VOLUME 1, EDIÇÃO 1 OUTUBRO/NOVEMBRO 2016
HORA DA NOTÍCIA Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira. Avenida Joana angélicaNazaré , Salvador, Bahia. E-mail cesv2008@hotmail.com
EDITORIAL Ana Paula – ADS IV, Vespertino
NESTA EDIÇÃO: Editorial Vai acontecer Sobre projetos: Acontece Aconteceu Conhecendo o CEEP – Severino Vieira É interessante Saber
Caro leitor, essa é a primeira edição do jornal Hora da Noticia, que faz parte do projeto realizado pelos alunos concluintes, da turma ADS IV, do curso técnico em Administração, cuja modalidade é a subsequente do turno vespertino, como parte da atividade da disciplina Sistema de Informação Gerencial, ministrada pela professora e orientadora Eurivaldina. O jornal tem como objetivo maior, levar aos leitores informações relevantes sobre alguns dos diversos projetos desenvolvidos na parceria aluno e professor, como também pôr em pratica os conhecimentos construídos em sala de aula.
Nesta edição abordaremos alguns projetos que foram realizados no CEEP em Gestão Severino Vieira, falaremos um pouco sobre a Primeira Mostra Pedagógica promovida pelo mesmo, além de entrevistas, fotos, curiosidades e vários outros conteúdos importantes para a vida. Desejamos a todos boa leitura.
Vai acontecer – CEEP Vai a Praça Almeida Couto, Nazaré
No dia 09/11/2016 das 09 às 19 horas com a presença de professores e alunos acontecerá a I MOSTRA PEDAGÓGICA EXTERNA do CENTRO Estadual DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO SEVERINO VIEIRA. O objetivo principal é promover a divulgação e mostra dos trabalhos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão para a Comunidade do bairro de Nazaré e população em geral, ressaltando a importância dos cursos técnicos na vida escolar e na sua relação com o
mundo do trabalho. Contempla a todas as disciplinas dos cursos Técnicos em Administração, Desenho da Construção Civil e Edificações. Serão stands sobre projetos Apoiar, Intersocial, Oficina de Mascaras e Sarau Literário.
HORA DA NOTICIA
VOLUME 1, EDIÇÃO 1 OUTUBRO/NOVEMBRO 2016
SOBRE PROJETOS
ACONTECE “A IDENTIDADE QUE CALA NA VIOLÊNCIA QUE SE REVELA” (OFICINA PÚBLICA DE MÁSCARAS) PROFESSORES ENVOLVIDOS: Ana Paula Gallo, Ieda Ribeiro Franco e Sheise. DISCIPLINAS: Intervenção Social, Filosofia, Metodologia e Português OBJETIVO: Conscientizar a comunidade contra a violência à mulher. METODOLOGIA: Através de uma oficina orientar aulão público ministrados pelos estudantes.
ENTREVISTA ABAIXO VEREMOS UMA PEQUENA ENTREVISTA, COM A PROFESSORA SHEISE, UMA DAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO, PARA SABER UM POUCO SOBRE O QUE ACONTECERIA NA MOSTRA.
Entrevistada: Prof. Sheise. HN: Quais recursos serão utilizados para conscientizar á comunidade? ( tipo foto/vídeo). Sheise: os recursos que vamos utilizar são cartazes, folhetos e informativos dos órgãos institucionais do estado de atendimento à mulher (DEAM, Secretaria de políticas para mulher do estado ), trabalhos produzidos por alunos das turmas de Intervenção social e grande interação com os visitantes através da pintura de máscara ( material disponível).
HN: O que inspirou a criação desse projeto? ( tipo: algo vivenciado; notícias de jornais, etc.) Sheise: O que inspirou a realização do projeto foram os acontecimentos e casos de violência contra a mulher na cidade de Salvador e no Brasil, relatado pelas mídias (Tv, revistas, internet, jornais), abordados e discutidos em sala de aulas na disciplina de intervenção social.
HN: Qual a responsabilidade de cada professor envolvido no projeto? Sheise: Responsabilidade na montagem dos Stands , dar suporte no dia do evento, orientar os alunos na execução dos trabalhos.
