Entrevista Vestibulando - Jornal 1482

Page 1

1482

Jornal do Vestibulando

ENSINO, INFORMAÇÃO E CULTURA

JORNAL ETAPA – 2014 • DE 2/10 A 15/10

ENTREVISTA

Subiu 1 000 posições e entrou em Direito na USP. Willian Lessa Novaes Frontaroli estudou para conquistar uma das 460 vagas da Faculdade de Direito da USP. No ano anterior não tinha conseguido, tendo atingido o 1 439o lugar, ainda muito longe de conseguir o que queria. No cursinho estudou com firmeza, fez as provas com tranquilidade e subiu as mil posições que precisava para ser aprovado.

Willian Lessa Novaes Frontaroli Em 2013: Etapa Em 2014: Direito – USP

JV – Como você conheceu o Etapa e veio estudar aqui? Willian – Alguns alunos mais velhos da minha escola, amigos meus, tinham estudado aqui. Vim muito bem recomendado. Com que motivação você começou no cursinho? Quando prestei a Fuvest 2013, eu vi que estava um pouco defasado na matéria, mas comecei no cursinho bem motivado, animado para aprender mesmo, correr atrás, conseguir o que eu queria. Como você estudava? Eu fiz o Extensivo de manhã. Depois das aulas, comecei estudando a matéria do dia, durante a tarde e à noite também. Posteriormente passei a dedicar cada dia da semana a uma matéria. São 8 matérias e 7 dias na semana. Você juntava matérias no mesmo dia? Sim. Às vezes juntava História e Geografia, em que eu tinha mais facilidade. Em quais matérias estavam suas maiores dificuldades? Minhas dificuldades eram em Exatas. Matemática e Física demandavam mais estudo. Em Química eu tinha um pouco mais de facilidade.

1

Você fez o reforço para Humanas? Sim, fiz o JADE no sábado de manhã. Como foram suas aulas de reforço? Havia temas bem variados nessas aulas. Os exercícios do JADE eram ligados a cada tema. Então, você acaba revisando tudo. Foi bastante produtivo. Você estudava no domingo? Estudava, mas menos. Umas três, quatro horas. Não passava disso. Era de manhã e um pouco depois do almoço. No resto da tarde e à noite só descansava, para chegar renovado na segunda-feira. Você usou o Plantão Virtual? Sim, em todas as matérias. Tem exercício que a gente sabe fazer, mas não fica muito claro. Aí geralmente o Plantão Virtual esclarece. O Plantão de Estudos presencial

Teatro brasileiro – Nelson Rodrigues Telescópios investigam relação entre ciclo do Sol e clima

CONTO

Civilização – Eça de Queirós

Você consultava o Plantão de Dúvidas? Ia mais no sábado, que era um pouco mais vazio.

3

era mais para quando tinha muita dificuldade mesmo – mais em Matemática e Física.

Como era seu desempenho nos simulados? Era bem mediano. No primeiro semestre eu tirava com mais frequência C menos. Só no segundo semestre comecei a tirar algum C mais e um ou outro B. O que você achava de seu desempenho nos simulados? Eu sempre tirava notas perto do corte de Direito e ficava preocupado. A gente sempre quer tirar mais, quer fazer o melhor. Você usava esses simulados para seus estudos? Sempre que recebia o resultado dos simulados, pegava as questões que eu tinha errado, dava uma conferida e revisava a matéria. Você treinava Redação? Geralmente fazia uma redação ou duas por mês e minhas notas variavam bastante. Às vezes escolhia o tema por conta própria, às vezes era indicação do Fique Esperto. Depois levava a redação para o plantonista. ENTRE PARÊNTESIS

ARTIGO

ENTREVISTA

Willian Lessa Novaes Frontaroli

Quantas horas você estudava além das aulas? Umas seis, sete horas por dia. Chegava em casa à 1 e meia, almoçava, me dava uma meia hora para uma relaxada e aí pegava firme no estudo. Ia até umas 8 da noite.

6 6

Árvores

SERVIÇO DE VESTIBULAR

Inscrições POIS É, POESIA

Fernando Pessoa (Alberto Caieiro)

