Revista Espaço Brinquedo & Papelaria #127

Page 1

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

|

ANO 19

n0 127 Outubro |

Nº 127 |

2023

|

EP GRUPO

EPGRUPO.COM.BR

IMERSÃO Toy Fair UMA EM VANTAGEM Nova York COMPETITIVA






editorial

ESTA EDIÇÃO ESTÁ

internacional, viu?

V

isitei a Toy Fair de Nova York e por aqui você acompanha, na matéria de capa, a cobertura da principal feira de brinquedos da América do Norte. Além disso, o Guia Anual de Presentes da The Toy Inside acaba de ser revelado. Na página Internacional, listamos os “Hot 20”. Vale a pena conferir! Também estive com a Scarlett Wisotzki, diretora de comunicações da Spielwarenmesse eG, durante evento em São Paulo, além de todos os detalhes da edição 2024 da Toy Fair Nuremberg estarem na matéria Especial. De volta ao Brasil... Nosso convidado do Em Foco é Ivan Bignardi, diretor da Bignardi – Indústria e Comércio de Papéis. Uma conversa inspiradora sobre a indústria do papel e o varejo. Já no Perfil de Loja, noticiamos a inauguração da nova unidade da Brink-Lândia no centro de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Todos os detalhes desta conquista são contados pelo gerente-geral Gustavo Lehnen. E, ainda, apresentamos quais os lançamentos da indústria de brinquedos que chegam ao varejo com exclusividade para o Natal. O conteúdo da EBP#127 está demais. Aproveite, e bons negócios!

Ano 19 // Ed. 127 // Outubro 2023 ESPAÇO PALAVRA EDITORA E ARTE LTDA. DIREÇÃO-GERAL E JORNALISTA RESPONSÁVEL Marici Rosana Ferreira (MTB 36727) REDAÇÃO

Camila Guimarães NOVOS NEGÓCIOS

Camila Guimarães REVISÃO

Lu Peixoto ARTE

Wilson Alves Michely Vieira MARKETING

Luiz Paulo Ferreira Luise Kipper ATENDIMENTO

Daiane Miranda Bárbara Vieira ASSISTENTES ADMINISTRATIVAS

Cristina Venâncio

ADMINISTRAÇÃO, PUBLICIDADE E REDAÇÃO

Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109 Moema – São Paulo/SP CEP: 04516-001 Tel.: (11) 5092-5588/(11) 5094-0403 E-mail: comercial@epgrupo.com.br

Marici Ferreira CEO EP Grupo @maricirosana

ASSINATURAS

(11) 5092-5588 ou pelo site epgrupo.com.br

marici@epgrupo.com.br @epgrupo fb.com/epgrupo1 linkedin.com/company/ep-grupo @epgrupo1 Aproxime a câmera do celular e confira o editorial em vídeo.

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Espaço Brinquedo & Papelaria e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Espaço Brinquedo & Papelaria possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.



/índice índice

10 Panorama

18

16 Em foco - Grupo Bignardi

40

18 Capa - Toy Fair Nova York 36 Perfil de loja - Brink-Lândia

40 Vitrine - Natal 48 Especial - Toy Fair Nuremberg 54 Internacional - The Toy Insider

48

62 Comunicação



#panorama

Campinas recebe a primeira loja da Marvel na América Latina A cidade de Campinas, em São Paulo, foi o local escolhido para a inauguração da primeira Marvel Store da América Latina. A “Marvel Store by Dream” abriu suas portas no dia 4 de outubro, localizada na Entrada das Águas do Parque D. Pedro Shopping. O espaço de 400 m² oferece uma variedade de produtos que celebram os heróis da Marvel. A loja é organizada em 21 seções e tem itens colecionáveis, vestuário, edições de livros e uma seção de loft com sugestões para ambientes domésticos. Além disso, os visitantes poderão encontrar easter eggs relacionados aos personagens: QR codes espalhados pela loja conduzem a posts de um blog com curiosidades sobre os heróis. Carlos Ricardo Oliveira, fundador e presidente executivo do Grupo Dream, enfatiza que a Marvel Store em Campinas promete ser uma importante atração turística. “Esperamos que a loja traga não apenas a comunidade de fãs da Marvel, mas também fãs da cultura pop de todo o Brasil.” A abertura da Marvel Store by Dream faz parte da estratégia de negócio da marca no Brasil, a fim de se estabelecer como referência em estilo de vida. O projeto foi criado entre a The Walt Disney Company Brasil e o Grupo Dream por um ano e meio, com o objetivo de criar uma experiência de loja imersiva para fãs de todas as idades.

10 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Hello Kitty chega à linha de licenciados do Grupo Leonora Pela primeira vez, o Grupo Leonora, referência no segmento de papelaria, embarca no universo de licenciados e investe em grandes licenças mundiais, como Harry Potter, Hello Kitty, Looney Tunes, Rei Leão e Ursinho Pooh. A Hello Kitty é uma das personagens mais versáteis do mercado, que alcança diferentes públicos e marcou uma geração. A personagem soma mais de 2 milhões de seguidores no Brasil nas redes sociais, mais de 85 milhões de visualizações no YouTube e mais de 18 milhões de SKUs vendidos no País por ano. Agora, ela traz um toque de fofura para o material escolar da próxima volta às aulas. Hello Kitty, franquia da Sanrio com mais de 90% de reconhecimento mundial, está estampada nos produtos das marcas Leo&Leo e Letron, com opções de lápis de cor, avental, hidrocor, fone de ouvido, entre outros. “Trazer a Hello Kitty para nossos produtos é garantir a entrega de uma marca com quase 50 anos de história e identificação com diferentes públicos. Ela compõe muito bem a nossa estratégia com os licenciados, que são a grande novidade do grupo para a volta às aulas”, comenta Bruno Astolfi, gerente de marketing do Grupo Leonora. Hello Kitty conta com uma linha com 17 produtos entre as marcas Leo&Leo e Letron. A coleção temática está à venda no e-commerce da marca e em papelarias de todo o Brasil.


