X I C H E N / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : X I C H E N / A N I M AÇ ÃO / C O N TAC T O : PA R A L L A X F I L M S / D U R AÇ ÃO : 8 3 ’

XI CHEN

- 18

Os robots dominam a Terra mas não escondem a nostalgia dos humanos que já não existem. E fazem o que eles faziam - lutam. Máquinas infernais, caranguejos e humanóides, numa fabulosa animação de ficção científica, seleccionada para o Festival de Annecy e Festival de Ottawa.

Segunda longa-metragem do realizador chinês, depois de “Bu Xing Zhi Nan” (2018).

Robots dominate Earth but are unable to forget the humans who no longer exist. So, they do what humanity used to do - they fight. Infernal machines, crabs and humanoids, in a fabulous sci-fi animation, selected for the Annecy Animation Festival and Ottawa Festival.

Second feature of this Chinese director, following “Bu Xing Zhi Nan” (2018).


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

DUYSTER

T Í T U L O O R I G I N A L : D U Y S T E R / PA Í S : B É L G I C A / R E A L I Z AÇ ÃO : T H O M A S VA N B R A B A N T, J O R D I O S T I R / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : T H O M A S VA N B R A B A N T / AC T O R E S : M A I M O U N A B A D J I E , T R I S TA N F E Y T E N , C H A R L O E S D E M E E S T E R / F O T O G R A F I A : M I C H I E L L AT I E U R / C O N TAC T O : G A B I C A M P OY@ G M A I L .C O M / D U R AÇ ÃO : 8 0 ’

THOMAS VANBRABANT

Duas estudantes fazem um trabalho sobre um carrasco do século XVII e procuram vestígios dos casos em que esteve envolvido para compreenderem uma sociedade que permitia matar como bruxas centenas de mulheres com os maiores requintes de sadismo. Mas o que as estudantes encontram é bem mais perturbador que as dezenas de imagens de tortura e morte do passado. Filme vencedor do Festival de Horror e Fantástico de Salto.

Realizador e escritor, Este é a primeira longa-metragem do realizador das curtas “Bovennatuurlijk” (2017) e “Unaware of the Nightmare” (2018). A writer and director, this is his first feature, following the shorts “Bovennatuurlijk” (2017) e “Unaware of the Nightmare” (2018).

JORDI OSTIR

Two students are preparing a paper on a 17th century executioner and researching the cases he was involved in, at a time when hundreds of women were tortured and killed as witches. But what the students find is far more shoking and gruesome than dozens of pictures of torture and death from the past. Winner of the Salto Horror and Fantasy Film Festival. This feature contains eventually disturbing scenes.

Primeira longa-metragem. First feature of this director.

19 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

ENTOMBED

T Í T U L O O R I G I N A L : E N T O M B E D / PA Í S : N O R U E G A / R E A L I Z AÇ ÃO : K J E L L H A M M E R Ø / A N O : 2020 / A R G U M E N T O : K J E L L H A M M E R Ø / AC T O R E S : J A N N E A L H O L D E N , S I G U R D A A E K L AU S E N , M A R T I N E S I E N N A J O H A N S E N / E F E I T O S V I S UA I S : G E I R M . V. A N D E R S E N / C O N TAC T O : L I T T L E R A I N F I L M S / D U R AÇ ÃO : 9 9 ’

KJELL HAMMERØ

- 20

Num futuro próximo, a civilização foi devastada. Fugindo na floresta dos “walkers”, Seamus encontra um alçapão que o leva a um antigo bunker. Lá está Konrad e a sua mulher, em coma há muito tempo, diz o homem. Sob a ameaça no exterior, os dois homens têm de partilhar comida e espaço. Mas, como é de esperar, nem tudo corre bem. Este filme foi premiado nos Swedish Film Awards nas categorias de Melhor Filme, Realizador e Actor (Jan Neal Holden) e ainda Prémio Melhor Filme nos World Première Film Awards.

Realizador, argumentista e produtor norueguês. “Entombed”, rodado em inglês, é a sua 2ª longa-metragem depois de “Bare pa jobb” (2003) e das curtas “Eide Olsen - be that man” e “Eide Olsen - The Hate Still Burns”, ambas de 2020.

In a near future, the civilization has been devastated. Running in the forest from the walkers, Seamus discovers an underground shelter. There lives Konrad and his wife who is in a coma, so the man says. With a life-threatening situation on the outside, the two men must share food and space. But, as usual, unexpected things happen. In the Swedish Film Awards this feature won the Best Film, Best Director and Best Actor (Jan Neal Holden). It also won Best Feature at the World Premiere Film Awards.

Norwegian director, screenwriter and producer. “Entombed”, shot in English is his second feature, following “Bare pa jobb” (2003) and the shorts “Eide Olsen - be that man” and “Eide Olsen - The Hate Still Burns”, both in 2020.


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

FOLLOW HER

T Í T U L O O R I G I N A L : F O L L O W H E R / PA Í S : E .U . A . / R E A L I Z AÇ ÃO : S Y LV I A C A M I N E R / A N O : 202 2 / A R G U M E N T O : DA N I B A R K E R / AC T O R E S : E L I A N A J O N E S , M A R K M O S E S , L U K E C O O K / F O T O G R A F I A : L U K E G E I S S B U H L E R / C O N TAC T O : D O L G E R F I L M S / D U R AÇ ÃO : 70 ’

SYLVIA CAMINER

Uma mulher vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto e isolado onde vive Tom. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos num “thriller” que lança um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema muito actual. Primeira longa de ficção da realizadora americana.

Depois de trabalhar em televisão como realizadora, sobretudo de documentários (“Great Hotels” (2002), “Passport to Europe” (2004), “Tanzania: A Journey Within” (2011) ou “Samantha Brown: Places to Love” (2018-2020) entre outros), fez a curtametragem “Laying Low” em 2017. “Follow Her” é a sua primeira longa-metragem de ficção.

A woman depends on the videos she makes for the social media and the quantity of her followers. One day, she is invited to help finish the writing of a screenplay which makes her travel to a remote, isolated place where Tom lives. A profound and original reflection on privacy and modern times in a thriller that casts a rather disturbing and fresh and original look at a very current issue. First fiction feature by this American director.

After working on TV as a documentary director (“Great Hotels” (2002), “Passport to Europe” (2004), “Tanzania: A Journey Within” (2011) or “Samantha Brown: Places to Love” (2018-2020) among others), she directs the fiction short “Laying Low” in 2017. “Follow Her” is her first fiction feature.

21 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

MS . LUPIN ( A . K . A DAUG HTER OF LUPIN)

T Í T U L O O R I G I N A L : M S L U P I N - DAU G H T E R O F L U P I N / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : H I D E K I TA K E U C H I / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : Y U I C H I T O K U N AG A / AC T O R E S : K YO KO F U K A DA , KO J I S E T O , K A N N A H A S H I M O T O , M A J U O Z AWA , R U I K U R I H A R A / V I S UA L E F F E C T S : S H O E I TA N I G AWA / C O N TAC T O : F U J I T V / D U R AÇ ÃO : 110 ’

HIDEKI TAKEUCHI

- 22

Cinema de divertimento, muita acção e delírio burlesco que faz homenagem aos dramas entre familiares criminosos mas também à animé japonesa. Uma família de ladrões sabe que o seu patriarca pretende reformar-se. Mas falta ainda o último golpe: o roubo da verdadeira coroa dos Habsburgos. Porque a falsa já eles roubaram. Para isso, têm todos de vir à Europa para aprender sobre o seu passado e o seu presente.

Um dos mais prestigiados realizadores e produtores japoneses, vencedor do Festival de Udine em Itália com “Tonde Saltama” (2019) com que também venceu o Prémio de Realização da Academia Japonesa de Cinema. Realizou também entre outros “Thermae Romae” (2012) e “Tonight at the Movies” (2018).

Entertainment cinema, with lots of action and a heavy touch of burlesque delirium, this film is an homage to mob family dramas and Japanese animé. A family of thieves knows that their head, their aging father, wants to retire. But there is still time for a last coup: the theft of the true crown of the Habsburgs. Because the false one they have already stolen. For that, all members must come to Europe to learn about their past and their present.

One of the most prestigious director/producer in Japan, winner of the Udine Festival in Italy with “Tonde Saltama” (2019), also winner of the Director’s Award of the Japanese Film Academy. Among other, he directed “Thermae Romae” (2012) and “Tonight at the Movies” (2018).


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

N I G H T AT T H E E A G L E I N N

T Í T U L O O R I G I N A L : N I G H T AT T H E E AG L E I N N / PA Í S : E .U . A . / R E A L I Z AÇ ÃO : E R I K B L O O M Q U I S T / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : C A R S O N B L O O M Q U I S T, E R I K B L O O M Q U I S T / AC T O R E S : A M E L I A D U D L E Y, TAY L O R T U R N E R , B E AU M I N N I E A R , G R E G S C H W E E R S / E F E I T O S V I S UA I S : T H O M S O N N G U Y E N / C O N TAC T O : J I N G A F I L M S / D U R AÇ ÃO : 8 0 ’

ERIK BLOOMQUIST

Dois irmãos gémeos, um rapaz e uma rapariga, viajam para a remota Eagle Inn, depois de uma vida com famílias de acolhimento, à procura de saber o que aconteceu aos pais num dos quartos desse hotel onde eles próprios nasceram. Mas cada quarto afinal tem uma história para contar. Horror clássico numa realização de Erik Bloomquist que no Fantas 2021 apresentou o muito interessante “Ten Minutes to Midnight”.

Actor e realizador, multipremiado pelos seus filmes na área do Fantástico, nomeadamente “Ten Minutes to Midnight” (2020), “Long Lost” (2018) e a curta “She Came from the Woods” (2017), foi vencedor de um Emmy com a série TV “The Cobblestone Corridor”.

Two twins, brother and sister, travel to the remote Eagle Inn after a life in foster care, to discover what happened to their parents who disappeared from that hotel right after they were born. But then every room has a story to tell. Classic horror directed by Erik Bloomquist who presented the very interesting “Ten Minutes to Midnight” in Fantasporto 2021.

Actor and director, multi-awarded in fantasy festivals with films such as “Ten Minutes to Midnight” (2020), “Long Lost” (2018) and the short “She Came from the Woods” (2017), is an Emmy winner with the TV series “The Cobblestone Corridor”.

23 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

O X- H E A D V I L L A G E

T Í T U L O O R I G I N A L : O X- H E A D V I L L AG E / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : TA K A S H I S H I M I Z U / A N O : 202 2 / A R G U M E N T O : DA I S U K E H O S A K A , TA K A S H I S H I M I Z U / AC T O R E S : KO K I , R I K U H AG I N AWA / E F E I T O S V I S UA I S : J U N F U K U M O T O / C O N TAC T O : T O E I I N T E R N AT I O N A L / D U R AÇ ÃO : 11 5’

TAKASHI SHIMIZU

- 24

Umas jovens estudantes vão para um edifício abandonado fazer uma transmissão para os seus seguidores na net. Uma partida sem graça feita a uma delas é o ponto de partida para se revelar uma história de horrores e à descoberta de costumes antigos. Do vencedor do Prémio de Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2021 com “Suicide Forest Village”, esta nova longa-metragem fecha a trilogia “Village” deste multipremiado realizador japonês. “Howling Village”, a primeira da série passou no Fantasporto 2019.

O realizador nasceu no Japão em 1972 e é muito conhecido por “Ju-on” (2002), “The Grudge” (2004), o “remake” americano de “Ju-on”, “The Grudge 2” (2006) e “Howling Village” (2019), selecionado para festivais como Sitges e Neuchatel e apresentado no Fantasporto 2020. O realizador venceu o Prémio de Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2021 com “Suicide Forest Village” (2021).

Four young students go to an abandoned building to broadcast to their followers. A prank done to one of them is the starting point to a story of horrors and ancient legends. From the winner of Best Film Award in Fantasporto 2021 with “Suicide Forest Village”, this is the latest feature from this awarded director, closing the trilogy started with “Howling Village”, also screened in Fantasporto 2019.

The director was born in Japan in 1972 and it is known for “Ju-on” (2002), “The Grudge” (2004), the American remake of “Ju-on”, “The Grudge 2” (2006) and “Howling Village” (2019), this one selected for the Sitges and Neuchatel Film Festivals and presented in Fantasporto 2020. “Suicide Forest Village” won Fantasporto 2021 top Fantasy Film Award.


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

S O M E T I M E S I N T H E D A R K / A V O LT E N E L B U I O

T Í T U L O O R I G I N A L : A VO LT E N E L B U I O / PA Í S : I TÁ L I A / R E A L I Z AÇ ÃO : C A R M I N E C R I S TA L L O S C A L Z I / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : C A R M I N E C R I S TA L L O S C A L Z I / AC T O R E S : A N N A B E L L AT O , M AU R I Z I O C O M I T O , V I N C E N Z O M U R AC A , S E R E N A C I A N F L O N E / F O T O G R A F I A : C A R M I N E C R I S TA L L O S C A L Z I / C O N TAC T O : FA I D E N B L A S S / D U R AÇ ÃO : 12 2 ’

CARMINE CRISTALLO SCALZI

Uma aldeia remota nas montanhas cuja comunidade é afectada por uma doença misteriosa. Gorecki, o chefe dos doentes, apega-se a Giacomo, um rapaz “saudável”, e em quem vê uma oportunidade para a redenção e a salvação. O rapto de Giacomo, contudo, vem precipitar a fúria dos habitantes. Um primeiro filme singular e encantatório, que cria um ambiente opressivo e original, vindo do realizador Carmine Cristallo Scalzi que assina também a fotografia, o argumento e a música. Selecção do Festival de Trieste.

Primeira longa-metragem deste realizador italiano.

First feature by this Italian director and screenwriter.

A remote village in the mountains where the community affected by a mysterious illness. Gorecki, chief of the sick people, strangely gets attached to Giacomo, a “healthy” boy, as he sees in the young boy a chance for redemption and salvation. Giacomo’s kidnapping will then stir up the furious reaction of the inhabitants. A singular film, filled with originality and imagination and creating an oppressive atmosphere, coming from first time director Carmine Cristallo Scalzi who also signs the screenplay, the cinematography and the music. Selection of the Trieste Film Festival. 25 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

S O U L PA R K

T Í T U L O O R I G I N A L : L É L E K PA R K / PA Í S : H U N G R I A / R E A L I Z AÇ ÃO : R Ó B E R T O D E G N Á L , I L L É S H O R VÁT H / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : M A R C E L L B E L S O , A R I O N C S I H A R / AC T O R E S : L Á S Z L Ó AT T I L A H O R VÁT H , V I K T Ó R I A S TAU V, F R U Z S I N A P R E G I T Z E R / F O T O G R A F I A : A N D R Á S G R AV I K I S S / C O N TAC T O : H U N G A R Y F I L M I N S T I T U T E / D U R AÇ ÃO : 7 7 ’

RÓBERT ODEGNÁL

Um homem aparece nu na jaula dos crocodilos de um jardim zoológico. Não se lembra como foi lá parar nem onde andou nos últimos 3 anos. Um polícia em pré-reforma e uma jovem investigadora vão tentar descobrir o que se passa. E que seita é essa que parece estar no centro de tudo e cujo motto é “consciência é sofrimento”? A man wakes up completely naked in the crocodile cage of a zoo. He does not remember how he got there and even where he has been in the last 3 years. A young female detective and her alcoholic partner about to retire are called to solve the case. And what is that cult that seems to be in the middle of it all and whose motto is “conscience is suffering”?

Nasceu em Budapest em 1974. Realizou as curtas “The Developer” (2014), “Noiré” ( 2016), “Single Player” (2017) e “Selfie” (2021). “Soulpark” é a sua primeira longa-metragem. He was born in Budapest in 1974. Director of the short films “The Developer” (2014), “Noiré” ( 2016), “Single Player” (2017) and “Selfie” (2021). “Soulpark” is his first feature.

ILLÉS HORVÁTH

Nasceu em Budapest em 1984. “Soulpark” é a sua primeira longa-metragem. He was born in Budapest in 1984. “Soulpark” is his first feature.

- 26


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

THE EXORCISM OF GOD

T Í T U L O O R I G I N A L : T H E E XO R C I S M O F G O D / PA Í S : E .U. A . /M É X / V E N / R E A L I Z AÇ ÃO : A L E JA N D R O H I DA LG O / A N O : 2021 / A R G U M E N TO : A L E JA N D R O H I DA LG O, S A N T I AG O F E R N A N D E Z C A LV E T E / AC TO R E S : W I L L B E I N B R I N K , M A R I A G A B R I E L A D E FA R I A , J O S E P H M A R C E L L / E F E I TO S V I S UA I S : G O N Z A LO G U T I E R R E Z , M A R I A F LO R E N C I A L E M O I N E / CO N TAC TO : X Y Z F I L M S (C A N A DÁ ) / D U R AÇ ÃO : 99 ’

Um padre norte-americano é chamado para realizar um exorcismo.

ALEJANDRO HIDALGO

Mas nada corre como é previsto e anos mais tarde ainda está a sofrer as consequências do que fez. Vivendo agora numa pequena aldeia, o

Alejandro Hidalgo é realizador, argumentista e produtor, conhecido

padre é perseguido pelas imagens de horror e tentações extraordinárias,

por “La Casa del Fin de los Tiempos” (2013), apresentada no Fantas-

numa dualidade que põe em dúvida a sua fé e a presença de Deus nele.

porto 2014, o primeiro filme venezuelano de horror e um grande êxito

Com várias homenagens a clássicos do horror, o realizador venezuelano

de bilheteira no país, com inúmeros prémios internacionais. A produ-

Alejandro Hidalgo, que visitou o Fantasporto em 2014 (para apresentar

tora New Line comprou já os direitos para uma versão norte-ameri-

em antestreia mundial “La Casa del Fin de los Tiempos”, com muito

cana. Seguiu-se “The Exorcism of God” (2022).

sucesso e que foi vendido para diversos países), regressa agora com o seu segundo filme num co-produção falada em inglês e com interpretação notável do actor Will Beinbrink no papel principal. Alejandro Hidalgo is a film director, screenwriter and producer known for An American priest is called to perform an exorcism, but nothing goes

“La Casa del Fin de los Tiempos”, presented in Fantasporto 2014

according to the rules. Years later, the priest still suffers the consequences

in a world premiere, the first Venezuelan horror feature, the greatest box-

of what happened. Now living in a small village, the priest is haunted by

-office hit in the country and multiple international awards. New Line is

images of horror and various temptations, in a duality that shakes his faith

already preparing an American remake. It was followed by “The Exorcism

and the presence of God in him. Paying homage to several classic films,

of God” (2022).

