Revista n° 201 Janeiro 2015

Page 1

ANO 17 • Nº 201 • JANEIRO 2015 Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | ANO 17 • Nº 201 • JANEIRO 2015

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

RIO 2016

Conheça o Parque Olímpico, na Barra, uma das quatro regiões da Cidade Maravilhosa que sediarão os Jogos de 2016

CURSOS

Para planejar melhor o ano-novo, saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Clube. De artes a idiomas, são mais de 15 opções


Sinta a emoção de dirigir esse carro. Imaginar já perdeu a graça. Com um simples toque no acelerador, você alcança a emoção em poucos segundos. O novo Audi A3 Sedan vem com sistema MMI, Audi Drive Select que se adapta a 5 maneiras diferentes de dirigir, câmbio S tronic de 7 velocidades, sistema Start-Stop e motores para todos os tipos de personalidade: turbo de 122 cv e turbo de 180 cv. Acesse audi.com.br/a3sedan ou baixe a Audi Magazine na versão iPad.

Respeite os limites de velocidade.

Visite a concessionária mais perto de você e faça um test drive.

Teto solar

Drive Select

Câmbio S tronic

Faróis bixênon com Leds

Sistema MMI


ÍNDICE

39 VÔLEI

A equipe pinheirense de Vôlei começa a segunda fase da Superliga Feminina

DE OLHO NO CLUBE

12

BOMBONIÈRE Novidade no prédio do CCR, Bombonière será inaugurada

ESPECIAL

20

ENTREVISTA O pinheirense Rodrigo Bocardi, jornalista que apresenta o Bom dia São Paulo, fala sobre a profissão, como âncora de um dos principais telejornais da cidade e sobre sua relação com o Clube

APLAUSO

29

PREPARE-SE! O Carnaval está chegando e o Pinheiros garante a diversão dos associados. Anote na agenda as datas da Feijoada, Matinê e Baile e caia na folia!

34

CURSOS O Pinheiros oferece várias opções de cursos aos associados, nas mais diversas áreas: música, dança e idiomas são algumas das seções que os pinheirenses podem escolher

Foto: Ricardo Bufolin

GIRO ESPORTIVO

40

PINHEIROS EM AÇÃO Acompanhe a participação dos pinheirenses em diversas competições pelo País

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

3


Expediente Nesta Edição DIRETORIA

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

Presidente: Luís Eduardo Dutra Rodrigues Vice-Presidente: Arnaldo Couto de Magalhães Ferraz Assessor de Planejamento: Jorge Augusto de Albuquerque Ehrhardt

Foto: Divulgação

Diretor da Área Administrativa: Oswaldo Fontana Filho Diretor da Área de Comunicação e Marketing: Carlos Alberto Costa de Oliveira Diretora da Área Cultural: Maria Helena Cruz McCardell Diretor da Área de Esportes: João Fernando Rossi Diretor da Área Financeira: Roberto Gasparini Diretor da Área de Patrimônio: Flávio Henrique Rosa Tatit Diretor da Área de Relações Esportivas: Carlos Alexandre Brazolin Diretor da Área de Restaurantes: Ademir Pereira Diretor da Área Social: Álvaro Vaselli Diretor de Campo: Ayrton Rodrigues Liberado Diretor de Esportes Competitivos: Gilberto de Luccia Diretor de Esportes Olímpicos e Alto Rendimento: Marcelo La Terza Santos Diretor de Suprimentos: Alberto João Domingues Filho Diretor de Veteranos: Vicente Mandia Diretor Jurídico: José Geraldo Louzã Prado Diretor Médico: Luís Fernando Imperatriz Presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling: Synésio Alves de Lima Presidente do Departamento de Assistência Social: Vera Lucia Catani Dutra Rodrigues Consultores da Presidência: Eduardo Couso Junior, Francisco Carlos Collet e Silva, José Ricardo Pinheiro Lima, Ricardo Espírito Santo e Suzana Pasternak CONSELHO DELIBERATIVO Presidente: José Manssur Vice-Presidente: José Luiz Toloza Oliveira Costa 1º Secretário: Antonio Alberto Foschini 2º Secretário: José Roberto Coutinho de Arruda 3º Secretário: Luiz Fernando Pugliesi Alves de Lima CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho Rocha Secretário: Ademir José Scarpin Membro Efetivo: José Luis de Oliveira Camargo Junior Primeiro Suplente: José Roberto de Araújo Cunha Junior Segundo Suplente: Alencar Severino da Costa Terceiro Suplente: José Carlos Augusto Luxo CONSELHO EDITORIAL Editor: Carlos Alberto Costa de Oliveira Coordenador: Bruno Aventurato Membros: Adhemar Arnez Domingues, Walter Silva Bacelar de Barros e Laerte Leite Cordeiro Jornalista: Diego Muniz MTB - 46963/SP Projeto Gráfico e Editorial: www.agenciasmart.com.br Capa: Divulgação Revisão: Leontina C. Jacubcionis Impressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A. Tiragem: 21.000 exemplares Periodicidade: mensal CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9700 | E-mail: cat@ecp.org.br SAP - Serviço de Atendimento ao Pinheirense Segunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h30 às 19h Telefones: 3598-9805 / 9989 E-mail: sap@ecp.org.br

Pinheirenses fazem doações ao Centro Pró-Memória e ajudam a preservar a história do Clube. Saiba como contribuir para o acervo do Museu.

FALE COM A GENTE Site: www.ecp.org.br E-mail: revista@ecp.org.br Telefone: 11 3598 9700 Twitter: @clubepinheiros

Facebook: /ecpinheiros

Anúncio e classificado: 11 3598-9509 e-mail: mkt@ecp.org.br Rua Angelina Maffei Vita, 493

São Paulo/ SP - CEP 01455 902 Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros Entrega domiciliar gratuita

Este canal de comunicação, entre os associados e o Presidente Luís Eduardo Dutra Rodrigues e a diretoria, serve para responder às principais dúvidas, ouvir críticas e registrar sugestões e elogios. Os encontros deverão ser agendados pelo telefone 3598-9705.

O Esporte Clube Pinheiros, comprometido com o meio ambiente, imprime as edições mensais da Revista em papéis com certificação FSC (Forest Stewardship Council), que garante que a matériaprima seja oriunda de manejo florestal responsável. Impresso na Log & Print Gráfica e Logística S.A. Certificada na Cadeia de Custódia FSC pelo Bureau Veritas.

4

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


PALAVRA do presidente

As conquistas esportivas, as melhorias na infraestrutura e os sucessos nos eventos sociais, alcançados no ano passado, servirão de inspiração para o início das atividades e do planejamento de 2015. É sempre bom começar um novo ciclo com vitórias importantes. Antes de comemorar a virada do anonovo, tivemos os tradicionais eventos que reuniram as famílias pinheirenses e serviram para reencontrar amigos. A Festa do Futebol pode ser considerada o símbolo dessa nova era pinheirense. Com inovação e muita animação, o evento renovou e colocou nas Alamedas os famosos Food trucks e trailers, que conquistaram a cidade e transformaram o Clube em uma feira gastronômica, ao ar livre. A Festa do Boliche manteve a tradição e a alegria, encerrando a temporada de forma especial. Os eventos natalinos também foram destaque e os pequenos associados puderam vivenciar todo o clima dessa época do ano em um encontro emocionante com o Papai Noel. Já os pais pinheirenses aproveitaram, desde o Jantar Dançante Especial ao concerto com a

Orquestra e Coral do Clube, para engrandecer o mês de dezembro. O Réveillon no Salão de Festas foi celebrado em grande estilo. Gostaríamos, ainda, de agradecer a presença dos associados no Bazar do Bem Possível, evento que já faz parte do calendário de solidariedade no Clube, um exemplo claro de como a participação da sociedade pode mudar e melhorar a história de muitas pessoas. Entramos no último ano desta gestão com o mesmo empenho e compromisso de quando assumimos. Serão cinco meses de muita dedicação, pensando sempre no melhor para o corpo associativo. A todos um Feliz Ano-novo e que possamos prosseguir, com muito entusiasmo, o trabalho que iniciamos há quatro anos e que a cada momento tentamos melhorar. Aproveitamos para convidar os associados a participar ainda mais das melhorias que o Clube oferece para, juntos, continuar a fazer um Pinheiros ainda mais completo. Pinheiros, um clube comprometido com o associado.

Luís Eduardo Dutra Rodrigues Presidente

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

5


fique por dentro Fotos: Divulgação

CONQUISTAS DO ESPORTE COMPETITIVO O DNA do Pinheiros é esportivo e o ano de 2014 confirmou toda potência e tradição das cores azul e preto, em competições regionais, nacionais e internacionais. Das modalidades em equipes, como Basquete, Vôlei, Handebol e Polo Aquático, aos esportes individuais, como Atletismo, Esgrima e Tênis, o Clube aumentou seu quadro de medalhas em mais de 1.000. Confira.

1012

: esse é o número de medalhas (entre ouro, prata e bronze) que o Esporte Clube Pinheiros conquistou em 2014.

151

: é o total de competições (regionais, nacionais e internacionais) em que os atletas pinheirenses subiram ao pódio para coroar o trabalho de uma temporada. A modalidade competitiva que mais teve atletas no primeiro lugar do pódio foi a Natação. Os nadadores pinheirenses colocaram 149 medalhas de ouro no peito. O Tênis também fez bonito e 141 tenistas do Clube voltaram com medalhas douradas.

O esporte coletivo que mais trouxe medalhas para o Clube foi o Handebol. Entre competições nacionais e internacionais, os jogadores pinheirenses subiram quatro vezes ao pódio, três em primeiro lugar e uma, em segundo.

Entre ouro, prata e bronze, os esportes que passaram a marca das 80 medalhas no ano foram: Natação (396), Tênis (233) e Judô (84).

6

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Tênis, Judô, Esgrima e Ginástica Artística foram as modalidades que mais disputaram competições internacionais. Juntas, elas somam 60 participações espalhadas pelo mundo.

(Os números mencionados nessa matéria foram contabilizados entre os dias 1º/1/2014 até o dia 10/12/2014 – Pode ser que até você receber esta Revista, o quadro de medalhas pinheirenses tenha ficado ainda maior.)


PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO O tempo, em sua marcha célere e inexorável, conduz-nos ao ano de 2015. Vivemos uma época de enorme efervescência. O ano que se findou foi denso e sobretudo tenso. E ambas as situações permearam, também, a atividade do Conselho Deliberativo, cujas reminiscências já fazem parte de sua rica história. O certo é que o trabalho, no âmbito do Colegiado Maior, como sempre tem sido, se reinicia pleno de atividades, sendo que um de seus momentos mais culminantes ocorrerá na segunda quinzena de abril, quando o Conselho Deliberativo se reunirá, em Sessão Ordinária, para eleger, como sempre acontece, a cada biênio, nos anos ímpares, o Presidente e o Vice-Presidente da Diretoria e os Membros do Conselho Fiscal. Mas, digo, agora, com a experiência de alguns anos à frente desta Casa Legislativa, exemplo marcante de dignidade e honradez, mercê dos valores e princípios que defende e representa, valendo-me das palavras de Santo Agostinho, que “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer.” Finalizando esta primeira mensagem no raiar deste ano-novo, peço licença para trazer à colação as palavras preciosas do poeta dos heterônimos Fernando Pessoa. “Segue teu destino. Rega tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... Vê de longe a vida. Nunca a interrogues. Ela nada pode dizer-te. A resposta. Está além dos Deuses.” Porque sabe que uma Instituição se sustenta sobre os pilares de sua história, o Conselho Deliberativo, em sua última reunião, homenageou Ilustres Integrantes que, ao longo de 30 e 50 anos, respectivamente, honram sobremodo o Órgão, no exercício do mandato que lhes é conferido pela vontade soberana do Corpo Associativo e que são: Trinta anos . Aldo Malagoli . Antonio da Silva Villarinhos . Apparecido Teixeira . José Luiz Toloza Oliveira Costa . Oswaldo Fontana Filho . Ricardo Coutinho Carvalhal . Sergio Lazzarini . Severiano Atanes Netto Cinquenta anos . Ivo Kesselring Carotini . João Benedicto de Azevedo Marques

Cinquenta e dois anos . Claudio Regina . Pedro Paulo de Salles Oliveira Decano do Conselho Deliberativo Edgard Ozon (Conselheiro há cinquenta e seis anos) Com apreço

José Manssur Presidente

AGENDA DAS REUNIÕES E EVENTOS – 2015 DIA

MÊS

REUNIÃO

26

janeiro

Reunião Extraordinária

23

fevereiro

Reunião Extraordinária

30

março

Reunião Extraordinária

22

abril

Reunião Ordinária - Relatório da Diretoria, balanço e demonstração das contas de receita e despesa do exercício de 2014.

27

Reunião Ordinária - Eleições do

abril

Presidente e do Vice-Presidente da Diretoria e dos Membros do Conselho Fiscal para o biênio 2015/2017.

25

maio

Reunião Extraordinária

29

junho

Reunião Extraordinária

27

julho

Reunião Extraordinária

31

agosto

Reunião Extraordinária

28

setembro

Reunião Extraordinária

26

outubro

Reunião Extraordinária

30

novembro

Reunião Ordinária - Proposta Orçamentária para o exercício de 2016.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

7


CLICK

Fotos: Rodrigo Sodré

Jantar dos Veteranos

O evento, em homenagem aos associados que contribuíram para construir a história do Pinheiros, contou com show especial do grupo Demônios da Garoa

O Presidente do Clube, Luís Eduardo Dutra Rodrigues, e sua esposa, a Presidente do DAS, Vera Lucia Catani Dutra Rodrigues, prestigiaram o Jantar dos Veteranos

Tempo de Natal

A Orquestra Pinheiros e o Coral ECP se reuniram no Auditório do CCR para apresentar músicas natalinas de sucesso, celebrando a chegada das festas de fim de ano

Dia Legal de Natal

O Bom Velhinho chega ao Pinheiros

8

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Com diversas atrações e direito a fotos com o Papai Noel, o Dia Legal de Natal fez a alegria dos pequenos associados


Fotos: Rodrigo Sodré

FORMATURA DO BALLET

A formatura da turma do 8º ano da Escola de Ballet do ECP foi um sucesso. As bailarinas concluíram o curso e se formaram com honras

A festa contou com apresentações de dança, para abrilhantar ainda mais a formatura da turma

Festa do Futebol

A Festa do Futebol, em dezembro, fez a alegria dos associados, com diversas atrações

A família pinheirense lotou a Alameda do Campo B de Futebol e se deliciou com as opções gastronômicas oferecidas

Feira do Livro

A Feira do Livro de 2014 estava imperdível, com uma programação superespecial

O evento teve tarde de autógrafo e contação de histórias para o público infantil

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

9


Prêmio Empresário Amigo do Esporte

O Prêmio Empresário Amigo do Esporte homenageia os apoiadores de projetos desportivos e paradesportivos que contribuíram para o desenvolvimento e o fortalecimento do desporto nacional

10

Fotos: Ricardo Bufolin

Fotos: Paulo Menezes / Ministério do Esporte

Prêmio Brasil Olímpico

O Presidente Luís Eduardo Dutra Rodrigues discursou na entrega do prêmio, representando o Pinheiros

O Comitê Olímpico do Brasil escolheu o associado Fernando Reis como o melhor atleta do Levantamento de Peso de 2014

Na Esgrima, o troféu também ficou com o pinheirense Renzo Agresta

O Presidente do Clube prestigiou os premiados, em evento realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em dezembro

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


DE OLHO NO

CLUBE Para deixar os associados ainda mais próximos do que acontece na administração do Clube, este mês os pinheirenses recebem, com a Revista Pinheiros, a versão simplificada da Previsão Orçamentaria 2015. Pág. 12


DE OLHO NO CLUBE

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA 2015

Guia para acompanhar o planejamento do Clube, neste ano

Este mês, com a Revista Pinheiros, os associados recebem a Previsão Orçamentária de 2015. O objetivo é aproximar ainda mais os pinheirenses das ações administrativas do Clube. O documento servirá de guia para o planejamento de curto prazo e para esclarecer como o orçamento será utilizado pelo Pinheiros. A Diretoria apresentou as propostas de planos de ação com as prioridades e as submeteu à aprovação do Conselho Deliberativo. Em novembro, os Conselheiros debateram e aprovaram o orçamento para este ano. ERRATA Diferente do que saiu impresso na Previsão Orçamentária, algumas informações precisam ser alteradas. Confira. Pág.8 - Associado Temporário - Titular - Independente de idade Pág.15 - Natação Master Treinamento – idade: 20 a 59 anos Pág.16 - Yoga (6 meses) - maiores de 60 anos - (temporada 180 dias): R$ 218 Pág.23 - Dança Sênior Veteranos – Período de janeiro a dezembro Pág.26 - Massagem Feminina - 30 minutos: R$ 370 Pág.26 - Massagem Feminina - 30 minutos (com sauna): R$ 490 Pág.26 - Massagem Feminina 1 hora (modeladora c/sauna): R$ 750 Pág.26 - Massagem Masculina 1 hora (com sauna): R$ 750

Pensando em oferecer serviços de qualidade ao associado, o Clube traz uma ótima novidade ao CCR. A nova Bombonière, localizada na entrada do prédio, tem inauguração prevista para 24 de janeiro e será o local ideal para quem quer tomar aquele cafezinho, degustando doces, salgadinhos e chocolates. O espaço foi otimizado, o que era um canto vazio e pouco atrativo, agora se transforma em uma loja à moda das bombonières francesas. Um investimento para tornar o clube um lugar cada vez mais agradável para os pinheirenses.

12

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Reinaldo Vieira Ortlieb

PINHEIROS INAUGURA BOMBONIÈRE


DE OLHO NO CLUBE

IMPLANTAÇÃO DA FILA ÚNICA DE ESPERA Confira as novas regras da fila de espera para atividades esportivas e culturais do Clube Fotos: Divulgação

Para melhor atender aos associados que desejam aproveitar as atividades oferecidas pelo Pinheiros e otimizar o tempo de espera nas atividades mais concorridas, foi implementada a Fila Única de Espera. A partir de 2015, o critério de espera para inscrição nestas atividades será a data e o horário em que o associado se inscreveu na fila. Pelas novas regras, o interessado na atividade que ingressar em fila de espera poderá escolher até três turmas da mesma atividade, conforme sua conveniência. Independente das turmas de sua preferência, a data e o horário de inscrição na atividade ficarão registrados, guardando sua posição na fila, até que seja chamado. Associados que já aguardam em filas de espera serão automaticamente considerados na nova sistemática, de acordo com a data de sua inscrição na atividade. FAIXA ETÁRIA A Fila Única soluciona, também, qualquer divergência em relação à faixa etária. Se o associado ultrapassar a idade para a atividade que deseja, o sistema envia um e-mail solicitando a escolha de uma nova turma, de acordo com a sua nova faixa etária, em um prazo de 30 dias. Caso opte por outros dias e horários, seu lugar na fila permanecerá o mesmo da primeira inscrição na atividade.