Selma Dias – ADS IV, Vespertino
VOLUME 1, EDIÇÃO 1
HORA DA NOTICIA
OUTUBRO/NOVEMBRO 2016
ACONTECEU EM NOSSO CESV
ARTE EM CENA – PRODUÇÃO DOS ALUNOS
Tânia Souza– ADS IV, Vespertino
PROJETO – ”ARTE EM CENA”. Em Maio de 2016 com, o projeto Arte em Cena, criado pelo professor Heroclito Marcelo, junto com as turmas AD1 2-01 (VESP), ADP401 (VESP), EDP3-01 (NOT), LOG P4-01 (NOT), ADP4-01 (NOT), DESENHO TEC EDS1-01 (VESP), EDS1-01 (NOT), EDS2-01 (NOT). O projeto tem como objetivo de ler, compreender, interpretar e representar figuras tridimensionais, através dos traçados da técnica de representação gráfica Perspectiva Cônica Linear Oblíqua. Arte – Estimular e desenvolver a criatividade, a percepção e a técnica, através da criação e concepção de composição plástica, tendo um objeto como ponto departida e usando as técnicas de pintura, colagem e/ou apliques.
O projeto engloba técnicas de Desenho Técnico Através de aulas expositivas, com demonstração passo-a- passo de todo processo de construção e acompanhamento individualizado de todas as construções propostas. Arte Aula teórica, com exemplificação de trabalhos já confeccionados e sugestões de técnicas diversifica das .Aulas práticas para concepção desenvolvimento de cada projeto de forma individual.
MOSTRA PEDAGÓGICA CESV Os Múltiplos Olhares na Construção da Educação Profissional. Selma Dias – ADS IV, Vespertino
Foi realizado no dia 31 de agosto de 2016 a primeira etapa- local da mostra pedagógica no auditório e pátio do CEEP Severino Vieira, com o tema “Nossa Escola, Nossa Praça” . Foram apresentados vários projetos para alunos e professores, envolvendo peças teatrais, declamação de poemas, exibições de vídeos, além de maquetes e cartazes expostos no pátio da escola. O grande objetivo da realização do evento foi promover a divulgação na mostra dos trabalhos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos neste CEEP, para a escola, ressaltando a importância do curso técnico na vida escolar e na sua relação com o mundo do trabalho.
Dentre os projetos apresentados estão: leitura de pictogramas, Arte em Cena x Sarau literário, nossa sala é a nossa cara, patologia x sustentabilidade - aprender inovando, entre outros. Os projetos apresentados estão alinhados com a perspectiva da interdisciplinaridade das componentes curriculares dos cursos e de um trabalho, efetivo e dinâmico, fruto da criação de um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar, o que pode ser a mola propulsora para que a comunidade externa tome conhecimento do potencial cientifico desenvolvido no CEEP Severino Vieira.
HORA DA NOTÍCIA
VOLUME 1, EDIÇÃO 1
SARAU LITERÁRIO Aline Santa Isabel—ADS IV, Vespertino
Esse projeto trouxe como foco a valorização das práticas educativas das unidades escolares e o incentivo à leitura a partir de ações específicas. Além de trazer também um novo olhar para a leitura e sua diversidade, a partir das práticas que educam, através do encontro de estudantes e da comunidade escolar como um todo, reunindo qualquer forma de leitura. Criando, compondo e exercitando a criatividade. O objetivo principal do Sarau Literário é despertar o interesse do aluno e da comunidade escolar para as diversas
formas de leitura, através de práticas educacionais inovativas, contribuindo de forma inusitada para sua formação enquanto indivíduo ou profissional. A biblioteca e a Comunidade Através de pesquisas realizadas na Biblioteca e observando o potencial de cada estudante, assim como a quantidade de livros emprestados, surgiu a ideia de partilhar o projeto e o interesse pela leitura com a comunidade, para motivar alunos que por-
ventura não cultuam o hábito da leitura. Era preciso um projeto que envolvesse toda comunidade escolar, de forma que a leitura pudesse ser vista como um momento prazeroso. E foi feito isso por meio de apresentações de poesias, leituras, composições, encenações, pinturas, gravuras, desenho, etc., de um modo que pudesse desenvolver na comunidade escolar o exercício de uma prática educativa para o desenvolvimento do indivíduo.
FOTOS DO PROJETO “NOSSA ESCOLA, NOSSA PRAÇA” E MOSTRA PEDAGÓGICA.
VOLUME 1, EDIÇÃO 1
HORA DA NOTICIA
PROJETO INTERSOCIOAL - CEEP SEVERINO VIEIRA Adailson Silva - ADS IV, Vespertino
O intersocial é um projeto, que vinculado à escola, encaminha o aluno à realização do estágio curricular, etapa obrigatória e de grande importância no processo formativo. Em uma entrevista com Juçara Silva, Gestora da Instituição Ceep em Gestão Severino Vieira, Procuramos saber o objetivo do intersocial e sua importância para os alunos.
HN: Na prática, como o intersocial beneficia os alunos? JS: Ele incentiva o empreendedorismo, ajuda a desenvolver competências e habilidades para atuar no mundo do trabalho, amplia a capacidade de tomada de decisão e identifica oportunidades de inserção social e de negócios.
