Jornal Escolar n.º 25

Page 1

O primeiro período já passou. Já lá vão 3 meses de aulas. Depois de muito trabalho, esforço e dedicação, o “Campo de Sol” está novamente disponível. Adivinha-se um ano difícil onde a colaboração e ajuda serão fundamentais para alcançarmos os objetivos desejados.

Mensagem à Comunidade Educativa do Professor Élvio Sousa, Diretor da Escola Como podemos, realmente, educar? A escola pública é um local onde as crianças e jovens passam grande parte do seu tempo. A realidade da nossa intrincada sociedade tem mostrado que o processo da educação das crianças é bastante complexo. Acontece frequentemente que os pais não estão preparados para lidar com os seus filhos ao chegar a casa, por falta de tempo, por paciência esgotada, pelo trabalho acumulado na cabeça, enfim por muitas razões. A disciplina começa em casa, na primeira infância, no lar. O que acontece é que existem crianças que não têm as suas competências de autocontrolo, de autorregulação, de socialização e afetos desenvolvidas. Só se consegue isso com e através da disciplina. Todos têm de adotar pequenas estratégias que permitam estimular essas competências. Simples gestos do dia-a-dia, como por exemplo, desligar a TV à hora da refeição, esperar a sua vez de falar, preparar a roupa para vestir no dia seguinte, etc. estes pequenos gestos estimulam a responsabilidade na criança. As relações pessoais estão a ser modeladas por exemplos pouco abonatórios. A TV, dá-nos imensos exemplos, aliado ao fato de que a indisciplina estar associada, por um lado ao insucesso escolar, ao desinteresse pela escola e à falta de expectativas de futuro e ainda à constate desvalorização do papel do professor. O problema está ainda nos alunos com falta de regras básicas de educação que se refletem na aprendizagem. O que se passa em casa influencia muito os comportamentos e atitudes na escola. Existem pais e encarregados de educação que não aceitam o que lhes é dito quando são chamados à escola, não aceitam que os seus filhos tenham dificuldades de aprendizagem. Existem alunos que têm comportamentos inapropriados, birras, caprichos, “malcriações” pois sabem que são protegidos acerrimamente pelos seus pais. Posteriormente entendem isso com o tempo. Quando crescem e se formam como pessoas mais corretas e justas, aí toda a gente gosta mais, aí vão ser, certamente, mais felizes. A escola fica sozinha, quando os pais não estão dispostos a manter um castigo e têm medo de ser mais rígidos com os seus filhos ou puramente porque não sabem fazer melhor e não estão dispostos a colaborar e não aceitam o que é apresentado pela escola, em termos de disciplina. Quando as crianças não respeitam os professores, funcionários e outros colegas existem, na escola, consequências e mecanismos de regulação de comportamentos. É fundamental restabelecer a autoridade do professor e sensibilizar os pais para estas matérias, pois é necessário ordem e disciplina na escola e no nosso local de trabalho, porque o mau comportamento de um aluno não pode interferir com o processo de aprendizagem dos restantes alunos, pois estes também têm o direito à educação. Adaptado. Élvio Sousa, diretor da EB1/PE Campo de Baixo – Porto Santo


Eco escolas Hastear da bandeira na escola. A nossa escola conquistou o certificado Eco escolas pelo 2º ano consecutivo e hasteou a bandeira verde que certifica e demonstra a sua participação neste projeto educativo e ambiental. A cerimónia de hastear da Bandeira Eco escolas 2011/2012, atribuída pela ABAE à nossa escola, realizou-se no dia 21 de Outubro de 2011. Num ato protocolar ficou demonstrado a importância do trabalho conjunto de toda a comunidade escolar. Pudemos contar com a presença da Sra. Delegada Escolar e o do Sr. Presidente da Câmara Municipal e da Vereadora do Ambiente. Também tivemos direito a um fotógrafo/Jornalista que documentou o evento. Foi um momento alto na vida da comunidade escolar, que contou com a participação dos alunos, professores e funcionários, animado com a atuação dos “flautistas” do 3º e 4º ano que entoaram o “Hino ao Ambiente”. A conquista desta 2ª Bandeira incentiva-nos a trabalhar mais e melhor para continuarmos a ser uma Eco escola.