COMODIDADE E TRANSPARÊNCIA Esta é a primeira fase de implementação de uma nova sistemática para as inscrições nas atividades do Clube. Em breve, com a implementação da segunda fase, o associado poderá acompanhar, online, a sua posição na fila de espera, garantindo mais transparência e comodidade.

INÍCIO DAS INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES EM FILA DE ESPERA CAD – 19/2 Futebol Base – 2/2 Futebol Feminino – 2/3 Futebol Menor – 5/2 Ginástica Artística – 12/1 Kids Tennis – 1º/2 Natação – 7/1 Squash – 5/1 Tênis Aulas Coletivas – 5/1 Tênis Escolinha – 30/1

A Natação Infantil e o Futebol Menor são algumas das modalidades que entrarão no novo sistema

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

13


DE OLHO NO CLUBE

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL / PAGAMENTO

Como de costume, em janeiro, o Clube disponibiliza aos associados algumas opções de pagamento da Contribuição Social. Para ajudar a realizar o pagamento conforme a sua escolha e evitar possíveis transtornos, o SAP separou algumas dicas importantes. Confira. Escolha a sua opção de pagamento entre as possibilidades descritas na parte de cima do boleto. São quatro opções. Anuidade integral, à vista, com 5% de desconto Em 2 parcelas, com 3% de desconto Em 4 parcelas, com 1% de desconto ou Em 12 mensalidades O campo “Valor do Documento” (A) vai estar preenchido sempre com o valor da anuidade integral. Caso opte por uma das modalidades de parcelamento ou pelo pagamento das mensalidades, preencha o campo “Valor Cobrado” (B) com o valor da parcela ou da mensalidade.

NOVIDADE NA SAUNA DO CLUBE

Janeiro é mês de verão. Para curtir essa estação do ano, aproveite a sauna do Clube para relaxar e começar 2015 descansado Sempre pensando em melhorar os serviços do Pinheiros para os associados, a sauna agora conta com um sistema de atendimento eletrônico. “Bem-vindo à recepção da Sauna do Esporte Clube Pinheiros, aguarde para ser atendido” é o que se ouve ao telefonar para agendar um horário.

Dreamstime

MASSAGEM FEMININA Segunda, 14h30 às 19h30 Terça a sexta, 10 às 21h Sábado, 9 às 19h30 Domingo, 9 às 14h Feriados, 14h30 às 19h30 (exceto aos domingos)

14

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

MASSAGEM MASCULINA Segunda a sexta, 16 às 21h Sábado, 10 às 20h30 Domingo, 9 às 14h Feriado, 14h30 às 19h30 (exceto aos domingos)


DE OLHO NO CLUBE

restauranteS Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

CCR Escondidinho de bacalhau gratinado Chef Geraldo Moliterno

Quem resiste a um escondidinho? Este, oferecido pelo CCR, feito com bacalhau e purê de batatas é bem cremoso e gratinado.

R$ 39

O PONTO Papillote de brie crocante, com frutas vermelhas e mix de folhas Chef Pedro Felippe Gabriel

Neste mês, o Restaurante O Ponto oferece aos associados um prato de sabores marcantes e, ao mesmo tempo, delicados. Queijo brie, envolto em massa filo crocante, frutas vermelhas e mix de folhas.

R$ 42

COQUETEL DO MÊS Portonica (Porto com tônica) Restaurantes CCR e O Ponto Lanchonetes da Piscina e do Tênis

Divulgação

Em parceria com a Vinci Importadora, o Clube oferece, o “Cocktail Portonica”. Febre na Europa, o drink refrescante e muito agradável, lembra uma mistura de Mojito com Spritz.

RECEITA Vinho do Porto Branco Fonseca Água tônica Folhas de hortelã frescas Cubos de gelo Fatias de limão

R$ 15

O cupom convidado pode ser utilizado somente para pagamento de conta de consumo na mesa / balcão do Restaurante O Ponto (segunda a sexta, no almoço, e quinta, sexta e sábado, no jantar - exceto feriado) e no Piano’s Bar (quinta a sábado - exceto feriado). Não é permitida a sua utilização para compra de mercadorias ou delivery.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

15


DE OLHO NO CLUBE

Virou Notícia Fotos: Divulgação

ATLETAS DO PINHEIROS NA REVISTA RUGBIER

NATAÇÃO NO SPORTV

GINÁSTICA NA FOX SPORTS

BASQUETE NA TV BANDEIRANTES

Rafael Silva, do Judô, João Gabriel, do Salto com Vara, Nicolas Ferreira, da Esgrima, e Rebecca Mariah, da Ginástica Artística, participaram de uma edição especial da Revista Rugbier, dando “boas vindas” ao caçula dos esportes olímpicos, o Rugby. Os atletas pinheirenses interagiram com os jogadores da seleção brasileira de Rugby em uma sessão de fotos descontraída, cada um em seu respectivo ambiente de treino, onde simularam alguns movimentos das modalidades em questão.

Em entrevista para a FOX Sports, Arthur Nory e Francisco Barretto Júnior falaram sobre a participação do Brasil no Mundial de Ginástica Artística, no qual a equipe conquistou o sexto lugar, resultado inédito para o País. Os dois ginastas reforçam o quanto o Brasil vem crescendo na modalidade e falaram de suas expectativas para disputar uma Olímpiada, em casa, em 2016.

16

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

O nadador Guilherme Guido concedeu entrevista à emissora SporTV, para falar sobre a sua participação no Mundial de Piscina Curta, em Doha, no Catar. O atleta já tem um histórico na competição, sendo medalhista na edição de 2008, em Manchester. Além de Guido, outros cinco pinheireses também integraram a equipe brasileira enviada para o Mundial.

Os irmãos Joe e Jason Smith contaram um pouco de sua trajetória no Basquete, em entrevista à TV Bandeirantes. Jason, o mais novo dos dois e que chegou ao Pinheiros/SKY depois de Joe, explica que o irmão sempre lhe serviu de modelo e que é uma influência positiva na sua carreira. Naturais de New Orleans (EUA), os jogadores afirmaram que, sempre que possível, retornam à terra natal, mas a adaptação no Brasil foi tranquila e já se sentem em casa.


ESPECIAL

ESPECIAL Em 2016, o Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas e os olhos do mundo estarão voltados para a cidade maravilhosa. A Revista Pinheiros inicia, nesta edição, uma série de reportagens sobre o evento, começando pelas instalações que serão palco dos jogos.

Foto: Divulgação

Pág. 18

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

17


ESPECIAL

SEDES DOS JOGOS RIO 2016 Dentro de pouco mais de um ano, o Rio de Janeiro se transformará na capital mundial do esporte. Agendada para 5 de agosto de 2016, a Cerimônia de Abertura marcará o início dos XXXI Jogos Olímpicos. A Revista Pinheiros já começou a contagem regressiva para esse evento. A partir desta edição, será realizada uma série de reportagens sobre as Olimpíadas. A primeira será sobre o Parque Olímpico, na Barra, uma das quatros regiões da Cidade Maravilhosa que sediarão os Jogos. Fotos: Divulgação EOM

ARENA CARIOCA 1

ARENA CARIOCA 2

ARENA CARIOCA 3

ARENA DO FUTURO

Será o local de competições Olímpicas de Tae Kwon Do e de Esgrima, além das disputas do Judô Paralímpico. Capacidade: 10.000

Totalmente temporária, o espaço será palco do Handebol nos Jogos Olímpicos e do Goalball nos Jogos Paralímpicos. Após as disputas, a arena será transformada em quatro novas escolas públicas municipais.

A Arena receberá as competições de Basquete e as disputas paralímpicas de Basquetebol em cadeira de rodas e Rugby em cadeiras de rodas. Após os Jogos, o local servirá de Centro Olímpico de Treinamento. Capacidade: 16.000

18

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

A segunda arena sediará as etapas do Judô, Luta GrecoRomana e Estilo Livre, além das competições da Bocha nos Jogos Paralímpicos. Após os Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento. Capacidade: 10.000


ESPECIAL

Foto: Divulgação EOM / Renato Sette Câmara

CENTRO OLÍMPICO DE TÊNIS Serão construídas 16 quadras, numa área de nove hectares, para compor o Centro Olímpico de Tênis. A instalação será palco do torneio Olímpico de Tênis, assim como das competições de Tênis em cadeiras de rodas dos Jogos Paralímpicos e Futebol de 5. Após a conclusão dos Jogos, nove quadras serão mantidas como parte do Centro Olímpico de Treinamento para receber os grandes eventos da modalidade. Capacidade da Quadra Principal: 10.000 Capacidade total: 19.750

CENTRO AQUÁTICO MARIA LENK Construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, receberá as disputas dos Saltos Ornamentais e Nado Sincronizado. Capacidade: 5.300

ESTÁDIO AQUÁTICO OLÍMPICO Vai receber as competições de Natação Olímpica e Paralímpica e a fase final do Polo Aquático, nos Jogos Olímpicos.

VELÓDROMO OLÍMPICO DO RIO

Sediará as provas do Ciclismo de pista, nos Jogos Olímpicos, e do paraciclismo de pista, nos Jogos Paralímpicos. Capacidade: 5.000

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

19


ESPECIAL

Rodrigo Bocardi

“EU BUSCO A CERTEZA NO ELOGIO E A CORREÇÃO NA CRÍTICA”

Foto: Divulgação

No mês em que a maior cidade da América Latina completa 461 anos, a Revista Pinheiros conversou com o jornalista e apresentador do Bom Dia São Paulo, Rodrigo Bocardi. O pinheirense, que se transformou no porta-voz das primeiras notícias da cidade, conta como assumir a bancada do telejornalismo da TV Globo mudou sua visão da cidade, o que espera para 2015, a importância das críticas e, é claro, sua relação com as raquetes e o Clube. Antes de virar apresentador, você teve diversas matérias de destaque. Tem alguma marcante? As grandes coberturas. Para mim, o factual, aquela coisa que acontece na hora, é o que me dá mais prazer até hoje. As coberturas do Mensalão, do PT, o acidente da TAM - fui o primeiro repórter a chegar ao local. Peguei carona na garupa de uma moto, não acreditava que um avião pudesse ter atravessado a pista e caído do outro lado. Depois, vem a morte do Michael Jackson e outras tantas. Até hoje, no estúdio, se tem algo rolando no improviso, na surpresa do minuto, acho muito bacana. O que levou você a apresentar o Bom dia São Paulo? A proposta da TV Globo era para fazermos um jornal mais vivo, que retratasse mais o Estado de São Paulo, de uma forma mais real. Foi um pouco do meu jeito de trabalhar. Já fui editor, fiz o caminho contrário ao de outros profissionais na televisão. Também tinha uma demanda, mas não muito forte, de ser algo opinativo, que tivesse uma marca, que cobrasse do poder público, mas também do cidadão. Para termos uma cidade melhor, um Estado melhor e, no dia a dia, a coisa foi sendo construída, a informalidade veio.

20

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Você se identificou com essa proposta? Tem muito de mim ali, do meu jeito de ser. Tento ser o mais transparente possível, dentro de tudo o que é possível, sem cometer loucuras. Tentei impor o meu estilo e percebo que tivemos uma boa aceitação. Com toda informalidade dele, com o imprevisível, tem todas as críticas, as pontuações, as minhas opiniões, que são da TV Globo também. Eu falo que fico testando limites todos os dias, para tentar fazer uma coisa mais informal possível, reproduzir ao máximo o que eu sou, o que as pessoas são no dia a dia. Como você trabalha as críticas e os elogios? O ser humano nasceu para críticas, não para elogios. As pessoas não movem um dedo para elogiar, mas movem uma montanha para criticar. É natural. O elogio ou o comentário positivo vem para dar certeza daquilo que você está fazendo. Ele dá a tranquilidade de que você está no caminho certo. A crítica leva ao ajuste, quando ela é bem feita. No fundo no fundo, eles são iguais, um dá a certeza, o outro leva você para um caminho melhor. Tanto o elogio quanto a crítica, eu coloco na mesma prateleira. Eu busco a certeza no elogio e a correção na crítica.

Você vê uma marca sua no jornalismo? Tenho dúvidas sobre isso. As pessoas têm uma dificuldade muito grande de reconhecer. Acho que estou fazendo, sobretudo agora, na apresentação do Bom dia São Paulo, algo diferente. Diferente de apresentação, de algo que nunca foi feito na Globo, no jeito de fazer jornal e de apresentar. Com opinião, com o improviso que tenho ali. Com meu jeito de ser, de assumir todos os erros na maior tranquilidade. Eu falo para a minha equipe: - tem de ter consciência do que estamos fazendo, olha o jornalismo que a gente está fazendo, olha a diferença de tudo o que a gente vê aqui, na Globo. Eu aposto nisso. Acho que o jornal local vai ter de ter, no curto espaço de tempo, uma importância maior do que um jornal de rede, na TV Globo. O que mudou, na sua visão sobre São Paulo, depois que começou a apresentar o jornal? Vejo como uma cidade fantástico-caótica. Ao mesmo tempo em que fascina pelo que é, ela deprime, por causa de tantos problemas, de tanta inviabilidade, de tanto descaso, de um crescimento desordenado. Não posso deixar que eu seja consumido por esse sentimento negativo. Esse sentimento


ESPECIAL

pessimista. E esse é um exercício que eu faço todos os dias, porque se eu olho com olhos nus, enxergo uma inviabilidade tremenda. Mas, ao mesmo tempo, não posso aceitar isso. Eu sou daqui. É a minha cidade, é aqui que pretendo morar para sempre.

Como o Pinheiros entrou na sua vida? Eu vim do interior e morei em Perdizes, Interlagos, Vila Madalena, Real Parque. O Pinheiros surgiu com a minha esposa, que entrou aqui, no Clube, primeiro. Acho que foi na busca de um clube mesmo, a gente queria um lugar para ir com os filhos e em São Paulo. E não bastava academia. Academia não é tudo. E aí veio o Pinheiros. Quando eu estava para entrar no Pinheiros, a gente acabou mudando para Nova York. Eu acabei entrando no Pinheiros de fato, agora, quando voltei. E as crianças vêm também, tenho aproveitado ao máximo. Qual é a sua relação com o Clube? Minha relação é a do esporte mesmo, das aulas de Squash e de Tênis. É isso que gosto de fazer aqui. Fitness, de vez em quando, porque tem de tomar cuidado, senão fica muito bombadinho fácil, daí não dá certo para fechar a gravata no pescoço (risos). Mas, o que gosto mesmo é desse negócio do Tênis e do Squash. Adoro o Squash. Eu sempre joguei. Por que Squash? O Squash resolve a sua vida em meia hora. Não tenho paciência para esteira e bicicleta, porque você corre e não chega a lugar nenhum. Pelo menos em meia hora você está com a camisa totalmente suada e molhada. E, além de tudo, você tem a vantagem de poder

Foto: Reinaldo Vieira Ortlieb

O jornal começa às 6h. Como é a sua rotina? Vou dormir entre 20 e 21h da noite, pelo menos tento, porque tenho três filhos, e levanto às 4h. Mas é isso: não durmo durante o dia, tomo uma dose de energético pela manhã, todos os dias. Venho jogar Tênis e Squash, na maior disposição. Durmo sete horas por noite e fico torcendo para chegar a sexta-feira, porque sábado, como eu digo sempre, é dia de dormir até acordar.

colocar o nome de alguém na bolinha e mandar ver na parede (risos). É relaxante. Você resolve todos os problemas da sua vida – os cardíacos, a necessidade aeróbica, você resolve o problema da sua mente, cura qualquer estresse, você deixa de ter raiva de qualquer pessoa. E o Tênis vai na mesma linha, apesar de não ser tão tenso quanto o Squash. O bom é que é ao ar livre. É uma espécie de fuga também? Não sei se é fuga. Eu vivo de notícia. Falo dessa coisa de desestressar, mas não reclamo de ficar nervoso no trabalho. Os caras me pagam para eu ficar estressado. Essa é a minha vida, escolhi isso. Se quisesse outra coisa, teria escolhido outra coisa. Acho que é isso o que move o meu dia a dia. Estar ali, no ar, é uma adrenalina só. Consome até as suas pernas, mas é uma delícia. É viciante. Eu vejo o estresse do dia a dia de uma forma positiva, é adrenalina mesmo. Aí eu venho aqui e me sinto melhor, vou viver melhor, vou ter um sono mais intenso. Estamos no primeiro mês do ano. O que você espera para 2015? Vejo um ano difícil. Isso falando de País. Primeiro, que 2014 foi um ano para todo mundo, de modo geral, de muitas emoções. Mas em termos de produtividade, foi um ano muito ruim. Copa do Mundo, Eleições, foi um

período em que as coisas meio que andaram de lado. Agora, que você tem alguma sinalização de que podem começar a andar, ninguém dá certeza alguma. Então, falta essa confiança. Vai ser um ano para ver se a gente consegue resgatar essa confiança, ter um ano bom. Estamos aqui e aqui vamos ficar. E essa história de discursinho de que vou embora para Miami, não dá. Porque a gente tem de assumir responsabilidades, cada um fazer a sua parte. Não adianta dizer que vai morar em Miami... Você se considera profissionalmente realizado ou ainda falta alguma coisa? Não sei se isso vai acontecer, de se realizar profissionalmente. Acho que cada dia tem um desafio, não acaba nunca. Você vê essas aventuras do dia a dia, são coisas da reportagem, que não têm muito a ver com a carreira em si. E na carreira todo dia tem um desafio, mesmo você fazendo a mesma coisa. Seja na reportagem com matérias diferentes que você faz ou em cada dia em que você encontra histórias diferentes. Então, como você vai se realizar diante do incerto. Diante do que você não sabe que vai acontecer amanhã ou de qual história você vai encontrar pela frente. E tem o desafio meu, atual, que é a apresentação do jornal.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

21


ESPECIAL

TESOUROS PINHEIRENSES

A Revista Pinheiros desvendou as principais obras de arte e monumentos que embelezam as Alamedas e os prédios do Clube. Visitar o Pinheiros pode ser mais do que uma experiência esportiva, gastronômica e social. O Clube guarda, nas Alamedas e nos prédios, verdadeiras preciosidades culturais e artísticas, que contam a história pinheirense e, também, a de São Paulo.