HN: Depois de conhecermos um pouco sobre o intersocial, gostaríamos de saber qual o objetivo ou finalidade dele.
HN: Quais as dificuldades encontradas na procura de um estágio para os alunos?
JS: Seu objetivo principal é a formação e o crescimento profissional dos alunos, através de prestação de serviços inerentes as suas respectivas áreas de formação, mediante a correlação entre a teoria e a prática, promovendo a integração entre a sociedade e a instituição de ensino.
JS: Desconfiança e/ou resistência do mercado de trabalho em relação ao processo de formação escolar do estudante, a partir de uma postura preconceituosa, por conta da instituição de ensino, também a idade dos candidatos e
a concorrência, por conta da quantidade dos alunos a cada semestre. HN: Nesse sentido , o que fazer para combater essas dificuldades? JS: cabe uma reflexão constante sobre as dificuldades dos estudantes do CEEP em Gestão Severino Vieira, especificamente para o eixo de infraestrutura, terem acesso ao mundo de trabalho, por meio do estagio curricular e, dessa forma, completarem sua formação escolar. Além disso, é necessário propor ações que respondam a essas exigências, de modo a garantir a conclusão plena do percurso escolar.
É INTERSSANTE SABER CONHECENDO O CEEP Itanara Lima - ADS IV, Vespertino
Em 1948, atendendo aos anseios de democratização da Educação, foi criada a Secção de Nazaré, do Colégio da Bahia, pelo então Secretário da Educação Anísio Teixeira, que passou a funcionar na casa do ex-governador Severino Vieira, localizada na Praça Almeida Couto, 253, no bairro de Nazaré. A partir de 1950, a unidade recebeu a denominação Ginásio Severino Vieira e, em 1957, alcançou autonomia, quando começaram a funcionar as turmas do 2º grau com os cursos Clássico e Científico. Em 1961, recebeu o nome de Colégio Estadual Severino Vieira. Entre 1975 e 1979, o Severino Vieira passou a integrar o Centro Interescolar de Nazaré - Ciena, como Instituto de Comunicação e Expressão com os cursos de Turismo, Artes, Desporto, Tradutor e Intérprete, depois substituído pelo de Redator. Em 20 de março de 1997 foi implantada a Escola Estadual Severino Vieira com o Curso Fundamental II concretizando a separação física, administrativa e pedagógica do Colégio Estadual Severino Vieira. Através da portaria 15.285/2009, o Colégio foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira. Teve como alunos, nomes como: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlinhos Brown e Duda Mendonça.
É INTERSSANTE SABER
HORA DA NOTÍCIA VOLUME 1, EDIÇÃO 1
SEVERINO VIEIRA Severino dos Santos Vieira (1849 - 1917). Advogado, servidor público, jornalista e político baiano nascido na antiga Vila da Ribeira do Conde, Estado da Bahia. Filho de Antônio dos Santos Vieira, foi educado no Colégio São João e foi estudar na Faculdades de Direito de Recife (1870), mas doente, transferiu-se para São Paulo, onde se diplomou (1874). Passou a exercer cargos públicos entre eles iniciando com o de Promotor Público em Vila do Conde, onde também foi Juiz Municipal. Abandonou a magistratura (1879) e passou a se dedicar a advocacia e a política, onde teve atuação das mais brilhantes. Ingressando no partido conservador, do império, elegendo-se Deputado Provincial para a legislatura seguinte (1882-1883) e proclamada a república, foi eleito para a assembleia constituinte federal (1891-1894) Não conseguiu reeleger-se, mas foi indicado para substituir (1895-1898) o senador federal, Manuel Vitorino, eleito ao mesmo tempo senador e vicepresidente da República. Permaneceu no senado até ser chamado para assumir o Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas (1898-1900) no governo do Presidente do Brasil Manuel Ferraz de Campos Sales(1841-1913) e do vice-presidente Francisco de Assis Rosa e Silva (1856-1929). Retirou-se do ministério para tomar posse como Presidente do Estado da Bahia (1900-1904). Em seu governo ocorreram sérias perturbações da ordem no interior do estado, e entra em conflito com o poder judiciário e com o comércio, o que levou a diminuição da receita e a poucos investimentos públicos. Novamente Senador (1906-1912), depois deste mandato aposentou-se em Salvador. Ainda participou da fundação da Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de nº 19 (1917), mas morreu naquele mesmo ano, na capital baiana.
EQUIPE DE EDITORAÇÃO
Adailson Silva Menezes Aline Santa Isabel Ana Paula Pereira
“ Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
Itanara Lima Selma Dias Tânia Souza
Paulo Freire
HORA DA NOTÍCIA