Certificado Eco escolas

Cantinho Eco dicas

Este certificado simboliza o reconhecimento do empenho da comunidade educativa em prole duma melhor e mais ampla educação para o ambiente e para a sustentabilidade.

Neste espaço é possível encontrar algumas dicas alusivas aos diferentes temas que vamos abordar ao longo do ano, de forma a ajudar toda a comunidade educativa a poupar e assim ajudar o ambiente.


Poupe energia, quanto mais gasta mais paga… As crianças da Sala Verde elaboraram lâmpadas com mensagens alusivas à poupança de energia para serem colocadas nos interruptores dos diferentes espaços da escola, de forma a lembrar que é preciso poupar energia.

Hallowen - Arranque da Campanha para a sensibilização do “ANO DO MORCEGO” No dia 31 de Outubro demos inicio à campanha d`“O Ano do Morcego”. Realizou-se a comemoração do Halloween em articulação com o Ano do Morcego, no âmbito do Projeto Eco escolas. Foram várias as atividades realizadas que passaram desde o tratamento do tema do Halloween nas suas origens, tradições, símbolos e músicas, passando pelas espécies de morcegos e seus benefícios para o equilíbrio dos ecossistemas. A turma do 4º ano fez a sua apresentação da informação que se encontra afixada juntamente com o fantástico painel elaborado por todos, mesmo todos, os alunos da nossa escola.


Participação na semana Bio/ Horta Pedagógica

18 a 27 Novembro

No decorrer do mês de novembro, a nossa escola com o apoio da Florestal, docentes e pais, desenvolveu a criação de uma horta vertical ecológica no interior do recinto escolar. Esta atividade foi dirigida a todos os alunos desde o pré-escolar ao 1º ciclo. Cada aluno foi convidado a semear plantas aromáticas numa garrafa de água plástica. A atividade visou sensibilizar os alunos para a construção de novos valores, novos conhecimentos, atitudes e habilidades indispensáveis para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma sociedade auto sustentável. No final, como demonstram as imagens, resultou uma horta muito bonita que está localizada na entrada da escola e desde logo serve como apresentação para os pais e restante comunidade educativa. Esta iniciativa foi muito proveitosa para todos os alunos, não só pelo envolvimento muito grande como pela possibilidade de uma aprendizagem prazerosa. Foram trabalhados valores como cooperação, responsabilidade, liberdade e respeito. Ao longo do ano ficam os alunos responsáveis pela manutenção da sua planta na horta, sob a orientação dos docentes.


Eco Patrulha Esta atividade visa estimular o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis através da participação ativa das crianças. Pretende ser uma mais-valia para a Escola e para a Comunidade em que a mesma se insere, pretende reforçar a importância das crianças desenvolverem um trabalho contínuo da conservação da Natureza: a recolha e separação de resíduos; monitorização dos consumos de água e luz e a manutenção dos espaços exteriores. Cada e todas as crianças da escola fazem parte da Patrulha Ecológica, atividade criada na escola para consciencializar estas mesmas crianças a colocarem o lixo no lugar certo. Todos os dias uma dupla de alunos sai pela escola para monitorizar e sensibilizar os colegas.

Eco Recolha Integrado no plano de atividades, iniciou-se no passado mês de Outubro, a “Eco recolha”. Colocado num espaço próprio, toda a reutilização. Este cantinho desde logo produziu resultados, era só ver as caixinhas a encher.


Árvore de Natal Ecológica O desafio consistia em elaborar uma árvore de Natal, segundo critérios ecológicos, através da reutilização e reciclagem de diversos materiais, apelando à capacidade criativa e à consciência ambiental na quadra natalícia. Ao desenvolver este projeto a escola assume um papel ativo na comunidade local, procurando essencialmente despertar para uma consciência ambiental, sobretudo numa época cada vez associada ao consumismo e ao desperdício. As árvores estão expostas no centro da cidade, procurando sensibilizar a população em geral sobre a necessidade da preservação do nosso planeta em geral e do meio ambiente em particular. É de salientar que a nossa árvore foi decorada por alguns encarregados de educação, aos quais agradecemos a disponibilidade e o empenho demonstrados. Um bem-haja!