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 11


#panorama

Primeiro jogo de videogame da Bluey chega ao Brasil em novembro

A Outright Games, editora líder em entretenimento interativo para toda a família, em parceria com a BBC Studios, anuncia, para o dia 17 de novembro de 2023, o lançamento do primeiro jogo de videogame da Bluey compatível com Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC. “Bluey: The Videogame” é baseado na série de desenho animado Bluey, vencedora do Emmy® e do BAFTA, que conta a história de uma adorável e incansável cachorrinha da raça Blue Heeler que mora com a sua mãe Chilli, seu pai Bandit e sua irmã mais nova Bingo. Bluey retrata a simplicidade e a alegria que podem ser encontradas nas famílias, transformando os momentos do dia a dia em aventuras. O jogo proporciona uma imersão no mundo de Bluey por meio de aventuras interativas enquanto os jogadores navegam por locais icônicos e fielmente recriados de acordo com a série, incluindo todos os espaços da casa da Bluey. No game, também é possível vivenciar momentos baseados na história do desenho animado e realizar atividades inspiradas nos momentos favoritos dos fãs do programa, bem como novas aventuras criadas em parceria com a Artax Games, os BBC Studios e os produtores da série na Ludo Studio. Outra novidade é que várias das faixas musicais icônicas de Bluey, do compositor Joff Bush, farão parte da trilha sonora do jogo, juntamente com todas as novas canções criadas pela equipe de desenvolvimento. “Bluey: The Videogame” foi projetado para permitir que os fãs se envolvam de verdade com o jogo e o explorem em seu próprio ritmo, com a possibilidade de desbravar os cenários, além de realizarem missões e atividades a qualquer momento. Kevin Jorge, head de jogos da BBC Studios, comenta: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Outright Games no primeiro videogame de Bluey. É muito importante para capturarmos a essência da diversão e dos jogos que são fundamentais para a série. Sabemos que os fãs ficarão entusiasmados em explorar o mundo de Bluey e participar das travessuras da família Heeler”.

12 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Calesita e Tateti apresentam novidades lúdicas para a Movelsul 2023

A Calesita e a Tateti, marcas do Grupo Calesita, apresentaram seus principais lançamentos e brinquedos consagrados pelo público infantil durante a Movelsul, a maior feira no ramo de móveis da América Latina. Em um espaço divertido e colorido em meio aos móveis e máquinas, foram expostos diversos itens das marcas para despertar aos visitantes a atenção por brinquedos e acessórios que contemplem os ambientes voltados para as crianças. A feira ocorreu na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A presença do Grupo Calesita na feira teve como objetivo conectar lojistas às grandes oportunidades oferecidas pelas marcas, criando espaços de vendas dedicados a produtos infantis dentro das lojas de móveis, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra abrangente e conveniente, reafirmando seu compromisso em oferecer brinquedos com os quais as crianças ativem a imaginação, fiquem longe de telas e brinquedos exageradamente eletrônicos e em contato com a família e a natureza, para estimular seu desenvolvimento e socialização. Como o esperado, o estande recebeu um grande número de visitantes e foi observada uma boa recepção do mercado moveleiro para a marca.


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 13


#panorama

Brinquedos Estrela assina parceria com Dogs Can Fly para licenciar suas marcas icônicas Com 86 anos de inovação e sucesso, a Estrela é uma importante protagonista na história do País. Com produtos que marcaram diversas gerações, é símbolo de qualidade e pioneirismo na indústria de brinquedos no mercado brasileiro. A história da Estrela remete a um futuro de novas decisões estratégicas da marca. Tornar licenciáveis as suas principais submarcas é um caminho natural quando a empresa atinge um nível de notoriedade e admiração pela marca. Uma colaboração recente e de sucesso com a Reserva para vestuário, acessórios e brinquedos mostrou à Estrela as oportunidades de estar ainda mais presente entre seus fãs e consumidores. O início desta parceria reforça os objetivos da Dogs Can Fly, que se posiciona como referência no mercado de licenciamento no País. “A Estrela chega para se juntar a um portfólio de marcas vencedoras, numa estratégia que promete ainda mais novidades ao longo do ano”, afirma Cleomar Alves, diretor comercial da Dogs Can Fly. “Estamos consolidando a posição de agência especializada na atuação de marcas nacionais e internacionais, acompanhando tendências de varejo alinhadas ao comportamento do consumidor. Isso naturalmente atrai importantes players do mercado, além de fortalecer parcerias com licenciados de todo o País”, acrescenta Cleomar. A Dogs Can Fly desenvolveu um guia de estilo exclusivo em conjunto com a X-Guides, com conceitos de grande impacto de coleção nas estratégias de marca voltadas para o estilo de vida.

