A evolução dos modelos educativos e a formação de engenheiros-cidadãos para o mundo

Page 31

A construção de estradas era tão perfeita que se tornavam imunes às chuvas e inundações. A sua largura devia permitir a passagem de carros puxados por juntas de bois. Muitas estradas romanas continuam utilizáveis, ao fim de mais de dois mil anos. Os engenheiros romanos inovaram na construção de aquedutos e pontes suportadas por arcos de pedra extremamente resistentes com uma pedra de fecho de desenho inovador e o recurso ao cimento hidráulico. A engenharia de pontes era fundamental para o funcionamento da economia e para a conquista e o controlo militar e político do vasto império. As tribos germânicas de além Reno consideravam-se protegidas dos romanos pela intransponível barreira do rio Reno. Mas as legiões romanas construíram, em 55 a.C., uma primeira ponte de madeira de mais de cem metros (a Ponte Júlio Cesar) em apenas dez dias para provarem que eram capazes de ultrapassar essa barreira [Roman a2013]. Para os invasores bárbaros, que em 476 conquistaram Roma e acabaram com o Império Romano do Ocidente, a educação servia para integrar os jovens no clã e não para desenvolver a sua personalidade e capacidade de pensamento autónoma.

2.7. Educação religiosa e clássica na Europa medieval e no Mundo Árabe Desde 380 d.C., o cristianismo tinha-se tornado a religião oficial do império. Não só para a sua própria sobrevivência mas também para cristianizar os invasores, a Igreja tentou salvar e promover a educação cristã e clássica. Assim, durante a Idade Média europeia, os mosteiros de algumas ordens religiosas, e muitas catedrais criaram escolas não só para a formação de sacerdotes e monges mas também, em muitos casos, para educação de leigos. A formação moral e religiosa ocupava aí um lugar central. A cópia e recópia dos textos antigos nos mosteiros

2. MODELOS EDUCATIVOS CLÁSSICOS

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.