Cerrado: Uma Janela para o Planeta

Page 1

Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília 5 de setembro a 19 de outubro de 2014

O Banco do Brasil apresenta Cerrado – Uma janela para o planeta, exposição que traz oficinas, palestras e uma feira para aproximar o visitante desse Bioma tão rico e diverso que vem sofrendo intenso processo de desmatamento. Ao realizar esta exposição, o Centro Cultural Banco do Brasil valoriza a conscientização ambiental, ao aproximar de forma interativa crianças e adultos à diversidade natural brasileira.

Centro Cultural Banco do Brasil

Quarta a segunda, de 9h às 21h

L

Livre para todos os públicos

EDUCATIVO O programa CCBB Educativo realiza visitas mediadas às exposições, dentre outras atividades, para famílias, grupos escolares, professores, crianças, idosos, pessoas com deficiências, ONGs, gratuitamente, mediante agendamento. Informações e agendamentos: (61) 3108-7623/7624.

Cerrado: Uma Janela para o Planeta Um ambiente que se revela pela diversidade de suas paisagens, pelo aspecto tortuoso das árvores e, como diria Guimarães Rosa, pelo “campo de muitas águas”. O Cerrado é um mosaico de muitas diversidades: seres vivos, ambientes, culturas e interações. O Cerrado brasileiro é um Bioma de indiscutível relevância biológica, ecológica e sociocultural. É o segundo maior Bioma, ocupando 24% do território nacional, ao longo de 11 Estados brasileiros, mas estendendo-se, principalmente, pela região central do Brasil. Sua posição no “coração do Brasil” determina importantes transições com outros domínios brasileiros. Resultado de processos evolutivos e históricos, o Cerrado vem sofrendo mudanças drásticas nas últimas décadas, principalmente pelos impactos das ações humanas. Tais mudanças comprometem ecossistemas de características singulares, com alta biodiversidade e que exercem importantes funções ecológicas como a regulação do clima e oferta de água. Conheça ao longo dos módulos da exposição Cerrado: uma janela para o planeta as principais características e a dinâmica das paisagens e da biodiversidade do Cerrado; o papel do fogo, da água e dos solos; a ocupação humana e as transformações a ela associadas.

REALIZAÇAO

APOIO

PARCERIA

COORDENAÇÃO MUSEOLÓGICA

Folder_Final.indd 1

19/09/14 15:09


MÓDULO 1

MÓDULO 2

MÓDULO 3

ÁREA EXTERNA

Grande Sertão Veredas: paisagens do Cerrado

A trama do Cerrado: diversidade

Os Quatro Elementos: água, fogo, terra e ar

Neste módulo você poderá conhecer as formações vegetais que compõem o Cerrado, entre elas as “veredas e os sertões das gerais”, que marcam presença na obra de Guimarães Rosa. Essas formações vegetais variam em estrutura e composição biológica em função de diversos fatores, como tipo de solo, fogo e disponibilidade de água e nutrientes. Savanas, florestas e campos estão presentes neste rico domínio que é o Cerrado. Observe as paisagens, a vegetação, a luz, o solo, o céu. Escute os sons da fauna e do vento.

O Cerrado possui um grande número de espécies e muitas delas endêmicas (ou seja, de ocorrência restrita ao Cerrado). Há também um conjunto de interações entre os organismos e entre estes e o ambiente, constituindo diferentes ecossistemas e paisagens. Soma-se a isso a diversidade cultural, revelada na ocupação por diferentes povos ao longo do tempo e nas diferentes formas de interação e usos deste território.

As paisagens e a biodiversidade, apresentadas nos módulos 1 e 2, são influenciadas por um conjunto de fatores e de processos que determinam também o funcionamento dos ecossistemas, entre os quais: a ocorrência e a frequência do fogo; o clima e a disponibilidade de água; o relevo e as características químicas e físicas dos solos.

Para estudar a biodiversidade e o ambiente de uma região, os pesquisadores se valem de várias ferramentas para a descrição dos seres vivos, de seus comportamentos e interações com o ambiente: a observação direta e indireta dos organismos, a coleta e identificação dos mesmos, e a caracterização do meio ambiente através de levantamentos e monitoramento do meio físico. Conheça um pouco mais desse trabalho e também alguns “causos” do Cerrado contados por pessoas que nele vivem e trabalham.

Folder_Final.indd 2

Por possuir alta riqueza de espécies, muitas delas endêmicas, e pela acentuada perda da cobertura vegetal original, o Cerrado, juntamente com a Mata Atlântica, está hoje entre as áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade. O avanço do desmatamento do Cerrado compromete também importantes funções dos ecossistemas, como a regulação do ciclo hidrológico, e a sobrevivência de povos e comunidades tradicionais. Conheça neste módulo um pouco dessa diversidade, observando os abrigos de diferentes animais, insetos, peixes e as variações e características de sementes, frutos e folhas. Conheça também processos e eventos associados à ocupação humana do território.

Conheça neste módulo um pouco da história geológica do Cerrado, da diversidade de solos e suas relações com as formações vegetais, da importância da vegetação para o clima e para o ciclo hidrológico, da influência do fogo na dinâmica das paisagens do Cerrado incluindo as respostas da flora e da fauna.

19/09/14 15:09


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.