14 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

O consumidor Kidult (termo utilizado para caracterizar um grupo de pessoas que, mesmo depois da idade adulta, ainda gosta e consome brinquedos) tem um enorme potencial e representa cada vez mais uma parcela importante das vendas de brinquedos, especialmente nas Américas. Só a Estrela responde por 15% das vendas. “Com esta parceria, buscamos maior amplitude de mercado, atuando em diferentes categorias que farão da nostalgia uma possibilidade presente de consumo”, explica José Henrique Caldas, CEO da Dogs Can Fly. Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela, afirmou “Na última edição da Abrin – maior feira de brinquedos da América Latina – vimos que, por trás de cada brinquedo, existe uma narrativa ligada ao produto, que será o gatilho para esses adultos que almejam obter produtos que atendam às suas necessidades. Nessa linha, a parceria da Estrela com a Dogs Can Fly busca fortalecer uma estratégia de marketing que materialize esses sentimentos por meio de produtos licenciados para diversas ocasiões e necessidades, despertando o sentimento de pertencimento e admiração à marca de brinquedos mais importante do Brasil.“ A Estrela possui mais de duas mil submarcas em seu portfólio e, entre elas, foram escolhidas Pogobol, Fofolete, Autorama, Maximus, Ferrorama, Comandos em Ação e Banco Imobiliário para uma primeira fase de licenciamento de produtos em diversas categorias. Fonte: Licensing Magazine


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 15


em foco/

Grupo Bignardi

Solução em papel há mais de 50 anos

A

companhe nossa entrevista com Ivan Bignardi, diretor da Bignardi − Indústria e Comércio de Papéis.

Na conversa, ele conta sobre sua trajetória até assumir a direção da empresa, atual cenário do grupo, principais propriedades trabalhadas pela Jandaia, sua percepção sobre o varejo e a perspectiva para o futuro.

Clique aqui e confira o vídeo!

16 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 17


capa

por @MariciRosana

Toy Fair 2023

CONFIRA A COBERTURA DA FEIRA INTERNACIONAL DE BRINQUEDOS DA AMÉRICA DO NORTE

D

esembarcar para a Toy Fair de Nova York, também conhecida como Feira Internacional de Brinquedos da América do Norte, após 3 anos de pausa foi delicioso. Aquela sensação de que o movimento internacional do mercado trará novas e incríveis sensações e oportunidades. Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada pelo universo do brinquedo. E nessas ocasiões meu olhar e a oportunidade de brincar se unem numa perspectiva de retornar ainda mais encantada e orgulhosa deste mundo tão necessário para o desenvolvimento infantil. Foi o que aconteceu. Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Uma imersão de alguns dias num cenário e contexto que me proporcionaram o contato direto com executivos, dinâmicas e lançamentos que envolvem o setor no mundo. Produzida pela The Toy Association, a edição de 2023 utilizou o mote “Descobrir, Conectar e Crescer” para promover o fortalecimento dos negócios, a criação de novas redes de contato e o acesso aos lançamentos de produtos e experiências. Ou seja, a Toy Fair ofereceu aos visitantes um ambiente de total vantagem competitiva.

“A Toy Fair transformou o Javits Center de Nova York em um enorme playground” Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e presidente da Abral/Licensing Internacional

18 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 19


capa PESQUISA INSIGHTS DE CONSUMIDORES 2023 A organização do evento apresentou alguns dados referentes ao consumo ainda este ano, principalmente para o Natal. Por aqui, compartilhamos os mais interessantes: • OS PAIS PRIORIZARÃO AS CONEXÕES COM AS CRIANÇAS POR MEIO DE BRINQUEDOS • Veja quais serão os motivos mais significativos no momento da compra: 64% brinquedos que permitam a brincadeira em família. 54% brinquedos que promovam o bem-estar físico e emocional. 51% brinquedos que incentivem atividades ao ar livre ou relacionados à prática de esportes. • É LEGAL SER UM KIDULT Surpreendentemente, 89% comprarão brinquedos para outros adultos na época de Natal. 43% − para o cônjuge 43% − para si mesmo 32% − para um amigo 26% − para irmãos adultos 20% − para os pais/parentes idosos 11% − para colegas de trabalho 53% dos homens entrevistados comprarão brinquedos para si 48% dos abaixo de 40 anos comprarão brinquedos para si • CONSUMIDORES CONSCIENTES 31% dos pais querem ter certeza que a empresa por trás dos brinquedos tem valores e causas que estão alinhadas com as deles. 1 a cada 3 pais já compraram brinquedos que foram projetados para ensinar suas crianças sobre diversidade, equidade e inclusão. 2 entre 5 consideram a sustentabilidade quando estão comprando um brinquedo, especialmente os menores de 40 anos (45%). • JOGANDO DE FORMA INTELIGENTE 81% dos pais dizem ser muito ou extremamente provável a compra de pelo menos um brinquedo com valor educacional. 65% consideram o desenvolvimento de um conjunto de habilidades quando estão procurando brinquedos infantis, com as mães liderando (71%). Porcentagem de pais que ainda comprarão um brinquedo para educar seu filho sobre alguns conceitos: 67% − Brinquedos STEAM 59% − Habilidades para a vida (cozinhar, limpar, costurar etc.) 49% − Habilidades sociais 51% − A maioria considera se um brinquedo promove o bem-estar quando procura brinquedos para seus filhos • CULTURA POP NOS BRINQUEDOS 38% expressaram interesse em comprar brinquedos inspirados em filmes e populares franquias de entretenimento. 39% dos pais provavelmente comprariam brinquedos que eles brincaram na sua infância. 26% provavelmente comprariam brinquedos baseados em games ou franquias de animes.

20 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 21


capa O QUE VI POR LÁ…

O potencial da PELÚCIA em diferentes formatos e tamanhos, evidenciando o poder desta categoria que registra aumento no volume de vendas ao redor do mundo. Pound Puppies [Basic Fun] Reproduções autênticas dos Pound Puppies originais da década de 1980. Fabricados em material reciclável.

Squishmallows Ronnie the Cow Inflat-A-Pal [BigMouth] Aconchegantes, as espreguiçadeiras infláveis são grandes, macias e fofas e podem ser levadas para qualquer lugar − dentro ou fora de casa! Coleção composta por: Ronnie (vaca), Holly (coruja), Leonard (leão) e Kevin (coala).