Talvez você tenha passado por alguns desses símbolos sem reparar na beleza e no significado das obras. Clássicas ou modernas, essas peças fazem parte da identidade visual e arquitetônica do Pinheiros.

PINHEIROS CAMPEÃO

Fotos: Reinaldo Vieira Ortlieb

Foram muitas as vitórias do Clube, ao longo dos 115 anos de história. Veja os monumentos que eternizam as equipes e os atletas que se destacaram no esporte.

Monumento A Homenagem Local: Alameda Principal Na escultura, há várias placas em homenagem a equipes pinheirenses. Entre elas, está o tributo aos associados que disputaram o Campeonato SulAmericano de Natação, Saltos e Water Polo, realizado na Colômbia, em 1960. Aos integrantes da seleção brasileira do XVI Campeonato Sul-Americano de Natação, Saltos Ornamentais e Water Polo, realizado em Buenos Aires, em 1962, e aos participantes da XVII Olímpiadas, realizadas em Roma, em 1960.

22

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Monumento A Voleibolista Artista: Alfredo Galante Local: Alameda Principal A peça é uma homenagem à equipe campeã do Sul-Americano interclubes de Voleibol feminino, realizado no Peru, em 1970. O chefe da delegação, Luís Mendes Gonçalvez, convidou o escultor e pintor, Alfredo Galante, para executar o refinado trabalho em bronze. A filha do artista, Vera Tereza Galante Figueira, posou como modelo para o pai.

Monumento ao Atleta Local: Alameda Principal No dia 31 de março de 2007, o Centro Pró-Memória inaugurou o Monumento ao Atleta, em homenagem aos esportistas que, desde 1899, levam as cores do Clube a competições internacionais. O Troféu foi oferecido pela Companhia de Petróleo Ipiranga, marcando o início da realização do Torneio Aberto Colegial Ipiranga, em 1960.


ESPECIAL

HOMENAGENS

PINHEIROS DE HISTÓRIA

Pinheirenses importantes que se sobressaíram, viraram história e receberam esculturas, como tributo. Conheça as obras que representam as personalidades que, ainda hoje, estão presentes nas alamedas.

O Clube é um reduto de atletas e conta com atividades sociais, culturais e esportivas. Para homenagear o Pinheiros, algumas esculturas são como um presente para este verdadeiro “oásis” em São Paulo.

Busto Hans Nobiling Local: Alameda Principal Hans Nobiling, fundador do Sport Club Germania, como o Clube se chamava até meados da Segunda Guerra Mundial, ganhou um busto em sua homenagem. A peça está no Pinheiros desde 1962 e ficava na Sede Social. Durante os festejos do 1º centenário do Pinheiros, em 1999, foi colocada na Alameda Principal, onde reside até hoje.

Marco do Centenário Artista: Clóvis Farid Yamin, diretor da MM Sculpture Local: Alameda Principal Chegar aos 100 anos de história merece um marco: uma escultura feita em bronze, toda artesanal, e desenvolvida em um bloco maciço, está na Alameda Principal, marcando o 1º centenário do maior Clube Poliesportivo da América Latina. Com 193 quilos, tem dois metros de altura por 1,20 de largura, e precisou do trabalho de 14 pessoas para ser concluído.

Busto de Henrique Villaboim Artista: Alfredo Galante Local: Alameda Principal

Memorial Artista: Antonio Carlos Sant`Anna Jr. Local: Alameda Principal

A obra, no Clube desde outubro de 1975, é uma homenagem ao presidente benemérito, Henrique Villaboim, que ficou no comando do Pinheiros de 1942 a 1946. Por sua importância, além de ganhar o busto como tributo, seu nome batizou o Ginásio Poliesportivo do Clube, um dos mais tradicionais de São Paulo.

Em 1993, na época em que Francisco Lotufo Filho era presidente do Centro Pró-Memória, foi realizado um concurso para escolha de projetos para o Memorial. Esse foi o projeto vencedor. Entre aproximadamente 10 projetos participantes, foi escolhido o de Antonio Carlos Sant`Anna Jr.. A obra homenageia os Presidentes do Sport Club Germania, da Diretoria do E. C. Pinheiros e do Conselho Deliberativo.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

23


ESPECIAL

ESCULTURAS DE PRESENTE Artistas renomados doaram, ao Clube, obras de seu acervo. Quem vai ao prédio do CCR, pode ver o trabalho artístico de Caciporé Torres. Já quem frequenta a Sede Social, contempla a mais nova escultura do Pinheiros, de Antonio Spinosa: uma das peças da exposição “Flores para São Paulo”.

Esculturas metálicas Artista: Caciporé Torres Local: Prédio do CCR

A Obra Artista: Caciporé Torres Local: Complexo Faria Lima

Os pinheirenses encontram, no Clube, esculturas de peças metálicas, de aparência industrial, como aço, bronze e ferro, feitas pelo artista Caciporé Torres. Uma delas se encontra no hall e outras duas, nas duas laterais da parte interna do Auditório do CCR. Uma curiosidade sobre a peça é que o escultor brasileiro veio assinar a obra apenas em 2005.

A escultura mais recente de Caciporé Torres está no Complexo Faria Lima.

Flores para São Paulo Artista: Antonio Spinosa Local: Alameda Principal Palmeiras

e

das

A exposição ficou no Clube nos meses de dezembro e janeiro, até ganhar as ruas da cidade de São Paulo. O artista doou a mais recente obra instalada no Pinheiros, com dois metros de altura: a escultura, feita em aço carbono e com volume, cor e forma, retrata uma das flores do jardim imaginário de Spinosa.

EXPOSIÇÃO PINHEIRENSE Com mais de 130 pinturas belíssimas, o Pinheiros é uma verdadeira exposição de arte exclusiva Quem frequenta os prédios do Clube, como o da Sede Social, não vê uma parede em branco: em todas elas há uma obra de arte, esperando para ser contemplada – uma verdadeira exposição toma conta do espaço. O destaque é para o artista Gustavo Rosa, pintor, desenhista e gravador paulista. Uma de suas famosas pinturas está exposta no hall perto do Restaurante da Sede Social, e pode ser apreciada pelos pinheirenses passantes.

24

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


Divulgação

Janeiro é o mês da criançada se divertir. O Pinheiros oferece diversas atividades para fazer a alegria dos pequenos: a Brinquedoteca conta com uma programação com direito a jogos e muito mais. Já no Programa Férias no Clube, os associados curtem uma semana inteira de pura alegria. pag.27

APLAUSO


APLAUSO

BANDA DE JAZZ ECP ENSAIO

A Banda de Jazz Pinheiros, ao longo de sete anos, reúne um repertório selecionado com aproximadamente 100 músicas. Tem em sua formação sete músicos associados e o Band Leader, Sebastião Bazotti, que é o responsável pela condução dos trabalhos e pelos novos arranjos. O grupo, frequentemente, é convidado para tocar também em outros clubes, onde é recebido com muitos aplausos e casa sempre cheia. Se você ainda não conhece a Banda de Jazz, venha prestigiá-la. Sujeito à lotação.

Dreamstime

14, 21 e 28 de janeiro, quarta, 21h Piano’s Bar Entrada franca

24 de janeiro Sábado, 21 às 2h Restaurante da Sede Social Animação: Banda Flash Fever Venda: a partir de 9/1, na Central de Atendimento.

28 de fevereiro

Divulgação

Sábado, 21 às 2h Restaurante da Sede Social Venda: a partir de 6/2, na Central de Atendimento.

26

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

INFORMAÇÃO Associado: R$ 65 Convidado de associado: R$ 100, com acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, Estacionamento Social ou Faria Lima, portando o convite do evento. Rolhas: R$ 18 para whisky e R$ 12 para vinho. Atenção: convite adquirido não será reembolsado. Frequentador habitual e cadastrado recebe convite para comemorar aniversário. Preencha ingresso com nome e matrícula, para que seja efetuado o cadastro.


APLAUSO

CRIANÇAS

BRINQUEDOTECA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

O mês de férias dos pequenos pinheirenses está imperdível. A Brinquedoteca oferece diversas atividades para animar os dias de folga da criançada, com direito a campeonatos, gincanas e muito mais.

Semanas de janeiro 6 a 10 13 a 17 20 a 24 27 a 31

Terças 10h30 - Boliche 16h30 - Campeonato de Dardos Quintas 10h30 - Contos 16h30 - Cantigas de roda Sextas 10h30 - Jogo da memória gigante 16h30 - Quebra-cabeça gigante Sábados 16h30 - Histórias e Brincadeiras

DUAS SEMANAS DE SUPER AMIGOS! 12 a 16 de janeiro HERÓIS E AVENTURAS

Janeiro chegou e a criançada já pode se preparar para a nova edição do programa Férias no Clube. Em homenagem aos super-heróis mais amados do planeta, os Super Amigos terão as atividades voltadas ao entrosamento e à amizade. Serão duas semanas de atividades recreativas, divididas por faixa etária, tendo como objetivo a socialização.

26 a 30 de janeiro O DESAFIO FINAL

PROGRAMAÇÃO - Gincana Maluca / Desafio dos Tios / Caça ao Tesouro - Paintball Adaptado / Jogos e Brincadeiras Molhadas - Jogos e Brincadeiras dos tempos da vovó - Grandes Jogos / Grafitagem / Culinária

9 às 17h Associados: 3 a 12 anos

Mínimo: 55 crianças (sem esse número mínimo, a atividade não ocorrerá). Valor da semana: R$ 700 (incluso almoço, lanche, monitoria e materiais). Pagamento: em até 3 vezes, nos cartões de crédito Visa, Mastercard e Amex.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

27


APLAUSO

FEIJOADA CARNAVALESCA 7 de fevereiro, sábado Salão de Festas 12 às 18h30

SHOW ESPECIAL: NEGUINHO DA BEIJA-FLOR

Divulgação

“Olha o carnaval do Pinheiros aí, gente!”

O sambista, cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor é a atração principal do evento que abre as comemorações do Carnaval no Clube. A Feijoada Carnavalesca de 2015 terá toda a simpatia e a voz potente e afinada de um dos nomes mais importantes do carnaval brasileiro. O intérprete oficial da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis subirá ao palco pinheirense para dar o tom da folia. Filho de músico, ganhou um concurso aos dez anos de idade, puxando um samba de Jamelão. Neguinho estreou como puxador de samba no bloco Leão de Iguaçu, em 1970, transferindo-se para a Beija-Flor de Nilópolis, em 1975. Lá criou o bordão “Olha a Beija-Flor aí, gente!”, e continua no cargo até hoje.

28

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

ASSOCIADO 7 a 12 anos: R$ 60 A partir de 13 anos: R$ 110 CONVIDADO 7 a 12 anos: R$ 80 A partir de 13 anos: R$ 200 Menores de 6 anos não pagam, mas é necessário reservar lugar à mesa. Recreação infantil Bufê de feijoada completa Bebida: refrigerante, água, chope, mesa de batidas e caipirinha de limão. Cada convite dá direito a uma camiseta personalizada para maiores de 13 anos.


APLAUSO

17 de fevereiro, terça, 22 às 3h Salão de Festas

Dreamstime

Depois do sucesso do Baile do Folia na Faria, que voltou à programação de Carnaval do Clube em 2014, o Pinheiros revive os velhos tempos de muita animação e alegria. Agora, intitulada Baile do Folia, a festa promove os ritmos tradicionais, com as marchinhas, como “Ó, abre alas. Que eu quero passar...” e muitas outras. CONVITE Associado: entrada franca. Convidado homem: R$ 110 Convidada mulher: R$ 70 Mesa com 4 lugares: R$ 110 Venda: na Central de Atendimento, a partir de 24 de janeiro. Patrocínio

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

29


Dreamstime

APLAUSO

Matinê de Carnaval 17 de fevereiro, terça, 15 às 19h Salão de Festas

Fotos: Divulgação

A folia dos pequenos pinheirenses vai animar toda criançada, em uma matinê como as de antigamente. Anote na agenda e venha pular o Carnaval no Pinheiros. CONVITE Associado: entrada franca, mediante apresentação do Cartão Pinheiros. Acompanhante de associado (devidamente cadastrado e na companhia do associado): entrada franca Até 4 anos completos: entrada franca Convidado (a partir de 5 anos): R$ 57 VENDA: na Central de Atendimento, a partir de 24 de janeiro.

Patrocínio

30

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


APLAUSO

JARDIM DE INFÂNCIA TIA LUCY

Saiba mais sobre o Projeto Pedagógico da Escolinha pinheirense Comemorando 70 anos, o Jardim de Infância Tia Lucy conta com um Projeto Pedagógico focado na filosofia construtivista, respeitando as diferenças de ritmo e de personalidade dos alunos pinheirenses. A Escolinha do Clube, que atende crianças a partir de 2 anos, completos até 30 de março, garante o espaço do brincar, fundamental para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a faixa etária. PROJETO PEDAGÓGICO É formado pelos seguintes eixos, que se desenvolvem de forma integrada, em projetos de interesse das crianças: identidade e autonomia, natureza e sociedade, movimento, brincar, linguagem escrita e oral, matemática, artes, música e, a partir dos 4 anos, inglês e informática. Ao longo do ano, são realizados também passeios a museus, fazendas, zoológico, exploração do espaço do Clube etc. Os objetivos básicos são a educação da emoção, da autoestima, além do desenvolvimento da solidariedade, da tolerância, da segurança e da habilidade de trabalhar perdas e frustrações. A equipe de profissionais do Jardim de Infância Tia Lucy acredita que o conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se refaz constantemente.

ROTEIRO DE AULAS PARA 2015 28/1 Apresentação do Projeto Pedagógico do Jardim de Infância para pais de alunos novos Local: Sala de Conferências Horário: 18h30 REUNIÃO DE PAIS Local: Jardim de Infância Horário: 18h30 29/1 Mini, Maternal 1 e Maternal 2 - Período da manhã 30/1 Mini, Maternal 1 e Maternal 2- Período da tarde 2/2 Jardim 2 e Jardim 3 - Período da manhã 3/2 Jardim 2 e Jardim 3 - Período da tarde 29/1, 30/1, 2/2, 3/2 Adaptação do Mini, Maternal 1 e 2 Manhã: 8h30 às 10h Tarde: 13h30 às 15h 4/2 Início geral Observação: A Secretaria do Jardim de Infância Tia Lucy reabre a partir de 21/01/2015

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

31


APLAUSO

DOAÇÕES PARA O ACERVO DO CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

Associados ajudam a contar e a preservar a história do Esporte e do Pinheiros Fotos: Arquivo Centro Pró-Memória Hans Nobiling

Uma das recentes doações, para o acervo do Centro Pró-Memória, foi o livro “Primeiros passos: documentos para a história do Futebol em São Paulo (1897 - 1918)”, que traz a reprodução de documentos sobre as origens da modalidade em São Paulo, com organização do Professor Wilson Gambeta, responsável e doador da obra. O livro reúne, em versão fac-símile, quatro obras históricas, esgotadas há décadas e até agora inacessíveis para o grande público: “Primórdios de dados históricos da implantação do futebol em São Paulo (1937)”, de Hans Nobiling; “Guia de football (1906)”, de Mario Cardim e Luiz Fonseca; “Resumo histórico do Club Athletico Paulistano (1918)”; e “História do football em São Paulo (1918)”, de Antonio Figueiredo. O organizador, Wilson Gambeta, possui graduação em História e Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em História Social pela mesma universidade e atualmente é pesquisador do Ludens: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas.

Para fazer uma doação ao Centro Pró-Memória São de interesse, para o acervo, objetos e documentos referentes ao Clube e arredores e à colônia alemã. Para ser aceito, o material passa antes por uma análise e seleção necessárias, devido à limitação de espaço de guarda e exposição do acervo. Exposição: Correr, saltar, arremessar - História do Atletismo em São Paulo A partir deste mês, essa exposição poderá ser visitada na Sala Francisco Lotufo Filho, do Centro Pró-Memória, que mostra o projeto vencedor do Prêmio IBRAM - Memória do Esporte Olímpico. Como parte do projeto, também foram expostos, ao longo do muro do Clube, painéis voltados para a Av. Brigadeiro Faria Lima.

“Para o leitor de hoje é de grande importância ter o acesso direto às fontes primárias de um período tão distante. Pois essa é a única maneira de tentar ajustar, pelo menos em parte, as inevitáveis distorções e mitificações ocorridas ao longo de um século, nas sucessivas passagens e reinterpretações feitas por outros.”, afirma Wilson no texto de apresentação da publicação, que está disponível para consulta local, no Centro Pró-Memória. Outra importante doação foi a de uma caneca da Festa da Cerveja, do ano de 1984, a única que faltava na coleção de canecas, exposta no Centro Pró-Memória. A associada Andrea Farias de Castro Brandão soube dessa busca e prontificou-se a ajudar, publicando a foto da caneca na internet, nas redes sociais. Outra pinheirense, Analice Cajueiro Fernandes, viu a foto, lembrou que tinha essa caneca e a doou, completando finalmente a coleção. Como são guardados dois exemplares de cada ano, procuramos mais uma caneca do ano de 1984. Se você tiver uma destas canecas e estiver disposto a doá-la, entre em contato com o Centro Pró-Memória, pelos telefones 3598-9716 /9715.

32

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Livro que reúne, em versão fac-símile, quatro obras históricas sobre o futebol


APLAUSO

As esculturas presentes na exposição são feitas de resina e a riqueza de detalhes beira à perfeição. A exposição de Mueck passou pelo Museum of Contemporary Art de La Jolla, em San Diego, Califórnia, e agora está na Pinacoteca. Venha conferir! Inscrição: 12 a 20 de janeiro, no Departamento Social. Saída da Rua Hans Nobiling, 9h Previsão de retorno ao Clube, 12h Vagas limitadas.

Divulgação

GRUPO DE AMIGOS VISITA Exposição hiper-realista de Ron Mueck Pinacoteca 22 de janeiro, quinta Entrada franca

DANÇA SÊNIOR PROMOVE SAÚDE COM ALEGRIA Com Profª Judith T. Ueno Terça, 14h30 às 16h Judith T. Ueno é fisioterapeuta, formada pela USP, dirigente habilitada para promover aulas e coordenadora de Salão de Festas Dança Sênior do Estado de São Paulo.

A Dança Sênior é originária das danças folclóricas de diversos países, que foram adaptadas às possibilidades físicas da pessoa idosa. É uma atividade de baixo impacto, sem esforços intensos, realizada em grupo, que possibilita o enriquecimento das relações interpessoais.

