Juvevê - maio 2023

Page 1

Ano XVII | Edição 170 | Maio.2023 | Distribuição Gratuita | Juvevê - Ahu - Cabral - Centro Cívico - Alto da Glória

Estava eu em 2006 pensando.

EDITORIAL Movimento para salvar vidas

Porque não fazer um jornal do bairro onde nasci? A partir daquele momento surge a ideia do Jornal do Juvevê.

Recém saído da faculdade de jornalismo, muito inexperiente, sem conhecer ninguém, fui conversar com os antigos moradores do nosso bairro, hoje quase todos falecidos, para contar a história do Juvevê.

Primeira edição, março de 2006, 8 páginas e tudo preto e branco. Contei cronologicamente a história do nosso bairro, porque do nome e seu significado, as primeiras famílias, datas comemorativas, receitas, dicas de segurança, piadas, passatempo, espaço de poesia, ruas do bairro.

Com o passar do tempo e o jornal do Juvevê sendo conhecido pelo bairro, tivemos a colaboração dos artigos da Igreja do Cabral, alguns políticos, já falecido, escreveram e no mês de setembro, tivemos uma sugestão de um leitor do jornal e morador do bairro. - Porque você não faz Gente do Juvevê? E o primeiro homenageado foi Waldemiro Szenezuk proprietário há 44, na época, da papelaria Santa Luzia. Essa papelaria ficava na Avenida João Gualberto entre as Ruas Doutor Manoel Eufrásio, descobri que ele era Doutor quando contei a história das ruas do bairro e Moyses Marcondes.

O Jornal recebeu, nesses 17 anos, várias homenagens. Prêmio Cultura e Divulgação (Vereador Bruno Pessuti), homenagem na Associação dos Jornais de bairro do Estado do Paraná (AJORB), Homenagem do Conseg do Juvevê pelos 10 anos do Jornal - 2016, Votos de Congratulações e Aplausos (Vereadora Carol Dartora, hoje é Deputada Federal).

Sempre valorizando os comerciantes e moradores do nosso bairro. Nesses 17 anos homenageamos várias pessoas, pelo aniversário, ou

O JUVEVÊ EM UM CLICK

murais pelas datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais, Páscoa, Ano Novo dentre outras).

Pelo trabalho que fizemos, temos uma linha direta com a Prefeitura e suas Secretarias e a Câmara Municipal de Curitiba, tanto é que conseguimos um sinaleiro nas esquinas das Ruas Marechal Mallet com Manoel Eufrásio. Yellow Box em vários pontos do bairro, lombadas e vários outros pedidos da comunidade foram atendidos.

Nesses anos passamos por 5 Copas do Mundo, 5 eleições Presidenciais e 5 eleições a Prefeitura de Curitiba, e várias outras matérias foram feitas. Escrevemos sobre os expedicionários, vários tipos de doenças, entrevistando vários médicos (Diabetes, Lúpus, Glaucoma, etc), contamos a história dos desenhos animados, eventos meteorológicos, como cuidar dos animais no frio, problemas das calçadas, entre outras coisas.

"E la nave va" a modernidade vai chegando e nós precisamos nos reinventar, internet, redes sociais, Instagram, lives. Como fazer tudo isso? Como unir o passado e o presente?

Se eu falar que é fácil, estarei mentindo, estamos hoje nas redes sociais, com site (www.jornaldojuveve.com.br), face (@jornaldojuveve) e Instagram (@jornaldojuveve), mas o nosso "filho", nós nunca largamos.

Ficamos por aqui, e para finalizar só temos uma coisa a dizer. Muito obrigado a todos que ajudaram e ajudam o Jornal do Juvevê.

DATASCOMEMORATIVAS

Maio.2023

01.... Dia da Literatura Brasileira

02.... Dia Nacional da Ética

04.... Dia Internacional do Bombeiro

05....Dia Nacional do Líder Comunitário

06....Dia do Psicanalista

10....Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

14....Dia das Mães

15.... Dia do Gerente Bancário

15....Dia do Assistente Social

15.... Dia Internacional da Família

16....Dia do Gari

16....Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca

18....Dia Internacional dos Museus

19....Dia do Estudante de Direito

20....Dia do Pedagogo

25....Dia Nacional da Adoção

28....Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

31....Dia do Comissário de Bordo

31.... Dia Mundial sem Tabaco

EXPEDIENTE

Ano XVII | Edição 170 Maio.2023

Contato com o Jornal: (41) 99916-9327

Razão Social:

Bernardo Mussi Carlini

CNPJ: 12.240.577/0001-50

Jornalista Responsável:

Bernardo Carlini MTB - 0486-PR

Diagramação e Arte: Editora

Exceuni - (41) 3657-2864

Impressão: Press Alternativa (41) 3657-4542 / 3047-4280

Tiragem: 2.000 exemplares

As opiniões emitidas em artigos assinados, não representam, necessariamente, o ponto de vista ou linha deste jornal, sendo os conceitos de exclusiva responsabilidade de seus autores. Os originais, mesmo os não publicados, não serão devolvidos.

Ao longo do mês de maio, várias campanhas são realizadas, com o objetivo de conscientizar motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de obedecer às leis de trânsito e tomar medidas para ajudar a reduzir acidentes e mortes. O nome do movimento "Maio Amarelo" está relacionado ao sinal de trânsito, que significa atenção.

As campanhas buscam formas de conscientização eficientes para todos os tipos de públicos, e com isso reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas. A preocupação constante na redução dos acidentes de trânsito e na transformação de nossa sociedade em pessoas mais solidárias e educadas no trânsito. Algumas dicas simples, podem evitar acidentes e salvar vidas. Respeitar as leis e os sinais de trânsito. Não usar o telefone enquanto dirige. Dobrar a atenção nas áreas de risco. Dar prioridade aos pedestres. Manter o veículo sempre em ordem. Não beber e dirigir: o uso de álcool e drogas pode reduzir as habilidades motoras de um motorista e tornálo mais propenso a acidentes. O Maio Amarelo espera o envolvimento e a participação de todos os que se comprometem com o bem-estar social, a educação e a segurança por sua própria cultura. Que Maio seja o início da mudança e que o amarelo seja a cor de atenção pela vida.