Hidalgo returns to Fantasporto which he has visited in 2014 for the World Première of his first feature “La Casa del Fin de los Tiempos”, widely awarded afterwards, with his second feature, spoken in English and remarkable acting by Will Beinbrink as the priest. 27 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

THE HOUSE

T Í T U L O O R I G I N A L : DA S H AU S / PA Í S : A L E M A N H A / R E A L I Z AÇ ÃO : R I C K O S T E R M A N N / A N O : 2021 / A R G U M E N TO : PAT R I C K B R U N K E N , R I C K O S T E R M A N N / AC TO R E S : TO B I A S M O R E T T I , VA L E R Y T S C H E PA LOWA , L I S A V I C A R I , M A X VO N D E R G O E B E N / CO N TAC TO : T H E P L AYM A K E R M U N I C H F I L M S / D U R AÇ ÃO : 90’

Uma fábula política centrada num possível futuro próximo na Ale-

RICK OSTERMANN

manha de 2029. Um jornalista proibido de escrever por ter caído em desgraça, e a sua mulher refugiam-se na sua casa da ilha que possui

Trabalhando em televisão onde realizou várias séries como “Dengler” ou

tecnologia avançada e onde se julgam ao abrigo de perseguições dos

“Das Boot”, e também no cinema, esta é a 4ª longa-metragem deste reali-

poderosos. À medida que a situação política piora, a casa transfor-

zador alemão, nascido em 1978, depois de “Wolfskinder” (2013) que foi

ma-se, de um refúgio seguro num poderoso adversário... Uma reflexão

vencedor do prémio de Melhor Filme no Festival Max Ophuls e fez parte da

sobre a importância da tecnologia na vida dos cidadãos mas também

seleção do Festival de Veneza. Segue-se “Krieg” (2017) vencedor no fes-

sobre os laços entre estes e o poder. Um excelente exemplo do

tival de televisão de Baden-Baden e também selecionado para Veneza,

moderno cinema alemão e acima de tudo, uma imagem realista dum

e “Down the River” (2018).

futuro tecnológico que usa o progresso para fins bem mais ancestrais, a manipulação do poder. A political fable happening in a near future, Germany in 2029.

Working in TV series such as “Dengler” or “Das Boot”, or in the cinema,

A renowned but recently banned from writing journalist and his wife take

this is the fourth feature by this German director born in 1978, following

refuge in their holiday house on an isle where they think they may be pro-

“Wolfskinder” (2013), winner of the Best Film Award in the Max Ophuls

tected from the attacks of the powerful. As the political conditions in

Festival and selected for the Venice Film Festival. It was followed by “Krieg”

Germany escalate, the smart home increasingly transforms from a pea-

(2017) winner of the TV Film Festival of Baden-Baden and also selected

ceful refuge into a dangerous adversary… A reflection about the power of

for Venice, and “Down the River” (2018).

technology in the individual’s life and its relationship with power. An excellent example of the modern German Cinema and, most of all, a realistic image of a nearby future that relies on the use of technology for very ancient purposes, the manipulation of power. - 28


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

T H E G O O D FAT H E R

T Í T U L O O R I G I N A L : T H E G O O D FAT H E R / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : S H O K ATAO K A / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S H O K ATAO K A / AC T O R E S : H I R O S H I TA M A K I , S A R A M I N A M I , R Y U S E I O N I S H I / F O T O G R A F I A : YA S U S H I H A N A M U R A / C O N TAC T O : C U LT U R E E N T E R TA I N M E N T C O . LT D / D U R AÇ ÃO : 10 0 ’

SHO KATAOKA

O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família. Dos produtores de “Ghostmaster”, vencedor do Fantasporto 2020 e “Drive my Car”, com 4 nomeações para os Óscares de 2022.

Nascido em 1982, a sua curta “Jellyfish Boy” (2011) recebeu 14 prémios internacionais. A primeira longa-metragem, “1/11 Juichibunnoichi” (2014) foi seleccionada para o Bucheon Film Festival. Seguiu-se “Tamako-chan to Kokkubô” (2015). “The Good Father” é a sua terceira longa-metragem.

Doctor Shiro Kubo, whose family had a severe accident leaving the mother in a coma, is called to treat a strange disease. His daughter is suspicious of the woman who claims to be her mother after leaving the coma. Who is the woman who pretends to be her mother? A father must do everything he can to bring tranquillity to his family. From the producers of “Ghostmaster”, winner of Best Film in Fantasporto 2020, and “Drive My Car”, with 4 Oscar nominations in 2022.

Born in 1982, his short “Jellyfish Boy” (2011) received 14 international awards. His feature debut “1/11 Juichibunnoichi” (2014) was selected for the Bucheon Film Festival. It was followed by “Tamako-chan to Kokkubô” (2015). “The Good Father” is his third feature.

29 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

T H E L AW S O F T H E U N I V E R S E - T H E AG E O F E LO H I M

T Í T U L O O R I G I N A L : T H E L AW S O F T H E U N I V E R S E - T H E AG E O F E L O H I M / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : I S A M U I M A K A K E / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S AYA K A O K AWA / AC T O R E S : YO S H I K I S E N G E N , S AYA K A O O H A R A , S AT O M I A R A I /F O T O G R A F I A : TA K E S H I YA N AG I DA / C O N TAC T O : S E R I N A . A R A M A K I @ G M A I L .C O M , H S P R O D U C T I O N S , L L C / D U R AÇ ÃO : 119 ’

ISAMU IMAKAKE

- 30

Muito para além da animação japonesa industrializada, este filme leva-nos ver uma cuidada e belíssima animação mas ainda dentro do espírito manga. Yaizael é enviada para proteger a Terra de Lord Elohim que, como o seu rei Lord Heem, é uma encarnação do Buda Primordial. A proverbial luta entre o Bem e o Mal na era da defesa do nosso planeta e da sua beleza.

Nome conhecido da animação japonesa, realizou séries para a televisão entre as quais ”Captain Tsubasa” (1983-1984), e ainda “Natsume Book Of Friends”, “The Mystical Laws” e “The Laws of the Universe”.

Way beyond traditional Japanese animation, this feature takes us to a well thought, beautiful animation but still imbued in the manga style. Yaizael is sent to protect Earth from Lord Elohim who, like her own father, king Lord Heem, is a reincarnation of the Primordial Buda. The fight beween Good and Bad in the defense of our Planet and its Beauty.

Well-known name of Japanese animation, he directed series for television such as ”Captain Tsubasa” (1983- 1984), and also “Natsume’s Book Of Friends”, “The Mystical Laws” and “The Laws of the Universe”.


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

THE MOLE SONG

TÍT U LO O R I G I N A L : MO G U R A N O U TA / PA Í S : JA PÃO / R E A LI Z AÇ ÃO : TA K A S H I M I I KE / A N O : 2021 / A RG UM E NTO : K A N KU R O KU D O / AC TO R E S : TO M A I KU TA , S H I N I C H I T S U T S UM I , R I I S A N A K A , KO I C H I IWA KI / E F E ITO S V I S UA I S : N O B OYA S U KI TA / CO NTAC TO : FUJ I T V / D U R AÇ ÃO : 129 ’

TAKASHI MIIKE

Com o exagero e a violência que lhe são característicos, o realizador de culto faz-nos penetrar numa luta pelo poder que mete mafiosos sicilianos e japoneses. Reiji é um policial cheio de processos por mau comportamento que está em missão clandestina para destruir o maior traficante de droga do Japão e o filho. Misturando animação e imagem real, referencias a sexo e acções extremas, Miike é sempre original e criativo, mas não se espere deste prolífero realizador de culto japonês, um filme brando.

Takashi Miike nasceu em 1960. Estudou com Shohei Imamura com Hideo Onchi. A sua primeira longa-metragem foi “Shinjuku Kuroshakai China Mafia War” (1995) e teve reconhecimento internacional com “Fudoh” (1996), já apresentado no Fantasporto. Um realizador de culto no Japão, faz 3 a 4 filmes por ano e teve já uma homenagem especial por parte do Festival de Roterdão. “Audition” (2000) foi apresentado no Fantasporto 2001 e “Ichi, the Killer” veio a seguir, no Fantas 2002. “The Mole Song: Final” fecha a trilogia iniciada com “Undercover Agent Reiji” (2013) e “Hong Kong Capriccio” (2016).

With the exaggeration and extreme violence that are characteristic of this cult director, this feature introduces us to a fight for power that includes the Sicilian and the Japanese Mafias. Reiji is a policeman filled with complaints for bad use of force. He is now in charge of an undercover mission to destroy Japan’s biggest drug dealer and his son. Mixing live action and animation, lots of sex references and extreme action, Miike, a prolific director, is always original and inventive but never soft.

Takashi Miike was born in 1960. He studied under Shohei Imamura and Hideo Onchi. His feature debut was “Shinjuku Kuroshakai China Mafia War” (1995) and he won international acclaim with “Fudoh” (1996), already screened in Fantasporto. A cult director in Japan, he shoots 3 to 4 films a year and has been honoured by the Rotterdam Film Festival with a special focus. “Audition” (2001) was screened in Fantasporto 2001 and “Ichi, the Killer” followed in Fantasporto 2002. The Mole Song: Final” closes the trilogy which began with “Undercover Agent Reiji” (2013) and “Hong Kong Capriccio” (2016). 31 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

T H E U N B U R I E D / E L C A DÁV E R I N S E P U LT O

TÍT U LO O R I G I N A L : E L C A DÁV E R I N S E P U LTO / PA Í S : A R G E N T I N A / R E A LI Z AÇ ÃO : A L E JA N D R O CO H E N A R A Z I / A N O : 2021 / A RG UM E NTO : A L E JA N D R O CO H E N A R A Z I / AC TO R E S : D E M I Á N S A LO MÓ N , H ÉC TO R A L B A , FE R N A N D O M I A S N I K / FOTO G R A F I A : L EO N E L PA ZO S S C I O LO / CO NTAC TO : J I N G A FI L M S / D U R AÇ ÃO : 8 4’

ALEJANDRO COHEN ARAZI

Maximiliano volta à terra onde viveu para o funeral do pai e tratar de papéis. Lá, esperam-no os irmãos e o corpo do pai que ainda está onde morreu. Mas é preciso respeitar os seus desejos. E todos na terra parecem pouco preocupados com tudo. O passado volta num clima de horror e trivialidade. Cinema argentino com imagens eventualmente chocantes. Maximiliano returns to his hometown for his father funeral and deal with the paperwork. His brothers are waiting and so is his father’s corpse, still where he died. But his father’s wishes have to be respected. And nobody seems to care much about the situation. The past returns in horror and triviality. Argentinean cinema with shocking images.

- 32

1ª longa-metragem de ficção do realizador argentino, depois do documentário “Cancer de Máquina” (2015).

First feature of this Argentinean director, following the documentary “Cancer de Máquina” (2015).


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

V O R T E X , D AW N O F T H E S O V E R E I G N T Y

TÍTULO ORIGINAL: VORTEX , L’ AUBE DE L A SOVER AINE TÉ / PAÍS: FR ANÇ A / RE ALIZ AÇ ÃO: MICHEL ROUSSE AU / ANO: 2021 / ARGUMENTO: MICHEL ROUSSE AU / AC TORES: MICHEL ROUSSE AU, CERISE ROUSSE AU, EMILE ROUSSE AU, TERENCE ROUSSE AU / CONTAC TO: PROMOFES T / DUR AÇ ÃO: 72’

Filme de animação futurista que apresenta de facto o sonho de um homem só, o realizador Michel Rousseau, e a sua visão do nosso futuro longínquo. Esta é a saga da jovem Serena que inventou uns óculos que lhe permitem detectar vertices e levar-nos a fabulosos mundos, cheios de robots e andróides, mostrando que não há fronteiras quando se trata de cinema de animação. Este filme tem já 29 prémios internacionais entre os quais o Cannes World Film Festival (Melhor Filme de Ficção Científica), Hollywood Film Awards (Melhor Filme, Montagem, Banda-sonora, Som), Los Angeles Film Awards ou New York Film Awards.

MICHEL ROUSSEAU

Primeira longa-metragem deste realizador e actor francês.

First feature by this French actor and director.

This is futuristic animation feature representing the dream of a man, French director Michel Rousseau, and his vision of our far-way future. Young Serena has invented some goggles that allow the detection of vortexes which lead us to fabulous worlds, full of robots and androids, showing clearly there are no boundaries for animation films. This feature already has 29 international awards, among them in Cannes World Film Festival (Best Sci-Fi feature), Hollywood Film Awards (Best Feature, Editing, Original Score, Sound), Los Angeles Film Awards or New York Film Awards. 33 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS

XXXHOLIC

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : X X X H O L I C / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : M I K A N I N AG AWA / A N O : 202 2 / A R G U M E N T O : E R I K A YO S H I DA / AC T O R E S : R Y U N O S U K E K A M I K I , KO H S H I B A S A K I , H O K U T O M AT S U M U R A / F O T O G R A F I A : DA I S U K E S O M A / C O N TAC T O : S H O C H I K U C O . LT D . / D U R AÇ ÃO : 110 ’

MIKA NINAGAWA

Um estudante chamado Watanuki que vê fantasmas quer uma vida normal. Para se ver livre do que o atormenta, é guiado por uma borboleta até uma loja de uma bruxa onde se lê “posso satisfazer qualquer desejo”. O que se segue é um mergulho num mundo onírico e belo em que cada desejo concedido tem um preço. E ele tem de pesar o que realmente é importante para ele. Uma superprodução baseada numa manga muito popular de Clamp, onde a imaginação e a grande tradição estética japonesa nos mergulha numa história de fantasia e acção. A student called Watanuki who sees ghosts, needs a normal life. To get rid of what torments him, he is led by a butterfly to a witches’ shop where he can read “wishes granted”. What follows is a dive into a magnificent dreamlike world where everything comes with a price. And he must consider what is really important for him. A big budget feature based on a very popular manga by Clamp that leads us into 14a world of imagination and the great Japanese aesthetic tradition packed with fantasy and action. - 34

Realizadora e argumentista, nasceu em Chofu, no Japão, em 1972. Iniciou-se com “Sakuran” (2016), seguindo-se “Helter Skelter” (2012) e “No Longer Human” (2019), entre outros. Realizou ainda o videoclip “Alicia Keys: Girl on Fire, Japanese version” (2013)

Director and Screenwriter, she was born in Chofu, Japan, in 1972. She debuted with “Sakuran” (2016), followed by “Helter Skelter” (2012) and “No Longer Human” (2019), among others. She also directed the music video “Alicia Keys: Girl on Fire, Japanese version” (2013).


SECÇÃO OFICIAL / OFFICIAL SECTION

C I N EMA FAN TÁSTICO FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL DE CURTAS-METRAGENS FANTÁSTICAS SHORT FILMS

ELENA

B I R U T É S O D E I K A I T É - 13 ’ (L I T/F R A /C R OÁ )

FLEDGE G R A N D PA

HANNI DOMBE , TOM KOURIS - 15’25’’ (ISR) VA L E N T I N E R O L L A N D, T H É O B O N G I OVA N N I , H U G O M A R T I N S ,

SOPHIE OU VR ARD, THOM A S PIOT, NELL MOLINIER - 6’ 46’’ (FR A ) NIGHT BREAKERS PA R T FO R E V E R

G A B R I E L C A M P OY, G U I L L E M L A F OZ - 17 ’ (E S P ) A L A N CH U N G -A N O U - 12 ’ 33’ ’ ( TA IWA N)

SHINY NEW WORLD

J A N V A N G O R K U M - 8 ’4 3 ’ ’ ( P A Í S E S B A I X O S )

THE FLIGHT OF BANOG TOLD YOU TRANVIA

C ARLOS BAENA - 8’50’’ (ESP)

UNHEIMLICH VISITORS

E LV E R T B A Ñ A R E S - 9 ’ ( F I L I P )

C ASHELL HORGAN - 9’ (IRL )

FA B I O CO LO N N A - 15’ ( M É X )

KERNICHI UG ANA - 16’21’’ ( JAP)

W H I L E W E S TAY E D AT H O M E ZMIENA

G I L V E R S E LY - 5 ’ ( I S R )

P I E R R E R E N V E R S E A U - 1 3 ’4 6 ( F R A )

35 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS

ELENA

FLEDGE

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : E L E N A / PA Í S : L I T UÂ N I A / F R A N Ç A /C R OÁC I A / R E A L I Z AÇ ÃO : B I R U T É S O D E I K A I T É / A N O : 202 1 ARGUMENTO: BIRUTÉ SODEIK AITÉ / C O N TAC T O : AG N E @ A R T S H O T. LT / D U R AÇ ÃO : 13 ’

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : F L E D G E / PA Í S : I S R A E L / R E A L I Z AÇ ÃO : H A N I D O M B E , T O M KO U R I S / A N O : 202 1 / ARGUMENTO: HANI DOMBE /

Elena voa e encontra o seu par. Beleza num bailado como só o cinema de animação consegue mostrar.

C O N TAC T O : A M I T@T H E H I V E P R O .C O M / D U R AÇ ÃO : 1 5’ 2 5’ ’

Elena flies and finds her match. Beauty in a dance that is only possible in animation. A Avó e a Neta. A magia expressa-se através das folhas que lhes crescem nos braços. Mas a juventude rebelde nem sempre respeita a herança. Poesia e afecto dominam apesar de tudo. Animação. A grandmother and her granddaughter. Magic expresses through the leaves that grow in their arms. But youth not always respects their heritage. Poetry and affection yet dominate. Animation.

- 36


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS

NIGHT BREAKERS GRANDPA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : N I G H T B R E A K E R S / PA Í S : E S PA N H A / R E A L I Z AÇ ÃO : G A B R I E L C A M P OY, G U I L L E M L A F O Z / F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : G R A N D PA /

A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : G A B R I E L C A M P OY,

PA Í S : F R A N Ç A / R E A L I Z AÇ ÃO : VA L E N T I N E R O L L A N D,

GUILLEM L AFOZ /

T H É O B O N G I OVA N N I , H U G O M A R T I N S ,

C O N TAC T O : G A B I C A M P OY@ G M A I L .C O M /

S O P H I E O U V R A R D, T H O M A S P I OT, N E L L M O L I N I E R /

D U R AÇ ÃO : 17 ’

A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : VA L E N T I N E R O L L A N D, T H É O B O N G I OVA N N / C O N TAC T O : F E S T I VA L @ M I Y U. F R / D U R AÇ ÃO : 6’4 6’ ’

Um grupo de homens e mulheres tentam preservar a luz que os mantém vivos e protegidos do perigo que os vai dizimando. Selecção Festival Sitges.

A neta aprende a lidar com a morte do avô lembrando o que ele costumava fazer. Animação.

A group of men and women try to preserve the light that keeps them alive from a danger that is slowly killing them all. Selected for the Sitges Festival.

A child learns to deal with her grandfather’s death, remembering what he used to do. Animation.