Inscrição: na Central de Atendimento. Início das aulas: 6 de janeiro. Valor único: R$ 57 por mês. Somente para associado.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

33


APLAUSO

CURSOS 2015

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS PELO PINHEIROS

IDIOMAS ENGLISH FOR PLEASURE

2015 está começando e é um bom momento para aprender algo novo Ano-novo, vida nova. Depois das festas de fim de ano, sempre surge aquela vontade de iniciar novos projetos e cumprir as promessas feitas em dezembro. Praticar esporte, emagrecer e voltar a estudar estão entre os objetivos do topo da lista. Com professores capacitados, métodos eficazes e materiais de qualidade, o Pinheiros conta com um leque de opções de cursos nas mais diferentes áreas. Artes plásticas, música, dança, idiomas, teatro e fotografia são algumas das seções que os pinheirenses podem escolher. Se a ideia é começar 2015 com o pé direito, já fazendo atividades enriquecedoras, confira as aulas que você pode fazer sem sair do Clube.

Profª. Odila Armbruster de Moraes Turmas: Básico/ Intermediário/Avançado Local: Sala B (atrás do palco) Auditório do CCR Início: 3/2/2015

ESPANHOL

Coordenador - Plinio Gherardi Júnior (Instituto Linguae) Turmas: Pré-Intermediário/ Intermediário I/ Intermediário II Local: Sala B e Sala A (atrás do palco) Auditório do CCR Início: 4/2/2015

ESPANHOL INTENSIVO

Coordenador - Plinio Gherardi Júnior Local: Sala B e Sala A (atrás do palco) Auditório do CCR Período de aulas 1º turma: Início: 12/1/2015 - Término: 29/1/2015 Turma: Básico / Pré-Intermediário/ Intermediário

ITALIANO

Profª. Emanuela Maria Guidorizzi Turmas: Básico/ Intermediário I/ Intermediário II/ Avançado Local: Sala B (atrás do palco) Auditório do CCR Início: 2/2/2015

FRANCÊS NOVOS PROFESSORES

Dreamstime

Profs. Jaci Brasil e Fábio Graziano Turmas: Básico/ Intermediário II/ Aperfeiçoamento Local: Sala A (atrás do palco) Auditório do CCR Início: 2/3/2015

34

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

TESTE DE NÍVEL No dia 10/2/2015, terça, 9 às 15h, com uma hora de duração. A prova será oral e escrita, com produção de texto e entrevista.


APLAUSO

DANÇAS AULAS DE JAZZ

Profª. Cristiana Pontes Turmas: Básico Local: Espaço Administrativo – Sala B (Cozinha Experimental), terça e quinta. Sala 2 do Ballet (5º andar do CE), sexta. Início: 5/2/2015 Idade: 8 a 15 anos. TESTE DE NÍVEL No dia 3/2, das 17h10 às 18h15, será a avaliação / teste de novas alunas/ de terça e quinta. No dia 6/2, será o início e avaliação / teste das turmas de sexta.

DANÇA DE SALÃO

Prof. Marco Antônio Gomes Turma: Única Local: Restaurante da Sede Social. Início: 5/1/2015

DANÇA DE SALÃO – Madame Poças Leitão Profs. Eduardo e Silvia Poças Leitão Turmas: Principiantes/ Intermediário I/ Intermediário II/ Adiantado Local: Restaurante da Sede Social. Início: 6/1/2015

VIOLÃO

Prof. Carlos Laudares Aula: individual Local: Sala do Núcleo (atrás do palco) Auditório do CCR Início: 2/2/2015 Idade: a partir de 10 anos.

ARTE DESENHO E PINTURA

Profª. Carla Pantani Balian Turma: Única Local: Sala de Carteado – Sede Social Início: 3/2/2015 Idade: a partir de 13 anos

OFICINA DE ARTES

Profª. Ana Gentil Turma: única Local: Espaço Administrativo – Sala B (Cozinha Experimental) Início: 3/2/2015 Idade: A partir de 14 anos.

FOTOGRAFIA

Prof. Nelson Paim 1ª turma Inscrição: 5/1 na Central de Atendimento Início: 4/2 Término: 8/4 Idade: a partir de 14 anos Dia: quarta-feira Horário: 19h30 às 21h30

TEATRO INFANTIL Prof. Edson Gon Turma: Infantil Local: Auditório do CCR Início: 7/2/2015 Idade: 7 a 13 anos.

Confira a grade completa no Site do Clube ou na Central de Atendimento.

DANÇA DO VENTRE

Profª. Fernanda Marques Turma: Intermediário Local: Sala 3 do Fitness – 5º andar do CE. Início: 4/2/2015

SAPATEADO

Coordenadora Kika Sampaio Profª. Josi Lima (Kika Tap Center) Turmas: Infantil /Adolescente/ Adulto Local: Espaço Administrativo – Sala B (Cozinha Experimental). Início: 2/2/2015

MÚSICA Profª. Vivian Aguiar H. Borgmann Turmas: únicas Local: Piano’s Bar – Sede Social. Início: 4/2/2015 Idade: 5 a 85 anos.

Rodrigo Sodré

TECLADO E PIANO

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

35


APLAUSO

LIVROS

Fernando Pessoa,

Donna Tartt

O Cavaleiro de Nada

Tudo o que tenho levo comigo

Elisa Lucinda

Herta Muller

Theo Decker, um nova-iorquino de 13 anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe. Abandonado pelo pai, Theo é levado pela família de um amigo rico. Desnorteado em seu novo apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma importante lembrança dela – uma pequena, misteriosa e cativante pintura, que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.

DESTAQUE Guinness World Records 2015

Em seu primeiro romance, Elisa Lucinda mistura sua voz à de Fernando Pessoa, tecendo uma narrativa que une escritos do poeta às suas palavras de leitora e, assim, recria a biografia daquele que registrou seus pensamentos, desassossegos, amores, humores e opiniões, em versos, diários, cartas, ensaios e fragmentos. O livro tem projeto gráfico ilustrado, com uma seleção de fotos capaz de traduzir em imagens os versos do poeta.

Fim da guerra, 1945. Para a minoria alemã na Romênia é o início de um período de horror e silêncio. Nos cinco anos seguintes, por volta de 30 mil saxões, residentes na Transilvânia, foram deportados para campos de trabalhos forçados. Parte dessa minoria alemã, Herta Müller tomou o relato de um amigo como base para este romance sobre a dura experiência nos campos. É a história de Leo Auberg, jovem internado num campo soviético.

A Era do Ressentimento Luiz Felipe Pondé O filósofo mais polêmico do País aponta suas armas para a mediocridade contemporânea. É urgente sobrevivermos ao ridículo do mundo de hoje. E, para isso, devemos desprezá-lo de alguma forma, como dizia o mestre Carpeaux. A verdadeira sabedoria passa, em algum momento, pelo desprezo do mundo à sua volta. Uma agenda para o contemporâneo é um ato de coragem. Sua missão é nos fazer ver quem somos, em uma época afogada em narcisismo.

Na nova edição do ‘Guinness World Records’, o leitor encontra recordes atualizados e fotos inéditas e pode descobrir a substância mais fedida, conhecer o explorador polar mais jovem, ver os pets mais talentosos de todo o planeta, saber tudo sobre o maior roubo de diamantes e muito mais. Também é a edição comemorativa de 60 anos do Livro dos Recordes, com retrospectivas das mais impressionantes quebras de recorde de todos os tempos.

Os livros indicados podem ser encontrados na Biblioteca do Clube.

36

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Fotos: Divulgação

O Pintassilgo


GIRO

ESPORTIVO Futebol Menor do Pinheiros conquista um feito inédito. Pela primeira vez na história do Campeonato Paulista Interclubes, ocupa o lugar mais alto no pódio, em todas as categorias. Confira a participação dos associados.

Foto: Divulgação

Pág. 60


GIRO ESPORTIVO

PINHEIROS/SKY NBB

Fotos: Moisés Nascimento/LNB

Equipe do Clube realizará seis jogos, este mês, em casa, e conta com o apoio da torcida para chegar aos playoffs da competição O início de 2015 para a equipe Pinheiros/SKY será marcada pelo encontro com a torcida. Os pinheirenses contarão com o apoio dos associados nas seis primeiras partidas do ano. Serão seis jogos realizados no Ginásio Henrique Villaboim. A sequência das partidas, em casa, será fundamental para classificar o time do Clube no playoff da sétima edição do NBB. Confira os dias e venha torcer.

PRÓXIMOS JOGOS DO PINHEIROS/SKY • 6/1 – 19h Pinheiros/SKY x Unitri/Pilhas Energizer • 8/1 – 19h Pinheiros x Minas Tênis Clube • 21/1 – 19h Pinheiros/SKY x Winner/Limeira • 23/1 – 19h Pinheiros/SKY x Rio Claro Basquete • 27/1 – 19h Pinheiros/SKY x São José/Unimed • 29/1 - 19h Pinheiros/SKY x Mogi das Cruzes/Helbor Partidas sujeitas à alteração.

Pinheiros/SKY no jogo contra a equipe de Brasília

O armador Jason

38

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

PINHEIROS NA SUPERLIGA FEMININA

Fotos: Ricardo Bufolin

A equipe, comandada pelo técnico Wagão, inicia 2015 confirmando a boa fase do Vôlei pinheirense e de olho nas finais do campeonato Após uma pequena pausa, para as festas de fim de ano, a competição mais importante do Vôlei brasileiro retorna e dá início à segunda fase classificatória. A equipe pinheirense volta às quadras, após enfrentar 12 equipes no primeiro turno. As pinheirenses estão na luta para garantir um lugar entre as oito melhores equipes que disputaram as finais, a partir de março. Confira as partidas que serão realizadas neste mês.

próximos jogos

Pinheiros começa a segunda fase da Superliga

A atacante Fê Isis destaque da competição

13/1 - 20h (Araraquara / SP | Gigantão) Uniara/Afav (SP) x Pinheiros 20/1 - 19h30 (São Paulo / SP | Henrique Vilaboim) Pinheiros x Camponesa/Minas (MG) 22/1 - 19h30 (São Paulo / SP | Henrique Vilaboim) Pinheiros x São Bernardo do Vôlei (SP) 27/1 - 20h (Brasília / DF | SESI – Taguatinga) Brasília Vôlei (DF) x Pinheiros 30/1 - 19h30 (São Paulo / SP | Henrique Vilaboim) Pinheiros x São Cristóvão Saúde / São Caetano (SP) Partidas sujeitas à alteração.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

39


GIRO ESPORTIVO

PINHEIROS EM AÇÃO

Fotos: Depto. de Esportes

Tênis em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Porto Alegre, Chile e Argentina INFANTO-JUVENIL INTERNACIONAL COPA SANTA CATARINA DE TÊNIS-ITAJAI/SC Campeão: Antonioni Fasano, 18M, duplas 28º LONDRINA OPEN JUNIORS CUP/PR Vice: Antonioni Fasano, 18M, simples ESTADUAL TORNEIO ABERTO DA SOCIEDADE HÍPICA DE CAMPINAS/SP Campeão: Gabriel Morais, 14M3 4ª CAMPEONATO ABERTO DA ACADEMIA CT KOCH TAVARES/SP Campeão: Antonio Oliveira, 12M3 Vice: Thiago Stockl, 12M1 Vice: Leonardo Souza, 16M1 XXXV INDIANO OPEN DE TÊNIS/SP Campeã: Alice Visnevski, 10FE1 Campeão: Giancarlo Taurisano, 12m3 Vice: Franco Pierini, 12ME3 Vice: Rodrigo Motta Na Categoria 12m3. Vice: Leonardo Mathias Von Bernuth, 12m2 21º TORNEIO ABERTO DE TÊNIS DO CORINTHIANS 2ª ETAPA Vice: Rafael Camargo, 12ME3 | Vice: Pedro Cleto, 14M2 MAHOGANY SPRING OPEN 2014 SLICE TENNIS ACADEMIA/SP Campeão: Caio Rezende, 16M1 Campeão: João Pedro Urquiza, 16M2 Campeão: Giancarlo Taurisano, 12M3 Vice: Thiago Stockl, 12M1 PAULISTA CAMPEONATO PAULISTA INTERCLUBES Equipe Campeã 1ª Classe Masculina de 13 a 34 anos, duplas Andre Freitas, Andre Buzzoni, Antonioni Fasano, Henrique Palomba, Leandro Nakahara, Marcelo Dib, Vitor Lima e Walter Muller Filho.

40

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Anderson Santos, André Freitas, Leandro Nakahara, Marcelo Dib, Vitor Lima, Antonioni Fasano e André Buzzoni

Equipe Vice 5ª Classe Masculina de 13 a 34 anos, duplas Dagoberto Bertachini, Felipe Avancine, Gabriel Morais, Guilherme Souza, João Vitor Cunha, Leonardo Moreira, Leonardo Santos e Thiago Luis Vidal ADULTOS INTERNACIONAL XXIX SENIORS INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE COPA YONE BORBA DIAS/RS Campeã: Mônica Yanagi, 45 anos, duplas Campeã: Mariângela Feliciano, 60 anos, duplas Campeão: Juan Goro Moriya, 70 anos, duplas ITF SENIORS DO CHILE Campeã: Mônica Yanagi, 45 anos, duplas e vice, 45 anos, simples Campeã: Mariângela Feliciano, 60 anos, duplas ITF SENIORS DA ARGENTINA Vice: Mônica Yanagi, 45 anos, simples e duplas ESTADUAL TORNEIO MAHOGANY SPRING OPEN 2014 SLICE TENNIS/SP Campeã: Marta Maria Wright da Silveira, PF2 Campeão: Marcelo Rogozinski, 2M3 Vice: Rodrigo Gazire, 3M2 Vice: Luis Augusto Lopes Paulino, 3M1 PAULISTA ECP CAMPEÃO DO CAMPEONATO PAULISTA INTERCLUBES O Pinheiros sagrou-se campeão após 769 confrontos ao longo do ano, que reuniram 779 equipes, sendo 293


GIRO ESPORTIVO

nas categorias de idades e 486 nas de classes. Ao todo, 38 clubes participaram do Interclubes 2014, 30 da capital e 8 do interior. O vice-campeonato ficou com o Club Athletico Paulistano, seguido do Sport Club Corinthians Paulista, Círculo Militar de São Paulo e São Paulo Futebol Clube. O Pinheiros chega ao seu 12º título do Interclubes. Foi campeão de 1992 a 1999, depois em 2001, 2006 e agora o bicampeonato, 2013 e 2014. “O sucesso do Esporte Clube Pinheiros nas competições de Interclubes, assim como nas do Paulistão, reflete a grandeza do clube dentro do cenário estadual e nacional. Celeiro de inúmeros atletas olímpicos, o Pinheiros investe forte e confiante na formação de base de seus tenistas, mantendo um corpo de mais de 25 profissionais envolvidos diretamente na formação e treinamento de seus jovens, desde a idade de três até os 16 anos. Esse investimento tem, acima da busca dos títulos, a meta de oferecer a seus associados a prática correta de um esporte que pode ser praticado durante toda a vida”, destacou Paulo Cleto, diretor do Pinheiros. Confira os cinco primeiros times classificados. Posição

Sigla

Nome do Grupo

Geral

1

ECP

ESPORTE CLUBE PINHEIROS

539.90

2

CAP

CLUB ATHLETICO PAULISTANO

368.05

3

CORIN

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

323.65

4

CMSP

CIRCULO MILITAR DE SAO PAULO

212.00

5

SPFC

SAO PAULO FUTEBOL CLUBE

195.30

Equipes Campeãs 2ª Classe Masculina de 35 a 49 anos, duplas Mauricio Marques, Paolo Di Sora, Rodrigo Ferreira, Rodrigo Gazire, Rogerio Arkie, Rogerio Barion, Rogerio Curi e Walter Muller Filho.

3ª Classe Feminina acima de 50 anos, simples Claudia Maria Pecora, Cristiane Muniz, Silvia Vivan, Patricia Zocchio, Telma Buckup e Vera Moyses 3ª Classe Masculina acima de 50 anos, duplas Antonio Durigan, Dietmar Frank, Eduardo Homsi, José Carlos Carrasco, Marcelo Brigagão, Nelson Santos, Ulisses Bianchi e Wilson Secali Equipes Vice 1ª Classe Feminina de 35 a 49 anos, simples Daniela Botti, Marcia Paganini, Mônica Yanagi, Nê Longarço, Roberta Fontes e Roberta Paula Mendes 1ª Classe Masculina de 35 a 49 anos, duplas Andre Freitas, Andre Buzzoni, Henrique Palomba, Luiz Guilherme Vieira, Rafael Fontes, Renato Zuccari, Sergio D’ Amorim e Walter Muller Filho 1ª Classe Masculina acima de 50 anos, duplas Evanildo Mondeck, Henrique Avancine, Hugo Eduardo Scott, Marcelo Luis Pricoli, Marcos Braga, Romeu Barbosa Jr, Sergio Spina e Silvio Emilio Oliveira Jr. 2ª Classe Feminina de 35 a 49 anos, duplas Adriana Micheloni, Claudia Maria Pecora, Cibele Spinelli, Fernanda Barone, Lais Kim, Marisa Giusa, Mary Yada e Maysa Marilia Caruso. 2ª Classe Feminina acima de 50 anos, duplas Cibele Spinelli, Claudia Maria Pecora, Eliana Maria Ziviani e Isabel Teresa Neuwald, Maysa Marilia Caruso, Mary Yada, Priscila Maria Ferraz e Priscila Sacchi 3ª Classe Feminina de 35 a 49 anos, simples Adriana Micheloni, Claudia Maria Pecora, Catherine Anne Debbaudt, Claudia Paolino, Lais Kim e Maria Fernanda Arbex 3ª Classe Masculina de 35 a 49 anos, simples Alexandre Cabral, Andre Calil, Diogo Tibiriça, Fabio Ishigami, Fernando Contieri, Giuliano Del Posso, Mario Carneiro e Ulisses Bianchi 4ª Classe Masculina de 35 a 49 anos, duplas Alexandre Cabral, Diego Pedote, Rodrigo Gazire, Rogerio Barion, Rogerio Curi e Paolo Di Sora

Rodrigo Gazire, Maurico Marques, Rogerio Barion, Walter Muller, Rogerio Arkie e Rafael Fontes

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

41


GIRO ESPORTIVO

Squash em São Paulo CAMPEONATO PAULISTA O pinheirense Juan La Fuente, com uma boa evolução técnica este ano, sagrou-se campeão da 4ª classe, na 8ª etapa do Campeonato Paulista de Squash. A competição foi realizada em novembro.