2 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Primeira edição março de 2006 45 ANOS DE AMIZADE Luciane Yoshioka, Claudia Volpato e Cristiane Yoshioka

GENTEDOJUVEVÊ

Marli Pinto Christófis

Em 1936, Alminda Fontoura Pinto e Manoel Borges Pinto casaram e tiveram 5 filhos. Em 11 de dezembro de 1938 nasceu a primeira filha do casal, Marli. Marli, sempre ia comprar pão, na antiga padaria Brasil, na Av. João Gualberto 1927, onde hoje se situa o Conjunto Comercial Ópera Matteo. Com 14 anos de idade, ela conheceu o filho da proprietária, João Constantino Christófis.

No ano de 1953, ela com 15 anos de idade, casou-se com João na Igreja do Cabral, Padre Bonifácio, que celebrou o evento, recorda Marli.

O casal morou por 20 anos em cima da padaria Brasil, indo para a Avenida Vicente Machado e voltando em seguida para o Juvevê. Em 1986, Marli ficou viúva. O casal teve 4 filhos: Maria Helena, Maria do

"O amor de mãe e inexplicável.

Uma Mãe é o primeiro amor de um filho. Mas o filho é o último amor de uma mãe, ela nunca vai amar ninguém como ama esse filho.

Feliz Dia das Mães!!!"

Fernanda

Mali (mãe)

Tereza Beatriz

Mali Ricce (filha)

PENSAMENTO DO MÊS

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

Aristóteles

ISSO OCORREU EM...

30/5/1431

Joana d´Arc, condenada como herege, morre queimada em Rouen, na França.

3 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Rocio, Diamantino e João Junior. Hoje, ela tem 10 netos e 12 bisnetos.

COMERCIANTEDOJUVEVÊ Melissa Presentes

Há 40 anos em nosso bairro, sempre com novidades para decorar a sua casa. Decoração, presentes e semi joias. Tudo para enfeitar sua casa.

Meia Maratona Internacional de Curitiba - A Prova

A ansiedade me acordou algumas vezes antes do horário programado para levantar, às 4h. Sair de casa ás 5h. A largada seria às 6h02.

Chegando lá, ainda escuro, muita gente conversando e tentando se aquecer com "pulinhos" e "corridinhas"… O coração acelerado, afinal eu estava para percorrer os meus primeiros 21 quilômetros. O queixo batia de frio. Após um aviso ao microfone, as pessoas foram se aglomerando próximo a largada.

Som de sirene e o apito anunciava o início da prova. Em meio a quase 5 mil pessoas, os primeiros passos lembravam o barulho de cavalaria que parecia estremecer ao redor.

Logo a rua desnivelada de paralelepípedo me intimidou um pouco. Logo a subida pediu todo meu esforço. Logo o cansaço e a dúvida, "será que vou terminar no tempo limite da prova, que era de 3 horas?"

Cada passo, cada suspiro, um conjunto de movimentos, como uma engrenagem que fazem você IR.

De repente, alguém orienta em alta voz: "5 e 10 km

segue reto, 21 km vira à esquerda". Diminui o fluxo de pessoas na rota completa. Uma pitada de orgulho por estar ali desperta a energia e a confiança. No quilômetro

10, alguém grita "vamos, só faltam 11". Não sei se isso foi bom ou não, mas deu uma sensação de que se cheguei até ali, não faltava tanto…

O que faz você continuar é o sentimento e a sensação que vem em alguns momentos no trajeto, de entrega ao asfalto, do coração batendo mais forte, do sangue circulando mais rápido, de alegria pela superação, de liberdade, como se o substantivo abstrato "vida", se materializasse em uma brisa que beija seu rosto. Mais alguns quilômetros,

e o cansaço insiste em quer ficar.

Como uma mão estendida para te apoiar, alguém avisa, repetidamente: "Útimo quilômetro, último quilômetro!". Quase sem acreditar, a energia é revigora. Ouve-se aplausos, alguns fotógrafos deitados no chão frio, para obter um melhor ângulo dos últimos passos. Ali, todos dando o seu melhor.

Avista-se a linha de chegada. Na mente, só vem a frase, (não só pela prova, mas pela existência): "Valeu a pena até aqui". Após completar 40 anos em novembro, em fase de transição pessoal e profissional, e iniciando na corrida amadora, criei um tema para a minha primeira prova: "É verdade, a vida começa aos 40".

Pois nunca me senti tão disposta a lutar para encontrar e permanecer no meu propósito e no que me faz feliz. Com tudo isso, aprendi a valorizar cada pequeno passo, pois são eles que nos levam às grandes conquistas! Um abraço, fiquem com Deus e quem sabe, até uma próxima.

Texto de Daiane Stevão

Você é a favor ou contra a legalização da maconha

"Não sou a favor da legalização de forma nenhuma."

Simone Goés ***

"Sou contra. Se legalizar a nossa sociedade vira uma bagunça."

Ane Barros

"Sou contra. Pois ela destroe as famílias."

Fabiana ***

"Sou contra. Se está tão facil sem a legalização, imagine legalizando."

Maria Luzia Rodrigues ***

"Sou contra. É um vício que prejudica a própria pessoa e destroe a familia."

Lucia Silva ***

"Se for usada para fins medicinais, eu concordo."

Adriana Cristina

4 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
ENQUETE
Av. João Gualberto 1860 lj 17 | Tel: (41) 3029-7585

Deputado Ney Leprevost (União) propõe semana de resgate histórico de personalidades paranaenses

O deputado Ney Leprevost (União) esteve reunido com a diretoria do Clube Curitibano. Na oportunidade, prestou homenagem ao Clube pelos 141 anos de fundação.

O Clube Curitibano é uma das instituições mais antigas de Curitiba, que oferece diversas atividades culturais, esportivas e gastronômicas aos seus mais de 30 mil associados. Durante sua fala, Ney Leprevost que

FOTO: DIVULGAÇÃO

A deputada Maria Victoria (PP) defendeu o apoio à melhoria do ambiente de negócios e ao fortalecimento das microempresas e das empresas de pequeno porte do Paraná. A deputada entregou, nesta segunda-feira (15), uma homenagem ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) pelos 15 anos de atividade.

também se dedica a preservação da história e da cultura paranaense sugeriu à diretoria que realize uma semana cultural em home-

nagem ao Barão de Serro Azul, fundador do Clube Curitibano.