37 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS

SHINY NEW WORLD PART FOREVER

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : S H I N Y N E W W O R L D / PA Í S : PA Í S E S B A I X O S / FICHA TÉCNICA // TÍTULO ORIGINAL: PART FORE VER / PAÍS: TAIWAN / REALIZAÇÃO: AL AN CHUNG-AN OU / ANO: 2021 / ARGUMENTO: AL AN CHUNG-AN OU / CONTACTO: BIGDRE A ML AND2018@GM AIL .COM /

R E A L I Z AÇ ÃO : J A N VA N G O R K U M / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : J A N VA N G O R K U M / C O N TAC T O : M O N I Q U E @ M A K E WAY F I L M .C O M / D U R AÇ ÃO : 8 ’43 ’ ’

DURAÇÃO: 12’33’’

Uma mulher lamenta a morte da irmã. E o marido não a consegue arrancar do caixão. Até que o inesperado acontece. A woman cannot stop grieving her sister’s death. And her husband is unable to separate her from her sister’s coffin. Until the unexpected happens.

- 38

Tudo num dia normal de trabalho. Mas será mesmo? Uma comédia de horror que mete limpezas muito originais. All in a normal day’s work. Or is it not? A horror comedy that includes very strange cleanings.


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS

THE FLIGHT OF BANOG

TOLD YOU

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : A S PAG L U PA D K A B A N O G / PA Í S : F I L I P I N A S / R E A L I Z AÇ ÃO : E LV E R T B A Ñ A R E S / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : J E S U S I N S I L A DA / C O N TAC T O : E LV E R T B A N A R E S @ G M A I L .C O M / D U R AÇ ÃO : 9 ’ F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : T O L D YO U / PA Í S : I R L A N DA / R E A L I Z AÇ ÃO : C A S H E L L H O R G A N / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : C A S H E L L H O R G A N /

As lendas dos povos indígenas das Filipinas, histórias de amor e ressurreição.

C O N TAC T O : C A S H E L L H O R G A N @YA H O O . I E / D U R AÇ ÃO : 9 ’

The legends of the indigenous peoples of the Philippines, stories of love and resurrection. Um rapazinho é mandado para a cama. Os temores começam mas ninguém se importa muito. Mas alguém está atento. A little boy is sent to bed. The terror begins but nobody seems to care. But someone is attentive.

39 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS

UNHEIMLICH

TRANVIA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : U N H E I M L I C H / PA Í S : M É X I C O / R E A L I Z AÇ ÃO : FA B I O C O L O N N A / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : FA B I O C O L O N N A / C O N TAC T O : R E S E R VA F I L M S @ G M A I L .C O M / FI CH A TÉ CNI C A // TÍTU LO O RIG IN A L : TR A N V I A /

D U R AÇ ÃO : 1 5’

PA ÍS : E S PA NH A / RE A LIZ AÇ ÃO : C A R LOS BA E N A / A N O : 2021 / A RG UME NTO : C A R LOS BA E N A / CO NTAC TO : INTE R N ACI O N A L @AG E N CI A FR E A K .COM / DU R AÇ ÃO : 8’ 50’ ’

Uma mulher acorda ao ouvir ruídos. Que casa é aquela, que monstros a habitam? Curta Vencedora do Prémio Paul Naschy do Festival de Sitges 2021.

Uma mulher entra num carro-eléctrico muito especial. O que a aguarda é uma viagem aos infernos. Ou é apenas um sonho?

A woman wakes up hearing strange noises. What house is that, which monsters live there? Winner of the Paul Naschy Award at the Sitges festival 2021.

A woman boards a tram. What is waiting for her is a journey to hell. Or is it just a dream?

- 40


C I N E M A F A N T Á S T I C O

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS

WHILE WE STAYED AT HOME VISITORS

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : W H I L E W E S TAY E D AT H O M E / PA Í S : I S R A E L / R E A L I Z AÇ ÃO : G I L V E S E LY / A N O : 202 1 / F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : V I S I T O R S /

A R G U M E N T O : G I L V E S E LY /

PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : K E N I C H I U G A N A /

C O N TAC T O : B M H A R E L @ G M A I L .C O M /

A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : K E N I C H I U G A N A /

D U R AÇ ÃO : 5’

C O N TAC T O : W I L DV I R G I N . M OV I E @ G M A I L .C O M / D U R AÇ ÃO : 1 6’ 2 1 ’ ’

Um lugar estranho com gente ainda mais estranha. Afinal quem é aquela gente? Tudo ao melhor estilo do clássico fantástico de horror.

Uma passagem de peões, em plena pandemia. Um homem e uma mulher esperam em lados diferentes pelo sinal de travessia para peões. A sedução começa. A zebra crossing, in pandemic times. A man and a woman wait on opposite sides for the green light to cross the street. Seduction begins.

A strange place with stranger people. Who are they, after all? A short in the best classic horror fantasy style.

41 -


C I N E M A F A N T Á S T I C O

ZMIENA

F I CH A TÉ C N I C A // TÍT U LO O R I G I N A L : Z M I E N A / PA Í S : FR A N Ç A / R E A LI Z AÇ ÃO : PI E R R E R E N V E R S E AU / A N O : 2021 / A RG UM E NTO : PI E R R E R E N V E R S E AU / CO NTAC TO : CO N TAC T@R U R I K S A L L E .CO M / D U R AÇ ÃO : 13 ’ 46’ ’

Um homem, um quarto. Lá fora, a Natureza. Kafka segundo o francês Pierre Renverseau. Selecção Festival de Strasbourg. A man in a room. Outside, nature. Kafka by French director Pierre Renverseau. Selection of the Strasbourg Festival.

- 42

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS


SECÇÃO OFICIAL / OFFICIAL SECTION

S E MANA D OS REALIZAD O R E S FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS BABY ASSASSINS BROKEN BLOOMS CONFESSION

YÛGO SAK AMOTO (JAP) LUISITO L AGDA MEO IGNACIO (FILIP)

YO O N J O NG -S EO K (CO R . SUL )

ESCAPE FROM MOGADISHU EVICTION JACINTO SARALISH

S EUNG -WA N RYO O (CO R . SUL )

M AT É FA Z E K A S (H U N G ) J AV I C A M I N O (E S P ) YA S E R A H M A D I & B E H R O O Z B A G H E R I ( A F E G / I R Ã O)

T H E G O O D FAT H E R

S H O K ATAO K A ( JA P)

FORA DE COMPETIÇÃO | FILME DE ENCERRAMENTO EVERY THING, NOTHING AND SOMETHING ELSE

M A R I N A KO N D R AT I E VA (U C R /L I T )

43 -


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

BABY ASSASSINS

T Í T U L O O R I G I N A L : B A B Y WA L K U R E / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : H U G O S A K A M O T O / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : H U G O S A K A M O T O / AC T O R E S : S AO R I I Z AWA , A K A R I TA K A I S H I , Y U K I N A K U K U S H I M A , M A S A N O R I M I M O T O , M O N E A K I TA N I / C O N TAC T O : R I G H T S C U B E I N C / D U R AÇ ÃO : 9 5’

HUGO SAKAMOTO

A alienação da juventude, “dressplay” e a tecnologia à japonesa numa época em que a insensibilização da juventude é promovida em jogos e filmes. Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre que gostam de muita acção. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita. Assassínios fáceis e rápidos que lhes dão prazer, são a receita para estas duas. As vítimas podem ser Yakuza ou apenas gente que lhes passa à frente, ninguém escapa. Boas interpretações de Saori Izawa (Mahiro) e Akari Takaishi (Chisato). Alienation, dressplay and technology Japanese style in a time when video games and films promote youth numbness in relation to others. Chisato and Mahiro are two high school girls who are about to graduate. They also happen to be high skilled assassins. When the organization they work for orders them to live together, they develop the perfect partnership. Lots of action and fun is the recipe for these girls. Yakuza or just plain people, no one escapes them. Great performances by Saori Izawa (Mahiro) and Akari Takaishi (Chisato). - 44

Realizador japonês, responsável por “A Janitor” (2021).

Japanese director, responsible for “A Janitor” (2021).


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

BROKEN BLOOMS

T Í T U L O O R I G I N A L : B R O K E N B L O O M S / PA Í S : F I L I P I N A S / R E A L I Z AÇ ÃO : LU I G I L AG DA M E O I G N AC I O / A N O : 2022 / AC T O R E S : J E R I C G O N Z A L E S , M S J O C E LY N J O S E , T H E R E S E M A LVA R , N O R M A N B A L B U E N A / C O N TAC T O : I G N AC I O F I L M S - F E R D I N A N D L A P U Z / D U R AÇ ÃO : 107 ’

LUISITO LAGDAMEO IGNACIO

No início da pandemia, Cynthia e Jeremy são dois jovens recém-casados. Na sua pobre comunidade, não há só dificuldades mas também solidariedade e calor. Entre todos, a vida continua entre choros e risos. Mais um filme de Luisito Lagdameo Ignacio, depois do brutal “School Service”, apresentado no Fantasporto 2019 na presença do realizador e que ganhou prémio da Melhor Actriz. Lagdameo é um dos realizadores filipinos que melhor ilustra a violência das ruas de Manila.

Louie Ignacio é um realizador e director de fotografia conhecido pelos seus filmes “Asintado” (2014), “Lovestruck” (2005) e “Tropang potchi” (2009), entre outros. “Laut” foi exibido no Fantasporto 2016, tal como “School Service”, premiado em 2019 na presença de realizador. “School Service” venceu também o Festival de Barcelona de Filme Asiático.

In the beginning of the pandemic. Cynthia and Jeremy are newly wedded. In their poor community, life is filled with difficulties but also solidarity and warmth. Life goes on, in the middle of laughter and cries. A new film by Luisit Lagdameo following the brutal “School Service, presented in Fantasporto in 2019, in the presence of the director, and awarded Best Actress SR. Lagdameo is known for his accurate pictures about the streets of Manila.

Louie Ignacio is a director and cinematographer, known for “Asintado” (2014), “Lovestruck” (2005) and “Tropang potchi” (2009). “Laut” was screened in Fantasporto 2016 as well as “School Service” (2019) which was given an award in the presence of the director. “School Service” also was the winner of the Asian Film Festival in Barcelona.

45 -


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

CONFESSION

T Í T U L O O R I G I N A L : C O N F E S S I O N / PA Í S : C O R E I A D O S U L / R E A L I Z AÇ ÃO : YO O N J O N G S E O K / A N O : 2020 / A R G U M E N T O : YO O N J O N G S E O K / AC T O R E S : S O J I -S E O B , Y U N J I N K I M , J I N -A H I M / C O N TAC T O : L O T T E E N T E R TA I N M E N T / D U R AÇ ÃO : 102 ’

YOON JONG SEOK

Um homem casado com a filha de um magnata tem um acidente de carro quando volta com a amante de um encontro amoroso. Nesse acidente, morre um homem. Tentando descobrir modos de esconder o sucedido, ele e a amante inventam uma história para eles plausível. Mas não contam com as pistas que deixam para trás. E quando uma advogada se apresenta para o defender, as coisas complicam-se a sério. Um filme cheio de reviravoltas inesperadas, a mostrar a vitalidade do cinema coreano. A man married to the daughter of a powerful tycoon, has a car accident when returning to the city with his lover. A man dies in the accident. They must find a plausible story to tell. Yet they don’t consider the clues they leave behind. And when a woman lawyer presents herself to defend him, things get really complicated. A film filled with unexpected twists, showing the vitality of Korean cinema.

- 46

“Marine Boy” (2009) foi a primeira longa-metragem deste realizador, seguida da curta-metragem “Cross” em 2010. “Confession” é a sua segunda longa-metragem.

“Marine Boy” (2009) was this director’s first feature, followed by the short “Cross” in 2010. “Confession” is his second feature.


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

ESCAPE FROM MOGADISHU

T Í T U L O O R I G I N A L : M O G A D I S H U / PA Í S : C O R E I A D O S U L / R E A L I Z A Ç Ã O : S E U N G -WA N R YO O / A N O : 2 02 1 / A R G U M E N T O : L I - C H E O L L E E , S E U N G -WA N R YO O / A C T O R E S : K I M YO O N -S E O K , I N -S U N G J O , J O O N - H O H U H / F O T O G R A F I A : YO U N G - H WA N C H O I / C O N TA C T O : L O T T E E N T E R TA I N M E N T / D U R A Ç Ã O : 1 5 3 ’

SEUNG-WAN RYOO Baseado numa história real, passada em 1991, quando a Coreia do Sul

Realizador coreano, deu nas vistas com “Crying Fist” (2005), que

e a Coreia do Norte lutam ainda pelo reconhecimento como países

foi vencedor do Prémio FIPRESCI e seleção do Festival de Cannes.

separados na Nações Unidas. O embaixador da Coreia do Sul em

Seguem-se entre outros, “City of Justice” (2006), “The Injust”

Mogadishu, capital da Somália, recebe um pedido de ajuda do seu

(2010), um enorme êxito de bilheteira, e “The Battleship Island”

“inimigo”, o embaixador da Coreia do Norte, em fuga do caos e massa-

(2017). “Escape from Mogadishu” foi o candidato coreano aos

cres que decorrem nas ruas. Uma história de violência cega mas

Óscares de 2022.

também de humanidade, com uma realização notável do multi-premiado Seung-wan Ryoo e grande interpretação do actor de Kim Yoon-seok. Filme vencedor do Prémio da Associação de Críticos de Cinema e candidato aos Óscares 2022 pela Coreia do Sul.

This Korean diretor became first known for his “Crying Fist” (2005), winner of the FIPRESCI Award and selected for the Cannes Film

Based on a true story, set in 1991, when South Korea and North Korea are fighting in the United Nations as two separate countries. The South Korea ambassador in Mogadishu, Somalia’s capital, receives a call for help from his “enemy”, the ambassador of the North, escaping from the chaos and massacres that are happening in the streets. A story of blind violence but also of humanity, with a remarkable direction of multi-awarded director Seung-wan Ryoo and a great performance by actor de Kim Yoon-seok. This film was the recipient of the Film Critics Award and South Korea’s nominee for the 2022 Oscars.

Festival. It was followed by “City of Justice” (2006), “The Injust” (2010), a huge box-office hit, and “The Battleship Island” (2017). “Escape from Mogadishu” was the Korean nominee to the Oscars 2022.

47 -


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

EVICTION

T Í T U L O O R I G I N A L : K I L A KO LTATÁ S / PA Í S : H U N G R I A / R E A L I Z AÇ ÃO : M AT É FA Z E K A S / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : M AT É FA Z E K A S / AC T O R E S : Á KO S O R O S Z , M A R I N AG Y, A N N A M Á R I A L Á N G / C O N TAC T O : H U N G A R Y F I L M I N S T I T U T E / D U R AÇ ÃO : 87 ’

MATÉ FAZEKAS

- 48

Richard é um ambicioso oficial de diligências a quem finalmente entregam um caso de despejo, uma casa onde vive uma senhora de idade que se recusa a sair. Mais, ela ameaça matar-se numa grande explosão, se ele entrar na casa. O que parecia uma acção de rotina torna-se num caso importante na cidade em que todas as forças policiais e civis participam, enquanto a burocracia impede um desfecho satisfatório. Richard cedo perde o controle da situação. Primeira longa-metragem do realizador Maté Fazekas.

Estudou na Universidade Elte em Budapeste. Como argumentista e realizador, trabalhou na mais popular série de TV Húngara e a que também esteve mais tempo no ar. Também desenvolveu um projecto para a HBO. Realizou a curta “Dad’s Heart” (2019). “Eviction” é a sua primeira longa-metragem.

Richard, an ambitious young court bailiff gets his first case: the eviction of an old lad who refuses to leave her home. But on the day of the eviction, the lady will not leave the house and threatens to blow herself up if he enters. A routine task becomes a city event with all forces envolved and with bureaucracy preventing any action. All authorities are brought in and Richard loses control. First feature by director Maté Fazekas.

He studied at Elte University in Budapest. As a screenwriter and director, he worked on TV on Hungary’s most popular and longest-running TV series and developed a project for HBO. He directed “Dad’s Heart” (2019) a short film. “Eviction” is his first feature.


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

JACINTO

T Í T U L O O R I G I N A L : J A C I N T O / P A Í S : E S P A N H A / R E A L I Z A Ç Ã O : J AV I C A M I N O / A N O : 2 0 2 1 / A R G U M E N T O : J AV I C A M I N O / A C T O R E S : P E D R O B A N D A R I Z , A N X E L A B A L T A R , C O R I N N A R A U T E N B E R G , J UA N M A B U I T U R Ó N / CO N TAC TO : O N E- E Y E D / D U R AÇ ÃO : 95’

JAVI CAMINO

A vida pacata de uma aldeia galega é abalada pela chegada de uma filha de terra e da sua amiga sueca, ambas pertencentes a uma banda de “heavy metal”. Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa. E a perspectiva que ele tem sobre elas muda nesta história de intolerância que lembra “Easy Rider”. Este filme foi Prémio de Público da Secção Panorama no Festival de Sitges e Prémio do Júri no Festival de Austin.

“Jacinto” é a segunda longa-metragem do realizador, depois de “Damn Bastard!” (2008). Realizou ainda trabalhos para a televisão, nomeadamente “Casa Manola” (2014-2017) e curtas-metragens como “Un Chico Raro”(2009).

The quiet life in a remote village in Galicia is shaken by the arrival of a daughter of the place who brings her Swedish friend with her, both members of a heavy metal band. To Jacinto, a mental patient who believes in what the priest says, they are the devil. And the perspective about their arrival turns into a story of intolerance. Reminding us of “Easy Rider”, this film was the audience Award of the Panorama Section of the Sitges Festival and the Jury Award at the Austin Film Festival.

“Jacinto” is the second feature by Javi Camino, following “Damn Bastard!” (2008). Having worked on television, he is known for the series Casa Manola” (2014-2017) and some shorts such as “Un Chico Raro” (2009).

49 -


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

SARALISH

T Í T U L O O R I G I N A L : M O B A D E L E ( S A R A L I S H ) / PA Í S : I R ÃO /A F E G A N I S TÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : YA S E R A H M A D I , B E H R O O Z B AG H E R I / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : B E H R O O Z B AG H E R I / AC T O R E S : H O J AT O L A H N A J A F P O U R , FA R I D S A L AVAT I , M A R YA M R E Z A E I , L E I L A S A K H I Z A D E H / F O T O G R A F I A : A L I H O S E Y N Z A D E / C O N TAC T O : R A M I N FA R Z A N E H / D U R AÇ ÃO : 76’

“Saralish” significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje,

YASER AHMADI

os homens dominam. Dois deles combinam a troca das filhas. Uma menina, Anar, é trocada por outra um pouco mais velha, Tara, sem

Produtor e realizador nascido em 1985 em Isfahan no Irão. Tem licen-

se dar conta do que lhe está a acontecer e sem qualquer intervenção

ciatura em Cinema. Director do Simorgh Khatere Tara Cinema Insti-

das mães. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia

tute. Entre os seus filmes, muitos documentários estão “Death of a

para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre

Nightmare” (2001), “Endless Trouble” (2003), “Jabbar” (2017),

da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Entretanto, sem

“Creativity from the Window of Truth” (2011), “Bitter Plant” (2018),

se dar conta da tragédia, os rapazes da aldeia fazem instrumentos

“Baghman Slimming Show” (2016) ou a longa-metragem “Goodbye

musicais com os despojos da guerra e descobrem novos caminhos.

