Cartas pai natal

Page 1

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Desafio das Bibliotecas Escolares

Escreve uma carta ao Pai Natal


Grupo A – EBI/JI Ferrer Correia






Miranda do Corvo, 9 de dezembro de 2013

Querido Pai Natal,

Somos alunos do 5ºB da escola José Falcão, de Miranda do Corvo e estamos a escrever-te esta carta para te contar como festejamos o nosso Natal e o significado que tem para nós. Vamos começar por te falar das decorações. Nas nossas casas, alguns colocam coroas na porta, outros

iluminações no exterior, mas todos nós decoramos um

Pinheirinho de Natal. Aqueles ramos tão bicudos e verdinhos, enchem-se de bolas, ursos, anjinhos, sinos, fitas, luzes… e ficam brilhantes como o sol. No topo colocamos uma estrela. Também há quem faça postais e os pendure na Árvore e quem coloque um presépio ao pé da Árvore de Natal. Normalmente é o pai ou a mãe que a enfeitam, mas sempre com a nossa ajuda e dos nossos irmãos. Colocar a estrela no topo da Árvore, é um momento mágico! Os dias vão passando e, por fim, na Noite de Natal, chegam os presentinhos, todos embrulhadinhos em papel de mil e uma cores, com laços ou fitas brilhantes e coloridas. Alguns de nós festejam o Natal sempre na sua casa, outros passam-no em casa de familiares. Junta-se sempre muita gente: pais, filhos, avós, tios, tias, padrinhos, madrinhas, primos, primas… quem tem cão, também o traz. A ementa de Natal depende das casas: bacalhau cozido com batatas e couves, caras de bacalhau, bacalhau com natas, leitão, cabrito assado no forno e… as sobremesas. Há sempre muitos doces feitos pela família. Para nós, o Natal é muito importante, pela família que está reunida, pelos presentes, que simbolizam a chegada dos Reis Magos à gruta do Menino. O Natal significa amor, fraternidade, união e a celebração do nascimento de Cristo.

Pai Natal, não sabemos como passas o teu Natal, mas esperamos que seja tão bom como o nosso.

Até para o ano! Os alunos do 5.º B


Miranda do Corvo, 9 de dezembro de 2013

Meu querido Pai Natal,

Somos alunos do 5ºD da escola José Falcão que fica em Miranda do Corvo e estamos a escrever-te esta carta não para te pedir presentes, mas para te falar do modo como festejamos o nosso Natal e do significado que tem para nós. Nas nossas casas costumamos decorar um Pinheiro de Natal com bonecos, bolas coloridas, luzes e no topo colocamos uma estrela ou um anjo. Normalmente são os nossos pais que o enfeitam, mas nós gostamos muito de ajudar. Alguns também fazem um presépio que fica ao pé da Árvore de Natal. Alguns de nós festejam o Natal sempre na sua casa, outros festejam-no à vez, em casa de vários familiares ou então na casa dos familiares mais velhos, os avós. Junta-se sempre muita gente: pais, filhos, avós, tios, tias, padrinhos, madrinhas, primos, primas… às vezes até há uma certa confusão, por causa dos mais pequeninos. Comemos bacalhau, caras de bacalhau e há sempre muitos doces. Para nós, o Natal é muito importante, pela família que está reunida, pelos presentes, pela Árvore de Natal cintilante, pelas músicas. É muito importante porque foi o nascimento de Cristo, porque convivemos e partilhamos a felicidade, a harmonia e os desejos de todos. E também porque recebemos e damos prendas (o Gonçalo quando recebe os presentes que quer e gosta, diz que até fica doido!). O Natal é alegre, feliz, bonito e muito mais coisas. Fazer as compras, os embrulhos, é tão bom! Parece que há uma magia no ar! Gostávamos que houvesse Natal todos os dias, é impossível o Natal não ser um momento de felicidade para toda a gente. Até as gatinhas da Mariana aproveitam bem o Natal, pois fartam-se de dormir ao colo do avô. Também há quem goste muito do Natal por causa das férias que começam no dia 17 de dezembro e acabam no dia 3 de janeiro.

Pai Natal, desejamos que o teu Natal seja tão bom como o nosso e que não fiques demasiado cansado.

Até para o ano! Os alunos do 5.º D


Miranda do Corvo, 9 de dezembro de 2013

Querido Pai Natal,

Embora já não acreditemos em ti, queremos pedir a tua ajuda para resolver uma situação grave. Em todo o mundo existem milhares de pessoas que passam fome, vivem sem abrigo e não têm cuidados de saúde. Este ano, em vez de nos trazeres presentes, queremos pedir-te que contribuas para que as pessoas tenham uma vida melhor. Em troca, prometemos tirar boas notas e portarmo-nos melhor na escola e em casa. A tua ajuda é preciosa para espalhar Alegria, Felicidade e Harmonia nos corações por todo o mundo, Pai Natal! Para isso, é necessário que todas as pessoas tenham emprego, para que possam satisfazer as suas necessidades e ajudar os que mais precisam. Este é o verdadeiro espirito de Natal!

Um abraço natalício dos alunos do 6ºE


Miranda do Corvo, 9 de dezembro de 2013

Querido Pai Natal,

Já sabemos que não existes e não queremos pedir-te brinquedos nem guloseimas para nós. Queremos falar-te antes de uma situação que nos preocupa. Em muitos países do mundo, vivem-se atualmente tempos de crise, fome e pobreza. As pessoas sentem-se desiludidas e tristes. Algumas estão mesmo revoltadas e fazem manifestações para mudar a situação. Outras encontram-se desempregadas e vivem desesperadas. O número de desalojados, crimes e até mesmo de suicídios aumenta. Gostaríamos de pedir a tua ajuda para melhorar a vida no nosso planeta. Será que poderias espalhar Alegria e Felicidade por todo o mundo, Pai Natal? E criar postos de trabalho para todos os que necessitam? Assim, já toda a gente era capaz de viver confortavelmente. O nosso desejo parece-nos simples, mas concordamos que pode ser difícil de concretizar. Por isso, pedimos a tua ajuda. Pai Natal, faz as pessoas terem mais bom senso e serem mais bondosas e generosas para haver Paz, Harmonia e Amor na Terra.

Saudações natalícias dos alunos do 6ºD


Monday, 9th December 2013 Dear Santa Claus: We are the students of the 8thD and this year we are older, so we are aware of the crisis that everyone is experiencing. Said that, what we ask you for this Christmas is bliss and we ask you also to lock hunger in the world. This Christmas is just this that we ask you because we realized that this is the most important in life. With lots of Love, Your class 8thD! P.S.: We don’t forget to leave you a glass of wine to follow with a baked cod.


Lettre au Père Noël

Le 4 décembre 2013

Salut Papa Noël

Nous sommes un groupe d’élèves de huitième année, classe F, de l’ École José Falcão de Miranda Do Corvo. Dans le monde entier il y a beaucoup de personnes avec des maladies graves, des handicapés, des enfants avec sérieux problèmes de santé. Il y a aussi manque d’équipement pour faire des traitements spécifiques, manque de médecins et personnel qualifié ainsi que médicaments. Les moyens de transport sont aussi un sérieux problème parce que, comme vous savez, transporter les malades, le plus vite possible, est fondamental pour guérir les personnes. Papa Noël, est–ce que vous pouvez aider toutes ces personnes dans le monde ? Ainsi nous aurions tous un Joyeux Noël. Père Noël le huitième année, classe F, souhaite à vous et à tout le monde, une bonne nouvelle année.


FIM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.