Jornal final adsiv 2016

Page 1

VOLUME 1, EDIÇÃO 1 OUTUBRO/NOVEMBRO 2016

HORA DA NOTÍCIA Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira. Avenida Joana angélicaNazaré , Salvador, Bahia. E-mail cesv2008@hotmail.com

EDITORIAL Ana Paula – ADS IV, Vespertino

NESTA EDIÇÃO: Editorial Vai acontecer Sobre projetos:  Acontece  Aconteceu Conhecendo o CEEP – Severino Vieira É interessante Saber

Caro leitor, essa é a primeira edição do jornal Hora da Noticia, que faz parte do projeto realizado pelos alunos concluintes, da turma ADS IV, do curso técnico em Administração, cuja modalidade é a subsequente do turno vespertino, como parte da atividade da disciplina Sistema de Informação Gerencial, ministrada pela professora e orientadora Eurivaldina. O jornal tem como objetivo maior, levar aos leitores informações relevantes sobre alguns dos diversos projetos desenvolvidos na parceria aluno e professor, como também pôr em pratica os conhecimentos construídos em sala de aula.

Nesta edição abordaremos alguns projetos que foram realizados no CEEP em Gestão Severino Vieira, falaremos um pouco sobre a Primeira Mostra Pedagógica promovida pelo mesmo, além de entrevistas, fotos, curiosidades e vários outros conteúdos importantes para a vida. Desejamos a todos boa leitura.

Vai acontecer – CEEP Vai a Praça Almeida Couto, Nazaré

No dia 09/11/2016 das 09 às 19 horas com a presença de professores e alunos acontecerá a I MOSTRA PEDAGÓGICA EXTERNA do CENTRO Estadual DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO SEVERINO VIEIRA. O objetivo principal é promover a divulgação e mostra dos trabalhos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão para a Comunidade do bairro de Nazaré e população em geral, ressaltando a importância dos cursos técnicos na vida escolar e na sua relação com o

mundo do trabalho. Contempla a todas as disciplinas dos cursos Técnicos em Administração, Desenho da Construção Civil e Edificações. Serão stands sobre projetos Apoiar, Intersocial, Oficina de Mascaras e Sarau Literário.


HORA DA NOTICIA

VOLUME 1, EDIÇÃO 1 OUTUBRO/NOVEMBRO 2016

SOBRE PROJETOS

ACONTECE “A IDENTIDADE QUE CALA NA VIOLÊNCIA QUE SE REVELA” (OFICINA PÚBLICA DE MÁSCARAS) PROFESSORES ENVOLVIDOS: Ana Paula Gallo, Ieda Ribeiro Franco e Sheise. DISCIPLINAS: Intervenção Social, Filosofia, Metodologia e Português OBJETIVO: Conscientizar a comunidade contra a violência à mulher. METODOLOGIA: Através de uma oficina orientar aulão público ministrados pelos estudantes.

ENTREVISTA ABAIXO VEREMOS UMA PEQUENA ENTREVISTA, COM A PROFESSORA SHEISE, UMA DAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO, PARA SABER UM POUCO SOBRE O QUE ACONTECERIA NA MOSTRA.

Entrevistada: Prof. Sheise. HN: Quais recursos serão utilizados para conscientizar á comunidade? ( tipo foto/vídeo). Sheise: os recursos que vamos utilizar são cartazes, folhetos e informativos dos órgãos institucionais do estado de atendimento à mulher (DEAM, Secretaria de políticas para mulher do estado ), trabalhos produzidos por alunos das turmas de Intervenção social e grande interação com os visitantes através da pintura de máscara ( material disponível).

HN: O que inspirou a criação desse projeto? ( tipo: algo vivenciado; notícias de jornais, etc.) Sheise: O que inspirou a realização do projeto foram os acontecimentos e casos de violência contra a mulher na cidade de Salvador e no Brasil, relatado pelas mídias (Tv, revistas, internet, jornais), abordados e discutidos em sala de aulas na disciplina de intervenção social.

HN: Qual a responsabilidade de cada professor envolvido no projeto? Sheise: Responsabilidade na montagem dos Stands , dar suporte no dia do evento, orientar os alunos na execução dos trabalhos.