22 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Iscream Tem tudo a ver com designs divertidos e criativos que todas as idades adoram.

BumBumz Linha moderna, macia e supersensorial


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 23


capa Mystery Boxes Piñata Smashlings [PMI Kids ‘World] Caixas misteriosas individuais com mais de 70 figuras colecionáveis de ​​ Smashling. A coleção Piñata Smashlings é baseada no movimentado videogame Roblox da Toikido Entertainment.

Jujubas moles, perfumadas e colecionáveis Jelly Belly [Incredible Group]

Squish Toy Oreo [Incredible Group]

Muitas linhas inspiradas em DOCES, principalmente chocolates e balas. Chamam atenção pelas texturas, cores e aromas dos brinquedos. Linha Surprise [Basic Fun] Brinquedos em diversos formatos recheados com doces-surpresa Packaging Fleece Plush [Iscream] Embalagens de pelúcia com doces removíveis de M&M´s e Reese´s.

24 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 25


capa Os COLECIONÁVEIS seguem em alta em modelos tanto infantis, quanto kidults. Neste segmento, os MINIBRINQUEDOS surgem como forte tendência.

LINHA DA BASIC FUN

IMAGINE PALS DA CRAYOLA. COLEÇÃO DE BORRACHAS-SURPRESA

POCKET POP DA FUNKO

26 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 27


capa LINHA STRANGER THINGS DA MONOGRAM

PACK STUMBLE GUYS COM 2 FIGURAS-SURPRESA DA PMI KIDS WORLD

PACK PIÑATA SMASHLINGS COM 4 FIGURAS ESCONDIDAS DA PMI KIDS WORLD

MICRO FIGURA FALL GUYS DA SUPER IMPULSE

28 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 29


capa O famoso STEAM − com grande demanda no exterior−, ganha ainda mais notoriedade entre os lançamentos. Os kits de “faça você mesmo” envolvem temáticas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática e permitem que a criança desenvolva habilidades enquanto constrói seu próprio brinquedo. TECTI E NOCKLES DA FUN IN MOTION TOYS

30 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

ANIMES e SUPER-HERÓIS são um capítulo à parte. Novas linhas sinalizam a força da Geração Z no mercado de consumo dos brinquedos. ONE PIECE, DRAGON BALL, NARUTO E DEMON SLAYER EM DESTAQUE NO ESTANDE DA BANDAI


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 31


capa PLAYSETS DA J’ADORE EMBALAGENS DIFERENCIADAS que geram ainda mais valor ao produto.

EMBALAGENS EM PELÚCIA DA ISCREAM

COLEÇÃO BOOKSY MONSTER TALES DA PMI LTD. KIDS WORLD

SQUISHMALLOW NA JAZWARES

CUTE ICE CREAM SQUISHES DA SCOOP SQUAD

32 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 33


capa • • • •

Mais alguns insights:

Cores vibrantes; uso de paletas cintilantes Mecanismo squishe Sustentabilidade e inclusão seguem como temáticas Personagens permanecem como protagonistas de múltiplas linhas

PRODUTOS BRASILEIROS PARA O MUNDO

A i9 Brinquedos levou seu portfólio de produtos “faça você mesmo” para a Toy Fair. A empresa brasileira expôs sua linha em um estande que ficou bem movimentado durante o evento. Claro que passei por lá para prestigiar esse parceiro que está levando a criatividade, a qualidade e o arrojo brasileiro para varejistas de todo o mundo!

Marici Ferreira com Frederico Moura da i9

PRÓXIMAS EDIÇÕES!

O recente anúncio feito na Feira de Brinquedos de Nova York sobre o futuro do evento foi substancialmente alterado após a reação da indústria. No início do mês, durante o evento, a Toy Association havia anunciado que a Toy Fair NY passaria a ser sediada em New Orleans e durante o mês de janeiro a partir de 2026, seguindo no mesmo local e data até pelo menos 2028. Porém, a associação voltou atrás e atualizou que New Orleans não sediará mais o evento. Portanto, a Toy Fair continuará sendo em Nova York em 2026, mas provavelmente em fevereiro, embora as datas exatas ainda não tenham sido acordadas com o Javits Center. A Toy Association disse que também explorará como pode apoiar os membros com atividades em Los Angeles no outono americano de 2024. Em uma carta aberta do conselho da Toy Association, o presidente Aaron Muderick escreve: Caros amigos e colegas do brinquedo, Estou escrevendo para você hoje não apenas como presidente do Conselho de Administração da The Toy Association, mas como alguém profundamente enraizado nesta indústria, assim como você. Nosso conselho é um mosaico de vinte vozes de todas as facetas do mundo dos brinquedos: fabricantes de vários tamanhos, varejistas, licenciadores, representantes de vendas e muito mais. Embora as nossas perspectivas possam diferir em aspectos específicos, o nosso objectivo comum é inabalável: a prosperidade da indústria dos brinquedos e o crescimento dos nossos negócios através de brincadeiras saudáveis.