Postal de Boas Festas O postal envia os tradicionais votos de prosperidade junto a uma mensagem ecológica. O mesmo foi enviado por correio eletrónico a desejar coisas mais concretas, para que 2012 seja um ano realmente melhor para todos. Élvio Sousa, diretor de escola


Concurso Geração Depositrão A nossa escola participou no concurso Geração Depositrão com o trabalho correspondente à Atividade Criativa 1: "Ser Geração Depositrão é...". Aqui está o trabalho que foi selecionado. Temos a acrescentar que a nossa escolha foi difícil devido à qualidade dos vários trabalhos apresentados pelos alunos do 2.º ano, e sobretudo à sensibilidade com que estas mesmas crianças tentaram transmitir a sua mensagem.

Síntese descritiva

 Realização de jogo, utilizando embalagens de plástico, papel, latão, vidro e imagens alusivas a eletrodomésticos de pequeno porte.  Separação dos diversos objetos/imagens pelos diferentes recipientes: papelão, vidrão e embalão. jogo que os eletrodomésticos não se enquadram em nenhum destes recipientes, ou seja deverão ser colocados num depósito próprio - o depositrão. REEE e RP&A para reciclagem. r Geração Depositrão é...”; -o ao tema/ frase realizada.

Professora responsável: Paula Rodrigues Turma do 2.º ano de escolaridade da EB1/PE do Campo de Baixo Porto Santo


Atividades sala da Pré Azul

Pintura da nossa mão no campo de futebol

A nossa mãozinha Todos fomos marcar Para a nossa escola Mais poder brilhar! Educadora de Infância Nisa Fonseca

Realização de Máscaras (Morcegos) Para comemorar o Halloween e o Ano do Morcego, fizemos uma máscara! Estampámos as nossas mãozinhas, de preto e com elas fizemos as asas. Com o pacote de leite fizemos o corpo! Uhhh! Que assustadores que ficámos! Brincámos muito e divertimo-nos! Esperamos que apreciem o resultado! A Educadora de Infância, Nisa Fonseca


Realização do Saquinho do Pão por Deus Para comemorar a festa do Pão por Deus, fizemos um saquinho com material de desperdício (caixas de cereais), juntamente com os amiguinhos da Sala Verde, para guardar os frutos e doces tão tradicionais desta época. Depois de um jogo de adivinhas, pudemos conhecer algumas frutas, que estampámos no nosso saquinho. Gostámos muito de realizar esta atividade, e levámos os nossos saquinhos para casa, muito contentes e orgulhosos, cheios de coisinhas boas para partilhar com a nossa família. A Educadora de Infância, Nisa Fonseca

Atividades sala da Pré Verde Participação nas Atividades alusivas ao “Dia Europeu sem Carros” No dia 22 de Setembro de 2011 a nossa escola participou nas atividades dinamizadas alusivas a esta temática no centro da cidade. As crianças da Sala Verde gostaram muito! Houve pinturas faciais, insufláveis e karts infantis. Também houve lançamento de papagaios de papel. Foi muito divertido e comportaram-se muito bem! O Sr. Diretor deu o exemplo e chegou de bicicleta.

A Educadora de Infância, Célia Sousa


Saída para apanhar folhas Pelo Outono, as crianças da Sala Verde foram passear à Quinta do Ribeiro Salgado para apanhar folhas. Encontraram muitas! Quando regressaram à escola, fizeram um lindo mobile outonal para enfeitar a sala e o corredor da escola.

A Educadora de Infância, Célia Sousa



Realização do Calendário do Advento Com o Natal a se aproximar as crianças começam a ficar ansiosas com a chegada do Pai Natal, na noite mágica. Assim sendo, as crianças da Sala Verde construíram um calendário do Advento, com materiais reutilizáveis (rolos de papel higiénico e caixas de cereais), para poderem contar os dias que faltam para o Natal. Todos os dias havia uma surpresa para desvendar! E cada vez faltam menos dias…. A Educadora de Infância, Célia Sousa


.