Selma Dias – ADS IV, Vespertino


VOLUME 1, EDIÇÃO 1

HORA DA NOTICIA

OUTUBRO/NOVEMBRO 2016

ACONTECEU EM NOSSO CESV

ARTE EM CENA – PRODUÇÃO DOS ALUNOS

Tânia Souza– ADS IV, Vespertino

PROJETO – ”ARTE EM CENA”. Em Maio de 2016 com, o projeto Arte em Cena, criado pelo professor Heroclito Marcelo, junto com as turmas AD1 2-01 (VESP), ADP401 (VESP), EDP3-01 (NOT), LOG P4-01 (NOT), ADP4-01 (NOT), DESENHO TEC EDS1-01 (VESP), EDS1-01 (NOT), EDS2-01 (NOT). O projeto tem como objetivo de ler, compreender, interpretar e representar figuras tridimensionais, através dos traçados da técnica de representação gráfica Perspectiva Cônica Linear Oblíqua. Arte – Estimular e desenvolver a criatividade, a percepção e a técnica, através da criação e concepção de composição plástica, tendo um objeto como ponto departida e usando as técnicas de pintura, colagem e/ou apliques.

O projeto engloba técnicas de Desenho Técnico Através de aulas expositivas, com demonstração passo-a- passo de todo processo de construção e acompanhamento individualizado de todas as construções propostas. Arte Aula teórica, com exemplificação de trabalhos já confeccionados e sugestões de técnicas diversifica das .Aulas práticas para concepção desenvolvimento de cada projeto de forma individual.

MOSTRA PEDAGÓGICA CESV Os Múltiplos Olhares na Construção da Educação Profissional. Selma Dias – ADS IV, Vespertino

Foi realizado no dia 31 de agosto de 2016 a primeira etapa- local da mostra pedagógica no auditório e pátio do CEEP Severino Vieira, com o tema “Nossa Escola, Nossa Praça” . Foram apresentados vários projetos para alunos e professores, envolvendo peças teatrais, declamação de poemas, exibições de vídeos, além de maquetes e cartazes expostos no pátio da escola. O grande objetivo da realização do evento foi promover a divulgação na mostra dos trabalhos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos neste CEEP, para a escola, ressaltando a importância do curso técnico na vida escolar e na sua relação com o mundo do trabalho.

Dentre os projetos apresentados estão: leitura de pictogramas, Arte em Cena x Sarau literário, nossa sala é a nossa cara, patologia x sustentabilidade - aprender inovando, entre outros. Os projetos apresentados estão alinhados com a perspectiva da interdisciplinaridade das componentes curriculares dos cursos e de um trabalho, efetivo e dinâmico, fruto da criação de um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar, o que pode ser a mola propulsora para que a comunidade externa tome conhecimento do potencial cientifico desenvolvido no CEEP Severino Vieira.


HORA DA NOTÍCIA

VOLUME 1, EDIÇÃO 1

SARAU LITERÁRIO Aline Santa Isabel—ADS IV, Vespertino

Esse projeto trouxe como foco a valorização das práticas educativas das unidades escolares e o incentivo à leitura a partir de ações específicas. Além de trazer também um novo olhar para a leitura e sua diversidade, a partir das práticas que educam, através do encontro de estudantes e da comunidade escolar como um todo, reunindo qualquer forma de leitura. Criando, compondo e exercitando a criatividade. O objetivo principal do Sarau Literário é despertar o interesse do aluno e da comunidade escolar para as diversas

formas de leitura, através de práticas educacionais inovativas, contribuindo de forma inusitada para sua formação enquanto indivíduo ou profissional. A biblioteca e a Comunidade Através de pesquisas realizadas na Biblioteca e observando o potencial de cada estudante, assim como a quantidade de livros emprestados, surgiu a ideia de partilhar o projeto e o interesse pela leitura com a comunidade, para motivar alunos que por-

ventura não cultuam o hábito da leitura. Era preciso um projeto que envolvesse toda comunidade escolar, de forma que a leitura pudesse ser vista como um momento prazeroso. E foi feito isso por meio de apresentações de poesias, leituras, composições, encenações, pinturas, gravuras, desenho, etc., de um modo que pudesse desenvolver na comunidade escolar o exercício de uma prática educativa para o desenvolvimento do indivíduo.

FOTOS DO PROJETO “NOSSA ESCOLA, NOSSA PRAÇA” E MOSTRA PEDAGÓGICA.


VOLUME 1, EDIÇÃO 1

HORA DA NOTICIA

PROJETO INTERSOCIOAL - CEEP SEVERINO VIEIRA Adailson Silva - ADS IV, Vespertino

O intersocial é um projeto, que vinculado à escola, encaminha o aluno à realização do estágio curricular, etapa obrigatória e de grande importância no processo formativo. Em uma entrevista com Juçara Silva, Gestora da Instituição Ceep em Gestão Severino Vieira, Procuramos saber o objetivo do intersocial e sua importância para os alunos.

HN: Na prática, como o intersocial beneficia os alunos? JS: Ele incentiva o empreendedorismo, ajuda a desenvolver competências e habilidades para atuar no mundo do trabalho, amplia a capacidade de tomada de decisão e identifica oportunidades de inserção social e de negócios.

