Cartilha (4)

Page 1

Seguranรงa na internet para crianรงas Dicas de como proteger as crianรงas dos perigos virtuais


Sumário • • • • • •

Cyberbullying. Dicas de navegação segura. Direitos e deveres do navegante. Ferramentas de proteção. Onde procurar ajuda. Como ajudar psicologicamente.


Cyberbullying Hoje em dia com a velocidade da internet o bullying se tornou uma ameaça muito grave. Com as redes sociais ficou muito fácil qualquer pessoa praticar cyberbulllying com crianças. Pais e professores devem estar atentos aos sintomas, pois quase todas as crianças tem vergonha de falar sobre este constrangimento. E lembre-se: Toda a ação tem consequências. Se praticar bullying ou cyberbullying, você ou seus responsáveis (pais) podem responder judicialmente por suas ações.


Navegação segura 1) Mantenha o computador em um lugar onde se possa monitorar as atividades na internet. 2) Não permitir que crianças usem Facebook, Twiter, Myspace , Youtube, google plus ou outros. 3) Sempre conversar com as crianças para saber o que estão fazendo e com quem estão se envolvendo. 4) Ter um software de controle parental e conferir sempre para que o computador esteja bloqueado. 5) As crianças sabem bem mais do que qualquer um pensa, nunca ache que ela sabe pouco e que não colocará sua vida em risco. 6) Isolar sites aprovados pelos pais, (sites de jogos e educativos) e evitar que elas naveguem sem limites pela internet. 7) Manter limites sobre quanto tempo ficam conectados, o ideal seria de no máximo uma hora. 8) Redobre a atenção quando elas estiverem navegando acompanhadas com amigos . 9) E principalmente policie a você mesmo quando estiver navegando para não por a sua família em risco.


Direitos e deveres do navegante Devem saber as consequências que vão ter se abusarem de algumas páginas que não deveríamos usar e os pais saberem. E com isso devemos ter cuidado porque se elas tiverem acessos a conteúdos ilegais também prejudicarão os pais ou educandos. Também temos o dever de denunciar se acaso nossas crianças ou até mesmo nós pais vemos acontecer o caso de bullying, abusos sexuais ,pedofilia, drogas etc....


Ferramentas de proteção Usar softwares para filtrar, bloquear , ou mesmo espionar (monitorar) ajuda, mas muito pouco devido a tecnologia evoluir muito rápido e os aplicativos ficarem obsoletos rapidamente o ideal e que os pais ou responsáveis observem constantemente o que as crianças estão fazendo na internet e com quem estão conversando e deixar bem claro que não se deve conversar com estranhos. E para notificar qualquer pessoa diferente que entrar em seus círculos. A verdade que os softwares provação a impressão de segurança e conforto aos pais e as deixam as mesmas livres sem nenhuma segurança.


Onde procurar ajuda Quando detectar alguma situação que requerer ajuda ou mesmo denunciar algum fato deve imediatamente contatar a polícia e o Conselho Tutelar em casos que envolvam crianças. Alguns Sites onde conseguir ajuda. Conselho Tutelar (www.conselhotutelar.com.br/). A Polícia Federal (PF) (www.pf.gov.br). Bullying (http://www.stop.com.br/). Alia (http://alia2.org/index.php/pt/). Pirataria (www.conselhotutelar.com.br/).


Como ajudar psicologicamente Qualquer pessoa que tenha sofrido qualquer tipo de ameaça verbal, física ou psicológica necessita de ajuda e proteção e jamais devem ignorar ou minimizar o problema de seus filhos, muito menos estimular agressão ou revide, importante também é deixar claro para a vítima, seja qual for a sua idade, que ela não é culpada pelas perseguições que está sofrendo. Deve-se dar uma atenção especial a ela e promover a sua ascensão social e reafirmando que ela tem valores e qualidades que devem ser muito respeitados, e evitar criticar a criança ou adolescente quando, sozinhos, não conseguirem enfrentar alguma situação.


Participam desta cartilha Ines Maria Hammes Eloiza Milharezi Micheli Paz Sonia Andreta Vania Nottar Alcione Mazzoline Neiva Gripa Cleonice Rampanelli


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.