Cinema Movie” (2020).

Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens. Este filme recebeu o Prémio de Melhor Realização no Festival Lifft na Índia. “Saralish” means arranged marriage. In rural Iran, men dominate.

Producer and director born in 1985 in Isfahan in Iran, majoring in cinema.

A little girl is exchanged by another one, not even knowing what is happe-

Manager of Simorgh Khatere Tara Cinema Institute. Among his films,

ning to her, and she is now the wife to an old man. And the mothers have

many documentaries, are “Death of a Nightmare” (2001), “Endless

no say in this. But when an afeghani woman who has been educated

Trouble” (2003),”Jabbar” (2017), “Creativity from the Window of Truth”

in Germany returns to solve her own marriage arrangement that took

(2011), “Bitter Plant” (2018), “Baghman Slimming Show” (2016) or the

place before she was even born, the situation of all the women there only

feature “Goodbye Cinema Movie” (2020).

gets worse. In the meantime, the boys play with the remains of war but also begin discovering new paths. An alert to human rights situation. Best direction Award at the LIFFT Festival in India. - 50


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA | MANOEL DE OLIVEIRA AWARD

T H E G O O D FAT H E R

T Í T U L O O R I G I N A L : T H E G O O D FAT H E R / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : S H O K ATAO K A / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S H O K ATAO K A / AC T O R E S : H I R O S H I TA M A K I , S A R A M I N A M I , R Y U S E I O N I S H I / F O T O G R A F I A : YA S U S H I H A N A M U R A / C O N TAC T O : C U LT U R E E N T E R TA I N M E N T C O . LT D / D U R AÇ ÃO : 10 0 ’

SHO KATAOKA

O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família. Dos produtores de “Ghostmaster”, vencedor do Fantasporto 2020 e “Drive my Car”, com 4 nomeações para os Óscares de 2022.

Nascido em 1982, a sua curta “Jellyfish Boy” (2011) recebeu 14 prémios internacionais. A primeira longa-metragem, “1/11 Juichibunnoichi” (2014) foi seleccionada para o Bucheon Film Festival. Seguiu-se “Tamako-chan to Kokkubô” (2015). “The Good Father” é a sua terceira longa-metragem.

Doctor Shiro Kubo, whose family had a severe accident leaving the mother in a coma, is called to treat a strange disease. His daughter is suspicious of the woman who claims to be her mother after leaving the coma. Who is the woman who pretends to be her mother? A father must do everything he can to bring tranquillity to his family. From the producers of “Ghostmaster”, winner of Best Film in Fantasporto 2020, and “Drive My Car”, with 4 Oscar nominations in 2022.

Born in 1982, his short “Jellyfish Boy” (2011) received 14 international awards. His feature debut “1/11 Juichibunnoichi” (2014) was selected for the Bucheon Film Festival. It was followed by “Tamako-chan to Kokkubô” (2015). “The Good Father” is his third feature.

51 -


S E M A N A D O S R E A L I Z A D O R E S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES FORA DE COMPETIÇÃO | OUT OF COMPETITION

E VERY THING , NOTHING AND SOMETHING ELSE

T Í T U L O O R I G I N A L : E V E R Y T H I N G , N O T H I N G A N D S O M E T H I N G E L S E / PA Í S : U C R Â N I A / A N O : 2020 R E A L I Z AÇ ÃO : M A R I N A KO N D R AT I E VA / A R G U M E N T O : M A R I N A KO N D R AT I E VA / AC T O R E S : D E N I S G R A N C H A K , TAT I A N A I G N A S H K I N A , A N T O N R AV I T S K I Y, Y U R I Y KO N D R AT I E V, K AT E R Y N A M O L C H A N OVA / C O N TAC T O : O N E - E Y E D / D U R AÇ ÃO : 8 0 ’

MARINA KONDRATIEVA Nove histórias reais passadas num Taxi. Um taxista no seu primeiro dia

Nasceu em Kiev, filha de um renomado matemático. Estudou na Ale-

de trabalho, tem um padre que lhe fala de Deus. E depois tem um

manha e depois no Kiev State Institute. Realizadora e argumentista,

acidente. Sonho ou realidade? Ele vai viver e participar a seu modo nas

já com 7 documentários realizados e com vários prémios internacionais,

vidas dos seus passageiros. Histórias de vida e morte, humanidade

decide entrar na ficção em 2009. Entre os seus documentários

e caos. Filmado nas ruas de Kiev, capital de Ucrânia.

saliente-se “Today” (1998), “Atelier (1998), “100 Years in Search of Loneliness” (2000), este premiado na Grécia e na Suíça e noutros

Nine real life stories happening in a taxi. The driver, on his first day of work,

países. “Once I shall wake up” é a sua primeira ficção (2009)

has a priest that tells him about God. And an accident. Dream or reality?

e “Everything, Something and Something Else” (2021) a sua segunda

The driver participates willingly or not, in the lives of his passengers. Stories

longa-metragem.

of life and death, humanity and chaos. Shot in the streets of Kiev, the capital city of Ukraine.

She was born in Kiev, the daughter of a famous mathematician. She studied in Germany and in the Kiev State Institute. A director and a scriptwriter, with 7 documentaries already awarded internationally, she starts in fiction in 2009. Among her documentaries are “Today” (1998), “Atelier (1998) or “100 Years in Search of Loneliness” (2000), this one awarded in Greece and in Switzerland. “Once I shall wake up” (2009) is her first feature and “Everything, Something and Something Else” (2021) her second.

- 52


SECÇÃO OFICIAL / OFFICIAL SECTION

ORIEN T EX P RESS FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS COMPETIÇÃO | COMPETITION

2049: HEDGEHOG EFFEC T ANNUL AR ECLIPSE BABY ASSASSINS

ZH A NG CHI (CHIN A ) YÛGO SAK AMOTO (JAP)

CHICKEN OF THE MOUND CONFESSION

CH I E N - CH I N G CH U ( TA IWA N)

XI CHE N (CHIN A )

YO O N J O NG S EO K (CO RE IA D O SUL )

ESCAPE FROM MOGADISHU

S EUNGWA N RYO O (CO RE IA D O SUL )

MS LUPIN ( A .K . A DAUGHTER OF LUPIN)

H I D E KI TA KE U CH I ( JA P)

OX- H E A D V I L L AG E

TA K A S H I S H I M IZU ( JA P)

T H E G O O D FAT H E R

S H O K ATAO K A ( JA P)

THE L AWS O F THE UNI V E RS E - THE AG E O F E LO HIM THE MOLE SONG

ISAMU IMAK AKE (JAP)

TA K A S H I M I I KE ( JA P)

53 -


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

2049: HE D G E H O G E FFEC T

T Í T U L O O R I G I N A L : 2049: T H E H E D G E H O G E F F E C T / PA Í S : TA IWA N / R E A L I Z AÇ ÃO : C H I E N - C H I N G C H U / A N O : 2021 / A R G U M E N TO : T I N A L I N , L I - DA H S U / AC TO R E S : T S U -X I L I N , C H R I S T I N A M O K , W E I -M I N G C H E N / E F E I TO S V I S UA I S : C H AO - C H U N G WA N G / CO N TAC TO : G R E E N E R G R A S S / D U R AÇ ÃO : 162 ’

CHIEN-CHING CHU

Os efeitos especiais de alta qualidade tornam credível este futuro próximo e um exemplo do que poderá ser a nossa vida com a tecnologia a invadir tudo, desde as nossas profissões ou até acesso a sonhos e pesadelos. Num futuro possível uma mulher tenta matar-se no alto de um arranha-céus, rodeada de drones. A sua psiquiatra quer saber o que a leva a tal desespero. História de amores, desamores, droga e família. The amazing special effects make this near future credible and an example of what could possibly be our life with technology invading every part of it, from our jobs to domestic robots or access to our dreams. In this probable future, a woman is on the ledge of a skyscraper waiting to the right moment to jump, already surrounded by drones. Her therapist tries to explain what has taken her to such despair. A story of falling in and out of love, of drugs and family.

- 54

Realizador e argumentista de televisão conhecido pela série “Love By Design” (2016). “2049: The Hedgehog Effect” é a sua primeira longa-metragem.

Director and screenwriter known for the television series “Love By Design”. “2049: The Hedgehog Effect” is his first feature.


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

ANNUL AR ECLIPSE

T Í T U L O O R I G I N A L : A N N U L A R E C L I P S E / PA Í S : C H I N A / R E A L I Z AÇ ÃO : Z H A N G C H I / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : Z H A N G C H I / AC T O R E S : L I U L U , Y E T I N G , Z H U H O N G YA N G / E F E I T O S V I S UA I S : FA N G Y I / C O N TAC T O : PA R A L L A X C H I N A / D U R AÇ ÃO : 97 ’

ZHANG CHI

Em 2030, numa metrópole que lembra “Blade Runner, o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização. Com uma estética “cyberpunk”, oferece-se uma perspectiva do mundo do crime em que a componente humana não desaparece. Uma grande produção chinesa, com espantosos efeitos visuais e que mostra uma versão fabulosa da Arquitectura do futuro. Selecção do festival de Busan.

Realizador chinês, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Moscovo com a sua primeira longa-metragem, “In Search of Echo” (2019). “Annular Eclipse” é a sua segunda longa-metragem.

Set in 2030, the film is about the assassin Ge trying to find his lost memories while completing missions for his “father” organization. It has a Cyberpunk aesthetic that portrays the landscapes of future China and its possible crime world where, despite technology, the human component still endures. A big budget Chinese feature with a fabulous vision of future architecture. Selection of the Busan Film Festival.

Chinese diretor, he won the Jury Special Award at the Moscow Film Festival with his first feature, “In Search of Echo” (2019). “Annular Eclipse” is his second feature.

55 -


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

BABY ASSASSINS

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : B A B Y WA L K U R E / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : H U G O S A K A M O T O / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : H U G O S A K A M O T O / AC T O R E S : S AO R I I Z AWA , A K A R I TA K A I S H I , Y U K I N A K U K U S H I M A , M A S A N O R I M I M O T O , M O N E A K I TA N I / C O N TAC T O : R I G H T S C U B E I N C / D U R AÇ ÃO : 9 5’

HUGO SAKAMOTO

- 56

A alienação da juventude, “dressplay” e a tecnologia à japonesa numa época em que a insensibilização da juventude é promovida em jogos e filmes. Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre que gostam de muita acção. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita. Assassínios fáceis e rápidos que lhes dão prazer, são a receita para estas duas. As vítimas podem ser Yakuza ou apenas gente que lhes passa à frente, ninguém escapa. Boas interpretações de Saori Izawa (Mahiro) e Akari Takaishi (Chisato).

Realizador japonês, responsável por “A Janitor” (2021).

Alienation, dressplay and technology Japanese style in a time when video games and films promote youth numbness in relation to others. Chisato and Mahiro are two high school girls who are about to graduate. They also happen to be high skilled assassins. When the organization they work for orders them to live together, they develop the perfect partnership. Lots of action and fun is the recipe for these girls. Yakuza or just plain people, no one escapes them. Great performances by Saori Izawa (Mahiro) and Akari Takaishi (Chisato).

Japanese director, responsible for “A Janitor” (2021).


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

CHICKEN OF THE MOUND

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : C H I C K E N O F T H E M O U N D / PA Í S : C H I N A / R E A L I Z AÇ ÃO : X I C H E N / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : X I C H E N / A N I M AÇ ÃO / C O N TAC T O : PA R A L L A X F I L M S / D U R AÇ ÃO : 8 3 ’

XI CHEN

Os robots dominam a Terra mas não escondem a nostalgia dos humanos que já não existem. E fazem o que eles faziam - lutam. Máquinas infernais, caranguejos e humanóides, numa fabulosa animação de ficção científica, seleccionada para o Festival de Annecy e Festival de Ottawa.

Segunda longa-metragem do realizador chinês, depois de “Bu Xing Zhi Nan” (2018).

Robots dominate Earth but are unable to forget the humans who no longer exist. So, they do what humanity used to do - they fight. Infernal machines, crabs and humanoids, in a fabulous sci-fi animation, selected for the Annecy Animation Festival and Ottawa Festival.

Second feature of this Chinese director, following “Bu Xing Zhi Nan” (2018).

57 -


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

CONFESSION

T Í T U L O O R I G I N A L : C O N F E S S I O N / PA Í S : C O R E I A D O S U L / R E A L I Z AÇ ÃO : YO O N J O N G S E O K / A N O : 2020 / A R G U M E N T O : YO O N J O N G S E O K / AC T O R E S : S O J I -S E O B , Y U N J I N K I M , J I N -A H I M / C O N TAC T O : L O T T E E N T E R TA I N M E N T / D U R AÇ ÃO : 102 ’

YOON JONG SEOK

- 58

Um homem casado com a filha de um magnata tem um acidente de carro quando volta com a amante de um encontro amoroso. Nesse acidente, morre um homem. Tentando descobrir modos de esconder o sucedido, ele e a amante inventam uma história para eles plausível. Mas não contam com as pistas que deixam para trás. E quando uma advogada se apresenta para o defender, as coisas complicam-se a sério. Um filme cheio de reviravoltas inesperadas, a mostrar a vitalidade do cinema coreano.

“Marine Boy” (2009) foi a primeira longa-metragem deste realizador, seguida da curta-metragem “Cross” em 2010. “Confession” é a sua segunda longa-metragem.

A man married to the daughter of a powerful tycoon, has a car accident when returning to the city with his lover. A man dies in the accident. They must find a plausible story to tell. Yet they don’t consider the clues they leave behind. And when a woman lawyer presents herself to defend him, things get really complicated. A film filled with unexpected twists, showing the vitality of Korean cinema.

“Marine Boy” (2009) was this director’s first feature, followed by the short “Cross” in 2010. “Confession” is his second feature.


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

ESCAPE FROM MOGADISHU

T Í T U L O O R I G I N A L : M O G A D I S H U / PA Í S : C O R E I A D O S U L / R E A L I Z AÇ ÃO : S E U N G -WA N R YO O / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : L I - C H E O L L E E , S E U N G -WA N R YO O / AC T O R E S : K I M YO O N -S E O K , I N -S U N G J O , J O O N - H O H U H / F O T O G R A F I A : YO U N G - H WA N C H O I / C O N TAC T O : L O T T E E N T E R TA I N M E N T / D U R AÇ ÃO : 1 5 3 ’

SEUNG-WAN RYOO Baseado numa história real, passada em 1991, quando a Coreia do Sul

Realizador coreano, deu nas vistas com “Crying Fist” (2005), que

e a Coreia do Norte lutam ainda pelo reconhecimento como países

foi vencedor do Prémio FIPRESCI e seleção do Festival de Cannes.

separados na Nações Unidas. O embaixador da Coreia do Sul em

Seguem-se entre outros, “City of Justice” (2006), “The Injust”

Mogadishu, capital da Somália, recebe um pedido de ajuda do seu

(2010), um enorme êxito de bilheteira, e “The Battleship Island”

“inimigo”, o embaixador da Coreia do Norte, em fuga do caos e massa-

(2017). “Escape from Mogadishu” foi o candidato coreano aos

cres que decorrem nas ruas. Uma história de violência cega mas

Óscares de 2022.

também de humanidade, com uma realização notável do multi-premiado Seung-wan Ryoo e grande interpretação do actor de Kim Yoon-seok. Filme vencedor do Prémio da Associação de Críticos de Cinema e candidato aos Óscares 2022 pela Coreia do Sul.

This Korean diretor became first known for his “Crying Fist” (2005), winner of the FIPRESCI Award and selected for the Cannes Film

Based on a true story, set in 1991, when South Korea and North Korea are fighting in the United Nations as two separate countries. The South Korea ambassador in Mogadishu, Somalia’s capital, receives a call for help from his “enemy”, the ambassador of the North, escaping from the chaos and massacres that are happening in the streets. A story of blind violence but also of humanity, with a remarkable direction of multi-awarded director Seung-wan Ryoo and a great performance by actor de Kim Yoon-seok. This film was the recipient of the Film Critics Award and South Korea’s nominee for the 2022 Oscars.

Festival. It was followed by “City of Justice” (2006), “The Injust” (2010), a huge box-office hit, and “The Battleship Island” (2017). “Escape from Mogadishu” was the Korean nominee to the Oscars 2022.

59 -


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

T H E G O O D FAT H E R

T Í T U L O O R I G I N A L : T H E G O O D FAT H E R / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : S H O K ATAO K A / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S H O K ATAO K A / AC T O R E S : H I R O S H I TA M A K I , S A R A M I N A M I , R Y U S E I O N I S H I / F O T O G R A F I A : YA S U S H I H A N A M U R A / C O N TAC T O : C U LT U R E E N T E R TA I N M E N T C O . LT D / D U R AÇ ÃO : 10 0 ’

SHO KATAOKA

- 60

O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família. Dos produtores de “Ghostmaster”, vencedor do Fantasporto 2020 e “Drive my Car”, com 4 nomeações para os Óscares de 2022.

Nascido em 1982, a sua curta “Jellyfish Boy” (2011) recebeu 14 prémios internacionais. A primeira longa-metragem, “1/11 Juichibunnoichi” (2014) foi seleccionada para o Bucheon Film Festival. Seguiu-se “Tamako-chan to Kokkubô” (2015). “The Good Father” é a sua terceira longa-metragem.

Doctor Shiro Kubo, whose family had a severe accident leaving the mother in a coma, is called to treat a strange disease. His daughter is suspicious of the woman who claims to be her mother after leaving the coma. Who is the woman who pretends to be her mother? A father must do everything he can to bring tranquillity to his family. From the producers of “Ghostmaster”, winner of Best Film in Fantasporto 2020, and “Drive My Car”, with 4 Oscar nominations in 2022.

Born in 1982, his short “Jellyfish Boy” (2011) received 14 international awards. His feature debut “1/11 Juichibunnoichi” (2014) was selected for the Bucheon Film Festival. It was followed by “Tamako-chan to Kokkubô” (2015). “The Good Father” is his third feature.


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

MS . LUPIN ( A . K . A DAUG HTER OF LUPIN)

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : M S L U P I N A . K . A . DAU G H T E R O F L U P I N / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : H I D E K I TA K E U C H I / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : Y U I C H I T O K U N AG A / AC T O R E S : K YO KO F U K A DA , KO J I S E T O , K A N N A H A S H I M O T O , M A J U O Z AWA , R U I K U R I H A R A / V I S UA L E F F E C T S : S H O E I TA N I G AWA / C O N TAC T O : F U J I T V / D U R AÇ ÃO : 110 ’

HIDEKI TAKEUCHI

Cinema de divertimento, muita acção e delírio burlesco que faz homenagem aos dramas entre familiares criminosos mas também à animé japonesa. Uma família de ladrões sabe que o seu patriarca pretende reformar-se. Mas falta ainda o último golpe: o roubo da verdadeira coroa dos Habsburgos. Porque a falsa já eles roubaram. Para isso, têm todos de vir à Europa para aprender sobre o seu passado e o seu presente.