Juan La Fuente com a camiseta do Clube

Vôlei Master em São Paulo VII COPA SC Em novembro, a equipe pinheirense E1 sagrou-se campeã da série ouro, na VIII Copa SC, jogando contra equipe do Colégio Santana na ACM de Osasco, por 3 sets a 1. O time do Clube teve pela frente um grande adversário, mas conseguiu, com muita aplicação e união, superar as dificuldades da partida. Fizeram parte dessa conquista: Fernanda, Viviane, Elaine, Paula, Ana Claudia, Vanessa, Aline e Triska. Técnico: João Côrtes.

Equipe pinheirense com o troféu da Copa

Jiu-jítsu em São Paulo e no Clube COPA FÚRIA Os associados praticantes de Jiu-jítsu participaram da Copa Fúria, realizada em Osasco, em novembro. O pinheirense Rafael Ramos foi campeão faixa marrom e terceiro colocado no absoluto e Pedro Hannud foi campeão juvenil. GRADUAÇÃO Em novembro, foi realizada a graduação dos alunos que se dedicaram aos treinos e se prepararam para conquistar seus objetivos. Premiados da Copa Fúria com o professor Everaldo

42

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

Natação Competitiva em São Paulo e no Rio de Janeiro CAMPEONATO PAULISTA DE VERÃO INFANTIL O Pinheiros foi campeão do Campeonato Paulista Infantil de Verão, realizado no interior Paulista, na cidade de Jaboticabal, com mais de 400 pontos à frente do segundo colocado. O Clube também conquistou os troféus nas seguintes categorias: 1º lugar no Infantil I masculino, Infantil II masculino e Infantil I feminino e 3º lugar no Infantil II feminino. JÚNIOR Pela 14ª vez, o Clube levou o Campeonato Brasileiro Júnior de Verão – Troféu Julio de Lamare, realizado no Rio de Janeiro, na piscina do Fluminense, se tornando o maior vencedor da história. Foram 774,5 pontos somados, 70 acima do segundo colocado, o Corinthians. A equipe do Clube conquistou uma vitória importante, pois esteve em segundo lugar até o final das provas individuais do último dia, mas, com uma virada nas provas de revezamento, batendo dois recordes sul-americanos absolutos, um no Revezamento Júnior II feminino e um no Revezamento Júnior II masculino, passou à frente e conquistou o campeonato. Conquista, também, do Troféu de Campeão, na categoria Júnior II, e 2º lugar, na categoria Júnior I. JUVENIL Em Santos, o Clube conquistou o Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho, com mais de 220 pontos de vantagem do segundo colocado. O Pinheiros ainda bateu quatro recordes no evento, sendo dois com Gabriele Roncatto, nos 100 m livre e 200 m medley, e dois com Caio Pumputis, nos 200 m medley e 400 m medley. Além de conquistar o troféu geral da competição, o Clube ganhou também o 1º lugar nas categorias juvenil I e II.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

43


GIRO ESPORTIVO

Corrida de Rua em Londres, São Paulo e em Miami ROYAL PARKS FOUNDATION ULTRA MARATHON Em outubro, foi realizada, em Londres, a Royal Parks Foundation Ultra Marathon. Os pinheirenses Silvia Araujo, Eduardo Spagnuolo e Beto Carnevale participaram da prova, que percorreu as ruas de Londres e seguiu junto ao rio Tamisa até o Bushy Park. A competição cruzou sete pontes e percorreu oito parques, sendo a prova um misto de Corrida de Rua e Trilhas. No total, 500 participantes realizaram a prova, que tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção dos parques londrinos. Confira o tempo dos pinheirenses. Silvia Araujo: 04:39:33 | Eduardo Spagnuolo: 04:51:33 | Roberto Carnevale: 04:39:33 MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO Também em outubro, foi realizada a 20ª Maratona de São Paulo, uma das mais importantes provas do gênero no País. Os atletas se dividiram em quatro distâncias: 42,5 km, 25 km, 10 km e 3 km de caminhada, reunindo 18 mil corredores no total. Confira a participação dos pinheirenses. 10 km Classificação

atleta

idade

tempo

tempo líquido

1200º

JORGE ZARIF NETTO

78

01:08:53

01:02:06

1408º

FERNANDO GODINHO CARAZZATO

39

01:05:12

01:04:20

idade

tempo

tempo líquido

CAROLINA AMARAL SANTOS CARAZZATO

32

02:23:05

02:22:17

203º

GIOVANA JANNUZZELLI

41

02:45:35

02:42:17

206º

MARIA DE LOURDES MENDES FAURE

50

02:59:02

02:42:56

223º

MARCELO SARAIVA

50

02:11:45

02:08:49

333º

LEONARDO OLIVEIRA

24

02:22:46

02:13:46

337º

CLAUDIA PORRO

44

02:55:56

02:54:25

845º

MARCOS ALBERTO PENNA TRINDADE

52

02:37:00

02:32:06

1019º

SERGIO CELSO LAUDISIO JR

41

02:40:53

02:37:34

1046º

PAULO FRANCISCO FIGUEIREDO

47

02:49:31

02:38:30

1111º

GUILHERME AMARAL DE ABREU GAIA

40

02:01:28

02:01:16

1270º

JOSE CARLOS BULLARA

57

02:56:57

02:45:58

1272º

ARNALDO LUIS QUEIROZ PEREIRA

50

02:56:57

02:45:56

1473º

ADOLPHO CANDIDO DE SOUZA DIAS FILHO

61

03:05:11

02:53:17

idade

tempo

tempo líquido

25 km Classificação 51º

atleta

42 km Classificação

44

atleta

122º

VIVIAN FULLER OLSEN

44

04:58:03

04:47:03

123º

PATRICIA AMARAL BEI

44

04:50:55

04:47:37

789º

ROCCO DIAS

27

04:11:34

04:09:13

1058º

WILSON CARLOS BRONZE COTRIM

68

04:27:11

04:23:01

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

Natação Master no Clube e em São Paulo CAMPEONATO PAULISTA Em outubro, foi realizado, no Clube, o Campeonato Paulista Master de Piscina Curta. A equipe do Pinheiros se sagrou hexacampeã, o Bardi/Aquasport ficou com o vice e Okuda Swim Team com a terceira colocação. Nesta conquista inédita do Pinheiros, atletas da equipe comemoraram dois recordes sul-americanos, dois paulistas e três recordes do campeonato. Destaque do campeonato foi o revezamento medley feminino na categoria 120+, formado por Giseli C.Pereira, Mariana Katsuno, Carolina Mancorvo e Juliana Machado. Com o tempo de 2’00”01, as pinheirenses bateram o recorde Sul-Americano da prova que se mantinha, desde 2002, em 2’10”67. Com esse resultado, a equipe ficou a 17 décimos do recorde mundial que é de uma equipe norueguesa. • Mariana Kastusno, recorde sul-americano na prova de 50 m peito, na categoria 30+, com o tempo de 34’22. • Juliana Machado, recordes brasileiro e do campeonato nos 50 m livre 35+, com 27’69 • Giseli Pereira, recorde do campeonato nos 50 m costas 40+, com 30’67 • Iara Scarpeli, recorde paulista dos 100 m medley 45+, com 1’16”01 • Alexander Rehder, recorde de campeonato nos 50 m livre 35+, com 24’57.

Giseli C. Pereira nos 100 m borboleta 40+, Miriam Zupo nos 800 m livre 55+, Lilia Marly Almeida nos 800 m livre 75+ e Wolf D. Heineken nos 100 m borboleta 75+.

Osmar Baptista Silva, Carolina Moncorvo, Marcelo de C. Maia, Heloisa D’Amato , Miriam Zupo, Lilia Almeida, Bruno Donato, Armando Eduardo Chiefi. Agachadas: Renata Ayres Rocha e Giseli C. Pereira

Também, em outubro, foi realizada a quinta etapa do Circuito Paulista, em Santo André. O Pinheiros foi campeão entre as equipes médias, até 30 atletas, e no resultado geral ficou em segundo lugar, apenas 70 pontos atrás da equipe do Paineiras. 30 ANOS NATAÇÃO MASTER Em novembro, foi realizado um evento em comemoração aos 30 anos da Natação Master. Cerca de 150 pessoas, que escreveram essa história de tantas vitórias e pódios da modalidade, compareceram à festa. Confira toda a galeria no site do Clube.

Heloisa Damato, Sonia Barros, Eliana Alvarez, Sandra Domingos Figueira, Flavia De Santis Prada, Wolf D. Heineken e Burkhard Cordes

CIRCUITO PAULISTA APMN Em outubro, o Pinheiros foi campeão da quarta etapa do Circuito Paulista, em São Caetano do Sul. A equipe pinheirense conquistou 958 pontos, seguidos do Clube Paineiras do Morumbi (856 pontos) e Academia Competition (847 pontos). Os nadadores da equipe do Clube bateram cinco recordes paulistas: Renata A. Rocha nos 800 m livres 35+,

Festa de 30 anos

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

45


GIRO ESPORTIVO

Bocha RETROSPECTIVA 2014 A equipe masculina principal, da 1a divisão, formada por Bruno Tadin, Leandro Fogazzi, Paulo de Castro, Bruno Tomageski, Leandro Oliveros, Attilio Borini Jr., Fenando Mendes Borini, Leandro Fernandes, Admaro Silveira (Lampião), Leandro Labonia, Ricardo Alexandre (Caco) e Otavio Martins, conquistou os títulos de vice da Copa São Paulo e Campeã Metropolitano, Paulista e Estadual. A equipe masculina, da 3a divisão, formada por Ademar Pocaterra, João Batista Almeida, Marco Calfa, Martin Haltenhoff, Maurici Almeida, Giorgio Olivari, Eduardo

Sanseverino, Gesualdo Di Nieri, Nestor Dieguez, Francisco Banho, José Marques, Luiz Godoy (Patola), Luciano Migliore (capitão) e Fabio de Jesus, conquistou o Campeonato Paulista e a medalha de bronze no Estadual. A equipe feminina, da 2a divisão, formada por Rosa Santos, Flavia Ferreira, Lourdes Dieguez, Patrícia Dieguez (de 12anos), Monica Dividino, Irene Paschoal, Beatriz Sartorelli (Bia), Silvia Schuster, Tania Borini, Helia de Almeida e Celina Loureiro, conquistou o vice Paulista e a quinta colocação Estadual.

Skate no Clube e em São Paulo CIRCUITO PINHEIROS Foi realizada, em novembro, a terceira etapa do Circuito de Skate ECP. O evento tem como objetivo mostrar o desempenho, a criatividade e a evolução dos participantes. A competição contou com 22 atletas, que foram divididos por quatro categorias e 1 Best Trick. Todos tiveram oportunidade de apresentar duas linhas de um minuto e foram avaliados por dois juízes: Bruno Nascimento e Marcos Camazano. Confira a classificação. MIRIM 1º - Bruno Fabiani | 2º - João Ely 3º - Théo de Luccia | 4º - Felipe Costa 5º - Lucas Klug | 6º - Thomaz Atanazio FEMININO 1º - Ana Pagano | 2º - Fernanda Tonissi 3º - Izabela Alvares INICIANTE 1º - Caio Pedroso | 2º - Marcelo Baldin 3º - Lucas Backauser | 4º - Matheus Negrão 5º - Ariel Legeiro | 6º - Gianluca de Luca 7º - Francisco Buckup | 8º - Eduardo Hills OPEN 1º - João Pascon | 2º João Pedro Best Trick - Caio Pedroso

46

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Caio Pedroso, Skate Best Trick

INTERCLUBES O Interclubes é uma competição que teve iniciativa dos Clubes Alto dos Pinheiros, Alphaville Tênis Clube e Pinheiros. O evento, que durante o ano proporcionou seis etapas, duas em cada clube, contou com a participação de quatro categorias: Mirim, Iniciante 1, Iniciante 2 e Open, com a presença de aproximadamente 100 skatistas. Entre os 20 primeiros colocados na classificação geral, nove eram pinheirenses. A festa da entrega dos prêmios foi realizada na Pista Arena, em dezembro, com Jam Session dos Skatistas, sorteio de brindes e uma banda tocando ao vivo. A classificação geral se encontra no site e nos quadros da Pista de Skate.


GIRO ESPORTIVO

Tai Chi Chuan no Clube CONFRATERNIZAÇÃO Alunos e professores reuniram-se para a tradicional confraternização de dezembro. No evento, foram entregues prêmios aos alunos mais assíduos nas turmas da manhã e da noite. AULAS 2015 Este mês não haverá aulas, mas, em 2 e 3 de fevereiro (respectivamente, para as turmas da manhã e da noite) o Curso será retomado, com novos exercícios e movimentos. Aguardem, também, em fevereiro, notícias sobre a apresentação do Pinheiros na Festa do Ano Novo Chinês de 2015, que dará as boas-vindas ao Ano do Carneiro, animal patrono das artes.

Grupos de alunos

Karatê no Clube EXAME DE FAIXA Aconteceu, em novembro, o encerramento do Ano do Karatê, com o tradicional exame e entrega das faixas, para os alunos da modalidade. Os exames foram realizados durante a semana e, no sábado, ocorreu um grande evento de encerramento em que foram entregues as faixas e feita uma demonstração para parentes e amigos dos atletas. Os atletas Alexandre Barreto e João Zebinden Camali conquistaram a faixa preta e outros associados/atletas foram promovidos em 2014. Neste ano, tivemos quase 100 associados/atletas sendo submetidos a exames. Consolidando a vocação do grupo, foi feita, pela segunda vez, a campanha “O Atleta do Bem”, quando arrecadamos doações distribuídas a instituições.

Os participantes do exame de faixa

NOVAS TURMAS INFANTIS Para 2015, o Karatê terá novas turmas infantis. Terça e quinta, 9h15 às 10h15 e 16h30 às 17h30. Traga seu filho e venha também participar. Disciplina, empenho e participação vão fazer bem à família.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

47


GIRO ESPORTIVO

Bilhar no Clube CAMPEONATO INTERNO DE PAR OU ÍMPAR As atividades de 2014 do Bilhar foram encerradas com o tradicional Campeonato Interno de Par ou Ímpar, em dezembro. O campeonato foi decidido apenas na última rodada, sagrando os seguintes vencedores do Salão de Bilhar e Snooker, no ano de 2014. CATEGORIA A Campeão: Luis Fernando Corrêa Zantut Vice: José Delfino Cárdia Galrão Terceiro: Roberto Gomes Caldas

Luis, José e Roberto

CATEGORIA B Campeão: Luiz Toledo Vice: Ernesto Heitor S. Freixosa Júnior Terceiro: Décio Junqueira Mesquita Fernandes CATEGORIA C Campeão: Colin Cowie Passareli Scott Vice: Márcio Mitsube Terceiro: José Antônio Marques

Luiz, Ernesto e Décio

Futsal em São Paulo COPA SINDICLUBE O Futsal pinheirense encerrou sua participação na Copa Sindiclube de Futsal 2014 com as seguintes colocações. Sub-13: conquistou o título de Campeão da Série Prata, vencendo, na final, o Clube Helvetia, por 3 x 2. Sub-15: conquistou a 3ª colocação da Série Ouro, ao vencer a equipe do C.A.Ypiranga, por 5 x 1. Sub-17: conquistou o título de Campeão da Série Bronze, vencendo, na final, a equipe do Alphaville Tênis Clube, por 2 x 0. Equipe Sub-13

Tae Kwon Do

no Clube

EXAME DE FAIXA Em novembro, foi realizado o Exame de Faixa com os associados praticantes e os atletas das equipes Fabian Tae Kwon Do e professores convidados.

Participantes do evento

48

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Colin, Márcio e José


GIRO ESPORTIVO

Boliche no Clube 9 PINOS CAMPEONATÃO 2014 Após cinco meses de disputa, confraternizações e alegrias, o Campeonatão 2014 chegou ao fim. Confira as equipes vencedoras. FEMININA OURO Campeã: Guerreiras Vice: Ciganas 3º: Amazonas FEMININA PRATA Campeã: Vips Vice: Rola Bola 3º: Alegria Alegria

TORNEIO RANKING 2014 Realizado, em dezembro, em uma disputada competição, que definiu os grandes vencedores do ano, nas categorias feminina e masculina. Confira os vencedores. Campeões Ouro: Maria Luiza Pereira e Maurício Labônia Prata: Maria Luisa (Pituca) e João Ricardo Siqueira Vice Ouro: Mariana Paschoal e Márcio Paschoal Prata: Mirian Morais e Rafael Siqueira 3º lugar Ouro: Márcia Luxo e Maurício Pladevall Prata: Nilde Rainho e Juracy Menezes

FEMININA BRONZE Campeã: Escocesas Vice: Pagãs 3º: Arco Íris

4º lugar Ouro: Ana Maria Nascimento e Celso Machado Prata: Lilian Baptista e Sylvio Pinheiro

Campeã: Strike Vice: Tiny Toons 3º: Destemidos

5º lugar Ouro: Alice Mitiko e Geraldo Couto Prata: Rosângela Gioia e Ricardo Siqueira

MISTA PRATA Campeã: Bola Preta Vice: Yabadabadoo 3º: Golfinhos MISTA BRONZE Campeã: Tiroleses Vice: Coringas 3º: Pinguins MASCULINA Campeões: Na Pressão Vice-campeões: Caçadores 3º: Nem Te Ligo

10 PINOS CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES Os atletas do Pinheiros tiveram destaque no Campeonato Brasileiro de Seleções e Igor Pizzoli e Celso Azevedo foram bicampeões. A atleta Roberta Rodrigues foi vice e destaque como melhor atleta da competição. CAMPEONATO MUNDIAL Igor Pizzoli participou da seleção Brasileira no Campeonato Mundial em Abbu Dhabi, que teve a participação de mais de 100 países.