"Acredito que devemos investir na cultura para resgatar a me-

mória das grandes personalidades históricas do Paraná", disse Ney. O nome de Idelfonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul

está escrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Ney Leprevost é sócio do clube e foi presidente do Curitibano Júnior.

"Fiz aqui dentro do Clube Curitibano grandes amizades, uma delas foi a Jose, uma das colaboradoras mais antigas do clube", disse Ney. Em nome de toda diretoria, o presidente do Clube Curiti-

Deputada Maria Victoria (PP) defende microempresas e empreendedores do Paraná

O Fórum, instituído em 5 de Maio de 2008, reúne entidades públicas e privadas com o objetivo de estimular o setor por meio de articulações entre figuras públicas e sociedade, de forma sustentável e inovadora, atuando nas esferas municipal, estadual e federal. "As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de empregos, sobretudo dos pequenos e médios

municípios. O Fopeme faz um trabalho que é referência no país na defesa dos interesses dos empreendedores. É uma homenagem justa da Assembleia Le-

gislativa", disse. A parlamentar também garantiu apoio as principais demandas da entidade que são a desburocratização dos processos, atualização das

regras do Microempreendedor Individual (MEI), inovação e tecnologia, formação da cultura empreendedora, créditos e investimentos. O documento foi entregue ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ PR, Ercílio Santinoni, que é uma das principais lideranças nacionais do tema, e à coordenadora do Fórum, Silvana Santinoni. "É o reconhecimento da

bano, Paulo Roberto Oliveira, agradeceu a homenagem proposta na Assembleia Legislativa pelo deputado Ney Leprevost.

"O Ney é família. É sempre muito bemvindo aqui", afirmou o presidente. O Clube Curitibano é um dos que participam da Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria de Ney Leprevost, com contrapartidas para a sociedade.

Fonte: Alep

Assembleia Legislativa ao trabalho e a dedicação dos empreendedores paranaenses. Avançamos muito nesse período, mas ainda há muito a fazer para estabelecer no Paraná e no Brasil um ambiente que permita o desenvolvimento, a competitividade e o crescimento das microempresas e empresas de pequeno porte", afirmou Ercílio.

Fonte: Alep

5 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
FOTO: ORLANDO KISSNER

FALA, MATRIZ Prefeitura convoca moradores a apresentar sugestões para os bairros

CULINÁRIA

Macarrão com Cogumelos

INGREDIENTES:

-500g de macarrão

-300g de cogumelos frescos

-1 cebola picada

-3 dentes de alho picados

-1 colher de sopa de azeite

-1 colher de sopa de manteiga

-1 xícara de chá de vinho branco

Os moradores da Regional Matriz têm mais duas oportunidades de participar do Fala Curitiba - a consulta pública anual promovida pela Prefeitura para ouvir dos moradores sugestões de melhorarias para os bairros. Isso porque acontecem nos dias 23 de maio e 6 de junho, a partir das 19h, as duas últimas reuniões presenciais do Fala Curitiba. A primeira será na Escola Municipal Vila Torres (Rua Chile, 836, Rebouças) e a última, no Memorial de Curi-

tiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro Hiatórico).

Na ocasião, os moradores terão a oportunidade de detalhar as ações que já apontaram na primeira fase da consulta pública - pela internet ou no carro do Fala Móvel. As propostas mais votadas irão para a votação final, em julho. As mais votadas serão incluídas na LOA (Lei Orçamentária Anual) 2024 e, assim, terão a garantia de que serão executadas pela Prefeitura.

-1 xícara de chá de caldo de legumes

-1 xícara de chá de creme de leite fresco

-Sal e pimenta a gosto

-Queijo parmesão ralado a gosto

-Salsinha picada para finalizar

MODO DE PREPARO:

Em uma panela grande, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, aqueça o azeite e a manteiga em outra panela e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.

Adicione os cogumelos fatiados e deixe cozinhar por alguns minutos até que estejam macios. Adicione o vinho branco e deixe cozinhar até que o álcool evapore. Adicione o caldo de legumes e o creme de leite e deixe cozinhar até que o molho engrosse um pouco.

Tempere com sal e pimenta a gosto. Escorra o macarrão e misture-o ao molho de cogumelos. Finalize com queijo parmesão ralado e salsinha picada. Sirva quente.

Essa é uma receita simples e deliciosa que vai agradar a todos que gostam de cogumelos e de uma boa massa. Bom apetite!

6 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Foto do Fala Curitiba que ocorreu no Asilo São Vicente de Paula no dia 17 /05

OPINIÃO

Inclusão: uma luta que é de todos!

Em Curitiba, as famílias que vivenciam os mais diversos quadros de deficiência são fadadas a esperar. Esperam por um diagnóstico na rede municipal de saúde, por oportunidades de tratamento adequado e pela assistência educacional que deveria ser garantida, conforme a Lei nº 12.764/2012.

Essas famílias esperam porque, hoje, o município não possui uma estrutura adequada para atendê-las. Só na rede pública de saúde, Curitiba tem uma fila de espera com mais de 2 mil crianças aguardando diagnóstico de TEATranstorno do Espectro Autista. São crianças que precisam de um parecer médico, mas esperam por até 3 anos sem que isso ocorra.

Quando as famílias conseguem um diagnóstico, o perrengue passa de fase. Os programas de atendimento oferecem apenas uma consulta por mês, sem proporcionar o pleno desenvolvimento das crianças. Nas escolas a realidade não é diferen-

Paraná lança campanha Maio

Amarelo com ações educativas e entrega de veículos ao Detran

Entre os anúncios feitos no evento está o investimento de R$ 11,89 milhões em sinalização viária em 46 municípios, além da proposta de convênio para ampliar a municipalização do trânsito no Estado.

te. São mais de 3.500 alunos com TEA estudando na rede pública de ensino, mas poucas conseguem a tutoria necessária.

Como médica e vereadora, tenho buscado fazer minha parte. Estamos fiscalizando a saúde do município e pedindo informações sobre os atendimentos TEA da rede. Também ouvimos as famílias e passamos a organizar um movimento que pretende registrar formalmente as situações.

