Inovação, relacionamento e comunicação: ingredientes para a formulação de uma nova cultura

Page 1

INOVAÇÃO, RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO: INGREDIENTES PARA A FORMULAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA Por Eliane Miraglia • AGOSTO DE 2011

“- jamais, jamais poderei esquecer! - Mas esquecerá, apesar de tudo – observou a Rainha – a não ser que faça uma anotação do caso”1.

Uma passagem de Alice – personagem criada por Lewis Carroll para se aventurar pelo país das maravilhas e através do espelho – mostra com muita simplicidade e objetividade dois aspectos importantes do comportamento humano: o esquecimento e o cuidado de se registrar acontecimentos. Por meio de registros se constrói uma história, se preserva a memória, se institui uma cultura. Em 2011, a SUPORTE Consultoria e Treinamento decidiu aprovar a implantação de uma estratégia para inovar seus serviços. Inovar não é reinventar a roda, mas utilizar, com sucesso, uma idéia de valor. Foi assim que a SUPORTE passou a utilizar a anotação técnica de alguns em seus trabalhos. Tem mais custo, demanda mais etapas de produção. Entretanto, o resultado é mais sofisticado, mapeia atributos qualitativos e compartilha um patrimônio intangível com um poder transformador. Em primeiro lugar, transforma a própria equipe SUPORTE, com subsídios para avançar cada vez mais em propostas mais arrojadas de treinamento e diferentes estratégias para atender seus clientes. Depois, os clientes finais, que têm acesso a uma ferramenta a mais para auxiliar no próprio aprimoramento profissional, de seus times, de produtos e serviços, rotinas e processos. A estratégia de comunicação criada para o 11º Encontro PREVI & GEPES (Rio de Janeiro) gerou um relatório analítico para subsidiar a tomada de decisões pelos clientes; dois cursos – Efetividade no atendimento e na comunicação e Educação Previdenciária tiveram seus registros transformados em scrapbooks ilustrados e coloridos para que os cursistas pudessem recuperar o conteúdo, principalmente de suas sugestões e estratégias de atendimento; e no seminário internacional O Sistema Previdenciário

Holandês – lições para o Brasil de um dos mais avançados sistemas do mundo (Brasília) serviu para criar uma cobertura jornalística, com um viés educativo para compartilhar o conteúdo apresentado por especialistas do Sistema na Holanda, Suíça e Brasil.

1

CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou lá. São Paulo, Summus, 1980.


Memória da voz Uma história de colonização desqualifica a cultura local para legitimar concepções estrangeiras. Entretanto, as técnicas de registros propiciam condições adequadas para dar sustentação a uma produção autoral autêntica. Depois dos pictogramas registrados nas paredes das cavernas, o homem primitivo inventou a fala que, por muito tempo foi o principal suporte para a difusão do conhecimento, o desenvolvimento do relacionamento dos homens com seus iguais e, principalmente, a instauração da tradição de transmissão do conhecimento. A estratégia de controle da informação para garantir e restringir o poder é antiga também. Entretanto, com os novos meios de comunicação e informação, esse comportamento humano está com os dias contados. Existem, é claro, o sigilo, a ética e a conduta profissional adequada pra lidar com registros técnicos. Porém, dar início ao que pode ser uma forte estrutura para ativar uma rede intensa de troca e articulação de informações qualificadas não se trata de uma idéia aleatória. A SUPORTE está, estrategicamente, aproveitando as oportunidades desta época de fomento ao Sistema de Previdência Complementar para construir as bases adequadas e oferecer vôos mais arrojados a seus clientes. O foco é a comunicação dirigida, personalizada, significativa, relevante. O propósito é municiar as pessoas para que elas possam avançar no processo de naturalização de um hábito tão elementar e saudável à sustentabilidade da vida: o planejamento financeiro para uma vida melhor, mais equilibrada, experimentada com equilíbrio e responsabilidade, por quem escolhe a segurança como estilo de vida. Quando as pessoas passam a viver mais e com condições adequadas tomar decisões inteligentes, criam-se as condições propícias para que se descubra o que empregadores, gerenciadores e o poder público criam para favorecer e oferecer proteção social a mais pessoas. É natural querer que mais gente possa compartilhar desse bem-estar. Assim, ninguém estará sozinho e ainda poderá dividir essa sabedoria com quem chegar depois e perpetuar mais uma história singular, que mistura vidas, políticas e empresas, e muitas vezes pode até parecer ficção, mas é uma experiência totalmente real.

Eliane

Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e consultora de comunicação. Com Marisa Santoro Bravi, escreveu A importância dos valores para a construção de novos paradigmas sociais, disponível para leitura em http://biblioteca.abrapp.org.br/default.html


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.