4 minute read

Índice

1 2 3 4 5 6 7

Carta de abertura

Pelo mundo que sonhamos, somos elos.

Nosso propósito

Nossos valores

Nossa Filosofia

Nossas frentes de atuação

Impacto como transformamos o mundo.

Resultados

Transparência

Balanço Financeiro

Doações

Elos em ação

Somos Educação

Somos Solução

Somos Movimento

Visibilidade e Mídia

Quem faz tudo isso acontecer

De dentro para fora, somos elos.

Diretoria

Equipe

Conselho Consultivo

Conselho Fiscal

Agradecimentos e próximos passos - rumo aos 25 anos do Elos!

O Elos começou a ser gestado em nossos anos de vida universitária no início dos 90, quando ao mesmo tempo em que colecionávamos críticas ao modelo de educação e nos preocupávamos com as grandes crises e feridas urbanas, sociais, culturais e ambientais, também sentíamos o poder - um pouco ingênuo - de sermos jovens. Realmente acreditávamos que iríamos mudar o mundo! Adicionado a isso, nos encantamos com a potência que é gerada no encontro de pessoas diversas em torno de sonhos compartilhados. Vimos isso no movimento estudantil no Brasil e na América Latina, mas também em nossas incursões para interagir com pessoas e com diferentes realidades das cidades, nas suas periferias e também em comunidades tradicionais. Testemunhamos em nós o valor de sermos elos. E não foi à toa que nos nomeamos Elos.

Durante os difíceis e desafiadores anos da pandemia, que se iniciou em 2020 e segue com reflexos, dores e perdas até agora, muito se falou sobre a possibilidade de sairmos melhor deste triste período - melhores como pessoas e humanidade. No Elos, foi um período intenso, onde resgatamos a nossa essência e fortalecemos o nosso propósito de impulsionar o movimento de fazer acontecer já, o mundo que todos sonhamos - o mesmo propósito e sonho que alimentamos desde aquele início, enquanto jovens estudantes. Um propósito guiado pela utopia e pela crença em um mundo de abundância que se constrói junto, em comunidade, pela força dos nossos elos.

Em 2022, foi essa força que nos permitiu retomar o GSA - Guerreiros Sem Armas, na frente de Educação. O programa havia sido paralisado com a pandemia, e voltou a promover o encontro presencial entre jovens de diversas partes do Brasil e do mundo, e desse grupo com comunidades periféricas para aprenderem a transformar sonhos compartilhados em realidade por meio do diálogo e da colaboração. Cada GSA é um retorno às nossas origens e aos nossos valores. E isso era tão necessário que ainda fomos para a África do Sul realizar o Círculo GSA, um encontro de reconexão e aprofundamento para a rede GSA mundial. Ver pessoas que estiverem no Brasil há 10 anos e que após todo esse tempo decidiram viajar mais uma vez para encontrar e aprender com a gente, e entre elas, é como uma confirmação da importância do caminho que estamos trilhando há 22 anos.

Na frente de Movimento, caminhamos junto a 3 territórios da Baixada Santista em busca do fortalecimento do protagonismo comunitário: realizamos a conclusão da obra e inauguração do Espaço Cultural Pilões (Cubatão), e seguimos com o apoio aos sonhos de continuidade pósGSA da Vila Esperança (Cubatão) e da Vila dos Criadores (Santos). Como infelizmente a fome ainda grita na realidade das nossas periferias, seguimos levando comida para 13 comunidades junto a turma do Gota no Oceano, que desde a pandemia se comprometeu a levar alimentos para quem precisa. Também estivemos em Guiné Bissau, com atividades de apoio à gestão do Centro Educacional da comunidade São Paulo, fruto de uma parceria de mais de 10 anos entre o Instituto Elos e Agência Brasileira de Cooperação. Além de tudo isso, promovemos uma escuta organizada da rede de lideranças GSA e da rede de comunidades do Elos, que resultou em dois mapeamentos que visam orientar, com base em evidências, o trabalho de impulso ao movimento de transformação de que fala o nosso propósito.

Na frente de Solução, realizamos 13 projetos em parceria com diversas empresas e organizações sensíveis à dimensão humana e social do seu trabalho. Foram projetos de desenvolvimento territorial em Santos, Cubatão, Sumaré, Atibaia, Porto Alegre e Seropédica; formação de lideranças no Líbano; formação e disponibilização de metodologias para extensão universitária para centenas de professoras e professores de ensino superior; além de apoio ao planejamento estratégico, formação e engajamento de equipes de organizações que admiramos em diversas áreas.

Por fim, para dar conta de todos esses frutos, o tronco de nossa árvore também precisa estar forte e saudável, esse tronco é nossa frente de desenvolvimento institucional. Desde 2021, começamos uma jornada de reestruturação da organização buscando formas de potencializar e expandir nossa ação no mundo. Para isso, os focos tem sido na mobilização de recursos para termos mais potencial e na melhoria dos processos de gestão para sermos mais eficientes. Tudo isso buscando colocar o cuidado com as pessoas no centro - e confesso que esse é um dos nossos valores que mais facilmente falhamos. A paixão pela causa, a limitação de recursos e a sensação de urgência, muitas vezes nos levam ao desgaste e à exaustão. Mas não estamos confortáveis com essa situação.

Por isso, em 2022 avançamos tanto na mobilização de recursos com a estratégia da Nota Fiscal Paulista, chegando a mais de 1.000 pessoas doadoras e com a busca de doações institucionais. Um dos destaques foi o apoio irrestrito da Imaginable Futures, que nos permitiu ampliar a equipe e realizar outras ações de fortalecimento institucional, como a implementação de processos de tomada de decisão mais descentralizados, políticas de desenvolvimento do time e evolução dos salários.

Cada ação que você verá neste relatório é fruto de um, dois ou muitos elos. Todos esses elos de confiança e colaboração com tantas pessoas, comunidades e organizações nos permitiu sermos elos de transformação para mais de 85.000 pessoas em 2022.

Somos mais elos do que nunca. E seguiremos! Afinal, para realizar o mundo que sonhamos, precisamos ser cada vez mais elos.

Rodrigo Rubido