O feedback recebido é que a Feira de Brinquedos da semana passada foi um sucesso retumbante, um testemunho da força e da unidade da nossa comunidade. Além do movimentado salão de feiras, era um centro de aprendizado, networking e celebração da criatividade vibrante que impulsiona nosso setor. Um feedback não tão positivo foi recebido sobre o futuro calendário da feira em janeiro e a mudança da Toy Fair para longe da cidade de Nova York. Em 2022, em resposta ao feedback consistente da indústria ao longo de uma década e ainda mais alimentada pelos desafios únicos colocados durante a pandemia, a Toy Fair foi transferida para o outono com o objetivo de se alinhar à dinâmica em evolução da indústria. No entanto, à medida que se tornou claro que o comportamento das viagens e dos negócios estava a regressar a padrões mais históricos, foram recebidos novos comentários que resultariam num regresso da feira ao início do ano, idealmente em Janeiro. Como o prazo recém-solicitado não pôde ser acomodado em nossa localização atual, foi lançada uma revisão abrangente das cidades em todo o país para um local que pudesse nos hospedar em janeiro. Embora pretendíamos nos adaptar às mudanças percebidas em nosso setor, o anúncio dessa mudança foi recebido com fortes sentimentos de tradição e lembranças duradouras do negócio de brinquedos realizado em Nova York. Fomos rapidamente lembrados do vínculo apaixonado da nossa indústria com um lugar onde nenhuma quantidade de pesquisa, conversa e aprendizagem havia surgido suficientemente. Como conselho, ouvimos claramente que esta mudança foi a escolha errada para os nossos membros. Tornou-se bastante claro, através da reação apaixonada, que o LUGAR tem tanta ou mais importância que a DATA, e que o local desejado pela indústria para a grande reunião de toda a indústria continua a ser a cidade de Nova Iorque. Assim, reafirmamos o nosso compromisso com Nova Iorque e com o Javits Center. Voltaremos à primeira vaga disponível (1 a 4 de março de 2025) e estamos trabalhando com a liderança do Javits Center para confirmar as datas em fevereiro para 2026 e além. Embora fevereiro possa não ser completamente perfeito para todos, dado que a Toy Fair é realizada durante este período há quase um século, esperamos que possa ser perfeitamente imperfeito para a grande maioria dos membros, expositores e compradores. Estamos confiantes de que esta indústria incrível, que representa dezenas de milhares de pessoas que partilham um objetivo coletivo de permitir a diversão e a felicidade, irá, sem dúvida, unir-se e torná-la incrível – como sempre fizemos. Também ficou bastante claro que não é do interesse da indústria esperar até março de 2025 para a nossa próxima reunião. Temos explorado o papel significativo que a Associação pode desempenhar em Los Angeles, que emergiu como um centro para as prévias do início do outono. Estamos explorando ativamente maneiras de apoiar os membros lá, a partir de agosto/setembro de 2024. Seu feedback, como sempre, será fundamental. Espere uma divulgação sobre este tópico. Devemos estender um sincero “obrigado” pela maravilhosa participação e pelo seu inestimável apoio ao recente evento da New York Toy Fair. A energia era palpável e foi realmente fabuloso poder facilitar a união da indústria novamente. Também damos parabéns à equipe dedicada da Toy Association por executar esta feira comercial complicada e abrangente com excelência. Atenciosamente, Aaron Muderick e o Conselho de Administração da Toy Association


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 35


/perfil de loja

Brink-Lândia

AMBIENTE ONDE A MAGIA DA INFÂNCIA GANHA VIDA

A nova unidade da Brink-Lândia, loja inaugurada em 2003, está localizada no centro de Carazinho, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma fusão entre a ABC Papelaria e a antiga Brink-Lândia. “Tínhamos 3 unidades e identificamos a oportunidade de ter uma loja mais ampla, então, juntamos duas delas”, explica o gerente-geral Gustavo Lehnen, que complementa que a outra loja segue com o nome de ABC Papelaria e Brinquedos. Em um espaço de 600 m², dividido em dois andares, oferece 20 mil skus e ainda um espaço kids: “A nova loja Brink-Landia é mais do que apenas um espaço físico. É um ambiente onde a magia da infância ganha vida, onde a imaginação corre solta e onde as crianças podem explorar, aprender e se divertir”, afirma o gerente. Além de brinquedos e papelaria, também comercializam a linha de fantasias infantis, pantufas para o inverno e livros infantis. “Agora com a abertura de uma unidade com o triplo de espaço, complementaremos com a linha de bazar para agregar o mix”, conta Lehnen.

36 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 37


/perfil de loja Com vendas de ticket médio de 100 reais, jogos, bonecas e linha baby são os brinquedos mais vendidos. Já em papelaria, os mais comercializados são a linha de escritório, mochilas e papelaria fofa. “Acreditamos que um grande mix de produtos e um atendimento humanizado são o ponto-chave do nosso diferencial. Já na parte de papelaria, nos destacamos pela grande variedade de produtos para atender tanto o escolar quanto o material de escritório para empresas”. Além das vendas na loja física, a Brink-Lândia está reformulando o site e segue presente nos grandes marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Magalu etc. Segundo Lehnen, a abertura da loja representa não apenas um marco na jornada, mas também a realização de um sonho que começou há muitos anos: “Desde o início, nossa missão foi proporcionar momentos de diversão e felicidade para as famílias, oferecendo os melhores brinquedos e jogos para crianças de todas as idades. Com dedicação, comprometimento e o apoio inestimável de nossa equipe, parceiros e clientes, conseguimos crescer e expandir o nosso negócio. Queremos continuar a atender às necessidades de entretenimento e educação das famílias em nossa comunidade”. O gerente ainda ressalta a importância de todos os envolvidos com a Brink-Lândia: “Quero expressar minha gratidão a todos que tornaram isso possível. Aos nossos clientes fiéis, que

38 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

“Acreditamos que um grande mix de produtos e um atendimento humanizado são o ponto-chave do nosso diferencial. continuam nos escolhendo como seu destino de diversão. Aos nossos colaboradores, que trabalham incansavelmente para proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes. Aos nossos parceiros comerciais, que nos apoiam em cada passo do caminho”. Para finalizar, Lehnen analisa o atual momento do setor varejista de brinquedos: “Acreditamos que os varejistas em geral têm sentido um pouco de dificuldade, visto que muitos brasileiros têm perdido seu poder de compra devido à inflação que temos visto em itens diversos, mas, da nossa parte, temos buscado sempre inovar tanto em produtos mas também em gestão, tanto que neste ano registramos aumento de vendas acima da inflação, se comparado ao ano passado”. Acesse o QR code e confira o vídeo da inauguração!