TORNEIO PINO CEGO Realizado em novembro, o Torneio Pino Cego contou com a participação de mais de 60 associados. Conheça os vencedores. Campeões: Lilian Baptista e Flávio Abbondanza Vice: Nilde Rainho e Rogério Arkie 3º: Silvia Freitas e Maurício Labonia

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

49


GIRO ESPORTIVO

Handebol

em São Paulo

JÚNIOR - CAMPEONATO PAULISTA Em mais uma final pelo Campeonato Paulista, o Júnior Masculino do Pinheiros fez bonito, vencendo dois jogos no “melhor de três” e sagrou-se Campeão Paulista 2014. Os dois jogos foram realizados no Clube e o conhecido “clássico da rua” foi o protagonista das finais. A equipe pinheirense enfrentou a Hebraica e ganhou o primeiro jogo por apenas um gol de diferença (29 x 28), mas, no segundo jogo, a equipe do Clube pôde contar com a presença da torcida e, após ter saído atrás no placar, virou o jogo, aumentou a vantagem e pelo placar de 27 x 21, conquistou o terceiro título consecutivo da competição. Fizeram parte dessa conquista: Lucas Santana, Fabio Marques, Breno Suleiman, Felipe Braz, Luiz Tose, Gustavo Rodrigues, Lucas Giannini, Leonardo Silveira, Gabriel Sanchez, Fábio Guimarães, Luis Gustavo Palma Guardia, Haniel Langaro, Felipe Santaela, Vinicius da Silva, Cauê Baptista, Leonardo Sampaio, Breno Andrade, Henrique Solenta e Gabriel Jung. Comissão Técnica: Sérgio Hortelan, Alex Aprile, Valter Costa, Sidiney Alves, Bruno Diniz e Fernando Millare.

porém, sem conseguir virar o jogo, ficou, com a segunda colocação. Resultado Final: Pinheiros 25 x 27 Metodista. Fizeram parte dessa conquista: Caue Baptista, Gabriel Sanchez, Lucas Giannini, Leonardo Silveira, Murillo Santana, Luis Gustavo Palma Guardia, Pedro Pacheco, Pedro Macedo, Fábio Marques, Gabriel Jung, Henrique Solenta, João Nogueira, Matheus da Silva, Caio Gioria, Leandro da Silva. Comissão Técnica: Sidiney Alves, Carla Antonucci, Maurício Antonucci e Bruno Diniz.

Juvenil Masculino

Júnior Masculino do Pinheiros

JUVENIL MASCULINO - CAMPEONATO PAULISTA O Pinheiros enfrentou a equipe da Metodista nas finais do Campeonato Paulista Juvenil Masculino. Com o Ginásio de Handebol lotado, muita rivalidade e em uma partida emocionante, a equipe do Clube ficou com a segunda colocação. O sistema dos jogos foi o “Melhor de três”. Tendo perdido o primeiro jogo por 23 x 21, a equipe pinheirense precisaria de uma vitória para levar a decisão para um terceiro jogo. O Pinheiros começou a partida atrás no placar, conseguindo diminuir a vantagem adversária para dois gols,

50

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

JUVENIL FEMININO - CAMPEONATO PAULISTA Em mais um clássico, desta vez pelos jogos finais do Campeonato Paulista Juvenil Feminino, a equipe do Pinheiros, enfrentou a Metodista, de São Bernardo do Campo. Com o sistema “Melhor de três” e tendo perdido o primeiro jogo por 28 x 26, a equipe pinheirense precisaria de uma vitória para levar a decisão para um terceiro jogo. As atletas do Clube conseguiram virar o jogo e permanecer com vantagem durante grande parte do segundo tempo, porém, nos instantes finais da partida, a equipe da Metodista conseguiu empatar o jogo e assim levou o título. Desta forma, a equipe do Pinheiros ficou com a segunda colocação. Resultado Final: Pinheiros 25 x 25 Metodista. Fizeram parte dessa conquista: Alice Silva, Gabriela Mendes, Rafaela Faure, Juliana Reinbold, Kadija Oliveira, Heloisa Geiger, Michele Lourenço, Anna Beatriz Panfili, Isabela Xavier, Nicole Damascena, Gabriela Messias, Marina Sampaio, Nathalie Taus, Mariana Lemos, Giovana Curi e Gabriela Moraes. Comissão Técnica: Maurício Antonucci, Carla Antonucci e Ana Clara Romancini.


GIRO ESPORTIVO

INICIANTES FESTIVAL DE MINIHAND Os alunos da Escolinha de Handebol junto aos alunos do CAD, participaram, em novembro, do Festival de MiniHand para iniciantes, que ocorreu no Colégio Santo Américo. Muitos pais pinheirenses compareceram e torceram por seus filhos, que passaram uma agradável e descontraída tarde jogando e receberam, ao final, uma premiação do Colégio. Foram três equipes mistas do Pinheiros que enfrentaram as equipes do Colégio Santo Américo, Mosteiro de São Geraldo, Atibaia e Cólegio Salgueiro.

Juvenil Feminino

INFANTIL - CAMPEONATO PAULISTA A equipe do Pinheiros jogou os três jogos finais do Campeonato Paulista Infantil Feminino, no sistema “Melhor de três”, e acabou com a segunda colocação. O primeiro jogo foi realizado no Pinheiros, onde o Corinthians conseguiu ganhar o jogo por 18 x 21. O segundo e terceiro jogos foram realizados no Corinthians, onde o Pinheiros ganhou o segundo jogo por 17 x 18, porém, com a diferença de dois gols no terceiro e último jogo, o Pinheiros ficou com o segundo lugar no pódio. Resultado Final: Corinthians 22 x 20 E.C.Pinheiros. Fizeram parte dessa conquista: Thais Dale, Beatriz Netto, Helena Guimarães, Maria Fernanda Burunzuzian, Beatriz Mattos, Victoria Nolf, Catarina Mattos, Laura Gorgati, Fernanda Mendes, Flávia Luz, Julia Sorrentino, Catharina Cavalieri, Natasha da Silva, Giovanna Reinbold, Lorena Sawaya, Larissa Salzano, Beatriz Ferreira e Marcela Arounian. Comissão Técnica: Ronaldo Bueno e Maurício Antonucci.

Inicantes

PRATIQUE Associados, nascidos em 2005 ou 2006, que queiram fazer parte do Handebol Azul e Preto, este ano, inscrevam-se. Não há cobrança de inscrição nem de mensalidade. Informação na Sala do Handebol (4º andar do Centro Esportivo). Tel: 3598-9737 ou handebol@ecp.org.br Dias e horário Terça e quinta, 18h30 às 19h30 Quadra externa

Infantil Feminino

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

51


GIRO ESPORTIVO

Polo Aquático em São Paulo, no Clube e no Rio de Janeiro CAMPEONATO PAULISTA A equipe pinheirense adulta conquistou o segundo lugar mais alto no pódio do Campeonato Adulto Paulista. Os representantes do Clube fizeram uma excelente campanha, só perdendo a grande final, em jogo muito disputado, por 8x7, para o SESI/SP. Participaram dessa conquista: Victor, Gabriel, Lucas, Iosse, Marcelo, Henrique, Emilio, Michael, Felipe, Vinicius, Danilo, Jonas, Pedrinho e Ives. Comissão Técnica: Mirko Blazevic e Wiliians Morales. Prêmio individual: Vinicius Antoniolli, goleiro menos vazado.

ROBERTO CALACATERA Em novembro, o Clube trouxe o grande ex-jogador italiano Roberto Calacatera para mostrar sua experiência aos jovens pinheirenses. O encontro foi a oportunidade dos atletas entrar em contato com personalidades dos centros europeus. Durante cinco horas, Calacatera contou um pouco da sua trajetória esportiva, mostrou vídeos didáticos de alguns fundamentos da modalidade e depois foram todos para a piscina vivenciar e praticar os ensinamentos. Foram mais de 40 atletas presentes no evento.

Roberto Calacaterra, no centro da foto, com os participantes do encontro Atletas pinheirenses, após a premiação

CAMPEONATO PAULISTA SUB-15 FEMININO A equipe pinheirense Sub-15 conquistou a medalha de prata no Campeonato Paulista, mostrando toda evolução de 2014. Fizeram parte dessa conquista: Rafaela, Marina, Nicole, Luana, Julia, Leticia, Isabela, Giovanna, Warren, Thaty, Lara, Maura e Ana Diaz. Comissão técnica: Marina Zablith e Ives Alonso. Prêmio individual: Thatiana Pregolini, goleira menos vazada.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-13 MASCULINO A equipe Sub-13 masculina do Clube repetiu o resultado do semestre anterior e conquistou o vice brasileiro Sub13. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, em novembro. Fizeram parte dessa conquista: Daniel Matos, Jose Perdo Chicau, Rodrigo Barhum, Caio Possato, João Simões, Rafael Schuberts, Gustavo Auriemo, Luca Sasso, Pedro Padovani, Arthur De Lemos, Bruno Chiappini e Leonel David. Comissão Técnica: Ives Alonso e Roberto Chiappini. Prêmio individual: Luca Sasso, artilheiro da competição.

Daniel Mato, Jose Pedro Chicau, Rodrigo Barhum, Caio Possato, João Simões, Rafael Schuberts, Gustavo Auriemo, Luca Sasso, Pedro Padovani, Arthur De Lemos, Bruno Chiappini e Leonel David. Comissão Técnica: Ives Alonso e Roberto Chiappini Equipe pinheirense Sub-15

52

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

Ginástica Artística em Goiânia TORNEIO NACIONAL A equipe de associadas, acompanhada pelos técnicos Camila Sousa e Felipe Polato, participou, em novembro, do XIX Torneio Nacional, realizado em Goiânia. Mesmo participando com apenas seis ginastas (a pontuação final sai da soma das três categorias), as pinheirenses conquistaram o vice por equipe. Confira os resultados individuais. Avançado Juvenil Campeã: Daniela Trahtenberg Vice: Helena Santos Intermediário Juvenil Vice: Bruna Mariani | 4ª colocada: Victoria Santos 6ª colocada: Helena Abreu

Pitchi, Bruna, Helena Abreu, Camila, Victoria, Felipe, Helena Santos, Daniela e Maria

Iniciantes Infantil 8ª colocada: Maria Mendes

Xadrez na Grécia, em São Paulo e no Clube MUNDIAL SÊNIOR O professor de Xadrez do Pinheiros, Herman Claudius, terminou empatado, na primeira colocação do Campeonato Mundial Sênior (categoria 65+), com três grandes mestres da antiga Escola Soviética. A prova contou com a participação de 91 jogadores, oriundos de 36 países, e foi disputado em 11 rodadas, pelo sistema suíço. Anatoly Vaisser, Yuri Balashov (Rússia), Victor Kupreitchik (Bielorússia) e Herman Claudius van Riemsdijk (Brasil) totalizaram 8 pontos, meio ponto a mais do que um grupo de seis jogadores. Pelo critério de desempate, o primeiro lugar ficou com Vaisser, que ganha o campeonato pelo segundo ano consecutivo. Na categoria 50+, o Clube foi representado por Luiz Carlos Caribé, que totalizou 3,5 pontos. O campeonato foi disputado na cidade de Katerini, na Grécia, em outubro.

Luiz Caribé e Herman Claudius, na premiação do Mundial

TORNEIO JARBAS KARMAN Em novembro, foi realizado o segundo Torneio IRT (International Rating Tournament) que contou com a participação de 50 jogadores do Estado de São Paulo. O evento foi em homenagem ao enxadrista Jarbas Karman, falecido em 2013. A prova foi vencida por Marcos Willian Ribeiro, representante da Galeria de Xadrez Borba Gato, seguido por Guilherme Hurba Nunes (64 Esporte Clube) e Wilian Rither Lima (Clube de Xadrez de Santos). Os três troféus para os melhores pinheirenses ficaram, pela ordem, com Luiz Gonzaga Venelli, Alexandre Letizio Vieira e Severiano Atanes Netto. As melhores participações femininas foram de Camila Evarista da Silva (SP) e Thauana Alves Santos (Campinas).

Luiz Gonzaga Venelli recebe o troféu de melhor pinheirense, de Flávio Chiaretti

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

53


GIRO ESPORTIVO

Esgrima em Porto Alegre, na Hungria, na Turquia e na França CAMPEONATO BRASILEIRO EM CADEIRA DE RODAS A última competição nacional de 2014 foi o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na cidade de Porto Alegre, entre os dias 31/10 e 2/11. Competiram atletas de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Campinas e Belo Horizonte. Participamos com os atletas Alex Sandro Souza (Categoria A) e Marcelo Mota (Categoria B). Confira os resultados pinheirenses. Medalha de Bronze no Florete Masculino Categoria A: Alex Souza. Medalha de Bronze na Espada Masculina por Equipes: Alex Souza.

o Grand Prix Trofeo Inalpi, em Turim, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro. Os esgrimistas pinheirenses jogaram contra atletas de alto nível, campeões mundiais e integrantes da seleção nacional da França. CONFIRA OS RESULTADOS A pinheirense Mariana Däffner participou do Segundo Torneio Satélite da Temporada FIE 2014/2015 em Antalya, na Turquia, e garantiu a medalha de bronze, somando, assim, 2 pontos no Ranking Mundial. Já o esgrimista pinheirense Ghislain Perrier ficou com o ouro, em uma etapa do Torneio Nacional da França, na cidade de Valence. A atleta Ana Beatriz Bulcão também participou de uma etapa do Torneio Nacional francês, realizada na cidade de Lyon, ficando com a 7ª colocação.

Alex Souza com a medalha de Bronze

CAMPEONATO MUNDIAL VETERANOS O associado Giacomo Guarnera participou do Campeonato Mundial Veteranos, realizado em outubro, na cidade de Debrecen, na Hungria. Guarnera participou jogando nas armas Florete e Espada, na Categoria “A”, ficando com a 16ª colocação no Florete Masculino Individual, entre 56 atletas participantes, e com a 67ª colocação na Espada Masculina Individual, entre 83 atletas participantes.

Mariana Däffner (medalha de Bronze)

Ghislain Perrier (medalha de Ouro)

Giacomo Guarnera

PROVAS INTERNACIONAIS Em novembro, três pinheirenses participaram de diferentes provas internacionais, a fim de se preparar para

54

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Ana Beatriz Bulcão (segunda, da direita para a esquerda)

ATIVIDADES INFANTIS A Esgrima pinheirense oferece aulas de iniciação para crianças a partir dos 8 anos. As crianças têm a oportunidade de vivenciar esse esporte de combate desenvolvendo e aprendendo novas habilidades a cada dia, com muita segurança. Venha fazer uma aula a partir do dia 10 de fevereiro. Vagas limitadas, aulas das 14 às 15h e das 15 às 16h, de terça e quinta ou quarta e sexta.


GIRO ESPORTIVO

Badminton em São Paulo e em Porto Alegre ESTADUAL Na etapa de Ribeirão Preto, a equipe pinheirense esteve mais uma vez presente e terminou a competição com conquistas inéditas para o Clube. Pela categoria A Especial, a de maior nível técnico do Estado de São Paulo, o associado Mateus Cutti conquistou a sua primeira medalha de ouro. Na primeira rodada, ele venceu Luiz Martinez, do Paulistano, por 2 a 1. Pelas quartas de final, derrotou Leandro Santos, do CPB, em games diretos. Na semi, marcou 2 a 0 contra Gustavo Pereira, jogador da Sociedade Hípica de Campinas, e, por fim, na decisão, na última partida do campeonato, o pinheirense venceu Felipe Cury, da Fonte, também por 2 a 0. Na categoria A, Otávio Vasques fez a sua primeira final e ficou com a prata. Pela categoria Sub-15, João Comino voltou ao pódio com a conquista do bronze na dupla masculina.

Gabriel Nery e Mateus Cutti

COPA YAWEN 2014 A equipe de Badminton do Clube disputou a edição de 2014 da Copa Yawen, em São Caetano do Sul. Dessa disputa, participaram os jogadores competitivos e os membros da Escolinha do Pinheiros, que debutaram nesse tipo de disputa. Ao fim de dois dias de competição, os pinheirenses conquistaram quatro medalhas. Além dos medalhistas, competiram Gabriel Nery e os estreantes Fábio Macedo Mei e Tiago Ranalli. Ouro: Mateus Cutti, simples masculina A Prata: Pedro Pahor, dupla mista B, e Alexandre Omura, simples masculina Sênior A Bronze: Alexandre Omura, dupla mista Sênior A

Os pinheirenses na competição

INTERNACIONAL SÊNIOR A equipe Sênior do Pinheiros disputou a etapa de 2014 do Campeonato Internacional Sênior, realizado no Club Athletico Paulistano. Após um longo dia de jogos, os pinheirenses terminaram a disputa com uma medalha de prata, conquistada por Renato Narkevitz e Ricardo Lobo, na dupla masculina Veterano B, e um bronze na dupla masculina A, pela dupla Alexandre Omura e Fábio Moreira. BRAZIL INTERNATIONAL CUP Os atletas Gabriel Nery e Mateus Cutti participaram do 29º Brazil International Badminton Cup, o evento mais tradicional do Badminton brasileiro e que vale pontos no Ranking Mundial da modalidade. A edição deste ano foi realizada no Paulistano e contou com 145 jogadores de 20 diferentes países. Gabriel acabou derrotado no qualificatório. Mateus venceu as suas partidas e garantiu uma vaga na forte chave principal, mas acabou derrotado pelo israelense Misha Zilberman, atual número 58 do mundo. Nas duplas, os jogadores do Clube passaram a primeira rodada da chave principal, mas acabaram derrotados por 3 games a 2 nas oitavas de final. Fábio Moreira participou como árbitro internacional.

Mateus Cutti

TEMPORADA ESTADUAL A equipe do Pinheiros foi ao Clube Fonte São Paulo, em Campinas, para disputar a última etapa do Campeonato Estadual. Após dois dias de competição, os atletas pinheirenses voltaram com cinco medalhas. O ouro veio com Pedro Pahor, na Dupla Masculina B. As pratas vieram na Simples Masculina A, com Gabriel Nery e com Fábio Moreira, na Simples Masculina D. Com esses resultados, ambos garantiram pelo ranking seus acessos às categorias A Especial e C, respectivamente. Dessa forma, Gabriel será o segundo associado a chegar à categoria de elite do Badminton. Os bronzes vieram com Alexandre Omura, na Simples Masculina B, e com a dupla Gabriel Nery e Mateus Cutti, na A Especial.

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

55


GIRO ESPORTIVO

Triatlo em Santos, em Fortaleza e em Pirassununga TROFÉU BRASIL A pinheirense Beatriz Neres foi a grande campeã da quarta etapa do 24º Troféu Brasil de Triatlo, realizada, em novembro, em Santos. A competição é o maior circuito de Triatlo da América Latina e contou com a participação de cerca de 550 atletas, representando 15 estados. O pódio quase todo foi pinheirense, sendo Flavia Fernandes a vice e Fabíola Gomes a quarta colocada. Bia foi a campeã do circuito, no ano passado, mas atualmente disputa as provas do circuito internacional, válidas para a vaga das Olimpíadas Rio 2016. Já Flavia Fernandes, com a segunda colocação, permanece líder do circuito TB 2014. No masculino, mais um pódio de Antônio Manssur Filho, com o tempo 1h53min55seg, como terceiro colocado. No amador feminino, Nazaré Landi foi a vice na categoria 55/59.

