Palha no solo de canavial reduz emissões de CO2

Page 1

Palha no solo de canavial reduz emissões de CO2 Resumo Crítico

“Palha ajuda a conservar o Planeta”

Um estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal diz que deixar a palha no solo dos canaviais minimiza as emissões de CO2. A pesquisa fez medições em um canavial no interior de São Paulo, com a ajuda de um aparelho que detecta as variações de CO2. No experimento, a plantação foi dividida em três áreas: uma coberta com 100% de palha, outra com metade e a terceira com o chão descoberto. A conclusão é que as áreas cobertas com palha emitiram 400 quilos menos carbono, o que corresponde a quase 1.500 quilos de CO2. Isso significa uma redução de cerca de 20% nas emissões, comparadas à área sem palha. O cálculo considera as emissões do diesel usado pelas máquinas no campo, dos fertilizantes sintéticos e do calcário aplicado na terra. Para Newton La Scala Júnior, coordenador do estudo, a surpresa foi na quantidade de redução das emissões. "O que não sabíamos é que a simples retirada da palha causa emissões tão altas de CO2", diz o cientista. O que pode explicar o resultado da pesquisa desenvolvida é a interferência desse elemento nos ciclos de temperatura e umidade do solo. Segundo La Scala, a presença da palha faz com que a temperatura no interior do solo aumente e a umidade diminua, o que resulta na conservação da matéria orgânica e no decréscimo da oxigenação no interior do terreno. Porém, a manutenção dessa palha no solo pode ser dificultada pela intensa umidade de certas regiões, fazendo com que muitos agricultores retirem o resíduo desses locais de lavoura. A palha tem sido cada vez mais usada para a cogeração de energia. As usinas que fazem cogeração usam cerca de 70% da palha do chão para transformá-la energia. Lavouras que não geram energia, mas ficam em lugares que têm muita umidade, normalmente retiram toda a palha do solo. No experimento, o chão forrado com 100% de palha e com metade desse material deixaram de emitir quantidade semelhante de CO 2. Mas, na opinião de La Scala, o ideal é deixar toda a palha, pois com o tempo o solo pode ficar descoberto. Com essa descoberta, o fundamental seria parar com a retirada da palha desses canaviais, e procurar outra maneira de obter energia. Como La Scala disse, com o tempo, essa palha poderá desaparecer, e não queremos que esse processo aconteça mais rápido, pois a palha é importante para o planeta, para a população, para as plantas…


O excesso de CO2 e outros gases na atmosfera causam o efeito estufa. Mas a queima de combustíveis libera muito CO2 e o excesso desse gás forma uma barreira que retém calor demais na atmosfera. O aquecimento altera o clima, afeta os seres vivos, causa derretimento das geleiras e interfere na composição da água e no equilíbrio do ambiente oceânico.

Edson Silva/Folhapress

Colheitadeira trabalha em lavoura de cana forrada com a palha da planta em fazenda de Pontal, no interior de SP


Canavial de cana-de-açúcar emite gás carbônico nas lavouras/Foto: Cícero R.C.Omena

Referência Bibliográfica: Folha Online, http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/919002-palha-no-solo-de-canavial-reduzemissoes-de-co2-diz-pesquisa.shtml Eco Desenvolvimento. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/maio/palha-no-solo-decanavial-reduz-cerca-de-20-das Núbia Nayara e Elizabeth Bergelino – 1ºC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.