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 39


vitrine

EXCLUSIVOS PARA O NATAL

Confira os lançamentos que chegam ao varejo especialmente para a data!

COLEÇÃO HAPPY FOOD [Sambatoys]

Happy Food traz uma toalha de piquenique, waffles, sorvetinho, batata frita, refrigerante, um lanchinho de encaixes que monta e desmonta. É superdidático e desenvolve as habilidades cognitivas que auxiliam no desenvolvimento da criança. Possui as versões mochila, maleta, kits sortidos e unitários.

40 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 41


vitrine

CLIC APLIC DA LULUCA [Brinquedos Estrela]

Outra inspiração da parceria Estrela-Luluca vem na linha “Faz de Verdade”, que incentiva o trabalho e a criatividade da criança − agora, com o Clic Aplic da Luluca, que permite “grampear” pedras coloridas em cadernos, tablets, tênis e até no cabelo. São 75 brilhos em formato de diamante* para serem aplicados onde a imaginação desejar. Quando os *diamantes (contas brilhantes com adesivo) do Clic Aplic acabarem, a brincadeira continua com o Refil Clic Aplic! Os brilhos podem ser aplicados em roupas, tênis, agendas, cartões etc.

TURMA DA MÔNICA VAMOS BRINCAR [Paki Toys]

Linha que oferece maletas com inúmeras temáticas que promovem habilidades motoras e sociais. Dentista, veterinário, estúdio de beleza, miniquitanda, ferramentas, blocos etc.

42 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

BITA E OS SENTIMENTOS – JOGO DAS EMOÇÕES

[Nig Brinquedos]

Criado a partir dos clipes de Bita e os Sentimentos, esse jogo propõe envolver as crianças com suas emoções, falar sobre elas e buscar respostas e estratégias de convivência para os pequenos. São trabalhadas emoções como a timidez, o ódio, a raiva e o medo. Pode ser jogado de três formas: tabuleiro, cartinhas e dados.


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 43


vitrine

BONECOS JOHNY E ZIGALOO [Novabrink]

Da série animada Loolookids, sucesso no YouTube e na Netflix, além de em em outras plataformas, os bonecos em vinil têm 28 cm de altura.

MOCHILA DO ALFABETO – WINFUN [YesToys]

A criança aprende o alfabeto por meio das letras, de palavras e jogos interativos com o auxílio de um cachorrinho, assistente virtual na mochila. Além das letras, vem com alças, caneta e lousa magnética, para levar a brincadeira para onde quiser.

44 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

LINHA PETS DA BARBIE [Pupee]

A linha de pets da Barbie agora com um novo design. A nova embalagem que acompanha a linha de Pets da Barbie foi pensada para acompanhar os passeios do seu pet favorito e brincadeiras, e foi inspirada na casa da série Barbie Dreamhouse Adventures. Inclui uma guia de passeio para a brincadeira ficar ainda mais divertida.


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 45


vitrine

BONECOS BLUEY E BINGO [Elka]

Os bonecos das cachorrinhas Bluey e Bingo da Elka chegam para divertir os pequenos e acompanhá-los em todos os lugares. Com 21 cm e 20 cm de altura, eles são do tamanho da diversão!

LAPTOP CUTE TECH HELLO KITTY [Candide]

O Laptop Candide é educativo, bilíngue (português e inglês) e vem com diferentes atividades, sendo elas: música, letras, palavras, ortografia, perguntas e respostas, soma, divisão, entre outras. São inúmeras atividades para a garotada aprender onde estiver.

46 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

SACOLA DE CONSTRUÇÃO DISMAT [Dismat]

Contendo 240 peças supercoloridas, esse lançamento da Dismat estimula a imaginação, a criatividade e a inteligência enquanto garante horas de muita diversão.


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 47


/especial

Spielwarenmesse 2024

D

estaques chamativos, variados e inovadores – são o que espera os visitantes de todo o mundo na 73ª Spielwarenmesse. Após a bem-sucedida retomada da feira em 2022, a Spielwarenmesse eG, empresa que a organiza, propõe uma nova sequência de dias de evento – agora de terça-feira, 30 de janeiro, até sábado, 3 de fevereiro de 2024 – no Centro de Eventos de Nuremberg. A ideia é oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer em primeira mão as mais importantes novidades e tendências do setor, bem como as dicas de insider, que podem ser vivenciadas de maneira completa na experiência ao vivo. Enquanto os chamados “specials”, produtos-destaque de todo tipo de tema e de público-alvo, trazem novos impulsos ao seu sortimento de produtos, os diferentes momentos do evento reforçam o espaço propício ao networking, cada vez mais importante na área. As plataformas digitais de informação, por sua vez, garantem que todos os visitantes consigam aproveitar ao máximo sua participação na feira. Esses os demais detalhes do evento foram apresentados por Scarlett Wisotzki, diretora de comunicações da Spielwarenmesse eG, durante evento em São Paulo. Para saber mais, clique aqui!

• • •

Encontre uma grande variedade de expositores e de produtos! Aproveite as valiosas oportunidades de networking em uma atmosfera única! Maximize sua experiência na feira com recursos digitais de apoio!