Um dos mais prestigiados realizadores e produtores japoneses, vencedor do Festival de Udine em Itália com “Tonde Saltama” (2019) com que também venceu o Prémio de Realização da Academia Japonesa de Cinema. Realizou também entre outros “Thermae Romae” (2012) e “Tonight at the Movies” (2018).

Entertainment cinema, with lots of action and a heavy touch of burlesque delirium, this film is an homage to mob family dramas and Japanese animé. A family of thieves knows that their head, their aging father, wants to retire. But there is still time for a last coup: the theft of the true crown of the Habsburgs. Because the false one they have already stolen. For that, all members must come to Europe to learn about their past and their present.

One of the most prestigious director/producer in Japan, winner of the Udine Festival in Italy with “Tonde Saltama” (2019), also winner of the Director’s Award of the Japanese Film Academy. Among other, he directed “Thermae Romae” (2012) and “Tonight at the Movies” (2018).

61 -


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

O X- H E A D V I L L A G E

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : O X- H E A D V I L L AG E / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : TA K A S H I S H I M I Z U / A N O : 202 2 / A R G U M E N T O : DA I S U K E H O S A K A , TA K A S H I S H I M I Z U / AC T O R E S : KO K I , R I K U H AG I N AWA / E F E I T O S V I S UA I S : J U N F U K U M O T O / C O N TAC T O : T O E I I N T E R N AT I O N A L / D U R AÇ ÃO : 11 5’

TAKASHI SHIMIZU

- 62

Umas jovens estudantes vão para um edifício abandonado fazer uma transmissão para os seus seguidores na net. Uma partida sem graça feita a uma delas é o ponto de partida para se revelar uma história de horrores e à descoberta de costumes antigos. Do vencedor do Prémio de Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2021 com “Suicide Forest Village”, esta nova longa-metragem fecha a trilogia “Village” deste multipremiado realizador japonês. “Howling Village”, a primeira da série passou no Fantasporto 2019.

O realizador nasceu no Japão em 1972 e é muito conhecido por “Ju-on” (2002), “The Grudge” (2004), o “remake” americano de “Ju-on”, “The Grudge 2” (2006) e “Howling Village” (2019), selecionado para festivais como Sitges e Neuchatel e apresentado no Fantasporto 2020. O realizador venceu o Prémio de Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2021 com “Suicide Forest Village” (2021).

Four young students go to an abandoned building to broadcast to their followers. A prank done to one of them is the starting point to a story of horrors and ancient legends. From the winner of Best Film Award in Fantasporto 2021 with “Suicide Forest Village”, this is the latest feature from this awarded director, closing the trilogy started with “Howling Village”, also screened in Fantasporto 2019.

The director was born in Japan in 1972 and it is known for “Ju-on” (2002), “The Grudge” (2004), the American remake of “Ju-on”, “The Grudge 2” (2006) and “Howling Village” (2019), this one selected for the Sitges and Neuchatel Film Festivals and presented in Fantasporto 2020. “Suicide Forest Village” won Fantasporto 2021 top Fantasy Film Award.


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

T H E L AW S O F T H E U N I V E R S E

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : T H E L AW S O F T H E U N I V E R S E - T H E AG E O F E L O H I M / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : I S A M U I M A K A K E / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S AYA K A O K AWA / AC T O R E S : YO S H I K I S E N G E N , S AYA K A O O H A R A , S AT O M I A R A I /F O T O G R A F I A : TA K E S H I YA N AG I DA / C O N TAC T O : S E R I N A . A R A M A K I @ G M A I L .C O M , H S P R O D U C T I O N S , L L C / D U R AÇ ÃO : 119 ’

ISAMU IMAKAKE

Muito para além da animação japonesa industrializada, este filme leva-nos ver uma cuidada e belíssima animação mas ainda dentro do espírito manga. Yaizael é enviada para proteger a Terra de Lord Elohim que, como o seu rei Lord Heem, é uma encarnação do Buda Primordial. A proverbial luta entre o Bem e o Mal na era da defesa do nosso planeta e da sua beleza.

Nome conhecido da animação japonesa, realizou séries para a televisão entre as quais ”Captain Tsubasa” (1983- 1984), e ainda “Natsume Book Of Friends”, “The Mystical Laws” e “The Laws of the Universe”.

Way beyond traditional Japanese animation, this feature takes us to a well thought, beautiful animation but still imbued in the manga style. Yaizael is sent to protect Earth from Lord Elohim who, like her own father, king Lord Heem, is a reincarnation of the Primordial Buda. The fight beween Good and Bad in the defense of our Planet and its Beauty.

Well-known name of Japanese animation, he directed series for television such as ”Captain Tsubasa” (1983- 1984), and also “Natsume’s Book Of Friends”, “The Mystical Laws” and “The Laws of the Universe”.

63 -


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

THE MOLE SONG

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : M O G U R A N O U TA / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : TA K A S H I M I I K E / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : K A N K U R O K U D O / AC T O R E S : T O M A I K U TA , S H I N I C H I T S U T S U M I , R I I S A N A K A , KO I C H I I WA K I / E F E I T O S V I S UA I S : N O B OYA S U K I TA / C O N TAC T O : F U J I T V / D U R AÇ ÃO : 12 9 ’

TAKASHI MIIKE

Com o exagero e a violência que lhe são característicos, o realizador de culto faz-nos penetrar numa luta pelo poder que mete mafiosos sicilianos e japoneses. Reiji é um policial cheio de processos por mau comportamento que está em missão clandestina para destruir o maior traficante de droga do Japão e o filho. Misturando animação e imagem real, referencias a sexo e acções extremas, Miike é sempre original e criativo, mas não se espere deste prolífero realizador de culto japonês, um filme brando.

Takashi Miike nasceu em 1960. Estudou com Shohei Imamura com Hideo Onchi. A sua primeira longa-metragem foi “Shinjuku Kuroshakai China Mafia War” (1995) e teve reconhecimento internacional com “Fudoh” (1996), já apresentado no Fantasporto. Um realizador de culto no Japão, faz 3 a 4 filmes por ano e teve já uma homenagem especial por parte do Festival de Roterdão. “Audition” (2000) foi apresentado no Fantasporto 2001 e “Ichi, the Killer” veio a seguir, no Fantas 2002. “The Mole Song: Final” fecha a trilogia iniciada com “Undercover Agent Reiji” (2013) e “Hong Kong Capriccio” (2016).

With the exaggeration and extreme violence that are characteristic of this cult director, this feature introduces us to a fight for power that includes the Sicilian and the Japanese Mafias. Reiji is a policeman filled with complaints for bad use of force. He is now in charge of an undercover mission to destroy Japan’s biggest drug dealer and his son. Mixing live action and animation, lots of sex references and extreme action, Miike, a prolific director, is always original and inventive but never soft.

Takashi Miike was born in 1960. He studied under Shohei Imamura and Hideo Onchi. His feature debut was “Shinjuku Kuroshakai China Mafia War” (1995) and he won international acclaim with “Fudoh” (1996), already screened in Fantasporto. A cult director in Japan, he shoots 3 to 4 films a year and has been honoured by the Rotterdam Film Festival with a special focus. “Audition” (2001) was screened in Fantasporto 2001 and “Ichi, the Killer” followed in Fantasporto 2002. The Mole Song: Final” closes the trilogy which began with “Undercover Agent Reiji” (2013) and “Hong Kong Capriccio” (2016).

- 64


O R I E N T E X P R E S S

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS ORIENT EXPRESS OFFICIAL SECTION

XXXHOLIC

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : X X X H O L I C / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : M I K A N I N AG AWA / A N O : 202 2 / A R G U M E N T O : E R I K A YO S H I DA / AC T O R E S : R Y U N O S U K E K A M I K I , KO H S H I B A S A K I , H O K U T O M AT S U M U R A / F O T O G R A F I A : DA I S U K E S O M A / C O N TAC T O : S H O C H I K U C O . LT D . / D U R AÇ ÃO : 110 ’

MIKA NINAGAWA

Um estudante chamado Watanuki que vê fantasmas quer uma vida normal. Para se ver livre do que o atormenta, é guiado por uma borboleta até uma loja de uma bruxa onde se lê “posso satisfazer qualquer desejo”. O que se segue é um mergulho num mundo onírico e belo em que cada desejo concedido tem um preço. E ele tem de pesar o que realmente é importante para ele. Uma superprodução baseada numa manga muito popular de Clamp, onde a imaginação e a grande tradição estética japonesa nos mergulha numa história de fantasia e acção.

Realizadora e argumentista, nasceu em Chofu, no Japão, em 1972. Iniciou-se com “Sakuran” (2016), seguindo-se “Helter Skelter” (2012) e “No Longer Human” (2019), entre outros. Realizou ainda o videoclip “Alicia Keys: Girl on Fire, Japanese version” (2013)

A student called Watanuki who sees ghosts, needs a normal life. To get rid of what torments him, he is led by a butterfly to a witches’ shop where he can read “wishes granted”. What follows is a dive into a magnificent dreamlike world where everything comes with a price. And he must consider what is really important for him. A big budget feature based on a very popular manga by Clamp that leads us into a world of imagination and the great Japanese aesthetic tradition packed with fantasy and action.

Director and Screenwriter, she was born in Chofu, Japan, in 1972. She debuted with “Sakuran” (2016), followed by “Helter Skelter” (2012) and “No Longer Human” (2019), among others. She also directed the music video “Alicia Keys: Girl on Fire, Japanese version” (2013).

65 -


- 66


SECÇÃO OFICIAL / OFFICIAL SECTION

P R ÉMI O C I N EMA P O RT U GUÊ S LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS A MELINDA

MIGUEL GOMES , 114’ (PORT )

CURTAS-METRAGENS | SHORT FILMS ATR Á S DA P O R TA DILÚVIO

TO M FR E I TA S , B R U N O ACO S TA , I N Ê S PA R E D E S , 9 ’ 05’ ’ (P O R T )

EDUARDO CRUZ , 35’ (PORT )

F R U TA TO C A DA P O R FA LTA D E JA R D I N E I R O J O R N A DA D E PA P E L MISERICÓRDIA REFÉM

PEDRO SENNA NUNES, 8’ (PORT)

EM ANUEL DE OLIVEIRA , M ARIA ANA M ARQUES, 7 ’ 40’’ (PORT)

GONÇ ALO LOUREIRO, 11’20’’ (PORT )

PE D RO M IR A , 15’ - 2021

S K U L L 2: A VA R I AT I O N O R T H E WA R S TO CO M E

LUÍS MIRANDA , 1’19’’ (PORT)

OUT OF COMPETITION | FORA DE COMPETIÇÃO MEU CASTELO, MINHA CASA

J O S É M IR A , 15’ (P O R T U G A L ) - 2021

SESSÃO ESPECIAL - DIREITOS HUMANOS O CONSENTIMENTO NÃO SE COMPRA

INÊS RENDA , ANA SOFIA FERNANDES , 26’ (P ORT )

67 -


11 º P R É MIO C INE MA P ORT UGUÊ S OS VENCEDORES DO PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS | MELHOR FILME PORTUGUESE CINEMA AWARDS | BEST FILM

N A DA FA Z I • F I L I PA R E I S , J OÃO M I L L E R G U E R R A ( 2012) M I A M I A S U D A N TA M A M TA M A M • L U Í S M OYA ( 2 0 1 3) J O S É , COM B U S TÃO D O S P O RCO S • J O S É M AG R O ( 2014) R E N A I S S A N C E • N U N O N O I VO, J OÃO FA N FA S ( 2015) B E S TA S • R U I N E TO E J OA N A N I CO L AU ( M E N Ç ÃO H O N R O S A ) ( 2015) Q UA R T O E M L I S B OA • F R A N C I S C O C A R VA L H O ( 2016) UM REFÚGIO A ZUL • JOÃO LOURENÇO (2017) A PA R I Ç ÃO • F E R N A N D O V E N D R E L L ( 2018) TH E H E A D H U NTE R • J O R DA N D OWN E Y ( 2019) B U N KE R O U CO NTO S Q U E O U V I D E P O I S D O MU N D O AC A B A R • J OÃO E S T R A DA ( 2020) A MU LH E R S E M CO R P O • A NTÓ N I O B O RG E S CO R R E I A (2021)

Esta competição, instituída em 2012, é para filmes portugueses em Antestreia Mundial.

- 68


P R É M I O D E P O R T U G U Ê S

C I N E M A

FANTASPORTO 2022 • MELHOR LONGA-METRAGEM PORTUGUESE CINEMA - FEATURE FILM

A MELINDA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : A M E L I N D A / PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z A Ç Ã O : M I G U E L G O M E S / A N O : 2021 / A R G UM E N TO : M I G U E L G O M E S . P R O D U Ç ÃO : M I G U E L G O M E S / AC TO R E S : ARMINDO CERQUEIRA , CARL A CARDOSO, M ARÍLIA VIEIRA , FERNANDO GOMES, ISABEL DIOGO, T I A G O M O R E I R A / C O N TA C T O : M I G U E L G O M E S G R H @ H O T M A I L . C O M / D U R A Ç Ã O : 1 1 4 ’

MIGUEL GOMES

Um casal chega a uma casa remota para passar uns dias de férias no meio do campo, a primeira noite é muito agitada. Que ruídos são esses, que fantasma mexe as cadeiras, que gente é aquela que lá vai ter? E que segredos do passado explicam tudo? Realizado e escrito por Miguel Gomes, este seu primeiro filme cria ambientes que só um cinéfilo consegue recriar. Rodado em Barcelos.

Realizador, professor de música e dramatização. Produziu alguns videoclips musicais. “Amelinda” (2021), a sua primeira longa-metragem, segue-se à curta-metragem “O Silêncio” (2020).

A couple arrives to an isolated house to spend a few days in the middle of the countryside but their first night reveals to be quite agitated. What are those noises, which ghost moves chairs, who are those people who appear there? What secrets from the past explain it all? Written and directed by Miguel Gomes, this first feature film has an atmosphere that only cinephile can create. Shot in the city of Barcelos.

Film Director, teacher of music and drama. Producer of some music videos. “Amelinda” (2021), his first feature follows the short “O Silêncio” (2020).

69 -


P R É M I O D E P O R T U G U Ê S

C I N E M A

FANTASPORTO 2022 • MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESE CINEMA - SHORT FEATURE FILM

ATRÁS DA PORTA

DILÚVIO

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : AT R Á S DA P O R TA / PA Í S : P O R T U G A L / R E A LI Z AÇ ÃO : TO M FR E I TA S , B R U N O ACO S TA , I N Ê S PA R E D E S / A N O : 2021 / A R G U M E N TO : TO M FR E I TA S / PRO D U Ç ÃO : UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR / AC TORES: HÂ MBAR DE SOUZ A , C H A R L E S E D DA M , B R U N O CO S TA / CO NTAC TO : TO MV FR E I TA S @G M A I L .CO M / DURAÇÃO: 9’05’’

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : D I L Ú V I O / PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z A Ç Ã O : E D U A R D O C R U Z / A N O : 2021 / A R G UM E N TO : E D UA R D O C R UZ / PRODUÇ ÃO: JOÃO DUARTE MONTEIRO / A C T O R E S : T E R E S A V I E I R A , FÁ B I O A LV E S , F I L I P E A M O R I M , C É S A R S I LVA / C O N TA C T O : 8 6 8 P R O D U C T I O N S P T @ G M A I L . C O M /

Que monstros são os que se escondem atrás da porta? Se lhes abro a portam eles entram para sempre... What monsters are those that lurk behind my door? If I let them in, they will stay forever…

DUR AÇ ÃO: 35’

Isolada da civilização, uma família luta para sobreviver e ultrapassar uma tempestade. Lá fora, a chuva não pára. Isolated from civilization, a family struggles to survive and overcome the effects of the tempest. Outside, the rain continues.

- 70


P R É M I O D E P O R T U G U Ê S

C I N E M A

FANTASPORTO 2022 • MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESE CINEMA - SHORT FEATURE FILM

JORNADA DE PAPEL FRUTA TOCADA POR FALTA DE JARDINEIRO

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : J O R N A D A D E PA P E L / PA Í S : P O R T U G A L / RE ALIZ AÇ ÃO: EM ANUEL DE OLIVEIR A , M A R I A A N A M A R Q U E S / A N O : 2021 / F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L :

ARGUMENTO: EMANUEL DE OLIVEIRA ,

F R U TA T O C A D A P O R FA LTA D E J A R D I N E I R O /

INÊS MOREIRA , MARIA ANA MARQUES /

PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z A Ç Ã O :

PRODUÇ ÃO: EM ANUEL DE OLIVEIR A ,

P E D R O S E N N A N U N E S / A N O : 2022 /

C ATA R I N A F E I T E I R A /

FOTOGRAFIA: NUNO MADEIRA /

C O N TA C T O : E M A N U E L P D E O L I V E I R A @ G M A I L . C O M /

PRODUÇ ÃO: PEDRO SENNA NUNES /

D U R A Ç Ã O : 7 ’4 0 ’ ’

AC TORES: L AR A FONTES / VOZES: CRISTINA BA SÍLIO E VICENTE BR ANCO / C O N TA C T O : P E D R O S E N N A N U N E S @ G M A I L . C O M / DUR AÇ ÃO: 8’

Mesmo com barcos feitos de papel é possível expressar o que é a Humanidade e sentimentos como o amor, a generosidade e a solidariedade. Animação.

Expressar-se faz parte do ser humano. A água enquanto fonte de uma vida impossível, embala e consolida a figura de uma jovem mulher. Poema de Jorge Listopad.

Even with paper origami boats it is possible to express what Humanity means and feelings such as love, generosity, solidarity. Animation.

Expression is part of the being human. Water is the source of an impossible life that rocks and consolidates the figure of a young woman. A poem by Jorge Listopad.

71 -


P R É M I O D E P O R T U G U Ê S

C I N E M A

FANTASPORTO 2022 • MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESE CINEMA - SHORT FEATURE FILM

REFÉM MISERICÓRDIA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : R E F É M / PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z AÇ ÃO : P E D R O M I R A / F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : M I S E R I CÓ R D I A / PA Í S : P O R T U G A L / R E A LIZ AÇ ÃO : G O N Ç A LO LO U R E I RO / A N O : 2021 / ARGUMENTO: GONÇALO LOUREIRO,

A N O : 2021 / A RG UM E NTO : PE D RO M I R A / PRODUÇÃO: R AQUEL CORREIA / AC TORES: S A N D R O M ATO S , C L AU D I A N E V E S / CO NTAC TO : EUA MOSAC .PE@GM AIL .COM / DUR AÇ ÃO: 15’

JOSÉ PEDRO PINTO / PRODUÇÃO: JOSÉ PEDRO PINTO, ILLICITEPIPHANY / AC TORES: TERESA QUEIRÓS / CO NTAC TO : OJ O S E PE D R O PI N TO @G M A I L .CO M / DUR AÇ ÃO: 11’ 20’’

Uma jovem é levada acorrentada para uma casa abandonada. O que esconde o seu carcereiro? A young woman is taken in chains to an abandoned house. What does her jailor hide?