CHALLENGE As pinheirenses Beatriz Neres e Ariane Monticeli subiram ao pódio, em novembro. Bia foi a terceira e Ariane a quinta, no primeiro Challenge Florianópolis, novo circuito de Triatlo que fez sua estreia na América do Sul. O Challenge Florianópolis teve a distância de Meio-Ironman (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida), com a praia de Jurerê Internacional como palco e, com duas triatletas profissionais, o Clube conseguiu dois pódios. Bia Neres completou com 4h14min07s a apenas 1 minuto da segunda colocada e foi sua primeira prova nesta distância, pois atualmente ela corre atrás da vaga nas Olimpíadas do Rio 2016, que terá uma prova mais curta. Já Ariane Monticeli, com 4h22min41s, termina o ano como a melhor Triatleta de Long Distance do Brasil. Nas categorias amadoras, no masculino, Pedro Cerize foi o campeão, na 45/49 anos.

IRONMAN FORTALEZA A triatleta pinheirense Ariane Monticeli foi vice e a melhor brasileira do Ironman Fortaleza, em novembro, nesta que foi a segunda edição do circuito Ironman no Brasil, com cerca de 800 atletas, de 30 países e vários estados brasileiros. Ariane fez uma grande prova, conquistando as colocações no ciclismo, e, com a melhor corrida da prova, passou as outras concorrentes e foi a vice. Com esse resultado, a pinheirense encerrou o ano como a melhor brasileira no circuito do Ironman 2014. Nas categorias 30/34, Roberto Azevedo Jr. foi o terceiro colocado, na 60/64, Andrew Mcewan Lyle, na 30/34, completou a prova com o tempo de 11:13:19. PROVAS DE PIRASSUNUNGA O Short e o Long Distance de Pirassununga, que aconteceu na Academia da Força Aérea, em novembro, teve a grande vitória de Fabiola Gomes. A triatleta venceu o desafio Duo, que era para os atletas que fizessem o Short e o Long Distance e conseguissem os melhores tempos combinados. Ela venceu as duas provas. O Triathlon Short Distance aconteceu no sábado e Fabiola Gomes garantiu uma vitória de ponta a ponta, já abrindo boa vantagem na Natação e fazendo um forte pedal sozinha na frente. Nas categorias do Long Distance, a equipe do Clube conquistou a vitória de Nina Keller, na 25/29 anos, e também foi a quinta melhor no Geral de todas as categorias. Pedro Cerize foi o segundo na categoria 45/49, Marcelo Pereira foi o segundo na 60/64 e Arthur Ferraz foi o terceiro na categoria 35/39. No Short, vitória de Julia Cerize, na categoria 40/44, segundo lugar para Eduardo Beretta, na categoria 40/44, e segundo para Pedro Apud, na categoria 14/19.

56

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Andrew Mcewan Lyle

Fabiola Gomes

Beatriz Neres

Nina Keller


GIRO ESPORTIVO

Saltos Ornamentais no Rio de Janeiro TAÇA BRASIL A equipe pinheirense terminou a temporada de 2014 com o vice na Taça Brasil, que foi realizada na piscina do conjunto aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em novembro. A Taça Brasil é um dos campeonatos nacionais absolutos mais importantes da modalidade, pois reuniu os melhores atletas do Brasil em um só evento. Além do resultado por equipe, os atletas trouxeram mais três medalhas: bronze na prova do trampolim de 1 m, com Pietro Toscani, bronze, na prova de equipes, com Raiane Silva e Jackson Rondinelli, e bronze, na prova de plataforma, sincronizado feminino, com Raquel Sousa e Ana Beatriz Martins, sob o comando da técnica Fabiana Izumi Hashimoto e o diretor adjunto Fernando Teles. Após o evento, aconteceu o Encontro Nacional de Técnicos de Saltos Ornamentais, com a participação dos técnicos pinheirenses Fabiana Izumi Hashimoto, Evelyn Winkler e Roberto Bacchi.

Prata: Guilherme Malheiros (Grupo C), Raquel Sousa (Grupo C) e Luiza Dunker (Festival Grupo D). Bronze: Léo Vidigal (Festival Grupo D) e Débora Ciocler (Festival Grupo D). Encerrando o Circuito Estadual 2014, foram premiados os melhores atletas do ano da categoria. Entre eles, os pinheirenses: Felipe Silva (Grupo A), Raiane Silva (Grupo B), Raquel Sousa (Grupo C) e Gabriela Sousa (Grupo D).

Bacchi, Gabriel, Felipe, Pietro, Guilherme, Izumi, Antonia, Raquel, Gabriela, Raiane, Ana Beatriz, Evelyn, Rafael, Jackson, Ayumi, Isabela, Débora, Léo e Luiza.

Ana Beatriz, Jackson, Pietro, Raiane e Raquel. Os técnicos Evelyn, Izumi e Roberto e o diretor Fernando Teles

CIRCUITO ESTADUAL Em novembro, aconteceram as 7ª e 8ª etapas do Circuito Estadual e os Festivais de Saltos Ornamentais, em Campinas. Nos dois eventos, a equipe do Pinheiros foi campeã geral da prova. Confira os resultados.

PROGRAMA DE FÉRIAS “SALTANDO” Os pinheirenses, entre 7 e 13 anos, podem saltar com os campeões, no Programa de Verão “Saltando”, que acontecerá, de 7 a 31 de janeiro, quarta e sexta, 14h30 às 15h30, (7 a 9 anos) e das 15h45 às 16h45 (10 a 12 anos). Em janeiro, somente aos sábados e domingos, os trampolins de 1 metro serão liberados para todos os associados se divertirem muito, das 11 às 13h. Inscrição gratuita diretamente na Seção. Venha fazer parte.

7ª Etapa, prova de trampolim de 3 metros Ouro: Jackson Rondinelli (Adulto), Felipe Silva (Grupo A), Pietro Toscani (Grupo B), Raiane Silva (Grupo B), Ana Beatriz Valença (Grupo C) e Gabriela Sousa (Grupo D). Prata: Gabriel Fuzo (Adulto), Guilherme Malheiros (Grupo C), Raquel Sousa (Grupo C), Léo Vidigal (Festival Grupo D) e Débora Ciocler (Festival Grupo D). Bronze: Gabriele Ayumi (Festival Grupo D). 8ª Etapa, prova de plataforma Ouro: Jackson Rondinelli (Adulto), Pietro Toscani (Grupo B), Raiane Silva (Grupo B), Ana Beatriz Valença (Grupo C) e Gabriela Sousa (Grupo D).

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

57


GIRO ESPORTIVO

Futebol Society no Clube TORNEIO FUTEBOL SOCIETY 2014 Em novembro, foi realizada a disputa dos supercampeões do Torneio Futebol Society 2014. Na Taça Ouro, a equipe do Futevôlei sagrou-se supercampeã, após vencer o 1º e 2º turnos do Torneio, colocando quatro atletas na seleção do Torneio, além do artilheiro do campeonato na série Ouro, Yuri Gorentzvaig (25 gols). Na série Prata, a decisão do supercampeonato ocorreu entre as equipes do Roma (campeão do 1º. turno) e o Ajax (campeão returno). A equipe do Ajax sagrou-se supercampeã (5 x 1). Outros destaques do Torneio Goleiros: Ricardinho (Futevôlei), Laerte (Futevôlei), Daniel (Quilmes), Renato Breia (Los Terribles), Yuri (Futevôlei), Adriano Cantoni (Futevôlei) e Bruno Mendes (Quilmes). Técnico: Eduardo Daotro (Duzão) (Manchester City). Artilheiro, série Prata: Caio Zachello Cury. Defesa menos vazada, série Prata: Inferno Coral e Defesa menos vazada, série Ouro: Manchester City.

Futevôlei Campeão da Taça Ouro

Ajax campeão da Taça Prata

58

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


GIRO ESPORTIVO

Futebol Adulto no Clube CAMPEONATO INTERNO HIPER MASTERS Em 2014, foi criada a categoria Hiper Master, com jogadores acima de 57 anos. Foram realizados dois campeonatos, com jogos na quadra de Futebol Society. A disputa deuse com quatro equipes, que foram distribuídas de forma equilibrada. No campeonato do primeiro semestre, Antonio Carlos Oliveira foi homenageado e a equipe dos EUA ficou com o título, ao vencer a Costa do Marfim. No campeonato do segundo semestre, foi homenageado Rubens da Nave e a campeã foi a equipe da França, vencendo a Espanha. EUA: campeão Hiper Masters - 1º semestre França: campeão Hiper Masters - 2º semestre

Já na Taça Prata, a final contou com Germânia e Liverpool. A equipe do Liverpool venceu pelo placar de 1 a 0 e sagrouse campeã.

Boca: campeão Masters

SÊNIOR A final foi entre o Fluminense, equipe tradicional, e a equipe do Bangu, recém-formada. A equipe do Bangu sagrou-se campeã, ao vencer pelo placar de 2 a 1. Atlético MG terminou em 3º lugar. Bangu: campeão Sênior

Equipe França

SUPER MASTER A final do Super Master foi realizada, em dezembro, entre Grêmio e Internacional. Em partida bem equilibrada, com empate no tempo normal, a equipe do Grêmio sagrou-se campeã ao vencer a disputa na cobrança de penalidades. O Cruzeiro ficou em 3º. Lugar. Bangu

PRINCIPAL Chegaram à final, os primeiros colocados da primeira fase: o PSG e o Boca. A equipe do Boca venceu a partida e ganhou o campeonato, com o placar de 2 a 1. A nova equipe do Borussia terminou em 3º lugar.

Grêmio

MASTER A final da Taça Ouro foi disputada pela tradicional equipe do Boca e a nova equipe da categoria Fluminense. A partida, bem disputada, terminou empatada e esse placar favoreceu a equipe do Boca, que, por ter melhor campanha, sagrou-se bicampeã. A Arsenal terminou em 3º lugar.

Boca

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

59


GIRO ESPORTIVO

Futebol Menor em São Paulo e no Clube INTERCLUBES 2014 O Pinheiros fez história ao ser o primeiro clube a vencer, em todas as categorias, o Campeonato Paulista Interclubes, a principal competição dos clubes associativos da grande São Paulo. A data de 30 de novembro selou esse momento importante para a modalidade, que já havia vencido o Sub-17. SUB-9 Empatou a partida final contra o Colégio Santo Américo, em 2 x 2, e sagrou-se Campeão Paulista. Foram 17 jogos no ano, com 11 vitórias e apenas 1 derrota. A equipe foi formada por: Rafael Guimarães, Lorenzo Miranda, Eduardo Araujo, Otávio Beccardi, Ian Palma, Lucas Silva, Pedro Abissamra, Roberto Itibere, Felipe Frias, João Castro, Rafael Gama, Pedro Kauffmann, Roberto Crestana, Pedro Almeida, Enrico di Sora, Luis Henrique Flaquer, Enzo Loviat, Antonio Le Grazie e Pietro Albuquerque. Técnicos: Carlos Alberto Pereira (Carlão) e Caio Toledo (Dinho).

Sub-11

SUB-13 Com duas vitórias nos dois jogos finais, o Sub-13 sagrouse campeão. A equipe foi formada por: Bruno Vidigal, Eduardo Pedote, Eduardo Cosim, Felipe Bonafé, Felipe Caldeira, Fernando Lameiro, Franco Balestrery, Gabriel de Simone, Henrique Beyruth, Ian Albuquerque, João Victor Salem, Leonardo Maffei, Lucas Peria, Lucas Pereira, Lucas Fonseca, Lucca Baldassarini, Pedro Campos, Pedro Moreira, Pedro Almeida, Pedro Campos, Ricardo Balestrery, Ruy Nogueira, Thiago Vassellucci, Luca Arvelos, Frederico Guião, Eduardo Silva, João Papalaskaris e Thiago Dias. Técnico: Victor Hugo de Mattia

Sub-13 Sub-9

SUB-11 Com duas vitórias, nas duas partidas finais, a equipe não deu chance para o CA Aramaçan e somou o placar de 4x1, chegando ao título. Fizeram parte dessa conquista: Antonio Rosa, Caio do Val, Caio Rubira, Eduardo Mattar, Enzo Palma, Felipe Graziano Silva, Felipe Acherboim, Gustavo Iasi, Henrique Manequini Pinto, Henrique Nogueira, João Henrique Pokorni, João Lucas Domenici, João Pedro Chede, João Pedro Moraes, João Pedro Gasparini, Leonardo Bernuth, Lucas Palermo, Lucca Carraresi, Pedro Araujo, Pedro Simonsen, Pedro Rebello, Rafael Caruso, Rodrigo Guimarães, Pedro Piva e Lorenzo Papa. Técnico: Rony Machado

60

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

SUB-15 A equipe, que iniciou o ano como a grande favorita ao título, sagrou-se campeã com apenas uma derrota em 18 jogos realizados. A final foi contra o CA Aramaçan. Fizeram parte dessa conquista: Arthur Moraes, Bruno Gomes, Dalmo Lima, Eduardo Bonamico, Eduardo Queiroz, Eufrasio Luiz Neto, Felipe Leser, Fernando Siqueira, Francisco Dias, Gabriel Ayres, Gabriel Camargo, Gabriel Louro, Gianluca Xande, Guilherme Corona, Guilherme Souza, Henrique Lancsarics, João Deccache, João Pedro Flaquer, Leonardo Canteruccio, Luca Novaes, Mathias Leite, Nicholas Paschkes, Marco Izzo, Pedro Amaral, Pedro Camargo, Rodrigo Mattar, Gialuca Arcangeli, Renato Fumagalli, Pedro Hortencio e Thomas Geller. Técnico: Rony Machado.


GIRO ESPORTIVO

SUB-13 A final foi disputada entre as equipes da Argentina e da Itália e o título foi definido nos pênaltis. A equipe da Argentina levou vantagem e venceu por 4 a 3, sagrando-se campeã. Espanha ficou em 3º lugar.

Sub-15

CAMPEONATO INTERNO COPA DAS CONFEDERAÇÕES Em dezembro, foram realizadas as partidas finais da Copa das Confederações – Campeonato Interno do Futebol Menor. Além dos jogos, uma praça de alimentação, com a presença de cinco Foods Trucks, foi montada para o evento. Confira os vencedores. SUB-9 A equipe da Alemanha sagrou-se campeã ao vencer a equipe do México por 5 a 2. Colômbia ficou em 3º lugar.

Argentina: campeã Sub-13

SUB-15 A equipe da Alemanha sagrou-se campeã ao vencer a equipe da Argentina, pelo placar apertado de 2 a 1.

Alemanha: campeã Sub-15

Alemanha: campeã Sub-9

SUB-11 A equipe da Espanha levou o título, ao vencer a equipe da Colômbia por 2 a 1. A Itália ficou em 3º lugar.

Espanha: campeã Sub-11

SUB-17 A equipe da Argentina sagrou-se campeã, ao vencer a equipe da Espanha pelo placar de 3 a 1.

Argentina: campeã Sub-17

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

61


GIRO ESPORTIVO

Início de inscrições / Atividades 2015 modalidades

início das atividades

BASQUETE MASTER FEMININO

3/2

3/2

BASQUETE MASTER MASCULINO

2/2

2/2

BEACH TÊNIS

2/2

2/2

BOXE

5/1

5/1

CAD

19/2

10/2

CAPOEIRA

5/1

5/1

CORRIDA DE AVENTURA

5/1

12/1

CORRIDA DE RUA

2/1

2/1

FITNESS

2/1

2/1

1º/12/2014

2/1

FUTEBOL ADULTO

23/2

9/3

FUTEBOL BASE

2/2

2/2

FUTEBOL - CONDICIONAMENTO FÍSICO

23/2

3/3

FUTEBOL FEMININO

2/3

2/3

FUTEBOL MENOR

3/2

7/2 (rachão)

FUTEBOL SOCIETY

10/2

24/2

FUTEVÔLEI

2/2

3/2

GINÁSTICA DE ACADEMIA

2/1

5/1

GINÁSTICA WELLNESS

5/1

5/1

HIDROGINÁSTICA

5/1

5/1

JIU-JÍTSU

5/1

5/1

KARATÊ

5/1

5/1

NATAÇÃO MASTER

19/1

19/1

PROGRAMA ESPORTE SAÚDE

5/1

5/1

PROJETO MULHER

5/1

5/1

POLO AQUÁTICO MASTER

26/1

26/1

SKATE

14/1

3/2

TAE KWON DO

5/1

5/1

TAI CHI CHUAN

2/2

2/2

VOLEIBOL MASTER

2/2

9/2

YOGA

5/1

5/1

YOGA ZEN

5/1

5/1

FITNESS - ORIENTAÇÃO INDIVIDUALIZADA

62

início das inscrições

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS


CLASSIFICADOS INGLÊS INFANTIL – DESDE 3 ANOS Experiente professora native speaker Aula multimídia e material didático internacional. Compreensão, expressão oral, pré-leitura e pré-redação, storytelling, jogos, pintura, canto e desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Alix Berkes Cel.: 99175-4656

VENDO COBERTURA TRIPLEX NO JARDIM EUROPA 436 m² de área útil, ao lado do Clube, 3 vagas R$ 4.500.000,00 Detalhes no site: www.coberturajardimeuropa.com.br

COMPRO Antiguidades, pratas de lei, relógios de parede, móveis de jacarandá, lustres de cristal, muranos, estátuas de marfim e de bronze, brinquedos antigos, faqueiros e cristais. Nelson Cardoso Tels.: 99666-2483 / 3105-9897

MÃO DE OBRA DOMÉSTICA QUALIFICADA Intermediamos serviços de babá, doméstica, diarista, motorista e acompanhante. Possuímos equipe p/ reforma de casas e aptos. www.highwaymaodeobra.com.br Tel.: 3311-6971

FRENTE AO CLUBE PINHEIROS, AO LADO DO SHOPPING IGUATEMI Alugo apto., 280 m² úteis, 4 dorms, 2 suítes, salas com 4 ambientes e vista para o Clube. 3 vagas, vaga para visitante, prédio c/ sauna, solário, Jacuzzi e espaço gourmet. Cel.: 98196-4843

IMÓVEIS PRÓXIMOS AO CLUBE * Locação 3 suítes + escr., 21º a., vista deslumbrante * Venda no Cond. Ilhas Gregas – melhor unid. * 4 suítes c/ 4 vagas, seg. total – melhor preço * Apto. prox. ao Parque do Povo e Clubes * Cond. Shop Iguatemi oportunidade de preço Consulte-nos Tel.: 3813-0388 www.spinaimoveis.com.br

PRÓX. CLUBE PINHEIROS

ITAIM NOBRE – NOVO

250 m² – 4 vagas – Pto. p/ morar 4 suítes – terraço - Vista p/ área verde Piscina, quadra poli, sala ginástica Veja fotos: Ref.: 71984 www.cheznousimoveis.com.br contato@cheznousimoveis.com.br CRECI 75133 Tony Cel.: 98174-5675