Apesar das dificuldades, conseguimos evoluir em alguns aspectos. Viabilizamos junto com a gestão municipal e a Fundação Cultural de Curitiba um programa gratuito de cinema adaptado para o público TEA. Em maio, o programa consolida uma realização histórica, que coloca a cidade como uma das primeiras capitais do país a viabilizar a inclusão através da cultura. Com resiliência e determinação, temos mostrado que é possível transformar Curitiba em uma cidade feita para todos.

Tem algum relato sobre inclusão?

Mande para gente pelo (41)99165-0043

ou marialeticiafagundes@cmc.pr.gov.br

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), abriu nesta quarta-feira (3) as ações do Maio Amarelo 2023, que chega à décima edição e tem como tema nacional "No trânsito, escolha a vida". O movimento, lançado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, busca salvar vidas por meio da conscientização.

Também foram entregues veículos para o órgão de trânsito estadual, anunciados investimentos para sinalização viária em 46 municípios e apresentado o Pacto Social por um Trânsito Seguro. O vice-governador Darci Piana, que parti-

cipou do evento, destacou que, apesar de maio ser um mês dedicado a causa do trânsito, os cuidados devem seguir durante todo o ano.

"Não adianta realizar ações só durante este mês e depois esquecer os outros 11. Devemos estar sempre preocupados com aquilo que acontece no trânsito, cuidando desde as nossas crianças até os nossos idosos", afirmou. Ele também ressaltou o alto número de mortes no trânsito. "No Brasil, cerca de 40 mil pessoas morrem por ano. Temos que intensificar nossas ações, motivar as pessoas a se cuidarem e salvarem vidas", completou. Durante todo o

mês, o Detran-PR promoverá atividades em locais públicos e privados, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, buscando chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2023, o material da campanha foi produzido em uma parceria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e deve ser utilizado nacionalmente, garantindo a uniformidade das ações em todo o País.

Fonte: AEN

7 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
ANUNCIE AQUI! (41) 99916-9327
FOTO: ALESSANDRO VIEIRA

"Parabéns ao Jornal Juvevê: sempre apoiando as ações do Movimento Curitiba Contra a Corrupção. Muito grato."

GÓES - JOIAS E RELÓGIOS

"A Góes Joias e Relógios parabeniza o Jornal do Juvevê pelos 17 anos de bons serviços prestados com muita informação em tempo real! Parabéns Bernardo, que não se deixou abalar com a tecnologia do digital, muito menos com a pandemia, se inovou com entrevistas e lives para todo tipo de público."

"Com imensa satisfação parabenizo o jornal do Juvevê pelos seus 17 anos! Sempre trazendo a informação aos Curitibanos de forma ética e coerente, participando ativamente na vida dos moradores do bairro, apoiando o comércio local e integrando as necessidades da região ao Poder Público. Desejo muito sucesso ao Jornalista Bernardo Carlini e sua equipe, cujo trabalho é exercido com maestria!"

"Família Mouchbahani parabeniza o Jornal do Juvevê pelo excelente trabalho prestado a nossa comunidade. Sempre olhando pelo nosso querido bairro com um olhar social. Muito obrigado Bernardo Carlini por estar à frente das notícias e nos mantendo informados."

Elie Saba Mouchbahani

(Sócio Fundador) - Lojas Emilie Há 71 anos fazendo sua história no Juvevê

"Parabéns ao Jornal do Juvevê pelos 17 anos de jornalismo carregado de profissionalismo e excelência. Um trabalho muito dedicado, sobretudo do editor chefe, Bernardo Carlini, que se empenha bastante para cumprir sua missão de manter os cidadãos informados. Gratidão por fazer parte dessa história. Parabéns!"

Cecília Ferreira Leal Escritora, Poeta, Historiadora e Bacharela em Direito

"Quero elogiar e ao mesmo tempo parabenizar o jornal do bairro Juvevê pelos seus 17 anos de qualidade de suas edições.

O bairro já não é o mesmo quando o amigo, Bernardo Carlini , editor não distribui o jornal nas portas do comércio, condomínios e feiras.

Parabéns para o nosso jornal de bairro. Como é bom saber as novidades e notícias da nossa região. Espero que seja editado por anos e anos. Abraços."

ÍRIS VENZKE

II Miss pré-teen Curitiba 2022, Miss pré-teen Paraná 2022, II Miss pré-teen Brasil 2022, Miss pré-teen Nations 2022.

"Há 17 anos surgia Jornal do Juvevê, sob a responsabilidade do Jornalista Bernardo Carlini, trazendo muita informação e entretenimento para nossas famílias. E eu não poderia deixar de parabenizar esse grande jornal de excelente qualidade que nos faz estar sempre por dentro das notícias e antenados com os acontecimentos do Bairro Juvevê e de nossa cidade."

8 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Cristiano Roger Curitiba Contra a Corrupção
@temnoahu

17 ANOS DE JORNAL

"Parabéns ao Jornal do Juvevê em seus 17 anos de jornalismo dinâmico e atualizado e em especial ao seu Editor Chefe Bernardo Carlini e equipe. Aproveitamos também para agradecer por estarem sempre por perto e participando do conteúdo do nosso perfil."

Priscilla Cruz Proprietária das páginas @tagueandobigorrilho @tagueandojuveve @tagueandoaguaverde @tagueandoecoville

"Parabéns pelos 17 anos do Jornal do Juvevê. Que continue fazendo esse excelente trabalho em prol da nossa comunidade."

Valdecir da Silva Proprietário do Grafitti Hair Cabeleireiro

"Nós, Laser Dream, parabenizamos pelos 17 anos do Jornal do Juvevê. Pois é um jornal atual que sempre nos traz notícias e serviços."

Ana Laser Dream

"PARABÉNS! Jornal do Juvevê que completa 17 anos de história. A toda equipe do Jornal, em especial ao amigo Bernardo, grande parceiro. Meu forte abraço e agradecimento pela contribuição na boa informação à comunidade."

Rafaela Lupion - Administradora da Regional Matriz

"Eu gostaria de destacar a grande importância do Jornal do Juvevê. Um Jornal plural, informativo. Com uma produção gráfica de qualidade e sobretudo um jornal que valoriza nossa cidade.

"Cumprimento toda a equipe deste conceituado e renomado jornal do Juvevê, o qual é leitura obrigatória dos moradores. Desejo sucesso, pois é um jornal que sempre traz as novidades e notícias que interessam ao bairro Juvevê."