Uma mulher vagueia pela floresta. Cenas de misticismo e fantasia onde as sombras espreitam. A woman wanders through the forest Scenes of mysticism and fantasy and the shadows behind them.

- 72


P R É M I O D E P O R T U G U Ê S

C I N E M A

FANTASPORTO 2022 • MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESE CINEMA - SHORT FEATURE FILM

SKULL 2: A VARIATION OR THE WARS TO COME

MEU CASTELO, MINHA CASA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : S K U L L 2 : A VA R I AT I O N O R T H E W A R S T O C O M E / PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z A Ç Ã O : L U Í S M I R A N D A / A N O : 2021 / A R G UM E N TO : LU Í S M I R A N DA / P R O D U Ç Ã O : L U Í S M I R A N D A / C O N TA C T O : MIR ANDAFIL MES@GM AIL .COM / DUR AÇ ÃO: 1’ 19’’

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : M E U C A S T E L O , M I N H A C A S A / PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z AÇ ÃO : J O S É M I R A / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : J O S É M I R A / P R O D U Ç ÃO : J O S É M I R A / AC T O R E S :

Um dos arquétipos e ícones visuais do cinema, a caveira, e o que ela significa, enquanto representação na artes visuais e no cinema. Cinema Experimental. One of the archetypes and icons of the cinema, the skull and what it means as representation in the visual arts and in the cinema. Experimental.

S I M ÃO S OA R E S , G O N Ç A L O A L M E I DA / C O N TAC T O : J O S E AC M S I LVA @ G M A I L .C O M / D U R AÇ ÃO : 1 5’

Um treinador de ténis exige demasiado aos seus pupilos. O que se passa com eles? A tennis coach demands too much of his trainees. But what is the matter with them?

73 -


P R É M I O D E P O R T U G U Ê S

C I N E M A

O CONSENTIMENTO NÃO SE COMPRA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : O CONSENTIMENTO NÃO SE COMPR A / PA Í S : P O R T U G A L / R E A L I Z A Ç Ã O : I N Ê S R E N D A , A N A S O F I A F E R N A N D E S / A N O : 2 02 2 / A R G U M E N T O E P R O D U Ç Ã O : P L ATA F O R M A P O R T U G U E S A PA R A O S D I R E I T O S D A S M U L H E R E S / AC TORE S E INTERVENIENTE S: ANA SOFIA FERNANDES , INÊS RENDA , JOSÉ NÚNCIO, C O N C E I Ç Ã O M E N D E S , M A R TA N E V E S , C Â N D I D A A LV E S , H E L E N A F E R N A N D E S , RUTE REBOCHO, CRISTINA RODRIGUES , I S M A E L A S Á M E N E Z E S / C O N TA C T O : P L ATA F O R M A P O R T U G U E S A PA R A O S D I R E I T O S DA S MULHERES - ANA SOFIA FERNANDES , LISBOA / D U R A Ç Ã O : 2 6’

Produzido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, este documentário aborda o tráfico de seres humanos, especialmente a tragédia do tráfico de mulheres, as redes que as dominam e as levam para a prostituição. Produced by the Portuguese Women’s Rights Platform, this documentary approaches the very dark side of human trafficking, especially the tragedy of women’s trafficking, the nets that dominate them and take them to prostitution.

- 74

FANTASPORTO 2022 • MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESE CINEMA - SHORT FEATURE FILM


SECÇÃO OFICIAL / OFFICIAL SECTION

AN IMA-TE FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL NÃO-COMPETITIVA

LONGAS-METRAGENS | FEATURE FILMS CHICKEN OF THE MOUND RIKU

XI CHE N (CHI)

VÁ R I O S ( J A P )

THE L AWS O F THE UNI V E RS E

THE AGE OF ELOHIMISA MU IM AK AKE ( JAP)

VO R TE X , DAWN O F THE SOV E RE IG NT Y

MICHEL ROUSSE AU (FR A )

SHORT FILMS | CURTAS-METRAGENS ELENA

B I R U T É S O D E I K A I T É (L I T/F R A /C R OÁ )

FLEDGE G R A N D PA

HANNI DOMBE , TOM KOURIS (ISR AEL ) VA L E N T I N E R O L L A N D, T H É O B O N G I OVA N N I , H U G O M A R T I N S ,

SOPHIE OU VR ARD, THOM A S PIOT, NELL MOLINIER (FR A )

75 -


A N I M A - T E

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL NÃO-COMPETITIVA ANIMATION OFFICIAL SECTION (OUT OF COMPETITION)

CHICKEN OF THE MOUND

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : C H I C K E N O F T H E M O U N D / PA Í S : C H I N A / R E A L I Z AÇ ÃO : X I C H E N / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : X I C H E N / A N I M AÇ ÃO / C O N TAC T O : PA R A L L A X F I L M S / D U R AÇ ÃO : 8 3 ’

XI CHEN

Os robots dominam a Terra mas não escondem a nostalgia dos humanos que já não existem. E fazem o que eles faziam - lutam. Máquinas infernais, caranguejos e humanóides, numa fabulosa animação de ficção científica, seleccionada para o Festival de Annecy e Festival de Ottawa. Robots dominate Earth but are unable to forget the humans who no longer exist. So, they do what humanity used to do - they fight. Infernal machines, crabs and humanoids, in a fabulous sci-fi animation, selected for the Annecy Animation Festival and Ottawa Festival.

- 76

Segunda longa-metragem do realizador chinês, depois de “Bu Xing Zhi Nan” (2018).

Second feature of this Chinese director, following “Bu Xing Zhi Nan” (2018).


A N I M A - T E

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO ANIMATION OFFICIAL SECTION (OUT OF COMPETITION)

RIKU

T Í T U L O O R I G I N A L : R I K U WA YO WA K U N A I / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : M A S AT S U G U A R A K AWA / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : A K I M I Z U K I / A R T D I R E C T I O N : M A S A N O R I K I K U C H I / VO Z E S : T O M OY U K I M O R I K AWA , T O M O K A Z U S U G I TA , S H O TA R O M O R I K U B O / D U R AÇ ÃO : 6 4’

MASATSUGU ARAKAWA

Filme de animação de televisão que prepara as crianças para a perda de um animal de estimação. Riku é um cãozinho encontrado magro e a tremer. Levado para uma casa onde já há outros cães, conhece o amor do seu dono e uma vida de matilha. Mas a doença chega e, em breve, morre rodeado dos seus amigos Animation feature made for TV that prepares children for the loss of a pet. Riku is a recue dog, found very thin and shivering. Taken to a home that already has other dogs, he knows the love of his young owner and a life in a pack. Unfortunately, disease comes and soon he dies surrounded by his friends.

Esta realizadora tem uma carreira longa no departamento de animação de vários filmes e séries TV como “Lupin III” (2018) ou “Lu Over the Wall” (2017). Como realizadora foi responsável por “Ping Pong Animation” (2014) e “Batu Gaiden: The Return of Asi” (2013) entre muitos outros.

This director has a long career in the animation department of several films and TV series such as “Lupin III” (2018) or “Lu Over the Wall” (2017). As a director, she made “Ping Pong Animation” (2014) and “Batu Gaiden: The Return of Asi” (2013) among others.

77 -


A N I M A - T E

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL NÃO-COMPETITIVA ANIMATION OFFICIAL SECTION (OUT OF COMPETITION)

T H E L AW S O F T H E U N I V E R S E - T H E AG E O F E LO H I M

T Í T U L O O R I G I N A L : T H E L AW S O F T H E U N I V E R S E - T H E AG E O F E L O H I M / PA Í S : J A PÃO / R E A L I Z AÇ ÃO : I S A M U I M A K A K E / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : S AYA K A O K AWA / AC T O R E S : YO S H I K I S E N G E N , S AYA K A O O H A R A , S AT O M I A R A I /F O T O G R A F I A : TA K E S H I YA N AG I DA / C O N TAC T O : S E R I N A . A R A M A K I @ G M A I L .C O M , H S P R O D U C T I O N S , L L C / D U R AÇ ÃO : 119 ’

ISAMU IMAKAKE

- 78

Muito para além da animação japonesa industrializada, este filme leva-nos ver uma cuidada e belíssima animação mas ainda dentro do espírito manga. Yaizael é enviada para proteger a Terra de Lord Elohim que, como o seu rei Lord Heem, é uma encarnação do Buda Primordial. A proverbial luta entre o Bem e o Mal na era da defesa do nosso planeta e da sua beleza.

Nome conhecido da animação japonesa, realizou séries para a televisão entre as quais ”Captain Tsubasa” (1983- 1984), e ainda “Natsume Book Of Friends”, “The Mystical Laws” e “The Laws of the Universe”.

Way beyond traditional Japanese animation, this feature takes us to a well thought, beautiful animation but still imbued in the manga style. Yaizael is sent to protect Earth from Lord Elohim who, like her own father, king Lord Heem, is a reincarnation of the Primordial Buda. The fight beween Good and Bad in the defense of our Planet and its Beauty.

Well-known name of Japanese animation, he directed series for television such as ”Captain Tsubasa” (1983- 1984), and also “Natsume’s Book Of Friends”, “The Mystical Laws” and “The Laws of the Universe”.


A N I M A - T E

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO ANIMATION OFFICIAL SECTION (OUT OF COMPETITION)

V O R T E X , D AW N O F T H E S O V E R E I G N T Y

TÍTULO ORIGINAL: VORTEX , L’ AUBE DE L A SOVER AINE TÉ / PAÍS: FR ANÇ A / RE ALIZ AÇ ÃO: MICHEL ROUSSE AU / ANO: 2021 / ARGUMENTO: MICHEL ROUSSE AU / AC TORES: MICHEL ROUSSE AU, CERISE ROUSSE AU, EMILE ROUSSE AU, TERENCE ROUSSE AU / CONTAC TO: PROMOFES T / DUR AÇ ÃO: 72’

Filme de animação futurista que apresenta de facto o sonho de um homem só, o realizador Michel Rousseau, e a sua visão do nosso futuro longínquo. Esta é a saga da jovem Serena que inventou uns óculos que lhe permitem detectar vertices e levar-nos a fabulosos mundos, cheios de robots e andróides, mostrando que não há fronteiras quando se trata de cinema de animação. Este filme tem já 29 prémios internacionais entre os quais o Cannes World Film Festival (Melhor Filme de Ficção Científica), Hollywood Film Awards (Melhor Filme, Montagem, Banda-sonora, Som), Los Angeles Film Awards ou New York Film Awards.

MICHEL ROUSSEAU

Primeira longa-metragem deste realizador e actor francês.

First feature by this French actor and director.

This is futuristic animation feature representing the dream of a man, French director Michel Rousseau, and his vision of our far-way future. Young Serena has invented some goggles that allow the detection of vortexes which lead us to fabulous worlds, full of robots and androids, showing clearly there are no boundaries for animation films. This feature already has 29 international awards, among them in Cannes World Film Festival (Best Sci-Fi feature), Hollywood Film Awards (Best Feature, Editing, Original Score, Sound), Los Angeles Film Awards or New York Film Awards. 79 -


A N I M A - T E

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL NÃO-COMPETITIVA ANIMATION OFFICIAL SECTION (OUT OF COMPETITION)

ELENA

FLEDGE

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : E L E N A / PA Í S : L I T UÂ N I A / F R A N Ç A /C R OÁC I A / R E A L I Z AÇ ÃO : B I R U T É S O D E I K A I T É / A N O : 202 1 ARGUMENTO: BIRUTÉ SODEIK AITÉ / C O N TAC T O : AG N E @ A R T S H O T. LT / D U R AÇ ÃO : 13 ’

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : F L E D G E / PA Í S : I S R A E L / R E A L I Z AÇ ÃO : H A N I D O M B E , T O M KO U R I S / A N O : 202 1 / ARGUMENTO: HANI DOMBE /

Elena voa e encontra o seu par. Beleza num bailado como só o cinema de animação consegue mostrar.

C O N TAC T O : A M I T@T H E H I V E P R O .C O M / D U R AÇ ÃO : 1 5’ 2 5’ ’

Elena flies and finds her match. Beauty in a dance that is only possible in animation. A Avó e a Neta. A magia expressa-se através das folhas que lhes crescem nos braços. Mas a juventude rebelde nem sempre respeita a herança. Poesia e afecto dominam apesar de tudo. Animação. A grandmother and her granddaughter. Magic expresses through the leaves that grow in their arms. But youth not always respects their heritage. Poetry and affection yet dominate. Animation.

- 80


A N I M A - T E

FANTASPORTO 2022 - SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO ANIMATION OFFICIAL SECTION (OUT OF COMPETITION)

GRANDPA

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : G R A N D PA / PA Í S : F R A N Ç A / R E A L I Z AÇ ÃO : VA L E N T I N E R O L L A N D, T H É O B O N G I OVA N N I , H U G O M A R T I N S , S O P H I E O U V R A R D, T H O M A S P I OT, N E L L M O L I N I E R / A N O : 202 1 / A R G U M E N T O : VA L E N T I N E R O L L A N D, T H É O B O N G I OVA N N / C O N TAC T O : F E S T I VA L @ M I Y U. F R / D U R AÇ ÃO : 6’4 6’ ’

A neta aprende a lidar com a morte do avô lembrando o que ele costumava fazer. Animação. A child learns to deal with her grandfather’s death, remembering what he used to do. Animation.

81 -


- 82


FA NTAS C LASS ICS CASABL ANCA MICHAEL CURTIZ

S I N G I N ’ I N T H E R A I N ( 70 S T A N L E Y D O N E N , G E N E K E L LY

THX1138

GEORGE LUCAS

BL ADE RUNNER RIDLEY SCOTT

ALL ABOUT EVE JOSEPH L. MANKEWICZ

GUESS WHO’ S COMING TO DINNER S TA N L E Y K R A M E R

HIGH SOCIET Y C H A R L E S WAT E R S

MOGAMBO JOHN FORD

NINOTCHK A ERNST LUBITSCH

S U D D E N LY, L A S T S U M M E R JOSEPH L. MANKEWICZ

A P R AG A e A Ú LT I M A P R AG A MOJICA MARINS

83 -


C

F

A

N

T

A

S

L

A

S

S

I

C

S

A MEMÓRIA DO CINEMA C E L E B R A R O C I N E M A C L Á S S I CO É M A I S D O Q U E R E L E M B R A R . É T R A Z E R PA R A OS ECRÃS MODERNOS COM A TECNOLOGIA DE HOJE FILMES CHARNEIRA D O PA S S A D O - M U I T O S F O R A M R E M A S T E R I Z A D O S E N T R E TA N T O E M O S T R A R O S E U E N C A N TO À S N OVA S G E R A Ç Õ E S Q U E N Ã O CO M P R E E N D E M FA C I L M E N T E O PA P E L P I O N E I R O D E S T E S F I L M E S E D A S S UA S E S T R E L A S .

O Fantasporto lança, assim, o seu programa clássico de 2022 também com a ideia de que o melhor modo de celebrar o cinema é mostrá-lo tal como seria visto na sua época, em sala grande, ou talvez ainda melhor, graças aos modernos meios de reprodução. E dar-lhe o destaque devido na História do Cinema. Compreender como era o “Star System” e a subjugação de todos aos interesses às poderosas companhias produtoras, ou ver como a tecnologia dos efeitos especiais foi avançando no tempo, ou ainda apreciar a evolução dos métodos de narração, fazem parte da cultura cinematográfica que desejamos incrementar junto do nosso público numa perspectiva também didáctica. Assim, em 2022, comemoramos 3 tipos de filmes, quer sejam “Efemérides”, “Filmes de Culto” ou a recuperação para grande écrã dos fantásticos rostos das actrizes e actores dos anos 30, 40 ou 50 do século passado especialmente no programa “Hollywood Stars”. As efemérides são um pretexto, evidentemente, para se relembrar filmes favoritos, como acontece com os maravilhosos 80 anos de “Casablanca”, os fabulosos 70 anos de “Singin’ in the Rain”, os 50 anos de “THX 1138”, vindo de um percursor da maior revolução na ficção científica das últimas décadas, George Lucas, ou os 40 Anos do “nosso” filme de culto, “Blade Runner”, de Ridley Scott, cuja antestreia europeia aconteceu no Fantasporto em 1983 e inúmeras vezes exibido no festival. Este grande menu de filmes inolvidáveis é também a ocasião de rever rostos que fizeram parte da nossa formação como cinéfilos, no tempo em que a televisão portuguesa, aberta a todos, tinha horários nobres para mostrar (e com genéricos completos!) estas obras-primas. Se puderem, resistam ao encanto de tantos grandes actores como Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Greta Garbo, Clark Gable, Elizabeth Taylor, Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, - 84

Bette Davis, Sidney Poitier e muito, muitos mais. Para mim, que penso que “Casablanca” é o filme perfeito, gostava que reparassem no trabalho de luz sobre o rosto de Bergman, na sardónica expressão de Bogart e até de Claude Rains, o modo como nenhuma cena está a mais, como cada diálogo faz sentido, como se mantém o interesse do espectador com uma trama que tem de tudo - Amor, História, Amizade, Tragédia, um rol de emoções que entroncam na grande tragédia grega e nos grandes romances universais. E depois temos, “Singin’ in the Rain”, para apreciar com alegria pós-covid e, claro, os dotes de Gene Kelly e o seu icónico dançar à chuva. Ou relembrar o humor sardónico de Ernest Lubitsch, um dos melhores realizadores do passado, e o rosto inolvidável e hoje raramente visto, de Greta Garbo em “Ninotchka”. Ou uma Ava Gardner deslumbrante sob a batuta de John Ford. Ou a dignidade de Sidney Poitier, um actor determinante no aumento da presença de negros no cinema, em “Guess Who’s Coming to Dinner”. Numa época em que os filmes de super-heróis mandam no cinema que vemos em sala, qualquer dos filmes do Fantasclassics, e até o de Mojica Marins, recuperado para regalo dos admiradores do mestre do horror brasileiro, representam com excelência a sua época, o seu encanto e o “élan” inovador que trouxeram ao Cinema. Aproveitem!

B.P.P. Nota: Lembre-se aqui o grande Lauro António, crítico de cinema e realizador entre tantos ofícios ligados ao cinema, falecido este ano e que foi dos grandes responsáveis pela divulgação de muitos destes filmes.


85 -


THE MEMORY OF THE CINEMA T O C E L E B R AT E C L A S S I C A L C I N E M A I S M O R E T H A N R E M E M B E R I N G . I T I S T O B R I N G T O M O D E R N S C R E E N S W I T H M O D E R N T E C H N O L O G Y M A N Y O F T H E M O S T I M P O R TA N T F I L M S O F T H E PA S T , M A N Y I N R E S TO R E D V E R S I O N S , A N D S H OW T H E I R C H A R M T O N E W G E N E R AT I O N S S O T H AT T H E Y M AY U N D E R S TA N D H O W I N N O VAT I V E T H E Y W E R E , H O W I M P O R TA N T T H E I R A C T O R S W E R E .

