A pele e suas conexões : 500 questões comentadas

Page 35

Respostas

211

1. Se predominantemente neutrofílico, com ou sem leucocitoclasia. 2. Se estão presentes muitos eosinófilos, linfócitos e plasmócitos. 3. Se existe ou não ocorrência de granulomas e, ao mesmo tempo, se o infiltrado acomete somente a derme superior ou também a média e a profunda, ou ainda se somente a porção profunda do corte. Procurar por um agente causal, por exemplo, um microrganismo ou mesmo trauma que por si só ajudaria sobremaneira na definição diagnóstica.

14. Resposta B Embora na grande maioria dos casos a arterite temporal seja bilateral, também pode ser unilateral.

15. Resposta D A diplopia e a neurite isquêmica do nervo óptico ocorrem em aproximadamente 50% dos casos de arterite temporal e não são, portanto, achados obrigatórios.

16. Resposta D A prednisona na dose de 10 a 40mg/dia é a medicação de escolha no tratamento da arterite temporal.

17. Resposta D Um dos aspectos diferenciais histológicos entre o granuloma anular e a necrobiose lipóidica é, sem dúvida alguma, a maior quantidade de mucina presente no primeiro.

18. Resposta B Na histologia, as lesões do granuloma anular apresentam menor deposição de lipídios do que as da necrobiose lipóidica.

19. Resposta E Raramente o granuloma anular acomete a face e o couro cabeludo e, quando isso acontece, é representado por uma única lesão. As eflorescências em geral ocorrem em tronco e membros.

01_A pele e suas conecções.indd 211

20/08/2012 23:58:50


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.