HN: Depois de conhecermos um pouco sobre o intersocial, gostaríamos de saber qual o objetivo ou finalidade dele.

HN: Quais as dificuldades encontradas na procura de um estágio para os alunos?

JS: Seu objetivo principal é a formação e o crescimento profissional dos alunos, através de prestação de serviços inerentes as suas respectivas áreas de formação, mediante a correlação entre a teoria e a prática, promovendo a integração entre a sociedade e a instituição de ensino.

JS: Desconfiança e/ou resistência do mercado de trabalho em relação ao processo de formação escolar do estudante, a partir de uma postura preconceituosa, por conta da instituição de ensino, também a idade dos candidatos e

a concorrência, por conta da quantidade dos alunos a cada semestre. HN: Nesse sentido , o que fazer para combater essas dificuldades? JS: cabe uma reflexão constante sobre as dificuldades dos estudantes do CEEP em Gestão Severino Vieira, especificamente para o eixo de infraestrutura, terem acesso ao mundo de trabalho, por meio do estagio curricular e, dessa forma, completarem sua formação escolar. Além disso, é necessário propor ações que respondam a essas exigências, de modo a garantir a conclusão plena do percurso escolar.

É INTERSSANTE SABER CONHECENDO O CEEP Itanara Lima - ADS IV, Vespertino

Em 1948, atendendo aos anseios de democratização da Educação, foi criada a Secção de Nazaré, do Colégio da Bahia, pelo então Secretário da Educação Anísio Teixeira, que passou a funcionar na casa do ex-governador Severino Vieira, localizada na Praça Almeida Couto, 253, no bairro de Nazaré. A partir de 1950, a unidade recebeu a denominação Ginásio Severino Vieira e, em 1957, alcançou autonomia, quando começaram a funcionar as turmas do 2º grau com os cursos Clássico e Científico. Em 1961, recebeu o nome de Colégio Estadual Severino Vieira. Entre 1975 e 1979, o Severino Vieira passou a integrar o Centro Interescolar de Nazaré - Ciena, como Instituto de Comunicação e Expressão com os cursos de Turismo, Artes, Desporto, Tradutor e Intérprete, depois substituído pelo de Redator. Em 20 de março de 1997 foi implantada a Escola Estadual Severino Vieira com o Curso Fundamental II concretizando a separação física, administrativa e pedagógica do Colégio Estadual Severino Vieira. Através da portaria 15.285/2009, o Colégio foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira. Teve como alunos, nomes como: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlinhos Brown e Duda Mendonça.


É INTERSSANTE SABER

HORA DA NOTÍCIA VOLUME 1, EDIÇÃO 1

SEVERINO VIEIRA Severino dos Santos Vieira (1849 - 1917). Advogado, servidor público, jornalista e político baiano nascido na antiga Vila da Ribeira do Conde, Estado da Bahia. Filho de Antônio dos Santos Vieira, foi educado no Colégio São João e foi estudar na Faculdades de Direito de Recife (1870), mas doente, transferiu-se para São Paulo, onde se diplomou (1874). Passou a exercer cargos públicos entre eles iniciando com o de Promotor Público em Vila do Conde, onde também foi Juiz Municipal. Abandonou a magistratura (1879) e passou a se dedicar a advocacia e a política, onde teve atuação das mais brilhantes. Ingressando no partido conservador, do império, elegendo-se Deputado Provincial para a legislatura seguinte (1882-1883) e proclamada a república, foi eleito para a assembleia constituinte federal (1891-1894) Não conseguiu reeleger-se, mas foi indicado para substituir (1895-1898) o senador federal, Manuel Vitorino, eleito ao mesmo tempo senador e vicepresidente da República. Permaneceu no senado até ser chamado para assumir o Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas (1898-1900) no governo do Presidente do Brasil Manuel Ferraz de Campos Sales(1841-1913) e do vice-presidente Francisco de Assis Rosa e Silva (1856-1929). Retirou-se do ministério para tomar posse como Presidente do Estado da Bahia (1900-1904). Em seu governo ocorreram sérias perturbações da ordem no interior do estado, e entra em conflito com o poder judiciário e com o comércio, o que levou a diminuição da receita e a poucos investimentos públicos. Novamente Senador (1906-1912), depois deste mandato aposentou-se em Salvador. Ainda participou da fundação da Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de nº 19 (1917), mas morreu naquele mesmo ano, na capital baiana.

EQUIPE DE EDITORAÇÃO

Adailson Silva Menezes Aline Santa Isabel Ana Paula Pereira

“ Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Itanara Lima Selma Dias Tânia Souza

Paulo Freire


HORA DA NOTÍCIA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.