Scarlett Wisotzki (Spielwarenmesse eG) e Marici Ferreira (EP Grupo)

48 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 49


/especial

30 de janeiro a 3 de fevereiro 2.142 expositores de 69 países – 79% Internacional/21% Nacional 369 novos expositores 165 mil m² 58 mil visitantes de 128 países Top 5 países: Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda

O MERCADO MUNDIAL DE BRINQUEDOS Na ocasião também foi apresentado o Global Toy Market Overview. Confira alguns dados compartilhados por Frédérique Tutt, analista da Indústria Mundial de Brinquedos na Circana. • • • •

Crescimento médio de 3,5% desde 2017. Faturou $ 107 bilhões em 2022. Globalmente, o gasto anual por criança (0-9 anos) em brinquedos foi de $ 61 em 2022. O faturamento e as quantidades vendidas em 2023 estão caindo 7%, comparado ao ano de 2022. Motivo da queda, segundo pesquisa com países europeus (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido): com a alta de preços dos itens essenciais, os consumidores estão gastando menos em outros itens como brinquedos, cinema, viagens etc. O preço dos brinquedos aumentou 1% (inflação). É preciso lembrar que o mercado de brinquedos vinha crescendo muito nos últimos anos, por isso essa queda não é tão preocupante. Comparado a 2019, o faturamento cresceu 24%, mas as unidades vendidas caíram 2%. O preço subiu 26%. Apenas 3 países cresceram em 2022: México, Países Baixos e Itália. Já o Brasil teve uma queda de 7%.

50 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 51


/especial

Negativos: – Fatores econômicos – Falta de novidades (maioria dos lançamentos de filmes ficou para a segunda metade do ano). – Mudança de canal de venda: estão comprando mais em loja do que no e-commerce – mas os consumidores tendem a gastar mais on-line do que na loja. – Compras acima de 70 euros estão caindo. – Brinquedos outdoor, que estavam em alta desde a pandemia, caíram. – Varejo fazendo muitas promoções para tentar vender mais – o que diminui o ticket médio. – As meninas estão saindo mais cedo da fase de brincar do que antes. – Colecionáveis e brinquedos licenciados estão em queda. Positivo: – Pokémon e LEGO continuam com boa performance

GRUPOS DE BRINQUEDOS QUE TIVERAM MAIOR CRESCIMENTO: • • • • •

Trading cards Pelúcias Blocos de montar Miniveículos Jogos para adultos

TOP 5 PROPRIEDADES: 1. 2. 3. 4. 5.

(Barbie não entrou porque o filme ainda não tinha sido lançado)

TENDÊNCIAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2023 E 2024: • •

52 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

1 – Pokémon 2 – Squishmallows 3 – Star Wars 4 – Marvel 5 – Hot Wheels

A crise econômica continua Consumidores estão mudando seus valores e focando mais em produtos sustentáveis e simples – crescimento de brinquedos usados. Marketing: Tik Tok é a maior influência da Geração Z. Brinquedos micro (menores de 1 polegada) são tendência. A tendência kidult deve recuar em breve, mas o potencial ainda é grande com um gasto de 15 euros per capita em 2022 em cinco países da Europa. Brinquedos de menina estão em queda – meninas gostando mais de brinquedos neutros: pelúcias, blocos de montar, trading cards; cada ada vez mais afastadas de bonecas O “brincar” é desafiado. Entretenimento, modismos/ colecionáveis e fãs são o “sangue” da indústria no momento. “Temos que ter novidades e, principalmente, foco no valor do brincar para o mercado crescer."


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 53


#internacional CONFIRA O GUIA ANUAL DE PRESENTES DE NATAL DA

The Toy Insider

Q

uando chega perto da época das festas de fim de ano, pais e filhos começam a pensar em presentes e, consequentemente, brinquedos!

Enquanto as crianças passam a maior parte do tempo contando animadamente os dias até abrirem os presentes, os pais têm a difícil tarefa de encontrar os brinquedos que elas vão adorar. E é por isso e, em todos os anos, muitos recorrem às listas anuais de brinquedos do The Toy Insider para ajudá-los a tomarem uma decisão. A lista dos 20 melhores acabou de sair e você, lojista, pode conferir abaixo quais são os “Hot 20”. Assim, fica por dentro do que está rolando por lá. Afinal, o mercado norte-americano é sempre um termômetro para outros países. Para criar a lista todos os anos, Marissa Silva – editora-chefe

do The Toy Insider – diz que a equipe começa a testar os brinquedos em outubro do ano anterior – e testa milhares deles antes de chegar aos melhores. Então, como eles acertam suas escolhas? Ao analisar os brinquedos da lista, Silva diz que a equipe os analisa com base em cinco pontos diferentes – desenvolvimento de habilidades, valor lúdico (quanto tempo de brincadeira as crianças conseguem com um brinquedo quando comparado ao seu custo), originalidade, integridade do produto (“o brinquedo faz o que as crianças esperam que ele faça?”) e, finalmente, o fator diversão. Eles também garantem que a lista pareça equilibrada em termos de preços e interesses. “Queremos ter certeza de que há muitas opções para diferentes tipos de crianças”, diz Silva. “Espera-se que a maioria, senão todos, os brinquedos da nossa lista Hot 20 se esgotem”, diz Silva.