Fantasporto launches its classical programme for 2022, always with the idea that we should honor these films showing them as they were supposed to be seen then, in a big screen, or even better, due to technology. And, of course, placed them is Cinema History. To understand the “Star System” and the subjection of everybody’s interests to the producing company’s or see the evolution of the special effects or still to appreciate the narrative methods at the time, is also part of a cinephile culture that we want for our spectators. So, in 2022 we celebrate three types of films, the Special Anniversaries, the Cult Films and the great comeback of the amazing faces of the actors and actresses of the 30’s, 40’s or 50’s in this programme we called “Hollywood Stars”. The Special Anniversaries are, of course, a pretext to bring our favourite films on the occasion of the wonderful 80 years of “Casablanca”, the fabulous 70 of “Singin’ in the Rain”, the 50 years of “THX 1138” (directed by George Lucas, responsible for the great of science fiction revival in the past decades, with “Star Wars”) , and , last but not the least, “our” cult-film, “Blade Runner”, by Ridley Scott, whose European Premiere was in Fantasporto in 1983 and countless times screened in this festival. This menu of unforgettable films is also the occasion to review many of the faces that were part of our formative years as cinephiles, in a time when Portuguese television offered features in prime-time and with full final credits. If you can, resist to the radiance of actors such as Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Greta Garbo, Clark Gable, Elizabeth Taylor, Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Bette Davis, Sidney Poitier and many more.

For me, who thinks that “Casablanca” is “the” perfect film, I would like you to notice the light on Bergman’s face, the sardonic smile of Bogart and the hesitating Claude Rains, the facts that there is no expendable line of dialogue and everything makes sense, or any scene the film could live without, as the interest of the viewer is kept alive in a plot that has everything, Love, History, Friendship, Tragedy, in a flow that comes from the dilemmas of the Greek tragedy or the great universal novels. And then we have “Singin’ in the Rain”, a shower of joy after these covid times, and showing us the talent of Gene Kelly and his celebratory dancing in the rain. We also can remember the humour of Ernest Lubitsch, one of the finest directors of the past and the now rarely seen unforgettable face of iconic actress Greta Garbo in “Ninotchka”. Or a stunning Ava Gardner being directed by the remarkable director John Ford. Or still the dignity of Sidney Poitier, a groundbreaking actor for the Blacks in Hollywood, in “Guess Who’s Coming to Dinner”. In a time when superheroes command the films that we can see in the theatres, any of these films we bring to you in Fantas Classics, and even the one by Mojica Marins, restored for the joy of the many admirers of the Brazilian horror master, represent the excellence of an epoch, its charm and its innovation. Enjoy! B.P.P. Note: We remember here the great film critic, Lauro António, director, festival director and so many other attributes all connected with the cinema, who passed way recently and one of the great promoters of many of these features.

FA N TA S C L A S S I C S 2 0 2 2 EFEMÉRIDES E FILMES CULTO

Singin’ in the Rain - Stanley Donen, Gene Kelly, 103’ (E.U.A.) - 1952 - MGM - 70 anos Casablanca - Michael Curtiz, 102’ (E.U.A.) - 1942 - 80 anos THX 1138 - George Lucas, 86’ (E.U.A.) - 1971 - 50 Anos Blade Runner - Ridley Scott, 117’ (E.U.A.) - 1982 - 40 anos

- 86

HOLLYWOOD STARS

Singin’ in the Rain - Stanley Donen, Gene Kelly, 103’ (E.U.A.) - 1952 - MGM - 70 anos Casablanca - Michael Curtiz, 102’ (E.U.A.) - 1942 - 80 anos High Society - Charles Walters, 101’ (E.U.A.) - 1956 Mogambo - John Ford, 116’ (E.U.A.) - 1953 Guess who’s Coming to Dinner - Stanley Kramer, 108’ (E.U.A.) - 1967 Suddenly, Last Summer - Joseph L. Mankiewicz, 114’ (E.U.A.) - 1959 All About Eve - Joseph L. Mankiewicz, 138’ (E.U.A.) - 1950 Ninotchka - Ernst Lubitch, 110’ (E.U.A.) - 1939


87 -


CASABLANCA 80 ANOS

FILME VENCEDOR DE 3 ÓSCARES, MELHOR FILME, MELHOR REALIZAÇÃO (MICHAEL CURTIZ) E MELHOR ARGUMENTO, É CONSIDERADO POR MUITOS O MELHOR FILME DA HISTÓRIA DO CINEMA.

Num café em Casablanca, Marrocos, durante a governação francesa, o dono americano (Humphrey Bogart) divide-se entre manter o café aberto, agradando aos ocupantes nazis, e ajudar a sua antiga amante (Ingrid Bergman) e o marido desta a seguirem para Lisboa e daí para a América. F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : C A S A B L A N C A /

The winner of 3 Oscars, Best Film, Direction and Screenplay, it is considered by many the best film ever made. In a café in Casablanca, Morocco, during the French occupation, its American owner is divided between keeping the café open, not confronting the nazis, and helping his former love interest (Ingrid Bergman) and her husband escape to Lisbon and, from there, to America.

- 88

REALIZADOR: MICHAEL CURTIZ / A N O : 19 42 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : H U M P H R E Y B O G A R T, I N G R I D B E R G M A N , C L AU D E R A I N S , PAU L H E N R E I D , P E T E R L O R R E / P R O D U T O R : WA R N E R B R O T H E R S / D U R AÇ ÃO : 102 ’


SINGIN’ IN THE RAIN 70 ANOS

UM GLORIOSO EXEMPLO DO CINEMA MUSICAL NORTE-AMERICANO. UMA ESTRELA DO FILME MUDO APAIXONA-SE POR UMA JOVEM ASPIRANTE, ENFRENTANDO O CIÚME DO SEU PARCEIRO DE ÉCRÃ, NUMA ÉPOCA EM QUE SE ESTÁ AINDA A FAZER A ADAPTAÇÃO AO CINEMA SONORO.

A alegria transbordante de uma história de amor, coreografias fabulosas e música a não esquecer nunca. E se Gene Kelly canta à chuva e quase todas as canções são clássicos dos anos dourados pós- guerra, Debbie Reynolds torna-se aqui numa das queridas da América, com a sexy Cyd Charisse a dançar... e como dança. Aliás, Gene Kelly representou, a par com Fred Astaire, um dos máximos expoentes do musical, recebendo um Óscar Honorário precisamente em 1952 “pela sua versatilidade como actor, cantor, realizador e dançarino”. Dançando e cantando em clássicos como “An American in Paris”, realizado por Vincent Minelli (1951) e “On the Town” (1949) da mesma dupla Stanley Donen e Gene Kelly. E hoje todos cantam com ele “I’m Singin’ in the rain, just singin’ in the rain, what a wonderful feeling, I’m happy again!” ...

A glorious example of American musical cinema. A star of the silent cinema falls in love with a young starlet, facing the jealousy of his partner, in a time when the transition to talking movies was being made. The over-the-top joviality of a love story, amazing choreography and music that became classics of the golden years post World War II. Debbie Reynolds becomes with this film one of the darlings of America and sexy Cyd Charisse dances… and how she dances. And, of course, we have Gene Kelly who, together with Fred Astaire, is the master of the musical, having received an Honorary Oscar in this same year of 1952 “for his versatility as an actor, singer, director and dancer”. Gene Kelly also danced and sang in classics such as “An American in Paris”, directed by Vincent Minelli (1951) and “On the Town” (1949) with the same two directors, Stanley Donen and Gene Kelly. And today all of us sing “I’m Singin’ in the Rain, just singin’ in the rain, what a wonderful feeling, I’m happy again!” ...

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : S I N G I N ’ I N T H E R A I N / R E A L I Z AÇ ÃO : G E N E K E L LY, S TA N L E Y D O N E N / A N O : 19 52 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : G E N E K E L LY, D E B B I E R E Y N O L D S , DONALD O’ CONNOR, C YD CHARISSE / PRODUTOR: M E T R O G O L D W Y N M AY E R / D U R AÇ ÃO : 103 ’

89 -


THX1138 50 ANOS

NO FUTURO, NO SÉCULO XXV, OS HUMANOS

IN THE 25TH CENTURY, HUMANS ARE NUMBERS.

SÃO NUMERADOS. UM HOMEM E UMA MULHER

A WOMAN AND A MAN ARE GOING

VÃO REVOLTAR-SE CONTRA A SOCIEDADE RÍGIDA

TO REBEL AGAINST THE RIGID SOCIETY

EM QUE OS FORÇAM A VIVER.

THEY LIVE IN.

Aprecia-se Robert Duvall, num início promissor como actor e a mestria de George Lucas na sua primeira longa-metragem, anos antes da Saga “Star Wars” vir a revolucionar o modo como se vê o futuro na ficção científica. Um futuro pessimista, em que os indivíduos pouco contam. Actividade sexual ilegal, robots, felicidade regulada, sociedade opressiva, tudo fez deste filme um marco inovador. “Buy Now, Buy More, Buy More Now!”, diz a voz.

Robert Duvall plays the man in a promising performance as an actor, and George Lucas, here in his first feature, brings freshness to sci-fi as he did a few years later with “Star Wars”. A pessimistic vision of the future in which individuals don’t count much, illegal sexuality, robots, regulated happiness, an oppressive society, all transform this film in a landmark. “Buy Now, Buy More, Buy More Now!”, says the voice.

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : T H X 113 8 / R E A L I Z A D O R : G E O R G E L U C A S / A N O : 197 1 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : R O B E R T D U VA L L , D O N A L D P L E A S A N C E , M AG G I E M C O M I E / P R O D U T O R : WA R N E R B R O T H E R S / D U R AÇ ÃO : 8 6’

- 90


BLADE RUNNER 40 ANOS

NA LOS ANGELES DE 2019, UM POLICIAL,

LOS ANGELES, 2019. A POLICEMAN,

DECKARD, ESTÁ ENCARREGADO DE CAÇAR

DECKARD, IS CHARGED WITH FINDING

QUATRO REPLICANTES QUE CHEGARAM

AND KILLING FOUR REPLICANTS

ILEGALMENTE À TERRA PARA SE ENCONTREM

WHO HAVE ARRIVED ON EARTH ILLEGALLY

COM O SEU CRIADOR.

TO MEET THEIR MAKER.

Se há imagens das cidades do futuro plausíveis, são estas: ruas cheias de publicidade digital, mistura de raças, uma arquitectura opressiva e clima destruído que nos chegaram através deste filme, numa colossal composição de neons e chuva. “Time to Die!” diz o moribundo replicante nos portentosos momentos finais (um fabuloso Rutger Hauer), numa celebração da Vida que leva o robot a escolher salvar um Harrison Ford que o persegue sem tréguas. “Too bad she won’t live” diz um detective sobre Rachel, a replicante amada. A sequela, realizada por Dennis Villeneuve, de 2017, cuja acção se situa em 2049, retomará a história com sucesso. Um terceiro filme foi já anunciado.

If there are images on film of cities in the future which look plausible, are these: streets filled with digital ads, mixed races, oppressive architecture and uncertain weather, a carnival made of neons and rain. “Time to Die!”, says a dying replicant in the exciting last images (Rutger Hauer at his best), in a celebration of Life that takes a robot to save Harrison Ford, he who has relentlessly pursuing him. “Too bad she won’t live”, says another detective of Deckard’s loved replicant, Rachel. The sequel by Dennis Villeneuve released in 2017, is set in 2049 and recaps the storyline successfully. A third film is already announced.

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : B L A D E R U N N E R / R E A L I Z A D O R : R I D L E Y S C O T T / A N O : 1982 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : H A R R I S O N F O R D , R U T G E R H AU E R , S E A N YO U N G , E D WA R D J A M E S O L M O S , DA R Y L H A N N A H / P R O D U T O R : WA R N E R B R O T H E R S / D U R AÇ ÃO : 117 ’

91 -


F A N T A S C L A S S I C S

FANTASPORTO 2022 - FANTAS CLASSICS FILMES CULTO + HOLLYWOOD STARS RETROSPECTIVE

ALL ABOUT EVE

T Í T U L O O R I G I N A L : A L L A B O U T E V E / R E A L I Z A D O R: J O S E P H L . M A N K I E W I C Z / A N O : 1951 / PA Í S : E .U. A . / AC TO R E S : B E T T E DAV I S , G E O R G E S A N D E R S , A N N E B A X T E R , C E L E S T E H O L M , T H E L M A R I T T E R , M A R I LY N M O N R O E / P R O D U TO R: DA R R Y L F. Z A N U C K / D U R AÇ ÃO : 138 ’

A mulher maquiavélica, a falsa ingénua, a insaciável que se insinua o círculo de amigos de uma estrela da Broadway já com uma certa idade, é o tema deste filme de Joseph L. Mankiewicz. Nele brilham a fantástica Bette Davis, uma das grandes actrizes da altura, George Sanders, Anne Baxter e Celeste Holm, todos famosíssimos na época. Foi vencedor de 6 Óscares dos mais importantes, entre os quais Filme, Realização, Argumento, Actor Secundário (George Sanders), Guarda Roupa e Som, podemos ainda ver um pequeno Papel, como Miss Casswell, Marilyn Monroe.

- 92

The scheming woman, the false ingenue, the insatiable who infiltrates herself in the circle of friends of an aging Broadway star, is the subject of this film by Joseph L. Mankiewicz. Starring some of the most famous actors at the time - the fabulous Bette Davis, one of the best actresses at the time, George Sanders, Anne Baxter and Celeste Holm. The film won 6 Oscars - Best Film, Direction, Screenplay, Supporting Actor for George Sanders, Costume Design and Sound and we can see, in a brief role, as Miss Caswell, Marilyn Monroe.


F A N T A S C L A S S I C S

FANTASPORTO 2022 - FANTAS CLASSICS FILMES CULTO + HOLLYWOOD STARS RETROSPECTIVE

GUESS WHO’ S COMING TO DINNER

T Í T U L O O R I G I N A L : G U E S S W H O ’ S C O M I N G T O D I N N E R / R E A L I Z A D O R : S TA N L E Y K R A M E R / A N O : 19 67 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : K AT H E R I N E H E P B U R N , S P E N C E R T R AC Y, S I D N E Y P O I T I E R , K AT H A R I N E H O U G H T O N / P R O D U T O R : WA R N E R B R O S . / D U R AÇ ÃO : 10 8 ’

Um casal de meia idade tem de rever as suas atitudes quando a filha lhes apresenta o seu noivo negro. Interpretado por dois monstros da interpretação, Spencer Tracy e Katharine Hepburn, este filme foi uma pedrada positiva numa época em que as relações interraciais ainda eram muito problemáticas e bastante ausentes do cinema dos estúdios. Conta com três actores fabulosos, já na altura galardoados com Óscares. Enquanto Tracy tinha na altura já dois, por “Boys Town” e “Captain Corageous”, a divina Hepburn tinha recebido um por “Morning Glory”, e continua para o segundo, de Actriz principal, pelo seu desempenho neste filme e depois mais dois depois, por “The Lion in Winter” e “On Golden Pound”. Este é também o último filme de Spencer Tracy cuja ligação amorosa com Hepburn fez correr muita tinta já que ele era casado. Diz-se até que ela nunca terá visto esse filme, finalizado depois da morte do actor. Sidney Poitier foi o primeiro actor negro a ser nomeado em 1959 e a receber um Óscar em “Lilly of the Valley” (1964).

A middle-aged couple must review their attitude when their daughter introduces her black fiancé. Two of the best actors ever, Spencer Tracy e Katharine Hepburn, steal all scenes in a feature that was a huge step forward in the inter-racial relationships, mostly absent from mainstream cinema at the time. Spencer Tracy comes to this film with all his prestige as a double Oscar winner, for “Boys Town” and “Captain Corageous”. The divine Hepburn on the other hand, had also one at the time for “Morning Glory”, gets a second as leading actress for her role in this film and proceeds to get two more for “The Lion in Winter” and “On Golden Pound”. In fact, this is Spencer Tracy’s last feature, who dies in a few months after completion, having had a life-long love affair with Hepburn which challenged Hollywood wagging tongues, being himself a married man. It is said that Hepburn never saw this film, released shortly after the death of the actor. Sidney Poitier was the first black actor with an Oscar nomination in 1959, having already received an Oscar at the time for “Lilly of the Valley” in 1964.

93 -


F A N T A S C L A S S I C S

FANTASPORTO 2022 - FANTAS CLASSICS FILMES CULTO + HOLLYWOOD STARS RETROSPECTIVE

HIGH SOCIET Y

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : H I G H S O C I E T Y / R E A L I Z A D O R : C H A R L E S WA LT E R S / A N O : 19 5 6 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : G E N E K E L LY, G R AC E K E L LY, F R A N K S I N AT R A , L O U I S A R M S T R O N G J R . / P R O D U T O R : M E T R O G O L D W Y N M AY E R / D U R AÇ ÃO : 101 ’

Nesta comédia musical, uma jovem da alta sociedade hesita entre um novo casamento e o ex-marido, um cantor de jazz. E este tem 24 horas para a convencer de que ainda se amam. Há muito para descobrir neste filme. Gene Kelly e o “Old Blue Eyes”, Frank Sinatra, repartem os favores da “socialite” enquanto o fantástico Louis Armstrong toca e canta. A loura, futura princesa do Mónaco, Grace Kelly, canta também, já com casamento marcado nesse mesmo ano, abandonando o cinema para sempre com este filme. E depois há Cole Porter e a sua música. Filme foi nomeado para dois Óscares, um de melhor Música e o outro de Canção Original (”True Love”) da autoria de Cole Porter, mas perdem em ambas as categorias.

- 94

In this musical comedy, a young high society girl hesitates between a new marriage and returning to her ex-husband, a jazz singer. There is a lot to discover in this film. Gene Kelly and “Old Blue Eyes”, Frank Sinatra, fight for the socialite while Louis Armstrong plays and sings. The heroin is the Grace Kelly, at the time already with a date set for her marriage to the Prince of Monaco, being this her last feature. And then there is Cole Porter’s music which was nominated (and lost both) for Best Score and Best Song (“True Love”).


F A N T A S C L A S S I C S

FANTASPORTO 2022 - FANTAS CLASSICS FILMES CULTO + HOLLYWOOD STARS RETROSPECTIVE

MOGAMBO

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : M O G A M B O / R E A L I Z A D O R : J O H N F O R D / A N O : 19 5 3 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : C L A R K G A B L E , AVA G A R D N E R , G R AC E K E L LY, D O N A L D S I N D E N / P R O D U T O R : WA R N E R B R O S . / D U R AÇ ÃO : 11 6’

Uma história de amor e ciúme passada em África, no Quénia. Um caçador branco, interpretado por Clark Gable, tem um triangulo amoroso com uma mulher da sociedade americana, Ava Gardner, e a mulher de um antropólogo, Grace Kelly. A imagem de África francesa representa o colorido idealizado com que os brancos viam as tribos locais e os animais da selva. Gable é novamente, e num registo semelhante a “Gone with the Wind”, o homem duro por fora que se devora por paixão. O realizador John Ford foi responsável de alguns dos melhores filmes da História do Cinema como “The Quiet Man” ((1952), “The Searchers” (1956) ou “The Man Who Shot Liberty Valance” (1962). Este filme foi nomeado para 2 Óscares para as duas actrizes principais, mas ambas perdem.

