2 minute read

Plano de Território Bonja Viva

A Lojas Renner S.A. e o Instituto Lojas Renner têm uma relação histórica com o bairro Bom Jesus em Porto Alegre. A presença neste território se dá pela sede corporativa da empresa e é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento comunitário através da viabilização de um portfólio de projetos incentivados e apoio a diversas iniciativas e organizações locais.

Desde o final de 2018, a parceria com o Instituto Elos tem contribuído para a mobilização e o empoderamento dos moradores da comunidade frente aos desafios de desenvolvimento comunitário. Em 2022, iniciamos um novo projeto de Plano de Território da comunidade Bonja Viva, a partir da metodologia Elos.

Esse Plano de Território é um plano de bairro, sendo um instrumento de planejamento urbano em escala local que possibilita a participação da comunidade no planejamento do seu território. Em 2022, foram realizadas diversas ações para mobilização comunitária, mapeamento e diálogos estratégicos intersetoriais, formação do comitê, pesquisa técnica e participativa no território.

Mãos Dadas

O Projeto de Mãos Dadas é realizado nos residenciais Jardim das Estâncias e Residencial Emílio Bosco em Sumaré (SP). A iniciativa é realizada pelo Instituto Elos, organização credenciada pela CAIXA para realizar trabalho social em empreendimentos do Governo Federal com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), em parceria com a Prefeitura de Sumaré-SP.

Entre 2021 e 2022, o Instituto Elos elaborou e implantou o projeto De Mãos Dadas, que incluiu atividades como: Reunião de abertura com lideranças, Concurso de ideias comunitárias (protótipos), Encontros de Inspiração (online), Visão de Futuro do bairro - construindo uma visão de futuro do bairro, Lançamento de Edital de iniciativas comunitárias com mentoria, Feira de Projetos, Vivência Oasis I, Visitas Inspiradoras, Festival de Comunidades Empreendedoras I, Mentorias de iniciativas comunitárias, Ciclo de Ações e formações específicas, Vivência Oasis II, Festival Comunidades Empreendedoras II (encerramento).

Dentre os resultados alcançados, foram realizadas mais de 500 horas de incubação com 10 iniciativas de base comunitária que reuniram mais de 50 agentes comunitários; e 10 lideranças comunitárias participaram do curso de Agentes Sociais promovido pelo Instituto Elos.

Em Atibaia, interior de São Paulo, um outro projeto de Fundo de Arrendamento Residencial foi realizado, em parceria entre o Instituto Elos e a Caixa. O Elos foi a organização credenciada para realizar trabalhos sociais em empreendimentos do Governo Federal como o Programa Minha Casa Minha Vida, e envolve ações de desenvolvimento social e comunitário.

Em 2022, o Instituto Elos realizou a atualização do diagnóstico socioterritorial nos condomínios, que incluiu a aplicação de uma pesquisa diante uma população de 780 famílias, a qual superou a meta estabelecida, com 220 questionários válidos, atingindo grau de confiança superior a 90% e margem de erro inferior a 4,75%.

Além da pesquisa, foram realizadas reuniões comunitárias para construção de um diagnóstico participativo utilizando a metodologia IDM (Innovation Decision Mapping, em inglês), as quais reuniram mais de 120 moradores no total - incluindo síndicos, líderes de torres, lideranças afetivas e demais moradores de gêneros e faixas etárias diversas.

A atualização do diagnóstico embasou a elaboração da estratégia para o plano de ação que vem sendo realizado pelo Instituto Elos desde janeiro de 2023. São 03 eixos de atividades realizadas semanalmente em cada um dos condomínios, voltados para os públicos prioritários identificados no diagnóstico: jovens mulheres e mães solteiras, e crianças e adolescentes.