Malta do Lar nº 2

Page 1

A M A LTA D O L A R

ANO 1

PASSATEMPOS

Para fazeres...

Sudoku (nível fácil)

*Quando o olho vê, não sabe o que está a ver, então ele amanda uma foto eléctrica para o cérebro que lhe explica o que está a ver.* (nada mal pensado. Somos uma máquina fotográfica em potência e em funcionamento contínuo)

*O nosso sangue divide-se em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e até verdes! *

NÚMERO 2

A M ALTA L a r

d a

DO

p a z

-

LAR

ANO 1 NÚMERO 2 OUTUBRO 2010

S a l e s i a n o s

(acho que faltam os Azuis!!Ah, mas esses com o apito dourado andam em fuga)

*O teste do carbono 14 permite-nos saber se antigamente alguém morreu.* (Assim de momento acho que hoje em dia basta verificar se o coração parou ou se respira… quer dizer… digo eu… mas pelo sim pelo não que se faça o teste do carbono 14, se os gajos do CSI descobrem uiui)

*O pai de D. Pedro II era D. Pedro I, e de D. Pedro I era D. Pedro 0* (E antes foi o Pedro -1, já agora)

*Em 2020 a caixa de previdência já não tem dinheiro para pagar aos reformados, graças à quantidade de velhos que não querem morrer.* (São uns chatos os velhos! Se o Socras topa o “jogo” deles…)

*A Terra vira-se nela mesma, e esse difícil movimento chama-se arrotação.* (não consigo encontrar melhor definição)

*Lenini e Stalone eram grandes figuras do comunismo na Rússia.* (exactamente, principalmente o Stalone)

*Para fazer uma divisão basta multiplicar subtraindo.* (atenção, não tentem fazer isto em casa, pode ser perigoso… pelo menos complicado é! Pelo sim pelo não peçam esclarecimentos ao futuro professor catedrático de análise matemática)

*A água tem uma cor inodora.*

PONTOS DE INTERESSE • Experiência de trabalho do João Vicente na Pizzaria • Laurissilva Património da humanidade e uma das paisagens únicas no mundo • A nossa nova escola...

(pois… eu também gosto muito dessa cor)

*O telescópio é um tubo que nos permite ver televisão de muito longe.* (o tipo deve ser “espião” da vizinhança, sinceramente… já ninguém quer aderir ao MEO… anda tudo a “chular” os vizinhos. Será que com o telescópio conseguiu ver a grande penalidade fora da área?!)

Para rires... Apresentamos, a seguir, algumas frases dos alunos do 12º ano (Se hoje são os alunos… amanhã serão os governantes!!!)

*A História divide-se em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje* (a Futura é particularmente estudada pela “Maya” certamente)

*O metro é a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre e para o cálculo dar certo arredondaram a Terra! * (Ups! Até eu me vi atrapalhada para fazer o cálculo. Imaginação tem ele… vai ser matemático de certeza, Portugal precisa de matemáticos com imaginação)

*O sul foi posto debaixo do norte por ser mais cómodo.* (obviamente que sim. Tinha algum jeito o contrário, e aposto que foi um alentejano que teve essa brilhante ideia).

• À conversa com… Ricardo • Dicas práticas para ter sucesso na escola...

*Os escravos dos romanos eram fabricados em África, mas não eram de boa qualidade.* (Racista… só os fabricados na China é que são bons não?!)

*A baleia é um peixe mamífero encontrado em abundância nos nossos rios.* (todos os dias me cruzo com baleias ao atravessar o rio, é tão giro)

*A Terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados do mundo.*

• Diverte-te… com os nossos passatempos

(questão para se perguntar… quantos planetas tem o mundo?)