Visita ao Lar de Idosos Pela celebração do Pão por Deus, as crianças da Sala Verde e da Sala Azul foram visitar os mais velhinhos ao Lar de Idosos. Entoaram algumas canções alusivas à época e ofereceram uma “lembrancinha” num saquinho muito especial feito pelos mais pequenos. Lá dentro tinha nozes, castanhas, broas e rebuçados para todos se poderem deliciar. A Educadora de Infância, Célia Sousa


Atividades da turma do 3.º ano

No dia 02 de novembro os alunos do 3.º ano visitaram a Casa Museu Colombo.

Observaram quadros de pinturas antigas, vários retratos de Cristóvão Colombo, matamorras (covas onde guardavam os cereais), um astrolábio, miniaturas de Carregueiros e uma Caravela de Bartolomeu Dias e uma de São Miguel, mapas das rotas das viagens de Cristóvão Colombo, arcas de madeira, moedas antigas e um canhão retirado de um barco holandês afundado no mar de Porto Santo, etc.

Aprenderam muito sobre a história da ilha e sobre o Colombo.


No dia 23 de novembro os alunos do 3.º ano visitaram a Casa Museu Cardina Deslocamo-nos de autocarro até ao museu. Neste observamos diferentes tipos de artefactos que retratam o dia-a-dia da população de Porto Santo desde o tempo do povoamento (1420). Os afazeres domésticos, a agricultura (tipos de moinhos), a lavoura, a pesca, os fontanários, os ofícios… A maioria das peças foi concebida pelo senhor José Cardina, que é também o proprietário do Museu. Não pagamos entrada, mas oferecemos uma pequena ajuda monetária para a conservação do Museu.

Visita No ao Museu Cardina fim, fizemos uma entrevista ao senhor Cardina. No dia 23 de novembro os alunos do 3.º ano visitaram a Casa Museu Cardina. Gostamos muito atédaao museu. atividadeNeste e observamos diferentes tipos de artefatos que retratam o dia-a-dia da Deslocamo-nos de autocarro aprendemos maisSanto sobre asdesde pessoaso mais velhas. população de Porto tempo do povoamento (1420). Os afazeres domésticos, a agricultura (tipos de moinhos), a lavoura, a pesca, os fontanários, os ofícios… A maioria das peças foi concebida pelo senhor José Cardina, que é também o proprietário do Museu. Não pagamos entrada, mas oferecemos uma pequena ajuda monetária para a conservação do Museu. No fim, fizemos uma entrevista ao senhor Cardina. Gostamos muito da atividade e aprendemos mais sobre as pessoas mais velhas.


Dia Nacional da Água Para comemorar o Dia Nacional da Água a turma do 3.º ano foi até à Praia do Ribeiro Salgado observar o estado de conservação da praia e a qualidade da água do mar. Tivemos oportunidade de mergulhar no mar e fazer algumas brincadeiras na areia.


Desejos para o novo ano

Neste novo ano comprometo-me: Portar-me bem Ter muitos amigos

Não bater nem entrar em lutas.

Brincar muito

Portar-me bem nas aulas.

Estar sempre feliz

Ser amigo(a) de todos.

Gostar da escola

Ser bom aluno.

Passar de ano Que o tempo passe rápido

Não bater nos colegas, nos recreios.

Aprender muito

Obedecer sempre.

Trabalhar muito

Estudar mais.

Que os meninos não lutem

Respeitar todos. Estar sempre atento. Passar de ano. Cumprir todas as regras. Não chorar nem fazer birras. Trabalhar muito. Estar feliz.


Atividades da turma do 4.º ano, prof. Licínia Entrevista ao Sr. Diretor da Escola Na área de estudo do meio estudámos o passado do meio local e decidimos investigar e saber um pouco mais sobre a nossa escola. Então decidimos efetuar uma entrevista ao senhor diretor da nossa escola, professor Élvio Sousa. Preparámos as perguntas que queríamos fazer, gravámos no gravador e eis o resultado!