Claudio Moraes - Morador do Juvevê

"PARABÉNS PELOS 17 ANOS...

"Desejamos tudo de bom para o Jornal do Juvevê. O Jornal está há 17 anos acompanhando nossa família (família Raposo) e isso nos alegra muito. Que continue assim, sempre olhando nossa comunidade."

Luiz Felipe, Ana e Português Cantina Açores

Hoje venho prestigiar esse veículo de imprensa tão importante da nossa cidade. Sou a Miss Curitiba 2022 e tenho muita alegria em representar minha cidade e cumprir minha missão. Acredito que o Jornal do Juvevê cumpre a 17 anos essa linda missão de comunicar e informar os cidadãos de Curitiba e Região. Gratidão por todos esses anos e feliz por fazer parte dessa história."

O Bernardo Carlini tem entrevistado pessoa das mais variadas áreas, das mais diversas correntes políticas, com um espirito democrático, com entrevistas relevantes para o dia a dia de nossa cidade.

Oxalá todos os bairros tivessem um jornal como o jornal do Juvevê.

"Parabéns ao amigo Bernardo por mais um ano do seu conceituado Jornal do Juvevê.

17 anos de muita luta.

Sucesso pra você Bernardo."

Jornalista

Humberto Schvabe

Gazeta do Bairro

Meus parabéns pelos 17 anos, espero que muitos e muitos anos seja comemorado por esse importante órgão informativo de nossa cidade."

9 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Rafaella Alves Barszcz Miss Curitiba 2022

"Parabéns ao Jornal do Juvevê e à sua equipa pelos 17 anos de publicações. O Jornal do Juvevê, faz um trabalho incrível ao trazer aos seus leitores informações, relatórios e opiniões tão vitais para o nosso bairro. Eu, Waleska Modesto e toda equipe da Maya valorizamos a qualidade profissional de sua produção e ficamos muito felizes em colaborar com esse trabalho."

Waleska Modesto Doutora pela UNICAMP, especialista em saúde da mulher

"A Jullye Frutas apresenta as sinceras felicitações pela fundação do Jornal do Juvevê. Agradecemos pelos importantes serviços prestados por esse jornal, que pauta pela ética e profissionalismo, assumir a árdua tarefa de informar e realizar em suas páginas os temas de interesse da população. Mantendo sempre o equilíbrio necessário ao exercício deste papel social de altíssima responsabilidade."

Minao Ogura e Jullye Frutas

JORNAL DO JUVEVÊ: UMA LENDA, UMA HISTÓRIA

"O jornal do Juvevê é o Bernardo Carlini. Bernardo Carlini é o Jornal do Juvevê. Completando 17 anos de ininterrupta circulação, é o informativo comunitário mais longevo de Curitiba. É também o único que tem uma periodicidade definida. Portanto, é um impresso que resiste aos tempos de internet. E é um veículo que já faz parte da história do jornalismo de Curitiba.

"Gostaria de falar da importância dos jornais de bairro, que são fundamentais para contar as histórias locais.

Precisamos de jornais de bairro sendo apoiado e funcionando.

Daqui a alguns anos as histórias não estrão mais nas redes sociais e sim nas páginas dos jornais de bairro. Tenho um apreço muito grande pelo jornal do Juvevê. Vida longa ao nosso jornal."

Bernardo Carlini é o corpo e a alma do Jornal do Juvevê. Ele corre, sozinho, atrás dos conteúdos e dos patrocínios. Depois, redige, faz títulos, separa os textos de cada página. Aí, conta com o apoio de uma diagramadora. É a única pessoa de fora que o ajuda. Ele busca o jornal na gráfica e distribuiu re-

ligiosamente nos locais já tradicionais, onde os moradores conseguem pegar seu exemplar. Baixinho, agitado e sempre com pressa, Bernardo é um vencedor. Formado em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, ele andou por várias redações "só para ver como se lidava, na prática, com a

informação". Na cabeça, desde o tempo da faculdade, já tinha claro que iria abrir o próprio negócio no bairro onde mora. Amigo até dos inimigos, Bernardo Carlini é uma pessoa do bem. Simpático, inseguro e muito leal, ele é uma lenda do nosso jornalismo. Já tivemos, em Curitiba, alguém que fez a metade do que o Bernardo faz: O Cândido Gomes Chagas e sua revista Paraná em Páginas. O Candinho, como era conhecido (faleceu em 2012), fazia a revista sozinho. Só tinha um impressor. Mas seu estilo era outro: raivoso, de poucos amigos, antipático e com muitos desafetos. O maior deles, que rendeu manchetes por mais de 15 anos. foi o exgovernador Jaime Lerner."

10 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Valdir José Cruz - Jornalista e Professor de Jornalismo

É com muita alegria que parabenizo o Jornal do Juvevê pelos 17 anos de trabalho em defesa da informação e da notícia de qualidade, sempre cumprindo com o valoroso papel do jornalismo de comunicar de forma isenta e imparcial. Sou leitor do Jornal do Juvevê e tenho grande respeito pelo trabalho dos jornais de bairro de Curitiba. Eu acredito na comunicação porque o jornal impresso é a minha raiz e acredito muito no trabalho de vocês. Por onde a gente passa, sempre encontra um jornal sobre um balcão de farmácia ou loja, mostrando as obras e os serviços da cidade. Que o Jornal do Juvevê continue com essa missão que é tão importante de evar informação para todos os curitibanos.

"Gostaria de parabenizar o Jornal do Juvevê pelos 17 anos de história! Desde que acompanho o jornal sempre testemunhei o esforço em fazer um trabalho sério e dedicado a fim de trazer informações pra comunidade, com lives e entrevistas sempre muito interessantes. Parabenizo o editor chefe Bernardo pela sua ética e dedicação, bem como sua equipe. Obrigada pelo ótimo trabalho!"

