Entender a Mulher #2

Page 39

Não é a mamãe. É a titia

Célia Aparecida Scher, 46 anos, e Cristina Scher, 22 anos, de São Paulo (SP)

Célia nunca fez planos de construir uma família. Mas os filhos bateram a sua porta. “De um dia para o outro, me vi tendo de cuidar de uma menina de 6 anos e de um adolescente de 15, sendo que nem cozinhar direito eu sabia”, conta. Não faltaram coragem e amor para enfrentar o desafio. Homossexual assumida, Célia mudou-se para os Estados Unidos ainda jovem e por lá estava quando a mãe adoeceu. Voltou a São Paulo às pressas, a tempo de se despedir antes de ela falecer. Pouco tempo depois, a irmã de Célia também morreu, deixando um casal de filhos. Cristina, a caçula, já era órfã de pai. E Renato, o mais velho, era criado pela avó materna. “Eles me escolheram para cuidar deles. E eu os escolhi para cuidar de mim”, recorda. O lado maternal se desenvolveu mais rápido do que Célia poderia supor. “Notei que tinha preocupações naturais de mãe. Queria saber se a roupas estavam em ordem, se a comi-

da era saudável...”, comenta. Ela chegou a ficar sem emprego, mas segurou a onda e não perdeu o ânimo. Comprou livros de receitas e foi estudar, como boa mineira, o preparo de queijo para vendê-lo na vizinhança. Para completar a renda, oferecia aos fregueses doces caseiros feitos pelas tias que moram nas Minas Gerais. “Elas me ajudaram muito com todas as dúvidas sobre cuidados médicos e alimentação adequada.” Quando viu o sobrinho envolvido com más companhias, Célia pensou que havia fracassado como mãe. “Conversei muito com ele. Foi uma fase de aprendizado para os dois”, conta. Renato mora hoje nos Estados Unidos. Cristina montou um restaurante em um bairro nobre de São Paulo. E escolheu Célia como chef do estabelecimento. Sim, a mulher que deixava o arroz queimar agora é cozinheira. E das boas. “Os clientes não cansam de elogiá-la. E eu faço o mesmo. A minha figura de mãe é minha tia”, garante Cristina.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.