*Caudal de um rio, é quando um rio vai andando e deixa um bocadinho para trás!* (é claro. Caso contrário ficava vazio depois de passar. Deve ser uma forma de o encontrarem)

*Princípio de Arquimedes: qualquer corpo mergulhado na água, sai completamente molhado. *

FICHA TÉCNICA:

(aí não há dúvida nenhuma)

A Malta do Lar

EM AGENDA... ANIVERSÁRIOS

CALENDÁRIO 01 - Solenidade de todos os Santos

23 - João Nóbrega

24 - Acção de Formação equipa Técnica / Equipa de Apoio

24 - João Patrício

27 - Festa da Santidade Juvenil 28 - Recolha de bens alimentares promovida pela Caritas

Lar da Paz - Salesianos Estrada Regional 207, n.º 200 9200-231 Água de Pena Tel: 291 524 480 Fax: 291-524-040 aldeiadapazlar@hotmail.com DIRECTOR : Pe. José Clemente COORDENAÇÃO: Francisco Almendra COLABORADORES: Fábio, Sérgio, Marco, Fernando, Vicente, Cristiano, Crespin, Cátia, Laurentina PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Pe. José Aníbal Distribuição gratuita

UM PROJECTO ENRIQUECEDOR Do Projecto Educativo do Lar da Paz destacamos, em particular, o nosso posicionamento no campo educativo, dando especial relevo ao “Sistema Preventivo”, chamado assim, porque, a exemplo de S. João Bosco, queremos evitar que os jovens acumulem experiências negativas, que

venham a comprometer a centenário da morte do 1º sua formação ulterior, sucessor de S. João Bos“tendo em conta tudo o co, Pe. Miguel Rua, temos que de negativo e valioso uma meta a atingir e que há no jovem, mesmo o nos é sugerida pelo nosso mais marReitorginalizado, Com o trabalho e a participação Mor, Pe. e apoiando de todos, dialogando, comuni- Pascual a nossa cando, partilhando, em espírito Chavez: saberemos ajudar os acção na de família (…) razão, na encontrar o melhor caminho a jovens a religião e bem dos nossos jovens. descobrir no amor, a vida elementos muito mais como vocação e missão. eficazes que a coacção”. Com empenho e constância poder-se-á gerar, como Neste ano 2010/2011, consequência, nos nossos

UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE

U

M DIA NA PIZZARIA.

À quarta-feira, o meu dia começa com a ida para a Pizzaria, pelas 10 da manhã. O Sr. Ildemar ou o Sr. Francisco levam-me para a pizzaria e eu fico lá à espera. Quando o patrão chega, digo-lhe bomdia. Entramos e começamos a fazer algumas coisas. Pego na farinha e começo a passar num ‘coador’ e o que fica na parte de cima vai para o lixo. Depois, tiro um tabuleiro da massa, lavo o pano bem lavado e volto a pôr lá. Este pano tem de ficar bem molhado para pôr em cima da massa, para ficar húmido. Às vezes, o patrão diz para eu ir

buscar um sumo para beber e falamos um pouco. Mais para a tarde, faço uma pizza para o meu almoço. Uma das vezes, comi duas fatias e trouxe o restante para

jovens, uma mentalidade aberta ao discernimento da própria vocação. Com o trabalho e a participação de todos, dialogando, comunicando, partilhando, em espírito de família, tudo o que afecta a vida do educador na relação com os seus educandos, saberemos encontrar o melhor caminho a bem dos nossos jovens. (Retirado do projecto educativo do lar da Paz 2010/201)

João Vicente

Outra das minhas tarefas é ir à despensa buscar pacotes de farinha, sumos, cerveja, leite e lenha para o forno da pizza. Também vou às mesas servir as pessoas, a quem cumprimento, dizendo “bomdia” ou “boa-tarde” e entrego a ementa para escolherem a pizza. Tem pizzas vegetarianas, sobremesas, etc. Gosto muito de trabalhar lá, é o melhor trabalho que já tive. Agradeço muito ao Sr. Ildemar porque se não fosse ele, eu não trabalhava. E é assim o o Lar meu dia de trabapara os meus colegas experi- lho na pizzaria! mentarem.