1 – Em que ano foi construída esta escola? Esta escola foi construída em 1972, muito antes de termos nascido, contudo foi recuperada e ampliada em 2008. 2 – Antes de existir esta escola, onde funcionava a primeira escola do Campo de Baixo? Antigamente a escola funcionava perto do fontanário do Espírito Santo, na casa do Sr. José Martinho. 3 – Já aconteceu algum acidente nesta escola? Já aconteceram alguns acidentes. Trabalhamos par evitar acidentes. Quando andei nesta escola tinha a vossa idade, desde o ano 1980 a 1984. E eu lembro-me perfeitamente que um colega meu caiu das escadas, do 2.º andar, de cabeça e partiu o nariz. Também houve outra situação que eu já não estava na escola mas na altura da vossa professora Licínia. Foi uma situação bastante trágica e não queremos que volte a acontecer. Durante algum tempo a nossa escola foi marcada por este acidente e é por isso que todos os dias os professores e assistentes dizem para vocês terem cuidado com as brincadeiras. 4 – Antigamente esta escola tinha o mesmo nome? Esta escola sempre se denominou Escola Básica do Campo de Baixo mas agora chama-se Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar do Campo de Baixo, uma vez que em 1999 a escola passou a tempo inteiro. Até 1999 a escola só funcionava com as curriculares. 5 – Quantas pessoas trabalham nesta escola? Trabalham nesta escola 21 professores (contando com aqueles que repartem trabalho noutras escolas, tais como, a professora Paula Góis, a professora Nazaré…), as educadoras, as professoras do ensino especial, uma psicóloga, 4 assistentes da PréEscolar, 3 assistentes operacionais, 1 administrativo e 2 pessoas do programa de desemprego, ou seja, temos 21 profissionais de educação e 10 funcionários. 6 – Quantos alunos frequentam esta escola? Nesta escola temos 51 alunos da Pré-Escolar, 67 alunos do 1.º Ciclo e 21 alunos do Ensino Recorrente perfazendo os 139 alunos. Nós conseguimos ultrapassar a barreira dos 100 alunos desde o ano passado, uma vez que abrimos mais uma sala da pré. 7 – Quantos anos é diretor desta escola? Sou o responsável desta escola desde setembro de 2009. 8 – Há quantos anos trabalha nesta escola? Não estou assim há muitos anos nesta escola. Vim para esta escola em 2006 e assumi uma turma do ensino recorrente. Também fui professor das TIC e Clube Sabichão. 9 – Quando era pequeno frequentou esta escola? Como já disse anteriormente, frequentei esta escola desde 1980 a 1984 e a minha professora foi uma grande inspiração para mim que foi a professora Clara. Vocês devem conhecê-la porque reformou-se há pouco tempo. Também foi professora da vossa professora Licínia, nos anos seguintes.


10 – Gosta de ser diretor da escola? Eu gosto da minha profissão e o desafio de ser diretor é bastante aliciante. Só não gosto quando os adultos e as crianças não cumprem as orientações para o bom funcionamento desta escola. Ser diretor de uma escola é muito interessante porque lidamos e fazemos contatos com muitas pessoas. É o trabalho que vocês não vêem, para que nada falte. 11 – Quais são as funções do diretor? As grandes funções do diretor são representar a escola; coordenar atividades; fazer a avaliação do pessoal não docente; fazer gestão do pessoal; delegar tarefas; fazer reuniões com os professores. Também posso delegar funções à minha substituta legal que é a professora Margarida e há mais funções. 12 – Qual é o horário de funcionamento da escola? Os primeiros funcionários chegam à escola às 8h da manhã. A escola fecha às 19h mas não encerra completamente porque o professor Raimundo dá aulas ao ensino recorrente até às 23h30. Ou seja, abre às 8h e fecha às 23h30. 13 – Qual foi o ano que a escola foi remodelada? Vocês ainda se lembram que a nossa escola era pequena, antiga e tinha alguns problemas e em 2008 o Governo Regional decidiu que devia remodelar e ampliar a escola. Nessa altura fomos para o Pavilhão Multiusos e inaugurámos a nova escola a 5 de outubro de 2009. 14 – Quem foram os responsáveis pelo projeto de remodelação da escola? Quem fez o projeto da escola é uma secretaria do governo que já foi extinta, isto é, a Secretaria Regional dos Equipamentos Sociais. O grande responsável por esta obra foi o Governo Regional da Madeira. Na altura, a obra custou 1,2 milhões de euros. Dia Mundial do Não Fumador – 17 de Novembro O tabaco polui o ambiente e faz mal a toda a gente. O cigarro pode matar o pulmão preto põe ficar! Ana Luísa Se tu fumares Com os pulmões pretos ficarás. Se deles não cuidares pouco tempo sobreviverás! Luís Manuel