CONFIRA A LISTA HOT 20 HOTTEST HOLIDAY TOYS:

Sesame Street Elmo Slide Plush

54 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Ami Amis Party Pal Ultimate Festive Fun Flush Toy


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 55


#internacional

Super Mario Bros. Wonder

Bitzee Interactive Digital Pet

L.O.L. Surprise! Magic Flyers

Teenage Mutant Ninja Turtles Mutant Mayhem Pizzafire Delivery Van

Furby Interactive Toy

Cocomelon Peek-A-Boo JJ Plush

56 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Beast Lab Beast Creator


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 57


#internacional

LeapFrog Touch & Learn Wooden Activity Cube

Bluey Hammerbarn Shopping Playset

Hasbro Marvel Spidey Web Spinners Playset

58 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Fisher-Price Laugh & Learn DJ Table

Air Hogs Zero Gravity Sprint RC Car

Pokemon Trading Card Game: 151 Elite Trainer Box


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 59


#internacional

LEGO 100 Years of Disney Animated Icon

Barbie Dreamhouse Playset

Tamagotchi UNI Interactive Bracelet

VTech Switch and Go 3-in-1 Rescue Rex

MINT-iD DOG-E

Tonies Mickey and Friends Starter Set Crayola Wixels Unicorn Activity Kit

60 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 61


/comunicação por Luiz Correia

SMS:

ELE AINDA É UM CANAL ESTRATÉGICO?

Todos nós recebemos, diariamente, diversas mensagens por SMS em nossos celulares. Pode parecer algo defasado frente a tamanhos canais tecnológicos disponíveis atualmente, mas, até hoje, este sistema de mensageria curta é um meio extremamente estratégico para a comunicação das empresas com seus clientes, mostrando-se como um serviço muito importante de ser investido por sua versatilidade de uso e, acima de tudo, grande abrangência de impacto. Uma das maiores alegações erradas sobre o SMS, quando comparado aos outros sistemas, é o fato de que são poucas as pessoas que abrem e visualizam essas mensagens – em um argumento muito fácil de ser quebrado. Além de terem um alcance de 98% quando enviados, segundo dados divulgados pelo Text Message Marketing Report, 90% da população visualiza os comunicados em até três minutos após seu recebimento, o que demonstra sua ampla aceitação no mercado. Essa eficiência também se confirma quando avaliamos sua rapidez de funcionamento, uma vez que viabiliza o envio de mensagens de forma praticamente instantânea e, ainda, com um investimento muito menor do que o visto com

62 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

outros canais. Esse custo reduzido é um dos maiores atrativos do SMS, especialmente para empresas que desejam realizar campanhas massivas, tanto para públicos diferenciados quanto segmentados, com conteúdos específicos para cada um deles. Por mais que a disponibilidade de ferramentas altamente tecnológicas seja inevitavelmente atrativa e importante de ser investida pelas companhias, nem sempre esses recursos serão os mais assertivos para manter uma comunicação próxima e fiel com seus clientes. Todo negócio precisa estudar o perfil de seu consumidor, compreendendo onde ele está e de que forma prefere ser abordado, para que atenda essa preferência e o deixe satisfeito em sua jornada de interação. Afinal, dos 80% dos consumidores que afirmaram gostar de receber ofertas por texto, de acordo com outro estudo feito pelo Simple Texting, 53% preferem se relacionar com marcas que utilizam SMS. Esses dados evidenciam que, mais do que analisar qual público querem atingir, é imprescindível verificar em qual canal esse público quer se relacionar com sua empresa, assegurando essa demanda de forma segura e não invasiva.


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 63


/comunicação

Ao implementá-lo, uma boa campanha desse sistema de mensageria deve prezar pelo grande desafio de unir credibilidade ao envio de mensagens curtas, objetivas e claras. Grande parte das empresas que utilizam esse canal atualmente não se identifica ao se comunicar com seus clientes, o que prejudica a sensação de segurança de saberem com quem estão conversando. Por isso, toda mensagem deve conter o nome do negócio logo de início para potencializar os resultados a serem obtidos. O conteúdo trazido também precisa ser o mais transparente possível, destacando os pontos-chave na mensagem transmitida e deixando claro qual o objetivo daquele texto – seja relembrá-lo de um carrinho abandonado, ofertar promoções direcionadas a seu perfil, ou ajudá-lo a finalizar uma compra o direcionando para o pagamento. Aqui, as empresas podem apostar em links encurtados que direcionem o consumidor à sua plataforma ou outros canais de aquisição, como forma de auxiliá-los nessa jornada e tornar sua experiência mais fluida possível. Considerando essa ampla possibilidade de estratégias de integração com outras plataformas, todas as campanhas devem ser monitoradas para identificar se deram certo ou não, utilizando indicadores que tragam informações como o número de pessoas que abriram as mensagens, quantas clica-

ram nos links que continham, e se tiveram algum feedback da mensagem. Ter esses dados em tempo real é uma peça valiosa para aprimorar constantemente esse plano, analisando como as empresas podem aumentar cada vez mais o engajamento de seus consumidores para uma jornada de interação satisfatória. Por mais que o SMS seja um dos canais mais utilizados pelo mercado, é preciso muito planejamento ao incorporá-lo nas estratégicas corporativas. A única forma de garantir que ele atinja uma ampla abertura e impacto no público-alvo é através da elaboração e manutenção de uma boa base de dados dos clientes, acompanhando todos os retornos obtidos a cada envio e, acima de tudo, não insistindo em manter uma comunicação com aqueles que já demonstraram não ter interesse em continuar nesse canal. A excessividade sempre prejudicará a imagem de qualquer empresa, agravando a repercussão negativa perante o mercado e afastando potenciais clientes. Por isso, estude a fundo os feedbacks obtidos através deste monitoramento, prezando sempre por conteúdos diretos, amigáveis e com confiabilidade. Aquelas que souberem estruturar, trabalhar e incorporar essas informações a seu favor, certamente sairão na frente. Luiz Correia é head comercial da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

“É um um serviço muito importante de ser investido por sua versatilidade de uso e, acima de tudo, grande abrangência de impacto.”

64 / ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 65





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.