A M A LTA D O L A R

ANO 1

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE... Neste espaço pretendemos apresentar um pouco da “nossa” Madeira. Desta vez escolhemos uma das paisagens únicas no Mundo, considerada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Segundo os estudiosos, há 20 milhões de anos que existia este conjunto de plantas na bacia do Mediterráneo, no Sul da Europa e no Norte da África. Devido às alterações climáticas e outros factores, hoje sobrevive somente A palavra Laurissilva deriva do n a s r e g i õ e s i n s u l a r e s . l at i m La u r us (l ou r ei r o ) , Na Madeira, encontra-se nas e Silva (floresta, bosque). terras altas e cobre uma área de Laurissilva é o nome dado a um 15000 hectares, o que correstipo de floresta húmida subtropi- ponde a 20% da ilha. cal a temperada, composta maio- Na Laurissilva as plantas mais ritariamente por árvores da famí- c o m u n s s ã o : l a u r á r lia das lauráceas. Actualmente a ceas, vinhático, til e o barbusano. Laurissilva encontra-se nas ilhas A floresta Laurissilva apresenta da Madeira, Açores, Canárias e um aspecto uniforme, sempre Cabo-Verde. verde ao longo de todo ano, dado que a quase totalidade das árvores e dos arbustos que a compõem, nunca perdem a folha. As humidades Concentração da Floresta “Laurissilva” na Madeira

Recolhido por: Crespim Hornay

lumbrante, de diferentes formas e tons de verde, revela todo o dinamismo típico dos sistemas vivos equilibrados. Simplesmente impressionante a força da natureza neste local, Uma “levada” por entre a Laurissilva M a d e i r a . trazidas pelos ventos são retidas .Por ocasião do Ano Internacioe condensadas pala Laurissilva nal da Juventude (1985), João que proporciona assim abundan- Paulo II fez o seguinte apelo: tes caudais de água para a irri- “Permanecendo em contacto gação dos campos agrícolas e o com a Natureza, acolhemos na abastecimento aos centros urba- nossa existência humana o prónos, transportadas por extensas prio mistério da criação, que se “levadas” que os madeirenses descobre aos nossos olhos com construíram na metade do uma espantosa riqueza e varieséc.XX. dade de seres visíveis, e, ao Esta é a maior concentração de mesmo tempo, aponta constanLaurissilva no Mundo, sendo temente para o que se esconde, conhecida como uma das melho- o que é invisível...A Natureza é res preservadas. Desde 1999 dada ao homem como objecto de que é considerada pala UNES- admiração e de contemplaCO como Património da Humani- ção... Reflecte-se nela a aliança dade. do Criador com a Sua criatura”. Para além da sua beleza des-

Escola Básica e Secundária de rios e muitas coisas para apren- Escola Básica e Secundária de Machico. Falar da nossa nova der e fazer. Gostamos muito das Santa Cruz. escola é falar de uma grande discilplinas de Educação Física, EVT, Português... Esta escola tem muitas

mudança, pois esta é uma escola de grande dimensão - Tem 3000 alunos (n.d.r) -, em comparação com as nossas anteriores escolas. Mas há coisas que encontramos sempre em qualquer escola: novos amigos, novas namoradas, novos horá-

(Carlos, Cristiano e Célio)

À CONVERSA COM... Filipe (monitor)

Neste número, “A Malta do Lar” tem o prazer de entrevistar o Ricardo Jesus. O Ricardo tem 16 anos, está na nossa instituição hã pouco mais de 1 ano. Frequenta o 9º ano na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. M.L. Ricardo, como tem sido a tua experiência de estar na Instituição? R. Tem sido razoável, é tudo muito bom mas temos regras para cumprir. Não é uma coisa que seja do meu agrado mas tem de ser… É o que temos.