7

8 8


2

ENTREVISTA

Você assistiu às palestras sobre as obras obrigatórias da Fuvest? Nas palestras eu fazia o seguinte: uma semana antes eu começava a ler o livro, para terminar no dia da palestra. Como o livro estava fresco na memória, ficava mais fácil absorver. Às vezes você não entende o sentido que o autor quis dar ao livro. Na palestra o professor explica muito bem isso, para você entender melhor o contexto em que ele foi escrito. Nesse sentido a palestra dá uma boa ajuda. No vestibular você conseguiu resolver as questões de Literatura? Consegui. As palestras foram bastante esclarecedoras. Teve algum período mais puxado para você no ano passado? Acho que na época da Revisão. Como são muitos exercícios, às vezes não dava tempo de resolver todos. Às vezes a gente não sabe resolver um ou outro, o que é normal, e tenta fazer mais e mais. Isso acaba cansando um pouco mais. Como você ocupava o seu tempo livre? Costumava sair com os amigos, com a família. Às vezes ficava em casa descansando. O que você fez nas férias de julho? Na primeira semana eu viajei para Serra Negra. Nos últimos dois, três dias das férias eu dei uma estudada para pegar o ritmo de novo. A greve deste ano afetou suas aulas na faculdade? Na minha faculdade poucos professores aderiram. Participaram da greve o pessoal da biblioteca, do refeitório, dessa parte de apoio. Dá para a gente levar. Quantos pontos você fez na 1a fase da Fuvest? Fiz 65. Ao prestar direto do 3o ano do Ensino Médio eu tinha feito 59. Nos dois anos a nota de corte foi 57. Os 65 pontos estavam dentro do que você esperava? Estavam. Nos simulados eu sempre tirava 65, 64. Mudou alguma coisa no seu estudo da 1a para a 2a fase? Foquei mais na resolução de exercícios escritos, treinava para redigir as respostas. Também resolvia uma ou outra coisa de teste, que às vezes tem uma matéria específica. É bom fazer.

Você só pegou as matérias específicas? Esse foi o foco maior, mas de forma geral continuei estudando tudo. Ao longo do ano qual a fase que mais preocupava você: a 1a ou a 2a? A 2a fase. As questões escritas da 2a fase, incluindo as questões das matérias prioritárias no terceiro dia do exame, me davam um pouco mais de medo. Quais foram suas notas nas provas da 2a fase? No primeiro dia, Redação e Português, tirei 56 nas questões. Na Redação tirei 55. Ficou praticamente igual. No segundo dia, prova geral, com questões de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês, qual foi sua nota? Nessa prova eu tive um pouco mais de dificuldade e tirei 62. No terceiro dia é a prova das matérias prioritárias de cada carreira. Para Direito, questões de Geografia, História e Matemática. Como foi? Tirei 56, como no primeiro dia. Essas notas estavam de acordo com o que você previa? Só esperava um pouco mais no segundo dia. Mas, de maneira geral, foi mais ou menos como previa. Na escala de zero a 1 000, qual foi sua pontuação? E qual sua classificação? Fiz algo em torno de 620 e peguei 498o dentre os 1 541 convocados. No ano anterior, qual foi seu desempenho na 2a fase? Acho que tirei 28 em Português, com 30% de aproveitamento na Redação. Na prova geral do segundo dia, minha nota foi 48. No terceiro dia tirei 50. [Média 469,44 e 1 439o lugar.] Como soube de sua aprovação na Fuvest? Eu vi em casa e comemoramos bastante. Depois vim para a festa aqui no Etapa. Como foi ver o seu nome na lista da Fuvest? Foi uma alegria imensa, todo o esforço que eu fiz durante o ano tinha dado certo, tinha dado resultado, tinha dado frutos. Como foi o dia da matrícula? Foi maravilhoso, muito bacana, foi demais. Foi a primeira vez que entrei na faculdade, toda aquela emoção.

Jornal do Vestibulando

Hoje, o que você destaca na sua faculdade? A qualidade dos professores. São excelentes. A gente tem ótimas aulas e acaba mergulhando de cabeça nas matérias. Isso estimula a estudar cada vez mais. É uma faculdade muito bonita, mas acho que a parte humana é que é mesmo fora de série. Quais matérias você tem neste semestre? Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Introdução à Sociologia Jurídica, Introdução ao Estudo do Direito 2, Teoria Geral do Estado, Direito Romano e Fundamentos do Direito, que é optativa. De qual matéria você está gostando mais? Direito Civil. Qual matéria é mais puxada? Direito Constitucional. Direito está confirmando ser sua melhor escolha? Sim, com certeza. É o que eu gosto, é o que eu quero fazer no futuro. Vontade de participar mesmo do mundo jurídico, tentar fazer o possível para melhorar o mundo. Na São Francisco, você está envolvido em outra atividade além da sala de aula? A gente sempre tenta participar das discussões políticas, dos coletivos que tratam de temas específicos para debates. Os veteranos dão espaço aos calouros quando há discussão sobre determinado assunto? Sim, eles são bem abertos quanto a isso. Como sou calouro, acabo não aprofundando tanto quanto os veteranos que já têm mais conhecimento do assunto. Você tem ideia da área que quer seguir em Direito? Pretendo ser advogado na área tributária ou funcionário público. Mas ainda não é uma ideia fixa. Que dica você pode dar a quem vai prestar vestibular este ano? Estudem. Não desistam. Acreditem que dá. E é importante ficar calmo. O controle sobre si mesmo é um ponto importantíssimo. Só com isso, no dia da prova você já passa à frente de várias pessoas que ficam nervosas.

Jornal ETAPA, editado por Etapa Ensino e Cultura REDAÇÃO: Rua Vergueiro, 1 987 – CEP 04101-000 – Paraíso – São Paulo – SP JORNALISTA RESPONSÁVEL: Egle M. Gallian – M.T. 15343


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.