Bárbara Camile Becker psicóloga

@novoafeto

"Olá leitores e colaboradores do Jornal do Juvevê! Aqui falando é a médica e vereadora Maria Leticia (PV). Passando para deixar meu abraço e parabéns para esse veículo que há mais de uma década tem mostrado seu valor, fomentando a cidadania e a vida em sociedade. Conversar com os moradores, divulgar os serviços disponíveis no bairro e fomentar debates sobre a cidade que queremos deixar para nossos filhos e netos é tarefa importantíssima desse jornal. Ao trabalhar as notícias locais, o Jornal do Juvevê faz mais do que divulgar os acontecimentos da região: dá exemplo para todos nós sobre o que é ser cidadão de verdade! Parabéns pela história e pelo trabalho!"

Vereadora e Médica Maria Leticia (PV)

"Parabéns querido Bernardo, conseguir manter um jornal impresso por tantos anos não é missão para covardes. Você é guerreiro, em frente sempre! Abraços."

Bebel Ritzmann Proprietária do Jornal Opinião Curitiba e Revista Ações Legais

"Admiro muito o trabalho e dedicação do Bernardo Carlini. O jornal que ele faz há 17 anos é muito sério e dedicado a nossa comunidade. Sempre nós colocando a par de tudo que acontece. Parabéns e sucesso."

"Faço questão de dar os parabéns ao Jornal do Juvevê pelos 17 anos. Um importante jornal do bairro e da região, o jornalista Bernardo Carlini é morador do bairro e nasceu na região. Ele é uma referência no Bairro. Sempre trazendo as informações, mantendo as pessoas informadas de tudo que está acontecendo na Prefeitura, em âmbito Estadual e Federal."

Vereadora Amália Tortato

"O Jornal do Juvevê engrandece a vida em cidadania do bairro há 17 anos! Parabéns Bernardo e equipe pelo excelente trabalho!"

Diamantino Christofis Morador do Juvevê

11 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023

A importância e benefícios do esporte para crianças e adolescentes

Num mundo cada vez mais tecnológico Não é novidade que crianças e adolescentes têm cada vez mais acesso à tecnologia durante a infância. Muitos pais preocupados com o excesso do uso das redes sociais estão incentivando as crianças e adolescentes a praticarem esportes. O esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração. É de suma importância o convívio com as regras e diferenças individuais, a criança passa a se ver parte de algo maior,

além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres.

Alguns benefícios do esporte para crianças e adolescentes:

-Combate a obesidade infantil;

-Melhora a coordenação motora;

-Desenvolve a socialização e as amizades;

-Melhora no raciocínio;

-Ajuda crianças em vulnerabilidade social; Crianças e adolescentes fisicamente ativos têm o ra-

ciocínio estimulado, o que se reflete em um melhor desenvolvimento cognitivo. "Durante um jogo, o jovem precisa tomar decisões rápidas e fazer várias atividades e movimentos ao mesmo tempo. Existem estudos, inclusive, que demonstram uma melhora da plasticidade cerebral daqueles que não são sedentários".

Matéria sob a responsabilidade da Acadêmica de Jornalismo

Apenas uma sessão? Isso mesmo!!!

-Não é receita de bolo.

-Não é criolipólise tradicional.

-Não é milagre.

-É técnica diferenciada.

-É tratamento personalizado.

-É ciência e tecnologia.

-Divulgação autorizada pela paciente de acordo com TCLE assinado.

"Esta imagem não representa, em hipótese alguma, garantia de resultado. Cada ser humano tem características anatômicas e fisiológicas únicas".

Agende sua consulta (41) 985025194

Av. República Argentina, 1160, sala 513, 5° andar Água Verde - Curitiba (Pertinho do Angeloni)

UTILIDADE PÚBLICA

12 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
SEGURANÇA: POVO JUVEVÊ: 3252 0008 OU 190 FEIRAS LIVRES: Terças Feiras-17h às 22h: Avenida Anita Garibaldi (Entre a Avenida João Gualberto e Rua Campos Salles) Quintas Feiras - 07h às 11h30: Rua Colombo (entre as Ruas São Sebastião e Manoel Eufrásio) Sábado - 07h às 13h: Rua Alberto Bolliger (entre a Rua AugustoStresser e Rua Itupava) HOSPITAL E PRONTO SOCORRO: São Lucas Av. João Gualberto, 1988 Fone: 3250 5500 AGÊNCIA DE CORREIO Avenida João Gualberto, 1664 2º a 6º feira das 9h às 18h 3042 0044 ou contato@ agfjoaogualberto.com.br SAMU: 193 | SIATE: 192 GUARDA MUNICIPAL: 153 PREFEITURA: 156 COPEL: 196 OU 0800 51 00116 GUARDA MUNICIPAL: 153 PROCON PR: 151 OU 0800411512 MUSEU OSCAR NIEMEYER www.museuoscarniemeyer.com.br R Marechal Hermes 999 Centro Cívico - Tel:3350 4400
Diva Bueno de Oliveira Tulio Dra. Flaviane Redua - Biomédica Esteta - CRBM 4126

Conhecendo a secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Familia

Jornal do Juvevê conversou com o Secretário do Desenvolvimento Social e Família Rogério Carboni

JJ -Quem é Rogerio Carboni? Poderia nos contar um pouco sua história?

RC- Sou filho der um açougueiro e nasci em Capanema. Tenho 54 anos, vim para Curitiba com 18 anos, fiz a Faculdade de Direito e tenho especialização em Administração Pública.

E hoje estou na secretaria da Família e desenvolvimento social cuidando das politicas publicas da juventude, da pessoa com deficiência e da criança e do adolescente.

JJ -O senhor é Secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná. Poderia nos explicar qual é a função dessa Secretaria?

RC- A função da Secretaria é fazer toda interlocução da área da assistência social com o estado do Paraná, com os municípi-

os e cuidando da politica da juventude da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente e do toda a assistência social, a interlocução do Bolsa Família com os municípios e todos os programas sociais. Tentando na busca de tirar as pessoas na situação de vulnerabilidade para a sua emancipação.

JJ -Quais são os maiores desafios nessa secretaria?

RC- O desafio que esta-

mos vivenciando é fazer uma boa gestão e articulação para que possamos usar os recursos que estão disponíveis.

O Estado do Paraná gasta R$ 108,000,000,00 (cento e oito milhões) por ano com a comida boa (cartão de transferência de renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade). E vários outros recursos para que os municípios e entidades gastem em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Praça Vívian Calopreso Braga

LOCALIZAÇÃO: entre as ruas Barão de Guaraúna, Alberto Bolliger, Constantino Marochi e Augusto Stresser.