A story of love and jealousy set in Africa. A white hunter, played by Clark Gable, is involved in a love triangle with an American society woman (Ava Gardner) and the wife of an anthropologist, Grace Kelly. The depiction of French occupied Africa is clearly the one stereotyped vision of the west of the local tribes and of the animals in the jungle. Gable plays in the same register as he did in “Gone with the Wind”, hard looking but a man devoured by passion. Director John Ford was the name behind some masterpieces such as “The Quiet Man” ((1952), “The Searchers” (1956) or “The Man Who Shot Liberty Valance” (1962). This film got Oscar nominations for both leading actresses but they came out empty handed.

95 -


F A N T A S C L A S S I C S

FANTASPORTO 2022 - FANTAS CLASSICS FILMES CULTO + HOLLYWOOD STARS RETROSPECTIVE

NINOTCHK A

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : N I N O T C H K A / R E A L I Z A D O R : E R N S T L U B I T S C H / A N O : 1 939 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : G R E TA G A R B O , M E LV Y N D O U G L A S , I N A C L A I R E , B E L A L U G O S I / P R O D U T O R : E R N S T L U B I T S C H / D U R AÇ ÃO : 110 ’

- 96

Uma comédia romântica feita para a Metro-Goldwyn-Mayer com nomes

This is a romantic comedy made for Metro-Goldwyn-Mayer with some

determinantes da História do Cinema. Foi realizada e produzida por Ernst

of the most important names in their field, director Ernst Lubitsch, the

Lubitsh, com a participação no argumento de um dos grandes do cinema

mysterious Greta Garbo and in the screenplay another great one, Billy

norte-americano, Billy Wilder. Três agentes soviéticos chegam a Paris para

Wilder. Three soviet agents arrive in Paris to sell the stolen jewellery

vender jóias confiscadas à aristocracia durante a Revolução Russa de 1917.

of the aristocrats after the Russian Revolution in 1917. Working for one of

Em socorro de uma das lesadas vem o Conde Leon (Melvyn Douglas).

the victims is Count Leon (Melvyn Douglas). When he meets Russian

Quando este conhece Ninotchka, uma agente russa, ambos desconhecem

agent Ninotchka, both ignore each other identities. And, of course, they

as respectivas identidades. E acabam apaixonados. Numa época em que

fall in love. And at a time when Stalin wins in Russia, this film has an

Stalin vence na Rússia, este filme tem um contexto político que é de rele-

underlaying political significance. In the cast, two famous actors, especially

var. No elenco, estão dois actores superfamosos da altura, a sueca Greta

the Swedish born Greta Garbo, here in her first comedy - the poster even

Garbo na sua primeira comédia (no cartaz salienta-se até o inesperado riso

highlights her unexpected laughter - after her magnificent dramatic

da Garbo), depois de magníficas interpretações dramáticas com “Anna

performances in “Anna Karenina” (1935) or “Maria Walewska” (1937). As

Karenina” (1935) ou “Maria Walewska” (1937), por exemplo, e Melvyn

her love interest is Melvyn Douglas, who received two Oscars as a

Douglas (com dois Óscares de actor secundário) e que morre em 1981.

Supporting Actor and died in 1981. This comedy is, in fact, Garbo’s second

Este viria a ser o penúltimo filme de Greta Garbo que se retira do cinema,

last film. She leaves the industry suddenly and for ever in 1941 after the

inesperadamente, em 1941, depois do mal recebido “Two-Faced Woman”.

ill-received “Two-Faced Woman”. With 3 Oscar nominations, one of them

Teve apenas 3 nomeações para os Óscares (uma delas por “Ninotchka”).

for her role in “Ninotchka”, and never winning one, this true myth of

Verdadeiro mito de Hollywood, recebe um Óscar Honorário em 1955

Hollywood was acknowledged with an Honorary Oscar in 1955, in a

numa cerimónia em que esteve ausente. Morre em 1990 em Nova Iorque.

ceremony she does not attend, dying in New York in 1990. The director

O realizador Ernst Lubitsch foi responsável por filmes-culto como “To Be

Ernst Lubitsch was responsible for such eternal films as “To Be or not to Be”

or not to Be” (1949) ou “Heaven Can Wait” (1943), foi nomeado 3 vezes

(1949) or “Heaven Can Wait” (1943), nominated 3 times for Oscars and

para os Óscares e recebendo apenas um Óscar Honorário em 1947.

only receiving an Honorary one in 1947.


F A N T A S C L A S S I C S

FANTASPORTO 2022 - FANTAS CLASSICS FILMES CULTO + HOLLYWOOD STARS RETROSPECTIVE

S U D D E N T LY, L A S T S U M M E R

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : S U D D E N LY L A S T S U M M E R / R E A L I Z A D O R : J O S E P H L . M A N K I E W I C Z / A N O : 1 9 59 / PA Í S : E .U . A . / AC T O R E S : E L I Z A B E T H TAY L O R , K AT H A R I N E H E P B U R N , M O N T G O M E R Y C L I F T / P R O D U T O R : S A M S P I E G E L / D U R AÇ ÃO : 114’

Uma história de amor e ciúme passada em África, no Quénia. Um caçador branco, interpretado por Clark Gable, tem um triângulo amoroso com uma mulher da sociedade americana, Ava Gardner, e a mulher de um antropólogo, Grace Kelly. A imagem de África francesa representa o colorido idealizado com que os brancos viam as tribos locais e os animais da selva. Gable é novamente, e num registo semelhante a “Gone with the Wind”, o homem duro por fora que se devora por paixão. O realizador John Ford foi responsável de alguns dos melhores filmes da História do Cinema como “The Quiet Man” ((1952), “The Searchers” (1956) ou “The Man Who Shot Liberty Valance” (1962). Este filme foi nomeado para 2 Óscares para as duas actrizes principais, mas ambas perdem.

A story of love and jealousy set in Africa. A white hunter, played by Clark Gable, is involved in a love triangle with an American society woman (Ava Gardner) and the wife of an anthropologist, Grace Kelly. The depiction of French occupied Africa is clearly the one stereotyped vision of the west of the local tribes and of the animals in the jungle. Gable plays in the same register as he did in “Gone with the Wind”, hard looking but a man devoured by passion. Director John Ford was the name behind some masterpieces such as “The Quiet Man” ((1952), “The Searchers” (1956) or “The Man Who Shot Liberty Valance” (1962). This film got Oscar nominations for both leading actresses but they came out empty handed.

97 -


HOMENAGEM

A PRAGA+ A ÚLTIMA PRAGA MOJICA MARINS

Mojica Marins nasceu em São Paulo. Gostando de cinema desde jovem, passava muito tempo no cinema local. Aos 18 anos já tinha completado oito filmes dentro do género que mais gostava, o horror, e que contando a história, davam também um comentário social do seu país. Extremamente popular entre cinéfilos pela sua personagem Zé do Caixão, Marins manteve-se dentro dessa roupagem em vários filmes posteriores. Realizador singular, Mojica realizou 46 filmes, tanto longas como curtas-metragens, sendo o último “Coração das Trevas” (2017) e morrendo em 2020. Visitou o Fantasporto em 2000, sendo homenageado com o Prémio Carreira e com uma retrospectiva. ZÉ DO CAIXÃO (MOJICA MARINS) AVISA LOGO NO INÍCIO DO FILME. NÃO SE DEVE BRINCAR COM O DESCONHECIDO.

Marina, a mulher de Juvenal, não compreende os pesadelos do homem amado mas sabe que tudo começou após umas fotos no campo, junto à casa de uma bruxa. Apesar de avisados por ela para se afastarem, o par insiste em aproximar-se. E não tomam a sério as ameaças da mulher. Desaparecido durante muitos anos, este é o único filme ainda inédito do mestre do horror brasileiro, agora digitalizado e restaurado.

Coffin Joe (Mojica Marins himself) warns us right at the beginning-you should not joke about the unknown. Marina, Juvenal’s wife, does not understand her dear husband’s nightmares but knows that they started when they took some photos near a witch’ house. Although they were told by her to step away, they insisted on coming as close as possible. And didn’t take the woman’s threats seriously. Thought missing for many years, this feature by Brazilian Cult director Mojica Marins, returns restored and remastered.

F I C H A T É C N I C A // T Í T U L O O R I G I N A L : A P R AG A / PA Í S : B R A S I L / R E A L I Z AÇ ÃO : J O S É M O J I C A M A R I N S / A N O : 20 07 (R E S TAU R A D O 202 1) / A R G U M E N T O : R U B E N S F. L U C C H E T T I / AC T O R E S : M O J I C A M A R I N S , WA N DA KO S M O , S I LV I A G L E S S , F I L I P E VO N R H E I N / C O N TAC T O : H E C O / D U R AÇ ÃO : 52 ’

- 98

Born in São Paulo, Brazil. A film lover since childhood, he used to spend all his free time at the local cinema. At the age of 18 he had already completed 18 horror films, a genre he particularly liked which allowed a social comment on the state of his country. Soon his character Coffin Joe became extremely popular among film lovers and appearing in several of his films. With his unique view on cinema, Mojica directed 46 films, both features and shorts, “Coração das Trevas” (2017) being his last. He came to Fantasporto in 2000, where he received a Career Award and the festival screened a retrospective of his work.


PROGRAMAÇÃO PARALELA EXP OSIÇ ÃO C A R TA Z E S A P R E S E N TA Ç Ã O DE LIVROS SANGUE NOVO: UMA ANTOLOGIA Colectânea de Contos CONTA-ME COMO NÃO FOI Rui Cardoso CONTÁGIOS - CONTOS E CRÓNICAS Colectivo Mapas do Confinamento FANTASPORTO 40 ANOS: UMA HISTÓRIA DE CINEMA Beatriz Pacheco Pereira

99 -


E

X

P

O

S

I

Ç

Ã

O

CARTAZES DO FANTASPORTO FA N TA S P O R T O P O S T E R E X H I B I T I O N

- 100

COMO SE REPRESENTA A ALMA DE UM EVENTO

HOW DO YOU APPREHEND THE SOUL OF AN

QUE CADA ANO MUDA, TEM FILMES SEMPRE

EVENT THAT CHANGES EVERY YEAR, ALWAYS

NOVOS, RESPEITA O ESPÍRITO DOS TEMPOS,

SCREENS NEW FILMS AND RESPECTS

OBEDECENDO ÀS TENDÊNCIAS

THE “ZEITGEIST” BY FOLLOWING

ARTÍSTICAS DA ALTURA?

THE ARTISTIC TENDENCIES OF AN AGE?

Desde 1981, na primeira edição do Fantasporto e do belíssimo desenho de José Manuel Pereira, co-fundador do festival, até hoje, o cartaz vai passando por muitas interpretações do que é o cinema e do que significa a imaginação. Vendo-os hoje, 40 anos depois, nota-se que sempre capturaram a modernidade e a estética do seu tempo, espalhados nas ruas, nas páginas do catálogo ou do programa de mão, imagem de um grande festival num país pequeno, viajando até às mãos de realizadores, produtores ou distribuidores do mundo inteiro. Esta exposição mostra os primeiros cartazes e os últimos. Ingénuos uns, outros mais artísticos, uns desenhados, uns pintados, outros totalmente digitais e em que os temas são diversificados mas sempre fortes. Uma linguagem gráfica que falou depois nas ruas da cidade do Porto, nas fachadas dos teatros por onde o festival passou, sempre a mostrar que o amor ao cinema pode ser também expresso por um belo cartaz.

Since 1981, the year of the first edition of Fantasporto and the beautiful painting by José Manuel Pereira, co-founder of the festival, till today, the official poster runs the many interpretations of what the cinema is and what imagination means. Looking at them today, 40 years later, we can see that they have captured the modernity and aesthetics of the time, later scattered in the streets, in the catalogue, in the hand guide, the image of a great festival in a small country, travelling the world till the hands of hundreds of directors, producers, distributors. This exhibition shows the first and the latest official posters, some naive, others artistic, some simply drawn, others painted, others already totally digital, with diverse themes but always impressive. A graphic language that expressed itself afterwards in the streets, in the façades of the theatres where the festival has been held, always telling us that the love for the cinema can also be clear in a beautiful poster.


101 -


APRESENTAÇÕES DE LIVROS BOOK PRESENTATIONS

SANGUE NOVO: UMA ANTOLOGIA

CONTA-ME COMO NÃO FOI

COLECTÂNEA DE CONTOS

DE RUI CARDOSO

EDIÇÃO LER DEVAGAR

EDIÇÃO CASA DAS LETRAS

O autor e editor Pedro Lucas Martins desafiou 15 (ainda) desconhecidos autores de terror Portugueses a participar numa antologia organizada por ele e o “Sangue Novo: Uma Antologia” – Edição de Pedro Lucas Martins – Ler Devagar (Lisboa). Do cómico ao macabro, do estranho ao sobrenatural. “A antologia Sangue Novo surge da constatação de que não existem, em Portugal, obras de terror suficientes, em especial antologias, sendo que as que existem não apostam exclusivamente em novos autores. Compreensível, uma vez que este género literário é um risco, e maior risco será se a ele se juntarem novos autores, de talento desconhecido. Esta obra pretende correr esse risco; ser uma pioneira, para que outras lhe sigam as pisadas. Todos os quinze autores que a integram têm uma voz própria, plena de um potencial que se cumpre. Todos eles são promissores arautos de uma mudança nesta categoria literária. Da ideia à concretização, decorreu menos de um ano, mas nada foi apressado. É um projecto com claras intenções: a de oferecer um palco às histórias destes autores, a de promover o terror literário nacional e a de que estas duas intenções se possam combinar e contribuir para uma mudança de paradigma em relação ao género.” – Sandra Henriques.

- 102

“Conta-me como não Foi” é a reflexão de um jornalista sobre a História e os mitos tecidos em volta desta. Escrito por Rui Cardoso, editor Internacional do Expresso entre 2009 e 2018 e habitual frequentador do Fantasporto, aborda, numa primeira parte a forma como autocratas, um pouco por todo o mundo tentam ir buscar ao passado argumen-tos para moldar e consolidar o seu poder presente, de Erdogan a Putin ou Xi Jinping. Numa segunda parte a obra passa em revista duas dezenas de mitos e acontecimentos lendários da História de Portugal, começando com o nebuloso Viriato que nunca foi pastor e muito menos andou pela Serra da Estrela, passando por Afonso Henriques que nunca bateu na mãe e também não enfrentou cinco rei mouros e respectivas hostes em Ourique. Da suposta brandura dos nossos costumes e do ultimato britânico também se fala, sem esquecer a fantasmática Escola de Sagres ou a não menos imaterial Padeira de Aljubarrota. Não sendo um livro de História é um livro sobre a História e a necessidade de não permitir que esta seja manipulada. Rui Cardoso nasceu em Lisboa em 1953. Formou-se em engenharia electrotécnica no IST em 1977. Começou no jornalismo em 1978 no “Diário Popular”, passando pela revistas “Face” e pelo seminário “Independente” para assentar arraiais no Expresso onde trabalhou de 1989 a 2018. Coordenou os guias de viagem do Expresso entre 1994 e 1998 e a secção internacional entre 2009 e 2018. Publicou uma dezena de livros de entre os quais se podem referir “Pelas Linhas da Nostalgia”passeios nas Linhas de caminho-de-ferro abandonadas (co-autoria com Mafalda César Machado, 2008), “Turismo Científico em Portugal, um Roteiro” (Assírio e Alvim 2007), “Invasões Francesas, 200 Anos, Mitos, Histórias e Protagonistas (INCM 2010).


“CONTÁGIOS” – CONTOS & CRÓNICAS

FANTASPORTO 40 ANOS: UMA HISTÓRIA DE CINEMA

COLECTIVO MAPAS DO CONFINAMENTO

DE BEATRIZ PACHECO PEREIRA

EDIÇÃO VISGAROLHO

EDIÇÃO CINEMA NOVO

O colectivo “Mapas do Confinamento” é um projecto artístico que conta com cerca de 150 artistas (poetas, atores, escritores, ilustradores, fotógrafos, tradutores) oriundos de Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e respectivas diásporas em França, Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, e que tem estabelecido parcerias com várias universidades (Oxford, Jean Monnet e Pequim, com as quais traduzimos os trabalhos para inglês, francês e chinês), associações e fundações, como, por exemplo, a Gulbenkian. Resolveu publicar os contos e as crónicas de 64 autores, trabalhos que, a seu ver, refletem bem a riqueza e a diversidade dos povos e das culturas que se constroem em português. Alguns dos autores incluídos no livro: Nuno Gomes Garcia (Port), Esther e Nara Vidal (Brasil/ Reino Unido), Aida Gomes (Angola), Catarina Gomes (Port), Mélio Tinga (Moçambique), Vanessa Vascouto (Brasil), Almeida Cumbane (Moçambique), Susana Piedade (Port), Agnaldo Bata (Port/França), Rafael Azevedo (Brasil), Juliana Berlim (Brasil), Renata Belmonte (Brasil), Pedro Teixeira Neves (Port), Luisa Semedo (Port, Cabo Verde/França), Eduardo Jorge (Port), Amilcar Bettega (Brasil), Sérgio tavares (Brasil), Edmilson Mavie (Moçambique), Monia Camacho (Port/ Angola), Olinda Gil (Port), Claudia Nina (Brasil), Mazé Torquato Chotil (Brasil/França), Ricardo Figueira (Port/Fra), António Ladeira (Port/E.U.A.), Elthânia André (Brasil), Helena Machado (Brasil), Sónia Palma (Brasil/ Rimno Unido), R. Tavares (Brasil), Renato Tardivo (Brasil), Julieta Massossote (Moçambique), Nuno Camarneiro (Port) e outros.

Um olhar completo em 600 páginas de texto e imagem, profusamente ilustrado com centenas de fotos sobre os 40 anos do Fantasporto (1981-2020), percorrendo os programas ano a ano, os cartazes, as importantes descobertas do novos realizadores com os seus primeiros filmes, a presença de muitos deles nos Óscares, a listagem e as caras de convidados e profissionais que o visitaram, os amigos e impulsionadores do festival desde a sua origem, os participantes, as cartas de personalidades e homenagens recebidas. Beatriz Pacheco Pereira nasceu no Porto em 1951. Estudou nas Universidades de Coimbra e do Porto tendo-se licenciado em Filologia Germânica. Com actividade em diversas áreas da Cultura, é escritora, crítica e investigadora de cinema e escultora. Foi a primeira mulher a escrever crítica de cinema num jornal diário em Portugal e foi co-fundadora do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto. Tem vários livros publicados, de ensaio, crónica, conto e romance. Além deste livro sobre o Fantasporto, publicou também em 2021 um romance, “Alice e os Abutres”, com edição Âncora.

103 -


- 104


105 -


- 106


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.