O tabaco deves afastar para a tua vida salvar. Para teres pulmões saudáveis o cigarro não deves fumar! Joaquim

Se fumares tabaco, devias saber o que fazer. Se veres um amigo a fumar Diz para imediatamente parar! João Bernardo

O tabaco pode matar pois dele deves te afastar. O fumo te vai prejudicar por isso começa a parar! Lara

Quem tem hábito de fumar tem de pensar que está na altura de parar. Isso só mata gente e prejudica o ambiente! Lucas

O fumo faz mal aos nossos pulmões. Pulmões pretos? Nem pensar! Para termos pulmões saudáveis ar puro vamos respirar! Liliana

Se o tabaco você quer deixar afastar-se dele tem de ser. Se quer estar saudável do fumo os pulmões têm de se proteger! Alexandra


Os nossos trabalhos Poesia “ABC da Escola”

Dia Mundial da Alimentação

Neste novo ano eu…


A nossa impress達o digital

Espantalho do outono

Quadras alusivas ao P達o por Deus


Construção do esqueleto articulado (estudo dos ossos)

Ano Internacional do Morcego

Atividades da Educação Ambiental Dia Europeu Sem Carros As turmas do terceiro e do quarto anos da nossa escola participam no decurso deste ano letivo no Programa de Educação Ambiental das Escolas do 1.º Ciclo do Porto Santo, projetado pela Câmara Municipal do Porto Santo e pela Empresa Municipal Porto Santo Verde. Estas entidades organizaram várias visitas de estudo ao longo deste período. Os alunos do nosso estabelecimento foram sempre acompanhados pela professora Margarida Vasconcelos que é responsável pela dinamização do O.T.L. “Educação Ambiental”. A primeira saída ocorreu no dia 22 de setembro foi a participação no “Dia Europeu Sem Carros”. As turmas do Ensino Préescolar da nossa escola também participaram. Este ano, as atividades foram mais diversificadas. Os alunos adoraram andar a cavalo, nos karts e nos insufláveis… Que alegria e diversão! Alguns alunos até se queixaram que o tempo destinado a estas brincadeiras foi insuficiente!... As crianças ficaram sensibilizadas para os efeitos negativos da crescente circulação de automóveis, além de se terem divertido imenso!


Limpeza da praia Nos dias 24 e 28 de outubro, as turmas do terceiro e do quarto anos, respetivamente, foram à praia do Ribeiro Salgado participar numa ação de limpeza. O lixo encontrado foi vastíssimo, mas com a nossa ajuda, a nossa praia ainda ficou mais limpa e bonita!

Visita de Estudo à ETAR No mês de novembro, mais precisamente, no dia sete, a turma do 4.º ano realizou uma visita à ETAR da Ponta e ficou a conhecer como é feito o tratamento das águas residuais na nossa ilha, através de um método natural. O momento mais interessante da visita foi a observação de uma bactéria, através do microscópio


Recolha de seixos Esta turma também participou numa palestra intitulada “Salve uma ave marinha” que se realizou na escola no dia 16 do mesmo mês. Os alunos estiveram bastante interessados e agora estão mais preparados para acudir e salvar alguma ave marinha que esteja a sofrer… Os finalistas da EB1 com Pré-Escolar de Campo de Baixo voltaram à praia no dia 21 de novembro para recolherem seixos. Os alunos gostaram muito desta atividade e aprenderam a etiquetar amostras recolhidas que serão trabalhadas posteriormente. A par destas atividades, foram realizadas outras sobre várias temáticas, principalmente acerca dos temas escolhidos para este período no projeto Eco escolas.