Alto padrão - 225 m² úteis 4 dts (2 suítes); 4 vgs + visits. Amplo terraço e lazer completo Veja fotos Ref.: 71938 www.cheznousimoveis.com.br contato@cheznousimoveis.com.br CRECI 75133 Tony Cel.: 98174-5675

COMPRAMOS E AVALIAMOS ANTIGUIDADES – MÓVEIS

ELIANE OPEN HOUSE

Pratas, cristais, porcelanas, curiosidades, móveis, miudezas etc. Avaliamos e realizamos vendas de família “Família Vende Tudo” Rosana Reis (associada) 3083-6395 / 98990-8094 rosanareis@gabriel398.com.br

Desde uma panela velha até um quadro catalogado. Rapidez e segurança na venda de seus pertences: móveis de madeira, quadros, louças inglesas, francesas, nacionais etc. Biscuits, cristais, toalhas ilha de madeira (banquete e chá), joias, lustres, faqueiros de prata e de inox, Enfim, tudo de casa. Eliane (associada veterana) Tels.: 3082-4161 / 99109-8903

PSICÓLOGA

RUA TUCUMÃ LOCAÇÃO

Ivone Viana – CRP 06/96940 Psicologia Clínica Pré e Pós operatório de Cirurgia bariátrica Obesidade e Compulsão R. Dr. Renato Paes de Barros, 512, Cj. 51 Cel.: 99142-7211

Apartamento com 168 m²/3 dts, sendo 1 ste, ambientes amplos e em bom estado, 2 vagas de garagem (CRECI 107147) Denise / Katia Tels.: 99197-0941 / 96578-4757 / 3168-1595

ANUNCIE NO GUIA E NA REVISTA PINHEIROS Telefone: 3598-9801 / 9802 / 9646 E-mail: eventos@ecp.org.br

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

63


BALANÇO EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO 2014 NOVEMBRO

MÊS Orçado

Custeio

Restaurantes

Resultado Operacional

Investimentos

Lei de Incentivo

Não Operacional

ACUMULADO ATÉ O MÊS Realizado

Orçado

Realizado

Receitas

R$

11.264.111

11.150.064

133.000.326

128.092.548

Despesas

R$

12.227.178

11.577.859

130.314.116

128.915.389

Resultado

R$

(963.067)

(427.795)

2.686.210

(822.841) 24.997.880

Receitas

R$

2.224.460

2. 694.866

24.279.482

Despesas

R$

2.311.155

2.620.161

24.049.219

2.6887.822

Resultados

R$

(86.695)

74.705

230.263

(1.889.942)

Receitas

R$

13.488.571

13.844.929

157.279.808

153.090.428

Despesas

R$

14.538.333

14.198.019

154.363.335

155.803.210

Resultados

R$

(1.049.762)

(353.090)

2.916.473

(2.712.782)

Receitas

R$

637.141

1.691.426

10.327.806

17.170.323

Despesas

R$

2.015.000

1.321.623

9.730.000

12.635.100

Resultado

R$

(1.377.859)

369.802

597.806

4.535.222

Receitas

R$

-

1.011.353

4.463.162

10.306.159

Despesas

R$

-

1.011.353

4.463.162

10.306.159

Resultado

R$

-

-

-

-

Receitas

R$

-

16.267

67.699

185.739

Despesas

R$

-

685.973

-

7.646.289

Resultado

R$

-

(669.706)

67.699

(7.460.551)

VISÃO POR DIRETORIA DE ÁREA MÊS Receitas

Orçado

ACUMULADO ATÉ O MÊS Realizado

Realizado

DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

Presidência

R$

8.751.681

8.534.878

96.873.196

95.457.242

Social

R$

224.923

354.277

4.369.707

4.066.661

Relações Esportivas

R$

620.378

745.765

9.162.506

8.812.770

Esportes

R$

230.387

342.087

6.663.305

6.945.282

Cultural

R$

508.870

348.077

5.483.706

4.159.750

Fundo Especial Investimento

R$

Administrativo

R$

838.435

788.973

9.454.035

7.548.609

Fundo de Emergência

R$

2.291.297

Financeira

R$

62.572

11.062

698.496

806.833

Lei Incentivo ao Esporte

R$

13.706.998

Patrimônio

R$

26.865

24.946

295.374

295.401

Outras Aplicações

R$

(4.129.755)

Restaurantes

R$

2.224.460

2.694.866

24.279.482

24.997.880

Caixas e Bancos

R$

514.257

Total de Receitas

R$

13.488.571

13.844.929

157.279.808

153.090.428

Total de Receitas

R$

20.089.217

MÊS Despesas

64

Orçado

Orçado

Aplicações Financeiras

2014 7.706.420

ACUMULADO ATÉ O MÊS Realizado

Orçado

Realizado

Aplicações Financeiras

2013

Presidência

R$

1.206.261

1.000.794

11.982.472

11.330.059

Social

R$

319.014

343.712

6.506.350

6.097.501

Fundo Especial Investimento

R$

Relações Esportivas

R$

871.669

752.199

8.215.109

8.162.741

Fundo de Emergência

R$

2.114.142

Esportes

R$

2.915.384

2.863.787

28.700.961

30.643.864

Lei Incentivo ao Esporte

R$

14.031.897

Cultural

R$

723.454

636.969

7.058.761

6.108.586

Outras Aplicações

R$

735.400

Administrativo

R$

2.138.105

1.932.402

22.955.797

21.513.109

Caixas e Bancos

R$

802.476

Financeira

R$

1.285.507

1.388.297

14.364.295

15.051.124

Patrimônio

R$

2.591.151

2.575.199

29.346.354

29.117.902

Total de Receitas

R$

25.612.762

Conselhos

R$

176.632

84.500

1.184.016

890.502

Restaurantes

R$

2.311.155

2.620.161

2.4049.219

26.887.822

Total de Despesas

R$

14.538.333

14.198.019

154.363.335

155.803.211

Resultado Operacional

R$

(1.049.762)

(353.090)

2.916.473

(2.712.782)

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

ROBERTO GASPARINI Diretor Financeiro

7.928.847


BALANÇO INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS

BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2014 E DE 2013 (valores expressos em reais)

DÉBITO AUTOMÁTICO

ATIVO

Nov / 2014

Nov / 2013

CIRCULANTE

35.349.851

35.587.527

Disponível

20.089.216

25.612.762

514.257

802.476

* Aplicações Financeiras

9.577.242

17.557.596

* Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Emergência

2.291.297

2.114.142

* Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Investimentos

7.706.420

5.138.548

15.260.635

9.974.765

873.049

1.094.015

5.853.932

2.790.300

5.158.123

3.883.563

* Caixa e Bancos

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO * Contribuições Sociais e Jardim de Infância a Receber * Taxas de Transferências e Editais a Receber (Invest) * Adiantamentos Administrativos / Fornecedores Funcionários * Outras Contas a Receber

1.929.040

975.742

* Estoque dos Almox Central / L&R

982.787

830.647

* Despesas Antecipadas

463.704

400.498

NÃO CIRCULANTE

495.930.453

487.796.098

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

4.219.997

3.690.824

* PIS - Depósito Judicial

3.424.105

2.878.841

795.892

799.488

* Depósitos Recursais/Judiciais * Créditos Fiscais

12.495

IMOBILIZADO

491.710.456

484.105.274

* Imobilizado

491.710.456

484.105.274

TOTAL DO ATIVO

531.280.304

523.383.625

PASSIVO

Nov / 2014

Nov / 2013

CIRCULANTE

39.993.666

40.584.284

5.194.551

4.965.057

13.474.627

11.799.558

72.074

368.474

* Fornecedores * Pessoal / Obrigações Trabalhistas / Provisões * Provisões para Contigências Passivas * Provisão INSS - REFIS

337.834

356.590

* Contas a Pagar Diversos / Obrigações Fiscais

1.858.299

1.942.932

* Adiantamentos de Associados - Recebimento Antecipado

5.240.502

4.813.959

13.815.779

16.337.714

NÃO CIRCULANTE

18.933.429

24.819.303

* Provisão INSS - REFIS

12.199.695

17.354.268

6.433.734

5.768.635

300.000

1.696.400

472.353.209

457.980.038

* Lei de Incentivo ao Esporte / Cultura / Siconv (em Bancos / Aplicações)

* Provisão do PIS * Provisão para Contingências Passivas PATRIMÔNIO LÍQUIDO * Superávit no Exercício

12.735.765

11.166.423

* Patrimônio Social

459.617.444

446.813.615

TOTAL DO PASSIVO

531.280.304

523.383.625

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 218.338/O-3

Clientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento nem em ir ao Clube, para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas. inclusive as de renovação automática.

boleto online

O associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Central de Relacionamentos, opção Central de Atendimento e clicar 2ª via boletos. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para os meses futuros.

formas de pagamento no clube

Nos diversos setores do Clube, são as seguintes as formas de pagamento: Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito, no Caixa Central. No Estacionamento, também o Cartão Pinheiros e o Sem Parar. Na Sauna e Departamentos Médicos, todas as formas de pagamento, incluindo cartão de crédito. exceto Cartão Pinheiros. Nas Lanchonetes e Restaurantes, todas as formas de pagamento.

locação de armários

Central de Atendimento, mediante pagamento da taxa. Vestiários das Piscinas Disponíveis no feminino e no masculino. Boliche. Bocha e Taqueira (Bilhar) Disponíveis nos três locais.

Vestiários do 3º andar do Centro Esportivo Lista de espera no feminino e no masculino.

Vestiários do Tênis Disponíveis armários pequenos no feminino e no masculino. Lista de espera para a troca de pequeno por grande.

mensalidade em atraso

Todos os pagamentos em atraso, sobre cobranças nas quais incidam multa, passam a ser calculados no dia seguinte ao vencimento, acrescidos com 0.33% ao dia de atraso, do valor original, dentro do mês e mais multa de 1% ao mês, nos meses subsequentes. É válido para cobrança das contribuições sociais, taxas de equipes de boliche, mensalidades de ballet, jardim de infância, cursos, transferências e editais não pagos no vencimento.

devoluções

Solicitações de devolução de valores de atividades. taxas esportivas e cursos terá prazo de até 15 dias após o inicio. A devolução será analisada e avaliada para deliberação.

inadimplentes

Com a nova sistemática financeira, o Clube não mais enviará boletos de inadimplência. O associado receberá carta comunicando a pendência, que poderá ser quitada pela internet ou no Clube.

Mais informações na

Central de Atendimento Tel.: 3598-9500

FACEBOOK.COM/ECPINHEIROS | ECP.ORG.BR

65


CONTRATOS ABS Associação Agência Brasil de Segurança – CNPJ 02.066.957/0001-66 – Serviços de fornecimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – R$ 100.000,00 – 27/10/2014 a 23/04/2015. Adauto Marques Maduro – CPF 378.035.578-72 – Elaboração de relatório de inspeção dos equipamentos instalados no parquinho – R$ 2.400,00 – 3/11/2014 a 7/11/2014.

PM2.0 Soluções em Projetos e Portfólios Ltda. – CNPJ 07.371.629/0001-97 – Ministrar palestra com o tema “Model Project CANVAS” – R$ 4.000,00 – 1º/12/2014.

Jean Comércio De Materiais para Construção Ltda. – CNPJ 50.285.204/000194 – Locação de Máquina Mini Carregadeira – R$ 950,00 – 22/10/2014.

Ramfej Comércio e Serviços de Equipamentos Contra Incêndio Ltda. – CNPJ 14.842.550/0001-62 – Revisão dos sistemas de alarmes e detecção de incêndio para obtenção de AVCB – R$ 25.000,00 – 1º/08/2014 a 30/08/2014.

Alexandre Cardoso da Silva – CNPJ 19.119.143/0001-45 – Apresentação artística de bailarino no Evento “Formatura de Ballet 2014” – R$ 3.500,00 – 9/09/2014 a 14/12/2014.

M. Metais Estruturas Metálicas Ltda. – CNPJ 02.446.886/0001-27 – Aditivo nº 1 – Fornecimento de material e mão de obra adicional para a instalação de reforço nas luminárias, fechamento de placas cimentícias e demais serviços no novo Ginásio do Tênis – R$ 105.420,00 – 1º/10/2014 a 30/10/2014.

Castro Mello Arquiteto Ltda. – CNPJ 05.247.223/0001-71 – Elaboração de projeto arquitetônico para modificação do vestiário infantil – R$ 8.000,00 – 15/11/2014 a 30/11/2014.

M. Metais Estruturas Metálicas Ltda. – CNPJ 02.446.886/0001-27 – Aditivo nº 3 – Fornecimento e instalação de telhas acústicas para o novo Ginásio do Tênis – R$ 8.480,98 – 15/10/2014 a 30/10/2014.

Romão & Angelis Apoio Administrativo Ltda. - CNPJ 04.188.649/0001-39 – Aditivo 1 – Inclusão de serviços na produção de álbum de figurinhas do Futebol Menor – R$ 850,00 – 31/05/2014 a 30/09/2014.

CLRD Serviços Esportivos Ltda. – ME. - CNPJ 10.328.588/0001-60 - Ministrar treinamentos na modalidade meio e fundo, para a equipe de Atletismo do ECP – R$ 2.560,00 mês – 1º/08/2014 a 31/12/2014.

Maria Aparecida dos Santos Música e Entretenimento – CNPJ 12.856.085/0001-93 – Serviços de recepção para o evento “Festa da Cerveja” – R$ 1.100,00 – 25/10/2014 a 26/10/14.

SempreRH Administração de Mão de Obra Temporária EIRELI – CNPJ 10.458.885/000100 – Fornecimento de mão de obra civil para a execução de obras diversas no ECP – R$ 66.997,14 – 1º/09/2014 a 30/11/2014.

Elevadores Zenit Ltda. – CNPJ 61.520.011/0001-97- Aditivo nº 1 – Manutenção de preventiva de elevador montacarga da Lanchonete do Tênis – R$ 420,00 – 1º/11/2014 a 31/12/2014.

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 – Apresentação artística da cantora Larissa Cavalcanti & Trio no evento “Piano’s Bar” – R$ 800,00 - 13/11/2014.

Spider Tecnologia indústria e Comércio Ltda. – CNPJ 68.432.764/0001-90 – Aquisição de Painel eletrônico customizado para o novo estacionamento – R$ 35.000,00 – 8/10/2014 a 8/12/2014.

Eugênio de Capua Sigaud Produções Artísticas ME – CNPJ 59.255.315/000122 – Apresentação artística no Evento “Cultura, XXIII Arte Natureza” – R$ 1.850,00 – 8/11/2014. FM Service – Serviços Especializados Ltda. - CNPJ 16.668.125/0001-24 – Aditivo 1 – Prestação de serviços de empresa de mão de obra de Garçom, Cumim, Steward e Ajudante de Cozinha – valor já publicado – 1º/10/2014 a 1º/10/2016. Garoa Produções Artísticas e Representações Ltda. – CNPJ 02.288.861/0001-42 – Apresentação artística do grupo Demônios da Garoa no evento “Jantar dos Veteranos” – R$ 27.000,00 – 29/11/2014. Itaim Keiko Promoções e Eventos Ltda. – CNPJ 04.890.344/0001-74 – Serviços de treinamento de atividades esportivas de Tênis de Mesa aos associados no evento “Encontro das Famílias de Tênis de Mesa no Pinheiros” – R$ 2.700,00 – 18 e 19/10/2014.

66

Jean Comércio De Materiais para Construção Ltda. – CNPJ 50.285.204/000194 – Locação de Máquina Mini Carregadeira – R$ 5.900,00 – 15/11/2014.

REVISTA ESPORTE CLUBE PINHEIROS

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/000185 – Apresentação artística de pianista e saxofonista no Evento “Coquetel do Conselho Deliberativo” – R$ 550,00 – 5/12/2014. MPLC Brasil Empresa de Licenciamento de Audiovisuais Ltda. – CNPJ 07.722.379/000192 – Serviços de autorização para exibição de filmes – R$ 3.090,00 – 1º/07/2014 a 30/06/2015. Multicenários Produções e Eventos Ltda. – ME – CNPJ 21.297.530/0001-13 – Serviços de decoração em eventos no ECP – conforme propostas – 15/10/2014 a 15/10/2015. Multicenários Produções e Eventos Ltda. – ME – CNPJ 21.297.530/0001-13 – Serviços de decoração do Evento “Jantar do Conselho Deliberativo” – R$ 6.700,00 – 5/12/2014. Nextel Telecomunicações Ltda. – CNPJ 66.970.229/0001-67 – Aditivo – Serviços de assinatura de serviço móvel de telefonia – valor conforme serviços – 1º/11/2014 a 1º/02/2016.

Recoma Construções Comércio e Indústria Ltda. – CNPJ 51.212.348/0001-83 – Fornecimento e instalação da grama sintética na Pista de Atletismo – R$ 148.000,00 – 1º/11/2014 a 30/12/2014.

Spiel Eventos e Produções EIRELI – CNPJ 08.170.492/0001-75 – Serviços de decoração Natalina 2014 – R$ 55.000,00 – 1º/11/2014 a 11/01/2015. Tectel Tecnologia, Montagens e Instalações Ltda. – CNPJ 57.357.964/0001-09 Fornecimento de mão de obra para execução da nova piscina olímpica, vestiário masculino e infantil – R$ 2.447.178,25 – 13/10/2014 a 15/02/2015. Telefônica Brasil S/A. – CNPJ 02.558.157/0001-62 – Aditivo – Fornecimento de link de internet corporativo – R$ 4.065,00 mensal - 2/01/2015 a 30/12/2016. Vanessa Angioletti Ferreira Lemos – CNPJ 21.022.216/0001-28 – Ministrar palestra com o tema “Trabalho em Equipe” aos Gestores do Clube – R$ 3.000,00 – 1º/12/2014. Veridia Serviços de Informática Ltda. – CNPJ 00.446.966/0001-57 – Aditivo 1 – Serviços de mão de obra especializada em ferramenta tecnológica Genexus – R$ 82.880,00 – 5/11/2014 a 30/06/2015.


SHOPPING IGUATEMI PISO TÉRREO

ASSOCIADOS DO CLUBE PINHEIROS TÊM 10% DE DESCONTO EM QUALQUER COMPRA* *Apresente sua carteirinha e um documento original com foto. *Promoção válida de 01/01/2015 a 10/02/2015, somente para os produtos das marcas Quiksilver, Roxy e DC Shoes. Desconto não válido para pranchas Aerofish, decks, leashes e quilhas FCS e câmeras GoPro.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.