Na praça que leva o seu nome no Juvevê, encontra-se uma placa com os seguintes dizeres: "Esta praça homenageia, por iniciativa do vereador Mário Celso Cunha, a jornalista Curitibana (1959-1991) que pautou sua vida profissional pela ética e pela verdade."

HISTÓRICO: repórter da TV Paranaense, hoje RPC TV. Antiga Praça Porto Alegre (o nome atual foi adotado em 1992).

13 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
RUAS E PRAÇAS DO JUVEVÊ

Cursos no ISP Saúde de Curitiba (2023)

26 A 27 DE JUNHO (ONLINE)

01 DE JULHO (PRESENCIAL)

Dra. Dani Bernardi e Dra. Joseli de Souza CURSO DE PREENCHEDORES E BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO FACIAL E CORPORAL

07 E 08 JULHO

Mestre Marcus Lanza - RJ ESPECIALIZAÇÃO EM PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA ESTÉTICAS CORPORAIS COM DRENAGEM, TAPING E ELETROTERAPIA

04 E 05 DE AGOSTO

Mestre Tatiane Cardoso - RJ ELETROTERAPIA DO BÁSICO AO AVANÇADO

19 DE AGOSTO

Prof. Davino Jocoby - RS BRONZEAMENTO SAUDÁVEL COM TECNOLOGIA E PROCESSO DE BRONZEAMENTO

LOCAL DO CURSO:

ISP SAÚDE

Fone: (41) 2102-7302 | 0800 7070 010

Rua Desembargador Westphalen, 1465

Rebouças - Curitiba - PR

José Dionísio

Rodrigues recebe o título Cidadania ACP

O jornalista, publicitário e empresário da comunicação José Dionísio Rodrigues recebeu da Associação Comercial do Paraná - ACP, na noite desta quinta-feira (18), o título "Cidadania ACP". O título foi instituído pela entidade para homenagear representantes do estado ou de instituições que tenham desenvolvido notável atividade em benefício do engrandecimento e defesa das instituições nacionais, da democracia, dos princípios de cidadania, justiça e solidariedade.

Durante a cerimônia de entrega do reconhecimento, o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, lembrou das ações de Rodrigues, os diversos prêmios concedidos a ele e destacou a postura do profissional junto aos seus pares e sua ética.

"Esta é uma homenagem muito merecida e justa a ele e toda a sua família, que tem uma história em negócios do melhor nível na área de comunicação. O José Dionísio Rodrigues tem uma imagem comprovada e positiva de pessoa íntegra, sua preocupação com o bem comum é testemunhada por todos e isso enaltece nossa institui-

ção, associados, amigos e familiares", disse. Português, Rodrigues veio para o Brasil aos 10 anos de idade. Conseguiu uma bolsa do governo americano para fazer a High School (equivalente ao nosso Ensino Médio) naquele país e ao retornar ao Brasil, formou-se em Jornalismo pela UFPR. Foi repórter no Canal 12, do jornal O Estado do Paraná e editor do Caderno Internacional na Gazeta do Povo, onde teve o privilégio de escrever as matérias sobre a chegada do homem à lua e sobre o fim da guerra do Vietnam. Como empresário, fundou a OpusMúltipla, que completou 50 anos em 2022, e atualmente é a segunda maior agência independente do Brasil. Fundador do GrupoOM Comunicação Integrada que deu à OpusMúltipla mais cinco empresas irmãs, com colaboradores em diversos estados em sedes em Curitiba e São Paulo. Pai de três filhos, que também atuam nas empresas do GrupoOM, e marido de Marilia Helena Rodrigues, co-fundadora da OpusMúltipla.

Rodrigues é uma pessoa que procura transformar vi-

das pelo poder da comunicação plena. "A família Rodrigues, sem dúvida nenhuma, tem um dos maiores presentes que a gente já podia ter recebido no dia de hoje. Essas transformações de vidas de empresas e da comunidade ao redor, sempre foram os maiores objetivos que ele teve. Transformar pelo poder da comunicação, que é o que ele sabe fazer e que ele gosta de fazer, algo que a gente vive com ele todos esses anos. Tenho certeza de que ele é uma daquelas pessoas que vieram para deixar o mundo um pouco melhor do que estava quando ele quando ele aqui chegou", lembrou seu filho Rodrigo Rodrigues.

A cerimônia contou com a presença de colegas, amigos e familiares além de expoentes na comunicação paranaense como seu ex-sócio e companheiro de jornadas profissionais, Rafael de Lala, e presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, que trouxeram para o público presente depoimentos sobre a ética, o cuidado e o respeito que os profissionais da comunicação têm pelo homenageado.

Fonte: ACP

14 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023

da Regional Matriz

Prefeitura de Curitiba começa testes

com ônibus elétrico

"A Rua da Cidadania da Matriz tem 26 anos como centro comercial e complexo de serviços significativo para a cidade e para o cidadão curitibano. O evento é um agradecimento a todos que trabalham e frequentam o espaço", declarou a administradora da Regional, Rafaela Lupion. Nesta quartafeira (10/5), a Rua da Cidadania da Regional Matriz, na Praça Rui Barbosa, comemorou 26 anos de prestação de serviços aos curitibanos.

Para celebrar a data - que a rigor é 15 de maio - uma série de atrações gratuitas para todas as idades movimentou o local. O dia teve apresentações culturais, distribuição de mudas de árvores, workshop e exposição de fotografia, além de promoções de preços em produtos do Armazém e do Sacolão da Família e de um cardápio especial servido no almoço do Restaurante Popular.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Para comemorar, a regional e a Fundação Cultural de Curitiba programaram apresentações artísticas. A abertura aconteceu às 11h, com a apresentação musical Circulando Sons de Eugênio Fim e Regra 4, às 13h teve samba, forró e zouk, que é um ritmo originário de Guadalupe e Martinica, com Kaylane Santos e Matheus Barros. A Banda Lyra Curitibana fechou o evento com uma apresentação às 15h. Com o show, houve o tradicional bolo de aniversário da regional, feito em parceria com o sindicato da panificação.

A autônoma Maria Aparecida Leidi Ferreira, de 64 anos, visita a Rua da Cidadania semanalmente e quando ficou sabendo das comemorações do aniversário decidiu que não poderia ficar de fora.