. Visita de Estudo ao Canil-Gatil do Porto Santo No âmbito do Programa de Educação Ambiental das Escolas do 1.º Ciclo do Porto Santo, a Câmara Municipal do Porto Santo e a Empresa Municipal Porto Santo Verde organizaram visitas de estudo ao Canil - Gatil do Porto Santo. Esta iniciativa decorreu no dia 14 de dezembro para as turmas do terceiro e do quarto anos de escolaridade da nossa escola. Além de conhecer as instalações e os animais que lá vivem, as visitas orientadas pela Veterinária – Dr.ª Ana Isabel Gonçalves, tiveram como objetivos principais despertar e promover a adoção responsável de animais jovens e saudáveis, pois são excelentes companhias para os seus novos donos, proporcionando desta forma uma melhor qualidade de vida e bemestar a estes animais. Os alunos vibraram com esta atividade como se pode verificar nas fotos… O difícil foi sair das instalações, porque muitos alunos queriam lá ficar a mimar os dois jovens cachorros! Na opinião de muitos alunos, esta foi a melhor visita que já efetuaram! Apreciem os momentos de ternura e cumplicidade entre as crianças e os cachorros!


Ensino Recorrente VISITA DE ESTUDO AO MINI ZOO BOTÂNICO DA QUINTA DAS PALMEIRAS – PORTO SANTO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2011 Foi com o objetivo de conhecermos melhor a biodiversidade existente no Mini Zoo Botânico da Quinta das Palmeiras que fizemos uma visita de estudo a esse espaço maravilhoso, no dia 25 de outubro de 2011. Previamente à nossa deslocação, de uma forma virtual, já tínhamos visitado este espaço paradisíaco através do Facebook. Esta visita de estudo integrou-se também nas nossas atividades do Projeto Eco escolas, no qual gostamos de participar com muito entusiasmo. Primeiramente, o nosso professor fez-nos uma visita guiada pelo referido espaço, onde observámos uma grande variedade de plantas e animais. Muitos pássaros estão em liberdade e nidificam na vegetação existente, o que torna este local num oásis da fauna e flora do Porto Santo. Posteriormente, visitámos o espelho de água e o jardim das palmeiras de leque. Soube tão bem sentir o ar puro e a frescura da brisa campestre numa tarde tão quente. Seguidamente, falamos com os proprietários deste espaço, a Sra. Professora Rosa Afonso e o seu marido, Sr. Carlos Manuel Afonso, que nos explicaram o trabalho tão bonito e interessante que desenvolvem na manutenção e preservação deste espaço ecológico que já é conhecido a nível internacional. Um bem-haja por tudo. No final, tomamos um café e convivemos com todos. A visita de estudo foi maravilhosa e inesquecível! É um espaço que aconselhamos a todos e que pretendemos visitar novamente.

Poema Palavra Puxa Palavra O Natal é a festa da família. Família que se reúne em harmonia. Harmonia que nos dá muita paz e serenidade. Serenidade que existe no presépio de Belém. Belém onde nasceu um Menino. Menino que veio a chamar-se Jesus. Jesus que habita nos corações de todas as pessoas. Pessoas que querem viver o Natal em família.

Alunos do 1.º CEB Recorrente e Prof. Raimundo Vasconcelos


Celebração do Pão Por Deus

No dia 31 de outubro, a escola cumpriu a tradição de celebrar o dia do Pão Por Deus. Os alunos trocaram assim os mais diversos alimentos, num ambiente de partilha e confraternização. Os alunos, com a ajuda dos professores, construíram os seus próprios sacos para recolher os alimentos com material reutilizável.


Festa de Natal

O Natal é sempre motivo de paz e alegria. A Escola do Campo de Baixo teve a visita do Pai Natal que trouxe muitas prendas para todas as crianças. A chegada do Pai Natal foi recheada de euforia e alegria por todos os que estavam presentes. Na parte da tarde realizou-se a habitual festa de Natal no Centro de Congressos. As atividades foram um sucesso, os alunos, uns verdadeiros artistas, e no final houve um lanche convívio onde toda a comunidade escolar colaborou. A todos, muito obrigado!

Até breve!


Fotos de grupo do ano letivo 2011/2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.