M.L. O que mais gostas de fazer aqui na Instituição? R. É tudo muito bom, mas o que mais gosto de fazer é jogar

A NOSSA NOVA ESCOLA

coisas boas e diferentes das anteriores. Desde os campos de jogos, à piscina, passando pelos intervalos que são em maior quantidade, esta é definitivamente uma escola que gostamos muito. Tal como as outras escolas, esta também tem regras e temos de as cumprir, embora às vezes seja difícil. Como nós costumamos dizer: a nossa nova escola é bué de fixe!

NÚMERO 2

Desenho de Tiago e Fernando

A nossa nova escola… É grande e bonita Podemos jogar à bola E fazer muita fita. São muitas salas novas E vários professores Que nos preparam para as provas Para sermos vencedores.

Tem ginásio e pavilhão E biblioteca para ler Com tantos livros na mão Muitas coisas vamos aprender. Na oficina da aprendizagem Pesquisamos nos computadores E ainda fica margem Para falar com os professores. Assim é a nossa escola Que é grande e bonita Esperamos que esta escola Seja a nossa favorita. (Fábio e Sérgio 5º ano)

à bola, fazer caminhadas e ir aos Pc’s.

onde vem e como nasceu essa paixão pelo rally? O que tem o Rally de tão especial para ti?

R. O Rally nasceu das amizades M.L. Concerteza já fizeste por com amanaqui boas amiCá dentro todos somos ami- tes de Rally. zades, quem gos, uns mais que outros… Foi com eles são os teus Posso sempre contar com eles. que descobri maiores amiO Rally? Está no sangue… um novo gos e porquê? Sentir a Adrenalina, ouvir os d e s p o r t o . R. Cá dentro motores do carro… é especta- Tinha uns todos somos cular 11/12 anos amigos, uns quando vi pela 1ª vez ao vivo e melhores que outros. Sou ami- interessei-me, então comecei a go de todos, mas os melhores dar assistência a alguns carros. são o Patricio e o Cristiano. Para mim o Rally já corre no Também tinha o Saúl, mas já sangue. Sentir a adrenalina não está cá, apesar de conti- dentro de um carro é “bué fixe”. nuarmos a ser amigos . Por- Sentir o som dos motores é quê? Porque posso sempre muito agradável e isso é muito contar com eles e são uns tipos especial para mim. porreiros, assim como os monitores. M.L. De que mais gostas de fazer no teu dia a dia? M.L. Sei que gostas de Rally. De R. Cá dentro, tenho que estu-

dar, mas em casa quando vou de fim de semana costumo andar de bicicleta.

M.L. Para terminar vou fazer-te umas questões rápidas para ficarmos a conhecer um pouco mais dos teus gostos pessoais. 1.

Tipo de música (não respondeu)

-

2.

Filme que mais gostaste - Velocidade Furiosa 4

3.

Desporto favorito Motocross, Rally… Tudo que tenha rodas

4.

Prato preferido - Pizza

5.

Prato que menos gostas - Arroz com ervilhas

6.

Carro de sonho - Ford Fiesta S2000 (Bela máquina)

CONTO DO MÊS Recolhido por: Drª Cátia Barbosa e Drª Laurentina Escórcio

S

ucesso na Escola

As férias de Verão chegaram ao fim e está na hora de começares a preparar o novo ano escolar que se avizinha. Os jogos vão para o armário de onde só sairão aos fins-desemana. A secretária e as gavetas devem estar arrumadinhas para receberem os novos livros e cadernos. Convém que estejas disposto a começar a trabalhar logo desde o início das aulas porque isso vai fazer com que fiques mais con-

fiante ao longo do ano. Em que consiste a tua preparação?

Fazer sempre os trabalhos de casa.

Assistir às aulas com atenção.

Participar das tarefas com entusiasmo.

Rever, diariamente, a matéria dada.

Fazer pesquisa pessoal sobre os vários assuntos noutros livros, enciclopédias, revistas, internet, etc.

E

, acredita, vale a pena o esforço… Porque o teu futuro depende do modo como encarares a vida na fase de estudante. Bom estudo!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.