"O aniversário é sempre ótimo, a gente se diverte, gostei muito da apresentação de música, já garanti minhas comprinhas no Sacolão e agora vou aprender a fazer cupcakes", comentou animada.

EXPOSIÇÃO

Durante todo o dia, a exposição Lindas Flores, Simplesmente Lindas ficou aberta para visitação em frente à Rua da Cidadania da Matriz. Feita pelo fotógrafo José Paiva, a exposição tem o diferencial de ser apresentada por uma kombi plotada com as 48 fotos.

Quem parou para apreciar se surpreendeu, como é a aposentada Cecilia Queiroz Pinheiro, de 78 anos, que ficou admirada com a beleza das fotografias. "Fiquei muito feliz de conhecer a exposição, eu conhecia muitas dessas plantas, mas nunca havia visto as flores, é brilhante a ideia de expor para o público essas bele-

zas que muitas vezes vemos e não enxergamos."

As fotografias ficarão disponíveis durante todo o mês dentro da Rua da Cidadania.

MATRIZ MAIS VERDE

A distribuição de 1.000 mudas de árvores na Rua da Cidadania, pelo Projeto 100 Mil Árvores, começou logo no início da manhã, e as mudas saíram rapidamente, antes do meio-dia metade já havia sido distribuída.

A doméstica Sueli Terezinha de Bona passava pela Rua da Cidadania, se deparou com as mudas, e já levou cinco, "vou plantar na minha casa na Cidade Industrial, é um incentivo muito bom para a população ajudar a manter a mata na- tiva". O Projeto 100 Mil Árvores foi lançado no dia 21 de setembro de 2019, pela Prefeitura, e já superou a meta, hoje com mais de 330 mil árvores plantadas.

PARCERIA COM SENAC

A administração regional fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para a comemoração. Dois profissionais do Senac apresentaram um workshop de cupcake de chocolate para o público presente. Com cerca de meia hora de duração, o workshop foi terminado com uma degustação para quem participou.

CENTRO COMERCIAL

Além de acomodar várias administrações regionais, como a Agência de Atendimento COHAB, o Centro de Referência de Assistência Social, a Urbs, o Sacolão, o Armazém e o Restaurante Popular, a rua da cidadania é um importante centro comercial, com lojas variadas. Os comerciantes podem aproveitar de um espaço com segurança e conforto, além de ser acessível. Para Diego Ferreira, que é comerciante de roupas e acessórios na Matriz há 13 anos, esses fatores ajudam muito, "aqui também é bom porque nós somos parceiros dos outros comerciantes, quando alguém precisa de ajuda sempre acolhemos, e a clientela é ótima, tenho clientes que são fiéis desde quando comecei, 13 anos atrás".

"Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado, dentro da nossa meta de avançar no projeto de eletro mobilidade para Curitiba e a cidade merece o melhor.

O ônibus elétrico não é poluente, pode ser mais rápido e traz mais conforto para a população.

Curitiba está entrando na era da eletro mobilidade", disse Greca.

A Prefeitura de Curitiba começa na próxima segunda-feira (22/5) os testes com um ônibus 100% elétrico da montadora brasileira Eletra.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/5) pelo prefeito

Rafael Greca durante a apresentação do veículo na Praça do Japão, no bairro Batel. Os testes serão na linha Interbairros IIque transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto -, e devem durar de 20 a 30 dias.

Fonte: PMC

Campanha do Agasalho de Curitiba busca arrecadar mais de 110 mil peças de roupa e cobertores

"A ideia é que nós não percamos ninguém para o frio e que todos que estarão quentinhos em casa coloquem a mão no guarda-roupa, tirem uma peça de roupa ou um cobertor e doem para a Campanha do Agasalho, porque o que nos sobra falta na casa dos pobres", disse o prefeito, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone. O prefeito Rafael Greca lançou no dia 16/5 a Campanha do Agasalho 2023. Com o slogan Doou Esquentou, a campanha vai incentivar a população a doar agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho que serão usados pela Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a pessoas em situação de rua. A expectativa é que este ano a Campanha do Agasalho ultrapasse as doações registradas em 2022, quando a FAS contabilizou 110 mil peças de roupas, calçados e cobertores. O lançamento foi feito no mesmo evento de apresentação da Operação Inverno, para atendimento à população em situação de rua durante o período em que são registradas as

menores temperaturas na capital. O objetivo das duas ações, que serão desenvolvidas até o dia 15 de setembro, é preservar a saúde e integridade física da população atendida, principalmente aquela que vive nas ruas. Greca reforçou que a população pode doar para a campanha cobertores, roupas para pessoas adultas e crianças, mas principalmente agasalhos e calçados para homens, que são maioria entre a população em situação de rua na cidade. Margarita também convidou a população a participar da ação. "Vamos abrir nossos corações para levar a solidariedade e doar um cobertor, uma calça, uma blusa que estejam em bom estado", disse. "Nesses 30 anos da FAS, que fundamos para ajudar as mulheres vítimas de violência, as famílias e as pessoas que sofrem, pedimos para trabalharmos juntos e fazermos desta a maior campanha do agasalho de todos os tempos", reforçou a primeira-dama.

PARCEIROS

Neste momento, a Campanha do Agasalho conta com 13 par-

ceiros externos, além de órgãos da administração do município, que juntos chegam a mais de 100 pontos de arrecadação de doações. São parceiros da campanha: redes de supermercados Condor, Festval e Gigante Atacadista; Jockey Plaza Shopping, Rede Massa, Banco do Brasil, Ritmo Logística S/A, Mansev Curitiba, UP Experience (que possui o Teatro Positivo, a Up Expo e os campi da Universidade Positivo Ecoville, Osório e Santos Andrade), Ótica Ipanema, YouRock Bar, Boteco da Ordem e Garden HamBargueria.

Além dos pontos de coleta das empresas parceiras, a população poderá entregar doações nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, vinculados à FAS, na Guarda Municipal e no prédio central da Prefeitura. Interessados em participar da campanha como ponto de coleta devem entrar em contato com o Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596.

Fonte: PMC

15 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
População prestigia a programação de aniversário de 26 anos
FOTO: PEDRO RIBAS/SMCS
16 Ano XVII • Edição 170 • Maio de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.